SóProvas



Questões de Legislação Profissional do Economista


ID
3189205
Banca
Quadrix
Órgão
CORECON - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A profissão de economista, regida pela Lei n.º 1.411/1951, tem seu exercício regulamentado pelo Decreto n.º 31.794/1952, o qual dispõe sobre a profissão de economista, sobre o Conselho Federal e sobre os Conselhos Regionais de Economistas Profissionais e dá outras providências. Considerando os ditames desse Decreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o Decreto n.º 31.794/52. 

    Vamos às alternativas.

    A) Incorreta. Segundo o decreto, não há responsabilização em casos de culpa.

    Art. 5º O Conselho Federal de Economistas Profissionais – (C.P.E.P.) – mediante denúncia das autoridades judiciais ou administrativas, promoverá a responsabilidade dos economistas, nos casos de dolo, fraude ou má fé adotando as providências indispensáveis à manutenção de um sadio ambiente profissional, sem prejuízo da ação administrativa ou criminal que couber.

    B) Correta. Redação exata do art. 1 do Decreto mencionado:

    Art. 1º A designação profissional de economista, na conformidade do quadro de atividades e profissões apenso à Consolidação das Leis do Trabalho, é privativa:

    a) dos bacharéis em Ciências Econômicas, diplomados no Brasil, de conformidade com as leis em vigor;
    b) dos que possuem cursos regulares no estrangeiro, após a devida revalidação do respectivo diploma, no Ministério da Educação e Saúde; e
    c) dos que, embora não diplomados, forem habilitados na forma deste Regulamento.

    C) Incorreta. na verdade, o Conselho é formado por 9 membros, substituídos por 9 suplentes.

    Art. 17. O Conselho Federal de Economistas Profissionais – (CFEP) – é constituído de 9 (nove) membros, que serão substituídos, em suas faltas e impedimentos por suplentes, em igual número, todos os eleitos pelos representantes dos Sindicatos e das Associações dos Sindicatos e das Associações Profissionais de Economistas existentes no Brasil.

    D) Incorreta. Na verdade, o órgão deliberativo é o plenário, sendo a presidência órgão executivo.

    Art. 28. O CFEP terá como órgão deliberativo o plenário e como órgãos executivos a presidência e os que forem criados para a execução dos serviços técnicos ou especializados, indispensáveis ao cumprimentos de suas atribuições.

    Parágrafo único. Os serviços administrativos serão executados por uma secretaria, com atribuições e dependências definidas no Regimento Interno.

    E) Incorreta. Na verdade, o mandato é de 3 anos e a convocação das eleições tem o prazo de 90 dias:

    Art. 20. O mandato dos membros do CFEP será de três anos, podendo ser renovado.

    Art. 21. As eleições para a renovação do têrço dos membros do CFEP serão realizadas, anualmente a partir do quarto ano da primeira gestão. pelos representantes dos Sindicatos e das Associações Profissionais de Economistas existentes no Brasil devidamente reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio reunidos no Rio de Janeiro para esse fim.

    Parágrafo único. A convocação para as eleições, a que se refere este artigo será feita pelo CFEP, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, antes do término do respectivo manda.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3189208
Banca
Quadrix
Órgão
CORECON - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os Conselhos Regionais de Economistas Profissionais serão organizados pelo Conselho Federal de Economistas Profissionais, que fixará, inclusive, a composição e a forma de eleição de seus membros, que deverão, quando possível, ser semelhantes à sua, e promoverá a instalação, nos estados e no Distrito Federal, de tantos desses órgãos quantos forem julgados necessários, podendo estender‐se a mais de um estado a ação de qualquer um deles. De acordo com o Decreto n.º 31.794/1952, são atribuições dos Conselhos Regionais de Economistas Profissionais:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o Decreto n.º 31.794/1952, sobre as atribuições dos Conselhos Regionais de Economistas Profissionais.

    Segundo o art. 36 do referido Decreto:

    "Art. 36. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) organizar e manter o registro profissional do economista;
    b) fiscalizar o exercício da profissão de economista dentro das normas baixadas pelo CFEP;
    c) expedir a carteira de identidade profissional;
    d) realizar o programa de atividades elaboradas pelo CFEP no sentido de disseminação da técnica econômica nos diversos setores da economia nacional promovendo estudos e campanhas em prol da racionalização econômica do país;
    e) elaborar o seu regimento interno para exames e aprovação do CFEP;
    f) aplicar penalidades;
    g) arrecadar as multas, anuidades, taxas e demais rendimentos, bem como promover a distribuição das cotas previstas nos artigos 31 e 37."

    Assim, a única alternativa que se coaduna ao art. 36 do referido Decreto é a alternativa D. Todas as demais alternativas se referem às atribuições do Conselho Federal (dispostas no art. 30 do Decreto n.º 31.794/52).


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3189217
Banca
Quadrix
Órgão
CORECON - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Consolidação da Regulamentação Profissional do Economista reúne, de forma sistematizada, todos os normativos de caráter geral aplicáveis à caracterização, ao exercício, à disciplina e à fiscalização da profissão, bem como ao funcionamento das entidades encarregadas da aplicação da legislação profissional. Conforme os requisitos para o acesso à profissão, previstos na Consolidação da Legislação da Profissão de Economista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre as Regras da Profissão da Economia, consubstanciada na consolidação da norma, especificamente o acesso a profissão (item 2.1).

    Vamos às alternativas. 

    A) Incorreta. Segundo a parte 5 do item 2.1, é necessário apenas um economista. 

    “Todas as pessoas jurídicas sujeitas a registro são obrigadas a manter um Economista legalmente responsável pela realização dos trabalhos técnicos, associado ao quadro permanente da organização como empregado, funcionário ou sócio, devendo ser comprovado o vínculo no ato do registro e sempre quando solicitado pelo CORECON."

    B) Incorreta. Segundo a parte 3 do item 2.1, o registro é no Ministério da Educação e no Conselho REGIONAL de Economia (e não Federal, como afirmou a alternativa).

    “A expedição da carteira profissional a que se refere o artigo anterior será realizada após prévio registro dos diplomas ou certificados dos profissionais no órgão próprio do Ministério da Educação ou outra autoridade competente na forma da legislação educacional, e mediante o procedimento de registro no CORECON sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade."

    C) Correta. Conforme parte 2 do item 2.1. 

    D) Incorreta. Enquanto perdurar a punição, o Economista não poderá praticar ato profissional. É a redação da parte 5.2 do item 2.1 da Consolidação:

    “O economista responsável pelas organizações sujeitas a registro, uma vez suspenso do exercício da profissão, por decisão do CORECON, não poderá praticar ato profissional a serviço da entidade, enquanto perdurar a sua punição."

    E) Incorreta. A responsabilidade é individual (e não como pessoa jurídica). Esta é a parte 5.1 do item 2.1:

    “Os economistas responsáveis pelas organizações sujeitas a registro responderam, individualmente, perante o CORECON, pelos atos profissionais praticados pelas pessoas jurídicas."


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3189220
Banca
Quadrix
Órgão
CORECON - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Consolidação da Legislação da Profissão de Economista trata, em sua seção 3, da ética na profissão de economista. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta a respeito dos critérios deontológicos, dos direitos e dos deveres do profissional economista.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a Consolidação da Profissão de Economista, especialmente a seção 3, que trata sobre ética. 

    Vamos às alternativas! (Todos os itens citados aqui correspondem a seção 3, ok?)

    A) Incorreta. Ao contrário, este é um dever do economista, conforme o item 4.3:

    “4.3 – Deveres especiais em relação à categoria - O economista, com relação à categoria, deve:

    a) apoiar as iniciativas e os movimentos legítimos de defesa dos interesses da Categoria;"

    B) Incorreta. Esta é uma infração:

    “São infrações que contrariam a ética profissional em caráter geral:

    h) permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão;"

    C) Incorreta. Este é um dever do economista, pelo item 4.5:

    “O economista deve ainda, quando no exercício da perícia, auditoria ou consultoria:

    b) abster-se de emitir laudo, exarar parecer, apresentar relatório ou emitir opinião sem estar suficientemente informado e documentado;"

    D) Correta. Redação do item 3:

    “O Economista pautará a sua conduta profissional pelos seguintes princípios e valores éticos:

    a) honestidade; 
    b) trabalho;
    c) justiça social; 
    d) liberdade;
    e) fraternidade;
    f) humanidade; e
    g) compromisso com o desenvolvimento profissional e intelectual da pessoa humana e com o progresso da sociedade."

    E) Incorreta. Ao contrário, segundo o item 2.2, o controle ético-disciplinar NÃO exclui medidas previstas em lei.

    “2.2 O controle ético-disciplinar promovido pelos Conselhos Federal e Regionais de Economia não exclui a adoção das medidas fixadas na lei penal ou em outras leis administrativas aplicáveis a cada caso concreto."


    Gabarito do Professor: Letra D.