https://www.contabilidadepontual.com.br/diferencas-entre-os-tipos-de-ativos-e-passivos-financeiros/
Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. Já o passivo é totalmente o contrário. Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas. Para facilitar um pouco mais, há alguns tipos de ativos e passivos que vamos especificar agora. Veja:
TIPOS DE ATIVOS:
– Ativo circulante: representa aquilo que se tem a receber em curto prazo, até o término do exercício social da sua empresa (espaço de tempo entre um balancete financeiro e outro). Temos como exemplos o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, entre outros.
– Ativo disponível: são todas as contas que podem ser liquidadas (recebidas) imediatamente. Exemplo: dinheiro disponível em caixa.
– Ativo diferido: são todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante. Exemplos: gastos com a pré-organização da empresa, investimento em pesquisas, pagamentos feitos com o intuito de reestruturar societariamente a empresa, entre outros.
– Ativo fictício: são todos os valores que constam somente no Balanço Patrimonial, mas que não fazem parte do patrimônio da empresa. Exemplo: dinheiro ou bem dado como pagamento de propina.
– Ativo oculto: são valores que existem, porém não constam no Balanço Patrimonial. Exemplo: propinas recebidas.
– Ativo permanente: são receitas que não precisam ser transformados em dinheiro, não havendo prazo para venda, ultrapassando um exercício social.
– Ativo realizável a longo prazo: representa tudo o que a empresa tem para receber após o término de seu exercício social. Exemplo: valor de empréstimos realizados a sócios ou acionistas.
TIPOS DE PASSIVOS:
– Passivo a descoberto: acontece quando o ativo da empresa é menor do que o passivo. Assim, é mostrado o saldo devedor.
– Passivo circulante: aquilo que deve ser pago até o final do exercício social da empresa. Exemplos: duplicatas empréstimos, salários de funcionários, entre outros.
– Passivo exigível a longo prazo: pagamentos que serão feitos após o término do exercício social da empresa.
– Passivo fictício: constam no Balanço Patrimonial, mas já não existem, pois já foram quitadas.
– Passivo não exigível: a empresa não é obrigada a pagar essas despesas.
GABARITO - ERRADO
COMPLEMENTANDO...
O QUE É CAPITAL DE GIRO...
Capital de giro é o valor financeiro que sua empresa tem para custear e manter as despesas operacionais diárias, independente que essas despesas sejam fixas ou variáveis.
Em outras palavras, podemos dizer também que é a diferença entre o valor que você tem em caixa e o que você deve.
E a sua serventia é justamente para que ele sirva como uma reserva de recursos que tenha uma rápida renovação, para poder suprir as necessidades do setor e da gestão financeira do seu negócio ao longo da sua existência.
FONTE PARA MAIS INFORMAÇÕES > https://www.psjunior.com/capital-de-giro-aprenda-a-calcular-o-ideal-para-seu-negocio/?gclid=EAIaIQobChMI7Pjl8vy37wIViQWRCh2P5A-OEAAYAiAAEgId1fD_BwE