SóProvas



Questões de Partes Relacionadas na Auditoria Independente


ID
10021
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao tratar da independência, as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Independente defi nem "entidade relacionada" como aquela que possui uma das seguintes relações com a entidade auditada, exceto a

Alternativas
Comentários
  • 1.2.1.5. Entidade relacionada é aquela que tem uma das seguintes relações com a entidade auditada: a)entidade que tem controle direto ou indireto sobre a entidade auditada, desde que a entidade auditada seja relevante para essa entidade; b)entidade com interesse financeiro direto na entidade auditada, desde que tal entidade tenha influência significativa sobre a entidade auditada e o interesse na entidade auditada seja relevante para essa entidade; c)entidade sobre a qual a entidade auditada tenha controle direto ou indireto; d)entidade na qual a entidade auditada, ou uma entidade a esta relacionada, tenha um interesse financeiro direto que lhe proporcione influência significativa, ou seja, preponderância nas deliberações sociais, sobre essa entidade e o interesse seja relevante para a entidade auditada e sua entidade relacionada; e e)entidade sob controle comum ao da entidade auditada desde que essa entidade e a entidade auditada sejam, ambas, relevantes para a entidade controladora. NBC P1.2
  • Como a colega acima já adicionou o item 5 da NBC PA 02, resta apenas a análise da resposta.
    Letra B: entidade com interesse financeiro direto na entidade auditada, qualquer que seja a significância desse interesse financeiro na entidade auditada.
    O erro  está em afirmar que o interesse financeiro direto não precisa ser significante, pois a norma fala em interesse relevante.
    "Entidade com interesse financeiro direto na entidade auditada, desde que tal entidade tenha influência significativa sobre a entidade auditada e o interesse na entidade auditada seja relevante para essa entidade"
  • Gabarito: B

    NBC TA 550 – Partes Relacionadas

    Parte relacionada é a parte que é (ver itens A4 a A7):

    (a) uma parte relacionada, como definida na estrutura de relatório financeiro adequada; ou

    (b) quando a estrutura de relatório financeiro aplicável não estabelece nenhuma exigência ou estabelece exigências mínimas para partes relacionadas:

    (i) uma pessoa ou outra entidade que tem controle ou influência significativa, direta ou indiretamente, por meio de um ou mais intermediários, sobre a entidade que reporta;

    (ii) outra entidade sobre a qual a entidade que reporta tem controle ou influência significativa, direta ou indiretamente, por meio de um ou mais intermediários; ou

    (iii) outra entidade que está sob controle comum juntamente com a entidade que reporta, por ter:

    a. controlador comum;

    b. proprietários que são parentes próximos; ou

    c. administração-chave comum.



ID
2902501
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que diz respeito à relação entre usuário da informação contábil, auditoria externa e entidade que apresenta os relatórios contábeis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"

    A) caso o contador da empresa siga adequadamente a Resolução da Estrutura Conceitual do CFC, não haverá necessidade de auditoria.

    Errado. A auditoria pode ser opcional ou obrigatória por exigência legal ou regulatória. O fato de seguir as resoluções do CFC não se relacionam com a obrigatoriedade ou não da auditoria.

    B) decidir com base na informação contábil equivale a decidir o futuro apenas com base na informação do desempenho passado. A auditoria busca melhorar a capacidade preditiva do tomador de decisão.

    Errado. A informação contábil possui tanto valor preditivo quando confirmatório. Pode confirmar o passado ou prever situações futuras. Já a auditoria visa aumentar o grau de confiança dos usuários das demonstrações contábeis.

    C) os trabalhos da auditoria externa buscam informar os seus usuários sobre a representatividade de suas demonstrações contábeis considerando-se a qualidade de seus controles internos.

    Correto. A auditoria ao analisar as demonstrações contábeis e o controle interno emite opinião sobre se tais demonstrações REPRESENTAM adequadamente a posição financeira e patrimonial de uma entidade em determinado momento.

    D) não existe risco no trabalho do auditor externo, do ponto de vista em que os pareceres são realizados com base num conhecimento exato, sem margem de erro, da realidade de uma entidade.

    Errado. As NBCs TA deixam bem claro sobre os riscos relacionados ao trabalho do auditor. O auditor usa julgamento profissional em determinados assuntos e por isso, tal atividade não é exata.

    E) entidade, usuários e auditoria externa não se relacionam

    Errado. As NBCs TA apresentam três partes inter-relacionadas: A entidade re reporta a informação, o auditor e os usuários.

  • Só eu que achei a redação dessa questão ambígua?

    c) os trabalhos da auditoria externa buscam informar os seus usuários sobre a representatividade de suas demonstrações contábeis considerando-se a qualidade de seus controles internos.

    Demonstrações contábeis e controle interno da entidade, dos usuários ou da auditoria externa???

    Múltipla escolha é isso... marcar a MENOS ERRADA.

    PACIÊNCIA! ^.^

  • Letra (c)

    Conforme a NBC TA 315:

    O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante

    Fui por eliminação.

    Cada erro grotesco das alternativas erradas.

    a) Errado. Uma das finalidades da NBC TG Estrutura Conceitual é auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com as normas, interpretações e comunicados técnicos. Logo, tal norma não se destina ao contador, mas ao auditor.

    b) Errado. A informação contábil tem também, valor preditivo, isto é, ajuda a prever o futuro. Imagine uma empresa que está com um passivo a descoberto, com índices de liquidez negativos, ou que acabe de perder um importante fornecedor. Isso pode significar que sua sobrevida é pequena. Do mesmo modo, receitas constantes e crescentes ao longo dos anos, ajudam a predizer um futuro promissor.

    d) Errado. A única chance de risco zero é se não for realizada a auditoria. Toda auditoria tem risco. O risco pode ser administrado, mas jamais será zero. Por melhor que sejam os testes, há riscos no trabalho, em razão de falhas humanas, má interpretação etc. Além disso, a auditoria se utiliza de amostragem e há outras limitações como tempo, recursos, relação custo x benefício, fraudes etc.

    e) Errado. Todos os trabalhos de asseguração possuem, pelo menos, três partes: a parte responsável, o auditor independente e os usuários previstos. Dependendo das circunstâncias do trabalho, pode haver também uma função separada de mensurador ou avaliador, ou de parte contratante.

    Prof. Arthur Leone

  • com base nessa NBC pensei que o sistema de controle não fiseze parte dos objetivos do auditor, me enganei.

    NBC TA 265 – COMUNICAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS DE CONTROLE INTERNO AOS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA E À ADMINISTRAÇÃO

    11.    O auditor deve incluir na comunicação por escrito das deficiências significativas de controle interno:

    (a) descrição das deficiências e explicação de seus possíveis efeitos (ver item A28); e

    (b) informações suficientes para permitir que os responsáveis pela governança e a administração entendam o contexto da comunicação. O auditor deve especificamente explicar que (ver itens A29 e A30):

    (i)   o objetivo da auditoria era o de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis;

    (ii)  a auditoria incluiu a consideração do controle interno relevante para a elaboração das demonstrações contábeis com a finalidade de planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia do controle interno; e

    (iii) os assuntos comunicados estão limitados às deficiências que o auditor identificou durante a auditoria e concluiu serem de importância suficiente para comunicar aos responsáveis pela governança.

  • Os trabalhos de auditoria externa buscam informar os seus usuários sobre a representatividade de suas demonstrações contábeis considerando-se a qualidade de seus controles internos.