SóProvas



Questões de Tipos de mercado


ID
19981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A primeira definição de um derivativo associa esse instrumento a um contrato estabelecido para o futuro. Assim, são acordados termos para determinado ativo na economia com hipóteses futuras de compra ou venda para esse ativo, traduzidos em direitos e obrigações entre as partes. A origem da palavra derivativo vem do inglês derivative ou, melhor traduzindo, é algo derivado de um ativo.

Virgínia I. Oliveira e outros. Mercado financeiro, uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Campus, 2006, p. 323 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos a operações com derivativos.

Tanto no mercado a termo quanto no mercado futuro, comprador e vendedor são obrigados a comprar ou vender determinada quantidade de uma commodity a determinado preço em determinada data futura.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Se o comprador e vendedor levar sua posição no mercado até a data do vencimento deve honrar seus compromissos e portanto são obrigados a comprar e vender a quantidade estabelecida nos contratos negociados.
  • questão extremamente mal formulada: nesses mercados o comprador e o vendedor se comprometem a realizar uma operação por preço pré-definido, mas nenhum dos dois é obrigado a comprar ou vender o ativo, pois podem inverter suas posições antes do vencimento do contrato.
  • ERRADO - mercado a termo quem tem a obrigação é do vendedor! por isso que tem o prêmio pagi pelo comprador que apenas se COMPROMETE! e no mercado furuto os dois não são obrigador pelo fato do juros forem atualizados diariamente!
  • TEM JEITO DE SÓ RESPONDER QUANDO TIVER CERTEZA? OLHA QTA CONTROVÉRISIA NAS RESPOSTAS GENTE!
  • CERTO.Há um OBRIGAÇÃO (que é um acordo, um contrato.) de compra e venda de determinada quantidade, a determinado valor, e determinada data. Estão obrigados.OBS: isso nao impede, no entanto, que liquidem (no caso do contrato futuro) o contrato antes do periodo determinado, ja que neste há ajuste diário do valor.
  • Vou pedir aos nobres usuários deste site que só postem comentários com respostas, caso tenham ABSOLUTAMENTE A CERTEZA do que digitam.
    Sinto muito, mas está cheio de controvérsias nestes comentários e o resultado imediato disto é tendência a confundir  quem está se preparando para fazer provas.
    O site é excelente todos sabemos, mas como depende de nós mesmos para que ele vire referência para o estudo de concursos, vocês devem assegurar a veracidade de informações e aqueles usuários que estão simplesmente usando os famosos CTRL+ C e o CTRL + V, para comentar devem ter a humildade e maturidade suficiente para indicar de onde foi extraída a informação.
    Espero contribuir desta forma com alguns links acessados em 05/06/2010 às 11:31

    Mercado Futuro:

    http://www.bmfbovespa.com.br/Pdf/ftmercadofuturo1.pdf

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/formas-de-negociacao/mercado-futuro-de-acoes/mercado-futuro-de-acoes.aspx?Idioma=pt-br

    http://www.atuarios.org/EAC0466/MercadoFuturoCD.pdf

    http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=795

    Mercado a termo:

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/formas-de-negociacao/mercado-a-termo/mercado-a-termo.aspx?idioma=pt-br

    http://www.bmfbovespa.com.br/Pdf/termo.pdf

    http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=793

  • um contrato dufuto ou a termo representa o compromisso de entregar ou receber commodity ou aoutro ativo, dentro de prazos e condições estabelecidos pela bolsa.
     CERTA

  • Olha, de acordo com os sites www.portaldoinvestidor.gov.br e www.bmfbovespa.com.br, a questão está errada. Vejamos:

    Mercado a Termo

    É aquele em que as partes assumem compromisso de compra e venda de quantidade e qualidade determinadas de um ativo dito real (mercadoria).

    As partes compradora e vendedora ficam vinculadas uma à outra até a liquidação do contrato, ou seja:

    I. O comprador do termo leva o contrato até o final do prazo contratado, paga pelo ativo objeto do contrato e quer recebê-lo;

    II. O vendedor quer levar o contrato até o final, quer entregar o ativo objeto e receber o correspondente pagamento.

    Já no Mercado Futuro...

    Os participantes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para a liquidação em data futura. (Existe um compromisso, não uma obrigação!)

    A definição é semelhante, tendo como principal diferença a liquidação de seus compromissos. Enquanto no mercado a termo os desembolsos ocorrem somente no vencimento do contrato, no mercado futuro os compromissos são ajustados DIARIAMENTE. Todos os dias são verificadas as alterações de preços dos contratos para apuração das perdas de um lado e dos ganhos do outro, realizando-se a liquidação das diferenças do dia. Além disso, os contratos futuros são negociados somente em bolsas.

    Encerramento Antecipado

    O investidor que não deseje ir para Liquidação Física pode sair de sua posição no Mercado Futuro de Ações por meio da realização de uma operação de natureza oposta envolvendo os mesmos papéis e mês de vencimento. O resultado será a extinção de posições até então existentes.

    Qualquer um pode checar a autenticidade dessas informações. São sites confiáveis. Não sei por que motivo então a banca considerou o gabarito como Correto. Ser concurseiro é dose!

  • Ainda de acordo com o Portal do Investidor...

    O contrato futuro caracteriza-se por:

    ·  Padronização acentuada;
    ·  Elevada liquidez;
    ·  Negociação transparente em bolsa mediante pregão;
    ·  Possibilidade de encerramento da posição com qualquer participante em qualquer momento, graças ao ajuste diário do valor dos contratos;
    ·  Utilização do mecanismo das margens depositadas em garantia e do ajuste diário para evitar a acumulação de perdas.

    Como pode então a questão ter sido considerada Correta?????

  • Complicado, além de confiarmos nos comentários das pessoas (não que não seja confiável), ainda temos que confiar no bom senso da banca examinadora, onde no fim de tudo não se tem uma resposta definitiva de quem está certo ou quem está errado.

  • CERTO

    Um contrato futuro é um contrato a termo padronizado, em que é especificado o bem, seu volume, a data da liquidação e a da entrega, conforme estabelecem as bolsas de futuros.


    CONCLUSÃO: aparente barreira à compreensão destes mercados, a lógica de um contrato futuro é: trata-se de uma OBRIGAÇÃO (SINÔNIMO de COMPROMISSO) de comprar ou vender determinado ativo numa data específica do futuro, por um preço previamente estabelecido. É importante observar que o investidor poderá vender um contrato que tenha comprado antes da data do seu vencimento.

  • Pelo que parece a questão realmente tá com o gabarito errado. Nós como estudantes para concurso devemos saber que estamos suscetíveis a erros por parte de bancas. Colaborem com o site e a comunidade do QConcursos notificando o erro nesta questão.


ID
28747
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado que opera a curto prazo destinando os recursos captados ao financiamento de consumo para pessoas físicas e capital de giro para pessoas jurídicas, através de intermediários financeiros bancários, é o mercado

Alternativas
Comentários
  • mercado de creditos-curto e medio prazos, para inanciamento de consumo para pessoas fisicas e capital de giro para pessoas juridicas
  • Monetário: Curtíssimo ou curto prazo, Controle da liquidez monetária da Economia, suprimentos momentâneos de caixa. (Bancário e não bancario.)Crédito: Curto, médio e aleatório, Financiamento do consumo e capital de giro das empresas. (Bancário e não-bancário)Capitais: Médio, longo e indeterminado, financiamento de capital fixo, de giro e especiais. (Não-bancário)Câmbio: à vista, curto prazo, Conversão de valores em moeda estrangeira e nacional. (Bancário e auxiliar)
  • "O mercado de crédito visa fundamentalmente suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos vários agentes econômicos, sej por meio da concessão se créditos às pessoas físicas, seja por empréstimos e financiamentos às empresas."(Assaf Neto, Mercado Financeiro)
  • qual respota. cliquei e n apareceu.
  • opção A - Mercado de Crédito.
  • ·         Mercado de crédito Para suprir  as necessidades de empréstimo.
  • letra A - MERCADO DE CRÉDITO

  • Mercado de crédito é o nome dado a parte do sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito.

    O mercado de crédito envolve duas partes, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal. Esta situação sugere que uma das partes, a credora conceda liquidez à outra, mediante um premio de liquidez ou de risco, comumente intitulado de juros. Nesta relação à parte credora oferece um bem a parte devedora, que na sociedade capitalista é a moeda fiduciária ou escritura

    Curtíssimo ou curto prazo

  • Mercado de créditos: são as operações de curto e médio prazo, onde é utilizado para financiamentos de capital de giro, capital fixo, rural, de habitação e outros.

    Mercado de capitais: curto, médio e longo prazo.

    Mercado cambial: curto e à vista.

    Mercado monetário: curtíssimo prazo e à vista

  • LETRA A CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados de crédito: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.