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Questões de Gênero Dramático


ID
3301834
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para compreender a Literatura Brasileira, sua história e origens, é imprescindível conhecer as origens e alguns aspectos da Literatura Portuguesa, que influenciou e ainda influencia nossa produção literária. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3624526
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Gurjão - PB
Ano
2017
Disciplina
Literatura
Assuntos

Tendo em vista as características do texto dramático, identifique a única afirmação incorreta: 

Alternativas

ID
3782992
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Autos” são modalidades do teatro medieval cujo assunto é basicamente religioso. No Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, a religião domina os temas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3783007
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre a obra literária portuguesa, o Auto da Barca do Inferno, obra satírica de Gil Vicente (1465 – 1537), é incorreto afirmar. 

Alternativas

ID
3787774
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A ideia da morte parece ter sido o tema principal da cultura medieval. Acreditava-se que uma vida submetida ao julgamento imediatamente deixava o corpo. Sabe-se que cada uma das personagens do Auto da Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, possui um objeto terreno que não consegue se desvincular.

No caso do judeu, do onzeiro e do frade, esses objetos são respectivamente:

Alternativas

ID
3805609
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

Alternativas

ID
3805618
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


Na obra dramática, o mundo se apresenta autônomo, com interferência de vários sujeitos.

Alternativas

ID
3815476
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, é a terceira peça de uma tetralogia que começou a ser escrita em 1972. Sobre esta peça, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3815479
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ainda sobre Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, quais os títulos das demais peças que formam a tetralogia “Raimunda!”?
1) “Raimunda Jovita na roleta da vida ou quis o destino: de Pucella e Ninon”.
2) “Raimunda Pinto na terra dos Yuppies, ou como era bom os esteites”.
3) “O trágico destino de duas Raimundas ou os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”.
4) “Ramanda e Rudá”
5) “Raimunda: da miséria para o mundo e uma taça de champanhe”.
Estão corretas apenas:

Alternativas

ID
3815482
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A peça Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, se destaca pelo grande número de personagens. São personagens que compõem a peça:

Alternativas

ID
3815845
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ainda sobre José Expedito de Carvalho Rêgo, sabemos que, além de escrever Vaqueiros e viscondes, foi autor de muitas outras obras, tanto no gênero romance quanto no gênero teatral. Dentre as obras abaixo, qual podemos apontar como de sua autoria?

Alternativas

ID
3827308
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.

Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:

I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular.
II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas.
III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3949873
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Guaratinguetá - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 1
Meus oito anos
“Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!”
 (Casimiro de Abreu, “Meus oito anos”)

 Texto 2
 Meus oito anos
“Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
Das horas
De minha infância
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra!
Da rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais”
 (Oswald de Andrade)

Os dois poemas são classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Gênero lírico, harmonização da palavra.

    Gabarito A

  • O poema possui traço lírico.

    Uma das características do gênero lírico é o uso de pronomes possessivos em primeira pessoa.

    Vemos exemplo desta característica na parte do poema: " MEUS oito anos

    “Oh! que saudades que tenho

    Da aurora da MINHA vida,

    Da MINHA infância querida"

    Com isso já podia eliminar algumas alternativas que estavam evidentemente erradas.

    Concluindo: Letra A.

    Espero ter ajudado!

  • Qual o erro da letra C?


ID
4014046
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:

I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.

Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Todas são verdadeiras e, coincidentemente (ou não), as assertivas são idênticas aos escritos no livro de literatura de William Cereja.

    1. Correto, o foco do gênero lírico é sua subjetividade e seu contato com o mundo exterior/interior
    2. Sempre que falar de gênero épico lembre de algo heróico
    3. Conflito e a dramaticidade característica

ID
4036054
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.

Associe os personagens a seus desejos reprimidos.

1 – Aprígio
2 – Dália
3 – Cunha

( ) Possui ciúmes do casamento da irmã
( ) Ama Arandir
( ) Possui prazer em agir com violência

ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.

Alternativas

ID
4055437
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FMO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário. Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde? Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?


(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

Alternativas

ID
4066534
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:

Alternativas

ID
4105675
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FMO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário.
Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde?
Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?

(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

Alternativas
Comentários
  • Cara... Que questão confusa... 2ª pessoa?


ID
4108090
Banca
Inatel
Órgão
Inatel
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vista de cima, a imensa estrada parece uma cicatriz na floresta.  

Apesar de seu teatro ter sido desenvolvido no ambiente da corte, era antes de tudo rudimentar, popular e primitivo. Era usado, basicamente, como entretenimento. O autor em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Gil Vicente escreveu peças de teatro que retratam com bastante humor, ironia e perspicácia a sociedade portuguesa.


ID
4144393
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144453
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:

Alternativas

ID
4144465
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.


Texto I

“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama, é ela vossa?
FRADE – Por minha a tenho eu,
E sempre a tive de meu.
DIABO – Fizestes bem, que é formosa!
E não vos punham lá grosa [reprovação]
No vosso convento santo?
FRADE – E eles fazem outro tanto!
DIABO – Que coisa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!
FRADE – Para onde levais gente?
DIABO – Para aquele fogo ardente
Que não temestes vivendo.
(...)
FRADE – (...) Como? Por ser namorado
E folgar com uma mulher
Se há-de um frade perder,
Com tanto salmo rezado?”


Texto II

“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...)
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para
gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de
Deus. (...)
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo
(assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do
dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”


Sobre esses autores, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4144837
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144840
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144843
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o Anjo se recusa a embarcar o sapateiro. “Essa barca que lá está/ leva quem rouba de praça (...) Tu roubaste bem trint’anos/ o povo com teu mester”. No período da baixa Idade Média, os artesãos organizavam-se em corporações de ofício que tinham como função, entre outras, definir padrões de preço e qualidade. Sobre essas corporações, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144846
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, os quatro fidalgos cavaleiros da ordem de Cristo são aceitos na “barca da Glória”. Diz-lhes o Anjo: “Ó cavaleiros de Deus,/ a vós estou esperando;/ que morrestes pelejando/ por Cristo, Senhor dos Céus!/ Sois livres de todo o mal,/ santos por certo sem falha:/ que quem morre em tal batalha/ merece paz eternal”. Incentivando o engajamento de nobres e camponeses nas Cruzadas, a Igreja, ao garantir a salvação da alma, visava ampliar seu prestígio e expandir seus domínios. Sobre as Cruzadas, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5117467
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O recurso teatral que se configura como um equívoco proveniente do dualismo de leitura de determinada situação dramática, sendo utilizado com frequência na comédia, denomina-se

Alternativas

ID
5117470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando os diferentes tipos de gêneros que o Teatro abarca, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma forma dramática.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    A Cantiga faz parte do movimento literário Trovadorismo. Em resumo, eram poesias cantadas na época medieval.

    Bons estudos!

  • A Cantiga faz parte do movimento literário Trovadorismo e do gênero lírico.


ID
5568061
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso:

(__)O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos, o narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos (chama-se versos épicos) quanto em prosa (denominada de narrativa épica).

(__)A logicidade, a racionalidade e a objetividade são o tripé textual que o narrador épico utiliza para dar o tom grandioso na narrativa épica, mas o tom grandioso se descaracteriza justamente pela presença de elementos místicos e aventuras fantásticas, baseados em mitos como a mitologia grega, em razão disso, existe a presença de deuses, semideuses, heróis e figuras fantasiosas que interferem negativamente para atrapalhar o desenrolar dos acontecimentos.

(__)O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso, sendo textos breves por não apresentarem enredo, mas sim a exteriorização do mundo interior do eu lírico.

(__)Dentre os subgêneros líricos, temos: Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria, Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza, Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.

(__)O gênero dramático é representado apenas por ações, rubricas, cenas e atos, tem por finalidade expor os atores e atrizes para causar emoção no público assistente de teatro, centrando-se na tragicomédia.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas