SóProvas



Questões de Análise de Tendências


ID
518323
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na produção de um determinado artigo utiliza-se a mão de obra MOD 043 a um tempo padrão de 48 min por unidade e a uma taxa salarial horária padrão de R$ 20,00. Sabendo-se que na produção de 30 unidades do artigo foram utilizadas 26 horas com um gasto correspondente de R$ 533,00, as variâncias eficiência (VE), taxa salarial (VT) e mista (VM) serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • 48 min = 0,80h x 30 = 24h  PADRÃO
    52 min (26/30 x 60) = 0,86667 x 30 = 26h REAL

    Tx Salarial PADRÃO = 20,00
    Tx Salarial REAL = 20,5 (533/26h)

    VE = (26 - 24) x 20 = 40 desf
    VT = (20,5 - 20) x 24 = 12 desf
    VM = (26 - 24) x (20,5 - 20) = 1 desf


ID
836125
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na gestão financeira de curto prazo, o montante da Necessidade de Capital de Giro (NCG) é obtido a partir da seguinte expressão:

Alternativas
Comentários
  • Necessidade de Capital de Giro (NCG) = ATIVO OPERACIONAL(contas a receber+estoques) - PASSIVO OPERACIONAL(contas a pagar)


    Bons Estudos
  • pra mim Capital de Giro é ATIVO CIRCULANTE - PASSIVO CIRCULANTE 
    A questão ainda fala no curto prazo --> circulante
    Não entendi o gabarito, alguem comente por favor

  • Necessidade  de Capital de Giro (NCG): É o dinheiro necessário para pagar os fornecedores de acordo com o ciclo de caixa. A fórmula é:

    NGC = Ativo Circulante Cíclico – Passivo Circulante Cíclico

    Onde:

    Ativo Circulante Cíclicos (ou Operacional) – ACC : são os recursos aplicados que estão intimamente ligados às atividades da empresa (duplicatas a receber, estoques, adiantamento a fornecedores, despesas antecipadas e mercadorias em trânsito). 

    Passivo Circulante Cíclico – PCC, são os recursos obtidos que guardam relação com a atividade da empresa e que não são onerosos (fornecedores, adiantamento de clientes, salários a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a pagar – quando não vencidos – e IRRF). 

    Assim, a resposta correta é a LETRA D

     



     
  • Ativo Circulante Cíclico: recursos aplicados que estão intimamente ligados às atividades da empresa (duplicatas a receber, estoques, adiantamento a fornecedores, despesas antecipadas e mercadorias em trânsito), ou Ativo Circulante Operacional;

    Ativo Circulante Financeiro: são recursos aplicados no Ativo Circulante que não guardam relação com a atividade operacional da empresa (caixa, bancos e aplicações financeiras de liquidez imediata), ou Ativo Circulante Errático;

    Passivo Circulante Cíclico: são os recursos obtidos que guardam relação com atividade da empresa e que não são onerosos (fornecedores, adiantamento de clientes, salários a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a pagar - quando não vencidos - e Imposto de Renda Retido na Fonte), ou Passivo Circulante Operacional;

    Passivo Circulante Financeiro: recursos obtidos de fontes onerosas (duplicatas descontadas, financiamentos e empréstimos bancários, provisão para imposto de reda e contribuição social), ou Passivo Circulante Errático.

     

     

  • Somente por via de conhecimento resposta da alternativa "a" é o SALDO DE TESOURARIA (T) ou SALDO DISPONÍVEL (SD)

    T = Ativo Financeiro ou Errático - Passivo Financeiro ou Errático
  • Gab. D

     

    A) O Saldo de tesouraria (T) é obtido pela diferença entre o ativo financeiro circulante e o passivo financeiro circulante. Um T positivo indica que a companhia tem dinheiro suficiente para lidar com obrigações financeiras de curto prazo sem reduzir os recursos alocados no ciclo operacional. T = ATIVO ERRATICO – PASSIVO ERRATICO.

     

    B) Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

     

    C) ?

     

    D) Necessidade  de Capital de Giro (NCG): É o dinheiro necessário para pagar os fornecedores de acordo com o ciclo de caixa. A fórmula é: NGC = Ativo Circulante Cíclico – Passivo Circulante Cíclico

     

    E) ?

     

    Fonte: http://www.valuecapital.com.br/value-investing/liquidez-corrente-e-capital-de-giro/

  • INVESTIMENTO OPERACIONAL EM GIRO (I.O.G.) ou NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NGC)

    Permite avaliar a gestão da empresa quanto ao equacionamento das fontes [PCO] e usos de recursos [ACO] para manutenção das suas atividades operacionais.

    A Necessidade de Capital de Giro é um conceito econômico- financeiro e não uma definição legal. Refere-se ao saldo de contas cíclicas ligadas às operações da empresa:
    NCG = Necessidades operacionais cíclicas (Ativos Cíclicos) – Recursos operacionais cíclicos (Passivo Cíclico)

    Para a maioria das empresas brasileiras, a NCG constituía um investimento. Neste caso, a NCG está positiva. [Aplicações de recursos - ativo - NCG ou IOG +]. Para algumas empresas, a NCG é uma fonte de dinheiros [fonte de recursos - passivo - IOG -]: está negativa.

     

    SOBRE A DIFERENÇA NCG E CCL:

    No sentido financeiro clássico , o Capital Circulante Líquido (CCL) define-se como: CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante. Mas essa é uma visão equivocada: a maior parte desses ativos está ligada ao processo produtivo da empresa (clientes, estoques e adiantamento a fornecedores). A empresa não pode liquidar esses ativos sem modificar sobremaneira seu processo produtivo. O CCL é uma medida de liquidez em caso de falência.

    Quanto maior o CCL, mais ativos a empresa tem a seu dispor para financiar suas obrigações de curto prazo. Então quanto maior o CCL, maior a liquidez? Não. Isso é um erro: o CCL é realmente uma medida de ativos que a empresa tem a seu dispor para financiar obrigações de curto prazo, se – e somente se, os ativos circulantes puderem ser facilmente convertidos em dinheiro.

    Como o ativo e o passivo cíclicos constituem apenas uma parte do ativo e passivo circulantes, conclui-se que a Necessidade de Capital de Giro é, necessariamente, diferente do Capital Circulante Líquido definido no sentido financeiro clássico.​

    É importante ressaltar que NCG depende, basicamente, da natureza e do nível de atividades dos negócios da empresa e, portanto, é muito sensível às modificações que ocorrem no ambiente econômico. A natureza dos negócios da empresa determina seu ciclo financeiro, enquanto o nível de atividade é função das vendas.

     

    Fonte: http://www.modelo-fleuriet.com/conceitos-basico/necessidade-de-capital-de-giro-um-novo-conceito/


ID
906967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quatro variáveis são utilizadas em um modelo de previsão da quantidade produzida de uma determinada commodity agrícola. São elas:

• temperatura, em graus Celsius
• quantidade de fertilizante, em toneladas
• variação dos preços praticados no mercado internacional, em %
• quantidade produzida de um produto similar, em toneladas

Para determinar qual dessas variáveis apresenta a maior variabilidade, deve-se utilizar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, essa é a fórmula do coeficiente de variação (CV).

     

    O coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medidas diferentes, ou seja, é uma forma de expressar os dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável.


ID
966034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O termo centro de responsabilidade é usado como referência a qualquer parte de uma organização cujo gestor exerça controle por determinados itens e por eles seja responsabilizado.

Os principais centros de responsabilidade são os centros de:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se definir centro de responsabilidade como a unidade da empresa na qual um gerente é responsável pelo controle na forma de custo (centro de custo), receita (centro de receita), lucros (centro de lucro), ou retorno sobre o investimento (centro de investimento).


ID
1048465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação à análise econômico-financeira de empresas com base em demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.


A análise horizontal, que possibilita a avaliação de tendência, requer, em contextos inflacionários, a indexação dos valores apresentados para análise. Por outro lado, a análise vertical, que possibilita a avaliação da estrutura dos relatórios contábeis, não demanda esse procedimento, pois lida com valores relativos.

Alternativas
Comentários
  • A análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

    A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras.

    Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base.

    Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as

    contas dessa demonstração com esse total. Na demonstração de resultados convém atribuir

    peso 100 à receita líquida.

    A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e,

    através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria

    empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.

    Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a

    participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e a longo

    prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo

    permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa

    permite verificar a tipicidade dessas alocações.

    A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de

    exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios,

    permitindo uma idéia da tendência futura.

    A análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em

    valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do

    poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das

    contas.

    È recomendável que ambas as análises sejam usadas em conjunto. De fato, ambas

    devem ser entendidas como uma única técnica de análise.


    Fonte - 

    COMO ELABORAR E INTERPRETAR UMA ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

    Afonso Celso B. Tobias

  • certo conforme explicado pelo capitão nascimento.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Mais uma questão sobre análise horizontal e vertical. Não custa nada relembrar que a análise vertical, também chamadade análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras.

    Já a análise horizontal trata de avaliação temporal, de tendências entre períodos. É uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base.


ID
1236856
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O campo das finanças está intimamente relacionado com a economia (Gitman 2003). O princípio econômico básico usado na administração financeira___________________ - o princípio de que as decisões financeiras devem ser tomadas e as ações, praticadas somente quando os benefícios adicionais excedem os custos adicionais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Marginal em economia significa benefício extra com o incremento de uma unidade

  • Já que a maioria das empresas opera dentro da Economia, o administrador financeiro deve compreender o arcabouço econômico e estar atento às conseqüências dos vários níveis de atividade econômica e das mudanças na política econômica. O princípio econômico básico usado em administração financeira, de acordo com Gitman (1997), é a análise marginal — princípio segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações, somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Quase todas as decisões financeiras implicam a avaliação dos benefícios marginais versus os custos marginais, daí a importância de um conhecimento básico da Economia. Segundo Gropelli e Nikbakht (1998), os administradores financeiros são responsáveis por encontrarem as melhores e as mais baratas fontes de fundos e para investi-los na melhor e mais eficiente combinação de ativos, tentando encontrar, com isso, a combinação de recursos disponíveis que obterá o mais alto retorno ao maior risco.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAH0oAC/funcoes-administracao-financeira

  • Acertei respondendo mais por dedução do que conhecimento. Se excedeu, sobrou ou restou,  ficou às margens, ou seja, marginal.

  • A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.

  • Qual o fundamento dessa questão?

  • NUNCA NEM VI


ID
1293580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Saturno & Júpiter apresentou os seguintes dados, em reais, relativos a 2011:

Lucro gerado pelos ativos -------------------- 15.000
Receitas líquidas ------------------------------- 85.880
Financiamento a curto + a longo prazo ----- 25.000
Lucro líquido ----------------------------------- 3.565
Patrimônio líquido ----------------------------- 16.600
Ativo total --------------------------------------- 56.600
Passivo de funcionamento -------------------- 15.000
Exigível total ----------------------------------- 40.000

Pelas informações apresentadas, verifica-se que o retorno sobre o investimento e a margem operacional são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ROI= (Lucro gerado pelos ativos)/(Financiamento a curto + a longo prazo+ Patrimônio Líquido)

    ROI = 15.000/(25.000+16.600)=  36%MO= (Lucro gerado pelos ativos)/(Receitas líquidas) MO= 15.000/(85.880) = 17,5%,Gabarito: A.
  • Investimento  Ativo Total - Passivo de Funcionamento  =  Passivo Oneroso + Patrimônio Líquido

     

    ROI = Lucro Operacional dos Ativos / Investimento Operacional = 15.000 / (56.600 - 15.000) = 0,36 = 36%

     

    Margem de Lucro Operacional = Lucro Operacional / Vendas Líquidas = 15.000 / 85.880 = 0,175 = 17,5%

     

    Letra A

     

     

  • Não é permitido homeschooling no Brasil, conforme decisão do STJ, então não existe essa hipótese de atipicidade.

  • Caro José, essa questão não é bem simples assim, não é 8 ou 80, existe casos específicos que permitem sim, isso é questão para discursiva! até pq o Judiciário não legisla, existe arts. inclusive na CF/88 que abraça essa causa, enfim mudanças virão!

  • Caro amigo José, o tema é bem mais profundo, então vamos lá:

    Primeiro ponto: esse tema foi julgado via Recurso Extraordinário no STF e não no stj.

    Segundo ponto da questão: essa modalidade, que na verdade se divide em outras sub-modalidades, não foi proibido no país, no momento só não há como exercer esse direito por ausência de norma regulamentadora, mas se futuramente surgir uma lei federal que trate sobre o tema, trazendo inclusive, a grade curricular, poderá sim ser praticado, conforme decisão do Supremo.

    Por último: no que refere a essa alternativa em específico, o termo "instrução", trago, não diz respeito só a instrução formal, mas a informal também, sendo assim ,se o pai procurar por meios próprios alfabetizar seus filho, por exemplo, o fato é atípico, isso porque ocorreria uma ausência de tipicidade material da conduta.


ID
1643557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.


A comparação feita durante a análise de balanços apresenta-se de duas formas: análise temporal e análise inter-empresarial. Enquanto a primeira compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período, a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Trata-se de questão que exige conhecimentos da análise financeira por comparação com índices-padrão. Segundo Matarazzo, a comparação é processada nas formas temporal e interempresarial.

    Temporal → estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados.


    Interempresarial → relacionará o desempenho de uma empresa no seu setor de atividade


    bons estudos

  • COMPARAÇÃO POR PADRÕES

    Consiste na comparação entre quocientes, coeficientes e números índices contidos nas demonstrações contábeis de certa entidade em relação aos mesmos dados de outras entidades do mesmo ramo, no mesmo período.

  • Comparação Temporal: A comparação temporal é definida pela análise do confronto entre resultados de períodos anteriores e o resultado do período atual. Normalmente se utiliza os três últimos períodos sociais da empresa. Ao fazer esta análise se vê a tendência que os indicadores de desempenho apresentam, não limitando à análise a um único período.

     

    Comparação Interempresarial: A comparação interempresarial é definida pela análise do confronto entre resultados de uma determinada entidade e uma outra en tidade de características semelhantes. Ao relacionar o desempenho de uma empresa com o resto do setor de atividade e o mercado em geral, se vê as respostas da empresa frente aos períodos (podendo inclusive ser de crise) e as compara com as respostas de outras empresas para reconhecer uma má ou boa administração, determinar mu danças, podendo até mesmo serem mudanças radicais como mudar de produto produzido ou serviço oferecido etc.

     

    FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/4907548/resumao-contabilidade

  • A análise de balanços é uma análise comparativa, seja entre contas ou grupo de contas, no mesmo exercício ou em exercícios diferentes, e ainda, com demonstrativos da mesma empresa, ou de diversas empresas do mesmo ramo ou não.

    Análise temporal compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período. Temos tanto a análise horizontal, que exige a comparação com diversos exercícios, como os demais indicadores, que são comparados no decorrer dos anos, para avaliar a tendencia dos mesmos.

    A análise inter-empresarial relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral. Ou seja, compara uma empresa do ramo X com outras empresas do mesmo ramo, ou do mercado como um todo.

    Gabarito: CERTO.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

     Quando se trata de análise das demonstrações contábeis, a primeira coisa que devemos levar para a nossa prova é: a comparação é a ferramenta mais importante de análise, pois sem ela não se pode estabelecer um diagnóstico consistente da situação em que se encontra a empresa. E essa comparação é basicamente realizada de duas formas, como disse o enunciado. Matarazzo (o CESPE adora seus livros) afirma que a comparação é realizada nas formas: temporal e interempresarial.

    A primeira estuda períodos anteriores para compreender a tendência apresentada pelos índices analisados. Já a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o seu setor de atividade, e tem o objetivo de verificar se a situação da empresa é satisfatória em relação aos seus concorrentes.

    MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Alguém sabe dizer se existe alguma vinculação de de análise temporal com a horizontal e análise interempresarial com a vertical?


ID
1879174
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa do setor varejista de bens de consumo apresentava os seguintes dados contábeis, referentes a 31 de dezembro de 2015:

- Estoques.............................................. $ 500.000,00

- Total do Ativo ....................................... $ 950.000,00

- Vendas Líquidas .................................. $ 380.000,00

- Custo das Mercadorias Vendidas ........ $ 210.000,00

- Tributos (IRPJ + CSLL) ........................ $ 55.000,00

- Despesas Operacionais ....................... $ 45.000,00

É correto afirmar que a Margem Líquida sobre Vendas da empresa foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A margem líquida é encontrada através da fórmula: Lucro líquido/Vendas líquidas.

    Lucro líquido:
    Vendas líquidas                   380.000
    (-) CMV                                 (210.000)
    Lucro bruto                           170.000
    (-) Despesas operacional (45.000)
    Lucro antes dos tributos    125.000
    (-) IR/CSLL                           (55.000)
    Lucro líquido                          70.000

    Margem líquida: 70.000/380.000 = 18,42%

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf

    bons estudos


ID
1904701
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No período “t”, os custos variáveis unitários e as despesas variáveis unitárias montaram a R$12,00 e R$3,00, respectivamente. A relação entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis é igual a 2,00. Sabe-se, ainda, que os custos e despesas fixos são da ordem de R$ 121.000,00 e o ativo operacional é de R$ 200.000,00. A Empresa Gama espera obter no período um retorno sobre o ativo operacional de 10%. Para isso, suas receitas totais do período deverão ser de:

Alternativas
Comentários
  • PV/CDV=2 

    PV=2CDV

    CDV=15

    ASSIM: PV=2X15=30

    MCU=PV-CDV=30-15=15

     

    RBV     30q

    (CDV)   (15q)

    MC        15q = (121.000+20.000)=141.000

    (CDF)    121.000

    LB           20.000

    logo,q=141.000/15=9400

    RBV=9.400X30=282.000


ID
2113870
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O índice que mede a velocidade na qual as várias contas são convertidas em vendas ou caixa-entradas ou saídas é denominado índice de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B
     

    Os Indicadores de Atividade demonstram como está sendo o Ciclo Operacional da empresa, que o quanto menor, melhor para a empresa, demonstra também o Ciclo de Caixa que também é bom para a empresa quando seus valores ficam baixos ou até mesmo negativos.
     

    Os indicadores de atividade são o Prazo Médio de Estocagem PME, Prazo Médio de Recebimento PMR e o Prazo Médio de Pagamento PMP

    bons estudos


ID
2368549
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A administração financeira possui estreita relação com a economia. Qual é o princípio econômico fundamental que é utilizado em praticamente todas as decisões financeiras?

Alternativas
Comentários
  • Letra E Análise marginal.

    Através da análise marginal é possível comparar os custos incorridos com os benefícios obtidos de algumas estratégias financeiras, o que possibilita que a empresa analise melhor sua estratégia na tentativa de maximizar a sua lucratividade.

    Fonte:

    http://www.igf.com.br/aprende/glossario/glo_Resp.aspx?id=199 

    ---

    A análise marginal examina como os custos e benefícios mudam de acordo com mudanças graduais nas ações. Quaisquer ações adicionais por um indivíduo ou empresa, como comprar um par de sapatos a mais ou aumentar a produção de um produto por uma unidade adicional, traz custos. A questão central na análise marginal é se os benefícios esperados daquela decisão superam os custos adicionados.

    Fonte:

    http://www.ehow.com.br/analise-marginal-importante-economia-sobre_74295/

  • A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.

    escritoriodeprojetos.com.br/analise-marginal


ID
2368636
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Existem vários modelos de avaliação de empresas, embutindo todos eles certos pressupostos e níveis variados de subjetividade. Pelo maior rigor conceitual e coerência com a moderna teoria de finanças, a prioridade é dada aos modelos de avaliação baseados no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Fluxo de Caixa Descontado é uma ferramenta de cálculo de valor de uma empresa, de um projeto específico ou de um ativo. Por meio do Fluxo de caixa descontado, é possível trazer, para o presente – mediante uma taxa de desconto – o fluxo de caixa futuro da sua empresa. Esta taxa de desconto costuma ser composta por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento.

     


ID
2617642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à análise econômico-financeira de empresas.


Multiplicando-se o valor do investimento realizado pela diferença entre o retorno obtido sobre esse investimento e o custo médio ponderado de capital associado ao investimento, obtém-se como resultado um tipo de valor econômico agregado.

Alternativas
Comentários
  • Se estiver errado, favor comentar:

    O tipo de valor econômico agregado que a questão trata é o Lucro Econômico. Tem relação com custo de oportunidade (o que se deixou de ganhar, por não usar o valor do investimento em outra aplicação). 

     Lucro Econômico considera não só o Lucro em si, mas também o custo de oportunidade. 

    Assim, a Cia ganha valor quando Receitas de vendas > que todos os custos e despesas incorridos, inclusive o custo de oportunidade do capital próprio

    Nesse caso, o valor da empresa > que o valor de realização de seus ativos. Esse resultado adicional é uma agregação de riqueza pelo mercado = goodwill

    Lucro Econômico (LE) é uma medida de desempenho (lucro). Contabiliza a criação ou destruição do valor empresarial. A empresa estará criando valor, quando o LE for positivo. Estará destruindo, quando o LE for negativo

    LE = Investimento x [Retorno sobre o Investimento (-) Custo Médio Ponderado de Capital]

    Fonte: Custo de capital e criação de valor: um estudo sobre as empresas do segmento de agronegócios listadas na Bovespa. Rodrigues, L.F (internet)

  • EVA = Lucro operacional líquido após impostos – (Capital total investido x WACC)

    Gab.: Certo

  • A fórmula descrita para o EVA no item é diferente da citada acima, trata-se de uma fórmula alternativa:

    EVA = Investimento x (ROI - CMPC)

  • I. EVA = NOPAT - (WACC x CT)

    EVA= Economic Value Added (Valor economico agregado - "Lucro Residual"

    NOPAT = Net Operating Profit After Taxes (Lucro Operacional Líquido após impostos)

    WACC = Weighted Average Cost of Capital (= Custo Médio Ponderado do Capital - CMPC)

    CT= Capital Total Investido (ou, simplesmente, Invetimentos)

    Como NOPAT = ROI x Investimentos (II), substituindo-se (II) em (I), deriva-se:

    EVA = (ROI x Investimentos) - (WACC x Investimentos). Logo:

    III. EVA = Investimentos x (ROI x WACC)


ID
2834275
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determine o preço teórico de uma ação para uma empresa que prevê:


I. distribuição de dividendos de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por ação indefinidamente, aos finais dos anos;

II. os investidores exigem 10% ao ano de rentabilidade mínima;

III. analistas estão prevendo um crescimento estável dos dividendos dessa empresa, a partir do segundo ano, de 5% a.a.

Alternativas
Comentários
  • Pelo método de precificação de Gordon, tem-se:

    Po = Div / (R-g)

    Po = 0,5/(0,1-0,05)

    Po = R$10,00.

    Gab: E


ID
2849656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As vantagens de utilização do indicador de valor econômico agregado, que tem por objetivo mensurar a possibilidade de determinado investimento gerar ganhos reais para acionistas e credores, incluem o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


    Os Pilares do EVA (Economic Value Added)

    Operacional

    Aumentar o retorno para a mesma base de capital.


    Financeiro

    Reduzir o custo de capital.


    Investimento

    Investir capital adicional em projetos com VPL positivo.


    Racionalização

    Desinvestir capital de projetos com VPL negativo

  • GABARITO: E.

    As vantagens de utilização do indicador de valor econômico agregado, que tem por objetivo mensurar a possibilidade de determinado investimento gerar ganhos reais para acionistas e credores, incluem o(a) avaliação de desempenho de empresas na compra e venda de ações.

    EVA (indicador de valor econômico agregado ou adicionado) é um indicador de desempenho que aponta a criação ou destruição de valor.

    Ele mede o desempenho financeiro da empresa com base na riqueza que ela gerou em determinado período, após a dedução do custo do capital investido do seu lucro operacional.

    O EVA é importante porque funciona como um reflexo do desempenho financeiro da companhia, e permite ao investidor saber se o investimento em ações daquela empresa tem potencial de trazer um retorno significativo. 

    fONTE: https ://blog.livecapital.com.br/eva-valor-economico-adicionado-qual-e-a-importancia-para-os-investimentos/


ID
2855014
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Entre os objetivos da administração financeira, inclui-se a maximização do valor de mercado do capital investido pelos acionistas. O alcance desse objetivo pode ser medido pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"


    A maximização do valor de mercado do capital está atrelado ao preço da ação.