SóProvas



Questões de Apicultura


ID
227773
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O mel, quando classificado por sua origem, pode receber, entre outras classificações, a de "melato" ou "mel de melato". Essa categoria refere-se ao produto

Alternativas
Comentários
  • 2.2.1.2. Melato ou Mel de Melato: é o mel obtido principalmente a partir de secreções das partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que se encontram sobre elas.                                 
  • Definição: Entende-se por mel, o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colméia.

    2.2.1.2. Melato ou Mel de Melato: é o mel obtido principalmente a partir de secreções das partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que se encontram sobre elas.


ID
1787731
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Após a fase de instalação do apiário, o manejo eficiente das colmeias garante o sucesso na atividade. Para isso, deve-se observar a quantidade de alimento disponível, a presença e a qualidade da postura da rainha, o desenvolvimento das crias, a ocorrência de doenças ou pragas, etc. Desse modo, muitos problemas podem ser evitados caso sejam tomadas medidas preventivas, utilizando-se técnicas de manejo adequadas. As revisões são realizadas para avaliar as condições gerais das colmeias e a ocorrência de anormalidades. De uma maneira geral, recomenda-se a realização de revisões nas seguintes situações e intervalos, à EXCEÇÃO de:

Alternativas
Comentários
  • a) Para enxames recém-coletados, recomenda-se realizar uma revisão cerca de 15 dias após sua instalação no apiário, verificando seu desenvolvimento inicial do enxame e observar as condições gerais dos favos.


ID
2652388
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva apícola, mediante estratégias de ações referentes à vigilância e à defesa sanitária animal, foi instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Programa Nacional de Sanidade Apícola − PNSAp. Tendo em vista a prevenção, diagnóstico, controle e erradicação de doenças e pragas capazes de causarem danos à cadeia produtiva apícola, conforme a Instrução Normativa nº 16, de 8 de maio de 2008, o PNSAp deve promover as seguintes atividades:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 8 DE MAIO DE 2008 (Legislação Pequena)

    Art. 1º Instituir o Programa Nacional de Sanidade Apícola PNSAp, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    § 1º O PNSAp visa ao fortalecimento da cadeia produtiva apícola, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal.

    § 2º A coordenação do PNSAp será exercida por um representante do Departamento de Saúde Animal - DSA.

    § 3º Para prevenir, diagnosticar, controlar e erradicar doenças e pragas que possam causar danos à cadeia produtiva apícola, o PNSAp promoverá as seguintes atividades:

    I - educação sanitária;

    II - estudos epidemiológicos;

    III - controle do trânsito;

    IV - cadastramento, fiscalização e certificação sanitária; e

    V - intervenção imediata quando da suspeita ou ocorrência de doença ou praga de notificação obrigatória.

  • Programa de Vigilância e Defesa sanitária animal.


ID
3259504
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Amazônia, a criação de abelhas silvestres nativas, denominada meliponicultura, desenvolve-se desde a década de 1990, especialmente devido aos incentivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Amazônia Oriental, do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) e de organizações da sociedade civil, como o Instituto Iraquara e o Instituto Peabiru. Sobre a importância da meliponicultura na região amazônica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3323116
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A apicultura pode ser bastante rentável para o produtor rural, tendo como principais produtos o mel, a própolis, a geleia real e o veneno apícola.

Com relação à produção de abelhas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quando o enxame está muito forte e há falta de espaço na colmeia, as abelhas normalmente se penduram do lado de fora, formando cachos ou “barbas” (Fig. 26), o que acaba provocando a enxameação.

ID
3601978
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2014
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Programa Nacional de Sanidade Apícola visa o fortalecimento da cadeia produtiva, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal. Com relação às medidas adotadas para manutenção da sanidade apícola, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nosema agora é um fungo!


ID
5382874
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A distância mínima, expressa em quilômetros, entre uma criação e o alojamento de abelhas da espécie Apis sp e habitações humanas ou abrigos de animais é igual a

Alternativas

ID
5488396
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Seara - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Entre as principais doenças de controle oficial pelo Programa Nacional de Sanidade Apícola - PNSAp:

( ) CRIA PÚTRIDA EUROPEIA (CPE) - O agente causador é a bactéria Paenibacillus larvae. As larvas são infectadas quando comem alimento contaminado. No Brasil, a doença foi detectada em colmeias no Rio Grande do Sul.
( ) CRIA PÚTRIDA AMERICANA (CPA) - O agente causador é a bactéria Melissococus pluton. As larvas são infectadas quando comem alimento contaminado. Pode ocorrer em todo o território nacional, mas geralmente não causa sérios prejuízos.
( ) CRIA ENSACADA - O agente causador é o Sac Brood Virus (SBV). No Brasil, entretanto, a doença tem como agente causador o pólen da planta barbatimão (Stryphnodendron sp.) e não o vírus.
( ) NOSEMOSE - O agente causador é o protozoário Nosema apis. O protozoário afeta principalmente o ventrículo (estômago da abelha), causando problemas na digestão dos alimentos e pode provocar disenteria.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • F - Cria Pútrida Europeia: bactéria Melissococus pluton

    F - Cria Pútrida Americana: bactéria Paenibacillus larvae

    V

    F - Nosemose: fungo Nosema apis