- ID
- 2206141
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CAP
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Eletrotécnica
- Assuntos
Com relação aos transformadores de corrente (TC's) assinale a opção correta.
Com a popularização dos aparelhos que fazem uso da eletrônica, inúmeros problemas de qualidade de energia começaram a surgir nas instalações, tais como sobreaquecimento de transformadores e motores, desligamentos intempestivos de disjuntores, aumento da corrente nos condutores neutros, etc. Dessa forma, faz-se necessário um diagnóstico de cada caso para subsidiar as tomadas de decisões. Um desses estudos está relacionado com a medição da distorção harmônica, que são fenômenos associados com deformações na forma de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.
Considere uma corrente distorcida cujo valor eficaz
medido por analisador de harmônicas é de 75 A e
que a componente fundamental em 60 Hz é de
60 A. Neste caso, a distorção harmônica total
efetiva da corrente (DHTE) é de:
Um motor de indução monofásico de 220 V foi ligado a uma tomada de 110 V através de um transformador elevador ideal. A corrente drenada pelo motor é 15 A. A corrente drenada pelo motor no lado primário do transformador é igual a:
Um transformador tem as seguintes características: 48 kVA e 2400:240 V. Com os instrumentos aplicados no lado de alta tensão, e com o lado de baixa tensão em curto-circuito, obtêm-se as seguintes leituras no lado de alta tensão 60 V, 20 A e 600 W. Um ensaio de circuito aberto, com o lado de baixa tensão energizado, fornece as leituras nesse lado de 240 V, 5 A e 200 W. Considere as afirmativas abaixo com relação ao transformador operando a plena carga:
I - As perdas no núcleo equivalem a 300 W.
II - A corrente do lado de alta tensão a plena carga é 25 A.
III - As perdas totais equivalem a 800 W.
IV - A impedância equivalente do transformador referida ao lado de alta tensão é 3 Ω.
V - A resistência equivalente do transformador referida ao lado de alta tensão é 1,5 Ω.
Assinale o item que correspondem às afirmativas CORRETAS.
As chaves de partida estrela-triângulo e compensada por autotransformador, utilizadas nos motores de indução trifásico assíncronos, têm como objetivo:
Em um transformador, o enrolamento primário recebe tensão de uma determinada fonte, porém o enrolamento secundário não apresenta tensão, de maneira que a carga ligada a ele não recebe corrente elétrica. Desligando-se a carga e a fonte, um ohmímetro é ligado no enrolamento secundário para que seja verificada a situação desse transformador.
Um transformador ideal com 400 espiras no enrolamento primário e 100 espiras no enrolamento secundário alimenta uma carga de 12 A. A relação de transformação e a corrente no enrolamento primário são, correta e respectivamente,
Um transformador monofásico, de dois enrolamentos, que pode ser considerado ideal, tem 250 espiras no seu lado primário e 625 espiras no seu lado secundário. O enrolamento primário está conectado a uma fonte senoidal de 220 V e o secundário fornece 11 kVA para a carga. A corrente na carga é igual a:
Um transformador trifásico com relação 10:1, está ligado em Y-Δ, com tensão de fase ou do enrolamento no secundário de 220 V. Qual a tensão de linha no secundário deste transformador?