SóProvas


ID
99970
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

A Lei Orgânica da Assistência Social estabelece a concessão de benefícios eventuais que se destinam aos cidadãos e famílias com impossibilidade de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoque riscos e fragilize a manutenção do indivíduo, a unidade familiar e a sobrevivência de seus membros. Nesta linha, o benefício eventual é definido como:

Alternativas
Comentários
  • A) O PETI não é um benefício eventual. O PETI não consiste apenas em beneficio em pecúnia, ele faz parte de um programa com ações que contemplam: Transferência de renda, ações socioeducativas e trabalho social com famílias.

    B) É o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos recursos mais significativos para  e  em situação de vulnerabilidade social. Está previsto na Constituição de 1988. Não é um benefício eventual.

    D) O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário. Não é um benefício eventual.

    E) O benefício eventual por situação de morte, também chamado de benefício eventual funeral (ou auxílio-funeral), visa não somente garantir funeral digno como garantir o enfrentamento de vulnerabilidades que surgem ou se intensificam depois da morte do membro da família.

    O benefício eventual por situação de morte pode ser ofertado em pecúnia, por uma única parcela ou mais, em bens de consumo, ou com a prestação de serviços na quantidade do número de mortes ocorridas no grupo familiar.