SóProvas



Questões de Grupos de Comparação


ID
314704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao identificar que uma empresa possui o total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante acrescido dos saldos em aberto na conta de fornecedores, um analista pode assegurar que tal empresa está com

Alternativas
Comentários
  • Não entendo que se possa assegurar que haja Passivo a Descoberto, pois ele nao afirma que há outras contas no PC.
    ATIVO TOTAL = PNC + FORNECEDORES, com base nesses dados não se pode afirmar isso.
  • Também não concordo. Se não houver contas no passivo circulante, a situação patrimonial líquida vai ser nula.
  • O Enunciado é meio confuso mas acho que entendi, vejamos:

    O Ativo total não é igual a 100% do (PNC + Fornecedores) e sim, 100% do PNC, adicionado posteriormente da conta fornecedores, o que de fato deixará o Passivo Total (PC+PNC), superior ao Ativo Total, resultando em um Passivo a Descoberto.

    Alternativa C 

  • EM TODAS AS PROVAS DE CONCURSOS AS BANCAS SÃO SUPER EXIGENTES NO ESTUDO DO PORTUGUÊS, PORÉM ELAS NÃO SE PREOCUPAM NEM UM POUCO COM OS CONCURSANDOS...NÃO ESTÃO NEM AÍ...
    NEM MEU FILHO, QUE É RUIM NO PORTUGUES, ESCREVERIA UM TEXTO TÃO RUIM ASSIM.
    ISSO É PARA TIRAR PONTO DOS CANDIDATOS ESTUDIOSOS POR PURA MALDADE.
    DEVERIA EXISTIR UMA DELEGACIA SÓ PARA ESSES CASOS..

    POR INCRIVEL QUE PAREÇA A RESPOSTA É A C)   (TEM VÁRIAS INTERPRETAÇÕES)
  • ESSE TEXTO DEVERIA SER ASSIM:
    Ao identificar que uma empresa possui o total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante, E AINDA, saldos em aberto na conta de fornecedores, um analista pode assegurar que tal empresa está com

    AÍ SIM DARIA PARA ENTENDER O PENSAMENTO DA BANCA
  • Também concordo com os colegas acerca do português sofrível do enunciado. O  total dos Ativos correspondente a 100% do valor do Passivo Não Circulante acrescido dos saldos em aberto na conta de fornecedores é claro dizer que Ativo = Passivo não circulante + fornecedores, o que evidenciaria uma situação líquida nula.
    E o que o examinador quis dizer foi 100% Ativo = 100% PNC + X (Fornecedores) e neste caso o passivo seria superior ao ativo, logo passivo a descoberto.
    Prejudica o candidato com um bom português... lamentável!!
  • Se o analista não tem informações a respeito de outros passivos que existem em uma empresa, ele não pode simplesmente inferir com segurança que uma empresa por ser capaz de cobrir os PRLP e as dívidas com fornecedores que a firma cobnriu tudo. Lógico que tem passivo a descoberto! Se os ativos cobrenm 100% dos dois supracitados, obiviamente há outras obrigações. Há passivo a descoberto! A questão fala a respeito de um analista ASSEGURAR. Se ele assegurar a respeito o que não sabe, ele perde o emprego!!!

ID
319423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis obrigatórias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários


  • Notas Explicativas
  •  Lei 6.404/76, Art. 176, § 4º: "As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".
  • Lei 6.404
    SEÇÃO II
    Demonstrações Financeiras
    Disposições Gerais
            Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
            I - balanço patrimonial;
            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
            III - demonstração do resultado do exercício; e
            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
  • ?

  • onde fala alguma coisa sobre não contábeis ?

  • A alternativa C está errada pois a demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) foi substituída pela demonstração de fluxo de caixa (DFC).

    As demonstrações obrigatórias são balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado (esta se companhia aberta).

    A alternativa B está errada pois compõem o ativo não circulante o realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e investimentos.

    Erros, avisem.


ID
958225
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A relação entre o capital de terceiros e o capital próprio de uma determinada empresa é igual a 1,25. Se sua situação líquida é de 113.760,00, pode-se afirmar que a proporção do ativo total financiado por recursos de terceiros é de:

Alternativas
Comentários
  • (PC+PNC)/PL = 1,25

    PL = 113.760                         PC+PNC = 142.200 ( CAP . DE TERC)                                                                                                                 ATIVO TOTAL = PASSIVO TOTAL ( PC + PNC + PL) = 142.200 + 113. 760 = 255.960                                                                                  PROPORÇÃO DO CAP DE TERC  SOBRE O ATIVO TOTAL = 142.200/255.960 = 0.56 ---> 56% (B)
  • Gente, pelo amor de Deus, não precisa nem usar o valor da situação líquida pra calcular, isso é bem rápido:
    PL / CT = 1,25 / 1 Então, usando proporções: PL / (CT + PL) = PL / A = 1,25 / (1,25 + 1) = 55,5% ;)


ID
1643557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.


A comparação feita durante a análise de balanços apresenta-se de duas formas: análise temporal e análise inter-empresarial. Enquanto a primeira compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período, a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Trata-se de questão que exige conhecimentos da análise financeira por comparação com índices-padrão. Segundo Matarazzo, a comparação é processada nas formas temporal e interempresarial.

    Temporal → estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados.


    Interempresarial → relacionará o desempenho de uma empresa no seu setor de atividade


    bons estudos

  • COMPARAÇÃO POR PADRÕES

    Consiste na comparação entre quocientes, coeficientes e números índices contidos nas demonstrações contábeis de certa entidade em relação aos mesmos dados de outras entidades do mesmo ramo, no mesmo período.

  • Comparação Temporal: A comparação temporal é definida pela análise do confronto entre resultados de períodos anteriores e o resultado do período atual. Normalmente se utiliza os três últimos períodos sociais da empresa. Ao fazer esta análise se vê a tendência que os indicadores de desempenho apresentam, não limitando à análise a um único período.

     

    Comparação Interempresarial: A comparação interempresarial é definida pela análise do confronto entre resultados de uma determinada entidade e uma outra en tidade de características semelhantes. Ao relacionar o desempenho de uma empresa com o resto do setor de atividade e o mercado em geral, se vê as respostas da empresa frente aos períodos (podendo inclusive ser de crise) e as compara com as respostas de outras empresas para reconhecer uma má ou boa administração, determinar mu danças, podendo até mesmo serem mudanças radicais como mudar de produto produzido ou serviço oferecido etc.

     

    FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/4907548/resumao-contabilidade

  • A análise de balanços é uma análise comparativa, seja entre contas ou grupo de contas, no mesmo exercício ou em exercícios diferentes, e ainda, com demonstrativos da mesma empresa, ou de diversas empresas do mesmo ramo ou não.

    Análise temporal compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período. Temos tanto a análise horizontal, que exige a comparação com diversos exercícios, como os demais indicadores, que são comparados no decorrer dos anos, para avaliar a tendencia dos mesmos.

    A análise inter-empresarial relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral. Ou seja, compara uma empresa do ramo X com outras empresas do mesmo ramo, ou do mercado como um todo.

    Gabarito: CERTO.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

     Quando se trata de análise das demonstrações contábeis, a primeira coisa que devemos levar para a nossa prova é: a comparação é a ferramenta mais importante de análise, pois sem ela não se pode estabelecer um diagnóstico consistente da situação em que se encontra a empresa. E essa comparação é basicamente realizada de duas formas, como disse o enunciado. Matarazzo (o CESPE adora seus livros) afirma que a comparação é realizada nas formas: temporal e interempresarial.

    A primeira estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados. Já a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o seu setor de atividade, e tem o objetivo de verificar se a situação da empresa é satisfatória em relação aos seus concorrentes.

    MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Alguém sabe dizer se existe alguma vinculação de de análise temporal com a horizontal e análise interempresarial com a vertical?


ID
2452285
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Conforme o Modelo Fleuriet, as principais fontes de distúrbios na situação financeira da empresa e que podem ocasionar o desenvolvimento do efeito tesoura podem ser decorrentes dos seguintes fatores:


I. Alterações nos prazos operacionais de estoques, clientes e fornecedores.

II. Distribuição de resultados elevada resultando em baixa retenção de lucros em níveis insuficientes para fazer frente ao aumento da NCG.

III. Redução das vendas – a diminuição das vendas pode provocar o aumento da NCG devido ao acúmulo de estoques.

IV. Investimentos elevados com retorno a longo prazo não financiados por Exigível a Longo Prazo e/ou Aumento de Capital.

V. Inflação baixa que causa a redução da NCG.


Quais estão corretos? 

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, II, III e IV.


ID
2848744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As análises de custo-benefício e de custo-efetividade são, ambas, modelos avaliativos do tipo

Alternativas
Comentários
  • Análise Contábil – tem por objetivo a análise de relatórios e demonstrações com a finalidade de fornecer informações numéricas preferencialmente de dois ou mais períodos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situação da empresa para que possam tomar decisões.

     

    Análise Financeira – é a tradicionalmente efetuada através de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.

     

     Análise da Alavancagem Financeira - é utilizada para medir o grau de utilização do capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio.

     

     Análise Econômica – é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.

     

    Em outras palavras a Análise Econômica é capaz de trazer o retorno (efetividade-lucratividade) para empresa em relação ao investimento (custo-benefício)

     

    GABARITO: A

     

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analisedemonstracoesfinanceiras.htm

  • Acredito que análises de "custo" sempre serão análises do tipo econômica!

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Gabarito: A

    a ACB e a ACE são técnicas de avaliação de projetos/programas de cunho econômico, por visarem verificar a relação dos benefícios/impactos desses programas com o seu custo.

    Conforme o Guia de Análise ex-ante da Presidência da República, essas técnicas são majoritariamente utilizadas antes da implementação das políticas, com o fim de verificar a relação entre as alternativas escolhidas e os recursos empregados, ou entre os potenciais resultados e os recursos utilizados.