SóProvas



Questões de Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego


ID
6733
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na CLT e NR-10, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 179. “O Ministério do Trabalho disporá sobre as condições de segurança e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalações elétricas em qualquer das fases de produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia”.


    b)Art. 181: “Os que trabalharem em serviços de eletricidade ou instalações elétricas devem estar familiarizados com os métodos de socorro a acidentados por choque elétrico”.

    c)Não encontrei nada a respeito.

    d)Art. 179: “O Ministério do Trabalho disporá sobre as condições de segurança e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalações elétricas em qualquer das fases de produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia”.

    e)10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.
    Art. 180. “Somente profissional qualificado poderá instalar,
    operar, inspecionar ou reparar instalações elétricas”.
    (Correta)
  • c) Toda empresa que possua instalação elétrica industrial que opere com tensões superiores a 1.000 (mil) volts deve contratar um engenheiro eletricista, devidamente habilitado perante o CREA, com carga horária não inferior a 20 horas semanais.Toda empresa tem que ter um Profissional habilitado para assinatura dos documentos técnicos previstos na norma, projetos e procedimentos (competência exclusiva de PH), independente da tensão estabelecida.
  • A- Art. 179 CLTB- Art. 181 CLTE- NR10. 10.8.1
  • Alguém sabe indicar a fundamentação da alternativa C? Não achei nada a respeito nem na NR 10, nem na CLT.
  • O que está errado na letra c é : - tensão superior a 1000 volts- O certo é maior ou igual 50 volts (corrente alternada) ou maior que 120 volts (corrente contínua) - carga horária não inferior a 20h semanais - Essa exigência não existe Segundo a NR-10 ítem 10.6.1- "As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 volts em corrente alternada ou superior a 120 volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o ítem 10.8 desta Norma" O ítem 10.8 faz referência apenas a habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores em instalações elétricas, e não faz restrições quanto a carga horária de trabalho.
  • Dá pra acertar a questão pois as demais alternativas estão erradas, conforme os colegas já demonstraram, porém
    a letra E também está errada, ou no mínimo incompleta pois , segundo a NR-18 :


    10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

    Pois a norma não menciona nada a respeito de comprovação perante o empregador e menciona que o curso tem que ser na área elétrica.


    Mas essas é a ESAF né... temos que achar a menos errada.

    Att

    Emerson

  • Na minha opnião, a questão não possui alternativa correta. Se eu tivesse feito esse concurso, com certeza, pediria a anulação da questão.
  • O texto expresso no item 10.8.1 da NR-10 não deixa margem a quaisquer dúvidas, no que tange à alternativa "e".

    "É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino."

    exigência de curso específico na área elétrica, ora mencionada, é "preenchida", obviamente, pela realização do curso, sem o qual não haverá atendimento à norma. É sabido que um curso na área referida é, no mínimo, de nível técnico, ou seja, faz-se imprescindível a obtenção de diploma de ensino médio para realização daquele.

    Ao mencionar "(...) independentemente da escolaridade" - alternativa E, nos leva à indicação, pelo menos implícita, de que não há nenhuma exigência de ensino para atender à qualificação requerida, o que NÃO é verdade, pois, se assim o fosse, um analfabeto poderia estar atuando, de modo legal, numa empresa cujas atribuições estejam voltadas ao setor elétrico, como a CEMIG, por exemplo.

    Logo, na minha (singela) opinião, a questão deveria ter sido anulada.
     
    Apenas para concluirmos acerca do assunto, vejamos as exigências de modo simplificado e de fácil compreensão:
    1. QUALIFICADO: é quem possui curso concluído e reconhecido na área elétrica (p.ex.: um bacharel em engª elétrica, cujo curso seja reconhecido pelo MEC);
    2. HABILITADO: é o qualificado que possui registro no conselho de classe (p.ex.: um bacharel com registro no CREA, definitivo ou provisório);
    3. CAPACITADO: é o que recebe capacitação E trabalha sob resposnabilidade de profissional habilitado E autorizado (NÃO é necessário ser previamente qualificado e/ou habilitado; pode, simplesmente, ter adquirido experiência com o passar do tempo, na prática);
    4. AUTORIZADO: é o trabalhador qualificado OU capacitado, OU o profissional habilitado, com anuência formal da empresa para exercer a(s) atividade(s) (há apenas diferença semântica nos termos, pois se considerada como "profissional" aquele(a) devidamente registrado(a)).

    Abraços e bons estudos! 

    Nagib
  • CONCORDO PLENAMENTE COM NAGIB!
  • Concurseiros fui pesquisar na NR e na CLT a resposta da questão e na minha singela opinião a alternativa "E" está correta,
    pois tanto a CLT quanto a NR-10 não traz de forma expressa a necessidade de conclusão de alguma escolaridade.
    Sendo assim, a questão não deixa margem para a anulação.

    Quando o item 10.8.1 traz no seu texto " aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo
    Sistema Oficial de Ensino, presume-se que a pessoa sabe ler, sendo assim não é analfabeto, pois se não soubesse ler ou
    escrever não conseguiria concluir o curso, isso é lógico! A pessoa pode ser analfabeto e ter muito conhecimento de eletricidade,
    mas concluir um curso com leituras e provas seria impossível.

    10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica

    reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

    A pergunta que faço é? A NR-10 e a CLT traz de forma expressa algum item cobrando grau de escolaridade?
    Respondo: NÃO! logo a questão está correta.
    Em concurso não podemos inferir que há necessidade de escolaridade....É aquilo que está escrito e pronto!
    "QUEM NÃO LUTA PELO QUE QUER, NÃO MERECE O QUE DESEJA"


    Aa 

     
    ,  , ,,,. 
  • Acertei!! 

    Mas creio que esta questão está muito mal formulada. A letra e) não está totalmente correta.

  • Esta questão deveria ser classificada como DESATUALIZADA em função das revisões da NR 10

    10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.


ID
6736
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com fulcro na CLT e NR-13, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta: 13.1.9 Para os propósitos desta NR, as caldeiras são classificadas em 3 (três) categorias, conforme segue:
    a) caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superiora 1960 KPa (19.98 Kgf/cm2);
    b) caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 KPa (5.99 Kgf/cm2) e o volume interno é igual
    ou inferior a 100 (cem) litros;
    c) caldeiras da categoria B são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.

    b) 13.1.5 Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações...(É a placa de identificação e não placa monitora)

    c)13.2.4 Quando a caldeira estiver instalada em ambiente confinado, a "Casa de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos...

    d)13.5.7 As válvulas de segurança instaladas em caldeiras devem ser inspecionadas periodicamente conforme segue: (113.028-5 / I4)
    a) pelo menos 1 (uma) vez por mês, mediante acionamento manual da alavanca, em operação, para caldeiras das categorias B e C;
    b) desmontando, inspecionando e testando em bancada as válvulas flangeadas e, no campo, as válvulas soldadas, recalibrando-as numa freqüência compatível com a experiência operacional da mesma, porém respeitando-se como limite máximo o período de inspeção estabelecido no subitem 13.5.3 ou 13.5.4, se aplicável para caldeiras de categorias A e B.(não há nada sobre pressão tripla...)

  • Questão anulada, pela ESAF,os vasos de pressão são classificados em categorias segundo o tipo de fluido e o potencial de risco - ANEXO IV NR13
  • concordo com o Anderson ...
  • Segundo a NR-13, ítem 13.1.4 "Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes ítens: a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor IGUAL ou INFERIOR a PMTA (pressão máxima de trabalho admitida). b)... Portanto a letra d está errada pois as válvulas de segurança devem suportar valores apenas igual ou inferior a PMTA.
  • Para esclarecer; Vaso de pressão é diferente de caldeira. Os vasos de pressão estão classificados de acordo com o fluido e o potencial de risco ( anexo IV da NR 13), já as caldeiras são classificadas segundo a sua pressão de operação e volume interno ( ítem 13.1.9 da NR 13). A questão está correta.
  • Perfeito o comentário do Eriberto. Apesar de diversas aproximaçoes e tratamentos de risco entre vasos e caldeiras, existem tratamentos distintos na aplicacoes dos dois dispositivos. P.ex. vasos podem, ao contrário de caldeiras, operarem com pressao negativa e com fluidos químicos.
  • Questão anulada porque possui duas opções corretas. A e B.

  • Ambiente confinado e ambiente fechado sao 2 coisas diferentes. Portanto estaria correta também a C. 

     


ID
6739
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale as proposições relativas à CLT e NR 15 e assinale, a seguir, a opção correta.

I. Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 10 (dez) segundos, a intervalos superiores a 10 (dez) segundos.

II. Ativa-se o direito à percepção do adicional de insalubridade, quando os valores de exposição ocupacional, para agentes químicos, ultrapassarem, 50% do limite permitido.

III. A neutralização, parcial, das condições ensejadoras de insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

IV. O exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional compreendido, em escala contínua, entre 10% (dez por cento) e 40% (quarenta por cento) do salário mínimo da região.

Alternativas
Comentários
  • As proposições são relativas à CLT e NR 15, então, o item IV está errado porque não há escala contínua de adicional entre 10% e 40% do salário mínimo da região.

    CLT art. 192


    NR
    15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
    15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;

  • Item I – FalsoAnexo 2 - 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. Item II - FalsoAnexo 11 - 1. Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.1 deste Anexo.Anexo 11 - 4. Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.Item III - Falso15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. 15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;b) com a utilização de equipamento de proteção individual.Item IV – Falso15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a: 15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;
  • Anderson,Os livros de Direito do Trabalho usam o termo "região"
  • quanto ao item II , quando ultrapassar 50 % do limite de tolerância, na verdade ativa-se o Nivel de Ação, conforme NR 9
  • I - duração inferior a 1seg. e a intervalos superiores a 1 seg. - ERRADA

    II- enseja o direito à percepção do adicional de insalubridade caso sejam ultrapassados os limites de tolerância, ou, se for o caso, o valor teto ou o valor máximo de exposição ao agente químico. - ERRADA

    III - as ações que excluem ou minimizam a exposição a agentes insalubres deve ter sua eficiência comprovada, por meio de laudos, para que seja cessado o pagamento do adicional de insalubridade, sendo que é obrigatório que a exposição fique abaixo do LT para o agente. - ERRADA

    IV - não existe escala contínua. 10% grau minimo; 20% grau médio; 40% grau máximo. - ERRADA

  • I. ERRADO. Ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 10 (dez) segundos, a intervalos superiores a 10 (dez) segundos.

    NR15, ANEXO N.º 2 - 1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.
    ____________________________________________________

    II. ERRADO. Ativa-se o direito à percepção do adicional de insalubridade, quando os valores de exposição ocupacional, para agentes químicos, ultrapassarem, 50% do limite permitido.

    NR15, ANEXO N.º 11 - 1. Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de
    insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.o 1 deste Anexo.

    ____________________________________________________

    III. ERRADO. A neutralização, parcial, das condições ensejadoras de insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.

    15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
    15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:
    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
    b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
    ___________________________________________________

    IV. ERRADO. O exercício de trabalho em condições insalubres assegura a percepção de adicional compreendido, em escala contínua, entre 10% (dez por cento) e 40% (quarenta por cento) do salário mínimo da região.

    15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
    15.2.1 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    15.2.2 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    15.2.3 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;
     

    GABARITO: E

     

     


ID
6742
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação às normas de funcionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com base na NR-4, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada : 4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os SESMT, em função do maior grau
    de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.
    B) CERTA
    C e D) Não existe Psicologo e Odontologo no SESMT.
    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados
    por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro
    do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II, anexo.
    E) As atividades são essencialmente prevencionistas.
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho:l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de
    emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de
    catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata
    atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
  • A) Falso4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)B) Falso4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)4.5.2 Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro II, anexo, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sejam estes centralizados ou por estabelecimento. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • A letra B não pode ser considerada correta pois contradiz o texto da NR 04 que diz que a empresa poderá constituir sesmt centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que situa o serviço e cada um dos demais não ultapasse a 5 MIL METROS.
  • 1000m=1km, então 5000m é igual a 5km (elementar), letra "b)" está correta.
  • Correta Letra B

    A) 4.2.2. As empresas que possuam mais de 50 (cinquenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.

    B) 4.2.3. A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5 (cinco) mil metros, dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2  - OU 5KM, É A MESMA COISA.

    C) 4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR.

    D) 4.8. O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. 4.9. O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. - A LEI NÃO MENCIONA PSICÓLOGO DO TRABALHO

    E) l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

    Dentre as competências dos profissionais do SESMT está promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.

  • NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO


    4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


     4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

  • a) erro --> 70%. O correto seria 50%

    c) erro --> não existem na NR os profissionais de Psicologia e Odontologia do Trabalho

    d) erro--> mais uma vez não existem todos estes profissionais, além da carga horária mínima, para profissionais de nível superior, ser de 3h.

    e) erro --> as atividades do Médico e do Enfermeiro do trabalho são ESSENCIALMENTE PREVENCIONISTAS.

    Alternativa B - CORRETA



ID
6745
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na NR-05 e NR-07, assinale a opção correta, quanto às atribuições da CIPA:

Alternativas
Comentários
  • a) correta.b)realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;c) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;d) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;e) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, ondehouver;
  • a) correta.

    b)realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    c) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    d) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde
    houver;
  • A letra a está correta conforme NR 07 ITEM 7.4.6.2 que diz: O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.
  • a) Discutir o Relatório Anual, nos termos da NR-07, compulsoriamente apresentado a essa comissão, cuja cópia será anexada ao livro de atas, ficando a empresa sujeita a multa por tais descumprimentos.-> qual o item que refere?
  • O intem a qual se refere é o 7.4.6.2 - O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.

  • Acredito que a resposta à dúvida da Mônica esteja aqui:

     

    CAPÍTULO V DA CLT

    DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO
     

    SEÇÃO XVI

    DAS PENALIDADES

    Art . 201 - As infrações ao disposto neste Capítulo relativas à medicina do trabalho serão punidas com multa de 3 (três) a 30 (trinta) vezes o valor de referência previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975, e as concernentes à segurança do trabalho com multa de 5 (cinco) a 50 (cinqüenta) vezes o mesmo valor. 

     

    "Persistência e Disciplina!"

     

  • Caramba, comentário de 2008


ID
6751
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO (NR-07), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) O PCSMO é prevencionista e não assistencialista.
    b) Deverá ser realizado antes do início das atividades, sem exceção.
    c)Deve ser realizado antes da mudança de função.
    d)Os que já realizaram o exame periódico antes de 135 dias, para empresas de grau de risco 1 ou 2, por exemplo, não precisam realizar o demissional...ou seja, não são todos os empregados.
    e) correta.
  • Devemos ficar atentos quanto a letra d onde diz que TODOS os empregados demitidos deverão realizar o exame demissional, lembrando que se o funcionário realizou exame periódico a menos de 90 dias para Empresa gráu de risco 2 e 3 e a menos de 135 dias para gráu de risco 1 e 2 não se faz necessidade de exame demissional.
  • na verdade o prazo para o risco 1 e 2 é de 135 dias e 3 e 4 de 90 dias, no comentário anteiror está "risco 2 e 3 prazo de 90 dias"..
    Lembrando que estes prazos podem ser dobrados por: negociação coletiva assistida por profisional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do orgão regional competente em segurança e saúde no trabalho
  • 7.4.4.3 O ASO deverá conter no mínimo:


     a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; 


    b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST; 


    c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;


     d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM; e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato; g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina


ID
6754
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao Auditor-Fiscal do Trabalho - AFT, investido das prerrogativas institucionais conferidas pelo ordenamento jurídico brasileiro e em pleno exercício de suas funções, nos termos da CLT e das Normas Regulamentadoras, compete:

Alternativas
Comentários
  • a) 7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: (107.047-9)
    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;
    - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

    b) 7.4.8 Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames médicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, através dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretação SC) e II, e do item 7.4.2.3 da presente NR, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico-coordenador ou encarregado:
    a) solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT; (107.041-0 / I1) b) indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho; (107.042-8 / I2)
    c) encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho; (107.043-6 / I1)
    d) orientar o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho. (107.044-4 / I1)

    c) Não há esta previsão.

    d) Não há esta previsão.

    e) 3.8. Responderá por desobediência (e não desacato!), além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou o embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquinas ou equipamento, ou o prosseguimento da obra, se em conseqüência resultarem danos a terceiros.
  • b) Autuar a empresa porque o médico coordenador do PCMSO deixou de solicitar emissão da comunicação de acidente do trabalho - CAT decorrente de exame alterado que sugeria perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional, nos termos do Anexo I da NR-07, ainda que sem sintomatologia.


ID
6757
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na NR-07, avalie as proposições abaixo e marque a opção correta.

I. O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá ser emitido em duas vias e nele devem constar o nome e endereço ou forma de contato do médico encarregado do exame, bem como o nome e o número do registro no Conselho Regional de Medicina do médico coordenador, se aplicável.

II. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material completo para a prestação de primeiros socorros, conforme relação divulgada pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou autoridade competente em saúde e segurança do trabalho.

III. Todo trabalhador que exerça ou venha a exercer atividades em ambientes com níveis de pressão sonora acima dos limites de tolerância estabelecidos na NR- 15, mesmo com o uso de protetor auditivo deverá se submeter a exames audiométricos pelo menos por ocasião da admissão, anualmente e na demissão.

IV. O resultado do exame audiométrico deverá ser registrado em uma ficha que contenha o nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro.

Alternativas
Comentários
  • I- CERTA : 7.4.4. e 7.4.4.3.
    II- ERRADA : 7.5.1. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. (107.045-2 / I1)
    III- ERRADA: Anexo I Quadro II
    3.4.1. O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.
    IV- CERTA: Anexo I Quadro II 3.5.
  • Com base na NR-07, avalie as proposições abaixo e marque a opção correta.
    ...
    I. O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá ser emitido em duas vias e nele devem constar o nome e endereço ou forma de contato do médico encarregado do exame, bem como o nome e o número do registro no Conselho Regional de Medicina do médico coordenador, se aplicável.
    CERTA
    ...
    II. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material completo para a prestação de primeiros socorros, conforme relação divulgada pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou autoridade competente em saúde e segurança do trabalho.
    ERRADA: Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
    ...
    III. Todo trabalhador que exerça ou venha a exercer atividades em ambientes com níveis de pressão sonora acima dos limites de tolerância estabelecidos na NR- 15, mesmo com o uso de protetor auditivo deverá se submeter a exames audiométricos pelo menos por ocasião da admissão, anualmente e na demissão.
    ERRADA: O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.
    ...
    IV. O resultado do exame audiométrico deverá ser registrado em uma ficha que contenha o nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro.
    CERTA
  • Há outro erro não mencionado anteriormente na alternativa III: "mesmo com o uso de protetor auditivo" é corretamente substituído por "independentemente de uso de protetor auditivo".
  • O inciso IV não menciona o termo "no mínimo" o que invalida a questão, pois aquela especifica somente o nome do fabricante, modelo e data da última acústica do audiômetro, enquanto há mais itens.


    O resultado do exame audiométrico deve ser registrado em uma ficha que contenha, no mínimo:

    a) nome, idade e número de registro de identidade do trabalhador;

    b) nome da empresa e a função do trabalhador;

    c) tempo de repouso auditivo cumprido para a realização do exame audiométrico;

    d) nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro;

    e) traçado audiométrico e símbolos conforme o modelo constante do Anexo 1;

    f) nome, número de registro no conselho regional e assinatura do profissional responsável pelo exame audiométrico.


ID
6760
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-9, considera-se atingido o nível de ação, valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas, que incluem monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores, e o controle médico, para ruído contínuo ou intermitente, quando a intensidade sonora

Alternativas
Comentários
  • Resposta encontrada na NR9 e no Anexo I da NR 15.
    9.3.6.2 Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos
    níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:
    a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;
    b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.
    Limite máximo para 8h de exposição é de 85db.
    Lembrando que a metade de 85db é 80db,por se tratar de uma grandeza logarítmica.( PRECIAMOS DECORAR ISSO !!!!!)
    Só para facilitar no estudo da tabelinha, a cada 5db de acrescimo no nível de ruído,teremos metade do tempo de exposição, ou seja :
    80db 16horas
    85db 8horas
    90db 4horas
    95db 2horas
    100db 1hora
    105db 30minutos
    e assim vai :)
  • Gab: B

    A alternativa demonstra que o valor de 80dB ultrapassou os 50%, isso quer dizer que vai se enquadrar nos níveis entre 80 e 85dB o que nos faz remeter à faixa de 8 horas de exposição.


ID
6763
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao disposto na NR-4, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • a) 9.1.2.1. Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, descritas nos
    itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.
    9.3.1. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
    a) antecipação e reconhecimento dos riscos; (109.010-0 / I1)
    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; (109.011-9 / I1)
    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; (109.012-7 / I1)
    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; (109.013-5 / I1)
    e) monitoramento da exposição aos riscos; (109.014-3 / I1)
    f) registro e divulgação dos dados. (109.015-1 / I1)


    b) 9.3.1.1. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.


    c) 9.1.5.1. Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.


    d) 9.1.5. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que,
    em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    e) 7.3.1.1. Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador (e não de elaborar o PPRA!) as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o
    Quadro 1 da NR 4, com até 10 (dez) empregados.
  • Vapor não é risco físico e sim químico
  • Questão com fundamentação na NR 9:
    9.3 Do Desenvolvimento do PPRA
    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.
    CORRETA: B
  • O interessante é q NENHUM destes tópicos está na NR-4.
  • Quanto ao disposto na NR-4, assinale a opção correta..

    O comando da questão vem pedindo sobre o SESMT e não sobre o PPRA.


ID
6766
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições relativas à NR-9 e assinale, a seguir, a opção correta.

I. Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do  esenvolvimento do PPRA, que deverá ser mantido por um período mínimo de 30 (trinta) anos.
II. O PPRA deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
III. Uma grande indústria nuclear deverá atribuir a um engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado e com anotação de responsabilidade técnica perante o CREA, a tarefa de elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA.
IV. O ordenamento jurídico possibilita vincular referências internacionais às medidas de avaliação dos riscos ocupacionais, no tocante aos limites de  tolerância, desde que haja prévia homologação da DRT.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 9,todas as alternativas estão erradas.
    I)Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 ANOS.
    II)O PPRA, visa a prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação,reconhecimento,avaliação e consequente controle da ocorrencia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir.
    III) A elaboração, implementação,acompanhamento e avaliação do PPRA PODERÃO ser feitas pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a criterio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 9.
    IV) Poderão ser utilizados valores limites adotados pela ACGIH,ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos.
  • A questão mistura conceitos de NR´s diferentes. Quem tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho é o PCMSO.


ID
6769
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação ao Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR-11), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 11:
    a) ERRADA : 11.2.2 Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco.
    b)ERRADA : 11.2.4 Na operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de ajudante.
    c)ERRADA : 11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.
    d)CORRETA : 11.2.8 Quando não for possível o emprego de processo mecanizado, admite-se o processo manual, mediante a utilização de escada removível de madeira, com as seguintes características:
    lance único de degraus com acesso a um patamar final;
    a largura mínima de 1,00m (um metro), apresentando o patamar as dimensões mínimas de 1,00m x 1,00m (um
    metro x um metro) e a altura máxima, em relação ao solo, de 2,25m (dois metros e vinte e cinco centímetros);
    deverá ser guardada proporção conveniente entre o piso e o espelho dos degraus, não podendo o espelho ter
    altura superior a 0,15m (quinze centímetros), nem o piso largura inferior a 0,25m (vinte e cinco centímetros);
    deverá ser reforçada, lateral e verticalmente, por meio de estrutura metálica ou de madeira que assegure sua
    estabilidade;
    deverá possuir, lateralmente, um corrimão ou guarda-corpo na altura de 1,00m (um metro) em toda a extensão; perfeitas condiçõeS de estabilidade e segurança, sendo substituída imediatamente a que apresente qualquer
    defeito.
    e)ERRADA :11.2.3 É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m (um metro) ou mais de extensão.
  • Concordo com você Paulette, porém o erro da letra B é outro:

    11.2.1 Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão "Transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos,na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

  • Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco.

    No transporte manual de sacos, o peso da carga é suportado, integralmente por um, compreendendo também o levantamento e sua deposição.


ID
6772
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção que completa, de forma incorreta, a proposição: "As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que"

Alternativas
Comentários
  • Não há exceções previstas no PPRA, conforme NR 12.

    12.2. Normas de segurança para dispositivos de acionamento, partida e parada de máquinas e equipamentos.

    12.2.1. As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que:

    a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho; (112.009-3 / I2)

    b) não se localize na zona perigosa de máquina ou do equipamento; (112.010-7 / I2)

    c) possa ser acionado ou desligado em caso de emergência, por outra pessoa que não seja o operador; (112.011-5 / I2)

    d) não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador, ou de qualquer outra forma acidental; (112.012-3 / I2)

    e) não acarrete riscos adicionais. (112.013-1 / I2)

    12.2.2. As máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, oferecendo risco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento. (112.014-0/ I2)

    12.2.3. As máquinas e os equipamentos que utilizarem energia elétrica, fornecida por fonte externa, devem possuir chave geral, em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas. (112.015-8 / I2)

    12.2.4. O acionamento e o desligamento simultâneo, por um único comando, de um conjunto de máquinas ou de máquina de grande dimensão, devem ser precedido de sinal de alarme. (112.016-6 / I2

  • Item "e".

    Para complementar comentário da colega. 

    Trata-se de uma questão que poderia ser resolvida pelo raciocínio, sem necessidade de domínio do texto da norma. 
    Letra a - logicamente o dispositivo deve estar na zona de acesso do trabalhor. 
    Letra b - não teria cabimento instalar um dispositivo de emergência em uma área de risco. 
    Letra c - em caso de não possibilidade de desligamento pelo operador cabe a disponibilidade de meios para que outro o faça. 
    Letra d - certamente um aocionamento acidental deve ser evitado, o próprio nome diz "acidental". 
    Letra e - como qualquer pessoa pode assinar PPRA, não haveria como esse documento conter exceções para riscos, um vez que que o caráter técnico maior é o das normas. 
  • será que hoje se pode considerar que a letra "a", está incorreta, pois não há mais esse dispositivo na norma?

  • questao dada de mao beijada


ID
6775
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a opção que completa de forma incorreta, a proposição: "Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistema de proteção para:"

Alternativas
Comentários
  • NR 14 - Fornos14.3. Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador; (114.005-1 / I4)b) evitar retrocesso da chama. (114.006-0 / I4)14.3.1. Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar. (114.007-8 / I2)
  • 14.3. Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:
    a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;
    b) evitar retrocesso da chama.
    14.3.1. Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar.
  • PQP CAIR NR 14 É TENSO

     

  • A questão versou sobre a NR-14 (Fornos).

    A referida NR é bem pequena, razão pela qual traremos a sua transcrição na íntegra a seguir:

    "14.1 Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora – NR 15.

    14.2 Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

    14.2.1 Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas.

    14.2.2 As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas.

    14.3 Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:

    a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;

    b) evitar retrocesso da chama.

    14.3.1 Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar". 

    A questão pediu o item incorreto.

    A- Correto.

    De acordo com a NR-14:

    "14.3 Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:

    a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;

    b) evitar retrocesso da chama".

    B- Correto.

    De acordo com a NR-14:

    "14.3 Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:

    a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;

    b) evitar retrocesso da chama."

    C- Incorreto.

    Não há tal opção na NR-14. Logo, esse é o gabarito da questão.

    D- Correto.

    De acordo com a NR-14:

    "14.3 Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:

    a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;

    b) evitar retrocesso da chama".

    E- Correto.

    De acordo com a NR-14:

    "14.3.1 Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar". 

    GABARITO: LETRA C


ID
6778
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tomado como base a NR-15, anexo 14, sobre atividades que envolvem agentes biológicos e a caracterização de insalubridade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Insalubridade de grau máximo:

    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;
    - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);
    - esgotos (galerias e tanques);
    - lixo urbano (coleta e industrialização).

    Insalubridade de grau médio:
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infectocontagiante, em:
    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha
    contato com tais animais);
    - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;
    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

    - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao
    pessoal técnico);
    - cemitérios (exumação de corpos);
    - estábulos e cavalariças;
    -resíduos de animais deteriorados.

  • Item A - Grau médio - Anexo-14 da NR-15Item B - Grau máximo - Anexo-14 da NR-15Item C - A caracterização da insalubridade é feita em grau mínima, mmédio ou máximo para os agentes agressivos físicos, químicos e biológicos e não exclusivamente para agentes biológicos.Item D - não há previsão para adicional de grau mínimo no Anexo-14 da NR-15 e sim aos graus médio ou máximo e quando em contato permanente com materiais que não foram previamente esterelizados ou com contatos com animais.
  • O comentario do anderson está perfeito conforme o anexo 14 NR 15 .  Nao existe previsao de insalubridade em grau minimo para agentes biológicos.

  • a) Exumação de corpos em cemitérios é atividade caracterizada como insalubre em grau máximo.ERRADA - Grau médiob) A atividade de coleta e industrialização de lixo urbano é caracterizada como insalubre em grau médio.ERRADA - Grau máximoc) A caracterização da insalubridade decorrente da exposição a agentes biológicos é feita em graus mínimo, médio e máximo.ERRADA - No caso de exposição a agentes biológicos, o anexo 14 da NR 15 só prevê casos em que a insalubridade será em graus médio e máximo
    d) Trabalhadores da Saúde que desenvolvem atividades em ambulatório e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem jus à insalubridade grau mínimo (10% do salário mínimo).ERRADA - Grau médio, adicional de 20%e) O pessoal técnico dos laboratórios de análise clínica e histopatológica tem assegurado o recebimento do adicional de insalubridade em grau médio.CORRETA 
  • Lembrando também que para agentes biológicos (caso de trabalho em hospitais, ambulatórios, laboratórios, etc) não existe grau mínimo, apenas MÉDIO ou MÁXIMO.

  • A - Exumação de corpos em cemitérios é atividade caracterizada como insalubre em grau máximo. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

    - cemitérios (exumação de corpos);
    ________________________________________________________________________________________________
     

    B -  A atividade de coleta e industrialização de lixo urbano é caracterizada como insalubre em grau médio. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau máximo
    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - lixo urbano (coleta e industrialização);

    ________________________________________________________________________________________________

    C - A caracterização da insalubridade decorrente da exposição a agentes biológicos é feita em graus mínimo, médio e máximo. ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa.
    Insalubridade de grau máximo.

    Insalubridade de grau médio.
    ________________________________________________________________________________________________

    D - Trabalhadores da Saúde que desenvolvem atividades em ambulatório e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem jus à insalubridade grau mínimo (10% do salário mínimo) ERRADO

    NR15 - ANEXO N.º 14, Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:
    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    ________________________________________________________________________________________________

    E - GABARITO

    Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:
    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);
     


ID
6781
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base no anexo 12 da NR-15, em relação à exposição ao manganês e seus compostos, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quando vi essa questão me veio a mente que a alternativa correta seria a letra "A" e para meu espanto errei a questão pois a respsota do teste indica alternativa "C". Lá na NR 15 no item 3 no titulo "Manganês e seus compostas, a redação da alternativa "A" está igualzinha. A alternativa "C" está errada pois é uma questão de bom senso e qualquer técnico saberia disso, mesmo porque no já citado anexo 12, item 6 da NR recomenda-se: "Substituição de perfuração a seco por processos úmidos.". NR 22 também recomenda a mesma coisa.
  • c) 6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem
    sido ultrapassados ou não:
    - substituição de perfuração a seco por processos úmidos;
    - perfeita ventilação após detonações, antes de se reiniciarem os trabalhos;
    - ventilação adequada, durante os trabalhos, em áreas confinadas;
    - uso de equipamentos de proteção respiratória com filtros mecânicos para áreas contaminadas;
    - uso de equipamentos de proteção respiratórios com linha d ar mandado, para trabalhos, por pequenos períodos, em áreas altamente contaminadas;
    - uso de máscaras autônomas para casos especiais e treinamentos específicos;
    - rotatividade das atividades e turnos de trabalho para os perfuradores e outras
    atividades penosas;
    - controle da poeira em níveis abaixo dos permitidos.
  • O Vinícios não entendeu que ele queria exatamente a resposta incorreta!!
  • A - NR15 - ANEXO N.º 12, 3. Sempre que os limites de tolerância forem ultrapassados, as atividades e operações com o manganês e seus compostos serão consideradas como insalubres no grau máximo.

     

    B - NR15 - ANEXO N.º 12, 1. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à extração, tratamento, moagem, transporte do minério, ou ainda a outras operações com exposição a poeiras do manganês ou de seus compostos é de até 5mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia.
     

    C - independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados, é recomendada a substituição dos processos de perfuração úmidos por perfuração a seco. ERRADO/ GABARITO.

    NR15 - ANEXO N.º 12, 6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não: - Substituição de perfuração a seco por processos úmidos;

     

    D - NR15 - ANEXO N.º 12, 7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:
    - Exames periódicos de acordo com os tipos de atividades de cada trabalhador, variando de períodos de 3 (três) a 6 (seis) meses para os trabalhos do subsolo e de 6 (seis) meses a anualmente para os trabalhadores de superfície;
     

    E - NR15 - ANEXO N.º 12, 7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    - Banho obrigatório após a jornada de trabalho;
    - Troca de roupas de passeio/serviço/passeio;
     

  • A questão solicitou o item INCORRETO em relação ao Anexo 12 da NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).

    Vamos analisar cada uma dessas assertivas à luz desse Anexo.

    A- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 3 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "3. Sempre que os limites de tolerância forem ultrapassados, as atividades e operações com o manganês e seus compostos serão consideradas como insalubres no grau máximo".

    B- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 2 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "2. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à metalurgia de minerais de manganês, fabricação de compostos de manganês, fabricação de baterias e pilhas secas, fabricação de vidros especiais e cerâmicas, fabricação e uso de eletrodos de solda, fabricação de produtos químicos, tintas e fertilizantes, ou ainda outras operações com exposição a fumos de manganês ou de seus compostos é de até 1mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia"

    C- INCORRETA. Há incorreção em relação à recomendação da substituição dos processos de perfuração úmidos por perfuração a seco. Enquanto o item 6 da NR-15 versa o contrário:

    "6. As seguintes recomendações e medidas de prevenção de controle são indicadas para as operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Substituição de perfuração a seco por processos úmidos"; 

    D- CORRETA. A alternativa encontra-se nos exatos termos do item 7 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Exames periódicos de acordo com os tipos de atividades de cada trabalhador, variando de períodos de 3 (três) a 6 (seis) meses para os trabalhos do subsolo e de 6 (seis) meses a anualmente para os trabalhadores de superfície; 

    E- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos do item 7 do Anexo nº 12 da NR-15.

    "7. As seguintes precauções de ordem médica e de higiene são de caráter obrigatório para todos os trabalhadores expostos às operações com manganês e seus compostos, independentemente dos limites de tolerância terem sido ultrapassados ou não:

    • Banho obrigatório após a jornada de trabalho;"

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
6784
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Baseado no anexo 12 da NR-15, que regula as atividades que envolvem a exposição ao asbesto, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto. (115.019-7 / I4)
  • pura pegadinha essa questão!
  • A) 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto.B) 19. Cabe ao empregador, após o término do contrato de trabalho envolvendo exposição ao asbesto, manter disponível a realização periódica de exames médicos de controle dos trabalhadores durante 30 (trinta) anos. 19.1. Estes exames deverão ser realizados com a seguinte periodicidade: a) a cada 3 (três) anos para trabalhadores com período de exposição de 0 (zero) a 12 (doze) anos; b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos;c) anual para trabalhadores com período de exposição superior a 20 (vinte) anos. b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos; 19.2. O trabalhador receberá, por ocasião da demissão e retornos posteriores, comunicação da data e local da próxima avaliação médica.C) 20. O empregador deve garantir informações e treinamento aos trabalhadores, com freqüência mínima anual, priorizando os riscos e as medidas de proteção e controle devido à exposição ao asbesto.D) 14. O empregador deverá fornecer gratuitamente toda vestimenta de trabalho que poderá ser contaminada por asbesto, não podendo esta ser utilizada fora dos locais de trabalho. 14.1. O empregador será responsável pela limpeza, manutenção e guarda da vestimenta de trabalho, bem como dos EPI utilizados pelo trabalhador. 14.2. A troca de vestimenta de trabalho será feita com freqüência mínima de duas vezes por semana.E) 18. Todos os trabalhadores que desempenham ou tenham funções ligadas à exposição ocupacional ao asbesto serão submetidos a exames médicos previstos no subitem 7.1.3 da NR-7, sendo que por ocasião da admissão, demissão e anualmente devem ser realizados, obrigatoriamente, exames complementares, incluindo, além da avaliação clínica, telerradiografia de tórax e prova de função pulmonar (espirometria).
  • Acertei por meio de raciocínio lógico, mas numa prova CESPE deixaria em branco. Se tivermos que decorar todas as NR´s morreremos tentando. Alguém tem alguma dica de estudos?

  • A pulverização de asbesto é proibida, além disso, apenas pode-se trabalhar com o asbesto do tipo crisotila.

  • A - A pulverização de asbesto só poderá ser feita utilizando- se fibras do tipo crisotila e croxidolita. ERRADO.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 5. Fica proibida a pulverização (spray) de todas as formas do asbesto.

     

    B - José é empregado de uma empresa de fibrocimento há 15 anos, da qual se demitiu, tendo sido avisado pelo SESMT da empresa que deveria comparecer para realizar exames médicos de controle a cada 2 anos pelos próximos 30 anos, e que o ônus dos exames seriam da empresa.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 19. Cabe ao empregador, após o término do contrato de trabalho envolvendo exposição ao asbesto, manter disponível a realização periódica de exames médicos de controle dos trabalhadores durante 30 (trinta) anos.
    19.1. Estes exames deverão ser realizados com a seguinte periodicidade:
    b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com período de exposição de 12 (doze) a 20 (vinte) anos;

     

    C - Os trabalhadores deverão receber treinamento, pelo menos, uma vez ao ano, priorizando-se os riscos, bem como as medidas de proteção e controle decorrentes da exposição ao asbesto.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 20. O empregador deve garantir informações e treinamento aos trabalhadores, com freqüência mínima anual, priorizando os riscos e as medidas de proteção e controle devido à exposição ao asbesto.

     

    D - NR15 - ANEXO N.º 12. A limpeza, manutenção e guarda das vestimentas do trabalhador é de responsabilidade do empregador.

    14.1. O empregador será responsável pela limpeza, manutenção e guarda da vestimenta de trabalho, bem como dos EPI utilizados pelo trabalhador.
     

    E - Os trabalhadores têm o direito de receber, em formulário próprio, os resultados dos exames a que foram submetidos, incluindo telerradiografia de tórax e espirometria.

    NR15 - ANEXO N.º 12. 18. Todos os trabalhadores que desempenham ou tenham funções ligadas à exposição ocupacional ao asbesto serão
    submetidos a exames médicos previstos no subitem 7.1.3 da NR-7, sendo que por ocasião da admissão, demissão e anualmente devem ser realizados, obrigatoriamente, exames complementares, incluindo, além da avaliação clínica, telerradiografia de tórax e prova de função pulmonar (espirometria).

    NR15 - ANEXO N.º 12. 18.2. As empresas ficam obrigadas a informar aos trabalhadores examinados, em formulário próprio, os resultados
    dos exames realizados.

  • Conforme Anexo XII - NR 15 do MTE, Gabarito - A


ID
6790
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Com base no anexo n. 6 da NR-15, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.

I - Os mergulhadores são classificados em duas categorias: a "MR", constituído por mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial; e a "MP", caracterizada por mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando "ar comprimido".

II - Entre as responsabilidades dos mergulhadores está a de comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, a ocorrência de acidente ou qualquer situação de risco ocorrida durante a operação.

III - Os exames médicos dos mergulhadores terão validade quando realizados em território nacional, devendo ser realizados anualmente por todos os trabalhadores em efetiva atividade de mergulho ou em situações específicas, por solicitação do mergulhador ao empregador.

IV - Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 2 (dois) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo esse intervalo ser inferior a 24 horas.

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma correta.

    I- 2.7.1 Os mergulhadores serão classificados em duas categorias:
    a) MR - mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando ar
    comprimido;
    b) MP - mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que
    exijam a utilização de mistura respiratória artificial.

    II-Será de responsabilidade do mergulhador:
    g) comunicar ao supervisor as irregularidades observadas durante a operação de mergulho;

    III- 2.9.7 Os exames médicos dos mergulhadores serão realizados nas seguintes condições:
    a) por oc asião da admissão;
    b) a cada 6 seis meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho;
    c) imediatamente, após acidente ocorrido no desempenho de atividade de mergulho ou moléstia grave;
    d) após o término de incapacidade temporária;
    e) em situações especiais, por solicitação do mergulhador ao empregador.
    2.9.7.1 Os exames médicos a que se refere o subitem anterior, só terão validade quando realizados em território nacional.

    IV- 2.10.13.8 Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será
    de 28 (vinte e oito) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo este intervalo ser inferior a 14 (quatorze) dias. O tempo total de permanência sob saturação num período de 12 (doze) meses consecutivos não poderá ser superior a 120 (cento e vinte) dias.

  • Item II é responsabilidade do Supervisor de mergulho. NR 15. anexo 6 item 2.5, letra l)
  • I - ERRADO -  Os mergulhadores são classificados em duas categorias: a "MR", constituído por mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial; e a "MP", caracterizada por mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando "ar comprimido".

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.7.1 Os mergulhadores serão classificados em duas categorias:
    a) MR - mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando ar comprimido;
    b) MP - mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial.

     

    II - ERRADO -  Entre as responsabilidades dos mergulhadores está a de comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, a ocorrência de acidente ou qualquer situação de risco ocorrida durante a operação.

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.5.1 Será de responsabilidade do supervisor de mergulho:
    l) comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, todos os acidentes ou todas as situações de riscos, ocorridos durante a operação, inclusive as informações individuais encaminhadas pelos mergulhadores.

     

    III - ERRADO -  Os exames médicos dos mergulhadores terão validade quando realizados em território nacional, devendo ser realizados anualmente por todos os trabalhadores em efetiva atividade de mergulho ou em situações específicas, por solicitação do mergulhador ao empregador.

    NR15, ANEXO N.º 6. 2.9.7 Os exames médicos dos mergulhadores serão realizados nas seguintes condições:
    b) a cada 6 seis meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho;

     

    IV - ERRADO - Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 2 (dois) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo esse intervalo ser inferior a 24 horas.

    NR15, ANEXO N.º 6.  2.10.13.8 Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 28 dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo este intervalo ser inferior a 14 dias. O tempo total de permanência sob saturação num período de 12 meses consecutivos não poderá ser superior a 120 dias.

     

    GABARITO: E


ID
6796
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Quanto ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, cujo regramento está disposto na NR-18, assinale o item incorreto.

Alternativas
Comentários
  • A)18.3.1.2. O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério
    do Trabalho - MTb. (118.006-1 / I1)


    B,C,D e E)18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20
    (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos
    complementares de segurança. (118.004-5 / I4)
    18.3.1.1. O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e
    Riscos Ambientais. (118.005-3 / I2)
    18.3.1.2. O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério
    do Trabalho - MTb. (118.006-1 / I1)
    18.3.2. O PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na área de
    segurança do trabalho. (118.007-0 / I4)
    18.3.3. A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou
    condomínio. (118.008-8 / I4)
  • Considerando completo o comentário abaixo, apenas observo o cuidado com as palavras referentes ao PCMAT: elaboração, execução e implementação. As duas primeiras são atribuições do profissional legalmente habilitado, enquanto a última é responsabilidade do empregador ou condomínio.
  • A) Errado, deve ser mantido somente à disposiçao do orgao regional do MTE "O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho -MTb" (18.3.1.2)B)Ok "Sao obrigatorios a elaboraçao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos dessa NR e outros dispositivos complementares de segurança" (18.3.1)C) OK "O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais." (18.3.1.1.)D) Ok "O PCMAT deve ser elaborado e executado, apenas, por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho." (18.3.2)E) Ok "A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio." (18.3.3)
  • a) O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, do sindicato representante da categoria profissional majoritária na obra e da CIPA. ERRADO/ GABARITO

    18.3.1.2. O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.
    ________________________________________________________________________

    b) Os estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais estão obrigados à elaboração e ao cumprimento do PCMAT de forma a contemplar os aspectos da própria NR-18 e outros dispositivos complementares de segurança. CERTO

    18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.
    _______________________________________________________________________

    c) O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais. CERTO

    18.3.1.1. O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.
    ______________________________________________________________________

    d) O PCMAT deve ser elaborado e executado, apenas, por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho. CERTO

    18.3.2. O PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.
    ______________________________________________________________________

    e) A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade, exclusiva, do empregador ou condomínio. CERTO

    18.3.3. A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.
     

  • a) O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, do sindicato representante da categoria profissional majoritária na obra e da CIPA. ( SÓ DO MTE).

     

    b) Os estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais estão obrigados à elaboração e ao cumprimento do PCMAT de forma a contemplar os aspectos da própria NR-18 e outros dispositivos complementares de segurança. ( A NR 09 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA).

     

    c) O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais. ( SIM! DE ACORDO COM A NORMA). 

     

    d) O PCMAT deve ser elaborado e executado, apenas, por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho. ( SIM! DE ACORDO COM A NORMA).

     

    e) A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade, exclusiva, do empregador ou condomínio. ( SIM! DE ACORDO COM A NORMA). 


ID
6799
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Baseado na NR-22, que regula as atividades de mineração subterrânea, avalie as proposições abaixo e indique a opção correta.

I. Grupo homogêneo de exposição se caracteriza por grupo de trabalhadores com exposição semelhante, sendo que o resultado da avaliação será baseado na média dos 10% mais expostos, sendo esta considerada representativa da exposição dos demais trabalhadores do mesmo grupo.

II. A NR-22 se aplica à mineração subterrânea, mineração a céu aberto, aos garimpos, no que couber, aos beneficiamentos minerais, à terraplanagem e à pesquisa mineral.

III. Nos locais de estocagem, manuseio e uso de produtos tóxicos, perigosos ou inflamáveis devem estar disponíveis fichas de emergências contendo informações acessíveis e claras sobre os riscos à saúde e as medidas a serem tomadas em caso de derramento ou contato acidental ou não.

IV. Os locais de instalação de transfomadores e capacitores devem possuir extintores portáteis de incêndio, adequados à classe de risco, localizados na entrada ou nas proximidades e, em subsolo, montante do fluxo de ventilação.

Alternativas
Comentários
  • I e II ERRADAS. III e IV CORRETAS.

    I- 22.17.1.1 Grupo Homogêneo de Exposição corresponde a um grupo de trabalhadores, que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo.

    II- 22.2.1 Esta norma se aplica a:
    a) minerações subterrâneas;
    b) minerações a céu aberto;
    c) garimpos, no que couber;
    d) beneficiamentos minerais e
    e) pesquisa mineral

    III- 22.19.11.1 Nos locais de estocagem, manuseio e uso de produtos tóxicos, perigosos ou inflamáveis
    devem estar disponíveis fichas de emergência contendo informações acessíveis e claras sobre o
    risco à saúde e as medidas a serem tomadas em caso de derramamento ou contato acidental ou não.
    (222.495-0/ I4)


    IV- 22.20.4 Os locais de instalação de transformadores e capacitores, seus painéis e respectivos dispositivos de operação devem atender aos seguintes requisitos:
    e) possuir extintores portáteis de incêndio, adequados à classe de risco, localizados na entrada ou nas proximidades e, em subsolo, montante do fluxo de ventilação. (222.211-6/ I3)

ID
6802
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

A NR-23 estabelece medidas obrigatórias usadas na proteção e combate contra incêndios nos locais de trabalho, exceto:

Alternativas
Comentários
  • 23.11 Extintores.
    23.11.1 Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, garantindo essa exigência pela aposição nos aparelhos de identificação de conformidade de órgãos de certificação credenciados pelo INMETRO. (123.037-9 / I2)
    23.12 Extintores portáteis.
    23.12.1 Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir. (123.038-7 / I3)
    23.13 Tipos de extintores portáteis.
    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B. (123.039-5 / I2)
    23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. (123.040-9 / I2)
    23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material. (123.041-7 / I2)
    23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros. (123.042-5 / I2)
    23.13.5 Outros tipos de extintores portáteis só serão admitidos com a prévia autorização da autoridade competente em matéria de segurança do trabalho. (123.043-3 / I2)
    23.13.6 Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D. (123.044-1/ I2)
    23.13.7 Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D. (123.045-0 /I2)

  • item 23.12.1

    TODOS OS ESTABELECIMENTOS , mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início.


  • Desde 06.05.2011 a NR 23 foi alterada e a questão tornou-se desatualizada.  NR 23 ficou pequena, passando ao empregador a responsabilidade de se adequar à legislação estadual, conforme abaixo transcrevo:

    23.1. Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.



ID
6805
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Visando à proteção contra incêndios, são estabelecidas características específicas para os diversos tipos ou posicionamentos das portas (NR-23). Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.

I. Durante o horário de trabalho as portas de saída de um estabelecimento ou local de trabalho só poderão ser fechadas com ferrolhos, nunca com chaves.

II. As portas de emergência só poderão ser fechadas pelo lado externo após o término do expediente e a certificação de que não há trabalhador na área interna do prédio.

III. As portas de saída devem ser necessariamente do tipo corrediças horizontais, exceto quando homologadas pela autoridade competente.

IV. Todas as portas de batente de comunicação interna deverão abrir no sentido da saída.

Alternativas
Comentários
  • Somente a IV está correta!

    23.3 Portas.
    23.3.1 As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do
    trabalho. (123.010-7 / I2)
    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas. (123.011-5 / I3)
    23.3.3 Todas as portas de batente, tanto as de saída como as de comunicações internas, devem:
    a) abrir no sentido da saída; (123.012-3 / I2)
    b) situar-se de tal modo que, ao se abrirem, não impeçam as vias de passagem. (123.013-1 / I2)
    23.3.4 As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas escadas.(123.014-0 / I2)
    23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
    23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2)
    23.3.7 Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (123.017-4 / I2)
    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.(123.018-2 / I3)
  • I. Durante o horário de trabalho as portas de saída de um estabelecimento ou local de trabalho só poderão ser fechadas com ferrolhos, nunca com chaves. Errado, nenhuma porta de entrada, saída ou de emergência deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho.

    II. As portas de emergência só poderão ser fechadas pelo lado externo após o término do expediente e a certificação de que não há trabalhador na área interna do prédio. Errado, em nehuma hipótese as saídas de emergencia deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    III. As portas de saída devem ser necessariamente do tipo corrediças horizontais, exceto quando homologadas pela autoridade competente. Errado, podem ser portas de batente ou corrediças horizontais.

    IV. Todas as portas de batente de comunicação interna deverão abrir no sentido da saída. Correta.

  • 23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

  • dezatualizada que nem concurseiro que não pratica exercicios

     

  • O cara estudando para concurso e escreve '' dezatualizada¨, e para acabar mesmo. kkkkkkk

     

  • dezatualizada ? escrevendo assim, espero que seja o mesmo nível dos meus concorrentes. kkkk


ID
6808
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Com relação às instalações sanitárias nos ambientes de trabalho é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 24.1.9. O lavatório deverá ser provido de material para a limpeza, enxugo ou secagem das mãos, proibindo-se o uso de
    toalhas coletivas. (124.010-2/ I1)
  • Por que não poderia ser a opção "e"?
  • NR 24.1.11, alínea "c"

  • Letra e

    ATENÇÃO!!!! As  empresas  são  obrigadas  a  disponibilizar  chuveiros  de  acordo com  os  critérios  estabelecidos  na  NR24.   Porém,  a  disponibilidade  de  água  quente  nos  chuveiros  se  dará  a  critério  da autoridade  competente  em  matéria  de  SST  !!! (Ao  contrário  da  NR218,  que  obriga  o  empregador  a  disponibilizar  chuveiros com  água  quentes  nos  canteiros  de  obras)  Rodrigo a banca pede a incorreta por isso a letra C


ID
6811
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Quanto ao que se depreende da NR-28 - Fiscalização e Penalidades -, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 28.1.5 Poderão ainda os agentes da inspeção do trabalho lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do
    trabalhador, à vista de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado.

    3.1. O Delegado Regional do Trabalho ou Delegado do Trabalho
    Marítimo, conforme o caso, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço,máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão tomada, com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.

    Constatada a existência de uma situação de risco grave e iminente num determinado ambiente de trabalho, deverá o engenheiro ou médico do trabalho da DRT proceder à lavratura do laudo técnico de embargo ou interdição, requisitando ao Delegado Regional da DRT a adoção do embargo ou da interdição, conforme o caso.
  • Alguém poderia me dizer porque a alternativa "C" esta errada?

    Bons estudos
  • Só se embarga obra.
  • A "C" também estaria certa, se não esbarrasse na oponibilidade da multa descrita na letra "D", ou seja a C está menos certa que a B.

  • Vilmar, o erro da B está em dizer que iria embargar o setor ou máquina, e só se embarga obra.

  • Alguém consegue mostrar o erro da letra A ? Acredito que seja a palavra "deverá"

  • gabarito: letra E


ID
6817
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Analise as proposições transcritas a seguir, com base na NR-30, que regula a Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário, o Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo de Navios Mercantes - GSSTB e indique a opção correta.

I. É obrigatória a constituição do GSSTB a Bordo dos Navios Mercantes de bandeira nacional com, no mínimo, 500 de arqueação bruta (AB), e uma vez constituído tal grupo na forma da NR-30, a(s) CIPA(s) da empresa deve(m) ser dimensionada(s) por meio de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

II. Estão desobrigadas do cumprimento da presente norma as empresas públicas e órgãos da administração direta ou indireta.

III. A constituição do GSSTB gera estabilidade aos seus membros, nos mesmos moldes da CIPA, em razão das peculiaridades inerentes às atividades a bordo das embarcações mercantes.

IV. O GSSTB deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: - Oficial encarregado da segurança; Chefe de máquinas; Mestre de Cabotagem ou Contramestre; Tripulante responsável pela seção de saúde; Marinheiro de Máquinas, podendo o comandante da embarcação convocar qualquer outro membro da tripulação.

Alternativas
Comentários
  • 1- Correta - 30.4.1 É obrigatória a constituição de GSSTB a bordo dos navios mercantes de bandeira nacional com, no mínimo, 500 de arqueação bruta(AB).

    2- Errada. Todas as empresas, inclusive as públicas e demais órgãos da administração direta e indireta.

    3- Errada - 30.4.4 A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes.

    4- Correta - 30.4.5.1 O Grupo de Segurança e Saúde do Trabalho a Bordo - GSSTB fica sob a responsabilidade do comandante da embarcação e deve ser integrado pelos seguintes tripulantes:
    - Oficial encarregado da segurança;
    - Chefe de máquinas;
    - Mestre de Cabotagem ou Contramestre;
    - Tripulante responsável pela seção de saúde;
    - Marinheiro de Maquinas.
    30.4.5.2 O comandante da embarcação poderá convocar outro qualquer membro da tripulação.

  • Não entendi pq a primeira está certa, pois o dimensionamento da CIPA é de acordo com o quadro I da NR 5. A resposta certa seria letra d.
  • Caro colega Stanley, você se equivocou nos itens corretos.

    I - Errado. 

    30.4.1 É obrigatória a constituição de GSSTB a bordo das embarcações de bandeira nacional com, no mínimo, 500 de arqueação bruta(AB).
    O erro tá na segunda parte. A NR 30 define a regras para formar essa CIPA. 

    a) o total de empregados existentes em cada estabelecimento da empresa deve determinar o número de seus representantes, de acordo com o Quadro I da NR 5;

    b) os marítimos devem ser representados na CIPA do estabelecimento sede da empresa, por um membro titular para cada dez embarcações da empresa, ou fração, e de um suplente para cada vinte embarcações da empresa, ou fração. (Alterado pela Portaria SIT n.º 12, de 31 de maio de 2007)

    II) Errado 30.4.2 Obrigam-se ao cumprimento da presente norma as empresas privadas ou públicas e órgãos da administração direta ou indireta.

    III) CERTO 30.4.1.2 Os marítimos titulares e suplentes devem ser eleitos em votação em separado para comporem a CIPA, tendo todos os direitos assegurados pela NR 5.

    IV)CERTO 30.4.5.1 O Grupo de Segurança e Saúde do Trabalho a Bordo - GSSTB fica sob a responsabilidade do comandante da embarcação e deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: - Oficial encarregado da segurança; - Chefe de máquinas; - Mestre de Cabotagem ou Contramestre; - Tripulante responsável pela seção de saúde; - Marinheiro de Maquinas.

    30.4.5.2 O comandante da embarcação poderá convocar outro qualquer membro da tripulação.


     

  • Colegas, o item III está ERRADO.

    Segue o subitem da NR 30 que fundamenta essa conclusão:

    30.4.4 A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à 
    atividade a bordo das embarcações mercantes.


    O item I também está errado, pois a CIPA segue a regra do Quadro 1 da NR 5, além de algumas peculiaridades presentes na NR 30. Em nenhum momento 
    esta norma menciona negociação coletiva.

    Isso posto, pergunto: O gabarito oficial dessa questão é letra C mesmo??

    Porque eu considerei somente o item IV como certo, marcando letra D como resposta.
  • A questão está confusa mesmo. O colega Pedro Ferreira cita o item 30.4.1.2 Os marítimos titulares e suplentes devem ser eleitos em votação em separado para comporem a CIPA, tendo todos os direitos assegurados pela NR 5. Entretanto o colega Stanley também cita adequadamente o item  30.4.4 A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes. Solicitei comentário do professor, só espero que minha solicitação seja atendida, coisa que até hoje a administração do site não fez.


  • I. Errado. Dois erros:

    1º: É obrigatória a constituição do GSSTB a Bordo dos Navios Mercantes de bandeira nacional com, no mínimo, 100 de arqueação bruta (AB)-  e não 500 AB.

    2º: Não existe previsão de que a CIPA, na NR 30, seja dimensionada por meio de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

    II. Errado. Existindo trabalhadores abrangidos pela Norma, não há que se falar em desobrigação dos entes públicos no que tange ao cumprimento da Norma:

    “30.4.2 Obrigam-se ao cumprimento da presente norma as empresas privadas ou públicas e órgãos da administração direta ou indireta.”

    III. Errado. Ao contrário dos membros eleitos da CIPA, a constituição do GSSTB NÃO gera estabilidade aos seus membros:

    “30.4.4 A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes.”

    IV. Errado. Essa era a redação antiga da norma. Vejam a redação atual da NR-30:

    “30.4.5.1 O Grupo de Segurança e Saúde do Trabalho a Bordo - GSSTB fica sob a responsabilidade do comandante da embarcação e deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: (Todo o item alterado pela Portaria MTE n.º 2.062, de 30 de dezembro de 2014)

    - Encarregado da segurança;

    - Chefe de máquinas;

    - Representante da seção de convés;

    - Responsável pela seção de saúde, se existente;

    - Representante da guarnição de máquinas.

    30.4.5.1.1 Caso a embarcação não disponha dos tripulantes acima mencionados, os integrantes poderão ser substituídos por outros tripulantes com funções assemelhadas. (Inserido pela Portaria MTE n.º 2.062, de 30 de dezembro de 2014)

    30.4.5.2 O comandante da embarcação poderá convocar outro qualquer membro da tripulação..”

    Vejam, portanto, que não é mais previsto como membro do GSSTB o Mestre de Cabotagem ou Contramestre. Se vier esse nome na sua prova já saiba que, via de regra, não integra o GSSTB.

    Gabarito atual: Letra E ( nenhuma proposição está correta).

  • 1- ERRADA - 30.4.1 É obrigatória a constituição de GSSTB a bordo dos navios mercantes de bandeira nacional com, no mínimo, 500 de arqueação bruta(AB).

    30.4.1 É obrigatória a constituição de GSSTB a bordo das embarcações de bandeira nacional com, no mínimo, 100
    de arqueação bruta(AB).

    2- ERRADA. Estão desobrigadas do cumprimento da presente norma as empresas públicas e órgãos da administração direta ou indireta.

    30.4.2 Obrigam-se ao cumprimento da presente norma as empresas privadas ou públicas e órgãos da administração
    direta ou indireta.

    3- ERRADA -  A constituição do GSSTB gera estabilidade aos seus membros, nos mesmos moldes da CIPA, em razão das peculiaridades inerentes às atividades a bordo das embarcações mercantes

    30.4.4 A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes.


    4-  CORRETA - O GSSTB deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: - Oficial encarregado da segurança; Chefe de máquinas; Mestre de Cabotagem ou Contramestre; Tripulante responsável pela seção de saúde; Marinheiro de Máquinas, podendo o comandante da embarcação convocar qualquer outro membro da tripulação.

    30.4.5.1 O Grupo de Segurança e Saúde do Trabalho a Bordo - GSSTB fica sob a responsabilidade do comandante
    da embarcação e deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: (Todo o item alterado pela Portaria MTE n.º 2.062,
    de 30 de dezembro de 2014)
    - Encarregado da segurança;
    - Chefe de máquinas;
    - Representante da seção de convés;
    - Responsável pela seção de saúde, se existente;
    - Representante da guarnição de máquinas.

    Mestre de Cabotagem ou Contramestre é o responsável pela seção do convés.

    Sendo assim o gabarito está errado pois somente há uma resposta correta.

  • lembrando que a questão é de 2006 , o Gabarito está Desatualizado.

  • onde tem dizendo que o Mestre de Cabotagem ou Contramestre é o responsável pela seção do convés??


ID
6820
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Com base na NR-32, em relação às vestimentas usadas em serviço, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.6.4 A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infecto-contagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de
    responsabilidade do empregador.
  • Gabarito letra B.

     

    c - O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas, quando aplicável. NÃO existe essa previsão na norma, ao menos, não mais.

  • Gabarito correto D, responsabilidade do empregador.

     

  • D.

    "A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador."


ID
6823
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Com base na NR-32, avalie as proposições transcritas a seguir e indique a opção correta.
I. Risco Biológico é a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

II. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - NR-9 deverá contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biológicos, a identificação dos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.

III. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.

IV. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contato manual.

Alternativas
Comentários
  • Errada - IV. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha e lixeira com sistema de abertura "com ou" sem contato manual.

    Sem contato manual.
  • I. 32.2.1 e 32.2.1.1II. 32.2.2.1III. 32.2.3.532.6.3 O lavatórios para higiene das mãos devem ser providos de papel toalha, sabonete liquido e lixeira com tampa, de acionamento por pedal.
  • I) CORRETA. Esta é a definição de risco biológico (vide itens 32.2.1 e 32.2.1.1)
    II) CORRETA. Conforme item 32.2.2.1, esta identificação deve ser realizada em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.
    III) CORRETA. Redação do item 32.2.3.5. No caso de acidente envolvendo riscos biológicos, independente de afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT.
    IV) ERRADA. Item 32.2.4.3. Os locais com risco biológico devem ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.

ID
6859
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

  

Analise as proposições sobre acústica e, a seguir, assinale a opção correta.

I. Define-se som como energia na forma de ondas mecânicas longitudinais audíveis que se propagam através de meio elástico.

II. A audibilidade humana está compreendida, em regra, entre 20 Hz e 20 KHz.

III. O que diferencia o ruído do barulho é o caráter subjetivo deste, notadamente desagradável ao ouvido humano.

IV. O sistema auditivo humano divide-se didaticamente em três partes, quais sejam: epicraniana, mesocraniana e intracraniana.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está um pouco fora do edital.Só com os conhecimentos da NR 7 e NR 15, era quase impossível de responder :(
    Para mim,a resposta é "a",pois a I,II e III estão corretas:
    I- som é "toda e qualquer vibração ou onda mecânica em um meio elástico dentro da faixa de audio-freqüência."
    II- As ondas audíveis são aquelas que conseguimos ouvir. A sua frequência está compreendida aproximadamente entre as frequências de 20 Hz e 20 kHz
    III-A definição de ruído não é fácil, porque envolve muito de ordem fisiológica e psicológica e não apenas de ordem física, mas podemos dizer que ruído é um som ou conjunto de sons desagradáveis e/ou perigosos, capazes de alterar o bem estar fisiológico ou psicológico das pessoas, de provocar lesões auditivas que podem levar à surdez e de prejudicar a qualidade e quantidade do trabalho.
    IV- ERRADA- O sistema auditivo humano divide-se em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

    Fonte : http://www.univ-ab.pt/formacao/sehit/curso/ruido/uni1/sistema.html

  • Nossa ! mas o portugues está péssimo porque entendi que ele queria diferenciar ruído e barulho.Quando na verdade ele ta fazendo uma diferença entre o ruido chamado barulho ( do outro existente que é o som) ?

  • concordo com a colega, a estrutura do item está ruim e caberia uma anulação da questão.

ID
6865
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Diversas são as desvantagens apontadas pela ergonomia na manutenção da postura em pé, particularmente em situações de pouca mobilidade. No entanto, se reconhece que em algumas situações tal postura se justifica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • ASSUNTO: Ergonomia – indicação de postura a ser adotada na concepção de postos de trabalho NOTA TÉCNICA 060 / 2001

    A escolha da postura em pé só está justificada nas seguintes condições:
    · a tarefa exige deslocamentos contínuos como no caso de carteiros e pessoas
    que fazem rondas;
    · a tarefa exige manipulação de cargas com peso igual ou superior a 4,5 kg;
    · a tarefa exige alcances amplos freqüentes, para cima, para frente ou para baixo;
    no entanto, deve-se tentar reduzir a amplitude destes alcances para que se
    possa trabalhar sentado;
    · a tarefa exige operações freqüentes em vários locais de trabalho, fisicamente separados;
    · a tarefa exige a aplicação de forças para baixo, como em empacotamento.

ID
46813
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para diminuir os riscos e as consequências dos acidentes de trabalho, existem os equipamentos de proteção denominados EPC e EPI. Assinale a associação correta entre a sigla EPC ou EPI e o(s) exemplo(s) citado(s).

Alternativas
Comentários
  • Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.Esses equipamentos não são necessariamente de proteção de um coletivo, muitas vezes são apenas de uso coletivo, como por exemplo uma máscara de solda ou um cinto de segurança para alturas.Como exemplos de EPC podem ser citados: * Redes de Proteção ( nylon) * Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) * Extintores de incêndio * Lava-olhos * Chuveiros de segurança * Exaustores * Kit de primeiros socorrosEm contraste, mascaras de segurança e cintos de segurança são Equipamentos e Proteção Individual, ou EPI´s. Apenas uma pessoa pode usar por vez os referidos EPI´s, assim protegendo "o" colaborador.Fonte: Wikipedia
  • A questão cobrou a diferença entre EPI e EPC

    • EPI: Equipamento de Proteção Individual.
    • EPC: Equipamento de Proteção Coletiva.

    Partindo para a análise das alternativas, temos que:

    A- INCORRETA. Pois esse aterramento protegerá mais de uma pessoa, portanto é considerada uma proteção coletiva.

    B- INCORRETA. O correto é considerar como um EPC pelas mesmas razões do item "a".

    C- CORRETA. Luvas e mangotes protetores são EPIs pois só proteção o individuo que está usando.

    D- INCORRETA. São exemplos de EPIs.

    E- INCORRETA. São itens que visam a promover a proteção individual e não coletiva.

    GABARITO: LETRA C.

  • Conforme o ANEXO I (LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) da NR 6 temos: luvas e manga como EPI para proteção dos membros superiores.


ID
57823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

O exame médico periódico de um trabalhador saudável, com 25 anos de idade e não-exposto a riscos ocupacionais, deve ser repetido a cada dois anos.

Alternativas
Comentários
  • 7.4.3.2 no exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

    a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:

    a.1) a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho;

    a.2) de acordo com à periodicidade especificada no Anexo n.º 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas;

    b) para os demais trabalhadores:

    b.1) anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;

    b.2) a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.


ID
61435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As lesões por esforços repetitivos (LER), ou distúrbios
osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), representam
um grupo de manifestações heterogêneas e têm sido consideradas
importantes problemas de saúde pública nos países
industrializados. Com relação à norma técnica de avaliação de
incapacidade para fins de benefícios previdenciários do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) do Ministério da Previdência
e Assistência Social (MPAS) - Instrução Normativa INSS/DC
n.º 98/2003, também chamada de Norma Técnica das
LER/DORT -, julgue os itens que se seguem.

A norma regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece algumas condições de trabalho úteis para programas de prevenção das LER/DORT.

Alternativas
Comentários
  • As lesões por esforços repetitivos (LER), ou distúrbiososteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), representamum grupo de manifestações heterogêneas e têm sido consideradasimportantes problemas de saúde pública nos paísesindustrializados.
  • Correto.


    A Norma Regulamentadora (NR 17) estabelece alguns parâmetros que podem auxiliar a adapatação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente.



    No item 17.6.3. da NR 17, para as atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, estabelece inclusão de pausas para descanso. Para as atividades de processamento de dados, estabelece número máximo de toques reais por hora trabalhada, o limite máximo de cinco horas por jornada para o efetivo trabalho de entrada de dados, pausas de dez minutos para cada cinqüenta minutos trabalhados e retorno gradativo à exigência de produção em relação ao número de toques nos casos de afastamento do trabalho por quinze dias ou mais.


ID
61444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando aspectos envolvidos na medicina do trabalho,
julgue os itens subseqüentes.

Quando se solicita que o médico realize um mapa de risco de determinado local de trabalho da empresa, ele deve construir uma tabela na qual indique quais são os tipos e qual é a freqüência dos acidentes de trabalho que ocorreram nos últimos doze meses.

Alternativas

ID
61447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando aspectos envolvidos na medicina do trabalho,
julgue os itens subseqüentes.

Os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) e as comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA) apresentam a mesma estrutura e composição básica e, por isso, a empresa pode criar uma ou outra dessas estruturas, a depender da gradação de risco da atividade principal exercida e do número total de empregados do estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • Erro estaria em não terem mesma estrutura e composição?

  • Exatamente, o SESMT é um serviço composto de profissionais especializados. A CIPA é composta por representantes dos trabalhadores e empregador.
  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria MTE n.º 590, de 28 de abril de 2014)

     

    5.6 A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.


ID
64258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ambiente de trabalho, mesmo com diferentes modelos gerenciais
de organização, possui riscos inerentes aos processos. Com relação
a esse tema, cada item a seguir apresenta uma situação hipotética,
seguida de uma assertiva a ser julgada.

Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

Alternativas
Comentários
  • Devemos ter em mente que a estrutura formal é responsável pela administração e gerenciamento de recursos, portanto uma de suas funções é cuidar do ambiente de trabalho, como móveis adequados e evolução de tecnologias.

  • Não podemos esquecer também a preocupação ergonômica que a Organização tem que ter em relação ao seu colaborador.

    Ergonomia trata do estudo relacionado do homem com a maquina, sua forma de atuar, postura. ERGO = Trabalho, NOMOS = Normas ou Leis Naturais.

    A questão falou sobre a fadigação e lombalgia, esta por se tratar de uma dor lombar, provavelmente devido a postura do colaborador e aquela por cansaço, os quais estão sendo influencidos quanto, podemos dizer, a cadeira o qual está trabalhando.

    É imprescindivel que a Organização invista ergonomicamente em seu posto de trabalho.

     

    Espero ter ajudado.

    Deus nos abençõe.

    Vamo que vamo!

  • O que essa questão tem haver com estrutura organizacional ?

    A questão fala dos dois fatores de Herzberg: Motivação e Higiene ( Ergonomia) !

    O assunto abordado é sobre Gestão de Pessoas, não tinha que estar aqui!!!

    Saúde e Paz !!!
  • ergonomia
    er.go.no.mi.a
    sf (ergo1+nomo3+ia1) 1 Conjunto de estudos relacionados com a organização do trabalho em função dos objetivos propostos e da relação homem-máquina.

    Fonte: Dicionário Michaelis

    P.S.: Grifo nosso

  • Questão correta. Faz referência ao mobiliário inadequado para o trabalho. Relação entre homem X máquina.
  • Deviam perguntar isso pro médico dele e não pra gente... rs
  • Resposta: C.  Comentário: Aqui o candidato deve ter conhecimento sobre o termo ergonomia. A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. A título de exemplificação, Cláudio deverá observar além da sua postura, altura da tela do computador, o tipo de cadeira na qual trabalha, os apoios para os cotovelos, o suporte para os pés, dentre outros itens.


    FONTE: BLOG SMARTIN
  • Questão ridicula Affff pergunta idiota!!

  • kkkkkk Q piada.

  • Agora pronto kkkkkkkk

  • gente,que questão sem graça,eu acertei,pois é logico,mas se a questão estivesse errada,qual seria a justificativa do cespe?é piada! 

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Não subestimem o Cespe... Esta foi apenas uma de 150... rsrsrsr

  • kkkkkkkkk verdade ! Uma das 150 !

  • AUSHAU' Como já foi exposto, esta questão é apenas uma das 150.  
    KKK'

  • Senhores, as bancas costumas colocar questões possíveis de serem acertadas por todos, e uma parte possível de ser acertada somente por quem de fato estudou. Aquela serve para que o povo, ingenuamente, fique feliz por ter acertado algumas e continue prestando concursos, mesmo sem estudar muito, até um dia passar, pois assim as instituições continuam recebendo o dinheiro das inscrições. Esta por sua vez, serve para aprovar aqueles que realmente tenham se preparado.


    A presente questão faz parte do primeiro grupo.

  • Até um macaco treinado responde essa, pelo amor, ridícula

  • A ergonomia é conhecida como a relação do homem com o seu meio de trabalho. Se o ambiente de trabalho não esta adequado para a realização da função, do ponto de vista ergonômico, muito provavelmente, quando o trabalhador exerce sua função por um tempo prolongado, ele pode desenvolver doenças e/ou sintomas que o prejudicarão. Por isso a importância da Norma Regulamentadora (NR17) que tem o intuito de estabelecer as doenças e os riscos ergonômicos que os trabalhadores estão expostos diariamente.

    Resposta correta: CERTO


ID
79345
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando for detectado início de incêndio, o técnico judi ciário?segurança deverá realizar ações de urgência, visando proteger as pessoas e o patrimônio. Dentre tais ações, deve, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver esta questão está errada, pois não está em acordo com a norme que diz:

    NR 23

    23.7 Combate ao fogo

    23.7.1 Tão cedo o fogo se manifeste, cabe;

    a) acionar o sistema de alarme;

    b) chamar imediatamente o corpo de bombeiros;

    c) dessligar máquinas e aparelhos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
     
    d) ataca-ló, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.

     
  •  Concordo com você Anderson, porém a prova foi de 2008 e em 2011 ocorreram alterações na norma 26. Uma dessas foi a que você citou. Logo, o gabarito está desatualizado.

    NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23 (Redação alterada pela Portaria SIT n.º 221/2011

    Bom estudo!!!
  • Evacuar o prédio será com o acionamento do alarme ;)

  • QUESTÃO DESTUALIZADA: GAB ATUAL CORRETO ATUAL SERIA LETRA "E", UMA VEZ QUE A LETRA "A" DIZ "POLICIA E BOMBEIROS" SENDO CERTO QUE APENAS OS "BOMBEIROS", SÃO PREVISTOS NA NR-23 !!!!

  • ALTERNATIVAS ERRADAS, CUIDADO AO ESTUDAREM POR ESSA QUESTÃO!

     

    Tão cedo o fogo se manifeste, cabe:

    a) acionar o sistema de alarme;

    b) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros;

    c) desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;

    d) atacá-lo o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.


ID
89689
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as proposições a seguir apresentadas e assinale a opção correta

I. A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias, a depender do grau de risco e da quantidade de empregados, para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

II. O PPRA encerra um todo, cujas partes integrantes consideram, entre outros, o subprograma de conservação auditiva, o laudo de análise ergonômica e o perfi l profi ssiográfi co, de forma a assegurar a efetividade ao monitoramento da saúde, bem como a integridade física e mental dos trabalhadores, inclusos os terceirizados.

III. O Programa deverá ser mantido nos arquivos da empresa por no mínimo 30 anos, prazo igual à prescrição do FGTS, pelo fato de o trabalhador acidentado continuar recebendo essa rubrica enquanto perdurar a incapacidade para o trabalho, devendo ficar disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e às autoridades competentes.

IV. Em uma operação de corte de uma chapa metálica, o ruído e a poeira provenientes desse processo produtivo são considerados riscos físicos, enquanto que a presença de fungos na corrente do ar condicionado desse mesmo ambiente é considerada risco biológico.

Alternativas
Comentários
  • Legislação: Portaria 3214/78 MTE NR 09.I. ERRADO. NR 9 ITEM 9.1.1. A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias para TODOS os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.II. ERRADO. A NR não fala em subprograma de conservação auditiva, o laudo de análise ergonômica e o perfil profissiográfico, nem em monitoramento da saúde...III. ERRADO. Item 9.3.8.2. Os dados relativos ao programa deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.IV. ERRADO. A poeira faz parte do grupo dos riscos químicos. GABARITO LETRA B
  • I - A obrigação de implantação do PPRA independe do número de funcionários e do grau de risco, isto é, todas as empresas são obrigadas a elaborá-lo e implementá-lo.

    II - O laudo de análise ergonômica, além de não ser obrigatório, não integra o PPRA. Fica a critério da empresa. O PPP nada tem a ver com o PPRA, e muito menos a NR 09 cita o subprograma de conservação auditiva.

    III - O prazo é de 20 anos.

    IV - Ruído - agente de risco físico; Poeira - agente de risco químico.

  • Acredito que uma observação interessante a respeito do item II é que a alternativa diz " O PPRA encerra um todo...". Entendo que o PPRA está mais para um início do que um encerramento. Um bom PPRA é indispensável para um bom PCMSO, pois a partir daquele que este terá sua fundamentação. Além do que a norma diz: DEVE estar ARTICULADO com o PCMSO.
    Há outros erros na alternativa, mas acho que este ponto também a torna errada.
  • Marçal, com relação ao incisso II, o verbo encerrar tem um significado diferente de "terminar". Na verdade, encerrar aí quer dizer que o PPRA compreende um todo, cujas partes são....
  • 1) O QUE É PPRA ?

    São as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

    QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
    Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

    QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS ?
    Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

    QUEM ESTÁ OBRIGADO A FAZER O PPRA ?
    A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.

    QUEM DEVE ELABORAR O PPRA ?
    São legalmente habilitados os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho.

    O PPRA É UM DOCUMENTO QUE DEVE SER APRESENTADO À FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO ?
    O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. Já o documento-base gerado quando de sua elaboração e as ações que compõem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e não existam evidencias de que esteja sendo praticado, o Fiscal entenderá que o programa NÃO EXISTE.




    Pika Pika, Pikachuuuuu

  • I - o PPRA é obrigatório em todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, independentemente do grau de risco ou quantidade de funcionários. - ERRADA

    II - o PPRA é parte de um conjunto amplo de ações que são definidas pelas normas regulamentadoras. - ERRADA

    III - o programa deverá ser mantido na empresa por um período de 20 anos... - ERRADA

    IV - Ruído - agente físico / Poeira - agente químico - ERRADA

  • Riscos Químicos - agentes quimicos tem a capacidade de interagir com o organismo do trabalhador e causar problemas de saúde, podem ser absorvidos pela pela ou pelas vias respiratórias (poeiras, névoas, neblinas etc)

    Riscos Físicos - capazes de alterar as condições normais do trabalho que o individuo executa (ex: ruído, calor, frio excessivo etc)

    Riscos Biológicos - causado por protozoários, vírus, bactérias etc.


ID
89692
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere as proposições abaixo, quanto à necessária presença na estrutura do PPRA, e assinale a seguir a opção correta.

I. Planejamento anual, metas, prioridades, cronograma e homologação pelo MTE.

II. Estratégia, metodologia de ação e homologação por entidade certificadora credenciada pelo MTE.

III. Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados e homologação do sindicato patronal registrado no MTE.

IV. Periodicidade, forma de avaliação e homologação do sindicato dos trabalhadores registrado no MTE.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.Em nenhum momento a norma NR 09 fala em homologação do PPRA. O que deve existir é a exposição à fiscalização por parte do MTE a qualquer tempo. item 9.2.2.2.
  • Todas as proposições estão incorretas.De fato, nada há no bojo da NR09 que sugira a homologação do PPRA em entidade sindical ou mesmo perante o MTE.Curioso é que, tirando a 'homologação' das assertivas, elas referem corretamente os pontos do PPRA, quais sejam:a) planejamento anual com estab. metas, prioridades e cronograma;b) Estratégia e metodologia de açãoc) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;d) periocidade e forma de avaliação do desenvolv. do PPRATudo isso constará de um documento-base, que deverá ser apresentado à CIPA, e deve estar disponível às autoridades competentes.
  • MUITO BOA QUESTÃO, COM PEGADINHA QUE DIFERENCIA QUEM ESTUDOU REALMENTE

  • Discordo que tenha sido uma questão bem feita!

    Eu, por exemplo, ainda nem cheguei na NR 09, nem conhecia nada de PPRA e acertei a questão porque achei muito "suspeito" essas homologações todas. Eu só sabia que o AFT não tem compatência para intervir na escolha dos dirigentes desse Programa, que dirá ter que ser homologado pelo MTE.
  • GABARITO LETRA C

    NÃO HÁ NECESSIDADE DE REGISTRO OU HOMOLOGAÇÃO NO MTE.

    9.2 Da estrutura do PPRA.
     
    9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:
    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
    b) estratégia e metodologia de ação;
    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
     
    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma
    análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes
    necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
  • Gab. C

    NA NR-09 NÃO FALA NADA DA NECESSIDADE DE REGISTRO OU HOMOLOGAÇÃO NO MTE. O DOCUMENTO-BASE E SUAS ALTERAÇÕES DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA O ACESSO ÀS AUTORIDADES COMPETENTES, MTE. 


ID
89695
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.

II. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica.

III. O monitoramento destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADO. O item I refere-se à fase do Reconhecimento dos riscos e não antecipação;II) ERRADO. NR 9.3.4. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.III) O texto do item refere-se à AVALIAÇÃO QUALITATIVA, já referida no item II. É uma questão que deixa qualquer um confuso com a miscelância feita pela ESAF.
  • NR 9 - Item 9.3. Do Desenvolvimento do PPRA

    I. ERRADA - 9.3.3. A antecipação dos riscos ambientais (reconhecimento dos riscos ambientais) deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.

    II. ERRADA - 9.3.3. A avaliação quantitativa  deverá ser realizada sempre que necessária  (reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens) à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica.

    III. ERRADA - 9.3.4. O monitoramento  (avaliação quantitativa) destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.
  • ERRADA
    I. A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos. 

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação;
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    ERRADA
    II. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica. 

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde
    decorrente do trabalho;
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

    ERRADA
    III. O monitoramento destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
     
    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
  • Questão de difícil solução.


ID
89698
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. O contador da empresa Prevenir Para Sempre Ltda. é uma pessoa autodidata e muito comprometida com as questões sociais envoltas ao trabalho e goza de prestígio perante o conselho de administração da empresa ao ponto de indicar, com êxito, a contratação de um amigo, médico do trabalho, para coordenar o PCMSO. Nesse cenário, é possível que a empresa designe esse contador como responsável pelo PPRA.

II. O AFT, em pleno exercício de suas prerrogativas legais, poderá autuar a empresa por apresentar como responsável pelo PPRA uma pessoa inepta em função do baixo desempenho decorrente de avaliação, por escrito, a que foi submetida pelo AFT, sobre o tema, em consonância com o devido processo legal.

III. Cabe ao empregador, bem como aos trabalhadores, assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa, inclusive nas fases de elaboração, implantação e execução.

Alternativas
Comentários
  • I. Embora a questão sugira certo 'apadrinhamento' desse contador, o que induz o candidato a pensar no erro da assertiva, nada impede que seja ele o responsável pela elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA, desde que, a critério do empregador, seja ele capaz de desenvolver o disposto na NR09;II. Cabendo a implementação do PPRA a pessoa que, a critério do empregador, seja capaz do desenvolvimento do programa, não pode o AFT interferir nessa decisão. Ademais, entre as atribuições do AFT (Dec. 4552/02) não está a submissão a avaliação dos responsáveis pelo PPRA.III. Cabe ao EMPREGADOR estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição. Aos empregados só é devido participar e colaborar na execução do PPRA.
  • item I-Bom,o primeiro item é plenamente possivel,pois de acordo com a norma n°9 no item  9.3.1.1 
    A  elaboração,  implementação,  acompanhamento  e  avaliação  do  PPRA  poderão  ser  feitas  pelo  Serviço
    Especializado  em  Engenharia  de  Segurança  e  em  Medicina  do  Trabalho  -  SESMT  ou  por  pessoa  ou  equipe  de
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. Se é a critério do empregador, e o contador  tem competência para tanto, nada impede que ele exerça a função,já que a responsabilidade pode cair tanto por pessoa ou equipe de pessoas de acordo com exposto.Portanto a primeira acertiva encontra-se correta.
    ITEM II Como explicado anteriormente,não motivo para autiar a empresa,ja que qualquer pessoas o grupo de pessoas poderão desenpenhar tal atividade.
    ITEM III. As responsabilidade dos empregados de acordo com o subitem 9.4.2 Dos trabalhadores resumen-se apens : 
    I.   colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
    II.   seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;
    III.   informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde
    dos trabalhadores.
    E nem um momento o subitem fala que os empregados devem assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa, inclusive nas fases de elaboração, implantação e execução.Tendo em vista que tal prerrogativa e do empragador conforme o subitem "9.4.1 Do empregador: " que diz:
    I.   estabelecer,  implementar  e  assegurar  o  cumprimento  do  PPRA  como  atividade  permanente  da  empresa  ou
    instituição.
    Portanto,cabe a ele tais responsabilidades,no caso dos trabalhadores tais responsabilidades resumen-se m colaborar,seguir as orientaçãoes e informar possiveis ocorrências que venham causar riscos a saude dos trabalhadores.
      PP
      
  • Vamos à norma:

    I. CORRETA: 9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço
    Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

    II.  ERRADA: NÃO EXISTE ISSO

    III. ERRADA: 9.4 Das responsabilidades.
    9.4.1 Do empregador:
    I. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou
    instituição.
    9.4.2 Dos trabalhadores:
    I. colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
    II. seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;
    III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde
    dos trabalhadores.

    #semmimimi


ID
89701
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. No tocante às diretrizes do PCMSO, entende-se que a precocidade do diagnóstico é fundamental ao êxito no combate aos agravos à saúde dos trabalhadores e por isso mesmo alcança os exames pré-admissionais de forma a assegurar a necessária rastreabilidade epidemiológica.

II. A avaliação clínica, por junta médica multidisciplinar, no caso de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

III. O médico coordenador do PCMSO, sabedor da existência de fortes indícios mórbidos em um determinado trabalhador, resolve recomendar à empresa (de grau de risco 4, segundo o Quadro I da NR-4) que o dispense em até 90 (noventa) dias do último exame médico, sob o álibi de que, nesse ínterim, não há exigência do exame demissonal; dispensa consumada, não cabe ao AFT emitir auto de infração.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao item I : A despeito de o exame admissional dever ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades ( item 7.4.3.1) ele nao se chama  PRE- admissional, mas simplesmente admissional. E quanto ao item III apesar de nao se esperar tal má fe do medico coordenador  o exame medico demissional   para empresas de grau de risco 3 e 4 so é exigido quando o ultimo exame tenha sido realizado ha mais de 90 dias ( salvo negociação coletiva  ou determinação do DRT) 7.4.3.5 e seguintes.

  • A ESAF, em questões como essa, é ridícula. O ítem I, do ponto de vista tanto teórico quanto prático, é perfeito. O que interessa, ao meu ver, é o AFT entender o motivo do exame ser admissional, e não simplesmente um prefixo absurdo que ela resolve colocar na prova.

    E não me venha dizer que o que diferencia o bom AFT do mau AFT é saber se o exame chama PRÉ-ADM. OU ADM.

    Isso desanima de estudar, sinceramente.
  • O "Pré" é para ver se você está atento à questão. Não se deixe abater por um simples "pré".

    Bons Estudos para todos nós. 
  • Para mim todas os itens (I, II e III) estão errados.

    A minha dúvida é quanto ao item III, a própria norma 07 menciona no item 7.4.3.5.3: Por determinação do Delegado Regional do Trabalho, com base em parecer técnico conclusivo da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, ou em decorrência de negociação coletiva, as empresas poderão ser obrigadas a realizar o exame médico demissional independentemente da época de realização de qualquer outro exame, quando suas condições representarem potencial de risco grave aos trabalhadores.
    O item III menciona que é sabedor de fortes índicios mórbidos em determinado trabalhador, como não caberá auto de infração?
    Será que alguém pode me ajudar?

  • II

    7.4.3.3. No exame me?dico de retorno ao trabalho, devera? ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por peri?odo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doenc?a ou acidente, de natureza ocupacional ou na?o, ou parto. (107.023-1 / I1) 

  • Alguém pode me explicar, por favor, por que que o item II está errado? Achei tão igual ao item 7.4.3.3 da NR-7.

    Já o item III (que é o certo) eu achei errado por causa do item 7.4.3.5.3 da NR-7!

    Alguém pode me ajudar?

    Grato!
  • Também achei ridícula a questão, cheia de maldades e " decorebinhas". Ao meu ver, no item II, a única coisa que difere da letra fiel da norma é a frase "por junta médica multidisciplinar". Isso não tem na norma. Aff...
  • Acredito que a alternativa II possui 02 erros:

    1. O examinador troca a palavra “exame médico” por “avaliação clínica”, no item 7.4.3.3.  Se observar o item 7.4.2, diz a norma que os EXAMES (incluindo o de retorno ao trabalho) compreendem: a) AVALIAÇÃO CLÍNICA, (...); e b) EXAMES COMPLEMENTARES, (...). Ou seja, a avaliação clínica é apenas uma parte do EXAME MÉDICO DE RETORNO AO TRABALHO.

     

    2. O outro erro é em relação à EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. No item 7.3.2, diz que é competência do MÉDICO COORDENADOR realizar os exames (inclusive o de retorno ao trabalho).  Apesar dele poder ter auxílio de outros profissionais nos EXAMES COMPLEMENTARES, cabe ao médico coordenador, e não à equipe multidisciplinar.

    São erros bem sutis. Conceitos e literalidade da norma...

  • 7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
    a) admissional;
    b) periódico;
    c) de retorno ao trabalho;
    d) de mudança de função;
    e) demissional.
  • Errei a questão porque não atentei para a assertiva III estava correta, pois havia apenas indícios, a lei não se aplica a indícios:

    7.4.3.5. No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    • 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;

    • 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

    7.4.3.5.1. As empresas enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro I da NR 4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 135 (cento e trinta e cinco) dias, em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho.

    7.4.3.5.2. As empresas enquadradas no grau de risco 3 ou 4, segundo o Quadro I da NR 4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 90 (noventa) dias, em decorrência de negociação coletiva assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho.
    P.S.: Esses tipos de questão, realmente, desanimam os que leem essas "benditas" NRs à exaustão; porém quem disse que seria fácil... A observação é que faz a sabedoria, sucesso a todos!






     

  • O erro está nessas palavras:

    I) pré admissional é pleonasmo, né!
    II) Avaliação de retorno por junta médica disciplinar! Não há essa variedade médica



    Em relação à questão III:



    III) O AFT não pode supor que o médico fez de propósito..ñão tem base legal

  • Questão feita para o candidato errar. Desculpem o comentário que não contribui. Mas tem que desabafar também...
  • Ao meu ver o erro da questão alternativa 1 não é simplesmente o "pré"
    Mas sim porque ela diz que o exame admissional visa rastrear e combater a epidemologia...
    Na verdade a intenção do exame admissional é verificar se o trabalhador está apto ou não para desempenhar aquela função, e não rastrear as doenças na empresa, até mesmo porque até então nem funcionário da empresa ele é.
  • ERRO DO ITEM I

    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
    a) admissional;
    b) periódico;
    c) de retorno ao trabalho;
    d) de mudança de função;
    e) demissional.


    ERRO DO ITEM  I I

    7.3.2 Compete ao médico coordenador:
    a) realizar os exames médicos previstos no item 7.4.1 ou encarregar os mesmos a profissional
    médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com
    o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da
    empresa a ser examinado;
  • Pessoal, se vocês checarem mais de perto o item 7.2.3 verão as palavras "prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce" dos agravos à saúde. Não há "combate", muito menos "êxito no combate". O erro está aí. No caso do "pré-admissional", a NR15, anexo 2, item 7, usa o mesmo termo, portanto, só serve para confundir o candidato mesmo.


ID
89704
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. É possível que a empresa seja obrigada a emitir CAT mesmo em caso onde não haja sintomatologia.

II. Indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho é competência concorrente do médico ou enfermeiro do PCMSO.

III. Adotando-se medidas de proteção coletiva que atendam às exigências de salubridade, fica desobrigado o empregador de fornecer EPI.

IV. As empresas são obrigadas a manter SESMT em função do porte econômico e da natureza do risco de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • I) item 7.4.7

    II) item 7.4.8 b)

    III) EPI é medida última quando nenhuma das anteriores ( na ordem) nao foram eficazes. 9.3.5.2 e 9.3.5.4. se o ambiente é salubre nao ha que se falar em EPI.

    IV) veja item  4.2

  • 7.4.7. Sendo verificada, atrave?s da avaliac?a?o cli?nica do trabalhador e/ou dos exames constantes do Quadro I da presente NR, apenas exposic?a?o excessiva (EE ou SC+) ao risco, mesmo sem qualquer sintomatologia ou sinal cli?nico, devera? o trabalhador ser afastado do local de trabalho, ou do risco, ate? que esteja normalizado o indicador biolo?gico de exposic?a?o e as medidas de controle nos ambientes de trabalho tenham sido adotadas. (107.040-1 / I1)

    7.4.8. Sendo constatada a ocorre?ncia ou agravamento de doenc?as profissionais, atrave?s de exames me?dicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alterac?o?es que revelem qualquer tipo de disfunc?a?o de o?rga?o ou sistema biolo?gico, atrave?s dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretac?a?o SC) e II, e do item 7.4.2.3 da presente NR, mesmo sem sintomatologia, cabera? ao me?dico-coordenador ou encarregado:

    a) solicitar a? empresa a emissa?o da Comunicac?a?o de Acidente do Trabalho - CAT; (107.041-0 / I1)
    b) indicar, quando necessa?rio, o afastamento do trabalhador da exposic?a?o ao risco, ou do trabalho; (107.042-8 / 12) c) encaminhar o trabalhador a? Previde?ncia Social para estabelecimento de nexo causal, avaliac?a?o de incapacidade e definic?a?o da conduta previdencia?ria em relac?a?o ao trabalho; (107.043-6 / I1)
    d) orientar o empregador quanto a? necessidade de adoc?a?o de medidas de controle no ambiente de trabalho. (107.044-4 / I1) 

  • IV - ERRADO: 4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (104.002-2 / I1) (NR 04)

    Se alguém puder justificar melhor a assertiva III, agradeço (se puder fazê-lo inbox, melhor!)

    ;)

  • Item III:
    Se medidas de proteção coletiva foram adotadas e estas atendem às exigências de salubridade, então não é necessário o fornecimento de EPI.
    A NR-6, item 6.3, estabelece como uma das circunstâncias para o fornecimento de EPI: "enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas". Ou seja, o item III da questão mostra que tais medidas coletivas já foram implantadas efetivamente, pois atendem às exigências de salubridade, então a empresa não é obrigada a fornecer EPI. 
    Ademais, a NR-9, item 9.3.5.4, também colabora com esse entendimento: "Quando comprovado pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo a seguinte hierarquia:
    a)...
    b) utilização de EPI.
  • Queria uma explicação melhor da I, tendo em vista que a CAT pode ser emitida pelo empregado e também pelo sindicato.

  • eu consideraria o item III errado, porque mesmo estando em ambiente SALUBRE, se o NIVEL DE AÇÃO for atingido, há obrigatoriedade do uso/fornecimento de EPI. 


ID
96916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

As empresas, em atendimento às normas regulamentadoras (NR), são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho (SESMT), de acordo com a classificação segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • NR 04. 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (104.001-4 / I2)
  • Penso que esta questao esta errada porque segundo o quadro II da NR 4 a empresa constitui SESMT em função do numero de empregados e grau de risco e nao natureza do risco conforme informa a questao.

  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento,

    constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT

    n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

  • Na norma diz Grau de Risco. Para mim, grau de risco é diferente de natureza de risco. O grau segue uma escala que aumenta ou diminui. Já natureza seria a origem, espécie, qualidade. Discordo de quem elaborou esse texto da questão. Dimensionamento de acordo com a gradação do risco x número total de empregados.
  • Saudações nobres colegas,

    Em que pese os conceitos entabulados na NR 04, creio que a fundamentação para o gabarito desta questão está disposta na alínea "a" do parágrafo único do art. 162 da CLT, senão vejamos:


     

    "Art. 162 -  As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.

    Parágrafo único - As normas a que se refere este artigo estabelecerão:

    a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;"
     

    O problema é que a referida NR 04 diz que o dimensionamento do SESMT vincula-se à "gradação do risco" e ao "número total de empregados do estabelecimento" (item 4.2). Assim, a questão, se assim dispusesse, também estaria correta. Em todo o caso é uma questão muito maldosa a meu ver.

    Abraço.

  • Já é a segunda questão que respondo hoje que o CESPE utiliza a expressão " NATUREZA" DO RISCO  e não "gradação", como diz na NR-04.

    A primeira questão errei só por causa da terminologia, já na segunda acertei.

    Então é bom ficar ligado que pro CESPE:    GRADAÇÃO do risco = NATUREZA do risco.

     


ID
96919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Se uma instituição bancária possui comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e tem contrato com 4 empresas prestadoras de serviço, então as contratadas estão desobrigadas de constituir CIPA, caso atuem na mesma edificação da contratante.

Alternativas
Comentários
  • A CIPA é por estabelecimento
    NR 05
    5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
  • NR-5

    5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante deverá, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões das CIPA existentes no estabelecimento.



ID
96922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

CIPA é o órgão técnico responsável pelas especificações dos equipamentos de proteção individual (EPI) da empresa, independentemente de haver ou não SESMT constituído nessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • CIPA = COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

    SESMT = SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA E EM MEDICINA DO TRABALHO 

  • Errado

     

    O treinamento sobre o uso, guarda e conservação do EPI é um treinamento técnico, e por esse motivo deverá ser ministrado por pessoal qualificado na área de segurança e medicina do trabalho, podendo, portanto, ser realizado pelos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho). Entretanto, tal atribuição não pode ser consignada aos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), uma vez que estes, na maioria dos casos, não possuem qualificação em segurança e medicina do trabalho.

  • ERRADO

    ...CIPA .... NNÃÃOOOO..... SESMT....

  • Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

    Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários

  • A CIPA é uma Comissão e não órgão.


ID
96925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Considere que, durante o mandato da CIPA, um membro titular tenha sido substituído pelo suplente, com registro em ata. Nesse caso, o empregador não precisa comunicar essa ocorrência à unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.
    O item da NR-5 que previa a comunicação ao MTE foi alterado suprimindo tal exigência:

    5.31 A vacância definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, será suprida por suplente, obedecida a ordem de colocação decrescente que consta na ata de eleição, devendo os motivos ser registrados em ata de reunião. (Alterado pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011)

ID
96928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 04:




    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o
    subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Acredito que a resposta é SESMT comum
    NR 4
    4.14 As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.1 A manutenção desses Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverá ser feita pelas empresas usuárias, que participarão das despesas em proporção ao número de empregados de cada uma. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.2 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho previstos no item 4.14 deverão ser dimensionados em função do somatório dos empregados das empresas participantes, obedecendo ao disposto nos Quadros I e II e no subitem 4.2, desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Pessoal, na verdade, o erro da questão não está na primeira sentença, mas na segunda.

    De fato, o item 4.2.5 diz:

    Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal (...)

    Só que as atividades bancárias (código K 64) colocam as respectivas empresas no nível de risco 1.

    Como tal, de acordo com o item 4.2.5.1, o dimensionamento dos serviços (...) obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos (...)

    O enunciado sugere que o dimensionamento seria feito com base no somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados, o que só se aplica a empresas nível 2 em diante.

    Eis o erro do enunciado! 
  • Perfeita a análise do colega acima.
  • Pessoal, o comentário da Carolina está correto.

    Uma coisa é SESMT CENTRALIZADO, outra é o SESMT COMUM. A banca tentou, aqui, promover a confusão dos termos.

    Um requisito para o SESMT CENTRALIZADO é que os estabelecimentos não estejam entre si, a um raio de mais de 5.000m (5km). Como o enunciado trata de uma instituição bancária com estabelecimentos no estado, podemos inferir que não estão na mesma cidade, muito menos todos os estabelecimentos dentro de um raio de 5km.

    Cabe, na interpretação da questão, o SESMT comum:

    4.5.1. Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro II, anexo, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comum
  • Acredito que não seja o caso de SESMT comum pq não se trata de contratação de empresas mas sim de um mesmo banco com vários estabelecimentos.
  • Acredito que há um erro na questão considerando o item da NR 4:

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II,
    anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de
    empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro
    II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

  • De fato, é possível a constituição do SESMT centralizado nesse caso, visto que os estabelecimentos estão no mesmo estado e, isoladamente, não necessitam de constituir SESMT próprio.Todavia, o somatório dos empregados dos estabelecimentos difere em função do grau de risco. Explico: se a empresa é de grau 1(banco, por exemplo) o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número de empregados e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos(percebam que deveria ser calculado dessa forma). Já se a empresa for de graus 2,3 ou 4, o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos. Percebam que,na questão, tomou-se como base o somatório dos números de empregados de todos os estabelecimentos, que é o calculo para estabelecimentos de graus 2,3 e 4. Todavia,o banco possui grau de risco 1, e , por isso, o erro.

  • Mesmo que não percebesse o erro entre COMUM e CENTRALIZADO, Banco é grau de risco 1, para CENTRALIZADO grau de risco 1 o SESMT é dimensionado usando-se o número de empregados do maior estabelecimento mais a média dos demais e não tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados como diz a afirmação. Então mesmo sem perceber a pegadinha, dava para marcar errado.

  • Conforme item 4.2.5 da NR 04, a empresa DEVERÁ constituir SESMT centralizado no caso em tela. O examinador, todavia, utiliza o vocábulo PODERÁ, tornando a assertiva errada. 

    4.2.5. Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR SERÁ FEITO através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho CENTRALIZADOS em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.  

    Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição PODERÁ constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

  • 4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

  • Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, (tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.) ERRADO.

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

    4.2.5.1 Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento dos serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, (considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos, devendo todos os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, assim constituídos, cumprirem tempo integral. RESPOSTA)


ID
96931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Para a elaboração de PPRA, o ruído gerado pelo sistema de resfriamento de um computador (cooler) é considerado agente físico.

Alternativas
Comentários
  • item 9.1.5.1 NR 9 - Consideram-se agentes fisicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais comoruído, vibrações, pressoes anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações nao ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som.

  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • Certo, mas que cooler é esse hein! É um helicoptero? kkk


ID
96934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os fungos, organismos conhecidos como agentes de degradação que produzem mofo, são classificados como agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • Por serem seres vivos, os fungos são considerados agentes biológicos, logo a questão deve ser considerada errada.
  • 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,
    tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não
    ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo
    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da
    atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Errado

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • "9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros."


ID
96937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

A determinação e a localização das fontes geradoras de calor em uma gráfica fazem parte da fase de reconhecimento dos riscos ambientais para a elaboração do PPRA.

Alternativas
Comentários
  • NR 9 item 9.3.3 b) O reconhecimento dos riscos ambientais devera conter a determinação e localização das possiveis fontes geradoras.

  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação;
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;
    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;
    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;
    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do
    trabalho;
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.
  • Certo

     

    Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações já existentes que possam causar dano à saúde do trabalhador. O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

     

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo de exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

     

    Avante!!!

     

  • Certo.

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.


ID
96940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Quando há necessidade de se dimensionar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, deve ser realizada a avaliação qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • errado. a resposta correta é quantitativa (dimensionamento da exposição)
  • Trata-se das etapas  do PPRA item 9.3.1 NR 9 . Um professor me disse uma vez que:

    somente as letras e) monitoramento da exposição aos riscos e f) registro e divulgação dos dados, sao fases quantitativas, sendo portanto a letra c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, uma fase qualitativa ( o que vai de encontro com o gabarito da questao) mas faz sentido ja que para avaliar a exposição dos trabalhadores nao é necessario fazer nenhuma "medição" ( chave da palavra quantitativa)  Mas sera que a palavra dimensionar  quer dizer saber quantos trabalhadores estao expostos ao risco e o CESPE entende que isso é quantificar?

     

  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS):

    (...)

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

    (...)

  • Errado

     

    A avaliação QUANTITATIVA deverá ser realizada sempre que necessária para:

     

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

     

    Avante!!!

  • Q U A N T I T A T I V A


ID
96943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Se comprovada pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, podem ser adotadas medidas de caráter administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO:

    NR 09 - 9.3.5.4

    Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes (...) deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:

    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho


    Bons estudos!

  • Percebemos claramente através deste íten da NR9 que o PPRA baseado apenas em EPIs é precário. Na verdade o EPI deve ser a última alternativa a ser utilizado pela empresa.

    A prioridade será sempre as Medidas de Proteção Coletiva. Agora quando estas:

    - Não forem viáveis tecnicamente;
    - quando não forem suficientes;
    - ou estão em fase de estudo, planejamento ou implantação;
    - Caráter complementar ou emergencial

    Nestas situações listadas acima, a empresa poderá fazer uso de outras alternativas, a saber:

    1° Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    E por último, a utilização dos EPIs.
  • Questão com dubia interpretação, pelo fato de que a literalidade da NR diz que "...deverão..." e o gabarito aceita como correto "...podem ser adotadas..."

    Bons estudos
  • Certo

     

    No caso de inviabilidade de adoção de medidas de controle na fonte geradora ou na trajetória, devem ser adotadas medidas administrativas ou de organização organização do trabalho. Somente caso tais ações não ofereçam proteção efetiva, deverão então ser adotadas medidas que afetam diretamente o trabalhador, ou seja, a obrigatoriedade de uso de equipamento de proteção individual (EPI).

     

    Avante!!!

     

     

  • Sei que a Cespe é maldosa, mas dessa vez ela se superou! :D

  • É possivel instalar 2 SO sim,,más não é possível usa-los simultaneamente, a não ser que seja em uma maquina virtual.


ID
96946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os dados de PPRA devem ser mantidos em arquivos adequados por um período mínimo de dois anos.

Alternativas
Comentários
  • errado. sao 20 anos. nr 09. item 9.3.8.2
  • 20 anos. Item 9.3.8.2 NR 9.

  • Errado

    A forma de registro do PPRA pode ser eletrônica ou a empresa pode optar por ter cópias impressas arquivadas. Lembrando que o documento deve estar disponível no estabelecimento para ser apresentado à fiscalização. No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!


ID
96955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta
segunda-feira, antes do Natal 2009, durante um incêndio em uma
residência em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com
informações da Polícia Militar, o fogo começou com um curtocircuito
na rede elétrica, que pode ter sido causado pelas luzes da
árvore de Natal. Alguns cômodos da casa foram atingidos pelas
chamas. As duas pessoas que estavam no local sofreram
queimaduras. Uma delas sofreu queimaduras leves e a outra, de
segundo grau, no corpo e no rosto, e está internada no Pronto
Socorro da cidade.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir a
respeito da legislação de segurança e de noções de primeiros
socorros.

A exigência de segurança em eletricidade prevista na NR 10 não é aplicável à situação de instalação de enfeites de Natal no prédio de uma instituição bancária, por se tratar de instalação temporária.

Alternativas
Comentários
  • Errada!A provisoriedade da instalação não intefere na obrigatoriedade de observância das normas de segurança do trabalho.É enfatizado na NR10 que TODAS intervenções de trabalhadores em instalações elétricas devem ser precedidas de medidas preventivas contra o risco de choques elétricos e outros riscos adicionais, mediante técnicas análise de risco.
  • ERRADO

    Segundo a NR 10:

    10.2.8.1 Em todos os serviços executados em 
    instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

    Bons estudos!

ID
96973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Com a contratação do técnico de segurança, a empresa estava cumprindo as determinações da NR 4, a respeito da SESMT.

Alternativas
Comentários
  • A jornada de trabalho do técnico é de 8 horas item 4.8. NR04
  • Apenas corrigindo a redação do colega acima em que empregou, de forma equivocada, o pronome relativo "onde". Esse somente pode ser utilizado ao fazer referência a lugar (fictício ou real). 
  • USO DA PALAVRA ONDE ( Professor Pascoale )

    O professor Pasquale fala de um assunto que é muito comum em abordagens oficiais da língua, o uso da palavra onde

    É chamada a atenção para dois pontos: 
    1º- A palavra onde indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar não 
    esteja presente. 
    - Não se deve confundir onde com aonde. O a da palavra aonde é a preposição a que se acrescenta e que indica 
    movimento, destino. O aonde só pode ser usado quando na expressão existir a idéia de destino. 

    Ex: Ir a algum lugar. 
    Chegar a algum lugar. 
    Levar alguém a algum lugar. 
    Dirigir-se a algum lugar. 

    Não se pode usar aonde com o verbo morar. 
    Ex: Aonde você mora? Errado. O certo é “Onde você mora ?”/ “Em que lugar você mora?” 

    Me parece que o colega usou corretamente a palavra "Onde". O local a que ele se refere é a NR-4. Lugar real. 

  • O número de empregados informado é 123 e considerando o grau de risco 3 (Instalações elétricas, hidráulicas e outras instalações em construções) a empresa, conforme Quadro II da NR-04, deveria ter contratado um TST antes de iniciar a obra e o mesmo deveria atuar integralmente, ou seja, 8h/dia.
  • Com a contratação do técnico de segurança por tempo parcial (de apenas 3 horas por dia), a empresa, segundo as determinações da NR4, não estava em cumprimento da legislação. Segundo a NR4,  empresa é obrigada a manter o técnico de segurança por trabalho permanente de 8 horas diárias, assim como está especificado no Quadro II da NR4.

    Alternativa correta: ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Tempo parcial só é permitido para os integrantes de nível superior.


ID
96979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os exames admissionais devem ser custeados pelo empregador.

Alternativas
Comentários
  • Art. 168 da CLT  
    Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho:

     I - a admissão; 

     II - na demissão;

     III - periodicamente.

  • Gabarito: Certo 7.3.1. Compete ao empregador: b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

ID
96982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

A empresa contratada tem o direito de indicar um membro para a CIPA da contratante.

Alternativas
Comentários
  • Compete aos empregados:1. eleger seus representantes na CIPA;2. indicar à CIPA e ao SESMT situações de risco e apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho;3. observar as recomendações, quanto à prevenção de acidentes, transmitidas pelos membros da CIPA. CIPA:Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  • As cipas devem atuar em conjunto, mas são distintas
  • A questão está errada, porém a resposta está um pouco além do referido pelos colegas.Em primeiro lugar, como se trata de serviços relacionados à reforma e manutenção predial, as disposições relacionadas à constituição da CIPA devem ser retiradas da NR18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil).Depois, como os serviços superam 180 dias, é obrigatória a constituição de CIPA pela empresa de manutenção (não se podendo falar em Cipa provisória).Ainda, como o canteiro de trabalho tem mais de 70 trabalhadores, é necessário a organização de uma CIPA no estabelecimento (sequer pode ser a Cipa centralizada da empresa).Por fim, a indicação de um representante para a Cipa do contratante só é exigida quando as especificações acima não forem atingidas.
  • Pessoal,acredito que a Nr 5 que dispoe sobre a Cipa não dispoe desse procedimento dito na questao...vejam a íntegra das "contratantes e contratadas" da NR 5



    DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 
    5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para 
    fins de aplicação desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 
     
    5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da 
    empresa contratante deverá, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de 
    integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões das CIPA existentes no 
    estabelecimento. 
     
    5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, deverão implementar, de forma 
    integrada, medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a 
    garantir o mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde a todos os trabalhadores do estabelecimento 
     
    5.49 A empresa contratante adotará medidas necessárias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os 
    designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informações sobre os riscos 
    presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteção adequadas. 
     
    5.50 A empresa contratante adotará as providências necessárias para acompanhar o cumprimento pelas empresas 
    contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurança e saúde no trabalho. 

ID
96985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

A interdição total da obra poderá ser declarada pela secretaria regional do trabalho e emprego local, se a decisão for fundamentada em laudos técnicos de irregularidades.

Alternativas
Comentários
  • A obra é embargada e uma máquina é interditada 

  • NR 3 Embargo ou Interdição
     
    A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O embargo importara na paralisação total ou parcial da Obra.
  • NO caso o item estaria todo correto se nao fosse a palavra Interdição. Quando se referir a uma OBRA, a palavra é embargar, mais se for referente à uma maquina, setor de serviço aí sim a palavra é interdição. Uma pegadinha, portanto,é necessário prestar bastante atenção! :D
  • Acho que ainda há mais um equívoco! O embargo de uma obra ou a interdição de um setor, equipamento... pode ser feito pela SRTE- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e não pela "secretaria regional do trabalho e emprego local", como escrito na questão. É preciso atenção!
  • somente o se embarga, canteiro, setor, estabelecimento, maquina, frente de trabalho etc...sempre se interdita

  • ERRADO.

    Interdição NNNÂÂOOOOO. EMBARGO......

  • A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O emBARgo importara na paralisação total ou parcial da oBRA.

  • Art . 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente, poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
96988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Para evitar distração ou fadiga do trabalhador, a aplicação de cores no ambiente de trabalho deve ser a mais reduzida possível.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 26

    26.1.4 O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador
    .

ID
96991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Segundo a referida legislação, as bombas de incêndio devem ser pintadas na cor vermelha.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 26

    26.1.5.2 Vermelho.

    O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).

    É empregado para identificar: 
    - caixa de alarme de incêndio; 
    - hidrantes; 
    - bombas de incêndio; 
    - sirenes de alarme de incêndio; 
    - caixas com cobertores para abafar chamas; 
    - extintores e sua localização; 
    - indicações de extintores (visível a distância, dentro da área de uso do extintor); 
    - localização de mangueiras de incêndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho); 
    - baldes de areia ou água, para extinção de incêndio; 
    - tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água; 
    - transporte com equipamentos de combate a incêndio; 
    - portas de saídas de emergência; 
    - rede de água para incêndio (sprinklers); 
    - mangueira de acetileno (solda oxiacetilênica).

  • COMPLEMENTANDO O QUE O THIAGO ALVES ESCREVEU:

     

    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar
    tubulações empregadas para a condução de líquidos
    e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas
    técnicas oficiais
    .
     

     

    De acordo com NBR 6493 de 1994


    http://gsea.com.br/normasabnt/NBR7195_Cores_para_seguranca.pdf

     

    4 Condições gerais

     

    3.1.1 Vermelha

    3.1.1.1 É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.

    3.1.1.2 A cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo.

    3.1.1.3 A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botões interruptores para paradas de emergência.

    3.1.1.4 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxigênio de cor verde).

  • Como a questão pede de acordo com NR-26 está desatualizada.


ID
96994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Se as canalizações de água potável de uma empresa estiverem pintadas na cor amarela, não há desconformidade com a legislação.

Alternativas
Comentários
  • Norma Regulamentadora NR-26Cor na segurança do trabalho.Amarelo:Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:-partes baixas de escadas portáteis;-corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;-espelhos de degraus de escadas;-bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter corrimões;-bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;-faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;-meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;-paredes de fundo de corredores sem saída;-vigas colocadas a baixa altura;-cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;-equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes, vagonetes, reboques, etc.;-fundos de letreiros e avisos de advertência;-pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;-cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;-bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;-pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.
  • Resposta: ERRADO, porque desconformidade em pintar canalizações de água POTÁVEL de amarelo.
    O que diz a NR 26 sobre canalizações de ÁGUA:
    26.1.5.2 Vermelho
    - rede de água para incêndio (sprinklers);
    - tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água;

    26.1.5.7 Verde.
    - canalizações de água;


    26.3.1 Obrigatoriamente, a canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais.

  • Questão desatualizada!
  • A NR 26 foi atualizada em 2011

    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011)
    26.1 Cor na segurança do trabalho
    26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
    26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
    26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
  • Para tubulações industriais utiliza-se a NBR 6493/1994:

  • estamos em 2019 ainda cai cores, citando nr 26, e tem nego desde 2013 ai falando em desatualização, ao ler a NR, verás que ela cita NT, o que permite validações fora da NR.

  • Azul, segundo a NBR 6493

ID
96997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

A exigência da NR 26 não está sendo atendida se os eletrodutos de uma empresa estiverem pintados na cor preta.

Alternativas
Comentários
  • certo. a cor preta deve ser usada para canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. item 26.1.5.5. NR 26
  • Não está sendo atendida!.....corretoConforme a NR-26: eletrodutos devem ser pintados de Cinza Escuro. (cinza claro é para canalizações em vácuo)Preto é utilizado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. ex: óleo lubrificante, asfalto, alcatrão,...O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.
  • A questão está desatualizada.
  • Cores Padrão de Tubulações

    Cores

    Prediais

    Industriais

    Vermelho

    Incêndio

    Combate - Incêndio

    Verde

    Água Fria

    Água Fria

    Amarelo

    Gás

    Gases Não Liquefeitos

    Laranja

    Água quente

    Ácido

    Marrom

    Águas pluviais

    vaga

    Branco

    Ar comprimido

    Vapor

    Cinza Claro

    -

    Vácuo

    Cinza Escuro

    Eletricidade

    Eletrodutos

    Lilás

    -

    Àlcalis

    Azul

    -

    Ar comprimido

    Preto

    Esgoto

    Inflamáveis e Combustíveis de Alta Viscosidade

    Alumínio

    -

    Gases Liquefeitos e Combustíveis de Baixa Viscosidade



ID
97000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

Entre os EPIs para proteção dos membros superiores, incluemse: luva de segurança, para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes; creme protetor; manga de segurança, para proteção do braço e do antebraço contra choques elétricos; braçadeira de segurança, para proteção do antebraço contra agentes cortantes; e dedeira de segurança, para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI)/ ANEXO I - LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

    (...)

    F - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES
    F.1 - Luva
    a) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;
    b) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;
    c) luva de segurança para proteção das mãos contra choques elétricos;
    d) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes térmicos;
    e) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes biológicos;
    f) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes químicos;
    g) luva de segurança para proteção das mãos contra vibrações;
    h) luva de segurança para proteção das mãos contra radiações ionizantes.
    F.2 - Creme protetor
    a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos, de acordo com a
    Portaria SSST n.º 26, de 29/12/1994.
    F.3 - Manga
    a) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra choques elétricos;
    b) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes abrasivos e escoriantes;
    c) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes cortantes e perfurantes.
    d) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra umidade proveniente de operações com uso de
    água;
    e) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes térmicos.
    F.4 - Braçadeira
    a) braçadeira de segurança para proteção do antebraço contra agentes cortantes.
    F.5 - Dedeira
    a) dedeira de segurança para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.

    (...)

  • Creme é um EPI? WOW


ID
97003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe a funcionário designado recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI):

    (...)

    6.5.1. Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador.

    (...)

  • 6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco,
    mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e
    trabalhadores usuários. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

    O texto da NR 06 mudou.....
  • sgundo nr 6 - 6.5.1 "Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco,
    mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e
    trabalhadores usuários."

    Então nesta situação, a qual não há CIPA, o empregador é quem escolhe o EPI e não o funcionário.
  • Então, na verdade, o item está errado??

    alguém sabe gabarito definitivo? Pq o CESPE está dando como item certo..
  • O edital dessa prova saiu antes da mudança na NR6, então na época da prova essa questão estaria correta (como foi no gabarito). Porém hoje em dia, essa questão seria dada como errada!

    eis a 'nova' redação(desde dezembro de 2010) sobre quem recomenda o EPI adequado:

    6.5 Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ouvida a 
    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI 
    adequado ao risco existente em determinada atividade. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)
     
         6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco
         mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e 
         trabalhadores usuários. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

    Portanto a partir de dezembro de 2010, quem deve recomendar é o SESMT, sendo ouvida a CIPA e os trabalhadores. E nas empresas que não possuem o SESMT, cabe ao próprio empregador diretamente escolher o EPI adequado, orientado por profissional habilitado e ouvindo a CIPA

ID
97006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

O empregador tem a responsabilidade de fornecer ao trabalhador somente EPI aprovado pelo órgão nacional competente, de orientar e treinar o funcionário quanto ao uso adequado, à guarda e à conservação do equipamento e, quando danificado ou extraviado, substituí-lo imediatamente, além de responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI e exigir o seu uso pelo trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI):

    (...)

    6.6.1. Cabe ao empregador quanto ao EPI :
    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
    b) exigir seu uso;
    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
    h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

    (...)

  • A guarda e a conservação dos equipamentos não são responsabilidades do EMPREGADOR e sim do EMPREGADO então a resposta esta ERRADA.
  • A guarda e a conservação dos equipamentos não são responsabilidades do EMPREGADOR e sim do EMPREGADO então a resposta esta ERRADA.(2)
  • Galera,

    a questão está CORRETA.

    item 6.6.1. Cabe ao EMPREGADOR:

    d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação

    item 6.7.1. Cabe ao EMPREGADO:

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação










     

  • Pessoal!
    O gabarito da questão está errado!
    Cabe ao EMPREGADOR orientar e treinar o trabalhador para que guarde e conserve o EPI. Tanto é assim que a NR fala da competência do EMPREGADO na guarda e conservação do EPI. Portanto, não será  o Empregador que vai guardar e manter em estado de conservação para uso no dia seguinte. O Empregador entrega o EPI ao empregado, sob cautela, para que este use, guarde e conserve o EPI.
  • Perfeito o raciocínio do colega Milson! Porém para essa questão o que vai contar é o texto da norma, como citado pelo colega Marcio:
    item 6.6.1. Cabe ao EMPREGADOR:
    d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação
    item 6.7.1. Cabe ao EMPREGADO:
    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação
  • Eu errei a questão, ai qndo li de novo e vi os comentários, entendi.

    Na verdade ela é de difícil compreensão, ainda se ler rápido, pode ficar ambíguo o entendimento.
    O empregador ORIENTA qnto a guarda e conservação que é OBRIGAÇÃO do empregado fazê-lo. As vírgulas confundem, mas leiam de novo.

    -..de orientar e treinar o funcionário quanto ao uso adequado, à guarda e à conservação do equipamento ..

    Está correto =/
  • galera ta ruim no português ein!!! o loco, para achar essa questão errada o problema nem é saber a NR e sim o português, olha o "a com crase, verbo elíptico.

  • 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

    b) exigir seu uso;

    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de

    segurança e saúde no trabalho;

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

    h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema

    eletrônico.

    OBS: Atentar para o item d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; e não confundir com a obrigação do Empregado item 6.7.1. b) responsabilizar-se pela guarda e conservação.

    Ou seja, é obrigação do trabalhador (empregado) guardar e conservar o EPI, mas a obrigação de orienta-lo como fazer isso adequadamente é do empregado.

    Portanto a alternativa está CORRETA.


ID
97012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ruído, vibrações e variações térmicas são exemplos de riscos físicos que afetam o trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS)

    (...)

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    (...)

  • fara o trt 16?
  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
97018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Insalubridade é a exposição do trabalhador, dentro do limite de tolerância, a um agente nocivo à sua saúde, quando exercendo atividade na empresa.

Alternativas
Comentários
  • exposição acima do limite de tolerância e não dentro do limite de tolerância.
  • NR 15, Artigo 189 da CLT:
    Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
  • , dentro do limite de tolerância,(erro)

    Acima dos limites de tolerância  (Correto)


ID
97024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

CIPA é uma comissão composta exclusivamente por representantes dos empregados que tem a missão de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.

Alternativas
Comentários
  • a CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador...
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador
  • DA ORGANIZAÇÃO


     5.6 A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.


ID
97030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O PCMSO estabelece o controle de saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e o obriga à realização de exames médicos admissionais, de mudança de função ou de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de exame médico periódico.

Alternativas
Comentários
  • Obrigatoriedade: mudança de função, admissional, demissional, periódico e de retorno ao trabalho...
  • 7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
     
    a)       admissional; (107.008-8 / I3)
    b)       periódico; (107.009-6 / I3)
    c)       de retorno ao trabalho; (107.010-0 / I3)
    d)       de mudança de função; (107.011-8 / I3)
    e)       demissional. (107.012-6 / I3)
     
    7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:
     
    a)       avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; (107.013-4 / I1)
    b)       exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos. (107.014-2 / I1)
  • Não custa acrescentar o artigo da CLT que trata do assunto:
     

    Art. 168 - Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas (já expedidas na NR7) pelo Ministério do Trabalho:

            I - a admissão;

            II - na demissão;

     

            III - periodicamente.
    (...)

  • é o tipo de questão que se tivesse errada, teria a justificativa, devido as exceções dos exames de função, onde não altera o risco, não havendo necessidade de novos exames, mesmo mudando a função, e no caso de retorno, onde o retorno abaixo de 30 dias, não tem a necessidade de outro exame.


ID
97033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no item 9.1.1 da NR 9.

  • Segue: 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de 
    todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de 
    Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da 
    antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que 
    venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos 
    naturais.
  • Certo.

    9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

  • GOSTEI


ID
97036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

Aterramento elétrico, sistema de enclausuramento, para-raios e equipamentos de proteção contra incêndio são equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Alternativas
Comentários
  • CERTO ( EQUIPAMENTOS PARA PROTEGER A COLETIVIDADE)

  • Certo.

    A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.


ID
97039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe A quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc.

Alternativas
Comentários
  • Incêndio classe A é o que ocorre em combustíveis sólidos que queimam na superfície e em profundidade e que deixam resíduos. ex: madeira, papel, tecido.

ID
97042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Fogo classe B ocorre em materiais considerados inflamáveis, tais como óleo, graxa, verniz, tinta e gasolina, que queimam somente em sua superfície, sem deixar resíduos.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIOSClasse A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

ID
97045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe C são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeiras, papel, fibra etc.

Alternativas
Comentários
  • Classe C: equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.9 Classes de fogo.
    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:
    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;
    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    (...)


ID
97048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio, podem causar fogo classe D.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIO
    O incêndio caracteriza-se pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem cinco classes de incêndio, indentificadas pelas letras A,B,C,D e K.
     
     
     
    Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.
     
    Classe B - Ocorre quando a queima acontece e líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.
     
    Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
     
    Classe D - Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.
     
    Classe K - Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

     


ID
97051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

A água nunca deve ser empregada no combate aos fogos classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina; nem nos de classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; ou nos de classe D.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.10.4 A água nunca será empregada: (Alterado pela Portaria SIT n.º 24, de 09 de outubro de 2001)
    a) nos fogos da Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
    b) nos fogos da Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e
    c) nos fogos da Classe D.

    (...)

  • A NR 23 foi atualizada em 06/05/2011 e não constam mais essas disposições.

    Vejam:

    23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação 
    estadual e as normas técnicas aplicáveis.
    23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
    a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
    b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
    c) dispositivos de alarme existentes.
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho não necessitam estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

Alternativas
Comentários
  • Errada!Literalidade de disposição da NR17 (Ergonomia) contraria a assertiva:"17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado."

ID
97057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, deve ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado para proporcionar boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR - 17:



    17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:
     
    a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e
    operação, evitando movimentação freqüente do pescoço e fadiga visual;
     
    b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou
    de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

ID
97060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Os riscos ergonômicos não fazem parte dos aspectos a serem considerados para a elaboração do mapa de riscos.

Alternativas
Comentários
  • O mapa de riscos é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores da empresa. Trata-se de identificar situações e locais potencialmente perigosos. Os tipos de risco são agrupados em 5 grupos, classificados pelas cores: vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada gurpo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

  • PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

     


ID
97063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

O empregador fica obrigado a realizar, periodicamente, a avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, com base no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.

Alternativas
Comentários
  • Errada.A NR17 orienta-se em direção exatamente contrária:"17.6.4 - o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie."

ID
97066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, a fim de não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR - 17:



    17.2.5. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
  • É importante observarmos que embora a NR-17 contenha uma proteção genérica do trabalhador, no que se refere ao transporte de cargas, ela NÃO determina qual o peso MÁXIMO a ser transportado.

    Já a CLT determina:

    Trabalhadores do sexo masculino: 60kg

    Art . 198 - É de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

    Trabalhadoras do sexo feminino e menores: 25 KG

    Art. 390 - Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.
     

ID
97069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Na umectação, um método usado na indústria de cerâmica, as peças de cerâmica são molhadas para evitar a emanação de poeira quando da sua manipulação.

Alternativas
Comentários
  •  Umectação

    É um antigo método usado na industria cerâmica inglesa, permanecendo até os dias de hoje, em que as peças de cerâmica são molhadas, evitando-se a emanação de poeira quando da sua manipulação.

    Exemplo: perfuração de minas, britadores , moinhos , etc.


ID
97072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação geral diluidora consiste em insuflar o ar no ambiente ocupacional, ou em exaurir o ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a parte de "exaurir o ar desse ambiente".
  • Está corretíssima!
    A ventilação geral é mecânica o ar pode ser insuflado(pressão positiva) ou exaurido (pressão negativa) para o ambiente externo
  • Ventilação Geral Diluidora - combina a ventilação e a exaustão mecânica, proporcionando uma troca de ar constante, um fluxo laminar suave e ambiente limpo.


ID
97075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Para a classificação dos sistemas de ventilação, é preciso levar em conta a finalidade a que se destinam. Dessa forma, os objetivos da ventilação são: ventilação para manutenção do conforto térmico, ventilação para manutenção da saúde e segurança do homem e ventilação para conservação de materiais e equipametos.

Alternativas
Comentários
  • objetivo sempre deixar o ambiente salubre

  • Como ventilação industrial entende-se o processo de retirar ou fornecer ar por

    meios naturais ou mecânicos de, ou para, um recinto fechado. O processo de ventilação

    têm por finalidade a limpeza e o controle das condições do ar, para que homens e

    máquinas convivam num mesmo recinto sem prejuízo de ambas as partes.

  • Para classificar os sistemas de ventilação é necessário levar em consideração a finalidade a que se destinam. As finalidades da ventilação podem então ser:

    a) Ventilação para a manutenção do conforto térmico,

    - ela restabelece as condições atmosféricas num ambiente alterado pela

    presença do homem

    - refrigera o ambiente no verão

    - aquece o ambiente no inverno

    b) Ventilação para a manutenção da saúde e segurança do homem,

    - reduz concentrações no ar de gases, vapores, aerodispersóides em geral,

    nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde;

    - mantém concentrações de gases, vapores e poeiras, inflamáveis ou explosivos

    fora das faixas de inflamabilidade ou explosividade,

    c) Ventilação para a conservação de materiais e equipamentos

    - reduz o aquecimento de motores elétricos, máquinas, armazéns ventilados com

    o fim de evitar deterioração.


ID
97078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação, empregada para qualquer finalidade, pode ser classificada nos tipos natural, geral, geral para conforto térmico, geral diluidora e local exaustora.

Alternativas
Comentários
  • vou dividir de uma forma melhor para vocês entenderem e ter como anotação

    1 - VENTILAÇÃO NATURAL

    2 - VENTILAÇÃO GERAL (MECÂNICA)

    2.1 - VENTILAÇÃO GERAL PARA CONFORTO TÉRMICO

    2.2. - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA

    2.2.1 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR INSUFLAMENTO

    2.2.2 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR EXAUSTÃO

    3 VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA.


ID
97081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases e vapores, para reduzir o risco de doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos e vapores.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 

    Perfeito o conceito utilizado pela banca. Contribuindo para o entendimento, vamos a alguns exemplos:
    Evitar a dispersão: a utilização de coletores próximos as fontes de agentes, exemplo na galvanoplastia em que é indicado a utilização de captores próximo a fonte de produção de fumos. 
    Diluir a concentração: com a utilização de uma ventilação geral ou uma local exaustora se consegue reduzir a concentração de agentes no ambiente. Exemplo em um setor de soldas, se indica a instalação de exaustores próximos ao trabalhador e também ventilação geral para evitar a concentração de fumos. 

ID
97084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de emergência devem ser fechadas pelo lado externo, fora do horário de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    (...)

  • 23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.
  • De acordo com a nova redação dada pela portaria SIT 221/2011
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correto, conforme o item 23.3.1 da NR 23
  • Questão desatualizada. NR 23 não possui mais esse texto.

  • DESATUALIZADA

  • CORRETA, conforme a NR. ao citar normas técnicas vigentes, ela aborda TODAS NT DO CORPO DE BOMBEIROS E NBR.

    de desatualizado só ta a pessoa.


ID
97090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Em comunicações internas, é permitido o uso de portas verticais, de enrolar e giratórias.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas.

    (...)

  • Questão desatualizada.

  • As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho


ID
97093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, sendo proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

Alternativas
Comentários
  •                                                     23.3.5
    As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
  • Questão desatualizada conforme NR-23.

    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se
    encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.


ID
97096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Durante as horas de trabalho, as portas poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente a partir do interior do estabelecimento ou do local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  NR-23

    23.3 Portas.
    23.3.1 As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho. (123.010-7 / I2)
    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas. (123.011-5 / I3)
    23.3.3 Todas as portas de batente, tanto as de saída como as de comunicações internas, devem:
    a) abrir no sentido da saída; (123.012-3 / I2)
    b) situar-se de tal modo que, ao se abrirem, não impeçam as vias de passagem. (123.013-1 / I2)
    23.3.4 As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas escadas. (123.014-0 / I2)
    23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
    23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2)
    23.3.7 Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (123.017-4 / I2)
    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho. (123.018-2 / I3)

     

  • Novo texto da NR 23:

    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


ID
97099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das cores que devem ser usadas nos
locais de trabalho para prevenção de acidentes.

O verde é a cor que caracteriza segurança.

Alternativas
Comentários
  • O verde é a cor que caracteriza "segurança".Deverá ser empregado para identificar:-canalizações de água;-caixas de equipamento de socorro de urgência;-caixas contendo máscaras contra gases;-chuveiros de segurança;-macas;-fontes lavadoras de olhos;-quadros para exposição de cartazes, boletins, avisos de segurança, etc.;-porta de entrada de salas de curativos de urgência;-localização de EPI; caixas contendo EPI;-emblemas de segurança;-dispositivos de segurança;-mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).
  • Questão desatualizada. A NR 26 foi atualizada em 2011 e dela não constam mais especificações quanto às cores.
    Vejam:
    26.1 Cor na segurança do trabalho
     
    26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
     
    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
     
    26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
     
    26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
     

ID
97102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das cores que devem ser usadas nos
locais de trabalho para prevenção de acidentes.

Quando do uso e da movimentação de equipamentos que estão em serviço, o amarelo é utilizado para indicar Cuidado!.

Alternativas
Comentários
  • Item 26.1.5.3 Amarelo.

    Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.
    O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:
    - partes baixas de escadas portáteis;
    - corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;
    - espelhos de degraus de escadas;
    - bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter
    corrimões;
    - bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;
    - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;
    - meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;
    - paredes de fundo de corredores sem saída;
    - vigas colocadas a baixa altura;
    - cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;
    - equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes,
    vagonetes, reboques, etc.;
    - fundos de letreiros e avisos de advertência;
    - pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;
    - cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;
    - bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);
    - comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;
    - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.
    Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a
    visibilidade da sinalização.
  • 26.1.5.6 Azul. (126.007-3 / I2)
    O azul será utilizado para indicar "Cuidado!", ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço.
    Fonte: 
    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr26.htm

  • 26.1.5.3 Amarelo.


    Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.


    O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:


    - partes baixas de escadas portáteis;
    - corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;
    - espelhos de degraus de escadas;
    - bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter
    corrimões;
    - bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;
    - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;
    - meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;
    - paredes de fundo de corredores sem saída;
    - vigas colocadas a baixa altura;
    - cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;
    - equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes,
    vagonetes, reboques, etc.;
    - fundos de letreiros e avisos de advertência;
    - pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;
    - cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;
    - bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);
    - comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;
    - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.
    Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a
    visibilidade da sinalização.

  • Desatualizada..NR 26 não trás mais mais essa classificação (atualização Portaria MTE n.º 704, de 28 de maio de 2015)

  •  Está correta de acordo com a NBR-7195,porém em relação à NR-26 desatualizada.

    3.1.3 Amarela
    É a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por
    exemplo, em:

    l) equipamentos de transporte e movimentação de
    materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes
    rolantes, pórticos, guindastes, vagões e vago-netes
    de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas
    cabines, caçambas e torre.


ID
103873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), julgue os itens a seguir.

É responsabilidade do empregador treinar o trabalhador quanto ao uso adequado dos EPI e responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica destes.

Alternativas
Comentários
  • item 6.6.1 f da NR 6

  • A NR-6, responde a essa questão com o item:

    6.10. Restauração, lavagem e higienização

    6.10.1. Os EPI passíveis de restauração, lavagem e higenização, serão definidos pela comissão tripartite constituída, na forma do disposto no item 6.4.1, desta NR, devendo manter as características de proteção original.

    Comentário:  Desta forma fica claro que é responsabilidade do empregador treinar o trabalhador quanto ao uso dos EPI's e também a higienização como a manutenção.

  • Pensei que a responsabilidade de higienização seira do Empregado!

    Entretanto a o intem 6.6.1 diz que:

    Responsabilizar-se pela higienização.

     

    Cuidado!

  • A NR 6, no item 6.6.1, aponta a responsabilidade do empregador.  A responsabilidade é colocada no empregador para que ele se resonsabilize com todo o processo de Segurança ao trabalhador dentro da empresa, pois é ele que fornece e quem responde pelos acidentes ocorridos dentro da empresa.

    6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:
    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
    b) exigir seu uso;
    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no
    trabalho;
    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
    h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
    (Inserida pela Portaria SIT n.º 107, de 25 de agosto de 2009)
  • Certo.

    "6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

    b) exigir seu uso;

    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico."

    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm


ID
103876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), julgue os itens a seguir.

Suponha que o órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recolheu amostras de EPI disponíveis para comercialização submetendo-as a análise. Nessa situação, é correto afirmar que o órgão está cumprindo com uma de suas competências.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI):

    (...)

    6.11.2. Cabe ao órgão regional do MTE:
    a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI;
    b) recolher amostras de EPI; e,
    c) aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.

    (...)

  • submetendo-as a análise acredito que a análise é por conta do órgão nacional, porém o gabarito esta correto, pois ele não afirma que o regional faça a análise apenas recolhe para que o EPI seja submetido a futuras análises... só para ter um ponto de atenção.

  • NR6

    6.11.1- Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho:

    a) cadastrar o fabricante ou importador de EPI;

    b) receber e examinar a documentação para emitir ou renovar o CA de EPI;

    c) estabelecer, quando necessário, os regulamentos técnicos para ensaios de EPI;

    d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador;

    e) fiscalizar a qualidade do EPI;

    f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e

    g) cancelar o CA.

    Talvez esteja errado, mas a responsabilidade de recolher os EPI e do orgão regional e as Análises e feita pelo orgão nacional


ID
103879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), julgue os itens a seguir.

Creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos não é considerado EPI.

Alternativas
Comentários
  • Errada!A Norma Regulamentadora nº 06 (NR 06), editada pelo Ministério do Trabalho, traz disposições relativas aos Equipamentos de Proteção Individual.Nela, em lista anexa, são listadas as espécies de EPIs, conforme os riscos a que se dirigem. No tópico relativo aos EPIs para proteção de membros superiores, assim está disposto:"F.2 - Creme protetora) Creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos, de acordo com a Portaria SSST nº 26, de 29/12/1994"Além dele, há previsão de luva, manga, braçadeira e dedeira.
  • NR-06 ANEXO I

    F.2. Creme protetor

    a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos.

    PROTETOR SOLAR, NÃO É EPI

    CREME PROTETOR DE SEGURANÇA É EPI


ID
103882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), julgue os itens a seguir.

Ao demarcarem com placas e fita zebrada uma área para manutenção de um bueiro, os trabalhadores utilizaram EPC.

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de EPC: 

    • correntes de isolamento; 

    • corrimão; 

    • etiquetas de bloqueio de chave ou equipamentos; 

    • extintor de incêndio; 

    • sinalização e etc. 


  • CERTO ( PROTEGER UM GRUPO DE PESSOAS )

  • errado. questão desatualizada. sinalização não é epc
  • Banca Considerou os itens de sinalização como EPC!


ID
103903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma manutenção periódica na casa de máquinas do
sistema de condicionamento central de ar de determinada empresa,
os técnicos observaram pó de lã de vidro depositado nos filtros e
nos dutos. Na bandeja de condensação, detectaram água com
biofilme e alguns insetos em decomposição. Considerando como
fonte do ruído apenas os 2 equipamentos da sala de máquinas, o
ruído equivalente medido foi de 90 dB (A).

Com base nessa situação hipotética e na legislação sobre riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Para a medição do nível de ruído, é correto que o técnico use um decibelímetro.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Nível de ruído = decibelímetro
    Dose (se não quiser ter muito trabalho usando o decibelímetro e fazer as integrações) = dosímetro
  • O decibelimetro mede um "flagrante" de ruido, ou seja, o momento/instante que o se aciona, pra medição da pressão sonora que o ouvido recebe ou aguenta (decibéis), servindo apenas pra medição de incômodo (reclamação, denuncia, etc). 

    Já o dosimetro de ruido é um aparelho trabalhista, programado, onde mede ruidos durante o trabalho, com computação interna do niveis máximos tolerados e tempo de audição, relatando após horas de audição, se tais ruidos ultrapassam ou não por horas de medição, as normas da ABNT.

    Fonte: Yahoo respostas

  • Favor não colocar Fonte: Yahoo Respsotas, tem muita coisa errada por lá.


ID
103906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma manutenção periódica na casa de máquinas do
sistema de condicionamento central de ar de determinada empresa,
os técnicos observaram pó de lã de vidro depositado nos filtros e
nos dutos. Na bandeja de condensação, detectaram água com
biofilme e alguns insetos em decomposição. Considerando como
fonte do ruído apenas os 2 equipamentos da sala de máquinas, o
ruído equivalente medido foi de 90 dB (A).

Com base nessa situação hipotética e na legislação sobre riscos
ambientais, julgue os itens a seguir.

Considerando que ao desligar um dos equipamentos o nível de ruído passou para 87 dB(A), é correto afirmar que as duas máquinas produzem igual nível de ruído.

Alternativas
Comentários
  • O q isso tem a ver com a NBR 14.001?
  • O decibéis não pode ser somado aritimeticamente.

    NPS = 10log ( 100.1x87 + 100,1x87) = 90,01 db(A)

    NPS = 10log(100,1xF1+100,1xF2+100,1xF3+.....)
  • NPS = 87 + 10log (2)

    NPS = 87 + 3 = 90dB

     

  • Decibel por ser uma escala logarítmica, considera-se que em potencia sonora uma diferença de 3dB é metade da potência, portanto se for desligada uma máquina e medição representou uma queda de 3dB, ela representa metade da potencia que para este caso, é igual a outra máquina. logo 84dB é o ruído proveniente de outras fontes além dessas.

  • correto a alternativa do Fabiano santos, no caso do Daniel Munhoz, ele usou a fórmula para diferentes níveis de ruídos em um espaço, pode ate bater resultado por ser duas máquinas, além de ser bem mais complicado..


    uma dica importante, é legal decorar que 10log(2) = 3... pois esse é o valor de dobra, caso a banca cobre uma pequena formula, comprovando de onde vem o valor de dobra 3... é bom lembrar desse log. abraço.


    Por isso devemos levar para a vida que o fator de dobra 5 (de acordo com a NR15)... É UNICAMENTE indenizatório... ele não tem valor previdenciário. não tem de onde tirar dobra 5... foi colocado forçadamente na NR por questões políticas, tripartite, entre os empresários e o meio político... ficando de fora o trabalhador.


    muitas questões, coloca dobra 3 ou dobra 5... e a gente fica perdido será que aceito como NR 15 ou como NHO1... a dica para ganhar um possível recurso é aceitar dobra 5 apenas quando for citado de forma clara em enunciado a nr15, para outras opções, você terá argumento e muitos para justificar ter aceitado dobra 3.


ID
103939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
(PCMSO), julgue os itens subsequentes.

O PCMSO deve incluir, no mínimo, os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais, sendo obrigatória a realização de avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental.

Alternativas
Comentários
  • 7.4. Do desenvolvimento do PCMSO.7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:a) admissional; (107.008-8 / I3)b) periódico; (107.009-6 / I3)c) de retorno ao trabalho; (107.010-0 / I3)d) de mudança de função; (107.011-8 / I3)e) demissional. (107.012-6 / I3)7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; (107.013-4 / I1)b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos. (107.014-2 / I1)"Interessante notar que a obrigatoriedade não é apenas da avaliação clínica, mas dos exames complementares (item 'b'), quando previstos na norma regulamentadora.
  • Portaria SEPRT n.º 6.734, de 09 de março de 2020, D.O.U 13/03/20

    7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de riscos ocupacionais;

    e) demissional.

    7.5.7 Os exames médicos de que trata o subitem 7.5.6 compreendem exame clínico e exames complementares, realizados de acordo com as especificações desta e de outras NR.

    Logo, essa questão estaria ERRADA (considerando a atual NR atual).

    OBS: Para essa prova (de 2010), era válido a versão [Portaria SSST n.º 19, de 09 de abril de 1998, D.O.U 22/04/98]