A) Colorimetria - O princípio deste método é a absorção de luz pela matéria, que permite determinar a concentração de substâncias presentes numa solução. Um aparelho bem conhecido nosso é o espectrofotômetro. Basicamente utiliza-se compostos corados, resultantes da reação de um reagente cromógeno com a substância presente no soro/plasma a ser analisada, como por exemplo a glicose, que serão submetidos a um comprimento de onda específico, resultando na determinação da concentração.
B) O princípio da Quimioluminescência é a emissão de luz como resultado de uma reação química. A energia química gerada como resultado da dissociação de ligações fracas produz compostos intermediários em um estado eletronicamente excitado que, ao retornarem ao estado de energia inicial, emitem luz, que pode ser dosada. Tem alta sensibilidade e especificidade.
No laboratório, hormônios, drogas e micro-organismos podem ser identificados. Utiliza-se anticorpos ligados a um marcador luminescente (cromógeno) que pode ser o luminol, derivados de acridina, sistema avidina-biotina, entre outros.
C) GABARITO
D) Fotometria de chama - A amostra é atomizada, produzindo átomos em estado excitado capazes de emitir luz em comprimento de onda específico, dependendo do elemento usado. Na chama, o sódio emite luz amarela e o potássio cor violeta. A intensidade de cada cor emitida é proporcional ao teor destes elementos na amostra.
E) A turbidimetria está envolvida na dosagem da quantidade de luz transmitida (e cálculo da luz absorvida) pelas partículas na suspensão para determinar a concentração da substância em questão. A quantidade de luz absorvida e, consequentemente, sua concentração depende do número e tamanho das partículas.