SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Engenharia Florestal


ID
2917822
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Plantas se comunicam por baixo da terra


Pesquisadores da Universidade de Ciências Agronômicas da Suécia descobriram que pés de milho, por meio da secreção de substâncias químicas pelas raízes, mantêm um sistema de comunicação por baixo da terra. Captando esses recados químicos deixados no solo, as plantas detectam se suas vizinhas de plantação estão invadindo seu espaço e começam a crescer mais rápido para disputar um lugar ao Sol.

[...]

Já se sabe há algum tempo que um fenômeno de controle de espaço parecido provavelmente ocorre com copas de árvores maiores, como os pinheiros. A diferença é que elas, em vez de competir, tentam colaborar: quando as folhas de uma começam a roçar nas da outra, as duas árvores “entendem” que é melhor parar de crescer por aí e respeitam o espaço uma da outra [...].

(Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/plantas-se-comunicam-por-baixo-da-terra/>. Acesso em: 10 jun. 2018)

Descobertas recentes de pesquisadores comprovam a existência de comunicação entre plantas. Segundo tais pesquisas, essa comunicação cumpre o papel de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    controlar o espaço seja para acelerar o crescimento seja para impedir que outras plantas invadam seu espaço. ---

    "Captando esses recados químicos deixados no solo, as plantas detectam se suas vizinhas de plantação estão invadindo seu espaço e começam a crescer mais rápido para disputar um lugar ao Sol. [...] Já se sabe há algum tempo que um fenômeno de controle de espaço."

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA A

    controlar o espaço seja para acelerar o crescimento seja para impedir que outras plantas invadam seu espaço. ---

    "Captando esses recados químicos deixados no solo, as plantas detectam se suas vizinhas de plantação estão invadindo seu espaço e começam a crescer mais rápido para disputar um lugar ao Sol. [...] Já se sabe há algum tempo que um fenômeno de controle de espaço."


ID
2917825
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Dentre os motivos, está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem ou, ao menos, diminuem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar.

(ABIC. "Os benefícios do café para a sua saúde", adaptado. Revista Saúde.Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-cafe-para-a-sua-saude/>. Acesso em: 28 maio 2018.) 

 
 
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Alternativa A: ERRADA

    No enunciado “[...] antioxidantes que impedem ou, ao menos, diminuem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular”, a expressão negritada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “mais que isso”.

     A expressão ''ao menos" refere um mínimo de razoabilidade. é expressão sinônima de "no mínimo"

    Alternativa B: ERRADA

    No enunciado “[...] com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis”, a expressão negritada introduz uma refutação à proposição anterior

    ''Mas também" é uma conjunçao aditiva e não apresenta refutação nenhuma.

    Alternativa C: Gabarito

    No enunciado “Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar”, tem-se um argumento de autoridade.

    Argumento de Autoridade: a conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado.

    Alternativa D: ERRADA

    No enunciado “[...] não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios”, há uma relação de concessão entre a proposição que antecede e a que procede à expressão “muito pelo contrário”.

    As oraçoes concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

  • Gabarito: C.


ID
2917828
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dermatite seborreica

A popular caspa. Ela atinge especialmente a cabeça, mas pode chegar também a outras regiões peludas, como axilas, peitoral e costas. Aqui, a questão não é o ressecamento, mas o oposto dele. É que, para compensar a secura e a temperatura quente do chuveiro, as glândulas sebáceas da pele produzem mais oleosidade.

“E isso é sentido onde temos mais fios, pois é ali que tais glândulas estão presentes em maior quantidade”, ensina Caio Lamunier, dermatologista da SBD e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Para piorar, um fungo oportunista se alimenta desse sebo e se multiplica, agravando a inflamação local e provocando coceira – além das famosas cascas brancas.

Para evitar, o ideal é lavar e secar o cabelo constantemente em temperatura morna. Se for o caso, com xampus especiais. Fuja das toucas, gorros e bonés, que favorecem a oleosidade.

(PINHEIRO, Chloé. "As doenças de pele que mais aparecem no inverno", adaptado. Revista Saúde. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/as-doencas-de-pele-que-mais-aparecem-no-inverno/>. Acesso: 28 maio 2018)

No trecho "[...] pode chegar também a outras regiões peludas, como axilas, peitoral e costas", o termo como tem a função de introduzir uma

Alternativas
Comentários
  • Síntese?

    Fui direto na COMPARAÇÃO.

  • como axilas, peitoral e costas

    nesse caso, está como um termo EXPLICATIVO.

  • Alan, o como é um termo comparativo, porém a questão não pede isso, pede apenas o que ele está introduzindo.

    Ou seja, Como serve para comparação, porém ele exemplifica.

    ''Ele é rapido como um gato".

    O como está servindo para comparar ELE, com um gato. Porém, o que ele está introduzindo? Um exemplo de velocidade, um gato.

  • GABARITO: LETRA D

    "[...] pode chegar também a outras regiões peludas, como axilas, peitoral e costas"

    Não há nada sendo comparado, logo devemos nos atentar à frase: regiões peludas, como: axilas, peitoral e costas (todos esses termos estão sendo usados para EXEMPLIFICAR.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GAB D

    Troque o "como" por "por exemplo" se fizer sentido será exemplificativa.


ID
2917834
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A dúvida não existe, dizia ele. Ou você acredita nela, e aí ela é uma certeza, ou você não acredita e ela não é nada. Ela é no máximo um momento passageiro, na maioria das vezes, fugaz.

A esposa se convenceu com a argumentação. Ele falava orgulhoso que havia inventado um método mais sofisticado, mais filosófico do que até o famoso "negue até o fim". Costumava brincar com a mesa toda vez que contava sua teoria.

(ARRAES, Luiz Cláudio. "Dúvida não existe". In. O silêncio é de prata e a palavra é de ouro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007)

O miniconto acima é um texto narrativo em que se mesclam as vozes (os discursos) do narrador e da personagem, muitas vezes, sem qualquer marcação linguística que as diferencie. A apropriação da voz de personagens pelo narrador ocorre de três diferentes formas, denominadas de "discurso direto", de "discurso indireto" e de "discurso indireto livre".


Das alternativas abaixo, em qual delas se mesclam as vozes da personagem e do narrador?

Alternativas

ID
2917837
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem ama o tédio, divertido lhe parece. Apesar de a diversão ser um conceito tão relativo quanto à beleza, a paródia do ditado é tão verdadeira quanto a de que a necessidade é a mãe da invenção.

Para muita gente, o prazer está no escritório das 8 às 18h. Para outros, entretanto, está nos intervalos entre as obrigações, no caminho de pagar as contas, de modo que a diversão está justamente nesses momentos que podemos antecipar na agenda, a caminho deles e enquanto podem ser mais que uma massa de músculos e ossos sentada na mesa de um bar, correndo em um parque ensolarado ou imóvel diante da escuridão de uma tela de cinema. O mundo é uma fonte inesgotável de diversão – e ela, por si só, também move o mundo. [...]

(Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/literal/por-que-a-diversao-e-tao-util-para-a-humanidade/>. Acesso em: 10 jun. 2018). Adaptado.

Na leitura de um texto, a inferência autorizada é permitida e até necessária para uma boa compreensão.


Baseando-se no excerto acima, é possível inferir que as formas de diversão são

Alternativas
Comentários
  • variáveis.

  • GABARITO: LETRA C

    Formas de diversão são VARIÁVEIS --- Para muita gente, o prazer está no escritório das 8 às 18h. Para outros, entretanto, está nos intervalos entre as obrigações, no caminho de pagar as contas, de modo que a diversão está justamente nesses momentos que podemos antecipar na agenda, a caminho deles e enquanto podem ser mais que uma massa de músculos e ossos sentada na mesa de um bar, correndo em um parque ensolarado ou imóvel diante da escuridão de uma tela de cinema. O mundo é uma fonte inesgotável de diversão – e ela, por si só, também move o mundo. [...]

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA C variáveis;

    TRECHO:

    Quem ama o tédio, divertido lhe parece. Apesar de a diversão ser um conceito tão relativo quanto à beleza, a paródia do ditado é tão verdadeira quanto a de que a necessidade é a mãe da invenção.

  • GABARITO: LETRA C.

    As formas de diversão são variáveis.


ID
2917840
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A "Engenharia" e a "Medicina" – como a UFU ficou conhecida

no imaginário regional

Se você mora em Uberlândia, ou já morou, mesmo que por um curto período de tempo, com certeza, já ouviu algumas frases parecidas com as seguintes: “Meu filho tratou o dente lá na Medicina” ou “Consultei na Medicina”. Já esteve em um ônibus e alguém disse que irá descer na Engenharia. Há ainda aqueles que dizem que o filho estuda Agronomia na Medicina ou Letras na Engenharia. Já parou para pensar o porquê dessas referências? Ou como surgiram? Qual a importância delas na formação e no reconhecimento dessa sociedade?

Esses cursos, Engenharia e Medicina, existem antes mesmo da federalização da UFU. O curso de Engenharia surgiu em 1965 (início das aulas) e o de Medicina em 1967. Desde então, habitam o imaginário coletivo e social de toda a população da região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, principalmente daqueles que presenciaram a chegada desses cursos ao município de Uberlândia.

O que antigamente era chamado de Engenharia é o campus Santa Mônica. Foi doado à universidade em 1964 e tem 280.119 m². Nele são ofertados mais de 40 cursos de graduação e transitam, diariamente, 15 mil alunos de graduação e pós nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra além, é claro, das Engenharias.

A área conhecida pelos uberlandenses como Medicina - doada à universidade em 1966 - é o campus Umuarama. Com mais de 170.000 m², onde funciona a Escola Técnica de Saúde (Estes), o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), o Hospital do Câncer, o Hospital Veterinário e o Hospital Odontológico. A maioria dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos no Campus Umuarama é nas áreas de ciências da saúde, ciências biológicas e ciências agrárias. [...]

(COELHO, Jussara. Jornal UFU Disponível em: <http://www.comunica.ufu.br/ midia/jornal-ufu/2018/03/janeiromarco-2018-numero-180>. Acesso em: 31 maio 2018.)


O texto acima trata da construção e da consolidação da Universidade Federal de Uberlândia e, especialmente, do modo como ela veio, ao longo do tempo, sendo percebida pelos habitantes da região onde se situa, bem como do imaginário social que se construiu em torno dela.

Com base no texto, assinale, a seguir, a alternativa cujo excerto NÃO apresenta informações relacionadas ao imaginário social, construído em torno da Universidade Federal de Uberlândia ou relacionadas a explicações que esclarecem o porquê da construção desse imaginário.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi?

  • O texto traz certos ''paradigmas'', se assim podemos chamar, de como são tratados os CAMPUS das universidades.

    É tipo a história do Nescau ou Cotonete, o nome do PRODUTO não é esse, porém a marca tem uma fama tão grande que algumas pessoas não sabem que esse é o nome da marca e não do produto.

    São chamadas de Medicina e Engenharia, pois os prédios foram doados e iniciaram com esses cursos, porém, foram crescendo e hoje tem diversos cursos além do ''principal'' que dá o nome ao campus.

    A questão pede para marcar a alternativa que NÃO traz elementos do ''imaginário'' do povo, ou seja, esses ''paradigmas.

    De cara já se descarta a B e a C, pois tratam exatamente dos termos "lá na Medicina e lá na Engenharia''.

    E a D, está explicando porque os campus são chamados dessa forma, pelo fato de terem sido criados antes mesmo da faculdade se tornar Federal.

    Só sobra a A, que traz informações sobre os campus, porém, essas informações são informações acadêmicas e em nada influem no imaginário social.

  • errei, mas agora entendi jean pedro

  • a.

    Não traz informações do imaginário.

  • eu não entendi foi excerto e depois um não - excerto não? - como se fosse exceção? Pesquisei excerto significa trecho,

  • excerto, significa trecho, fragmento ...


ID
2917843
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ficar sentado faz mal para a saúde e não adianta compensar

só na academia

Para manter a saúde, você vai à academia três vezes por semana ou faz caminhadas diárias? Dessa maneira, não só melhora o condicionamento físico como também afasta o risco de várias doenças, certo? Errado. Claro que exercícios físicos feitos de maneira regular ajudam, e muito. No entanto, estudos mostram que isso não basta caso você passe o resto do dia sentado – uma situação cada vez mais comum na vida de muita gente.

Os malefícios de ficar muito tempo grudado na cadeira são vários. Um estudo recente, feito pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e por outras instituições publicado no Annals of Internal Medicine, mostrou que o chamado comportamento sedentário (isto é, realizar atividades, sentado ou deitado, que não aumentam o gasto de energia acima dos níveis de repouso) é fator de risco para morte prematura.

Segundo os resultados da pesquisa, tanto homens quanto mulheres que passavam a maior parte do dia sentados tinham risco aumentado para morte prematura – especialmente se o período sentado durava mais do que 30 minutos, sem interrupção. O perigo era o mesmo independentemente de idade, de gênero, de raça ou de massa corporal. E o pior: não diminuía nem mesmo entre os praticantes regulares de atividades físicas. Mas, ainda de acordo com a pesquisa, era minimizado caso o tempo na cadeira fosse interrompido com frequência, mesmo que, no fim, o tempo total sentado fosse igual ao de quem não fazia pausas. [...]

(Disponível em: <http://medicinadoesporte.org.br/ficar-sentado-faz-mal-para-asaude-e-nao-adianta-compensar-so-na-academia/>. Acesso em: 11 jun. 2018.)

De acordo com o texto, que trata de riscos à saúde humana

Alternativas
Comentários
  • o chamado comportamento sedentário (isto é, realizar atividades, sentado ou deitado, que não aumentam o gasto de energia acima dos níveis de repouso) é fator de risco para morte prematura.

  • GABARITO: LETRA D

    Os malefícios de ficar muito tempo grudado na cadeira são vários. Um estudo recente, feito pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e por outras instituições publicado no Annals of Internal Medicine, mostrou que o chamado comportamento sedentário (isto é, realizar atividades, sentado ou deitado, que não aumentam o gasto de energia acima dos níveis de repouso) é fator de risco para morte prematura.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO: LETRA D.

    o chamado comportamento sedentário (isto é, realizar atividades, sentado ou deitado, que não aumentam o gasto de energia acima dos níveis de repouso) é fator de risco para morte prematura.

  • Daí você estuda pra concurso e lê um texto assim haha. Rindo pra não chorar :(

    Gabarito D

    Segundo os resultados da pesquisa, tanto homens quanto mulheres que passavam a maior parte do dia sentados tinham risco aumentado para morte prematura – especialmente se o período sentado durava mais do que 30 minutos, sem interrupção. O perigo era o mesmo independentemente de idade, de gênero, de raça ou de massa corporal. E o pior: não diminuía nem mesmo entre os praticantes regulares de atividades físicas. 


ID
2917846
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A notícia animou toda a casa. Esta é a primeira vez que a justiça brasileira concede licença paternidade de quatro meses a um homem solteiro. Pela decisão, assinada pela juíza Ângela Cristina Luna, da 4ª Vara do Trabalho de São Luís, o psicólogo poderá se afastar do trabalho durante 120 dias para cuidar da filha, sob pena de uma multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento por parte dos patrões.

"Incialmente foi uma surpresa e uma decepção perceber que o mundo acadêmico, que é quem promove o crescimento, transforma a sociedade através da ciência, do direito e do saber, foram tão retrógradas em se posicionar contra ao que hoje a sociedade apresenta, que são pais e mães que resolvem estar sozinhos no ato de educar uma criança. A criança, que vem de um processo de adoção, precisa passar por um processo de reconstrução psicológica, afetiva, de internalizar novas figuras importantes na vida dela, porque, até então, ela era uma criança institucionalizada. Isso não se constrói em cinco dias ou em um mês", argumentou Carlos.

("Justiça concede licença-paternidade de 120 a homem solteiro", adaptado. Disponível em: <http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/04/justica-concede-licenca-paternidade-de-120-dias-um-homem-solteiro.html>. Acesso em: 31 maio 2018.) Adaptado.

Dos excertos a seguir, retirados do fragmento acima, em qual deles NÃO se respeita plenamente a norma culta da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • QUEM, só para PESSOA;

    QUE, pra COISAS.

    O mundo acadêmico, QUE é QUE ( e NÕA QUEM) promove o crescimento....

  • Há duas inadequações na alternativa B, quais sejam:

    1) Uso do pronome "quem". É utilizado para fazer referência a pessoas ou a coisas personificadas. Caso contrário, opta-se pelo pronome relativo "que". Portanto: "o mundo acadêmico, que é que promove o crescimento";

    2) Flexões de gênero e de número inadequadas em "foram tão retrógrados". Correção: "o mundo acadêmico [...] foi tão retrógrado".

    Letra B

  • Ainda acrescento o trecho " transforma a sociedade através da ciência", em que deveria ser usado "por meio da, em vez de "através da".

  • o mundo acadêmico, que é quem promove o crescimento, transforma a sociedade através da ciência, do direito e do saber, foram tão retrógradas em se posicionar

    que é quem promove o crescimento (Aposto)

    O mundo acadêmico transforma a sociedade através da ciência, do direito e do saber, foi tão retrógrado em se posicionar.

  • Letra B.

    o mundo acadêmicoque é quem promove o crescimentotransforma a sociedade através da ciência, do direito e do saberforam tão retrógradas em se posicionar

    que é quem promove o crescimento (Aposto)

    O mundo acadêmico transforma a sociedade através da ciênciado direito e do saberfoi tão retrógrado em se posicionar.

  • Identificando o sujeito: o mundo acadêmico .Qual é o núcleo do sujeito? Mundo. Note que está no singular. Quem foi tão retrógrado? O mundo.

    A concordância deveria ter sido feita no singular e NÃO no plural. GABARITO: B

  • Não entendi, pois pode ocorrer plural também no caso de sujeito coletivo em duas situações:

    1ª: Quando o coletivo vier distanciado do verbo; (que seria o caso)

    2ª: Quando o coletivo, antecipado do verbo, vier seguido de adjunto adnominal no plural.

    E na alternativa ''D'' quem concede, concede alguma coisa À alguém. Logo, ela não estaria errada também?

    Alguém pode me dar um help?

  • Não entendi, pois pode ocorrer plural também no caso de sujeito coletivo em duas situações:

    1ª: Quando o coletivo vier distanciado do verbo; (que seria o caso)

    2ª: Quando o coletivo, antecipado do verbo, vier seguido de adjunto adnominal no plural.

    E na alternativa ''D'' quem concede, concede alguma coisa À alguém. Logo, ela não estaria errada também?

    Alguém pode me dar um help?

  • Não entendi, pois pode ocorrer plural também no caso de sujeito coletivo em duas situações:

    1ª: Quando o coletivo vier distanciado do verbo; (que seria o caso)

    2ª: Quando o coletivo, antecipado do verbo, vier seguido de adjunto adnominal no plural.

    E na alternativa ''D'' quem concede, concede alguma coisa À alguém. Logo, ela não estaria errada também?

    Alguém pode me dar um help?


ID
2917849
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"O ser humano sempre desejou a imortalidade, buscando a fonte da juventude, o elixir da vida eterna. Também povoou suas mitologias, religiões e histórias com seres, deuses e heróis que nunca morrem. Mas, na vida real, quem conseguiu esse feito foi uma pequena água-viva de não mais do que dois centímetros de diâmetro.

Depois de milhões de anos de evolução, esse bicho conquistou um poder de regeneração fantástico e não morre de causas naturais - só quando atacado por predadores. Por isso, em tese, pode viver para sempre. [...]"

("A misteriosa água-viva de apenas dois centímetros que cientista acreditam ser imortal", adaptado. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ internacional-43011009>. Acesso em: 31 ago. 2018.)


A expressão "por isso" é utilizada no texto para realizar a coesão sequencial, ou seja, para construir progressão textual e fortalecer a argumentação.


No excerto "Por isso, em tese, pode viver para sempre", a expressão em negrito funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C introdutor de explicação, uma vez que faz articulação entre as características do ser vivo e a justificativa para a possibilidade de ele viver para sempre.

    TRECHO:

    [...] esse bicho conquistou um poder de regeneração fantástico e não morre de causas naturais - só quando atacado por predadores. [...]

  • GABARITO: LETRA C introdutor de explicação, uma vez que faz articulação entre as características do ser vivo e a justificativa para a possibilidade de ele viver para sempre.

    TRECHO:

    [...] esse bicho conquistou um poder de regeneração fantástico e não morre de causas naturais - só quando atacado por predadores. [...]

  • Eu acertei, mas nao enxerguei claramente essa ideia de explicacao. Pra mim isso conclui um entendimento, nao introduz uma explicacao. Queria outra opiniao


ID
2917852
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando-se as afirmações relacionadas com o Sistema Operacional MS Windows 7 e de seus componentes, analise os itens abaixo.


I. O Controle de Conta do Usuário (User Account Control) é um recurso de segurança do Windows para impedir que aplicativos modifiquem recursos ou configurações do sistema sem autorização explícita do usuário.

II. O Monitor de Tarefas é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como enviar e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, dentre outras.

III. A Central de Ações permite ao usuário controlar as mensagens de manutenção e de segurança que aparecem na tela do computador.

IV. ReadyBoost é um recurso embutido no Windows 7 que tem por função alocar tarefas para uma memória externa ao computador com o objetivo de diminuir a sobrecarga no disco rígido principal.


Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • II. O Monitor de Tarefas é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como enviar e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, dentre outras.

    Existe gerenciador de tarefas, o qual não edita e nem agenda tarefas.

  • II - O Windows 7 tem aplicativo destinado a essa função, mas se chama agendadador de tarefas.


ID
2917855
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando-se o uso do MS Excel 2007, selecione a alternativa que apresenta a fórmula que obtém resultado em verdadeiro se o conteúdo da célula A2 é menor do que 10 e o da célula B2 é menor do que 100.

Alternativas

ID
2917858
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tabela abaixo apresenta sequências de teclas de atalho aplicadas no aplicativo MS Word 2007.


Sequência de atalho

I.  CTRL + Backspace

II. CTRL + W.

III. CTRL +  Shift + A

IV. CTRL+ F4


 Descrição da ação

( ) Sair do word.

( ) Converter o texto selecionado para letras maiúsculas

( ) Fechar um documento.

( ) Deletar a palavra a esquerda do ponto de inserção


Correlacione a sequência das teclas de atalho com a descrição da ação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • gab.b

    (IV)Sair do word.

    ( III) Converter o texto selecionado para letras maiúsculas

    (II ) Fechar um documento.

    (i) Deletar a palavra a esquerda do ponto de inserção

  • Backspace → Apaga letra a esquerda.

    CTRL + Backspace → Apaga palavra a esquerda.

  • A meu ver, a questão não tem resposta.

    Até onde eu sei:

     

    CTRL W ou CTRL F4

    Fecha o arquivo em execução → no MS Office, o arquivo fecha e o programa ainda permanece aberto (fundo cinza)

    Fecha a aba ativa nos navegadores → se for a única, "sai" do navegador (aí sim) 

     

    ALT F4 ou CTRL SHIFT W (não funciona em todos os programas)

    Encerra o programa, o aplicativo, o software, o browser, etc.

  • CTRL + F4 - Não fecha o Word. Questão incorreta.
  • Eu só sabia uma,e foi o suficiente para eu acertar. Deus seja louvado que seja assim na minha prova.


ID
2917861
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas relacionadas com notas de rodapé e com notas de fim no MS Word 2007.


I. Para inserir uma nota de rodapé, pressiona-se a sequência de teclas Ctrl+Alt+D ou Ctrl+Alt+F para inserir uma nota de fim.

II. Uma nota de fim é igual à nota de rodapé, porém ela aparece no fim do documento. Por padrão, são numeradas com algarismos romanos (I, II, III, etc.).

III. Por padrão, a numeração das notas de rodapé terá numeração crescente por todo o documento. É possível mudar isso, fazendo com que os números sejam reiniciados ao mudar de página ou em quebras de seção do documento.

IV. O texto de referência de uma nota de fim é apresentado no rodapé da página.

V. O texto de referência de uma nota de rodapé aparece na parte inferior da página.

Levando-se em consideração as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    I. Para inserir uma nota de rodapé, pressiona-se a sequência de teclas Ctrl+Alt+D ou Ctrl+Alt+F para inserir uma nota de fim. (ERRADA)

    Pressione CTRL+ALT+F para criar nota de rodapé e CTRL+ALT+D para criar uma nota final.

    IV. O texto de referência de uma nota de fim é apresentado no rodapé da página.(ERRADA)

    A nota de fim aparece no final da seção ou documento.

  • Questão Nivel Thanos!!!!


ID
2917864
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos sobre Internet e suas ferramentas, marque V se a afirmativa for verdadeira ou F se for falsa.

( ) O software, denominado navegador (browser), somente é utilizado para acessar conteúdo da Internet, e não é cabível de ser utilizado numa Intranet.

( ) No modo de navegação "InPrivate" do Internet Explorer, o histórico de navegação assim como os dados de formulários, os nomes de usuários e as senhas digitadas pelo usuário são excluídos quando a janela do navegador é fechada.

( ) Cookies são pequenas informações armazenadas no computador e são muito utilizados para rastrear e para manter as preferências do usuário. Essas preferências podem ser compartilhadas, afetando, assim, a privacidade do usuário.

( ) O termo Spam está relacionado com o processo de baixar arquivos da Internet para o computador pessoal de um usuário que faz a navegação na Web.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) O software, denominado navegador (browser), somente é utilizado para acessar conteúdo da Internet, e não é cabível de ser utilizado numa Intranet.

    R. Afirmação equivocada, as intranets são redes restritas e fechadas a membros de um grupo ou funcionários de uma empresa. Basicamente, é um sistema de rede construído sobre o modelo da internet, usando os mesmos recursos como Protocolos TCP/IP, para fazer a conexão entre os computadores, HTTP, para mostrar conteúdos e serviços de rede, SMTP, para serviços de e-mail e FTP, para transferência de arquivos.

    (V) No modo de navegação "InPrivate" do Internet Explorer, o histórico de navegação assim como os dados de formulários, os nomes de usuários e as senhas digitadas pelo usuário são excluídos quando a janela do navegador é fechada.

    R.Correto.

    (V) Cookies são pequenas informações armazenadas no computador e são muito utilizados para rastrear e para manter as preferências do usuário. Essas preferências podem ser compartilhadas, afetando, assim, a privacidade do usuário.

    R. Correto.

    (F) O termo Spam está relacionado com o processo de baixar arquivos da Internet para o computador pessoal de um usuário que faz a navegação na Web. 

    R. Errado. Spam é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/spam/223-o-que-e-spam-.htm

    https://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm

  • GAB C.

    1) Browser é um software que pode ser usado na internet, intranet e extranet.

    2) Inprivate (Internet Explorer) Anonima (Google Chrome) Privativa (Mozilla Firefox)

    3) Cookies são de fato pequenas informações que guardam as informações de sua navegação e geralmente vendem para sites terceiros a fim de promover propaganda. Ex: Você pesquisa uma televisão no Google e do nada começa a aparecer anúncio de TV em todo lugar, redes sociais, e-mail, sites e etc.

    4) Spam tem vários significados para cada área, mas de modo geral é uma informação ou conteúdo de massa, ex: Um empresa envia um e-mail para 10 milhões de pessoas isso é um e-mail de massa (grande quantidade) e geralmente são considerados Spam. Outro exemplo é dentro de jogos virtuais online quando o jogador escreve várias mensagens simultaneamente e acaba ficando bloqueado por Spam (mensagens em grande quantidade).

  • GABA C,

    Sabe quando estamos navegando na NET e de repente aparecem coisas que são do nosso gosto? Tipo o video game ou a roupa que estávamos procurando no ML? Os cookies agem dessa forma, eles juntam informações e preferências sobre o nosso acesso e com isso distribuem, muitas vezes, nossas preferências à rede.

    Se liguem véi!

  • Assertiva C

    F, V, V, F.

    ( ) O software, denominado navegador (browser), somente é utilizado para acessar conteúdo da Internet, e não é cabível de ser utilizado numa Intranet.

    ( ) No modo de navegação "InPrivate" do Internet Explorer, o histórico de navegação assim como os dados de formulários, os nomes de usuários e as senhas digitadas pelo usuário são excluídos quando a janela do navegador é fechada.

    ( ) Cookies são pequenas informações armazenadas no computador e são muito utilizados para rastrear e para manter as preferências do usuário. Essas preferências podem ser compartilhadas, afetando, assim, a privacidade do usuário.

    ( ) O termo Spam está relacionado com o processo de baixar arquivos da Internet para o computador pessoal de um usuário que faz a navegação na Web.


ID
2917867
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as diferenças entre exoneração e demissão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A demissão deverá sobre pena de ilegalidade e nulidade ser precedida de recomendação em relatório de processo administrativo. Exoneração é o ato da administração pública de desligamento do servidor público que exerce cargo em comissão ou de confiança nos casos previstos em lei.

  • Letra C

    o servidor estável não só pode ser exonerado como também demitido, considerando-se que demissão é punição por falta grave, e exoneração é desligamento, sem qualquer caráter punitivo ou por insuficiência de desempenho.

  • Gabarito: Letra C.

    Por primeiro, vale lembrar que tanto a exoneração como a demissão são formas de vacância do cargo público.

     

     Exoneração (arts. 34 e 35)

    A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício

    A exoneração de ofício, dar-se-á:

    I – quando não satisfeitas as condições do estágio probatório

    II – quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido (15 dias).

    OBS: a exoneração de servidor ocupante de cargo em comissão poderá ocorrer a pedido ou a juízo da autoridade competente (exoneração ad nutum)

    OBS: o servidor ocupante de função de confiança não será exonerado, mas sim, dispensado da sua função.

    Ainda, haverá exoneração nos seguintes casos:

    I – quando for extinto o cargo ocupado por servidor não estável.

    II – quando servidor não estável estiver ocupando cargo que deve ser provido mediante reintegração de outro servidor anteriormente demitido de forma ilegal.

    III – por insuficiência de desempenho (hipótese de exoneração de servidor estável – CF, art. 41, III).

    IV – por excesso de despesa de pessoal (hipótese de exoneração de servidor estável – CF, art. 169, § 4º).

     

    Demissão

    A demissão é uma sanção disciplinar aos ocupantes de cargos de provimento efetivo.

    Caso se trate de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo, aplica-se a destituição.

    Caso seja servidor na inatividade (aposentado ou em disponibilidade) que, quando na ativa, tenha praticado infração punível com a demissão, ele terá a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada.

    ===============================================

    Bons estudos

    Prof. Evandro Zillmer

    https://www.youtube.com/c/ProfEvandroZillmer

    https://www.facebook.com/groups/165864320751489/

    https://www.instagram.com/evandrozillmer/

  • Gabarito é a letra C)

    CF. Art. 247. As leis previstas no inciso III do § 1º do art. 41 e no § 7º do art. 169 estabelecerão critérios e garantias especiais para a perda do cargo pelo servidor público estável que, em decorrência das atribuições de seu cargo efetivo, desenvolva atividades exclusivas de Estado.

    Parágrafo único. Na hipótese de insuficiência de desempenho, a perda do cargo somente ocorrerá mediante processo administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

    Ou seja, não é somente o fato do baixo desempenho, é preciso processo administrativo para apurar a falta do servidor. Existem outras razões ainda para o servidor estável ser exonerado que é o caso do Art. 169. §4 da constituição por exemplo.

    Em relação à demissão:

    Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa

    própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Art. 117

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da

    dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou

    não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou

    comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo

    quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo

    grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em

    razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades

    particulares;

  • Gabarito''C''.

    A demissão é o ato pelo qual o servidor público é dispensado do seu trabalho por força de oficio por parte da administração pública. A demissão deverá sobre pena de ilegalidade e nulidade ser precedida de recomendação em relatório de processo administrativo.

    Exoneração é o ato da administração pública de desligamento do servidor público que exerce cargo em comissão ou de confiança nos casos previstos em lei.

    Exoneração=> pode ser a pedido pelo servidor público comissionado ou pelo servidor efetivo. É o direito unilateral de se desvincular, desligar da função ou cargo público por vontade exclusiva da pessoa. Neste caso o servidor "renuncia" o direito que tinha na função.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Analisemos cada assertiva:

    a) Errado:

    A exoneração pode derivar de reprovação durante o período de estágio probatório, em vista de o servidor não lograr boa avaliação, de acordo com os critérios previstos legalmente, vale dizer, assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade (Lei 8.112/90, art. 20). Não está relacionada, portanto, ao cometimento de irregularidades, uma vez que a exoneração não tem natureza punitiva.

    b) Errado:

    Uma das formas de perda do cargo público, pelo servidor estável, consiste exatamente na condenação em processo administrativo disciplinar, no bojo do qual venha a ser aplicada a pena de demissão, assegurada a ampla defesa (CRFB, art. 41, §1º, II c/c Lei 8.112/90, art. 22). 

    Equivocado, portanto, aduzir que o servidor estável não possa sofrer a penalidade de demissão.

    c) Certo:

    É possível afirmar que o servidor estável pode ser exonerado, desde que a pedido do próprio servidor, e não de ofício, consoante art. 34 da Lei 8.112/90:

    "Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício."

    Além disso, é verdadeiro sustentar que o servidor estável está sujeito à pena de demissão, acaso cometa alguma falta grave, sendo esta uma das hipóteses de perda do cargo público, conforme jap comentado na opção A.

    d) Errado:

    Em se tratando de infração disciplinar leve, sujeita à pena de advertência, não é cabível, sob pena de nulidade do ato, a aplicação de penalidade mais severa, em especial, é claro, a de demissão. Logo, incorreta esta alternativa.


    Gabarito do professor: C


ID
2917870
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a lei 8112/90, em 180 (cento e oitenta) dias, prescreve a ação disciplinar para a infração administrativa punível com

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Conforme lei 8112/91, Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    Comentários com caráter apenas opinativo. <3 Ela só quer #PAZ. 

  • Complementando

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    gab. B

  • PENALIDADES           PRESCRIÇÃO           CANCELAMENTO 

    ________________________________________________________________

    Advertência                   180 dias               3 anos 

    ________________________________________________________________

    Suspensão                     2 anos                 5 anos

    ________________________________________________________________

    Demissão                      5 anos                não tem

    ________________________________________________________________

    Cassação de -                  5 anos                 não tem

    aposentadoria 

    ________________________________________________________________

    Destituição de-

    função de confiança             5 anos                  não tem

    ________________________________________________________________

    Destituição de cargo em-        5 anos                 não tem

    comissão

  • Prescrição: "180-2-5" Advertência, suspensão e demissão

    Cancelamento de Registro: "3-5" advertência e suspensão

  • GB B

    PMGOOO

  • GB B

    PMGOOO

  • GB B

    PMGOOO

  • Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4  Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • Advertência                   180 dias               3 anos 

    ________________________________________________________________

    Suspensão                     2 anos                 5 anos

    ________________________________________________________________

    Demissão                      5 anos                não tem

    ________________________________________________________________

  • O exame da presente questão demanda a aplicação do art. 142 da Lei 8.112/90, que assim preconiza:

    " Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência."

    Assim sendo, não restam dúvidas de que a penalidade sujeita a prazo prescricional de 180 dias vem a ser a advertência.


    Gabarito do professor: B


ID
2917873
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública, ao se recusar a receber determinada documentação de uma pessoa que pleiteia algo no órgão público, deverá, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • É vedada à Administração a a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

  • Gabarito: Letra a.

    Lei n. 9.784/99 – Art. 6º- Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

     

    Cuidado: Perceba que é vedado recusar imotivadamente, ou seja, pode haver a recusa, porém, a administração deverá motivar essa recusa. Além disso, deverá o servidor orientar o interessado quanto às falhas existentes no processo administrativo.

    ===============================================

    Bons estudos

    Prof. Evandro Zillmer

    https://www.youtube.com/c/ProfEvandroZillmer

    https://www.facebook.com/groups/165864320751489/

    https://www.instagram.com/evandrozillmer/

  • Estou lembrando quando fui na Prefeitura entregar uma Denúncia Espontânea e o servidor não quis receber. Peguei meu CTN e mostrei o artigo para ele. Colocou o rabinho entre as pernas e protocolou a Denúncia! 

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 6 Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • A questão se refere a um dispositivo específico da lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99), a saber:

    Art. 6º, Parágrafo único da lei 9.784/99. “É vedada à Administração a recusa Imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.”

    Logo, a Administração Pública tem o DEVER de receber os documentos entregues pelo interessado, porque não o fazer significaria VIOLAR O DIREITO DE PETIÇÃO estabelecido no art. 5º, XXXIV da Constituição Federal, segundo o qual “são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: [...] a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder”.

    Contudo, não se esqueça da exceção: havendo MOTIVO, o servidor pode deixar de receber o documento (exemplo: se o documento possuir indícios de falsificação, pode recusá-lo).

    A)   CORRETA. Assertiva em consonância com o art. 6º, Parágrafo único da lei 9.784/99 ora transcrito.

    B)   INCORRETA. ALÉM DE orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas, a Administração precisa MOTIVAR a recusa de recebimento do documento.

    C)   INCORRETA. Se a Administração se recusar a receber o documento do interessado, precisa MOTIVAR.

    D)   INCORRETA. A Administração NÃO é obrigada a receber a documentação encaminhada pelo interessado ao órgão público; contudo, se não a receber, precisa MOTIVAR.

    GABARITO: LETRA “A”

  • A análise desta questão demanda o acionamento da norma do art. 6º, parágrafo único, da Lei 9.784/99, que assim estabelece:

    "Art. 6º (...)
    Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas."

    À luz deste preceito legal, vejamos cada opção:

    a) Certo:

    A presente afirmativa tem amparo expresso na regra acima transcrita, de maneira que inexistem equívocos em seu teor.

    b) Errado:

    Além da orientação quanto às falhas a serem supridas, a Administração também deve motivar o ato de recusa.

    c) Errado:

    Esta assertiva afronta, textualmente, o disposto no citado dispositivo legal, tendo em vista que, em caso de recusa, deve, necessariamente, haver a devida motivação do ato.

    d) Errado:

    A providência adequada, em rigor, não consiste no recebimento da documentação com falhas, mas sim na orientação para que haja o suprimento de tais irregularidades, bem como a devida motivação do ato de recusa.


    Gabarito do professor: A


ID
2917876
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Na hipótese de um servidor público civil federal vislumbrar a prática de uma conduta, por parte de seu superior hierárquico, que possa comprometer o interesse público, ele deverá

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Com base na lei 8112/91, art. 116, incisos IV,VI,XII,  são deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;   

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

    Fazendo um link com o decreto 1171/94, no corpo do texto traz uma dissertação próxima da lei 8112/91:

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    Comentários com caráter apenas opin ativo. <3 Ela só quer #PAZ. 

  • Resposta C.

    O servidor deverá ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra seu superior hierárquico.

  • E não pode fazer denúncia anônima também?

  • CONTUDO,

    ENTRETANTO,

    TODAVIA,PORÉM,

    MAS,

    NÃO OBSTANTE...

    A LETRA E É A MAIS USADA!

  • Fácil perceber que a letra "C" está correta.

    No entanto, cuidado, as disposições da letra "D" não estão erradas.

    Nada impede a denunciação anônima para a ouvidoria ou outro órgão/ente competente para a apuração da infração. A denúncia anônima no âmbito administrativo deve, em regra (se presente os pressupostos mínimos de admissibilidade), ser apurada via Sindicância. Assim é o entendimento predominante das Corregedorias/Controladorias.

  • Devemos observar que a questão pede um DEVER do servidor.

    O servidor PODE denunciar de forma anônima seu superior hierárquico.

    E o servidor DEVE ter respeito à hierarquia, sem, contudo, ter nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

  • Na prática, a melhor alternativa seria a D.

  • Vai lá fazer uma denúncia contra o chefe. Ele nem vai passar a vida toda te perseguindo não...kkkkkk

  • Acredito que o Poder Hierárquico seja um dos mais simples de compreender entre os Poderes Administrativos.

    É o Poder Hierárquico que dá a prerrogativa aos superiores hierárquicos em dar ordens aos seus subordinados.

    Também decorre do Poder Hierárquico a possibilidade de fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar competências e avocar (trazer para si) competências.

    O funcionamento dos serviços da Administração Pública dependem diretamente do Poder Hierárquico.

    Exemplo: um tenente do Exército que determina a um soldado realizar a limpeza de um equipamento bélico. O Poder Hierárquico autoriza o tenente a dar a ordem, fiscalizá-la, e, caso o soldado descumpra a ordem, aplicar a devida sanção

    Gabarito:C

  • Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal

    Decreto 1.171/1994

  • A redação da alternativa C ficou esquisita. Deu um sentido de dupla negação, veja:

    C) ...sem ter nenhum temor...

    ficou da seguinte forma NÃO ter NÃO temor isso e o mesmo que TER TEMOR, o que invalidaria a questão.

    Mas como não é prova de português, temos que aceitar esse tipo de coisa...fazer o quê!


ID
2917879
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao ato de improbidade administrativa que venha causar lesão ao erário, é correto afirmar que esse ato

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    C) particular também pode concorrer

    B) pode ser cometido na forma culposa

    A) Lesão ao Erário (Art 10)

    VIII – frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com

    entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente;

  • GABARITO: D

    Para que seja caracterizado o ato de improbidade administrativa:

    Enriquecimento ilícito ---> DOLO

    Prejuízo ao erário ---> DOLO ou CULPA

    Atenta contra os princípios ---> DOLO

    -------------------------------------------------------------------

    Quanto à letra A, o ato de improbidade que causa lesão ao erário pode ocorrer não apenas por uma ação, mas também por omissão.

    Lei 8.429/92

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

  • GABARITO D.

    Prejuízo ao erário - Dolo ou culpa;

    Enriquecimento ilícito - Dolo;

    Princípios da administração pública - Dolo.

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei.

  • Em relação ao ato de improbidade administrativa que venha causar lesão ao erário, é correto afirmar que esse ato

    A constitui-se somente como a ação que enseja perda patrimonial.

    B tem a ver tão somente com a intenção determinada do agente público em causar o dano ao erário.

    C somente pode ser praticado por aquele que se denomina “agente público”.

    D admite tanto a forma culposa quanto a dolosa para a sua configuração.

  • Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

  • Quanto a Alternativa C, é possível que PARTICULARES pratiquem atos de improbidade, desde que em conluio com agentes públicos.

  • limitação ou depreciação são fortes sinais de erro. vide a palavra 'somente nas 3 alternativas erradas.

  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

  • GABARITO D

    Lesão ao erário é a regra "faz para outro",qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa.

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei.

    FONTE:  LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.  

  • A questão exige conhecimento das disposições trazidas na Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA), em especial da modalidade de ato de improbidade que causa dano ao erário (art. 10).

    Vamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. Constitui-se de “ação ou omissão” e não só “que enseje perda patrimonial”, mas também “...desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres...”, nos termos do art. 10, da LIA: “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente”.

    Letra B: incorreta. A modalidade de ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário pode ser cometida na forma “dolosa ou culposa” (arts. 5º e 10, da LIA).

    Letra C: incorreta. O ato de improbidade administrativa também pode ser praticado pelo particular, como prevê o art. 3º, da LIA: “Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta”. DICA: Nos termos da Edição nº 38, item 8, da ferramenta “Jurisprudência em Teses”, do Superior Tribunal de Justiça: “8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda”.

    Letra D: correta. Como informado na Letra B, a modalidade de ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário pode ser cometida na forma “dolosa ou culposa” (arts. 5º e 10, da LIA), por expressa disposição legal. DICA: Modalidade “lesão ao erário” – exige dolo ou culpa. As demais: apenas dolo.

    Gabarito: Letra D.

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca:

    a) Errado:

    Na realidade, o ato de improbidade causador de lesão ao erário pode derivar tanto de ação quanto de omissão, na forma do art. 10, caput, da Lei 8.429/92:

    "Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    b) Errado:

    Em rigor, a lei também admite o cometimento desta espécie de ato ímprobo por meio de condutas meramente culposas, a teor do mesmo dispositivo legal acima transcrito.

    c) Errado:

    Assertiva incorreta, visto que terceiros, isto é, quem não é agente público, também pode vir a praticar ato de improbidade administrativa, inclusive os causadores de lesão ao erário, conforme art. 3º da Lei 8.429/92:

    "Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta."

    d) Certo:

    De fato, os atos causadores de lesão ao erário são passíveis de cometimento por condutas dolosas ou culposas, a teor do citado art. 10, caput, da Lei 8.429/92.


    Gabarito do professor: D

  • A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA.

    A lei de Improbidade Administrativa foi alterada pela 14.230/2021. Atualmente os crimes de improbidade só aceitam a forma DOLOSA.

    Lei 8.429,

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • NOVA REDAÇÃO DA LEI 8.429/1992 Art. 1° .... § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as *condutas dolosas* tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.      (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

ID
2917882
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Constituem-se etapas obrigatórias do processo de colheita florestal

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c) Corte e baldeio

    O corte caracteriza o processo da "colheita florestal"; já o baldeio (extração) consiste na remoção das árvores (tronco) da área de corte até o local de armazenamento temporário ou definitivo.

    Não é a opção "a", visto que o desgalhamento não é uma etapa obrigatória do processo de colheita florestal.

  • Corte: compreende as operações de derrubada, desgalhamento, destopamento, traçamento das árvores em toras ou toretes e empilhamento (enleiramento ou embandeiramento) da madeira. Constitui a primeira fase de um sistema de colheita da madeira e, exatamente por isso, reveste-se de grande importância, uma vez que afeta significativamente o sucesso nas fases subsequentes do processo. 

    Extração (ou baldeio): de todas as fases da colheita é tida como a etapa mais complexa e onerosa, principalmente em terrenos acidentados. Corresponde ao processo pelo qual a madeira é retirada de dentro do povoamento florestal (área de corte) para os locais de armazenagem provisória (pátio de estocagem ou estaleiro, carreador ou margem da estrada). Pode existir uma etapa opcional entre as atividades de corte e extração que objetiva separar a casca do tronco, denominada descasque. A sua necessidade ou não depende do uso final a que será destinada a madeira.


ID
2917885
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No que se refere ao uso de Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) é correto afirmar que

Alternativas

ID
2917888
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Durante a fase de planejamento ou de elaboração de projeto de empreendimento florestal, existem diversos macro e micro fatores que precisam ser levados em consideração.


Em relação a esses fatores, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

    A) na fase inicial do projeto, quando são tratadas as condições gerais de implantação, não é necessário definir um objetivo de uso para a floresta a ser implantada.

    É necessário sim definir um objetivo de uso para a floresta a ser implantada. A partir desse objetivo é que se decide o que vai ser plantado no local e que plantas serão cultivadas no viveiro e compradas.


ID
2917891
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Nível de Dano Econômico (NDE) de uma praga qualquer é considerado como o nível populacional a partir do qual a praga gera perdas econômicas, ou seja, é a menor população de praga capaz de causar prejuízo. 


Nesse contexto, são fatores que precisam ser conhecidos na determinação do NDE, EXCETO

Alternativas

ID
2917894
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No que se refere às vantagens da produção de mudas em tubetes, quando comparada à produção em sacos plásticos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2917897
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os diferentes métodos e técnicas de modelagem e de avaliação do crescimento e da produção florestal baseiam-se em alguns conceitos básicos, que norteiam as decisões silviculturais e econômicas.


No que se refere a esses conceitos básicos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O valor máximo do Incremento Médio Anual - IMA define a rotação silvicultural, ou seja, o melhor momento de interferir na população por meio de desbaste ou colheita.

  • resposta: c) "do ponto de vista silvicultural, a idade em que ocorre o máximo Incremento Corrente Anual (ICA) define o momento de interferir na população por meio de desbaste ou de corte raso."

    Do ponto de vista silvicultural (ou técnico) [...], o encontro do Incremento Corrente Anual (ICA) com o Incremento Médio Anual (IMA) define o momento do corte raso, conhecido como Idade Técnica de Corte (ITC).

  • IMA - crescimento linear? Então tá...

  • Complementando; não é o ponto maximo do ICA mas sim quando ele se torna inferior ao IMA.

  • Para se avaliar a idade ótima de corte do ponto de vista técnico, deve-se acompanhar dois indicadores de crescimento da floresta, o Incremento corrente anual (ICA), que mede o quanto a floresta cresceu em volume no último ano, e o Incremento médio anual (IMA), que mede o crescimento médio da floresta até aquela idade.

    Para plantios que mantenham a mesma densidade de plantio (sem realizações de desbastes) ao longo do ciclo de produção, e cujo interesse seja apenas o volume de madeira, a idade ótima de corte do ponto de vista técnico é atingida quando o valor do IMA iguala-se ao valor do ICA, ou seja, o valor do Incremento médio anual seja igual ao valor do Incremento corrente anual. Nesta idade, o plantio atinge o valor máximo de produção de volume de madeira por unidade de área por ano.

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/eucalipto/arvore/CONT000h018teyx02wx7ha07d3364ani5o3a.html#:~:text=Para%20plantios%20de%20eucalipto%20que,ou%20seja%2C%20o%20valor%20do


ID
2917900
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São reservas importantes das sementes, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Amido: Formado a partir de açúcares. É depositado nos amiloplastos;

    Hemicelulose: Apresentam-se como “polissacarídeos de reserva de parede celular”;

    Lipídios: Abundantes no embrião, armazenados em esferossomos ou corpúsculos de óleo (fonte de energia).

    http://www.lpv.esalq.usp.br/sites/default/files/CQuim%20PG%202018%20pdf.pdf


ID
2917903
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A amostragem sistemática é um processo probabilístico não aleatório, em que esse critério probabilístico é estabelecido a partir de uma única aleatorização: a da primeira unidade amostral.


De acordo com as características da amostragem sistemática, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    A amostragem sistemática tem a vantagem de economizar tempo na obtenção dos dados de campo, pois, com ela, tem-se menor tempo de caminhamento entre as unidades de amostra, pela uniformidade de sua distribuição. Além disso, outras razões justificam o uso da amostragem sistemática, entre elas: a redução de custos ocasionados pelo caminhamento entre as unidades de amostra, a facilidade de seleção das unidades de amostra e a maior facilidade na alocação das parcelas no campo, por estarem as unidades de amostra distribuídas uniformemente. Outra vantagem, talvez a maior delas, é que, com o emprego do método, é possível mapear a população.

    http://www.mensuracaoflorestal.com.br/capitulo-6-amostragem-sistematica


ID
2917906
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A densidade da madeira é uma de suas propriedades mais importantes em qualquer processo industrial que envolva seu processamento.


Sobre essa propriedade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A contração volumétrica da madeira é dada pela diferença entre o volume no estado saturado de umidade e no estado seco, em relação ao volume da madeira no estado saturado de umidade.

    CV% = [(Vv-Vs)/Vv] x 100

    CV% = contração volumétrica

    Vv = volume verde

    Vs = volume seco


ID
2917909
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um processo adequado de secagem da madeira pode trazer grandes benefícios tanto do ponto de vista da qualidade da madeira quanto do ponto de vista dos custos de produção.


Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Abaixo do ponto de saturação das fibras, a madeira torna-se mais resistente à ação de fungos e de alguns insetos;


ID
2917912
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal

São exemplos de produtos florestais não madeireiros, EXCETO

Alternativas

ID
2917915
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

De acordo com o Código Florestal Brasileiro, lei 12.651, de 25 de maio de 2012, é correto afirmar, EXCETO, que

Alternativas
Comentários
  • Módulo fiscal é uma unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município levando-se em conta: (a) o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); (b) a renda obtida no tipo de exploração predominante; (c) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; (d) o conceito de "propriedade familiar". A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade.

    O valor do módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.

    Fonte: https://www.embrapa.br/codigo-florestal/area-de-reserva-legal-arl/modulo-fiscal

  •  Lei n. 4.504/64 (Estatuto da Terra) define, também, o chamado módulo fiscal como sendo a unidade expressa em hectares, para efeito de incidência do Imposto sobre Território Rural, que leva em consideração, concomitantemente: i) o conceito de propriedade familiar (constante do supracitado artigo 4º); ii) o tipo de exploração predominante no município; iii) a renda obtida com a exploração predominante; e iv) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam significativas em função da renda ou da área utilizada. Consigna-se, inclusive, que, nos termos legais, o referido tributo não incide sobre imóvel rural igual ou inferior a um módulo fiscal, desde que explorado diretamente pelo proprietário e sua família.

  • GABA. D

    Mas eu marquei C. Se alguém encontrar a definição de FLORESTA nesta lei, por favor me diga, pq vasculhei ela toda e DEFINIÇÃO mesmo, eu não encontrei.


ID
2917918
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São exemplos de aplicação direta de ferramentas de sensoriamento remoto e de sistemas de informações geográficas nas Ciências Florestais, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Projeções de crescimento e de produção florestal = Inventário Florestal

  • Letra B

    A aplicação direta de sensoriamento remoto e SIG refere-se situações atuais ou passadas. As projeções dependem do uso anterior de ferramentas/métodos de previsão.


ID
2917921
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal

As angiospermas constituem-se como uma parte significativa da diversidade das plantas verdes, das plantas vasculares e das plantas com sementes.


As características abaixo são evidências contundentes da monofilia das angiospermas, EXCETO, por

Alternativas

ID
2917924
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os levantamentos fitossociológicos são fundamentais para o conhecimento da estrutura horizontal e vertical dos povoamentos florestais e para a definição de estratégias de manejo e conservação dos remanescentes florestais.


Tais estudos envolvem uma série de conceitos sobre os quais é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A dominância é expressa em termos de área basal, ou seja, a projeção da área seccional do tronco da arvores a 1,3 m do solo. Assim, é definido como o somatório da área basal por hectare, de cada espécie, expressa através de valores absolutos e relativos.

    https://www.matanativa.com.br/blog/estrutura-horizontal-da-floresta/

    As demais alternativas embaralham os conceitos de densidade/abundância, frequência, dominância e valor de importância (IVI). A letra "c" diz respeito ao índice de Pielou (J).


ID
2917927
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando-se as diversas opções de métodos e de modelos para estimar o volume individual de árvores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Em um modelo que estime diâmetros satisfatoriamente não é garantia de que estimará volumes da mesma forma (SILVA et al., 2011).

    Disponível em: ipef.br/publicacoes/scientia/nr91/cap09.pdf


ID
2917930
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere a implantação de um povoamento florestal de grande porte, do qual se espera a produção de madeira em fluxo contínuo a partir do sexto ano.


Em um empreendimento florestal dessa natureza, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na minha visão, a afirmativa se torna incorreta quando diz que o planejamento de médio prazo tem caráter estratégico.. onde na verdade deveria ser "longo prazo"

  • Planejamento Estratégico (Longo prazo)

    Ao longo do planejamento estratégico, as ações desenvolvidas levam em consideração o longo prazo, sendo considerado, normalmente, um período de 5 a 10 anos, sem iniciativas muito específicas, afinal, seria muito difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.


ID
2917933
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal

Assinale a alternativa que apresenta os(as) causadores(as) de injúrias em povoamentos florestais.

Alternativas

ID
2917936
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dentre os conceitos envolvidos no Manejo Integrado de Pragas, de Doenças e de Plantas Daninhas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conceitos de praga

    Convencional: Um organismo é considerado praga, quando é constatada sua presença na cultura.

    No manejo integrado de pragas (MIP): Um organismo só é considerado praga quando causa danos econômicos.


ID
2917939
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação às práticas de manejo florestal, é correto afirmar, EXCETO, que

Alternativas
Comentários
  • No desbaste sistemático não configura a remoção por qualidade e sim no desbaste seletivo.

  • GAB D

    Desbaste = é uma prática silvicultura que tem como objetivo a remoção de alguns indivíduos para favorecer o crescimento das árvores remanescentes.

    D.Seletivo = retirada de árvores pré estabelecidas (selecionadas). Essa técnica possui um alto custo de mão de obra e ocorre, na maioria das vezes, em povoamentos disformes.

    D.Sistemático = retirada de árvores sem avaliação prévia. É uma técnica mais barata, realizada em povoamentos uniformes (florestas plantadas).