SóProvas


ID
99979
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente prevendo a participação de diferentes órgãos que devem compor o Sistema de Garantia de Direitos. Nesta linha é correto afirmar que cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 126. Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá conceder a remissão, como forma de exclusão do precesso, atendendo às circunstâncias e consequências do fato, ao contexto social, bem como à personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional.
  •  Letra A - Incorreta, pois a competência para promover a remissão como forma de exclusão do processo é do Ministério Público 

                     Art. 126. Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá conceder a                          remissão, como forma de exclusão do processo, atendendo às circunstâncias e conseqüências do fato, ao contexto social, bem como à                                       personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional.
     

    Letra B - Incorreta, pois o Ministério Público não detém competência para decidir sobre destituição do poder familiar, esse procedimento tem que passar pelo crivo do poder judiciário. 

    Letra C - Incorreta.

    Letra D - Correta, é o que dispõe o artigo 148, inciso V do ECA:

                            Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:
                        

                             V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

    Letra E - Incorreta.

     

     

  • Gostaria de saber se o "juizado" não seria na verdade, na maioria dos Estados, uma vara?
  • Correto, Rogério, na maioria das comarcas do Brasil, que são de poucas varas ou varas únicas, a competência do "juizado da infância e juventude" cabe a uma vara.  Geralmente, os tribunais dão essa denominação às varas que têm como competência exclusiva a defesa dos intereses da criança e adolescente, o que que ocorre, de modo geral, nas grandes comarcas, com varas especializadas.
  • Alguém pode me informar qual a fundamentação da letra C??
  • Guta, a função exclusiva da Vara da Inf. e Juv. não é a fiscalização aos programas, e sim tem por objetivo a defesa integral dos direitos da Cç e do Ad., dentre suas funções está a de fiscalizar as instituições que atendem Cç e Ad. Acredito que esta seja a justificativa.