SóProvas



Questões de Gêneros Literários


ID
662380
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são

Alternativas
Comentários
  •  Para responder a questão, o aluno deve saber as características quanto à forma e ao conteúdo do movimento literário denominado Simbolismo. Quanto à forma, o Simbolismo apresenta linguagem vaga, fluida, misticismo, refinamento quanto à estética do poema, metáforas, uso do soneto e utilização de letras maiúsculas, para dar um valor absoluto a certos termos, como nos exemplos encontrados no poema, “Espaço da Pureza”, “Dor”, “Céu” e “Mistério”. Quanto ao conteúdo temos presença de subjetivismo, misticismo, interesse pelo mistério e angústia metafísica (angústia que vai além do sentimento físico), além de temas universais, como a morte. De todas as alternativas, aquela que responde a questão é a letra C
  • A alternativa correta é a “C”.
  • Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo =  metafísico

  • O poema é :

    -Soneto:forma mais antiga com 2 quartetos e 2 tercetos

    -contém rimas intercaladas :ABBA que é responsável pela musicalidade

    -Trata de temas universais:liberdade , prisão (pode ser interpretado até mesmo no contexto histórico contemporâneo daí o nome universal)

    -metafísico

    -Inovador ,pois contém palavras com inicial maiúscula mesmo no meio do poema.Ex:Da Dor

  • literatura simbolista pode ser caracterizada como uma arte profundamente marcada pelo pessimismo em relação à existência, espaço marcado, agora, pela desilusão. Utilizando uma linguagem fluida, imprecisa, os autores desse movimento não buscavam retratar o mundo, mas apenas sugeri-lo a partir de suas visões subjetivas, interesse pelo mistério e angústia metafísica (angústia que vai além do sentimento físico).


ID
2680873
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ricardo Reis é, assim, o heterônimo clássico, ou melhor, neoclássico: sua visão da realidade deriva da Antiguidade greco-latina. Seus modelos de vida e de poesia, buscou-os na Grécia e em Roma.

(Massaud Moisés. “Introdução”. In: Fernando Pessoa. O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.)


Levando-se em consideração esse comentário, pertencem a Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), os versos:

Alternativas
Comentários
  • Os neoclássicos são os árcades(aqueles que cultuam a natureza, temas pastoris e etc)

    Alternativa C


ID
3077182
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 1

- Leia o texto abaixo e responda à questão..

EUCLIDES DA CUNHA

Autor de “Os sertões” era, antes de tudo, um órfão sem casa, um adolescente poeta e um cadete rebelde. Entenda como sua formação única contribuiu para a criação de um clássico.

      No dia 4 de novembro de 1888, um domingo, o ministro da Guerra de Dom Pedro II passava em revista as tropas da Escola Militar da Praia Vermelha quando um cadete tentou quebrar o próprio sabre e gritou: “Infames! A mocidade livre, cortejando um ministro da monarquia!” O rebelde republicano foi expulso, mas recebeu um convite para escrever no jornal “A província de São Paulo” (futuro “O Estado de S. Paulo”), onde ficaria célebre seu nome, Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909).

      Homenageado da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa na quarta-feira (10/07/19), Euclides é autor de uma das mais potentes interpretações do Brasil: “Os sertões” (1902). Baseado em reportagens do autor, o livro narra o confronto entre soldados da jovem República e sertanejos monarquistas liderados pelo beato Antônio Conselheiro no interior da Bahia. Após quatro expedições, o exército dizimou o arraial de Canudos, onde viviam 25 mil pessoas.

      Misto de ensaio, tratado científico e análise social com caudalosa prosa poética, “Os sertões” é um livro que só Euclides poderia escrever, graças à sua trajetória e a interesses únicos. Como explica a crítica literária e professora emérita da USP Walnice Nogueira Galvão, estudiosa do autor:

      —Ele é um escritor de estilo naturalista com incrustações de parnasianismo, sobretudo nas descrições da paisagem. O romantismo é fortíssimo nele e vem de submersões literárias. É por isso que “Os sertões” é um livro tão apaixonado.

      UNIVERSIDADE NO QUARTEL

      —Nascido em Cantagalo, no interior do Rio, o menino Euclides pulou de casa em casa depois de perder a mãe, aos anos. Primeiro, morou com uma tia, em Teresópolis. Quando ela morreu, foi acolhido na fazenda de outra tia, em São Fidélis, onde iniciou os estudos no Instituto Colegial Fidelense. Aos 11 anos, morou com a avó paterna em Salvador.

      Euclides aportou no Rio em 1879, aos 13 anos, para viver com um tio. Matriculou-se no Colégio Aquino, onde teve Benjamin Constant como professor de matemática. Veterano da Guerra do Paraguai, republicano e positivista fervoroso, Constant colaboraria com o golpe que derrubou a monarquia e foi ministro da Guerra e da Instrução Pública no governo provisório. Suas lições transformaram Euclides num republicano irredutível. 

      Mas nem tudo era militância. No Aquino, Euclides leu os poetas românticos Fagundes Varela e Castro Alves. Seu pai, que era guarda-livros, publicara versos em homenagem ao poeta de “O navio negreiro”. Ainda adolescente, Euclides preencheu um caderno com poemas. Fã das imagens marítimas do francês Victor Hugo, deu-lhe o título de “Ondas”. Mais tarde, publicou poemas na revista editada pelos alunos da Praia Vermelha. Que fique claro: os versos nem de longe lembram a beleza da prosa de “Os sertões”:

      —Euclides era um bom avaliador dos próprios méritos e renegou sua poesia — conta Walnice Nogueira Galvão. As leituras românticas compensavam a aridez da ciência positivista.

      —Virou lugar-comum associá-lo ao positivismo, mas sua grande influência foi o romantismo —afirma Francisco Foot Hardman, professor da Unicamp. — Ele pensava num diálogo entre criação literária e conhecimento científico.

      Esse diálogo vinha da Escola Militar. No Brasil imperial e escravocrata, ela formava soldados comprometidos com a República, a abolição e a filosofia positivista. Um dos professores mais populares da Praia Vermelha era, novamente, Benjamin Constant.

      —Os próprios alunos chamavam a Escola Militar de Tabernáculo da Ciência. Para eles, ciência era o positivismo de Comte e os evolucionismos e biologismos de Darwin, Spencer e Haeckel—diz o historiador José Murilo de Carvalho, autor de “Forças armadas e política no Brasil”, que tem um capítulo sobre o autor. — Era uma universidade dentro de um quartel.

      Um ano após aquele incidente dos gritos contra o ministro monarquista a República foi proclamada e, Euclides, reincorporado ao Exército. Em 1891, ingressou na Escola Superior de Guerra. Na imprensa, defendia a consolidação da República — mas não deixou de censurar o mestre Constant, que, ao ser nomeado ministro, distribuiu cargos a parentes. “Perdeu a auréola, desceu à vulgaridade de um político qualquer”, denunciou, em carta ao pai.

      —Euclides era um republicano puro. A realidade da política logo o levou a se desencantar com o novo regime e com o próprio Constant – diz Carvalho. — E o crime cometido em Canudos pelo Exército foi a gota d’água.

      REVENDO CONCEITOS

      Quando estourou a Guerra de Canudos, Euclides considerava os sertanejos inimigos da ordem e do progresso republicanos. Comparou o povo de Canudos aos camponeses rebeldes que se opuseram à Revolução Francesa.

      Mudou de opinião depois de assistir ao massacre dos sertanejos pelas forças republicanas. Em “Os sertões”, registrou ou últimos defensores de Canudos: “eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados”. 

      O sucesso de “Os sertões” possibilitou o ingresso em instituições que o credenciavam como homem da ciência e da arte: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Academia Brasileira de Letras (ABL). Passou a colaborar com revistas científicas e literárias e, entre 1904 e 1906, incursionou pela Amazônia como chefe da Comissão Mista Brasil-Peru.

      O sucesso, porém, durou pouco. Em 15 de agosto de 1909, Euclides invadiu a casa do tenente Dilermando de Assis, amante de sua mulher, Anna, para vingar sua honra. Acertou dois tiros no rival, que revidou e o matou imediatamente. Notícias da Tragédia da Piedade alastraram-se por todo o país. E o episódio virou até série da Globo. Agora, 110 anos depois, o próprio autor e sua obra ganham novos olhares.

GABRIEL, Ruan de Souza. O Globo, 06/07/2019, Segundo Caderno, p. 1.

Para caracterizar o estilo e a grandeza literária de Euclides da Cunha, o autor do texto 1, parte da afirmativa: “Misto de ensaio, tratado científico e análise social com caudalosa prosa poética, ‘Os sertões’ é um livro que só Euclides poderia escrever, graças à sua trajetória e a interesses únicos” (3º §), além de recorrer ao testemunho de proeminentes professores. Com base nas informações contidas no texto, quanto ao gênero literário, está correto definir “


Os sertões” no gênero:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → O livro "os sertões" é uma narrativa linear, progressiva, dividida em 3 partes: – a terra, o homem e a luta – associados, para um fim implícito. Ao mesmo tempo analítico, ao estudar o tipo humano e suas características, retrata uma realidade vivenciada pelo autor.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3301834
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para compreender a Literatura Brasileira, sua história e origens, é imprescindível conhecer as origens e alguns aspectos da Literatura Portuguesa, que influenciou e ainda influencia nossa produção literária. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3301849
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas. No gênero narrativo, há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Pertencem a esse gênero as seguintes modalidades, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Comédia.

  • A comédia não é um gênero literário, pois o objetivo da comédia é trazer um humor em qualquer linguagem, e para trazer isto, não tem a necessidade de ter um narrador. Seja em revista e em séries, principalmente as conhecidas sitcoms.

  • A comédia é uma ramificação de um dos três grandes gêneros literários, o gênero dramático. Segundo a Poética de Aristóteles, o gênero dramático apresenta duas versões principais: a tragédia e a comédia.

  • Letra D

    Modalidades do gênero narrativo/épico:

    - Fábula

    - Épico

    - Epopeia

    - Novela

    - Conto

    - Crônica

    - Romance

    Modalidades do gênero dramático: (NÃO há um NARRADOR contando a história)

    - Auto

    - COMÉDIA

    - Tragédia

    - Tragicomédia

    - Farsa


ID
3485263
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação aos gêneros literários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    Por coincidencia poemas epícos tambem são chamados de epopeia, porem nao tem ligação com sentimentos e emoções. Um grande exemplo do genero épico/epopeia é Ilíada e a Odisseia, do poeta grego homero que narrava os grandes feitos de Aquiles (Troia), Heitor e Odisseu

  • Complementando...

    Lírico: É certo tipo de texto no qual um eu-lírico exprime suas emoções, ideias e impressões em face do mundo exterior

    Épico: narram histórias de um povo ou uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos históricos, etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos

    Dramático: texto escrito para ser encenado no teatro 

    LETRA D


ID
3624526
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Gurjão - PB
Ano
2017
Disciplina
Literatura
Assuntos

Tendo em vista as características do texto dramático, identifique a única afirmação incorreta: 

Alternativas

ID
3635191
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação à literatura e gêneros literários, segundo Abaurre, avalie as afirmações que seguem: 
 
I. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e de conteúdo. 
II. A divisão aristotélica de gêneros baseia-se em dois critérios: o conteúdo e a forma assumida pela narração. Quanto ao conteúdo, o filósofo grego identificou três focos de atenção da obra: as paixões, as ações e os comportamentos humanos.  
III. No Renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o estabelecimento de três categorias básicas: o épico, o lírico e o dramático. No entanto, essa classificação sofreu alteração em nossos dias, em que se agregou uma nova categoria: o virtual. 
 
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Não. Pois o "isso" foi empregado de forma anafórica


ID
3656518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

           Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
          A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.

Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno de
análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.


O Uraguai e Caramuru são poemas épicos, gênero literário caracterizado pela métrica rígida e por uma narrativa organizada em episódios.

Alternativas
Comentários
  • Significado de epopeia = poema extenso que narra as ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade; poema épico, poema heroico.

  • Gabarito: Certo

    Vale lembrar que O Uraguai e Caramuru são poemas árcades. O arcadismo, também conhecido como neoclassicismo e setecentismo, é uma escola literária que revive a Grécia antiga numa ampla exaltação a natureza. É comum que escritores desse movimento tenham pseudônimos de pastores, numa referência direta aos que cuidam das terras e criações de animais.

    Além da poesia neoclássica tradicional criada pelo Arcadismo, alguns autores sentiram necessidade de escrever poesias épicas, que valorizassem epopeias. Os árcades épicos usavam a imaginação para voltar ao passado e escrever sobre aventuras grandiosas e envolventes.

  • Uma dica ,criem um caderno pra colocar essas questoes mal classificadas pra poder excluir depois

  • Só eu acho que essas questões nada tem a ver com interpretação de texto?

    Isso é LITERATURA!

    Coloca a classificação correta, QC!

    Essas questões não caem pra agente de sei lá o que ou pra analista seja lá do que for. Poupem nosso tempo, QC.

    Façam isso pra ver se eles consertam: Notificar Erro > Classificação Errada > Enviar

  • Questão de literatura! NAOOO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.... VARIAS ERRADAS... Temos q notificar o erro. Perda de tempo... Chato isso viu QC...

  • ALÔ TEC CONCURSOS

    TÔ CHEGANDO

    ADEUS QC...

  • Métrica rígida?

  • Uraguai não se encaixa na resposta (letra A), por ter métrica livre.


ID
3781288
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Podemos afirmar que as obras A divina comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV, e Dom Quixote, escrita por Miguel de Cervantes no início do século XVII,

Alternativas
Comentários
  • Unificação entre espanhol e italiano?


ID
3781984
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em geral, a lírica é vista como o gênero que se caracteriza por expressar sentimentos e ideias íntimas de um sujeito poético. A poesia lírica seria, então, marcada sobretudo pela subjetividade, privilegiando o mundo interior em face ao mundo exterior.


Assinale a alternativa em que o fragmento do poema NÃO apresenta um eu-lírico correspondente ao que foi descrito acima.

Alternativas

ID
3782992
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Autos” são modalidades do teatro medieval cujo assunto é basicamente religioso. No Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, a religião domina os temas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3783007
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre a obra literária portuguesa, o Auto da Barca do Inferno, obra satírica de Gil Vicente (1465 – 1537), é incorreto afirmar. 

Alternativas

ID
3787774
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A ideia da morte parece ter sido o tema principal da cultura medieval. Acreditava-se que uma vida submetida ao julgamento imediatamente deixava o corpo. Sabe-se que cada uma das personagens do Auto da Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, possui um objeto terreno que não consegue se desvincular.

No caso do judeu, do onzeiro e do frade, esses objetos são respectivamente:

Alternativas

ID
3791362
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 01


CITONHO Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.
DR. NOÊMIO Pois pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.
CITONHO Mas a gente vê umas neste mundo! Não está vendo que tomate e chuchu não dão sustança a ninguém?! Agora: feijão, farinha e carne, sim, isso é que é comida. Olhe aqui eu. Estou com mais de oitenta anos, só não como carne na Sexta-feira da Paixão – e olhe lá... Resultado: uma saúde de ferro: estou tinindo.
DR. NOÊMIO Isso é o que o senhor pensa. Seu corpo está envenenado, meu velho, com toxinas até na ponta dos cabelos. Até na sombra.

[...]

FREDERICO Eu só rezo pra defunto. Interessa? Liás, cabra safado não serve pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos dos peitos e o caroço do imbigo, que é pra não deixar marcas da surra. Ah!, nós três num deserto: eu, você e um cacete de quixaba! Porque quixaba é o chá melhor que existe no mundo pra pancada. Assim, pra ganhar tempo, a gente dá logo a pisa com quixaba, porque está dando o castigo e o remédio. Mas já gastei muita cera com você. [...]


(LINS, Osman. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003. p. 22 e 25.)



Considerando a obra citada no texto 01, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3797755
Banca
COPEPS
Órgão
UEMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 1


Irás a divertir-te na floresta,         

  Sustentada, Marília, no meu braço,

Aqui descansarei a quente sesta  

         Dormindo um leve sono em teu regaço;

   Enquanto a luta jogam os pastores,

          e emparelhados correm nas campinas, 

 toucarei teus cabelos de boninas,

       nos troncos gravarei os teus louvores

 Graças, Marília bela,                     

  graças à minha estrela!                 

(Tomás Antônio Gonzaga)


TEXTO 2

UM SONETO PARA MARÍLIA

À maneira de Dirceu


  Eis que um dia na mata se banhava            

  Enquanto o deus as costas lhe voltava.       

  Cupido... e estava nu, inteiramente,             

  Pois que deixara à margem da corrente      

   O arco terrível e a repleta aljava.                   


Só aguardava ocasião... E, de repente      

  As armas furta sorrateiramente,                  


Surgem então as fauces escarninhas       

Dos silvanos e sátiros astutos.                  

     Põem-se a vaiar o Amor, sem mais cautelas


Marília que, às ocultas, o espreitava        

—Ah! Temíeis as frechas quando minhas!

     (E o deus sorri) Vereis agora, ó brutos,         

O que Marília há de fazer com elas!         

(MARIO QUINTANA)

A respeito dos dois textos, observe os seguintes comentários:


I. Quanto ao gênero literário, o TEXTO 1 revela, encoberto na cena descritiva, um lirismo confessional, através do qual o eu poético expressa o seu amor, sua paixão.

II. O TEXTO 2 se constitui como paráfrase do TEXTO I, ao reproduzir as mesmas ideias deste.

III. O TEXTO 2 mostra um locutor mais distanciado dos sentimentos e do confessionalismo amoroso; quanto ao gênero literário, este texto traz uma tendência dominante do gênero narrativo.

IV. O TEXTO 2 contém insinuações humorísticas e sensuais que ‘desconstroem’ o clima lírico e confessional, presente na cena do TEXTO 1.

V. O TEXTO 2 centraliza seu foco de atenção à personagem Marília, numa tentativa de recuperar o confessionalismo amoroso escamoteado no TEXTO 1

VI. O TEXTO 2 desconstrói e dessacraliza a cena e o sentimento amoroso do TEXTO 1, constituindo-se como paródia deste.


Está CORRETO o que se afirmou

Alternativas

ID
3805606
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


É possível limitar a interpretação da literatura à classificação genérica dos três gêneros tradicionais: o lírico, o épico e o dramático.

Alternativas

ID
3805609
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

Alternativas

ID
3805612
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.


E os que leem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração. (PESSOA, 2005, p. 164).



O poema lírico possui extensão menor e nele uma voz central, o eu lírico, exprime o seu próprio estado de alma, traduzido em um discurso rítmico, o que se pode inferir do poema Autopsicografia, de Fernando Pessoa.

Alternativas

ID
3805615
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


O gênero épico é caracterizado como o mais objetivo, visto que o narrador não exprime o seu próprio estado de alma.

Alternativas
Comentários
  • Tanto o gênero lírico como dramático por si só possuem subjetividade, somente o épico na maioria das situações se demonstra objetivo ao retratar o conto épico de algum personagem.


ID
3805618
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


Na obra dramática, o mundo se apresenta autônomo, com interferência de vários sujeitos.

Alternativas

ID
3815476
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, é a terceira peça de uma tetralogia que começou a ser escrita em 1972. Sobre esta peça, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3815479
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ainda sobre Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, quais os títulos das demais peças que formam a tetralogia “Raimunda!”?
1) “Raimunda Jovita na roleta da vida ou quis o destino: de Pucella e Ninon”.
2) “Raimunda Pinto na terra dos Yuppies, ou como era bom os esteites”.
3) “O trágico destino de duas Raimundas ou os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”.
4) “Ramanda e Rudá”
5) “Raimunda: da miséria para o mundo e uma taça de champanhe”.
Estão corretas apenas:

Alternativas

ID
3815482
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A peça Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, se destaca pelo grande número de personagens. São personagens que compõem a peça:

Alternativas

ID
3815845
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ainda sobre José Expedito de Carvalho Rêgo, sabemos que, além de escrever Vaqueiros e viscondes, foi autor de muitas outras obras, tanto no gênero romance quanto no gênero teatral. Dentre as obras abaixo, qual podemos apontar como de sua autoria?

Alternativas

ID
3815848
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Francisco Pereira da Silva e José Expedito de Carvalho Rêgo e H. Dobal são três autores piauienses que escreveram obras literárias em vários gêneros. Qual dos gêneros abaixo não está contemplado nas obras desses autores?

Alternativas

ID
3827308
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.

Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:

I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular.
II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas.
III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3827320
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:

Alternativas

ID
3876682
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.


Para um maior entendimento da literatura, Aristóteles, na obra Arte Poética, definiu os gêneros literários. Cada um deles reúne um conjunto de obras com características análogas ou parecidas de forma e conteúdo. Tais gêneros se dividem, na classificação aristotélica, em épico, lírico e dramático.
Atualmente, entretanto, os textos literários são classificados, quanto à forma, em prosa ou em poesia; quanto ao conteúdo, em narrativos, líricos e dramáticos. No gênero ___________ há a presença de um _________, responsável por contar uma história em que os personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Já os textos do gênero __________ têm predominância da função poética da linguagem. Os textos classificados como ___________ são próprios para a representação ou encenação teatral e têm __________ como base.

Alternativas
Comentários
  • Para um maior entendimento da literatura, Aristóteles, na obra Arte Poética, definiu os gêneros literários. Cada um deles reúne um conjunto de obras com características análogas ou parecidas de forma e conteúdo. Tais gêneros se dividem, na classificação aristotélica, em épico, lírico e dramático. Atualmente, entretanto, os textos literários são classificados, quanto à forma, em prosa ou em poesia; quanto ao conteúdo, em narrativos, líricos e dramáticos. No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história em que os personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Já os textos do gênero lírico têm predominância da função poética da linguagem. Os textos classificados como dramáticos são próprios para a representação ou encenação teatral e têm o diálogo como base.

    Gabarito letra B - ESTRATÉGIA

  • Muito bomm

  • Letra B 

    Gênero épico/narrativo:

    - presença de um NARRADOR

    - sempre CONTA UMA HISTÓRIA que têm personagens

    - existe espaço (onde) e tempo (quando)

    AO FALAR DE NARRAÇÃO, LEMBRAR-SE DO (PENTE):

    - (P)ERSONAGENS> PROTAGONISTA, ANTAGONISTA, PERSONAGEM SECUNDÁRIO, FIGURANTES.

    - (E)SPAÇO> FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL.

    - (N)ARRADOR> ONISCIENTE, PERSONAGEM, OBSERVADOR. 

    - (T)EMPO> CRONOLÓGICO E PSICOLÓGICO.

    - (E)NREDO> POSSUI A APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX E O DESFECHO.

    Gênero lírico:

    - expressa sentimentos e emoções

    - predominância de pronomes e verbos na 1º pessoa

    - exploração da musicalidade das palavras 


ID
3879403
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à produção poética de diferentes períodos da literatura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    A) Não há liberdade em nada no Parnasianismo, a não ser a liberdade de seguir modelos prontos, rígidos, buscando, acima de tudo, a estética da obra parnasiana.

    B) O gênero épico, conforme William Cereja aborda em seu livro, corresponde ao gênero no qual há uma alusão aos grandes feitos, seja por uma determinada pessoa, seja por um grupo, país, cidade, bairro, enfim. Isso bate perfeitamente com a primeira geração romancista, também conhecida como indianista, sob uma óptica eurocêntrica, mas com características, muitas vezes forçosas, das sociedades já existentes no Brasil, antes da chegada dos europeus.

    D) Não. Não há abertura do subjetivismo. Na verdade, a representação do nativo americano ficou deturpada justamente pelo acréscimo de subjetividades, manifestações características de tempos mais remotos, como, por exemplo, a literatura grega e romana.

    E) Não há unidade de sentido. O Barroco representa um aspecto individual, porém partilhado em coletividade, das agonias interiores, do ser ou não ser humano e, ao mesmo tempo, filho de Deus. Pecador ou não pecador, bom ou mal? Inexiste uma unicidade de sentido, além da utilização de concepções, palavras classificadas como cultas, a fim de que tornassem os textos mais rebuscados, denunciando, ainda que indiretamente, a forte influência da cultura europeia nas produções feitas em solo sul-americano.

    GAB: C

  • Essa sua explicação da letra D ficou confusa. Há subjetividade ou não na sua teoria? começou dizendo que não e em seguida afirma ter tido acréscimo subjetivista?! @viniciusmonteiro


ID
3881056
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Consistia numa concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, considerados modelos de suma perfeição estética, correspondia literariamente ao geral e efêmero complexo de superioridade histórica. Haviam regras apriorísticas, é racionalista por excelência. Assinale a alternativa que apresenta a época literária descrita pelo enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Características do Classicismo.

  • Gabarito letra A

    Classicismo (1527)

    Romantismo (1825)

    Trovadorismo (1189 - 1418)

    Modernismo (1922)

  • Resumo do Classicismo

    Visão Humanista e Universialista

    Resgate aos valores da antiguidade clássica

    Surgimento de Burguesia

    Camões principal nome

    Formas clássicas: Ode, Elegia e Écloga

    Neoplatonismo

    Perfeição Formal

    Presença de Sonetos


ID
3918724
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

A MÁQUINA DO MUNDO - CARLOS DRUMMOND DE
ANDRADE

E como eu palmilhasse vagamente
uma estrada de Minas, pedregosa,
e no fecho da tarde um sino rouco

se misturasse ao som de meus sapatos
que era pausado e seco; e aves pairassem
no céu de chumbo, e suas formas pretas

lentamente se fossem diluindo
na escuridão maior, vinda dos montes
e de meu próprio ser desenganado,

a máquina do mundo se entreabriu
para quem de a romper já se esquivava
e só de o ter pensado se carpia.

Abriu-se majestosa e circunspecta,
sem emitir um som que fosse impuro
nem um clarão maior que o tolerável

pelas pupilas gastas na inspeção
contínua e dolorosa do deserto,
e pela mente exausta de mentar

toda uma realidade que transcende
a própria imagem sua debuxada
no rosto do mistério, nos abismos.

Abriu-se em calma pura, e convidando
quantos sentidos e intuições restavam
a quem de os ter usado os já perdera

e nem desejaria recobrá-los,
se em vão e para sempre repetimos
os mesmos sem roteiro tristes périplos,

convidando-os a todos, em coorte,
a se aplicarem sobre o pasto inédito
da natureza mítica das coisas,

assim me disse, embora voz alguma
ou sopro ou eco ou simples percussão
atestasse que alguém, sobre a montanha,

a outro alguém, noturno e miserável,
em colóquio se estava dirigindo:
"O que procuraste em ti ou fora de

teu ser restrito e nunca se mostrou,
mesmo afetando dar-se ou se rendendo,
e a cada instante mais se retraindo,

olha, repara, ausculta: essa riqueza
sobrante a toda pérola, essa ciência
sublime e formidável, mas hermética,

essa total explicação da vida,
esse nexo primeiro e singular,
que nem concebes mais, pois tão esquivo

se revelou ante a pesquisa ardente
em que te consumiste... vê, contempla,
abre teu peito para agasalhá-lo."

As mais soberbas pontes e edifícios,
o que nas oficinas se elabora,
o que pensado foi e logo atinge

distância superior ao pensamento,
os recursos da terra dominados,
e as paixões e os impulsos e os tormentos

e tudo que define o ser terrestre
ou se prolonga até nos animais
e chega às plantas para se embeber

no sono rancoroso dos minérios,
dá volta ao mundo e torna a se engolfar,
na estranha ordem geométrica de tudo,

e o absurdo original e seus enigmas,
suas verdades altas mais que todos
monumentos erguidos à verdade:

e a memória dos deuses, e o solene
sentimento de morte, que floresce
no caule da existência mais gloriosa,

tudo se apresentou nesse relance
e me chamou para seu reino augusto,
afinal submetido à vista humana.

Mas, como eu relutasse em responder
a tal apelo assim maravilhoso,
pois a fé se abrandara, e mesmo o anseio,

a esperança mais mínima — esse anelo
de ver desvanecida a treva espessa
que entre os raios do sol inda se filtra;

como defuntas crenças convocadas
presto e fremente não se produzissem
a de novo tingir a neutra face

que vou pelos caminhos demonstrando,
e como se outro ser, não mais aquele
habitante de mim há tantos anos,

passasse a comandar minha vontade
que, já de si volúvel, se cerrava
semelhante a essas flores reticentes

em si mesmas abertas e fechadas;
como se um dom tardio já não fora
apetecível, antes despiciendo,

baixei os olhos, incurioso, lasso,
desdenhando colher a coisa oferta
que se abria gratuita a meu engenho.

A treva mais estrita já pousara
sobre a estrada de Minas, pedregosa,
e a máquina do mundo, repelida,

se foi miudamente recompondo,
enquanto eu, avaliando o que perdera,
seguia vagaroso, de mãos pensas.

Referência Bibliográfica:
ANDRADE, Carlos Drummond. Claro Enigma. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

A poesia de Carlos Drummond de Andrade enquadra-se no que podemos chamar de gênero literário. Esse tipo de gênero subdividem-se em três categorias. Assinale a alternativa CORRETA que corresponda às subdivisões do gênero literário.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ➥ Gênero épico ou narrativo: No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. 

    ➥ Gênero lírico: Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras. 

    ➥ Gênero dramático: De acordo com a definição de Aristóteles em sua Arte Poética, os textos dramáticos são próprios para a representação e apreendem a obra literária em verso ou prosa passíveis de encenação teatral. A voz narrativa está entregue às personagens, atores que contam uma história por meio de diálogos ou monólogos.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3942691
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Paranaguá - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças por possuírem uma rima fácil. Muitas parlendas são antigas e algumas delas foram criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. Diante dessas informações, assinale a alternativa em que consta uma parlenda:

Alternativas

ID
3949873
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Guaratinguetá - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 1
Meus oito anos
“Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!”
 (Casimiro de Abreu, “Meus oito anos”)

 Texto 2
 Meus oito anos
“Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
Das horas
De minha infância
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra!
Da rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais”
 (Oswald de Andrade)

Os dois poemas são classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Gênero lírico, harmonização da palavra.

    Gabarito A

  • O poema possui traço lírico.

    Uma das características do gênero lírico é o uso de pronomes possessivos em primeira pessoa.

    Vemos exemplo desta característica na parte do poema: " MEUS oito anos

    “Oh! que saudades que tenho

    Da aurora da MINHA vida,

    Da MINHA infância querida"

    Com isso já podia eliminar algumas alternativas que estavam evidentemente erradas.

    Concluindo: Letra A.

    Espero ter ajudado!

  • Qual o erro da letra C?


ID
3994678
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerado o “príncipe dos poetas de Alagoas”, Jorge de Lima começou a sua vida escrevendo poemas parnasianos. Depois, enamorou-se pelo regionalismo de Gilberto Freyre e, a partir dos anos de 1930, buscou, junto com o poeta mineiro Murilo Mendes, “restaurar a poesia em Cristo”. No entanto, em 1952, Jorge de Lima escreveu aquele que é considerado o seu mais importante poema: “Invenção de Orfeu”. Esse poema é:

Alternativas

ID
4013905
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FAGOC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere o texto a seguir:

“A gente espera que a seca acabe. A gente chegou a passar fome, eu mesmo até desmaiei”, conta, sobre os efeitos dos anos sem chuva regular no semiárido nordestino. A aposentadoria que recebe desde 2014, um salário mínimo, chegou a ser a única fonte de sustento para até 20 familiares.
Para que o milho cresça, a chuva precisa cair de dez em dez dias, explica José. Essa regularidade também ajuda a trazer água para o açude próximo, Poço da Cruz, onde a esposa dele, Maria Conceição, sempre pescou. “Os peixes morreram, ou ficaram tão magrinhos que a gente fica até com dó de pegar”, lamenta Maria.

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/as-marcas-da-seca-no-nordeste. 08/03/2018.)

Sabendo-se que o texto anterior faz oposição ao texto literário, dentre as características a seguir, assinale apenas aquela que NÃO lhe diz respeito.

Alternativas

ID
4013908
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FAGOC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre os gêneros literários e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As principais espécies do gênero dramático são: Tragédia, Comédia e Drama


ID
4014046
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:

I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.

Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Todas são verdadeiras e, coincidentemente (ou não), as assertivas são idênticas aos escritos no livro de literatura de William Cereja.

    1. Correto, o foco do gênero lírico é sua subjetividade e seu contato com o mundo exterior/interior
    2. Sempre que falar de gênero épico lembre de algo heróico
    3. Conflito e a dramaticidade característica

ID
4019965
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Cantiga

Senhora, partem tam tristes
meus olhos por vós, meu bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

Tam tristes, tam saudosos,
tam doentes da partida,
tam cansados, tam chorosos,
da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.
Partem tam tristes os tristes,
Tam fora d’esperar bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

(João Reis de Castelo-Branco. In: Antologia da poesia portuguesa)

Sobre o texto acima, pertencente ao Trovadorismo Português, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) Trata-se de uma cantiga de amor, pois apresenta a vassalagem amorosa. pega o bizu: vassalagem amorosa= eu-lírico manifesta devoção e submissão à pessoa amada chegando até a implorar. amor platônico= amor que não se concretiza a amada na cantigas de amor é vista como algo inalcançável.... espero ter ajudado e bom papiro a todos!

  • Obrigado me ajudou muito !!!


ID
4023070
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com base no texto abaixo, responda à questão.

Amor sem limite (fragmento)

Quando a gente ama alguém de verdade
Esse amor não se esquece
O tempo passa, tudo passa, mas no peito
O amor permanece
E qualquer minuto longe é demais
A saudade atormenta
Mas qualquer minuto perto é bom demais
O amor só aumenta.

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida.

(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Esta canção de Roberto e Erasmo Carlos situa a mulher num plano superior, de certa forma idealizada, e reserva ao eu-poético masculino a vassalagem amorosa. Desta forma, no cenário da poética medieval da literatura portuguesa, caracterizase a mulher nas cantigas de:

Alternativas
Comentários
  • Nas cantigas de amor a mulher era o tema principal. E, geralmente a dama não é identificada, o que faz parte do código de amor cortês.


ID
4036054
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.

Associe os personagens a seus desejos reprimidos.

1 – Aprígio
2 – Dália
3 – Cunha

( ) Possui ciúmes do casamento da irmã
( ) Ama Arandir
( ) Possui prazer em agir com violência

ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.

Alternativas

ID
4055437
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FMO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário. Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde? Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?


(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

Alternativas

ID
4066534
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:

Alternativas

ID
4105675
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FMO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário.
Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde?
Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?

(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

Alternativas
Comentários
  • Cara... Que questão confusa... 2ª pessoa?


ID
4108090
Banca
Inatel
Órgão
Inatel
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vista de cima, a imensa estrada parece uma cicatriz na floresta.  

Apesar de seu teatro ter sido desenvolvido no ambiente da corte, era antes de tudo rudimentar, popular e primitivo. Era usado, basicamente, como entretenimento. O autor em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Gil Vicente escreveu peças de teatro que retratam com bastante humor, ironia e perspicácia a sociedade portuguesa.


ID
4144393
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144453
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:

Alternativas

ID
4144465
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.


Texto I

“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama, é ela vossa?
FRADE – Por minha a tenho eu,
E sempre a tive de meu.
DIABO – Fizestes bem, que é formosa!
E não vos punham lá grosa [reprovação]
No vosso convento santo?
FRADE – E eles fazem outro tanto!
DIABO – Que coisa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!
FRADE – Para onde levais gente?
DIABO – Para aquele fogo ardente
Que não temestes vivendo.
(...)
FRADE – (...) Como? Por ser namorado
E folgar com uma mulher
Se há-de um frade perder,
Com tanto salmo rezado?”


Texto II

“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...)
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para
gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de
Deus. (...)
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo
(assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do
dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”


Sobre esses autores, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4144837
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144840
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144843
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o Anjo se recusa a embarcar o sapateiro. “Essa barca que lá está/ leva quem rouba de praça (...) Tu roubaste bem trint’anos/ o povo com teu mester”. No período da baixa Idade Média, os artesãos organizavam-se em corporações de ofício que tinham como função, entre outras, definir padrões de preço e qualidade. Sobre essas corporações, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4144846
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, os quatro fidalgos cavaleiros da ordem de Cristo são aceitos na “barca da Glória”. Diz-lhes o Anjo: “Ó cavaleiros de Deus,/ a vós estou esperando;/ que morrestes pelejando/ por Cristo, Senhor dos Céus!/ Sois livres de todo o mal,/ santos por certo sem falha:/ que quem morre em tal batalha/ merece paz eternal”. Incentivando o engajamento de nobres e camponeses nas Cruzadas, a Igreja, ao garantir a salvação da alma, visava ampliar seu prestígio e expandir seus domínios. Sobre as Cruzadas, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4192534
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia também este texto, para responder às questão.



Quando Bauer, o de pés ligeiros, se apoderou da cobiçada esfera, logo o suspeitoso Naranjo lhe partiu ao encalço, mas já Brandãozinho, semelhante à chama, lhe cortou a avançada. A tarde de olhos radiosos se fez mais clara para contemplar aquele combate, enquanto os agudos gritos e imprecações em redor animavam os contendores. A uma investida de Cárdenas, o de fera catadura, o couro inquieto quase se foi depositar no arco de Castilho, que com torva face o repeliu. Eis que Djalma, de aladas plantas, rompe entre os adversários atônitos, e conduz sua presa até o solerte Julinho, que a transfere ao valoroso Didi, e este por sua vez a comunica ao belicoso Pinga. (...)

Assim gostaria eu de ouvir a descrição do jogo entre brasileiros e mexicanos, e a de todos os jogos: à maneira de Homero. Mas o estilo atual é outro, e o sentimento dramático se orna de termos técnicos.

Carlos Drummond de Andrade, Quando é dia de futebol. Rio: Record, 2002.


Ao narrar o jogo entre brasileiros e mexicanos "à maneira de Homero", o autor adota o estilo

Alternativas
Comentários
  • o Gênero narrativo á foi denominado gênero épico em sua origem por Aristóteles!

    Gabarito letra A

    #MedicinaUNB


ID
5009878
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

    Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.

COELHO. M. Montaigne.  São Paulo Publicita. 2001 (adaptado).

O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Michel de Montaigne ficou conhecido pela sua obra essais ("ensaios"), textos nos quais desenvolve temas partindo de um ponto de vista, como a dor, a morte, a medicina, a sabedoria e, inclusive, assuntos domésticos.

  • Letra B

    Ensaio é um texto opinativo que expõe mais o íntimo, citando ideais, criticas, reflexões e impressões PESSOAIS sobre algum tema.

  • textos do ''eu'' costumam ser subjetivos e Montaigne ficou conhecido por seus ensaios

  • Essa questão é chatinha para aqueles que não sabem que Montaigne ficou conhecido pelos ensaios, pois a alternativa A tem muito cara de gabarito, mas a confissão ela não é necessariamente experiência de transformação, pode ser a confissão de qualquer pessoa sobre qualquer segredo e isso não faz com que a pessoa se transforme.

  • Dá para fazer por eliminação:

    Montaigne é um cara do século XVI, então todo gênero já produzido antes dele não é, logicamente, "novo".

    a) Santo Agostinho escrevera suas Confissões ainda nos primórdios da Idade Média

    b) gabarito

    c) o gênero carta deve ser um dos mais antigos da humanidade; certamente não foi criado por Montaigne

    d) o imperador estoico Marco Aurélio escrevera suas Meditações ainda na vigência do Império Romano do Ocidente

    e) o gênero diálogo também não representa, nesse contexto, uma inovação; basta lembrar das tragédias gregas, que eram escritas dessa forma

  • Nesse trecho vc mata as alternativas A, C, E "um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo", depois é só pensar e correr pro abraço!

    ENEM2021


ID
5040088
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as características dos textos seguintes:

I - Saí para dar uma volta, outro dia, e notei uma coisa. Fazia um tempo glorioso - melhor impossível, e com toda probabilidade o último do gênero a se ver por estas bandas durante muitos meses gelados -, no entanto quase todos os carros que passavam estavam com os vidros fechados. Todos aqueles motoristas tinham ajustado o controle de temperatura de seus veículos hermeticamente fechados para criar um clima interno idêntico ao que já existia no mundo exterior, e me ocorreu então que, no que se refere ao ar fresco, os americanos perderam de vez a cabeça, ou
(...)
(BRYSON, Bill. Crônicas de um país bem grande. Trad. De Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Fragmento)

II - Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão, que, às vezes, se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que, na solidão, pode se tornar dor. E a dor, silencia. Guardo o seu nome em silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredo para viver. (Clarice Lispector)

Marque a alternativa com identificação carreta dos gêneros literários, de acordo com suas respectivas características textuais:

Alternativas
Comentários
  • Dramático/narrativo: maneira de se expressar, estilo cronica = (cronica: coisas do cotidiano, textos curtos)

    Lírico: sentimental e emotivo, em 1° pessoa

  • Narrativo estilo crônico por descrever acontecimentos do cotidiano,geralmente em textos curtos

    Lírico por demostrar sentimento na palavras e emoção além de ser escrito na 1° pessoal


ID
5088202
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Sobre o Trovadorismo é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A  INCORRETA

    os poemas devem ser recitados sem acompanhamento musical.

  • As características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o CANTO, o ACOMPANHAMENTO MUSICAL, a idealização amorosa, dentre outros.

    Lembrem do famoso Dandelion (Jaskier) do The Witcher kkkk.

    Gabarito: A

    POLÍCIA CIVIL!

  • GAB A.

    RUMO A PFF

  • GABARITO - A

    Eles deviam sim ser recitados com o acompanhamento musical, só lembrar que era cantigas.


ID
5117464
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Gênero lírico que, em sua origem, esteve associado ao canto e instrumentos musicais e, com o tempo, assumiu apenas a recitação e/ou leitura. Conhecido principalmente por suas temáticas que estão relacionadas aos sentimentos dolorosos associados à perda, ao pranto, ao fúnebre, ao amor não correspondido, entre outros. O enunciado refere-se ao / à:

Alternativas

ID
5117467
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O recurso teatral que se configura como um equívoco proveniente do dualismo de leitura de determinada situação dramática, sendo utilizado com frequência na comédia, denomina-se

Alternativas

ID
5117470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando os diferentes tipos de gêneros que o Teatro abarca, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma forma dramática.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    A Cantiga faz parte do movimento literário Trovadorismo. Em resumo, eram poesias cantadas na época medieval.

    Bons estudos!

  • A Cantiga faz parte do movimento literário Trovadorismo e do gênero lírico.


ID
5126074
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Corumbiara - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre gêneros literários, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta:
( ) Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, etc.
( ) Os gêneros literários dividem-se em três categorias básicas: épicos, líricos e dramáticos.
( ) No gênero épico, há presença de um narrador, responsável por contar uma história, na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. A narrativa apresenta um episódio heroico, geralmente há presença de figuras fantasiosas.
( ) No gênero lírico, são expressos os sentimentos e emoções do eu lírico, há predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras.
( ) O gênero dramático, é próprio para a representação, ele aparece em versos ou prosa, passíveis de encenação teatral. A voz narrativa está entregue às personagens, atores que contam uma história por meio de diálogos, ou monólogos.

Alternativas
Comentários
  • Letra A 

    Gênero épico/narrativo:

    - presença de um NARRADOR

    - sempre CONTA UMA HISTÓRIA que têm personagens

    - existe espaço (onde) e tempo (quando)

    Modalidades do gênero narrativo/épico:

    - Fábula

    - Épico

    - Epopeia

    - Novela

    - Conto

    - Crônica

    - Romance

    Gênero lírico:

    - expressa sentimentos e emoções

    - predominância de pronomes e verbos na 1º pessoa

    - exploração da musicalidade das palavras 

    Modalidades do gênero lírico:

    - Elegia

    - Ode

    - Écloga

    - Soneto: poema de 14 versos com forma fixa. Possui 4 estrofes (2 com 4 versos/ 2 com 3 versos).

    Gênero dramático:

    - texto escrito para ser encenado no teatro

    - não há um narrador contando a história

    Modalidades do gênero dramático:

    - Auto

    - Comédia

    - Tragédia

    - Tragicomédia

    - Farsa


ID
5161930
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a única alternativa que indica um gênero literário.

Alternativas
Comentários
  • Gêneros Literários: épico, lírico, dramático.

    Escolas Literárias: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo.

    Gabarito: letra B

  • Com exceção do Épico, as outras alternativas são chamadas de escolas literárias.

  • Letra B

    Gêneros Literários: épico/narrativo, lírico, dramático.

    Escolas Literárias: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo.

    Modalidades do gênero narrativo/épico:

    - Fábula

    - Épico

    - Epopeia

    - Novela

    - Conto

    - Crônica

    - Romance

    AO FALAR DE NARRAÇÃO, LEMBRAR-SE DO (PENTE):

    - (P)ERSONAGENS > PROTAGONISTA, ANTAGONISTA, PERSONAGEM SECUNDÁRIO, FIGURANTES.

    - (E)SPAÇO > FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL.

    - (N)ARRADOR > ONISCIENTE, PERSONAGEM, OBSERVADOR. 

    - (T)EMPO > CRONOLÓGICO E PSICOLÓGICO.

    - (E)NREDO > POSSUI A APRESENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX E O DESFECHO.


ID
5245891
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A respeito da literatura medieval leia o trecho abaixo e complete a lacuna :
O _________ (1189-1418) foi um movimento literário que vigorou no período da Idade Média. Ele surgiu no século XI na região de Provença, na França. Mais tarde, se espalhou pelo continente europeu. Esse movimento literário português teve início com a publicação da Canção Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.

Alternativas
Comentários
  • O marco inicial do Trovadorismo foi a obra "Canção Ribeirinha", de Paio Soares de Taveirós.

    Gabarito: letra B

  • Idade Média = Trovadorismo


ID
5264833
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

É uma obra marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. Está entre os livros mais traduzidos do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais. Destacamos o seguinte excerto: "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz." Estamos falando do seguinte livro:

Alternativas
Comentários
  • O item em questão aborda a obra "O Pequeno Príncipe", de Saint-Exupéry.

    Gabarito: letra B


ID
5265958
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Irani - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

É uma obra marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. Está entre os livros mais traduzidos do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais. Destacamos o seguinte excerto: "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz." Estamos falando do seguinte livro:

Alternativas
Comentários
  • O item em questão aborda a obra "O Pequeno Príncipe", de Saint-Exupéry.

    Gabarito: letra B


ID
5355589
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare.

( ) Hamlet e incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado.
( ) Rei Claudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão.
( ) Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai.
( ) Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

Alternativas

ID
5357173
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FASEH
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vida pós-Zika

Com ajuda de mães, estudo descobre imunidade após
contato com o vírus.

     Um estudo feito em parceria com 50 mães que tiveram Zika durante a gravidez concluiu que a maior parte delas — e de seus filhos — desenvolveu imunidade ao vírus. A descoberta, feita por pesquisadores da Fiocruz e do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, será apresentada hoje às mães.
     As mulheres, que participam da pesquisa voluntariamente, tiveram a infecção durante a gestação e são acompanhadas desde 2016, ao lado de seus filhos. Alguns deles nasceram com a síndrome da Zika Congênita, caracterizada principalmente pela microcefalia; outros têm alterações neurológicas, embora não possuam a síndrome; e o último grupo é assintomático.
    No Hospital Antônio Pedro, 36 profissionais fazem o acompanhamento clínico em que avaliam e estimulam o desenvolvimento das crianças, moradoras de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Ali, coletam o sangue que é estudado por 22 cientistas da Fiocruz. Há três principais linhas de pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na descoberta sobre a imunidade.
    Segundo Luzia Maria de Oliveira Pinto, pesquisadora do Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz, que coordena os estudos, os dados finais ainda estão sendo concluídos, mas já se pode cravar que a maioria das pessoas pesquisadas desenvolveu, sim, imunidade ao vírus.
   Outros dois estudos estão sendo finalizados: um avalia se a intensidade da resposta inflamatória do organismo para combater o vírus na gravidez tem impacto no desfecho clínico do bebê; e o outro verifica se as células podem produzir proteínas e anticorpos contra o vírus.
    — Sem essas mães não conseguiríamos fazer as pesquisas. A consequência da infecção já aconteceu. Por isso é um ato que não vai ajudá-las diretamente, mas pode ajudar outras famílias, até porque podem ocorrer novas epidemias — enfatiza a pesquisadora.
   Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se recusou a colaborar com os cientistas.
   — Por isso quisemos dar uma resposta a elas, mostrar: “olha como vocês contribuíram para a ciência”. A maioria dessas mães era produtiva, tinha emprego, e tudo mudou completamente. A vida delas é dedicada às crianças. Levam os filhos de duas a três vezes por semana para estimulação com fisioterapia, psicologia, fonoaudióloga… São lutadoras — afirma a coordenadora do projeto, Claudete Araújo Cardoso, infectologista pediátrica da Faculdade de Medicina da UFF.
    A pesquisadora conta ainda que pretende acompanhar os casos até os bebês crescerem:
   — Essas crianças vão ter que continuar sendo estimuladas. Como protocolo de pesquisa, o Ministério da Saúde orienta acompanhá-las por três anos, e decidimos acompanhar por cinco. Mas vou acompanhá-las até virarem adultas.
  Na mesma semana em que descobriu que estava grávida, manchas vermelhas apareceram no corpo de Kamila Mitidieri, de 23 anos. Era Zika. Sophia nasceu com a síndrome. Agora tem 2 anos e 9 meses e faz fisioterapia motora e respiratória e frequenta a fonoaudióloga.
   — Ela está se desenvolvendo bem melhor. Aprendeu até a falar “mãe”. Eu sempre soube que ela precisaria de um cuidado maior do que uma criança que não tem nada. Há três meses consegui um emprego, mas tive que sair porque a dona do salão não aceitava que eu levasse minha filha ao médico.
   Apesar das dificuldades do dia a dia, ela não hesita em ajudar nas pesquisas e enfrenta seus temores:
   — Realmente eu odeio tirar sangue, mas toda vez que me pedem eu tiro. Tenho vontade de ter outro filho, mas tenho medo.
  Logo depois que Elisangela Patricia, de 37 anos, recebeu o diagnóstico de Zika, descobriu que estava grávida. Na hora, os médicos disseram que seu filho teria microcefalia, mas não foi o que aconteceu. Ele nasceu sem sintomas, mas, com o passar do tempo, alterações foram sendo descobertas. Samuel Travassos, de 2 anos e 10 meses, tem pequenos cistos no cérebro, atraso no desenvolvimento e suspeita de autismo.
   — Fico com ele o tempo todo, 24 horas por dia. É cansativo, não consigo cuidar de mim, tenho pressão alta e bronquite, mas ele precisa mais que eu. É grudado em mim, toma meu tempo todo, mas eu sempre participo de tudo. Se dizem que tem uma pesquisa, eu ajudo, mesmo não sabendo o que é. Tem que estudar, que pesquisar. Eles ajudam a gente, e a gente ajuda eles.
(TATSCH, Constança. O Globo. 05 de outubro de 2019.)

Em relação à estrutura de um poema épico, cujas partes são denominadas cantos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Proposição.
2. Invocação.
3. Narração.
4. Conclusão.

( ) Definição do tema e do herói do poema.
( ) Ocorre após o relato dos feitos gloriosos que marcaram a trajetória do herói.
( ) Refere-se à apresentação da sequência cronológica dos fatos que envolvem as aventuras do herói.
( ) Pedido do poeta à Musa para que lhe inspire, para que desenvolva perfeitamente o tema de seu poema.

Está correta a sequência em

Alternativas
Comentários
  • (1)Definição do tema e do herói do poema. Proposição: conjunto de ideias para formas o poema.

    (4) Ocorre após o relato dos feitos gloriosos que marcaram a trajetória do herói. Conclusão: finalização da história.

    (3) Refere-se à apresentação da sequência cronológica dos fatos que envolvem as aventuras do herói. Narração: o ato de contar a história.

    (2) Pedido do poeta à Musa para que lhe inspire, para que desenvolva perfeitamente o tema de seu poema. Invocação: ato de se dirigir à Musa pedindo auxílio na criação da obra.

    Gabarito: D


ID
5385112
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere os dois excertos que seguem.


I

E disse: “Ó gente ousada, mais que quantas

No mundo cometeram grandes cousas,

Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,

E por trabalhos vãos nunca repousas (...)”


(Os Lusíadas, Luís de Camões, canto V)

II
Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!

(Mensagem, de Fernando Pessoa, 2.ª parte)


Em I, o Gigante Adamastor fala aos navegantes portugueses que queriam, pioneiramente, atravessar o Cabo das Tormentas a caminho das Índias; em II, o timoneiro fala ao mostrengo o porquê de a embarcação lusitana estar enfrentando os perigos do mar. A partir dos excertos e dos comentários, assinale a afirmação que esteja incorreta.

Alternativas

ID
5424889
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Marque a alternativa com análise INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • A letra B está errada porque apólogo caracteriza-se por ser uma narrativa em prosa ou verso, ger. dialogada, que encerra uma lição moral, e em que figuram seres inanimados, imaginariamente dotados de palavra.

    No trecho apresentado trata de uma descrição, próprio do gênero narrativo.

  • Letra B a incorreta

    Não apresenta características de um apólogo.

    e sim uma descrição..

  • Por que na letra "c" é uma crônica?


ID
5534023
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Gênero literário é expressão utilizada nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo.
Sobre os "Gêneros Literários " marque a afirmação INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Dentro do gênero narrativo aparece a crônica, a apologia....

    Letra C

  • O gênero literário épico é subdividido em conto, novela, crônica, romance, epopeia, anedota, apólogo e fábula. A alternativa "c" é a incorreta pois afirma que as 4 subdivisões mais comuns são do gênero narrativo.


ID
5568061
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso:

(__)O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos, o narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos (chama-se versos épicos) quanto em prosa (denominada de narrativa épica).

(__)A logicidade, a racionalidade e a objetividade são o tripé textual que o narrador épico utiliza para dar o tom grandioso na narrativa épica, mas o tom grandioso se descaracteriza justamente pela presença de elementos místicos e aventuras fantásticas, baseados em mitos como a mitologia grega, em razão disso, existe a presença de deuses, semideuses, heróis e figuras fantasiosas que interferem negativamente para atrapalhar o desenrolar dos acontecimentos.

(__)O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. São maioritariamente escritos em verso, sendo textos breves por não apresentarem enredo, mas sim a exteriorização do mundo interior do eu lírico.

(__)Dentre os subgêneros líricos, temos: Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria, Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza, Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.

(__)O gênero dramático é representado apenas por ações, rubricas, cenas e atos, tem por finalidade expor os atores e atrizes para causar emoção no público assistente de teatro, centrando-se na tragicomédia.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas

ID
5631511
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto V


Considere os dois fragmentos abaixo, retirados do poema “Morte do leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade, e responda à questão.


Há pouco leite no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.
Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata, suas garrafas
e seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono
que alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.
[...] 


Mas este acordou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saber de mais nada.
O revólver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão? se pega com tiro. Os tiros na madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo, se era virgem,
se era alegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.


A linguagem simbólica é um importante constituinte do texto literário e a atenção a esse recurso, uma das premissas para a compreensão dos sentidos. Nos versos “O revólver da gaveta/ saltou para sua mão”, é importante destacar uma leitura na qual a prosopopeia, seja vista como:

Alternativas

ID
5631517
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O ensino de literatura, comumente, é feito por meio da periodização literária articulada pelos chamados estilos de época. Quanto a isso, Domício Proença Filho lembra-nos o seguinte conceito proposto por Hatzfeld:


    “é a atitude de uma cultura ou civilização que surge com tendências análogas em arte, literatura, música, arquitetura, religião, psicologia, sociologia, formas de polidez, costumes, vestuário, gestos etc. No que diz respeito à literatura o estilo de época só pode ser avaliado pelas contribuições da feição do estilo, ambíguas em si mesmas, constituindo uma constelação que aparece em diferentes obras e autores da mesma era e parece informada pelos mesmos princípios perceptíveis nas artes vizinhas.” (1969, p.60)

Considerando este conceito, é correto afirmarmos que os estilos de época na literatura deveriam ser apresentados aos alunos como: 

Alternativas