SóProvas



Questões de Jejum e Síndrome de Realimentação


ID
196327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do metabolismo dos nutrientes em
diferentes situações fisiológicas.

Caso o indivíduo em jejum desenvolver uma infecção, ocorrerá a redução da secreção de insulina e o aumento do risco de cetose.

Alternativas
Comentários
  • " Na sepse, a homeostase encontra-se ameaçada por microorganismos invasores. O corpo reage a esse desafio estabelecendo uma resposta complexa: primeiro, priorizando o fornecimento de energia a órgãos vitais; segundo, aumentando a aptidão do organismo em combater o micróbio invasor; e terceiro, estimulando o retorno à homeostase. Esta resposta foi descrita pela primeira vez por Hans Selye em1936 como Síndrome de Adaptação Geral (SAG)7,8. Diversos mediadores neuroendócrinos e inflamatórios estão envolvidos neste processo, e a hiperglicemia é uma característica importante das alterações agudas que ocorrem durante essa resposta. Na fase aguda da SAG, ou resposta ao estresse, a estimulação neuroendócrina resulta em altos níveis circulatórios de glucagon, hormônio do crescimento, catecolaminas e glicocorticóides. Essas alterações hormonais (também conhecidas como resposta contra-reguladora) e umaumento de citoquinas inflamatórias, isto é, interleucina-1 (IL-1), IL-6 e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), são importantes fatores que levam à hiperglicemia. O mecanismo fisiopatológico compreende alterações no metabolismo de carboidratos (por exemplo, resistência periférica à insulina, glicogenólise hepática aumentada e gliconeogênese aumentada) que visam ao redirecionamento do fornecimento de energia a órgãos  vitais (Figura 1)."


      

    Branco RG et al. Glycemic control and insulin therapy in sepsi and critical illness. Jornal de Pediatria - Vol. 83, Nº 5(Supl), 2007 

     

ID
775534
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
HC-UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nos longos períodos de jejum e na inanição, a glicose precisa ser formada a partir de outras fontes, sem ser carboidratos, por um processo conhecido como gliconeogênese. Qual das substâncias abaixo não atua como substrato para a gliconeogênese?

Alternativas
Comentários
  • Os ácidos graxos não podem ser utilizados para a síntese de glicose, porque não há uma via pela qual a acetil‐CoA produzida a partir da oxidação de ácidos graxos possa ser convertida em glicose.


ID
3213406
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Paulistana - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após um período de jejum prolongado, se houver fornecimento de suporte nutricional agressivo (seja entérico, parenteral ou oral, especialmente com teor significativo de carboidrato), pode resultar em uma síndrome de realimentação que é potencialmente prejudicial à vida. A manifestação predominante da síndrome de realimentação é:

Alternativas
Comentários
  • Principais manifestações da Síndrome Metabólica - hipofosfatemia (fósforo), hipocalemia (Potássio), hipomagnesemia (Magnésio).

  • "Apesar de estudos prévios terem enfatizado a hipofosfatemia severa como fator predominante da síndrome de realimentação, torna-se claro que existem outras consequências metabólicas. As importantes são alterações do balanço hídrico, da glicose, de certas deficiências vitamínicas, hipocalemia e hipomagnesemia."


ID
3661993
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Itaú - RN
Ano
2019
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os pacientes que necessitam de Terapias Enterais ou Nutrição Parenteral podem estar se alimentando mal antes de iniciar a terapia em virtude da doença e se encontrar moderadamente a gravemente desnutridos. A administração agressiva de nutrição, particularmente através da via endovenosa, pode precipitar a síndrome da realimentação, com flutuações eletrolíticas graves, potencialmente letais, envolvendo problemas metabólicos, hemodinâmicos e neuromusculares. A síndrome de realimentação ocorre quando substratos de energia são introduzidos no plasma de pacientes anabólicos. Na fase inicial da realimentação, as prescrições de nutrientes devem ser

Alternativas
Comentários
  • Gab:B moderadas em carboidratos e suplementadas com fósforo, potássio e magnésio.

    #Foco


ID
4207303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A ingestão alimentar, a composição corporal e o padrão de atividade física são fatores que podem influenciar nas funções e reservas do organismo de pacientes com câncer. Em relação à terapia nutricional em pacientes com câncer, julgue o item subsequente.


A síndrome de realimentação é caracterizada por um desequilíbrio hidroeletrolítico, com alterações bioquímicas como hiperfosfatemia, hipermagnesemia e hipercalemia, além de alterações no metabolismo da glicose, de proteínas e de lipídios.

Alternativas
Comentários
  • Ocorre a queda dos niveis séricos. A HIPOFOSFATEMIA E HIPOPOTASEMIA

  • Síndrome de realimentação (SR),é um desequilíbrio eletrolítico causado, principalmente em relação à hipofosfatemia, hipocalemia e hipomagnesemia; e a associação com reintrodução da alimentação após privação de ingestão calórica (aguda ou crônica), independente da via alimentar utilizada (oral, enteral ou parenteral). Outros achados podem incluir desequilíbrio do sódio e balanço hídrico, deficiência de tiamina (vitamina B1) e alterações no metabolismo das proteínas, lipídios e carboidratos, incluindo resistência à insulina.


ID
4987093
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A síndrome de realimentação (refeeding syndrome) é um transtorno grave causado por desregulação hidroeletrolítica em pacientes desnutridos que recebem terapia nutricional em aporte calórico excessivo e agressivo após um período de ingestão inadequada. Sobre esta condição é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5031877
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a síndrome de realimentação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5072665
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Em pacientes desnutridos graves, para evitar a síndrome de realimentação, é recomendado iniciar-se dieta de 5 kcal/kg a 10 kcal/kg ao dia nos três primeiros dias após a cirurgia oncológica, evoluindo-se lentamente até se alcançar 25 kcal/kg a 30 kcal/kg após a segunda semana.

Alternativas

ID
5098288
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma paciente de 64 anos de idade, com diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2, sintomático para Covid-19, comparece à emergência da unidade hospitalar. Em razão da piora do quadro, apresenta hipotensão (100 mmHg x 60 mmHg), FR = 26 irpm; e Sp02 = 84%, sendo transferido à unidade de terapia intensiva (UTI). É realizada uma intubação orotraqueal.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 

O monitoramento do fósforo sérico é importante para verificar a ocorrência de síndrome de realimentação.

Alternativas

ID
5209408
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na síndrome de realimentação no adulto, tem-se como alterações laboratoriais mais comuns, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • alguém explica?


ID
5395018
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação às diferenças entre o jejum e o estresse, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Tanto o jejum quanto o estresse são situações catabólicas facilmente reversíveis com a administração de nutrientes.
( ) Enquanto no jejum o gasto energético está diminuído, no estresse ele está aumentado.
( ) O jejum é marcado por maior gliconeogênese e maior produção de corpos cetônicos, quando comparado ao estresse.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas

ID
5470711
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre as diferenças metabólicas entre o jejum e a sepse, analise as afirmativas a seguir.

I. No jejum, os substratos energéticos mais utilizados são carboidratos e lipídeos, enquanto na sepse o substrato energético é misto.
II. A síntese proteica se encontra aumentada tanto no jejum quanto na sepse.
III. O gasto energético é aumentado tanto no jejum quanto na sepse.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • . No jejum, os substratos energéticos mais utilizados são carboidratos e lipídeos, enquanto na sepse o substrato energético é misto. 

  • Tabela de diferença metabólica entre Jejum x Sepse do livro da Cuppari, página 482, terceira edição.

    Gasto energético no jejum está diminuido, na sepse é moderado.

    Substrato no jejum CHO/LIP, na sepse misto

    Cetose no jejum intensa, na sepse leve

    Oxidação de aa no jejum leve, na sepse Intensa

    Gliconeogenese no jejum leve, na sepse intensa.

    Obviamente que a velocidade de desnutrição e catabolismo na sepse é intensa. Essa cetose aumentada no jejum é uma excelente pegadinha, tem que cuidar.