- ID
- 545878
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Geologia
- Assuntos
Para gerar preferencialmente óleo, uma rocha geradora deve caracterizar-se pela seguinte condição:
Para gerar preferencialmente óleo, uma rocha geradora deve caracterizar-se pela seguinte condição:
A migração envolve um conjunto de processos e mecanismos complexos a partir da formação do hidrocarboneto até sua acumulação em um reservatório. Nesse contexto, tem-se que a(s)
Entre as rochas sedimentares carbonáticas abaixo, qual apresenta características sedimentológicas, do ponto de vista de porosidade primária, para constituir-se em reservatório?
Dentre as rochas abaixo, qual é a mais eficiente como selante?
Armadilhas (trapas) são necessárias para a acumulação final do petróleo. Sobre essas armadilhas, tem-se que as de natureza
Com relação à poluição dos oceanos por atividades relacionadas à indústria do petróleo, analise as afirmações a seguir.
I - Derramamentos de óleo causam danos severos aos ecossistemas costeiros e marinhos, em uma escala sempre regional.
II - A poluição decorrente de vazamentos de navios transportadores é rara e não causa maiores consequências.
III - Em termos do impacto ambiental global, a poluição dos oceanos por derramamento de óleo é mais significativa do que a poluição por esgotos.
IV - A maior frequência dos derramamentos de óleo ocorre nas zonas costeiras, onde tais derramamentos têm maior impacto sobre os recursos da vida marinha.
É correto APENAS o que se afirma em
São fatores ambientais importantes para o controle de derramamentos de óleo em regiões marinhas ou costeiras, EXCETO
Armadilhas são feições ou estruturas que permitem a acumulação dos hidrocarbonetos dentro dos reservatórios. Com respeito às armadilhas de petróleo estruturais e estratigráficas, afirma-se que
Da bacia de Campos se extraem cerca de 90% do petróleo produzido no Brasil. Tem-se que, nessa bacia,
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que
Com base no ensaio de pirólise para avaliação do potencial de uma rocha geradora, segundo metodologia proposta por Espistalié e outros (1985), compreende-se que
Quanto aos principais horizontes geradores de hidrocarbonetos das bacias brasileiras, analise as afirmações abaixo.
I - O intervalo anóxico do Frasniano da Bacia do Amazonas, associado à Formação Barreirinhas, constitui-se no principal intervalo gerador dessa bacia.
II - A Formação Irati, do Permiano da Bacia do Paraná, apresenta um excelente potencial gerador para gás.
III - Na seção siluriana da Bacia do Parnaíba são registrados horizontes potencialmente geradores de hidrocarbonetos no Grupo Serra Grande.
IV - A Formação Ponta Grossa (Devoniano da Bacia do Paraná) apresenta condições potencialmente favoráveis à geração de gás na bacia.
V - As principais ocorrências de hidrocarbonetos na seção pós-sal da Bacia de Campos associam-se a geradores posicionados na seção pré-sal.
Está correto APENAS o que se afirma em
O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que
Analise as afirmativas abaixo que dizem respeito aos reservatórios de petróleo.
I - As rochas sedimentares siliciclásticas e carbonáticas constituem a grande maioria dos reservatórios de petróleo e, em ambos os casos, as propriedades do reservatório são determinadas pelo ambiente deposicional e de formação dessas rochas e pelos processos diagenéticos subsequentes.
II - A porosidade primária dos reservatórios de petróleo é formada por processos que ocorrem após a deposição e diagênese dos sedimentos, tais como dissolução, recristalização e fraturamento.
III - A porosidade dos reservatórios, dentro de uma bacia sedimentar, normalmente aumenta com o aumento da profundidade de soterramento, em função dos processos de fraturamento e dissolução por conta do aumento da pressão litostática.
IV - A porosidade secundária dos reservatórios siliciclásticos é uma herança dos processos deposicionais, da energia do ambiente de deposição, da proximidade da área fonte e do clima.
É correto o que se afirma APENAS em
Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas que acumulam as jazidas de hidrocarbonetos. As armadilhas podem ser estruturais ou estratigráficas. De acordo com os processos que originaram as armadilhas, podemos dizer que a(as)
Considerando-se um grau geotérmico médio, qual é a combinação que corresponde às profundidades aproximadas de soterramento em que a migração primária alcança o máximo em três distintos modos?
Modo de migração primária
Com relação às armadilhas de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.
I - Armadilhas estruturais são associadas a elementos tectônicos (dobras e/ou falhas) já existentes anteriormente à deposição do pacote sedimentar envolvido com a acumulação de petróleo ou gás.
II - A movimentação ascendente de sal produz diversos tipos de armadilhas (denominadas de armadilhas diapíricas), podendo apresentar aspectos comuns a armadilhas estruturais e estratigráficas.
III - Armadilhas estratigráficas são produzidas por processos deposicionais ou pós-deposicionais, não envolvendo mudanças litológicas.
IV - Armadilhas estruturais do tipo anticlinal são de fácil reconhecimento e com elevado potencial para acumulação de hidrocarbonetos.
São corretas APENAS as afirmativas
Datações e correlações bioestratigráficas na seção (fase) Rifte das bacias da margem continental brasileira são efetuadas com sucesso através de biozonas de
A respeito da geração de hidrocarbonetos, considere as afirmativas a seguir.
I - A matéria orgânica de tipo I, pela tendência de apresentar maiores razões H/C, é mais propensa à formação de hidrocarbonetos líquidos.
II - A matéria orgânica de tipo II é rica em querogênio lipídico e pode formar hidrocarbonetos líquidos e gasosos.
III - A matéria orgânica de tipo III é rica em querogênio algal e forma apenas hidrocarbonetos gasosos.
Está correto APENAS o que se afirma em
Que rochas com boa qualidade como reservatório de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) ocorrem no Albiano da Bacia de Campos?
Na interpretação paleoambiental de estratos da fase Pós-Rifte (Drifte) das bacias da margem continental brasileira, tem-se que
São, por excelência, rochas geradoras de hidrocarbonetos:
Constituem, respectivamente, uma conjugação potencial rocha geradora; rocha reservatório; rocha selante:
Uma rocha reservatório (I) e uma camada selante (II) devem ser, respectivamente:
Os produtos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, representam uma importante fonte de contaminação do meio ambiente nos centros urbanos.
Nos postos de serviços de combustíveis, esse tipo de contaminação decorre, principalmente, de
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias do tipo antepaís (foreland) apresentam sequências sedimentares em que os reservatórios e selantes podem ser atravessados várias vezes pelo mesmo poço.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
A geologia do petróleo é uma área que cuida somente das rochas, pois fluidos como óleo, condensado e gás são de competência da engenharia química.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias marginais brasileiras passaram por duas grandes fases de subsidência: a primeira, a fase rifte, chamada subsidência termal, e a segunda, a fase marinha, denominada subsidência mecânica.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As estruturas de falhas em flor positiva são típicas de bacia pull-apart, e estão presentes na região onde ocorrem esforços transtensivos.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As trapas estruturais são mais importantes para a acumulação de hidrocarbonetos que as trapas estratigráficas, porque elas são, geralmente, de maior volume.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias marginais brasileiras possuem reservatórios em trapas predominantemente estruturais (falhas normais) no estágio rifte, enquanto no estágio drifte, ou fase passiva, os reservatórios estão em trapas predominantemente estratigráficas.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
A geração de hidrocarbonetos passa pelos estágios de diagênese da matéria orgânica, termogênese e catagênese. Entre estes estágios há a geração de gás biogênico.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
Um sistema petrolífero, para ser eficiente, possui elementos tais como geradora, reservatório, selante e trapa, que passam inicialmente por processo de geração e depois passam por processos de maturação, migração, acumulação e preservação.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
O hidrocarboneto gerado, antes de se alojar no reservatório, passa obrigatoriamente pela migração primária, mas não necessariamente pela migração secundária.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
O petróleo das bacias cretáceas/marginais brasileiras foi gerado essencialmente na fase rifte, quando já se acumulava matéria orgânica essencialmente de origem marinha.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os itens de 58 a 62.
A contribuição da geração de hidrocarbonetos para os sistemas petrolíferos das bacias de margem passiva brasileiras é relativamente simples, pois esses sistemas foram gerados predominantemente por folhelhos do período Cretáceo Inferior.
Considerando que não haja regularidade na distribuição geográfica dos hidrocarbonetos, julgue o item abaixo.
As maiores reservas mundiais de hidrocarbonetos estão no Oriente Médio, Rússia, Venezuela, Canadá e Estados Unidos, em bacias sedimentares de idades que variam do período Neoproterozoico ao Terciário.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens subsequentes.
Os calcário-reservatórios encontrados na sequência pré- evaporítica que vai da bacia de Santos ao Espírito Santo são coquinas de bivalves, semelhantes às coquinas da Formação Morro do Chaves da bacia de Alagoas.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens subsequentes.
Independentemente de serem fraturados naturalmente ou não, os reservatórios possuem maior vazão de petróleo em poços verticais, pois as fraturas são, também, geralmente, verticais/subverticais.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens subsequentes.
Rochas ígneas e embasamento com rochas metamórficas podem ser reservatórios, desde que haja porosidade e alguma permeabilidade.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens subsequentes.
Os melhores reservatórios de petróleo são os arenitos, os calcários e os argilosos, exceto quando estão cimentados.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens subsequentes.
Os arenitos subarcosianos de granulometria fina a média, depositados em águas profundas (depois da borda da plataforma) da bacia de Campos, são responsáveis por aproximadamente 85% da produção nacional de petróleo.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Os arenitos com porosidades intragranulares são bons reservatórios, pois possuem altas permeabilidades.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Halita, carnalita e gipsita são rochas evaporíticas monominerálicas, assim como os diamictitos, constituindo excelentes selantes de hidrocarbonetos.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
A granulometria e a seleção dos grãos, mesmo em calcários, controlam fortemente a qualidade dos reservatórios. Por esse motivo, desde que haja seleção muito boa, a porosidade é idêntica em arenitos de granulometria diferente.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
As unidades litodêmicas, tais como diques e soleiras de diabásio, auxiliaram na geração de hidrocarbonetos da bacia do Solimões.
As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização. Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Sequências deposicionais calcárias desenvolvem-se preferencialmente nos tratos de mar alto, assim como os folhelhos geradores de hidrocarbonetos.
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos itens.
As principais bacias sedimentares brasileiras responsáveis pelas atuais reservas de hidrocarbonetos, em torno de 14 bilhões de barris, são: Campos, Espírito Santo, Potiguar, Solimões, Recôncavo e, atualmente, Santos, que inicia a sua produção no pré-sal. As idades desses reservatórios variam do período Paleozoico ao Terciário.
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos itens.
A bacia do São Francisco tem sido alvo exploratório de gás e, embora tenha sido fortemente afetada pelos eventos compressivos do período Brasiliano, durante sua evolução tectono-sedimentar, passou por estágios rifte, antepaís e sinéclise, do paleoproterozoico ao permocarbonífero, em cinturões de dobramentos, tais como o Araçuaí.
A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos itens.
A produção nacional de hidrocarbonetos provém de reservatórios das sequências rifte e marinho franco nas bacias da margem continental, incluindo-se o rifte do Recôncavo e, na produção total, a bacia intracratônica do Solimões.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os perfis de ressonância magnética usam o tempo de relaxação dos spins após a passagem do magneto. Esse tempo é proporcional ao tamanho dos poros do reservatório.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na correlação de perfil de raios gama entre três poços que possuem curvas/ciclos com baixo raio gama, denotando um arenito limpo, com mesma espessura e mesmo padrão, esses raios podem ser correlacionados lateralmente, pelo fato de serem da mesma camada.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os perfis de resistividades corridos nos poços abertos são excelentes para a obtenção dos dados de saturação de água, que entram na equação para calcular o volume de óleo ou gás in place.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Datum e marco estratigráfico possuem o mesmo significado e são úteis na confecção de seções geológicas horizontais.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os mapas mais importantes para cubar uma jazida de hidrocarbonetos são os de contorno estrutural do topo dos reservatórios, pois eles informam a exata posição das camadas.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os perfis sônicos corridos nos poços são mais úteis quando associados aos de densidade e neutrão para determinar porosidades, mas são usados também para posicionar camadas ou marcos nas seções sísmicas.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os mapas de espessura das camadas com petróleo são chamados de mapas de net-pay e são necessários para serem integrados aos de porosidades e de saturação no cálculo de reserva.
Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Mapas de contorno estrutural, feitos a partir do tempo obtido nas seções sísmicas, são igualmente usados no mapeamento de estruturas para definição de locações.
Acerca do monitoramento e desenvolvimento das atividades de prospecção de hidrocarbonetos, julgue os itens seguintes.
As imagens de radar de abertura sintética (SAR) não ultrapassam os dosséis das copas das árvores de vegetação densa, como a da floresta Amazônia. Essas imagens não são úteis para a análise dos arranjos da rede de drenagem, que podem indicar os padrões estruturais propícios à migração e(ou) à acumulação de hidrocarbonetos.
Acerca do monitoramento e desenvolvimento das atividades de prospecção de hidrocarbonetos, julgue os itens seguintes.
As bandas cinco, quatro e três do sensor TM do satélite Landsat 5 correspondem às bandas do infravermelho médio, infravermelho próximo e vermelho, respectivamente. Uma composição colorida dessas bandas permite, por conseguinte, a realização de mapeamentos de uso do solo e de desmatamento.
Acerca do monitoramento e desenvolvimento das atividades de prospecção de hidrocarbonetos, julgue os itens seguintes.
Os satélites de órbita polar, como a constelação americana de satélites GOES, têm sido utilizados na produção de cartas de campos de ventos, úteis para o monitoramento das ondas oceânicas em bacias petrolíferas.
Com relação à constituição do preço do petróleo, julgue os itens seguintes.
Segundo a teoria de Hotteling, os preços de longo prazo de recursos não renováveis, como o petróleo, seguem a evolução da taxa de juros na economia mundial.
Com relação à constituição do preço do petróleo, julgue os itens seguintes.
A renda petrolífera corresponde à parcela do preço do petróleo arrecadada pelo Estado.
A oferta e a demanda de petróleo têm características particulares, na forma de coordenação, em relação aos demais setores econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A elasticidade de renda da demanda é baixa.
A oferta e a demanda de petróleo têm características particulares, na forma de coordenação, em relação aos demais setores econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A elasticidade de preço da demanda é muito baixa.
A oferta e a demanda de petróleo têm características particulares, na forma de coordenação, em relação aos demais setores econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A elasticidade de preço da oferta é elevada.
Em relação a valores médios internacionais nas atividades de exploração e produção de petróleo, julgue os próximos itens.
Entre as atividades de exploração, desenvolvimento e produção, o desenvolvimento tem maior representatividade nos custos totais.
Em relação a valores médios internacionais nas atividades de exploração e produção de petróleo, julgue os próximos itens.
Mesmo com o avanço de técnicas de geologia e geofísica, a maior parte das perfurações de exploração resulta em poços secos.
Em relação a valores médios internacionais nas atividades de exploração e produção de petróleo, julgue os próximos itens.
As atividades de geologia representam a maior parte dos custos totais da exploração de petróleo.
A descoberta do pré-sal exigiu um novo marco regulatório da indústria brasileira de petróleo que, entre outras medidas, introduziu o regime de partilha para a exploração e produção de petróleo. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O regime de partilha aumenta os riscos enfrentados pelas empresas operadoras de petróleo.
A descoberta do pré-sal exigiu um novo marco regulatório da indústria brasileira de petróleo que, entre outras medidas, introduziu o regime de partilha para a exploração e produção de petróleo. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O regime de concessões deixará de ser aplicado em novos contratos de exploração e produção de petróleo.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As estruturas de falhas em flor positiva são típicas de bacia pull-apart, e estão presentes na região onde ocorrem esforços transtensivos.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As trapas estruturais são mais importantes para a acumulação de hidrocarbonetos que as trapas estratigráficas, porque elas são, geralmente, de maior volume.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias marginais brasileiras possuem reservatórios em trapas predominantemente estruturais (falhas normais) no estágio rifte, enquanto no estágio drifte, ou fase passiva, os reservatórios estão em trapas predominantemente estratigráficas.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias do tipo antepaís (foreland) apresentam sequências sedimentares em que os reservatórios e selantes podem ser atravessados várias vezes pelo mesmo poço.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
A geologia do petróleo é uma área que cuida somente das rochas, pois fluidos como óleo, condensado e gás são de competência da engenharia química.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias marginais brasileiras passaram por duas grandes fases de subsidência: a primeira, a fase rifte, chamada subsidência termal, e a segunda, a fase marinha, denominada subsidência mecânica.
Com relação à geologia do petróleo, julgue os itens a seguir.
As bacias de margem passiva, com ampla plataforma, onde o retrabalhamento dos sedimentos é maior, possuem reservatórios mineralógica e texturalmente mais maduros que as bacias de retro-arco.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
Um sistema petrolífero, para ser eficiente, possui elementos tais como geradora, reservatório, selante e trapa, que passam inicialmente por processo de geração e depois passam por processos de maturação, migração, acumulação e preservação.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
A geração de hidrocarbonetos passa pelos estágios de diagênese da matéria orgânica, termogênese e catagênese. Entre estes estágios há a geração de gás biogênico.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
O petróleo das bacias cretáceas/marginais brasileiras foi gerado essencialmente na fase rifte, quando já se acumulava matéria orgânica essencialmente de origem marinha.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
A contribuição da geração de hidrocarbonetos para os sistemas petrolíferos das bacias de margem passiva brasileiras é relativamente simples, pois esses sistemas foram gerados predominantemente por folhelhos do período Cretáceo Inferior.
Acerca da geração e acumulação de hidrocarbonetos, julgue os
itens de 8 a 12.
O hidrocarboneto gerado, antes de se alojar no reservatório, passa obrigatoriamente pela migração primária, mas não necessariamente pela migração secundária.
Considerando que não haja regularidade na distribuição
geográfica dos hidrocarbonetos, julgue o item abaixo.
As maiores reservas mundiais de hidrocarbonetos estão no Oriente Médio, Rússia, Venezuela, Canadá e Estados Unidos, em bacias sedimentares de idades que variam do período Neoproterozoico ao Terciário.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Os arenitos subarcosianos de granulometria fina a média, depositados em águas profundas (depois da borda da plataforma) da bacia de Campos, são responsáveis por aproximadamente 85% da produção nacional de petróleo.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Os calcário-reservatórios encontrados na sequência pré- evaporítica que vai da bacia de Santos ao Espírito Santo são coquinas de bivalves, semelhantes às coquinas da Formação Morro do Chaves da bacia de Alagoas.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Independentemente de serem fraturados naturalmente ou não, os reservatórios possuem maior vazão de petróleo em poços verticais, pois as fraturas são, também, geralmente, verticais/subverticais.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Rochas ígneas e embasamento com rochas metamórficas podem ser reservatórios, desde que haja porosidade e alguma permeabilidade.
Considerando que os reservatórios de hidrocarbonetos sejam o
maior patrimônio das companhias de petróleo, julgue os itens
subsequentes.
Os melhores reservatórios de petróleo são os arenitos, os calcários e os argilosos, exceto quando estão cimentados.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia
essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Os arenitos com porosidades intragranulares são bons reservatórios, pois possuem altas permeabilidades.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia
essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
Halita, carnalita e gipsita são rochas evaporíticas monominerálicas, assim como os diamictitos, constituindo excelentes selantes de hidrocarbonetos.
Tendo em vista que sedimentologia é uma área da geologia
essencial na indústria do petróleo, julgue os itens que se seguem.
A granulometria e a seleção dos grãos, mesmo em calcários, controlam fortemente a qualidade dos reservatórios. Por esse motivo, desde que haja seleção muito boa, a porosidade é idêntica em arenitos de granulometria diferente.