SóProvas



Questões de Sensoriamento remoto


ID
191059
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O sensoriamento remoto é um importante instrumento para a detecção de queimadas. As imagens de satélites constituem uma maneira de se colocar em prática este instrumento. Há satélites de alta resolução, como o Landsat5 (TM de 30 m). No entanto, as imagens do Landsat5 não se prestam para a detecção de queimadas, porque

Alternativas
Comentários
  • O satélite LANDSAT 5 foi lançado em 01 de Março de 1984 e funciona em órbita equatorial a 705 km de altitude. O sensor TM (Thematic Mapper) a bordo do satélite LANDSAT 5 faz o imageamento da superfície terrestre produzindo imagens com 185 Km de largura no terreno, resolução espacial de 30 metros e 7 bandas espectrais. O tempo de revisita do satélite para imagear uma mesma porção do terreno é de 16 dias.

  • Não é recomendada sua utilização para detecção deste fenômeno pois sua resolução temporal, tempo de revista é de 16 dias e a sua passagem ocorre apenas pelo turno da manhã.

    Ver França e Ferreira 2005, http://marte.sid.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.20.11.30/doc/3017.pdf.   

  • Não entendi o gabarito! Qual a relação da escala temporal com a quantidade de imagens para cobrir o Brasil?


ID
753868
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Brasil, em parceria com a China, criou, em 1998, o programa CBERS (China-Brasil Earth Resources Satelites) para a contrução de uma família de satélites de sensoriamento remoto. Assinale a opção correta em relação aos satélites CBERS.

Alternativas

ID
771523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando os sistemas de imageamento, julgue o item abaixo.

Em comparação com um sistema imageador geossíncrono, o sensor a bordo de satélite polar produz imagens em faixas mais estreitas da Terra. Isso ocorre, entre outros motivos, porque orbita em menor altitude. Esse tipo de sistema possibilita recobrir toda a Terra em várias passagens, o que não é possível com um satélite geossíncrono.

Alternativas
Comentários
  • Certo. De fato, o sensor a bordo de satélite polar orbitam em altitudes mais baixas que o sistema imageador geossíncrono (que orbita em alta altitude). Ademais, o satélite em órbita polar permite recobrir toda a terra, ao contrário do geossíncrono.


ID
771526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o  item  subsecutivo , referente  a resolução radiométrica e sistemas de radar.

O imageamento por meio de radar, seja este aerotransportado ou orbital, constitui um sistema ativo de detecção.

Alternativas
Comentários
  • O radar é um sensor ativo que transmite um sinal de energia eletromagnética, iluminando a superfície ou alvo e registra as respostas retornadas da superfície. Como um sensor ativo, os radares independem do sol e de suas condições e podem operar de dia ou de noite (Henderson e Lewis, 1998).


ID
771529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o  item  subsecutivo , referente  a resolução radiométrica e sistemas de radar.

O fator que caracteriza um sensor com maior resolução radiométrica é a sua capacidade de gerar imagens com grande número de bandas espectrais, de forma que define um sensor multiespectral.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o conceito apresentado é o de Resolução Espectral e não Resolução Radiométrica, que está relacionada ao nível de quantização ou sensibilidade do sensor em detectar pequenas variações radiométricas.

  • Resolução Radiometrica se refere a quantidade de tons de cinza capaz de detectar em um pixel e é expressa em bits. Po exemplo: 12 bits= 2^(12)= 4096 tons de cinza.

  • Resolução espectral – definida pelo número de bandas espectrais e pela largura do intervalo do comprimento de onda das bandas espectrais de um sistema sensor. Os sensores multiespectrais são capazes de captar sinais de diferentes regiões do espectro eletromagnético simultaneamente, gerando com isso imagens de uma mesma região de várias regiões do espectro que são utilizadas em diferentes aplicações

    Resolução radiométrica – definida pelo número de tons de cinza usados para representar a radiação eletromagnética registrada pelo sensor. A maioria dos sistemas sensores em uso apresenta 256 tons de cinza, ou seja, 8 bits de resolução. 

  • Resolução espectral relaciona-se ao número de bandas do sensor.

    Resolução radiométrica relaciona-se aos níveis de cinza do sensor


ID
771532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito das aplicações do sensoriamento remoto, julgue o  próximo  item.

Como possuem sensores na faixa do infravermelho termal e não sofrem interferência da cobertura de nuvens na detecção dos focos de calor, os satélites NOAA, utilizados no Brasil para o monitoramento de queimadas, detectam a maioria dos incêndios.

Alternativas
Comentários
  • O sistema atual obtém imagens multiespectrais da superfície terrestre (captadas pelo sensor AVHRR-3) e também adquire dados numéricos coletados por meio de sondas (obtidas pelo sensor ATOVS). Os dados gerados pelos satélites NOAA são utilizados, sobretudo, em modelos climáticos e de previsão do tempo atmosférico. No entanto, servem de material para vários projetos que envolvem o sistema Terra x Oceano X Atmosfera e podem apoiar diversos tipos de monitoramentos, como por exemplo, detecção de focos de queimadas.

    VHRR – (Very High Resolution Radiometer) - Radiômetro de dois canais infravermelho (0,52-0,72 µm e 10,5-12,5 µm) com o propósito de imagear cobertura de nuvens.

    O erro esta em falar que não sofrem interferência da cobertura das nuvens. 


  • (Complementando)

    As radiações eletromagnéticas das ondas do visível e do infravermelho da luz solar, que são de comprimentos de 0,4 a 2,5 μm, possuem em média, tamanhos menores que o tamanho médio das moléculas de vapor de água que compõem uma nuvem, que é da ordem de 30 μm. Devido a essa enorme diferença entre o tamanho das ondas do visível e do infravermelho com o tamanho das moléculas de vapor de água das nuvens, a REM incidente nas nuvens é barrada por essas moléculas e refletida de volta ao espaço. Elas não conseguem atravessar a nuvem.  (Menezes, P.R., 2012 em Introdução ao Processamento de Imagens e Sensoriamento Remoto).

     

    Eu não sabia nada sobre o satélite NOAA, mas sabia que apenas o Radar, que possue sensores que operam na faixa de microondas (comprimento de onda 1mm – 100 cm), é que não sofre interferência da cobertura de ondas. O infravermelho termal possui comprimento de onda 5 µm – 1 mm.

     

    Obrigado pela informação, Camila.

    Bons estudos a todos!

     

  • Muito bom suas respostas!

  • Excelente explicação dos colegas.

    Complementando:

    Como é um sensor IMAGEADOR PASSIVO ele sofre interferências das nuvens.

    Se fosse sensor de ATIVO (radar), suas ondas seriam do tipo microondas e NÃO sofreriam interferência das nuvens, pois as atravessariam.


ID
771535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito das aplicações do sensoriamento remoto, julgue o  próximo  item.


O índice normalizado de diferenças na vegetação (NDVI) é obtido pelo processamento de bandas espectrais nas faixas do verde e do infravermelho.

Alternativas
Comentários
  • O NDVI é calculado com as bandas espectrais 3 e 4 do LANDSAT, que correpondem as radiações eletromagnéticas do vermelho e do infravermelho. 

  • O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é obtido pela razão entre a diferença da reflectância do infravermelho próximo (NIR) e a reflectância do vermelho (R), dividida, respectivamente, pela soma das mesmas, destaca Allen et al. (2002). Para o cálculo do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, Rouse (1973) propôs a expressão:

    NDVI = (NIR – R) / (NIR + R)

    O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é um indicador da proporção e da condição da vegetação verde. Geralmente para superfícies com presença de alguma vegetação o valor do NDVI é positivo, para superfícies sem vegetação o valor é nulo, já para a água e nuvens o valor geralmente é negativo. Quanto mais próximo do extremo positivo, maior a densidade da cobertura vegetal, ou seja, condiz com seu estágio denso e desenvolvido. Esse valor diminui gradativamente para cobertura vegetal menos densa, que apresenta valores positivos, porém não muito elevados.

     Elmore et al. (2000) afirma que outra desvantagem do índice NDVI está no fato deste ser altamente influenciado pelo brilho e efeito espectral do solo, fato que prejudica as avaliações sobre a vegetação.

  • ERRADO

    O NDVI é calculado utilizando as porções da energia eletromagnética refletida pela vegetação nas bandas do vermelho (comprimento de onda = 0,6 micrômetros) e do Infravermelho próximo (comprimento de onda = 0,8 micrômetros).

  • É a diferença da reflectância da banda 4 (infravermelho próximo) e da banda 3 (vermelho - "red").

    O NDVI indica proporção e condição da vegetação verde.

    vegetação verde= valor positivo

    sem vegetação= valor nulo

    água e nuvens= valor negativo

    Quanto mais ao extremo positivo maior a densidade da cobertura vegetal.


ID
881398
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O RADAMBRASIL corresponde a um dos projetos mais bem-sucedidos em termos de levantamento cartográfico/ temático baseado no uso de dados de sensoriamento remoto. Sobre RADAMBRASIL, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Um brlihante trabalho realizado com Radar, somente radar e fotoaerogrametria. 

  • O Projeto Radambrasil, que operou entre 1970 e 1985, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (em especial a Amazônia) por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas. Com base na interpretação dessas imagens, foi realizado um amplo estudo integrado do meio físico e biótico das regiões abrangidas pelo projeto, que inclui textos analíticos e mapas temáticos sobre geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação, uso potencial da terra e capacidade de uso dos recursos naturais renováveis, que até hoje é utilizado como referência nas propostas de zoneamento ecológico da Amazônia brasileira.

    A equipe que realizou este levantamento e todo o acervo técnico encontram-se, atualmente, incorporados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Radambrasil


ID
881416
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O armazenamento de modelos digitais de elevação em sistemas de informações geográficas ficou bastante facilitado com a disponibilização de dados mundialmente conhecidos como SRTM (Shuttle Radar Topography Mission). Sobre SRTM, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) possui resolução espacial para os EUA de 30 metros e para o resto do mundo de 90 metros (USGS, 2003). 

    b) Corresponde a um radar (SAR) a bordo do ônibus espacial Endeavour, que adquiriu dados sobre mais de 80% da superfície terrestre

    c) Os DEMs (Modelos Digital de Elevação) relativos à banda C estão sendo distribuídos pela NASA, já se encontrando disponíveis gratuitamente para as Américas do Sul e do Norte. 

    d) possui acurácia vertical nominal de 16 metros

    e) a estrutura de dados é matricial.

  • Obrigado pelo seu comentário.


  • Gab. C

    A SRTM consiste num sistema de radar especialmente modificado que voou a bordo do Endeavour (ônibus espacial) durante os 11 dias da missão STS-99, em Fevereiro de 2000. Para adquirir os dados de altimetria estereoscópica, a SRTM contou com dois reflectores de antenas de radar.


ID
881434
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em uma atividade de mapeamento temático baseado em imagens do satélite LANDSAT com resolução espacial de 30 metros, determinou-se que área mínima de mapeamento seria de 4 pixels, ou seja, uma área de:

Alternativas
Comentários
  • A resolução geométrica das imagens nas bandas 1, 2, 3, 4, 5 e 7 é de 30 m (isto é, cada "pixel" da imagem representa uma área no terreno de 0,09 ha). Para a banda 6, a resolução é de 120 m (cada "pixel"representa 1,4 ha).
  • Considerando a resolução espacial de 30m, basta a obtenção desse valor em m², sendo portanto 900m². Após a obtenção deste valor, multiplique pela quantidade de pixels e realize a conversão da unidade de m² para hc, ou seja, realize a divisão de 3.600/10.000.

  • Obrigado pelos comentários

  • Considerando a resolução espacial de 30m:

    30 x 30 = 900 m² ( "um pixel" )

    900 x 4 = 3.600 m² (levando em consideração os quatro pixels)

    1 hectare -------- 10. 000 m²

    x ------- 3.600 m²

    ou seja, 3.600/ 10.000 = 0,36 hectares (área mínima para o mapeamento em questão)


ID
881437
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sensores hiperespectrais são sensores que operam com centenas de bandas espectrais estreitas. Exemplo de sensor hiperespectral aerotransportado é o:

Alternativas
Comentários
  • c) AVIRIS - possui 224 bandas com uma largura média em torno de 0,010mm e compreendidas entre 0,4mm e 2,5mm. Este sensor permite a obtenção de uma assinatura espectral contínua e detalhada para cada “pixel” de uma cena, com uma resolução espacial em torno de 20m.

ID
881440
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os satélites de radar podem apresentar valores digitais que podem chegar a 65.536. A unidade de medida desses valores digitais é dada em:

Alternativas
Comentários
  • Item E correto.

    Não existe nenhuma unidade de classificação


ID
881443
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os termos HH e L, em sensoriamento remoto por radar, referem-se, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Polarização: HH - o sinal foi na horizontal e voltou na horizontal e

    L: é o comprimento de onda (microondas)

  • As antenas de um sistema de radar podem ser configuradas para transmitir e receber a radiação eletromagnética polarizada horizontal ou verticalmente. A polarização é definida como paralela quando as energias transmitida e recebida são polarizadas na mesma direção.


ID
881452
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O horário local de passagem dos sensores imageadores passivos como o LANDSAT raramente são fixados em torno de 12h00 (horário local). Assinale a opção mais apropriada que explica este fato.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Vale lembrar que sombra e profundidade são elementos da interpretação de imagens. Assim, uma imagem tomada em pleno meio dia não conterá sombras dada a incidência perpendicular da radiação eletromagnética, dificultando assim a interpretação da imagem. Por outro lado, imagens tomadas em baixa ou alta inclinação solar produzirão muita sombra, podendo dificultar a interpretação da imagem por obscurecer porções importantes da imagem. A hora ideal para imageamento ocorre quando o sol está entre 30º e 52º acima do horizonte, ou seja, duas horas antes e depois do meio dia.


ID
881458
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Estradas, mesmo com larguras bastante inferiores (exemplo: 2 metros) em relação à resolução espacial dos sensores imageadores (exemplo: 30 metros), geralmente aparecem nessas imagens. A explicação mais plausível para esse fato é:

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada.

    Se houver um telhado de uma casa no meio de uma floresta, tem-se um contraste tonal entre o telhado e alvos adjacentes bastante brusco. No entanto, não há como saber se é um telhado. Já para a estrada, além de ter um contraste tonal bastante brusco, ainda pode ser visualizada a forma linear. Portanto, é um somatório das alternativas a) e b) que pode explicar o fenômeno.

  • Item B correto.

    O contraste tonal na imagem torna possível identificar que se trata de uma estrada.

    Ao colega que há 4 anos atrás disse que item A e B se complementam, está enganado. O fato de ser linear não contribui. Se fosse verdade, sensores com baixa precisão (30 metros) deveriam trazer imagens com nitidez de trilhas dentro de uma área verde, por exemplo, e não é o que acontece.

    Só é possível distinguir as estradas por seu contraste com o solo.


ID
881470
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O satélite brasileiro CBERS-2B foi construído em conjunto com:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    A busca por meios mais eficazes e econômicos de observar a Terra motivou o homem a desenvolver os satélites de sensoriamento remoto. Mas os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações. Na tentativa de reverter esse contexto, os governos do Brasil e da China assinaram em 06 de Julho de 1988 um acordo de parceria envolvendo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) para o desenvolvimento de um programa de construção de dois satélites avançados de sensoriamento remoto, denominado Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Com a união de recursos financeiros e tecnológicos entre o Brasil e a China, num investimento superior a US$ 300 milhões, foi criado um sistema de responsabilidades divididas (30% brasileiro e 70% chinês), tendo como intuito a implantação de um sistema completo de sensoriamento remoto de nível internacional. A união entre os dois países é um esforço bilateral para derrubar as barreiras que impedem o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sensíveis impostas pelos países desenvolvidos. A parceria conjunta rompeu os padrões que restringiam os acordos internacionais à transferência de tecnologia e o intercâmbio entre pesquisadores de nacionalidades diferentes. 

    Fonte: impe.br


ID
881473
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere que uma área cultivada com feijão em pleno crescimento vegetativo foi mapeada pelo satélite LANDSAT TM. Em uma composição colorida das bandas 3, 4 e 5 do TM, associadas aos canais azul, verde e vermelho, respectivamente, essa área de feijão aparecerá com uma coloração predominantemente:

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o comprimento de onda da REM, maior será o índice de reflectância. A banda 3(azul) tem menor comprimento de onda em relação às demais bandas, logo a maior parte da REM incidida na vegetação será absorvida pelas folhas, principalmente pela clorofila. A banda 5(vermelha), apesar de ter o maior comprimento de onda dentre os citados, incidirá, em sua maior parte, sobre a água contida nas estruturas mais internas às folhas, sendo, com isso, quase não detectada pelo sensor. Já a banda 4(verde) tem um comprimento de onda intermediário dentre os citados e, como não é pequeno o suficiente para ser absorvido pela clorofila e grande o bastante para incidir sobre a umidade presente nas folhas, portanto, será a banda que possuirá um maior índice de reflectância dentre os citados.


ID
881476
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O satélite RapidEye diferencia-se dos demais sensores imageadores por operar:

Alternativas
Comentários
  • A RapidEye possui uma constelação de 5 satélites capazes de adquirir imagens coloridas com resolução espacial de 5 m. Devido ao número de satélites o período de revisita é curto.

    Características:

    Lançado em: 29/08/2008

    Órbita: 630 km

    Tipo: Heliossíncrona, 11:00 am

    Bandas: vermelho, azul, verde, infravermelho próximo e vermelho limítrofe

    Resolução espacial: 5 m

    Resolução radiométrica: 12 bits por pixel

    Comprimento da faixa: 77 km no nadir

    Resolução temporal: Diária - 30º off nadir


    Fonte: http://www.globalgeo.com.br/satelite/rapideye/

  • Apenas complementando o comentário do colega, atento que o rapid eye tem 12 bits de resolução radiométrica (alternativa b) e a banda azul (alternativa c), mas não é isso que o diferencia dos demais satélites como questionado pela banca.


ID
881479
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma determinada área de estudo possui uma extensão de 5 milhões de quilômetros quadrados e uma área desmatada da ordem de 6 mil quilômetros quadrados. O sensor imageador menos indicado para mapear essa área desmatada é o:

Alternativas
Comentários
  • O GeoEye-1 é um dos mais atuais satélites de observação da terra capaz de adquirir imagens de alta resolução. Ele é capaz de imagear com detalhamento de 0.41 metros no modo pancromático (Preto e Branco) e com  1.65 metros de detalhamento no modo multispectral *. Tão importante quanto a sua resolução é a sua precisão de localização , pois o satélite  GeoEye-1 é capaz de localizar qualquer objeto na face da terra com precisão de localização de até  3 metros.  Tal nível de precisão de georeferenciamento nunca havia sido alcançado anteriormente por qualquer sistema de imageamento orbital. O satélite GEOEYE 1 tem capacidade de imagear até 700,000 Km2 de imagens Pancromáticas, e  350,000 Km2  de imagens Pancromática + Multispectal (PSM) por dia.

    Em resumo, o GeoEye-1 é um satélite de alta resolução capaz de localizar qualquer objeto na face da terra com precisão de localização de até 3 metros. No caso em questão, não se requer um nível tão detalhado de informações e por isso este satélite é o menos indicado para mapear a área desmatada em questão.


ID
881482
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A resolução espacial da banda termal do LANDSAT TM é mais grosseira que a das outras bandas. Esse fato está relacionado principalmente com:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Para responder essa questão era preciso lembrar que a maior quantidade de energia que chega em nossa atmosfera refere-se a energia na porção do visível. Pouca energia é emitida ou refletida na região do termal, isso faz com que os sensores tenham que ser maiores para captar a mesma quantidade de energia que um sensor na região do visível. Basicamente é uma questão de área do sensor x quantidade de energia disponível para ser captada, se você tem muita energia o sensor pode ser menor, se você tem poca energia o sensor terá que ser maior.

    Olhar figura 2b do artigo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000200010 


ID
881485
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os satélites da serie LANDSAT são bastante conhecidos por causa da série histórica de mais de 30 anos de aquisição de imagens. O LANDSAT TM operava, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    O programa LANDSAT teve início na década de 60 com o objetivo de MONITORAR E OBTER INFORMAÇÕES DOS RECURSOS NATURAIS. Até 1974 a missão era chamada de ERTS e a partir de 1975  passou a chamar LANDSAT. O programa teve ao todo 07 satélites e agora em 2013 foi lançado o 8° satélite da série e este "novo colega" já andou caindo em concursos.  O sensor TM foi uma revolução para ao programa. Ele já apresentava 07 bandas espectrais (verde, vermelho, azul, infravermelho próximo, infravermelho médio, e infravermelho termal) além da resolução espacial era de 30 metros e termal de 120 metros. 

ID
881491
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Das opções abaixo, indique o sensor imageador mais adequado para se elaborar um mapa de cobertura de terras de uma microbacia na escala de 1:10.000.

Alternativas
Comentários
  • O IKONOS é o primeiro satélite gerador de imagens de alta resolução (1 m). Lançado em 1999, está ativo até hoje e possui amplo catalogo histórico. Para os clientes que precisam recorrer a dados históricos para um estudo retrospectivo no quadro de um processo judicial ou para o CAR, ou até mesmo uma perícia em área urbana, o IKONOS é uma boa escolha.

    Disponível de Setembro de 1999.

    Disponível até: Atualmente em operação.

    Fonte: http://www.engesat.com.br/imagem-de-satelite/ikonos/

  • Sensor___________________________ Resolução (m)________ Pancromática(m)

    Landsat TM___________________________ 30____________________ 15

    CBERS 2B CCD_______________________ 20_____________________ -

    MODIS Terra (Uso da terra - MOD12)_____ 1000___________________-

    IKONOS_______________________________ 10____________________ 0,8

    SPOT VEGETATION___________________ 1150____________________-

  • Por que a escolha de um satélite com uma resolução tão boa?

    Há necessidade de se obter detalhes?


ID
1608805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando que um determinado sistema sensor opera com resolução radiométrica de 10 bits e resolução espacial de 30 metros, julgue o item a seguir.


Um pixel desse sensor pode assumir valor digital superior a 500.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução espacial mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Na questão em tela, a resolução de 30 metros implica que objetos distanciados entre si a menos que 30 metros, em geral não serão discriminados pelo sistema. Assim, podemos dizer que 1 pixel dessa imagem corresponde a 30 metros.

    Resolução radiométrica está associada à sensibilidade do sistema sensor em distinguir dois níveis de intensidade do sinal de retorno, em outras palavras, ela define o número de níveis que o sensor dividiu o sinal. Por exemplo, 1 bits (2 níveis); 4 bits (16 níveis); 8 bits (256 níveis); 10 bits (1.024 níveis).

    Para fixar:

    Em 1 bit pode-se armazenar 2 valores = 0 e 1 ou 2²;

    Em 2 bits 4 valores = 00, 01, 11, 10 ou 2^4

    Em 10 bits = 2^10 ou 1.204 valores digitais diferentes.

    Assim, podemos afirmar que 1 pixel desse sensor pode assumir valor digital superior a 500, ou seja,  o valor digital de 1.024.

  • Só um detalhe:

    1 bit = 2^1 = 2 valores = 0 e 1

    2 bits= 2^2 = 4 valores = 0, 1, 2 e 3. Ou seja, de 0 a 3

    10 bits = 2^10 = 1024 valores = 0 a 1023.

  • Excelente explicação!


ID
1608808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando que um determinado sistema sensor opera com resolução radiométrica de 10 bits e resolução espacial de 30 metros, julgue o item a seguir.


Serão necessários mais de 10 pixels para se obter uma imagem de um terreno cuja área seja igual a 1 hectare.

Alternativas
Comentários
  • Se a resolução espacial do pixel é de 30 m, logo 30x30 = 900 m². Sabendo que 1 ha equivale a  10000 m².

    1 pixel ----- 900 m²     X-------- 10000 m²                 X = 11,11 pixels

ID
2139256
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O sensoriamento remoto utiliza sensores em satélites para realizar avaliações ambientais de grande aplicação, atualmente. A partir disso, considere as afirmativas.
I. Quando se compara um satélite X, que possui 1 m de resolução espacial com um satélite Y, com resolução espacial de 30 m, Y tem maior resolução espacial que X.
II. Sensores passivos utilizam a energia eletromagnética do sol refletida ou emitida a partir da superfície terrestre.
III. Cada alvo exposto à radiação solar absorve ou reflete de modo diferente cada uma das faixas do espectro da luz incidente, o que caracteriza a assinatura espectral.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item II:

     

    Os sensores podem ser passivos ou ativos. A diferença existente entre os dois é:

    Sistema passivo: utilizam fonte de energia externa. Luz solar

    Sistem ativo: fornece a energia para imagear. Radar (microondas)

     

    Item III:
     

    A radiação solar incidente na superfície terrestre interage de modo diferente com cada tipo de alvo. Esta diferença é determinada principalmente pelas diferentes composições físico-químicas dos objettos ou feições terrestres.

    Estes fatores fazem com que cada alvo terrestre tenha sua própria assinatura espectral.

    Em outras palavras, cada alvo absorve ou reflete de modo diferente cada uma das faixas do espectro da luz incidente.

    Outros fatores que também influenciam no processo de interação dos alvos são: textura, densidade e posição relativa das feições em relação ao ângulo de incidência solar e à geometria de imageamento.

  • Só complementando o excelente comentário do colega:

    O item I está errado pois o satélite X (que possui 1 m de resolução espacial) tem maior resolução espacial que o Y (com resolução espacial de 30 m) pois possui maior riqueza de detalhes.

    Gabarito: Letra B


ID
2741497
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

“A utilização dos veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) para o monitoramento e o acompanhamento de operações, atualmente é uma das estratégias utilizadas pelo setor florestal e agrícola no Brasil. As imagens coletadas pelos Drones são de alta resolução, sendo consideradas superiores às imagens feitas pelos satélites, e auxiliam com precisão a identificação dos possíveis problemas encontrados na área, como doenças, falhas, áreas atacadas por pragas, plantas daninhas, deficiência hídrica, comportamento dos sítios, entre outros”.
Num voo a ser realizado por Drone e considerando que o mesmo voa numa linha paralela ao menor lado da imagem, assinale a alternativa que contém, para um recobrimento de 70% entre as imagens, a distância em metros entre os disparos da câmera para obtenção das imagens digitais.

Dados:

- Formato do CCD da imagem = 4000 pixel x 3000 pixel.
- Tamanho do CCD da imagem = 6,17 mm x 4,75 mm
- Distância focal da câmara = 4 mm.
- Altura do voo = 120 m
- GSD = 5 cm
- Velocidade aeronave = 7 m/seg.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • se alguém conseguir a resolução da questão por favor

  • O menor tamanho da imagem é de 3000 pixel, que é o lado paralelo ao sentido do voo.Como é dado que cada pixel tem 5 cm, 3000 pixel equivale a 15000 cm ou 150 m em tamanho real. Se é necessário um recobrimento de 70% (70% de um tamanho total de 150 m equivale a 105 m). Se tivesse zero % de recobrimento o intervalo de captura de imagem seria 150 m, mas como há necessidade de recobrir 105 m é necessário o intervalo de captura a cada 45 m, visto que 150 - 105 = 45 m


ID
2776522
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sensoriamento remoto refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Letra b

    Radiância é o processo de transferência de energia sob a forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas, que atravessam o vácuo. Ao atingir o objeto, a radiação eletromagnética é, inicialmente, absorvida, o que causa reações nos seus elétrons, os quais ficam em condição de excitação e retornam ao estado original. Durante esse processo, é gerado um quantum, ou fóton, de energia, que é registrado pelo sistema sensor, o que permite a geração da imagem.


ID
2802364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a sistemas sensores e sistemas de informações geográficas.

Os dados do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), a bordo das plataformas Terra e Aqua, são caracterizados por possuírem resolução espacial de até 30 m.

Alternativas
Comentários
  • O sensor MODIS possui 36 bandas espectrais, distribuídas no intervalo de 405 nm a 14400 nm, desenvolvidas para a observação da atmosfera, oceano e terra. As sete primeiras bandas, direcionadas para as aplicações terrestres, possuem resolução espacial de 250 m (para os canais do vermelho e infravermelho próximo) e 500 m (para as bandas do azul, verde e infravermelho médio)

  • Trata-se de um espectroradiômetro imageador de resolução espacial variada, entre 250m e 1000m, composto por um scanner óptico de varredura transversal e um conjunto de elementos detectores individuais capaz de fornecer imagens da superfície terrestre em 36 bandas espectrais distribuídas entre o visível e o infravermelho termal (0.4-14.3mm). As primeiras sete bandas são voltadas à aplicações ambientais e uso e ocupação da terra, e cobrem intervalos espectrais semelhantes aos dos sensores TM/ETM+ (Figura 1). O recobrimento proporcionado pelo MODIS é global e contínuo a cada dois dias (contra uma resolução temporal de 16 dias no caso do TM/ETM+).

  • Gabarito: ERRADO

    O sensor MODIS não possui resolução espacial inferior a 250 m. A faixa de resolução espacial varia entre 250 m e 1000 m: 250 m (bandas 1–2) 500 m (bandas 3–7) 1000 m (bandas 8–36).

  • O sensor MODIS está a bordo dos satélites Terra e Agua, porém a sua resolução espacial não é de 30 m. Resolução espacial: ▪ 250 m (bandas 1-2) ▪ 500 m (bandas 3-7) ▪ 1000 m (bandas 8-36)

    Fonte: Material estratégia


ID
2802367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a sistemas sensores e sistemas de informações geográficas.

Valores digitais de sistemas sensores que operam com resolução radiométrica de 8 bites podem variar de 0 a 255.

Alternativas
Comentários
  • 1 byte = 8 bits

    bites acho que não hein...

    mas 8 bits = 2^8 = 256 valores = 0 a 255

    https://web.stanford.edu/class/cs101/bits-bytes.html

  • Resolução radiométrica e quantificação

    As imagens de satélite são geradas por sensores eletrônicos que recebem uma quantidade de luz e codificam isto em informação digital em forma de números, para quantificar o volume de luz recebido durante um dado período durante o qual eles são expostos. E esta tradução do sinal analógico para um sinal digital pode ser feito com mais ou menos resolução, ou seja detalhamento, em termos de radiometria. Isto se chama a quantificação digital da imagem.

    Geralmente, as imagens são codificadas em 8 bits, ou seja em código binário, usando valores de 0 e 1, isto equivale a ter 2 elevado a potência 8 = 256 possibilidades de resultados, de 0, para ausência de sinal, e 255 para sinal saturado ou máximo.

  • Gabarito: CERTO

    Complementando a resposta dos colegas:

    Valores digitais = 2^n (em que n é o número de bits).

    Assim: Vd = 2^8 = 256. Logo, os valores digitais podem variar entre 0 e 255.


ID
2834617
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em Sensoriamento Remoto, a capacidade que o sensor tem de discriminar objetos como árvores, pomares e casas em função de seus tamanhos é chamada de: Assinale a única alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resolução Espacial é a capacidade que o sensor tem de identificar objetos.

  • O nível de detalhamento que podemos observar objetos na superfície terrestre é o que chamamos de resolução espacial. Ela pode ser resumidamente definida como “nível de detalhamento” ou, a capacidade do sensor em enxergar os objetos em relação ao seu tamanho. Isto vale tanto para imagens de satélites como para imagens em geral.


ID
2834620
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Existem elementos chaves para interpretação de imagens obtidas por sensores remotos. Das alternativas abaixo, qual delas se refere ao elemento FORMAS REGULARES. Assinale a única alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Forma

    -Formas irregulares = objetos naturais (matas, lagos,

    feições de relevo, pântanos, etc.).

    -Formas regulares = objetos construídos pelo homem

    (indústrias, aeroportos, área de reflorestamento,

    áreas agrícolas, etc.).

  • Parafraseando o professor Gustavo Baptista: " o ser humano sempre se manifesta de forma geométrica no meio ambiente".


ID
2915293
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em sensoriamento, o conceito de resolução é adotado para identificar as características dos sistemas imageadores. Com base nessa afirmação, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Resolução Espectral.

2. Resolução Espacial ou Geométrica.

3. Resolução Temporal.

4. Resolução Radiométrica.


( ) Cada banda é gerada a partir de determinado intervalo, frequência de onda, cuja redução de amplitude ou centralização do intervalo resultará em melhor resolução espectral das imagens.

( ) Trata diretamente do tamanho do pixel em unidade de metro. Toda área imageada no limite interno de um pixel terá uma única cor. Quanto menor a área quadrada do pixel, maior é a resolução espacial da imagem, consequentemente, melhor será a definição dos alvos.

( ) Trata do período, em dias, que o sensor leva para passar sobre uma mesma área e, ainda, da largura da faixa de imageamento.

( ) Indica a região de origem da imagem, ou seja, o tipo de onda registrada. Essa resolução é adotada para a identificação de distintos alvos, pautando-se no princípio de que certos alvos podem ser mais bem definidos que outros em bandas de imagens.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 4 – 2 – 3 – 1.


ID
2917918
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São exemplos de aplicação direta de ferramentas de sensoriamento remoto e de sistemas de informações geográficas nas Ciências Florestais, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Projeções de crescimento e de produção florestal = Inventário Florestal

  • Letra B

    A aplicação direta de sensoriamento remoto e SIG refere-se situações atuais ou passadas. As projeções dependem do uso anterior de ferramentas/métodos de previsão.


ID
2989822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a sensores imageadores e seus modos de imageamento.


RadarSat-2 e ALOS-2 são satélites de radar que operam na faixa espectral de 5 cm.

Alternativas
Comentários
  • RadarSat-2 opera na faixa espectral de 5 cm, e o ALOS-2 opera na faixa espectral de 23 cm.


ID
3628153
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação ao sensoriamento remoto por micro-ondas, complete as lacunas do texto a seguir com a opção que apresenta, respectivamente, a melhor sequência:


O ____________ é formado entre o pulso de energia de radar e a linha perpendicular à superfície da Terra, no ponto onde o pulso faz contato. Em terrenos planos é o complemento do ____________.

Alternativas

ID
3645040
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O tempo que uma gota d’água leva para escoar superficialmente do ponto mais distante da bacia até a seção principal, sendo um indicador da memória de resposta da bacia, denomina-se tempo de:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de concentração (tc): é o tempo necessário para a água precipitada ir

    do ponto mais distante da bacia até a seção avaliada. Esse é o tempo

    definido também como o tempo entre o fim da precipitação e ponto de

    inflexão do hidrograma;


ID
5089321
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em sensoriamento remoto, a resolução espacial refere-se à medição do menor objeto que pode ser registrado pelo sensor, ou a área que representa cada pixel no terreno. Nesse sentido, relacione as aplicações descritas na coluna direita de acordo com as respectivas resoluções especificadas na coluna da esquerda.


1. Resolução espacial de 1 a 5 m.

2. Resolução espacial de 10 a 15 m.

3. Resolução espacial de 20 a 30 m.

4. Resolução espacial de 80 a 100 m.


( ) Cartografia de estruturas geológicas regionais. Cartografia de grandes bacias hidrográficas e extensas áreas florestais e agrícolas.

( ) Permite diferenciar edificações. Geração de cartografia em escala humana, ou seja, é possível individualizar árvores, carros, ônibus, monumentos e arruamento intraurbano. Identificação de áreas agrícolas menores.

( ) Identificação dos quarteirões de uma cidade, edifícios e ruas principais. Detalhamento de áreas florestais. Identificação de minerações e áreas agrícolas.

( ) Identificação de regiões urbanas, aeroportos, rodovias principais e ferrovias. Identificação de grandes áreas florestais e agrícolas, bacias hidrográficas e caracterização da cobertura do solo. Identificação de lineamentos geológicos.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Resolução Espacial : Quanto menor o tamanho do pixel analisado, maior será o detalhe