Princípio de Respeito aos Fundos ou Proveniência - Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas).
Princípio de Manutenção da Ordem Original - Representa a ideia de que a ordem original, desde que metodicamente estabelecida, é imprescindível para a manutenção dos documentos dentro do contexto da sua criação. Sem que haja o devido respeito a esse princípio, as inter-relações dos documentos e o reflexo às atividades que os geraram seriam seriamente prejudicados.
Princípio de Indivisibilidade ou Integridade - Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação.
Não existe um "Princípio da Realidade Fática", portanto, gabarito E.
Mnemônico: CRIP TU PIROU
Cumulatividade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, que se caracteriza pela acumulação de documentos.
Respeito pela ordem original: os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos);
Integridade: fundos de arquivos devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia (mutilação, destruição não autorizada, adição/
Proveniência: não se misturam documentos de fontes diferentes;
Territorialidade: Define o dominílio legal dos documentos de acordo com a área territorial, a esfera de poder ou o âmbito administrativo (União, DF, Estados, Municípios) onde foi produzido ou recebido. EXCEÇÃO: Representações diplomáticas ou operações militares. (Derivado do princípio da proveniência)
Universalidade: Orienta as ações dos arquivistas. Estes devem apreender, compreender, estruturar, classificar, arranjar e descrever informação orgânica e registrar antes de passar por outra etapa mais detalhada. Organização dos documentos do geral ao particular.
Pertinência: documentos são classificados por seu assunto (não está em uso por confrontar o princípio da proveniência);
Inalienabilidade: Os arquivos públicos não podem ser vendidos ou cedidos e não têm prazos.
Reversibilidade: Todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos deve poder ser revertido, se necessário. (Restauração de documentos)
Organicidade: Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas (Derivado do princípio da ordem original)
Unicidade: Os documentos produzidos em diversas vias ou cópias devem ser reduzidos a apenas 1 original para o arquivamento (diferente de protocolo)