SóProvas



Questões de NBR 10152 - Acústica - Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações


ID
1296001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes e que não estejam relacionados na NBR 10152:1987, é recomendável que o nível de ruído aceitável, em dB(A), para efeito de conforto, seja de até

Alternativas
Comentários
  • Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (equivale a uma conversação alta)

    b) índice de temperatura entre 20ºC e 23ºC

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40%.

     

  • 17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    17.5.2.2. Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador.

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17 - Ergonomia.

    Ressalta-se que houve uma alteração na norma em 2021, que passou a vigora a partir de 03 de janeiro de 2022. O novo texto, na parte que é pertinente para respondermos a questão, dispõe o seguinte:

    "17.8.4 Nos locais de trabalho em ambientes internos onde são executadas atividades que exijam manutenção da solicitação intelectual e atenção constantes, devem ser adotadas medidas de conforto acústico e de conforto térmico, conforme disposto nos subitens seguintes.

    17.8.4.1 A organização deve adotar medidas de controle do ruído nos ambientes internos com a finalidade de proporcionar conforto acústico nas situações de trabalho.

    17.8.4.1.1 O nível de ruído de fundo para o conforto deve respeitar os valores de referência para ambientes internos de acordo com sua finalidade de uso estabelecidos em normas técnicas oficiais.

    17.8.4.1.2 Para os demais casos, o nível de ruído de fundo aceitável para efeito de conforto acústico será de até 65 dB(A), nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderado em A e no circuito de resposta Slow (S).

    17.8.4.2 A organização deve adotar medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho, observando-se o parâmetro de faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C para ambientes climatizados.

    17.8.4.2.1 Devem ser adotadas medidas de controle da ventilação ambiental para minimizar a ocorrência de correntes de ar aplicadas diretamente sobre os trabalhadores.

    17.8.5 Fica ressalvado o atendimento dos itens 17.8.3 e 17.8.4.2 nas situações em que haja normativa específica com a devida justificativa técnica de que não haverá prejuízo à segurança ou à saúde dos trabalhadores".

    Com isso, tanto no texto anterior quanto atual, os casos não abarcados pelas normas técnicas oficiais, deve considerar o conforto acústico será de até 65 dB(A).

    GABARITO: LETRA C


ID
2271376
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, são recomendados que níveis de conforto em relação ao ruído?

Alternativas
Comentários
  • 17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB. Conforme NR 17- Ergonomia

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17, que versa sobre ergonomia.

    Em relação aos locais em que se executam atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR-17 traz uma série de condições, entre elas os níveis de ruído.

    Agora vamos trazer o texto contido da NR-17:

    "17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    (...)

    17.5.2.1 Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    17.5.2.2 Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador."

    Portanto, a norma a ser considerada para as condições de conforto relacionadas aos níveis de ruído será a NBR 10152.

    GABARITO: LETRA C


ID
2662633
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante (salas de controle, laboratórios, escritórios, análise de projeto) são recomendadas as seguintes condições de conforto:

Alternativas
Comentários
  • a) Níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152; índice de temperatura efetiva entre 20 °C e 23 °C; umidade relativa do ar não inferior a 40%.

    O filtro da questão está com a classificação errada.


ID
2906686
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a ruído, analise as afirmativas abaixo.

I. Costuma-se representar a pressão sonora pelo seu valor RMS (Root Mean Square) que determina o valor médio quadrático ao longo de um determinado tempo de integração “T”.

II. Instrumentos que medem a pressão sonora são chamados “Medidores de Nível de Pressão Sonora”, também conhecidos vulgarmente como “pressostatos”.

III. Fontes sonoras (máquinas) em regime de trabalho constante e independente produzem níveis de pressão sonora NPS1 e NPS2 (em dB). Para calcular o nível de pressão sonora resultante (NPSR) não se deve simplesmente somar os NPS de cada máquina pelo fato de a escala decibel ser um artifício.

IV. Uma fonte de ruído gera um nível de pressão sonora (NPS). Sendo instalada uma segunda fonte de ruído idêntica à primeira, o nível de pressão sonora resultante (NPSR) será NPS acrescido de 3 dB, ou seja, NPS+3dB.

V. Curvas de ponderação representam curvas de filtros eletrônicos que são incorporados aos instrumentos de medição de ruído. Quando utilizadas, essas curvas proporcionam leituras de níveis de ruído ponderado (com a frequência) expressos em dB(A) independentemente de qual delas esteja sendo utilizada.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante Gab. E

  • no meu insta eu explico essa questão, com desenhos... aqui fica complicado


ID
3763501
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os altos níveis de ruído ambiental têm se tornado um agravante para a saúde do trabalhador. No Brasil, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10152 estabelece os níveis de ruído para conforto acústico. Conforme a NBR 10152, o nível de som para conforto em salas de aula é de:

Alternativas

ID
4959856
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento e análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

Alternativas

ID
5046487
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando-se a NBR 10152, que estabelece níveis de ruído confortáveis para ambientes diversos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Ginásio de esportes.
(2) Escolas - salas de aula, laboratórios.
(3) Hospitais - apartamentos, enfermarias, berçários, centros cirúrgicos.

( ) 35dB(A) - 45dB(A).
( ) 40dB(A) - 50dB(A).
( ) 45dB(A) - 60dB(A).

Alternativas

ID
5496721
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre as condições de conforto nos locais de trabalho em que são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos está/estão

Alternativas
Comentários
  • Texto que esta em vigor:

    17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    Vale lembrar que em 2022 teremos um novo texto da NR 17 vigente a partir de 3 de janeiro de 2022.

  • Completando o comentário da colega Ana:

    Umidade do ar: 40%

    Iluminação: uniformemente distribuída e difusa (não inferior a 300 lux)

    Ruído segundo a NBR 10.152:

    • aceitável: 65 dB
    • curva avaliação: 60 dB
  • NOVA NR 17 - ERGONOMIA  

    17.8 Condições de conforto no ambiente de trabalho

    17.8.1 Em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

    17.8.2 A iluminação deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

    17.8.3 Em todos os locais e situações de trabalho internos, deve haver iluminação em conformidade com os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro - Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes Internos de Trabalho, versão 2018.

    17.8.4 Nos locais de trabalho em ambientes internos onde são executadas atividades que exijam manutenção da solicitação intelectual e atenção constantes, devem ser adotadas medidas de conforto acústico e de conforto térmico, conforme disposto nos subitens seguintes.

    • 17.8.4.1 A organização deve adotar medidas de controle do ruído nos ambientes internos com a finalidade de proporcionar conforto acústico nas situações de trabalho.
    • 17.8.4.1.1 O nível de ruído de fundo para o conforto deve respeitar os valores de referência para ambientes internos de acordo com sua finalidade de uso estabelecidos em normas técnicas oficiais.
    • 17.8.4.1.2 Para os demais casos, o nível de ruído de fundo aceitável para efeito de conforto acústico será de até 65 dB(A), nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderado em A e no circuito de resposta Slow (S).
    • 17.8.4.2 A organização deve adotar medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho, observando-se o parâmetro de faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C para ambientes climatizados.
    • 17.8.4.2.1 Devem ser adotadas medidas de controle da ventilação ambiental para minimizar a ocorrência de correntes de ar aplicadas diretamente sobre os trabalhadores.

    17.8.5 Fica ressalvado o atendimento dos itens 17.8.3 e 17.8.4.2 nas situações em que haja normativa específica com a devida justificativa técnica de que não haverá prejuízo à segurança ou à saúde dos trabalhadores.