SóProvas



Questões de Impactos da Indústria de Petróleo


ID
556456
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Com relação ao procedimento de avaliação de reserva, faz- se necessário considerar, com correção, que o(a)

Alternativas

ID
583564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

O Novo Modelo do Setor Elétrico caracteriza-se pela volta do planejamento energético. Nesse sentido, após consulta pública realizada em março de 2006 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica – PDEE 2006/2015 estima que:

Alternativas

ID
791836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

O lançamento de risers no fundo do mar é uma operação importante para a exploração de petróleo no mar. Em seus lançamentos, os risers rígidos

Alternativas

ID
887389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Acerca de separação, tratamento e pré-processamento de petróleo e gás natural, julgue os próximos itens.

Em média, para cada barril de óleo produzido são produzidos, também, de três a quatro barris de água. Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), pode ser descartada no mar apenas água com teor de óleo menor que 20 miligrama/litro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), pode ser descartada no mar apenas água com teor de óleo menor que 20 miligrama/litro.

    Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), pode ser descartada no mar apenas água com teor de óleo menor que 29 miligrama/litro.

    Conama N° 393/2007

    Art. 5º O descarte de água produzida deverá obedecer à concentração média aritmética simples mensal de óleos e graxas de até 29 mg/L, com valor máximo diário de 42 mg/L. 

    O Conama definiu que a média mensal do teor de óleo e gás contido na água despejada diariamente no oceano não pode superar 29 mg por litro. O limite máximo diário é maior, de 42 mg, desde que a média mensal não ultrapasse o número definido pelo órgão.


ID
1360798
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Os gases e vapores irritantes produzem inflamação nos tecidos com os quais entram em contato direto, tais como a pele, a conjuntiva ocular e as vias respiratórias.

O ponto de ação dos gases e vapores irritantes é determinado, principalmente, pela sua

Alternativas
Comentários
  • Os gases e vapores podem ser assim classificados segundo sua ação sobre o ser humano. São divididos em 3 grupos:

        • Irritantes

        • Anestésicos

        • Asfixiantes

    Uma substância classificada em um dos grupos acima não implica que não possua também características dos outros grupos. Esta classificação baseia-se no efeito mais importante ou mais significativo para o homem.


    O ponto de ação dos gases e vapores irritantes é determinado, principalmente pela sua solubilidade.

    Um irritante gasoso altamente solúvel na água é absorvido totalmente no ar, durante o processo respiratório, pelo primeiro tecido úmido com que entra em contato, principalmente o nariz e a garganta, que são os que sofrem com a ação irritante . Os gases e vapores irritantes pouco solúveis são absorvidos em pequena parcela pelas vias respiratórias superiores, exercendo seu efeito maior de irritação sobre o próprio pulmão, já que é nesse local que a substância irá se solubilizar.

    Os gases e vapores de solubilidade moderada atuam de maneira mais ou menos uniforme sobre todas as vias respiratórias, apesar de seu efeito se fazer sentir mais profundamente nos brônquios.