SóProvas



Questões de Pedologia


ID
557650
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na Pedologia os solos são divididos em horizontes de acordo com suas características morfológicas, o que acaba se refletindo nas propriedades físicas e químicas de cada horizonte. Por esse motivo, há muito se procura relacionar as propriedades geotécnicas dos solos com sua gênese. No entanto, é preciso tomar cuidado com as diferentes nomenclaturas e conceitos empregados pela Pedologia e pela Geotecnia. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I - O material de origem dos solos pedológicos são as rochas na Geotecnia.
II - Os horizontes A e B correspondem ao solo maduro na Geotecnia.
III - O horizonte C é o horizonte diagnóstico do tipo de solo na Pedologia.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão maluca... O material de origem dos solos na geotecnia é a rocha!

     

  • Questão estranha, mas acredito que seja porque os solos podem ser transportados, aluvionáres, aluvios, colúvios, formado por sedimentos eólicos, marinhos, matéria orgânica, não sendo dessa forma relacionados diretamente à rocha mãe. Foi o caminho que eu tentei entender da questão.


ID
699556
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Diferentes minerais e rochas presentes na porção superficial da Terra sofrem tipos distintos de transformações físicas e químicas, devido, por exemplo, à ação da água, do vento e do gelo, originando diferentes tipos de solos. A respeito dos processos de formação de solos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (a) CORRETA

    (b) Latossolos geralmente são profundos e são pobres em macronutrientes.

    (c) Neossolos quartzoarênicos são comuns em regiões topograficamente elevadas próximo à áreas fontes onde ocorrem arenitos e quartzitos, ou ainda próximos ao litoral.

    (d) Óxidos de alumínio é um dos constituintes menos móveis em perfis de solos.

    (e) Solos pedregosos rasos, normalmente encontrados em áreas de encosta, são denominados neossolos.

  • Litólicos

    Ocorrem em toda região semiárida, principalmente nas áreas onde são encontrados afloramentos rochosos. São muito pouco desenvolvidos, rasos, não hidromórficos (sem a presença de água), apresentando horizonte A diretamente sobre a rocha ou horizonte C de pequena espessura. São normalmente pedregosos e/ou rochosos, moderadamente a excessivamente drenados com horizonte A pouco espesso, cascalhento, de textura predominantemente média, podendo também ocorrer solos de textura arenosa, siltosa ou argilosa. Podem ser distróficos ou eutróficos, ocorrendo geralmente em áreas de relevo suave ondulado a montanhoso, Fotos 1 e 2 .

    Apresentam poucas alternativas de uso por se tratar de solos rasos ou muito rasos e usualmente rochosos e pedregosos. Situa-se em áreas acidentadas de serras e encostas íngremes, normalmente com problemas de erosão laminar e em sulcos severa ou muito severa.

  • a) correta;

    b) latossolos são os mais profundos e em maior proporção no Brasil, tem horizonte B latossolico e pobres em nutrientes

    c)neossolos, são mais representativo na caatinga, pouco desenvolvidos, material mineral e orgânico, areias quartzosas e rasos;

    d) acumulo de fe, al , Si são encontrados em solos profundos e bastante imteperizados como os latossolos.

    e) os cambissolos são pouco desenvolvidos, composto de material mineral e horizonte Bincipiente.


ID
699562
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os argilominerais são os principais formadores da fração fina dos solos (diâmetro das partículas < 2 µm). Quanto aos argilominerais, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • montmorilonita 2:1

     

  • Argilomineral é o nome técnico, usado em geologia, para definir minerais constituídos por silicatos hidratados de aluminio e ferro, que podem conter elementos alcalinos, como o  sódio e potássio e alcalinos terrosos, como o cálcio e magnésio  . 

    Argilominerais formam as Argilas, que Segundo a NBR 7250, são compostas de partículas coloidais de diâmetro inferior a 0,005mm, com alta plasticidade quando úmidas e que, secas, formam torrões que geralmente não são quebrados com a pressão dos dedos.


ID
699565
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em 2005, a EMBRAPA lançou um novo sistema de classificação de solos do Brasil, composto por 13 ordens e 44 subordens. Assinale a alternativa em que a ordem e os exemplos de suas respectivas subordens (entre parênteses) estão indicados corretamente.

Alternativas
Comentários
  • a) Cambissolos. Ordens: – Cambissolos Húmicos: solos com horizonte A húmico. – Cambissolos Flúvicos: solos com caráter flúvico dentro de 120cm a partir da superfície do solo. – Cambissolos Háplicos: outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

    b) Latossolos. Compreende 4 subordens. – Latossolos Brunos – Latossolos Amarelos – Latossolos Vermelhos – Latossolos Vermelhos–Amarelos

    c) Neossolos - Neossolos Litólicos, Neossolos Flúvicos, Neossolos Regolíticos, Neossolos Quartzarênicos

    d) Plintossolos - Compreende 3 subordens: – Plintossolos Pétricos: solos com horizonte concrecionário ou horizonte litoplíntico. – Plintossolos Argilúvicos: solos com horizonte plíntico e caráter argilúvico. – Plintossolos Háplicos: outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

    e) Gleissolos - Compreende 4 subordens: – Gleissolos Tiomórficos: solos com horizonte sulfúrico e/ou materiais sulfídricos, dentro de 100cm a partir da superfície.– Gleissolos Sálicos: solos com caráter sálico (CE ≥ 7ds/m, a 25ºC) em um ou mais horizontes, dentro de 100cm a partir da superfície. – Gleissolos Melânicos: solos com horizonte H hístico com menos de 40cm de espessura, ou horizonte A húmico, proeminente ou chernozêmico. – Gleissolos Háplicos: outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.


ID
699568
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O uso cada vez mais intensivo de solos tem aumentado a contaminação deles com diversos tipos de poluentes. Assinale a alternativa correta com relação à remediação de solos contaminados.

Alternativas
Comentários
  • (e) Herbicidas = Ervicidas, aquilo que mata ervas daninhas. Vinhaça = Vinho de má qualidade, vinagrão.

  • Resposta: A e D erradas:  FITORREMEDIAÇÃO “plantas com raízes profundas” é para ser utilizado em metais pesados como o Pb na letra D , além de MATÉRIA INORGÂNICA  e dejetos de minério, tal como o zinco , o cobre , o magnésio..... o petróleo é matéria orgânica logo a remediação mais utilizada em contaminação do solo é a  BIORREMEDIAÇÃO (microorganismos utilizados são bactérias, fungos filamentosos e levedura)......

    B erradaà melhora as características física tb....

    C errada à Bactovirus ataca insetos, e não metais pesados...

    D errada Calagem remedia a acidez do solo.....

    E alternativa correta--> A adição de materiais orgânicos reduzidos ao solo, como a vinhaça, e em menor grau as restevas culturais como as palhadas, promovem o aumento da atividade microbiana, o que proporciona a aceleração da degradação de herbicidas no solo, diminuindo sua persistência


ID
699571
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Modelos matemáticos empíricos, como a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), são utilizados para estimar as perdas médias de solo de um determinado local. A EUPS é definida pela seguinte fórmula:

EUPS = R × K × LS × C × P,

em que:
R = erosividade da chuva;
K = erodibilidade do solo;
LS = declividade e comprimento de rampa do terreno;
C = cobertura e manejo do solo; e
P = práticas conservacionistas do solo.

Assinale a alternativa correta em relação à EUPS.

Alternativas
Comentários
  • (d) Na EUPS todas as variáveis são diretamente proporcionais, logo se todos os parâmetros se mantiverem, variando apenas o comprimento da rampa, a rampa menor terá uma perda de solo menor.


ID
699637
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em uma obra de engenharia, o comportamento de um solo já foi avaliado com base em diversos parâmetros e propriedades. Acerca dos limites de consistência de Atterberg, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os limites de consistência são: de contração, plasticidade e liquidez


ID
847765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativos ao processo de formação de solos(intemperismo) tropicais do Brasil.


Os latossolos do centro-oeste brasileiro possuem elevada capacidade de troca catiônica (CTC), em virtude do predomínio dos processos químicos na sua formação em detrimento dos processos físicos e biológicos.

Alternativas
Comentários
  • Não conheço nada sobre a pedologia do centro oeste, mas como a região é seca, os processos físicos devem predominar sobre os químicos.

  • Possui baixa CTC


ID
847768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o   item  a seguir, relativo  ao processo de formação de solos(intemperismo) tropicais do Brasil.


Um dos principais fatores de formação de solos tropicais do Brasil são as águas de chuvas ricas em ácido sulfúrico.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil está localizado em uma zona tropical. Em virtude disto, a formação dos solos tropicais típicos envolve:

    a) intemperização enérgica por hidrólise parcial a total do material de origem (ferralitização e sialitização, em geral monossialitização) onde os minerais primários se decompõem, exceto alguns poucos mais resistentes como o quartzo, e mesmo as próprias argilas;

    b) intensa lixiviação de bases (comumente na ordem Ca > Mg > K > Na), resultante da dessaturação do complexo de adsorção (sobretudo coloidal);

    c) pequena movimentação de sesquióxidos (óxidohidróxidos de ferro e alumínio) que se concentram residualmente, podendo até formar nódulos e
    crostas supérgenas (recentes e formadas em posição superior da crosta terrestre);

    d) lixiviação da sílica por hidrólise total ou parcial;

    e) floculação eficiente de colóides resultando em agregados relativamente estáveis devido, permeabilidade, aeração e virtual ausência de migração de argilas;

    f) rápida mineralização de matéria orgânica

    Fonte: http://www.labogef.iesa.ufg.br/labogef/arquivos/downloads/Solos_do_Brasil_34198.pdf

  • As águas de chuva são ricas ácido carbonico, resultante da interação da agua com CO2 atmosférico.

  • abemos que os solos não são iguais em todos os lugares. Em termos de classificação, existem centenas ou até milhares de tipos diferentes, a depender do critério utilizado em sua análise. Mas, por qual motivo os solos se apresentam de formas, composições químicas, cores e até níveis de fertilidade diferenciados? Isso ocorre porque cada um deles foi exposto às diferentes combinações entre os fatores de formação dos solos, que são: a rocha matriz, o clima, o relevo, os organismos vivos e o tempo.

  • A chuva ácida é a precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, resultantes de reações químicas que ocorrem na atmosfera.

    Todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição. Porém, as chuvas tornam-se um problema ambiental quando o seu pH é abaixo de 4,5.

    Elas resultam da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera, em consequência das atividades humanas.


ID
847771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o   item  a seguir, relativo  ao processo de formação de solos(intemperismo) tropicais do Brasil.


As terras roxas estruturadas do Sudeste do Brasil são derivadas do intemperismo de rochas basálticas.

Alternativas
Comentários
  • A terra-roxa é um solo de altíssima fertilidade, proveniente do basalto de origem vulcânica, esse tipo de solo é encontrado na região sul, oeste de São Paulo, Mato grosso do sul, Minas Gerais e Goiás. Esse tipo de solo foi muito importante no período colonial brasileiro, pois impulsionou o cultivo de café e cana de açúcar, vale ressaltar que a terra roxa na verdade é vermelha, o termo “roxa” surgiu de adaptações linguísticas do período colonial.

  • O latossolo roxo, também conhecido por terra roxa, é um tipo de solo avermelhado muito fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Essas rochas basálticas, pertencentes à Formação Serra Geral, se originaram do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou, causado pela separação do antigo supercontinente Gondwana nos atuais continentes América do Sul e África, na Era Mesozóica. É caracterizado pela sua cor avermelhada inconfundível, devida à presença do mineral magnetita, um óxido de ferro.


ID
847798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação às interferências humanas causadoras de alterações nos processos intempéricos da natureza, julgue o  próximo  item.


A substituição da vegetação natural por condomínios rurais aumenta a compactação e a textura dos solos em seus horizontes mais superficiais.

Alternativas

ID
847801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação às interferências humanas causadoras de alterações nos processos intempéricos da natureza, julgue o  próximo  item.


Taludes construídos em cortes de estradas são mais estáveis em cambissolos rasos do que em cambissolos espessos.

Alternativas
Comentários
  • Cambissolo

    Pouco profundo

    Pouco evoluído

    Considerado um solo ‘jovem’, com textura média e presença de cascalho e silte.

    Apresentam, em geral, significativos teores de mineraisprimários facilmente intemperizáveis.


ID
847846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental elevado é verificada em terrenos colinosos, com infiltração superior a 0,50 cm/min e submetidos a chuvas concentradas nos primeiros dois meses do ano.

Alternativas

ID
847849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental moderado é verificada em terrenos de relevo suave-ondulado, com infiltração entre 0,015 e 0,50 cm/min e precipitação distribuída equitativamente ao longo dos doze meses do ano.

Alternativas

ID
847852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


Terrenos com infiltração inferior a 0,015 cm/min, em forma de chapadas e com chuvas distribuídas ao longo de seis meses do ano apresentam risco geoambiental baixo.

Alternativas

ID
847855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental extremamente elevado é verificada em terrenos colinosos, com infiltração inferior a 0,015 cm/min e submetidos a chuva concentrada nos primeiros dois meses do ano.

Alternativas

ID
847858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental extremamente baixo é verificada em terrenos de relevo suave-ondulado, com infiltração inferior a 0,015 cm/min e submetidos a chuvas distribuídas equitativamente ao longo dos doze meses do ano.

Alternativas
Comentários
  • Para ser extremamente baixo a característica geomorfológica deveria ser chapada.

    Assertiva incorreta.

  • Chapada também não é risco baixo!


ID
847909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o   item  subsecutivo , relativo  à constituição ou composição do manto de intemperismo, também denominado, na geologia, de alterita ou elúvio.


O manto de intemperismo é constituído por minerais secundários resistentes à ação intempérica, oriundos da rocha mãe ou original.

Alternativas
Comentários
  • O manto de intemperismo, também chamado de regolito, é composto por fragmentos de rocha

    e solo sendo um material natural das rochas, incosolidado.

    Capeamento natural das rochas (manto de intemperismo), inconsolidado, composto por fragmentos de rocha e solo, incluindo solo transportado, solo autóctone, depósitos residuais.

    Depois de alterada a rocha recebe o nome de regolito ou manto de intemperização, pois forma uma camada que recobre as que estão em vias de decomposição. É na parte mais superficial do regolito que se dá a formação do solo 

    Regolito (do grego rhêgos = cobertor + litos = pedra) ou manto de intemperismo é uma camada solta de material heterogêneo e superficial que cobre uma rocha sólida. Trata-se, portanto, de material não consolidado, residual ou transportado, que recobre a rocha fresca. O regolito é dito residual, quando formado por material originário da rocha fresca imediatamente subjacente; é transportado, nos casos em que isso não acontece

  • O material intemperizado é menos resistente a novos intemperismos

  • Os minerais primários é que são oriundos da rocha mãe, os secundários já foram transformados.


ID
847954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Uma obra de contenção é feita pela introdução de uma estrutura ou e elementos estruturais compostos que apresentam rigidez distinta daquela do terreno da obra. Com relação aos tipos de obras com estruturas de contenção, julgue o  seguinte  item.


O solo grampeado consiste em uma técnica de melhoria de solos que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem.

Alternativas

ID
884074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativos ao processo de formação de solos(intemperismo) tropicais do Brasil.


Areia e argila, sedimentos derivados do intemperismo de rochas, são predominantemente formadas por quartzo e mica, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão o CESPE se refere à Granulometria de sedimentos. Mas como o comando da questão fala sobre intemperismo e processo de formação de solos tropicais, ou seja, refere-se à interação química e física dos materiais geológicos. Caberia recurso à época da prova. Fica a dica.

  • Questão passível de recurso.

    De acordo com Callijuri e Cunha (2013), a ação combinada de intemperismo físico e químico leva ao aparecimento de:

    - Minerais primários: gerados pela atuação de intemperismo físico e compreendem grande parte da fração de areia e silte, sendo os mais comuns quartzo e feldspato, embora as micas, anfibólios e piroxênios também possam ocorrer.

    - Minerais secundários: derivados pela atuação conjunta de intemperismo físico, químico e biológico, são, principalmente, silicatos lamelares (filossilicatos) e compreendem grande parte da fração de argila, sendo os mais comuns caulinitas, cloritas, micas, esmectitas e vermiculitas.


ID
884161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o  item  subsecutivo , relativo à constituição ou composição do manto de intemperismo, também denominado, na geologia, de alterita ou elúvio.


O intemperismo pode gerar dois diferentes tipos de produtos: solos e depósitos minerais lateríticos ou supérgenos.

Alternativas

ID
886084
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Processos distintos de alteração intempérica predominam em diferentes regiões do mundo, dependendo, por exemplo, das suas condições climáticas e do tipo de cobertura vegetal. Nas regiões tropicais úmidas (precipitação anual > 1.500 mm) e cobertura florestal densa, predominam

Alternativas
Comentários
  •  Nos solos tropicais, geralmente ácidos, de modo geral, a maior retenção do elemento, está associada à sua retenção por oxi-hidróxidos de ferro e alumínio, minerais componentes dos solos. Em solos que apresentam pH mais altos a adsorção é maior pode ser realizada pelo cálcio.

    Solos Lateríticos "Later” significa "tijolo" em latim e "ito" significa material Pétreo.

    São solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo. No processo de laterização há um enriquecimento no solo de óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e a permanência da caulinita como argilomineral predominante e quase exclusivo, conferindo a estes solos uma coloração típica: vermelho, amarelo, marrom e alaranjado. Fração argila constituída de argilominerais do grupo das caulinitas e de óxidos e hidróxidos de ferro e/ou alumínio o que confere a estrutura poros e agregações altamente estáveis.


ID
886102
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Uma das modelagens mais conhecidas de erosão de solos é a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS). Ela é uma equação empírica dada por:

PS = R K L S C P

em que:
PS = perda de solo (unidades em t.ha-1 .ano-1 );
R = erosividade da chuva;
K = erodibilidade do solo;
L = comprimento da encosta;
S = declividade da encosta;
C = uso e manejo do solo.

O fator P refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Para entender melhor o FATOR P: representa o efeito de práticas de conservação do solo como preparo e plantio em contorno (nível) e terraceamento e plantio em faixas em contorno, expressando a relação entre a perda de solo com determinada prática conservacionista e a correspondente perda quando a cultura está implantada no sentido do declive (morro abaixo).


ID
886105
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Suponha que a suscetibilidade à erosão de um terreno foi analisada com base no cruzamento dos mapas de solos, geomorfologia e uso da terra. As seguintes classes foram encontradas nesse terreno: a) Solos: Cambissolos e Latossolos; b) Geomorfologia: Chapadas e Colinas; e c) Uso da Terra: Soja sob Sistema de Plantio Direto (SPD) e Soja sob Sistema de Plantio Convencional (SPC).

Cada classe de solos, geomorfologia e uso da terra foi classificada como tendo fator condicionante à erosão alto ou baixo. Foi definida ainda que uma determinada região do terreno teria suscetibilidade à erosão muito forte caso houvesse presença de fatores condicionantes considerados alto nos três mapas. Assinale a opção que apresenta essa condição.

Alternativas
Comentários
  • Por que Cambissolo e não latossolo? 

  • Cambissolos são solos jovens, geralmente menos espessos, com pedregosidade. São mais suscetíveis à erosão.

  • Latossolo é um solo maduro, profundo, enriquecido em argila, portanto pouco suscetível a erosão.


ID
886111
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Todas as propriedades de solos listadas abaixo são importantes na Geotecnia, exceto:

Alternativas

ID
886114
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à classificação geotécnica de solos, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886120
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em 2005, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um novo sistema brasileiro de classificação de solos (2ª versão). Sobre os solos brasileiros, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As subordens dos argissolos são: eutróficos, distróficos e alíticos.

  • gabarito letra C

    a questão refere-se a subordem dos cambissolos,

    as subordens dos Argissolos são :

    brumo acinzentado

    acinzentado

    amarelo

    vermelho

    vermelho-amarelo


ID
886141
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Atualmente, existem vários equipamentos que estimam diferentes parâmetros biológicos (exemplo: biomassa) e físicos (exemplo: umidade de solos) no campo. Cinco desses equipamentos são listados a seguir:

I. Sonda de nêutron

II. TDR (Reflctometria no Domínio do Tempo, do inglês Time Domain Reflectometry)

III. Piezômetro

IV. Tanque Classe A

V. Radiômetro

Assinale a opção em que são listados apenas os aparelhos que medem a umidade de solos.

Alternativas
Comentários
  • Piezômetros são instrumentos para medir a poro-pressão e a condutividade hidráulica do solo.

    Tanque Classe A é utilizado na medição direta da evaporação (evapotranspiração).

    Radiômetro é um instrumento para medir a radiação.


ID
1271521
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos latossolos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b.

     

    Latossolos

    Variam de fortemente a bem drenados, embora ocorram solos que têm cores pálidas, de drenagem moderada ou até mesmo imperfeitamente drenada, indicativa de formação em condições, atuais ou pretéritas, com um certo grau de gleização. 
    São típicos das regiões equatoriais e tropicais, ocorrendo também em zonas subtropicais, distribuídos, sobretudo, por amplas e antigas superfícies de erosão, pedimentos ou terraços fluviais antigos, normalmente em relevo plano e suave ondulado, embora possam ocorrer em áreas mais acidentadas, inclusive em relevo montanhoso.

     

    Fonte: Embrapa, 2006. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.


ID
1271524
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A Serra Gaúcha compreende escarpas relacionadas a derrames de rochas vulcânicas com intercalações de arenitos eólicos. As rodovias que cortam esse relevo acidentado frequentemente são interrompidas devido a movimentos de massa (queda de blocos e escorregamentos).

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos condicionantes desses movimentos de massa.

Alternativas

ID
1290196
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O produto do intemperismo no qual as estruturas e a textura das rochas ainda podem estar conservadas é denominado

Alternativas
Comentários
  • saprólito pode apresentar dezenas de metros de espessura em climas úmidos, ocorre na base do manto de intemperismo mas pode ser exposto por erosão dos níveis regolíticos. O "saibro", usado nas misturas com cimento e areia, normalmente é material saprólito da alteração de rochas graníticas e outras.

  • Saprólito

    Rocha decomposta por intemperismo químico para um material argiloso, variavelmente friável, de cores amarelas a avermelhadas ou em tons de cinza, na dependência da rocha original e do clima, podendo conter quartzo e outros minerais resistentes à alteração e preservando, frequentemente, muitas das estruturas da rocha sã que ocorre abaixo.


ID
1360144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em se tratando de dispersão primária de metais pesados, recomenda-se que a amostragem deve ser feita em

Alternativas

ID
1368664
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos decorrentes do estágio final da decomposição química das rochas através do processo de intemperismo apresentam uma expressiva mudança da chamada paragênese primária para a paragênese secundária. Os minerais que melhor representam tal modificação são:

Alternativas
Comentários
  • Como outros silicatos, o intemperismo químico forma outros minerais, conhecidos como argilominerais.


ID
1368676
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os processos de voçorocamentos são exemplos típicos de erosão linear acelerada na superfície terrestre e causam sérios problemas de emissão de partículas finas nos canais fluviais. Esses processos são causados por:

Alternativas
Comentários
  • Sulcos, ravinas e voçorocas - isto é formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.

    Quando a ravina, aprofundando-se, atinge o lençol freático torna-se voçoroca (Figura 1); seu aprofundamento diminui pois o lençol torna-se seu nível de base (IPT, 1986). A dinâmica da erosão muda por causa da intervenção das exportações de matéria sólida pela saída do lençol na base das paredes da voçoroca (piping). Estas exportações desestabilizam as paredes que caem em grandes blocos provocados por escorregamentos rotacionais, favorecidos pelos altos gradientes hidráulicos nos taludes. A voçoroca alarga-se e seu recuo, por erosão remontante, progride até que seu novo ponto de equilíbrio seja encontrado. 


ID
1368685
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Muitas vezes a estabilidade de uma encosta está relacionada com o teor de umidade do solo, em especial quando este se encontra acima da zona de saturação. Desse modo, é sabido que a água presente nos solos não saturados encontra-se submetida a condições de pressão:

Alternativas

ID
1368691
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos de encosta frequentemente estão submetidos a tensões cisalhantes, que podem ser responsáveis por rupturas associadas a movimentos de massa catastróficos, ou seja, quando tais movimentos apresentam grandes dimensões e atingem áreas urbanas densamente ocupadas. Os parâmetros de resistência que governam a estabilidade dos solos frente às tensões de cisalhamento são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo COULOMB, a Resistência ao Cisalhamento de um solo se compõe, basicamente, de duas componentes:

    a COESÃO e o ATRITO entre as Partículas.

    Resposta: D


ID
1368694
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A percolação da água no interior dos solos homogêneos, isotrópicos e saturados é definida pela condutividade hidráulica, como estabelecido pela Lei de Darcy. Conforme apontado pela equação de Darcy, a velocidade de percolação da água nesse caso é influenciada pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • V = K* i 

    letra A

  • Lei de Darcy

    Q= K*A*ah/L

     

    Q= vazão

    K= coeficiente de permeabilidade

    A= área da seção transversal

    ah /L = gradiente hidráulico

    ah= variação da carga hidráulica

    L = comprimento do meio permeável

  • Lei de Darcy diz que:

    Q = K . A . (h1-h2)/L

    Como

    (h1-h2)/L = G (gradiente hidráulico) e;

    Q=V.A

    Temos

    V. A = K . A . G

    Simplificando temos que:

    V = K. G

    K= coeficiente de permeabilidade

    G = Gradiente Hidráulico

    V = velocidade


    Letra A


ID
1368697
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A determinação da profundidade da zona saturada dos solos em campo pode ser feita por meio de diferentes procedimentos, sendo um dos mais práticos a utilização de prospecção geofísica. No caso da determinação da posição do nível freático, o método geofísico mais recomendável é:

Alternativas
Comentários
  • eletrorresistividade; Letra E

  • Método da Eletrorresistividade

    Esse método geofísico emprega uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente. As relações entre corrente elétrica, potencial elétrico e disposição geométrica dos eletrodos no terreno permitem calcular a resistividade real ou aparente em subsuperfície.

    O parâmetro resistividade é o inverso da condutividade elétrica, e pode ser considerado como a resistência dos materiais em conduzir a corrente elétrica. A resistividade de  solos e rochas é  afetada principalmente por quatro fatores:

    composição mineralógica;

    porosidade;

    teor em água;

    quantidade e natureza dos sais dissolvidos.

    Dentre esses fatores, os mais importantes são, sem dúvida, a quantidade de água contida e a salinidade dessa água. O aumento do valor desses fatores, teor de umidade e quantidade de sais dissolvidos, leva a uma diminuição dos valores de resistividade. Essa condição é que permite a imensa possibilidade de aplicação do método em estudos ambientais e hidrogeólogicos, pois normalmente as substâncias contaminantes geram líquidos com alta concentração em sais.

    O método da eletrorresistividade, através das técnicas de sondagem elétrica e caminhamento elétrico, é um dos mais utilizados em estudos ambientais,  podendo fornecer informações sobre o perfil natural do solo, profundidade do substrato rochosos e zona saturada, detecção e mapeamento de contaminação.


ID
1464583
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Acerca de Geologia, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A paleontologia é a ramificação que estuda os seres contidos nas rochas

  • Estratigrafia, estuda as várias camadas de uma estrutura geológica. Através da medição dessas camadas, é possível datar e revelar a história por trás das formações geológicas; incluindo os fossilizados, mas a classificação dos seres é feita apenas pela paleontolgia, nela encontramos estudos mais ricos e aprofundados sobre os seres do passado.


ID
1647244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente à dinâmica superficial.

O perfil de alteração é estruturado horizontalmente a partir da rocha fresca.

Alternativas
Comentários
  • O perfil de alteração é estruturado verticalmente a partir da rocha fresca.


ID
1675423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Acerca dos movimentos de massa, julgue o item a seguir.

Fatores como condições climáticas, existência de matas de grande porte, solos poucos desenvolvidos, grandes ocupações de encostas e grandes maciços fazem que a região central do Brasil apresente grandes probabilidades de escorregamentos.


Alternativas

ID
1675459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que se refere às superfícies de erosão, julgue o item seguinte.

A erosão do solo é influenciada, entre outros fatores, por fatores geológicos e pedológicos, os quais levam à necessidade de se investigar como as propriedades geotécnicas, químicas, mineralógicas e o fluxo não saturado exercem influência sobre o processo erosivo.


Alternativas
Comentários
  • Questão confusa. Induz ao erro e não avalia de forma correta. O fluxo pode ser saturado ou não!


ID
1675465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente ao intemperismo de solos tropicais.

O grau de floculação é um fator indicativo do estágio de intemperismo dos solos, já que solos com maior grau de floculação possuem, além de baixos teores de silte, argila de baixa atividade.


Alternativas

ID
1675468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente ao intemperismo de solos tropicais.

Diferentemente das regiões de clima temperado em que os solos são mais espessos, em regiões de clima tropical são encontrados solos residuais em razão de esse tipo de clima favorecer a ocorrência de reações químicas.


Alternativas
Comentários
  • Clima temperado os solos são menos espessos.


ID
1675471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente ao intemperismo de solos tropicais.

A relação silte/argila indica o estágio de intemperismo de solos em regiões tropicais, de modo que valores inferiores a 0,7, nos solos de textura média, ou inferiores a 0,6, nos de textura argilosa ou muito argilosa, são indicativos de intemperismo mais acentuado.


Alternativas
Comentários
  • https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONTAG01_56_2212200611552.html

  • Relação Silte/Argila

     

    Esta relação é empregada em solos de textura franco arenosa ou mais fina, sendo calculada dividindo-se os teores de silte pelo de argila resultantes da análise granulométrica, do horizonte subsuperficial B. A relação silte/argila serve como base para avaliar o estágio de intemperismo presente em solos de região tropical. Assim sendo, valores inferiores a 0,7 nos solos de textura média ou inferiores a 0,6  nos de textura argilosa ou muito argilosa  são indicativos de intemperismo mais acentuado.

     

    Essa relação é utilizada para diferenciar horizonte B latossólico de B incipiente, quando eles apresentam características morfológicas semelhantes, principalmente para solos cujo material de origem pertence ao cristalino, como as rochas graníticas e gnáissicas.

     

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONTAG01_56_2212200611552.html


ID
1675474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente ao intemperismo de solos tropicais.

O horizonte B latossólico possui avançado estágio de intemperização, o qual se evidencia por meio da completa alteração dos minerais primários menos resistentes e, por conseguinte, pela fração argila de baixa atividade.


Alternativas
Comentários
  • CERTO


    É um horizonte mineral subsuperficial cujos constituintes evidenciam avançado estádio de intemperização explícito pela transformação quase completa dos minerais facilmente alteráveis, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos e/ou argilominerais do tipo 1:1 e minerais resistentes ao intemperismo.


    Fonte: Embrapa solos

    https://www.embrapa.br/solos/sibcs/horizontes-diagnosticos/subsuperficiais

  • Latossolo são solos constituídos predominantemente por material mineral, apresentando horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200 cm ou 300 cm da superfície do solo, se o horizonte A apresentar mais que 150 cm de espessura.

    Os Latossolos apresentam a maior representação geográfica no Brasil em relação aos demais tipos de solos. Em termos globais, estendem-se por cerca de 750 milhões de hectares, sendo que 300 milhões de hectares estão em território brasileiro. Segundo dados da Embrapa correspondem a 31,49% dos solos brasileiros, numa área de aproximadamente 2.681.588,69km2.

    As argilas são predominantemente do tipo caulinita, cujas partículas são revestidas por óxidos de ferro, responsáveis pelas típicas cores avermelhadas. A transição entre horizontes é gradual ou difusa e quase sempre a única diferença a notar no perfil é um escurecimento do horizonte A, ocasionado pelo acúmulo de húmus advindo de uma intensa decomposição de restos vegetais.

    A textura ou granulometria é também uniforme, uma vez ser destituído do horizonte B. Neste horizonte, a estrutura é composta de agregados com formato arredondado e de tamanhos muito pequenos (0,5 a 3,0 mm), os quais são numerosos e acomodados de modo a deixarem uma grande quantidade de macro poros entre eles, o que proporciona uma alta permeabilidade à água, mesmo com elevados teores de argila.


ID
1956898
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A determinação da massa específica real de um solo é feita pelo método do

Alternativas

ID
1956901
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quanto à granulometria, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1956916
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No ensaio de densidade real de um solo fictício, foram obtidos os seguintes valores: 

Massa do picnômetro (MP)                                         20,0 g

Massa do picnômeto com água (MP+A)                     72,0 g

Massa do picnômetro com solo (MP+S)                      25,0 g

Massa do picnômetro com solo e água (MP+S+A)      75,0 g 

Considerando que: 

D = ms/vs

D = densidade real ou massa específica real

ms = Massa dos grãos de solo

vs = Volume dos grãos de solo

Qual é a densidade ou massa específica real desse solo? 

Alternativas
Comentários
  • densidade real = 25-20/ (72-20)-(75-20) = 2,5

    Olhar a fórmula densidade real dos grãos.

  • densidade real = Mp+s - Mp / (Mp+a - Mp) - ( Mp+s+a - Mp+s)

    densidade real = (25-20) / (72-20)-(75-25) = 2,5


ID
1996714
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

São numerosas as fontes de contaminação do solo na atualidade, tais como atividades industriais, o uso de fertilizantes e pesticidas, a deposição atmosférica e a disposição de resíduos no meio ambiente, sem tratamento prévio. A demanda crescente de ações de remediação do solo tem resultado no desenvolvimento de tecnologias para controle e para redução da poluição do solo. Considerando as principais técnicas para remediação do solo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de Eletrocinese é inovadora e possui bons resultados nos Estados Unidos e Europa, porém foi pouco estudada e aplicada no Brasil. Esta técnica não possui limitações quanto às dimensões das plumas e é apropriada para solos com baixa permeabilidade e alta condutividade elétrica devido à presença de argila (SILVEIRA et al, 2005 [2]). A Eletrocinese consiste na aplicação de corrente elétrica através de eletrodos inseridos em um meio contaminado, que pode ser o solo ou água subterrânea. A voltagem existente entre os eletrodos provoca a atração de partículas carregadas (íons) de cargas opostas, bem como espécies moleculares polares. Esse mecanismo de atração entre cargas gera processos de transporte de partículas eletricamente carregadas em direção aos eletrodos, promovendo a mobilização e extração de contaminantes presentes no solo e água subterrânea.

     

    Fonte: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/28117/18241


ID
1996741
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O principal atributo diagnóstico para os solos da classe dos neossolos é a

Alternativas
Comentários
  • Neossolos são solos pouco evoluídos constituídos por material mineral ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando qualquer tipo de horizonte B diagnóstico.

    Fonte: https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/neossolos


ID
1996744
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os latossolos constituem a principal classe de solos nas regiões tropicais. No Brasil, mais de 50% da área superficial são constituídas por essa classe de solo. No que se refere às principais características físicas, químicas e mineralógicas dos latossolos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • os latossolos :

    São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.

    São definidas sete diferentes classes de latossolo, diferenciadas com base na combinação de características com teor de Fe2O3, cor do solo e relação Ki (SiO2/Al2O3).

    São solos minerais , não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizontes B muito espesso (> 50 cm) com seqüência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. A sílica (SiO2) e as bases trocáveis (em particular Ca, Mg e K) são removidas do sistema, levando ao enriquecimento com óxidos de ferro e de alumínio que são agentes agregantes, dando à massa do solo aspecto maciço poroso; apresentam estrutura granular muito pequena; são macios quando secos e altamente friáveis quando úmidos.

    Apresentam teor de silte inferior a 20% e argila variando entre 15% e 80%. São solos com alta permeabilidade à água, podendo ser trabalhados em grande amplitude de umidade.

    Os latossolos apresentam tendência a formar crostas superficiais, possivelmente, devido à floculação das argilas que passam a comportar-se funcionalmente como silte e areia fina. A fração silte desempenha papel importante no encrostamento, o que pode ser evitado, mantendo-se o terreno com cobertura vegetal a maior parte do tempo, em especial, em áreas com pastagens. Essas pastagens, quando manejadas de maneira inadequada, como: uso de fogo, pisoteio excessivo de animais, deixam o solo exposto e sujeito ao ressecamento.

    Os latossolos são muito intemperizados, com pequena reserva de nutrientes para as plantas, representados normalmente por sua baixa a média capacidade de troca de cátions. Mais de 95% dos latossolos são distróficos e ácidos, com pH entre 4,0 e 5,5 e teores de fósforo disponível extremamente baixos, quase sempre inferiores a 1 mg/dm³. Em geral, são solos com grandes problemas de fertilidade.

    A fração argila dos latossolos é composta principalmente por caulinita, óxidos de ferro (goethita e hematita) e óxidos de alumínio (gibbsita). Alguns latossolos, formados de rochas ricas em ferro, apresentam, na fração argila, a maghemita e , na fração areia, a magnetita e a ilmenita. A esses últimos, estão associados os elementos-traço (micronutrientes) como o cobre e o zinco, importantes para o desenvolvimento das planta.


ID
1996747
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), o horizonte F, quando presente no perfil do solo, caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • F - Horizonte ou camada de material mineral consolidada sob A, E ou B, rico em ferro e/ou alumínio e pobre em matéria orgânica, proveniente do endurecimento irreversível da plintita, ou originado de formas de concentração possivelmente não derivadas de plintita, inclusive promovidas por translocação lateral de ferro e/ou alumínio.

    Letra E


ID
1996753
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O principal processo de transformação e desestabilização das rochas e de formação dos solos, em regiões tropicais, é conhecido como intemperismo químico. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde aos principais tipos de reações químicas geradas por meio do intemperismo químico nas rochas.

Alternativas
Comentários
  • A hidrólise é a reação dos minerais com a água. A hidrólise dos feldspatos é uma das reações mais importantes no intemperismo químico, já que os feldspatos são os minerais mais abundantes nas rochas primárias (62 % do total dos minerais na rocha, segundo Wedepohl, 1969).

     hidratação é o fenômeno da incorporação da água à estrutura cristalina. 

    Dissolução. Os ácidos presentes na água, tem papel importante no processo de dissolução. Assim por exemplo, a dissolução de um calcário (CaCO3) em água pura é muito lenta, mas se esta água possuir alguma acidez, a presença do íon H+ facilita a dissolução do calcário.

    A oxidação é um dos primeiros fenômenos de decomposição subárea. É em essência uma reação com o oxigênio para formação de óxidos, ou com o oxigênio e a água para formação de hidróxidos. Os elementos mais suscetíveis à oxidação são: carbono, nitrogênio, fósforo, ferro e 8 manganês. Assim, por exemplo, o ferro bivalente (Fe+2) passa para a forma trivalente (Fe+3) provocando modificações na estrutura dos minerais ricos em ferro. O aparecimento nas rochas de cores amareladas e avermelhadas é característico das reações de oxidação do ferro.


ID
1996762
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O processo erosivo formador das voçorocas ocorre em razão do escoamento superficial da água sobre o solo, principalmente naqueles solos que apresentam uma menor cobertura vegetal, com macroporos e textura arenosa a silte/arenosa. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao método mais adequado para recuperação das voçorocas em estágios avançados.

Alternativas
Comentários
  • Como recuperar uma voçoroca a baixo custo?

    - Determinação da declividade da área com nível retangular;

    - Cálculo da distância entre os terraços;

    - Demarcação e locação dos terraços, comom instrumentos alternativos, ou com nível óptico;

    - Determinação do escoamento superficial (Q);

    - Dimensionamento das estruturas físicas;

    - Terraços;

    - Bacias de retenção;

    - Paliçadas;

    - Considerações sobre a forma da encosta ou morro;

    - Revegetação de voçorocas com leguminosas arbóreas inoculadas com microrganismos.


ID
1996768
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No estudo do comportamento mecânico dos solos, um dos ensaios mais importantes é a determinação dos limites de consistência, ou limites de Atterberg, formados pelos limites de contração (LC), limites de plasticidade (LP) e limites de liquidez (LL). Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • IP = LL - LP

  • Estados de consistência dos solos finos e limites de Atteberg conforme teor de umidade crescente:

    Sólido > (Limite de contração - LC) > Semi-Sólido > (Limite de plasticidade - LP) > Plástico > (Limite de liquidez - LL) > Líquido

    Gab: Letra A


ID
2073970
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos que mantém uma nítida macroestrutura herdada da rocha de origem são designados por

Alternativas

ID
2420527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com referência a métodos geofísicos, julgue o item que se segue.

A sondagem elétrica vertical é um método não destrutivo adequado não somente para determinar a profundidade do embasamento para fins de fundações como também para fornecer informações sobre o grau de saturação do solo.

Alternativas

ID
2446660
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Qual a designação para os solos que mantém uma nítida macroestrutura herdada da rocha de origem?

Alternativas

ID
2446663
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor completa a lacuna na frase abaixo:
“Nos solos, _________ aparecem sob a forma de pequenas escamas brilhantes, conferindo-lhes um brilho característico e as cores as mais variadas e vivas.”

Alternativas

ID
2446678
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quais os métodos nucleares utilizados para a determinação do peso específico e da umidade dos solos?

Alternativas

ID
2446696
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Preencha o espaço em branco com a alternativa que melhor representa o enunciado. “______________ é a que ainda se encontra em um solo seco ao ar livre”.

Alternativas

ID
2446699
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O solo é um material constituído por um conjunto de partículas sólidas, deixando entre si vazios que poderão estar parcial ou totalmente preenchidos pela água. É, pois, no caso mais geral, um sistema disperso formado por três fases. Quais são essas fases?

Alternativas

ID
2446711
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação ao Limite de Liquidez (LL), qual é o aparelho usado para sua determinação?

Alternativas

ID
2446714
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um solo foi ensaiado no laboratório de infraestrutura e teve como resultado dos ensaios de limite de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP) os seguintes valores:
LL = 39% LP = 26%
Esse solo pode ser classificado como

Alternativas

ID
2446717
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quanto a permeabilidade dos solos é correto afirmar que

Alternativas

ID
2446720
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita tendo em vista a lei experimental de Darcy. Analise as opções abaixo e marque a opção que indica a sequência correta, sendo (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A lei de Darcy é válida para um escoamento “laminar”, tal como é possível, considerado o escoamento da maioria dos solos naturais.
( ) A velocidade real de percolação da água é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.
( ) Coeficiente de permeabilidade de um solo não expressa o grau de permeabilidade deste e nem possui relação com a lei de Darcy.

Alternativas

ID
2802913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o solo é uma mistura complexa de minerais de silicatos e óxidos, matéria orgânica, microrganismos e outros compostos, e que, devido a essa complexidade, há uma variedade extremamente grande de tipos de solo, julgue o item a seguir, relativo às propriedades químicas e físicas dos diversos tipos de solos.

Embora, normalmente, os componentes do solo tenham forte capacidade de transferência e aderência — especialmente suas frações finas (argilas e siltes) e sua matéria orgânica —, partículas de quartzo maiores eventualmente presentes no solo têm fraca retenção em roupas, sapatos e tapetes.

Alternativas
Comentários
  • questão estranha, mas deve ter alguma referencia a pericia criminal, sei lá... se inicia com pedologia e termina no vácuo...

  • Gabarito certo.

    ...especialmente suas frações finas (argilas e siltes) e sua matéria orgânica —, partículas de quartzo maiores eventualmente presentes no solo têm fraca retenção em roupas, sapatos e tapetes.

    quer dizer q não mancha tecidos.


ID
2802916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o solo é uma mistura complexa de minerais de silicatos e óxidos, matéria orgânica, microrganismos e outros compostos, e que, devido a essa complexidade, há uma variedade extremamente grande de tipos de solo, julgue o item a seguir, relativo às propriedades químicas e físicas dos diversos tipos de solos.


As técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (MET) e de microscopia eletrônica de varredura (MEV) são eficientes na análise de componentes orgânicos de solos, como esporos, pólens e diatomáceas, entre outros.

Alternativas

ID
2802919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o solo é uma mistura complexa de minerais de silicatos e óxidos, matéria orgânica, microrganismos e outros compostos, e que, devido a essa complexidade, há uma variedade extremamente grande de tipos de solo, julgue o item a seguir, relativo às propriedades químicas e físicas dos diversos tipos de solos.


Caracterizados pela presença de material rico em cálcio e magnésio, além de minerais esmectíticos e eventual acumulação de carbonato de cálcio, os chernossolos desenvolvem-se apenas em áreas de ocorrência de calcários e dolomitos.

Alternativas
Comentários
  • Caracterizados pela presença de material rico em cálcio e magnésio, além de minerais esmectíticos e eventual acumulação de carbonato de cálcio, os chernossolos desenvolvem-se apenas (erro) em áreas de ocorrência de calcários e dolomitos.

  • cai na pegadinha...


ID
2802922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.

A adsorção de contaminantes de hidrocarbonetos em meios porosos aumenta com o acréscimo de matéria orgânica no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Os processos de sorção incluem adsorção, quimissorção (adsorção química), absorção, e troca iônica (FETTER, 1999) A adsorção é o processo segundo o qual o soluto adere às superfícies das partículas do solo, especialmente argilominerais e matéria orgânica, devido a forças de atração decorrentes de cargas desequilibradas nas superfícies dessas partículas, resultantes de imperfeições ou substituições iônicas na estrutura cristalina dos minerais (substituição isomórfica) ou de quebra de ligações nas estruturas moleculares, especialmente nas extremidades (FREEZE e CHERRY, 1979). 


ID
2802925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.


A baixa amplitude do sinal eletromagnético do GPR em áreas contaminadas (shadow zones) relaciona-se à absorção da onda eletromagnética por metais pesados (ferro, alumínio, chumbo e cobre) provenientes do fluido que percola ao longo do solo.

Alternativas
Comentários
  • Essa atenuação do sinal do GPR está relacionada ao aumento do condutividade elétrica que via de regra diminui a frequência do sinal, diminuindo a penetratividade da onda de alta frequencia do GPR. Não ocorre absorção da Onda EM pelo meio.

  • a amplitude não vai diminuir, o que vai diminuir vai ser a frequência

    metais possuem boa propriedade de absorção de energia e o que define a energia de uma onda é a sua frequência

    uma vez que haja a presença de metais pesados no substrato, a GPR acusará uma queda na frequência da onda

  • Alumínio não é um metal pesado.

  • Al e Fe não são metais pesados.


ID
2802976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito das etapas de levantamento, amostragem e preparação de materiais geológicos para fins geoquímicos, julgue o item subsequente.


Por representarem o produto do intemperismo da rocha-mãe, as amostras de solo consistem no meio amostral de maior representatividade do substrato geológico.

Alternativas
Comentários
  • Nem todo solo é in-situ, pode ser transportado.

    Eu marcaria Errado

  • Errado, quem melhor reflete é a própria rocha

  • Mano do céu, como um cara bola uma questão com as palavras amostras, mais representativo, meio amostral, o cara que fez essa questão não idéia de um nada sobre ciências da terra. Só um geólogo e um engenheiro de minas sabem o quão essas palavras possuem um peso técnico gigantesco. Questão fácilmente, anulável.


ID
2911411
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A presença de forças capilares pode ser observada em solos úmidos. O fenômeno da capilaridade pode se manifestar de formas variadas conforme a constituição mineralógica predominante dos grãos constituintes, como também por aspectos físicos como o tipo de porosidade. Diante do exposto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro). Essa interação depende de alguns parâmetros como o diâmetro do tubo (quanto mais fino, maior a aderência), o tipo de líquido e sua viscosidade, que, por sua vez depende da temperatura (mais quente, menos viscoso).... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/capilaridade-a-passagem-natural-do-liquido-por-um-tubo-muito-fino.htm?cmpid=copiaecola


ID
2911426
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O índice SPT, definido por Terzaghi-Peck, é o índice de resistência à penetração, sendo ele a soma do número de golpes necessários à penetração no solo, dos 30 cm finais do amostrador (descontando-se assim os 15 cm da cravação dos 45 cm considerados no amostrador tipo bipartido). Solos arenosos que apresentam 6 golpes, e argilosos que apresentam 4 golpes, são solos

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Compacidade por número de golpes obtidos nos ensaios de penetração estática em solos granulares (areias) sugerida por Meyerhof (1956)

    FOFA <= 4

    POUCO COMPACTA 5-10

    MEDIANAMENTE COMPACTA 11-30

    COMPACTA 31-50

    MUITO COMPACTADA >50


ID
2911444
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em terrenos colinosos de topo aplainado, sustentados por rochas arenosas, há a possibilidade de serem encontrados solos lateríticos com comportamento colapsível. Estes solos apresentam brusca redução de volume quando há o aumento do conteúdo de água em seus vazios ou serem carregados e posteriormente umedecidos, o que pode acarretar danos a obras civis na forma de recalques diferenciais, por exemplo. Os ensaios geotécnicos recomendados em amostras de solo para avaliar este comportamento do solo são: 

Dados:

Vv = Volume de vazios
Vs = Volume dos sólidos
Va = Volume de água
V = Volume total
Pa = Peso da água
P = Peso total  

Alternativas

ID
3174670
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A Pedologia tem como objeto o estudo

Alternativas

ID
3174679
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um especialista, durante a execução de um ensaio de compactação, adiciona certa quantidade de água em uma massa de 6000g de solo. Em sua ficha de ensaio, constam:


Peso da cápsula: 25g

Peso da cápsula + solo úmido: 125

Peso da cápsula + solo seco: 105


Qual o teor de umidade da amostra ensaiada?

Alternativas

ID
3174685
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

É extremamente difícil separar os diferentes estados em que à água se apresenta nos solos, porém é de grande interesse estabelecer a distinção entre esses estados. A água contida no solo possui classificações. Das afirmativas abaixo, qual melhor define o conceito de água livre?

Alternativas

ID
3174688
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à estrutura de solo a que a definição abaixo se refere.


Só é possível em solos cujas partículas componentes são todas muito pequenas. Essas partículas, ao se sedimentarem, dispõem-se em arcos, os quais formam outros arcos.

Alternativas

ID
3174700
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Para a compactação de uma amostra de solo, em uma determinada energia, a variação da umidade será determinante para

Alternativas

ID
3174703
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A execução de sondagens de simples reconhecimento tem como objetivo disponibilizar informações como:

Alternativas

ID
3174706
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Correlacione as colunas, condiderando o tipo de solo e a sigla do Sistema Unificado de Classificação dos Solos (SUCS) correspondente. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.


1 – solos pedregulhosos

2 – solos arenosos

3 – solos turfosos

4 – solos siltosos


( ) SP

( ) MH

( ) Pt

( ) GP

Alternativas

ID
3196765
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Relacione as colunas abaixo de cima para baixo. Os solos tropicais podem ser agrupados em três sistemas mineralógicos:


( ) Sistema silicatado.

( ) Sistema oxídico.

( ) Sistema silicatado recoberto por óxidos.


I. Ocorre na predominância de óxidos de ferro e alumínio ou alofana na fração argila (ou ainda minerais silicatados de argila recobertos por tais óxidos).

II. Ocorre nos solos com pouca quantidade de óxidos de ferro e alumínio e de alofana e predominância de minerais 2:1. Possui CTC permanente e pequena quantidade de cargas variáveis devido à matéria orgânica e quebra de arestas da caulinita.

III. Existem sistemas que representam realmente os solos vermelhos tropicais, ou seja, solos com predominância de material caulinítico, haloisítico ou mineralogia mista. As camadas de silicatos são parcialmente cobertas por uma fina camada de óxidos de ferro e alumínio; sua CTC é considerada baixa, pois algumas cargas negativas são balanceadas com cargas positivas dos óxidos.


Assinale a sequência correta:

Alternativas

ID
3196783
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação aos solos é correto afirmar que:


I. Os solos, como todas as coisas, modificam-se tendendo a um equilíbrio mais estável.

II. Um solo novo, à semelhança de uma sucessão vegetal jovem (ecossistema imaturo), tem uma alta taxa de modificação por unidade de tempo.

III. Os solos mais velhos modificam-se mais vagarosamente até atingirem talvez um estado de quase equilíbrio.

IV. O solo é originado da rocha que sofreu modificações quando colocada sob novas condições energéticas - diferentes das presentes quando da sua formação. Isto é, intemperismo ou pedogênese.


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • GABA. D

    Na formação do solo, são vários os fatores que agem e imprimem seu caráter, a citar: clima, rocha, vegetação, relevo e tempo de atuação de todos estes elementos. O clima é o fator considerado mais determinante uma vez que uma mesma rocha submetida a diferentes condições climáticas poderá resultar em solos com características diferentes, ou vice-versa. Assim, pode-se afirmar que a pedogênese ocorre quando as modificações causadas nas rochas pelo intemperismo, além de serem químicas e mineralógicas, tornam-se, sobretudo estruturais, com importante reorganização e transferência dos minerais formadores do solo, constituindo um manto de alteração.

    https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11108/1/TESE%20Herika%20Maria%20da%20Silva%20Barbosa.pdf

  • II. Um solo novo, à semelhança de uma sucessão vegetal jovem (ecossistema imaturo), tem uma alta taxa de modificação por unidade de tempo.

    Essa afirmação está errada, pois solos mais jovens têm uma estrutura/composição semelhante ao material de origem, sendo assim, não têm uma alta taxa de modificação por unidade de tempo.


ID
3196789
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O homem, diante de seus problemas ambientais tem assumido duas atitudes: ou os enfrenta tentando reduzi-los (práticas de redução), ou busca conviver com os mesmos (prática de convivência). Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A adubação e a irrigação são práticas de redução dos problemas de deficiência de nutrientes e água, respectivamente. O uso de variedades tolerantes mostra o uso da prática de convivência.

II. Os solos mais profundos permitem a existência de um ecossistema mais estável.

III. Quando as forças bioclimáticas são pouco intensas, como numa região mais seca, ou a rocha for muito resistente, os solos mais velhos - como os Latossolos tendem a não existir e os imediatamente mais novos ocupam as suas posições.

IV. A heterogeneidade de ambientes é, portanto, menor nos solos mais velhos e maior nos solos mais jovens.


Assinale a sequência correta:

Alternativas

ID
3241996
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos tropicais mais comuns, e que possuem maior distribuição pelo Brasil, são os _____ e _____, estes são determinados em função de seus processos de pedogênese, que ocorrem normalmente em regimes hídricos údico e aquíco, ou seja, com menos de 3 meses secos ao ano, e que resultam em solos ricos em elementos como ferro e alumínio; possuem relação sílica alumínio (KI/KR), de 1/1; pH predominante ácido entre outras características marcantes.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas que indicam solos como os descritos anteriormente.

Alternativas

ID
3242002
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os feldspatos são os minerais abundantes em rochas ígneas e metamórficas. Quando estes sofrem processos de alteração eles podem evoluir para a formação de diferentes minerais secundários, os quais são determinados, principalmente em função do clima. Sobre os processos de alteração dos minerais silicatados em regiões temperadas acima de 30 graus de latitude, há um predominante de alteração pedogenética em superfície que caracteriza a formação destes solos. Quanto ao processo intempérico que ocorre nestas áreas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3242035
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária os _____ são solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente e devido à heterogeneidade do material de origem, das formas de relevo e das condições climáticas, as características destes solos variam muito de um local para outro.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • CAMBISSOLOS

    São solos constituídos por material mineral, com horizonte B. Devido à heterogeneidade do material de origem, das formas de relevo e das condições climáticas, as características destes solos variam muito de um local para outro.

    São solos fortemente, até imperfeitamente, drenados, rasos a profundos, de cor bruna ou bruno-amarelada, e de alta a baixa saturação por bases e atividade química da fração coloidal. O horizonte B incipiente (Bi) tem textura franco-arenosa ou mais argilosa, e o solum, geralmente, apresenta teores uniformes de argila, podendo ocorrer ligeiro decréscimo ou um pequeno incremento de argila do horizonte A para o Bi. A estrutura do horizonte B pode ser em blocos, granular ou prismática, havendo casos, também, de solos com ausência de agregados, com grãos simples ou maciços.

    Fonte: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/bioma_caatinga/arvore/CONT000g798rt3o02wx5ok0wtedt3n5ubswf.html


ID
3256858
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos tropicais mais comuns, como os Latossolos e Argissolos são conhecidos por seus processos de pedogênese, que ocorrem normalmente em regimes hídricos údico e áquico, ou seja, com até 3 meses secos ao ano. Sobre estes solos e suas características, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3256861
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os feldspatos são os minerais mais abundantes em rochas ígneas e metamórficas. Quando estes sofrem processos de alteração eles podem evoluir para a formação de diferentes minerais secundários, os quais são determinados principalmente em função do clima. Sobre os processos de alteração dos minerais silicáticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em regiões de clima mais seco e subtropical temos o predomínio da bissialitização, onde a partir do Ortoclásio são formados argilominerais de tipo 2/1 (Ilita, ou em áreas de drenagem insuficiente, Esmectitas e Montmorillonitas).

II. Em regiões com clima tropical, as rochas são submetidas a processos de monossialitização, ou caulinização, onde ocorre uma maior lixiviação do silício e total do potássio, com produção de minerais argilosos de tipo 1/1 (Caulinitas).

III. Em regiões tropicais úmidas, há o predomínio dos processos de alitização ou laterização, onde todo o silício é lixiviado. Resta apenas um hidróxido de alumínio, a Gibbssita, na qual razão Si/Al é nula.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
3294613
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Dentre os ensaios a seguir, qual deve ser utilizado em um solo argiloso saturado com drenagem impedida objetivando determinar, in situ, a resistência não drenada desse solo?

Alternativas

ID
3294622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No caso de solos argilosos, a partir do ensaio SPT, é possível obter uma indicação preliminar do estado de consistência.
Dentre as designações desse tipo de solo, em função do índice de resistência à penetração, estão

Alternativas
Comentários
  • Argilas e Siltes argilosos

    N

    <= 2 muito mole;

    3 a 5 mole;

    6 a 10 média;

    11 a 19 rija;

    > 19 duro.


ID
3294628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um solo é formado principalmente por ação da gravidade.Quanto à sua formação, esse solo é classificado como

Alternativas

ID
3294670
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Durante as investigações geológicas e geotécnicas para uma fundação, foram observadas algumas peculiaridades de um determinado solo. Ele apresentava brusca redução de volume, quando submetido a acréscimo de umidade, sob a ação de carga externa.
Solos com essas características são denominados solos

Alternativas
Comentários
  • SOLOS COLAPSÍVEIS

    DEFINIÇÃO: solos que sofrem significativa redução de volume quando umidecidos, com ou sem aplicação de carga adicional.

    Fonte: http://cuencas.fcien.edu.uy/cursos/materiales/Undro.pdf


ID
3585058
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2017
Disciplina
Geologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: As informações seguintes fazem referência contextual à questão.
A UHE de Três Marias está localizada em região marcada pela predominância dos pedotipos CXbd - cambissolo háplico Tb distrófico, LVAd - latossolo vermelhoamarelo distrófico, LVd - latossolo vermelho distrófico, PVAd - argissolo vermelhoamarelo distrófico e RLd - neossolo litólico distrófico, os quais são lançados sobre sequências marcadamente carbonáticas do Grupo Bambuí (NeoproterozOico).

Uma coluna estratigráfica simplificada para o Grupo Bambuí compreenderia, da base para o topo:

Alternativas

ID
3660370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, referentes ao intemperismo de solos tropicais.


Entre os principais tipos de reações intempéricas inclui-se a dissolução, que mantém estreita relação com a quantidade de água que o mineral retém e com sua condição de indissolubilidade

Alternativas

ID
3805033
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos e as rochas permeáveis favorecem a infiltração das águas superficiais e a sua rápida percolação.

Alternativas

ID
3892549
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Tibagi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Solo é o material solto e macio que cobre a superfície da terra e existem diferentes tipos ou classes de solos na natureza. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais características das argilas:

Alternativas
Comentários
  • A Escala de Wentworth define os seguintes limites:

    Argila (<0,004 mm);

    Silte (0,004–0,064 mm);

    Areia (0,064–2 mm);

    Grânulo (2–4 mm);

    Seixo (4–64 mm);

    Bloco (64–256 mm);

    Matacão (>256 mm).


ID
3892552
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Tibagi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os solos podem ser classificados em três grupos quanto a sua formação: solos residuais, solos sedimentares ou transportados e solos orgânicos. Assinale a alternativa correta que apresente as principais peculiaridades dos solos do tipo residuais:

Alternativas
Comentários
  • lembre de resíduo, aquilo que sobra.