SóProvas



Questões de Regimento Interno do Conselho Federal de Odontologia - CFO


ID
3279511
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005),  julgue o item.


Os cirurgiões‐dentistas estão obrigados ao registro no Conselho Federal e à inscrição  nos Conselhos Regionais de Odontologia em cuja jurisdição estejam estabelecidos. Contudo, essa inscrição não é obrigatória   para os auxiliares e técnicos  em saúde  bucal.   

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 1º. Estão obrigados ao registro no Conselho Federal e à inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia em cuja jurisdição estejam estabelecidos ou exerçam suas atividades:

    a) os cirurgiões-dentistas;

    b) os técnicos em prótese dentária;

    c) os técnicos em saúde bucal;

    d) os auxiliares em saúde bucal;

    e) os auxiliares de prótese dentária;

    f) os especialistas, desde que assim se anunciem ou intitulem;

    g) as entidades prestadoras de assistência odontológica, as entidades intermediadoras de serviços odontológicos e as cooperativas odontológicas

    h) os laboratórios de prótese dentária;

    i) os demais profissionais auxiliares que vierem a ter suas ocupações regulamentadas;

    j) as atividades que vierem a ser, sob qualquer forma, vinculadas à Odontologia.

    GABARITO : ERRADO


ID
3279523
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005), julgue o item.


É proibido o uso dos automóveis de propriedade dos Conselhos em atividade que não seja a serviço da autarquia. Seu uso só será permitido, por exemplo, a quem tenha necessidade imperiosa de se afastar, em razão do cargo, da sede do serviço respectivo, para fiscalizar ou dirigir trabalhos que exijam o máximo de aproveitamento de tempo.

Alternativas

ID
3396979
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005), julgue o item.


O auxiliar em saúde bucal deverá portar, além de certificado regular, comprovação de experiência mínima de dois anos de estágio para poder requerer sua inscrição junto ao respectivo Conselho Regional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Para se habilitar ao registro e à inscrição, como Auxiliar em Saúde Bucal, o interessado deverá preencher uma das seguintes condições:

    (...)

    III - ser portador de certificado de curso que contemple em seu histórico escolar carga horária, após o ensino fundamental, nunca inferior a 300 horas, sendo 240 horas teórico/prática e 60 horas de estágios supervisionados, contendo as disciplinas vinculadas aos eixos temáticos referidos no Artigo 17 desta Resolução, observados os limites legais de atuação do Auxiliar em Saúde Bucal, definidos na Lei 11.889/2008;...

  • AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

    Após o ensino fundamental

    Mínimo de 300 horas

    SENDO:

    240 horas teórico/prática

    60 horas de estágio supervisionado


ID
3413611
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme as Resoluções do Conselho Federal de Odontologia n.º 19/2001, n.º 20/2001 e n.º 102/2010, as Leis n.º 9.656/1998 e n.º 9.661/2000 e suas atualizações, julgue o item.


A Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar tem, entre seus integrantes, um representante do Conselho Federal de Odontologia.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Na CAMSS há titula/suplente representando o CFO.

    A Câmara de Saúde Suplementar é um órgão de participação institucionalizada da sociedade na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, de caráter permanente e consultivo, que tem por finalidade auxiliar a Diretoria Colegiada nas suas discussões.

    Compete à Câmara de Saúde Suplementar:

    -

    Titular: Cleso André Guimarães Júnior

    fonte: ans.gov.br/participacao-da-sociedade/camss-camara-de-saude-suplementar/composicao-da-camara-de-saude-suplementar

  • Consultei na matriz que:

    Crescimento são pontos fortes e ameaças!!!


ID
3434722
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando a crescente ocorrência de rescisão unilateral de contratos de credenciamentos de cirurgiões-dentistas sem que os pacientes sejam previamente informados, prejudicando assim seus tratamentos, com risco potencial de danos decorrentes da interrupção súbita do atendimento odontológico – o que caracteriza flagrante desrespeito aos direitos individuais do cidadão –, assinale a alternativa incorreta, tendo como base a Resolução CFO-19, de 2001 (que veda o desligamento de cirurgião-dentista vinculado à operadora de plano de saúde).

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está incorreta, pois é o diretor técnico da operadora o responsável pelo cumprimento dessa norma.


ID
3434725
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É notável o crescimento do mercado de operadoras de planos de saúde, intermediadoras e congêneres. Nota-se também a mudança da relação profissional/paciente pelo aumento do número de demandas éticas nos Conselhos Regionais envolvendo a atividade dos auditores. Considerando que os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia têm por finalidade a supervisão da ética profissional em todo o território nacional, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, e a Resolução CFO-20, de 2001 (que normaliza Perícias e Auditorias Odontológicas em Sede Administrativa), analise as afirmativas.


I. Considera-se perito o profissional que auxilia a decisão judicial e administrativa, por solicitação da autoridade judiciária ou por designação do conselho, fornecendo laudo-técnico detalhado, realizado através de perícia, com a verificação de exames clínicos, radiográficos, digitalizados, fotografias, modelos de arcos dentais, exames complementares e outros que auxiliarão na descrição de laudo-técnico, com absoluta imparcialidade, indicando sempre a fonte de informação que o amparou.

II. São atribuições específicas do perito, devidamente nomeado, executar o laudo-técnico com absoluta isenção e imparcialidade, responder aos quesitos formulados de forma objetiva, abster-se de emitir opiniões pessoais, reportar-se sempre a fundamentos científicos e citando sua fonte.

III. O cirurgião-dentista, na função de auditor e/ou perito, obriga-se a manter o sigilo profissional devendo, sempre que necessário, comunicar, através de relatório, a quem de direito e por escrito, suas observações, conclusões e recomendações, sendo-lhe vedado realizar anotações no prontuário do paciente.


De acordo com a Resolução CFO-20/2001, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: E

    ART 2º,3º E 6º DA RESOLUÇÃO 20/2001


ID
3434746
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um conflito moral frequente que os cirurgiões-dentistas enfrentam no exercício da profissão estabelece-se entre o desejo de fazer o melhor para o paciente e o anseio de respeitar a vontade do paciente. Esse problema, envolvendo a tomada de decisão, em particular no que se refere aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos a serem adotados, está fundamentado na relação profissional/paciente. A relação entre paciente e profissional – a prática odontológica – deve ser encarada como um processo de reconhecimento da dignidade do paciente. Este deve, de fato, ser acolhido e respeitado. Constitui infração ética do relacionamento com o paciente, de acordo com o Código de Ética Odontológica (CFO-118, de 2012), exceto:

Alternativas

ID
3434749
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sigilo é o meio utilizado para manter um fato no desconhecimento. Esse fato é o segredo. Segredo profissional são aquelas informações que o paciente confidencia ao profissional, aquelas percebidas no decorrer do tratamento e, ainda, aquelas descobertas e que o paciente não tem intenção de informar. Constitui infração ética a quebra do sigilo profissional sem justa causa. No entanto, quando é configurada a justa causa, o cirurgião-dentista tem liberdade e até obrigação de quebrar o sigilo. Conforme o Código de Ética Odontológica (CFO-118/2012), compreende-se como justa causa, principalmente, exceto:

Alternativas

ID
3434770
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme orientações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), um prontuário mínimo adequado deverá conter uma ficha clínica odontológica composta por alguns itens. Dentre esses itens, assinale a alternativa que corresponda à seguinte afirmação: "informações relativas à história clínica atual e pregressa do paciente, histórico médico pessoal e familiar".

Alternativas
Comentários
  • Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença, ou uma resposta humana aos processos vitais no caso do profissional Enfermeiro.


ID
3442312
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os deveres fundamentais dos profissionais inscritos no Conselho Federal de Odontologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3890260
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRO - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A competência do conselho Federal em julgar os inscritos e também seus próprios membros de acordo com a resolução do conselho federal de 59/2004 corresponde respectivamente à assertiva: 

Alternativas
Comentários
  • Arts. 4 e 5 da Resolução 59/2004


ID
5087596
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFO 196/2019, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Fica vedada a divulgação de autorretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, mesmo que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
(---) Fica autorizada a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas.
(---) Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos, deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo autorizada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros

Alternativas

ID
5423521
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme Resolução CFO nº 63/2005, atualizada em julho de 2012, marque a alternativa que NÃO compete ao auxiliar em saúde bucal.

Alternativas