SóProvas



Questões de PBQP-H


ID
254722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
(PBQP- H) tem por objetivos básicos apoiar o esforço brasileiro de
modernidade e promover a qualidade e produtividade do setor da
construção habitacional. Acerca desse programa, julgue os itens a
seguir.

A meta do PBQP-H é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais, a modernização produtiva e a restrição de empresas não habilitadas na participação de processos licitatórios.

Alternativas
Comentários
  • A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

ID
254725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
(PBQP- H) tem por objetivos básicos apoiar o esforço brasileiro de
modernidade e promover a qualidade e produtividade do setor da
construção habitacional. Acerca desse programa, julgue os itens a
seguir.

A implementação do PBQP-H ocorre basicamente em três etapas: sensibilização e adesão, programas setoriais e acordos setoriais.

Alternativas
Comentários
  • A implementação do Programa ocorre basicamente nas etapas descritas abaixo:

    Sensibilização e Adesão: os diversos segmentos da cadeia produtiva, reunidos por unidade da federação, assistem a uma apresentação do Programa, feita por técnicos da Coordenação Geral do PBQP-H. Essa etapa busca sensibilizar e mobilizar o setor privado e os contratantes públicos estaduais para aderirem ao PBQP-H.

    Programas Setoriais: em um segundo momento, as entidades do setor se organizam para realizar um diagnóstico do segmento da construção civil na sua unidade da federação, resultando na formulação de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ).

    Acordos Setoriais: o diagnóstico feito na fase anterior fundamenta um Acordo Setorial entre o setor privado, o setor público estadual e a CAIXA, bem como demais agentes financeiros, definindo metas e cronogramas de implantação dos Programas de Qualidade e, com isso, estabelecendo a prática do uso do poder de compra.

    Fonte: http://pbqp-h.cidades.gov.br/pbqp_etapas.php


ID
3690139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2010
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP- H) tem por objetivos básicos apoiar o esforço brasileiro de modernidade e promover a qualidade e produtividade do setor da construção habitacional. Acerca desse programa, julgue o item a seguir.


A implementação do PBQP-H ocorre basicamente em três etapas: sensibilização e adesão, programas setoriais e acordos setoriais.

Alternativas

ID
5519689
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre a NBR 15.873/2010, que trata da Coordenação Modular para edificações, são feitas as seguintes afirmações:
I. O espaço de coordenação é o espaço necessário a um elemento ou componente construtivo, incluídas folgas para deformações e instalação, tolerâncias e materiais de união.
II. Os multimódulos e incrementos submodulares são utilizados para melhor articular elementos e componentes construtivos no projeto executivo da edificação, sendo conveniente na diferenciação das séries para as medidas modulares verticais e horizontais.
III. Os sistemas de referência modular podem ser justapostos, sobrepostos ou combinados entre si com diferentes distâncias multimodulares entre seus planos ou em diferentes ângulos.
IV. Os sistemas de referência modular são constituídos por planos ortogonais dispostos tridimensionalmente com distância entre planos paralelos equivalente ao módulo básico ou multimódulo, definindo, portanto, espaços geométricos necessariamente modulares.
V. Os incrementos intermodulares podem ser usados em substituição ao módulo básico ou isoladamente como medida de coordenação modular.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • II e IV) Erradas, motivo: As frações não devem ser usadas em substituição ao módulo ou, isoladamente, como medida de coordenação de um componente.


ID
5561026
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Norma de Desempenho, com abrangência nacional e em vigor desde 2013, apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação que uma edificação específica deve ter. Segundo a própria Norma de Desempenho, seu foco está na (o) 

Alternativas
Comentários
  • Nas normas prescritivas (ou tradicionais) os produtos utilizados tinham suas características prescritas de acordo com seu uso. Já a Norma de Desempenho determina as propriedades exigidas para os diferentes elementos da construção, sem levar em conta o tipo de material. Gabarito: C @arquitetamanuprado

ID
5561032
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, parte 1: requisitos gerais, a respeito de suas definições, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • NÃO TEM GABARITO

    A) O foco desta Norma está nas exigências dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas, quanto ao seu comportamento em uso e não na prescrição de como os sistemas são construídos.

    B) As Normas de desempenho traduzem as exigências dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas como complementares às Normas prescritivas, sem substituí-las. A utilização simultânea delas visa atender às exigências do usuário com soluções tecnicamente adequadas.

    C) A abordagem desta Norma explora conceitos que muitas vezes não são considerados em Normas prescritivas específicas, como, por exemplo, a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários.

    D) No caso de conflito, diferença ou divergência de critérios ou métodos entre as normas prescritivas e esta norma, deve-se atender a todos os critérios e métodos de todas as normas.

    E) ABNT NBR 15575 não se aplica a obras em andamento ou a edificações concluídas até a data da entrada em vigor desta Norma. Também não se aplica a obras de reformas nem de “retrofit” nem edificações provisórias.

  • Gabarito da questão está correto!

    NBR 15575-1 - Introdução

    O foco desta Norma está nos requisitos dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas, quanto ao seu comportamento em uso e não na prescrição de como os sistemas são construídos.

    As Normas prescritivas estabelecem requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos, buscando o atendimento aos requisitos dos usuários de forma indireta. Por sua vez, as Normas de desempenho traduzem os requisitos dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas complementares às Normas prescritivas, sem substituí-las. A utilização simultânea delas visa atender aos requisitos do usuário com soluções tecnicamente adequadas.

    No caso de conflito ou diferença de critérios ou métodos entre as Normas requeridas e esta Norma, deve-se atender aos critérios mais exigentes.

    A abordagem desta Norma explora conceitos que muitas vezes não são considerados em Normas prescritivas específicas, por exemplo, a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários.

    GABARITO: D

    @revisa.arq

  • Resolvi por eliminação.

  • Pra quem quiser segue a playlist com essa norma lá no meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=FM5TT144am8&list=PLsfpZoNARA0yYOfij54pe-xDyAXIihLi8


ID
5561035
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente à Norma de Desempenho NBR 15.575, que estabelece requisitos e critérios direcionados aos usuários, que deverão ser atendidos pelos intervenientes. 

Alternativas
Comentários
  • Sei que a resposta é a alternativa E

    Mas alguém saberia me dizer por que a letra B está incorreta?

  • GABARITO E

    A) Cabe ao fornecedor de sistemas caracterizar o desempenho de acordo com esta norma. Convém que fabricantes de produtos, que sem normas brasileiras específicas ou que não tenham seus produtos com o desempenho caracterizado, que forneçam resultados comprobatórios do desempenho de seus produtos com base nesta norma ou em normas específicas internacionais ou estrangeiras.

    B) é da incumbência do incorporador, de seus prepostos e/ou dos projetistas envolvidos, dentro de suas respectivas competências, e não da empresa construtora, a identificação dos riscos previsíveis na época do projeto, devendo o incorporador, neste caso, providenciar os estudos técnicos requeridos e alimentar os diferentes projetistas com as informações necessárias. Como riscos previsíveis, exemplifica-se: presença de aterro sanitário na área de implantação do empreendimento, contaminação do lençol freático, presença de agentes agressivos no solo e outros riscos ambientais.

    C) Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de operação uso e manutenção, ou documento similar, conforme 3.18, atendendo à ABNT NBR 14037 e ABNT NBR 5674, que deve ser entregue ao proprietário da unidade quando da disponibilização da edificação para uso, cabendo também elaborar o manual das áreas comuns, que deve ser entregue ao condomínio.

    D) O usuário não poderá fazer modificações

    E) CORRETO

  • Edward, letra B é incorreta pois a identificação de riscos previsíveis na época do projeto é de responsabilidade do incorporador e não da construtora.

  • a) Os fornecedores e os fabricantes de produtos deverão ter como referência o desempenho de seus produtos, especificamente por meio de normas brasileiras.

    Cabe ao fornecedor de sistemas caracterizar o desempenho de acordo com esta norma.

    Convém que fabricantes de produtos, sem normas brasileiras específicas ou que não tenham seus produtos com o desempenho caracterizado, que forneçam resultados comprobatórios do desempenho de seus produtos com base nesta norma ou em normas específicas internacionais ou estrangeiras

    b) É de responsabilidade do construtor a identificação dos riscos previsíveis, providenciando os estudos técnicos requeridos e todas as informações necessárias à segurança para a execução da obra. 

    5.4.1 Salvo convenção escrita, é da incumbência do incorporador, de seus prepostos e/ou dos projetistas envolvidos, dentro de suas respectivas competências, e não da empresa construtora, a identificação dos riscos previsíveis na época do projeto, devendo o incorporador, neste caso, providenciar os estudos técnicos requeridos e alimentar os diferentes projetistas com as informações necessárias. Como riscos previsíveis, exemplifica-se: presença de aterro sanitário na área de implantação do empreendimento, contaminação do lençol freático, presença de agentes agressivos no solo e outros riscos ambientais.

    c) É de responsabilidade do projetista a elaboração e o fornecimento do manual de uso atendendo às determinações da ABNT NBR 14.037, e também do manual de áreas comuns. 

    5.4.2 Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de operação uso e manutenção, ou documento similar, conforme 3.18, atendendo à ABNT NBR 14037 e ABNT NBR 5674, que deve ser entregue ao proprietário da unidade quando da disponibilização da edificação para uso, cabendo também elaborar o manual das áreas comuns, que deve ser entregue ao condomínio.

    d) O usuário poderá fazer modificações sem perda da garantia, desde que faça um comunicado à construtora. 

    Aos usuários incumbe realizar os programas de manutenção, segundo ABNT NBR 5674, considerando as instruções do manual de uso, operação e manutenção e recomendações técnicas das inspeções prediais.

    e) Cabe aos projetistas o dever de estabelecer a vida útil de projeto (VUP) de cada sistema que compõe essa parte. 

    5.3 Projetista: Os projetistas, devem estabelecer a VIDA ÚTIL PROJETADA (VUP) de cada sistema que compõe esta Norma, com base na Seção 14.

    A Vida Útil de Projeto (design life) é definida pelo incorporador e/ou proprietário e projetista, e expressa previamente. 


ID
5561053
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Norma de Desempenho NBR 15.575 menciona que edificações residenciais deverão apresentar altura mínima de pé-direito dos ambientes que seja compatível com as necessidades humanas. Estipula-se uma medida mínima geral para as alturas de lajes e forros (X), porém abre-se exceção, nas mesmas alturas, para ambientes como vestíbulos, halls, corredores, instalações sanitárias e despensas (Y). A esse respeito, é correto afirmar que as medidas mínimas para X e para Y são, respectivamente,  

Alternativas
Comentários
  • NBR 15575 - Norma de Desempenho

    (item 16.1 - Parte 1)

    Apresentar a altura mínima de pé-direito dos ambientes da habitação compatíveis

    com as necessidades humanas:

    - A altura mínima de pé-direito não pode ser inferior a 2,50m;

    - Em vestíbulos, halls, corredores, instalações sanitárias e despensas, é permitido

    que o pé-direito seja reduzido ao mínimo de 2,30m;

    - Nos tetos com vigas, inclinados, abobadados ou, em geral, contendo superfícies

    salientes na altura piso a piso e/ou o pé-direito mínimo, devem ser mantidos pelo

    menos 80% da superfície do teto, permitindo-se na superfície restante que o pé direito

    livre possa descer até o mínimo de 2,30m.

    Fonte: Guia para arquitetos na aplicação da norma de desempenho. ASBEA


ID
5561056
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 15.575 estabelece alguns termos e definições. No que se refere a essas definições, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A) elemento parte de um sistema com funções específicas. Geralmente é composto por um conjunto de componentes (exemplo: parede de vedação de alvenaria, painel de vedação pré-fabricado, estrutura de cobertura)  CORRETO

    B) custo global custo total de uma edificação ou de seus sistemas, determinado considerando-se, além do custo inicial, os custos de operação e manutenção ao longo da sua vida útil

    C) componente unidade integrante de determinado elemento da edificação, com forma definida e destinada a cumprir funções específicas (exemplos: bloco de alvenaria, telha, folha de porta)

    D) requisitos de desempenho condições que expressam qualitativamente os atributos que a edificação habitacional e seus sistemas devem possuir, a fim de que possam satisfazer as exigências do usuário

    E) “retrofit” remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil, eficiência operacional e energética