SóProvas



Questões de NBR 10897 - Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos


ID
829390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 10897:2004 da ABNT estabelece os requisitos mínimos para projeto e instalação de chuveiros automáticos. Em relação aos tipos de sistemas de chuveiros automáticos, há um que utiliza esses chuveiros fixados a uma tubulação que contém ar, podendo ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área desses chuveiros automáticos. Tal sistema é o de

Alternativas
Comentários
  • 6.2.5.3.2 Os detectores e tubulações aéreas devem ser supervisionados automaticamente em sistemas com mais de 20chuveiros. Os sistemas de ação prévia sem bloqueio e com bloqueio duplo devem manter uma pressão mínima de ar desupervisão de 50 kPa.

  • 3.23 Tipos de Sistemas de Chuveiros Automáticos(nbr 10897/2004)


    3.23.1 Sistema Anti-congelamento. Sistema de chuveiros automáticos de tubulação molhada que utiliza chuveiros
    conectados a uma tubulação que contém uma solução anti-congelamento conectada a uma fonte de abastecimento de
    água. A solução anti-congelamento é descarregada, seguida de água, imediatamente após a abertura dos chuveiros
    automáticos pelo calor de um incêndio.


    3.23.2 Sistema Dilúvio. Sistema que utiliza chuveiros abertos, fixados a uma tubulação conectada a uma fonte de
    abastecimento de água através de uma válvula, que é aberta pela operação de um sistema de detecção instalado na
    mesma área dos chuveiros automáticos. Ao ser aberta a válvula, a água flui para dentro da tubulação e é descarregada por
    todos os chuveiros.

    3.23.4 Sistema Tipo Anel Fechado. Sistema de chuveiros no qual tubulações subgerais múltiplas são conectadas de modo
    a permitir que a água siga mais do que uma rota de escoamento até chegar a um chuveiro em operação. Neste sistema, os
    ramais não são conectados entre si, 
     

    3.23.6 Sistema de Tubo Molhado. Sistema de chuveiros automáticos, fixados a uma tubulação que contém água e
    conectada a uma fonte de abastecimento, de maneira que a água seja descarregada imediatamente pelos chuveiros
    automáticos quando abertos pelo calor de um incêndio.
     

    3.23.5 Sistema Tipo Ação-Prévia. Sistema que utiliza chuveiros automáticos, fixados a uma tubulação que contém ar, que
    pode ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros
    automáticos.

     

  • ABNT NBR 10897:2014 - Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos.

    3.20.1 ação prévia - sistema que utiliza chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contém ar, que pode ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

    3.20.2 anel fechado - sistema de chuveiros automáticos no qual tubulações subgerais múltiplas são conectadas de modo a permitir que a água siga mais do que uma rota de escoamento até chegar a um chuveiro em operação. Neste sistema, os ramais não são conectados entre si.

    3.20.3 dilúvio - sistema automático de chuveiros que utiliza chuveiros abertos acoplados a uma tubulação conectada a uma fonte de abastecimento de água por uma válvula de dilúvio. Esta válvula é aberta pela operação de um sistema de detecção instalado na mesma área dos chuveiros. Com a abertura da válvula ocorre a entrada de água na tubulação, sendo descarregada por todos os chuveiros simultaneamente.

    3.20.4 grelha - sistema de chuveiros automáticos no qual as tubulações subgerais são conectadas a ramais múltiplos. Um chuveiro em operação recebe água pelas duas extremidades do ramal, enquanto outros ramais auxiliam a transportar água entre as tubulações subgerais.

    3.20.5 sistema calculado por tabela - sistema de chuveiros automáticos cujos diâmetros de tubulação são selecionados em tabelas preparadas conforme a classificação da ocupação e no qual um dado número de chuveiros automáticos pode ser alimentado por diâmetros específicos de tubulação.

    3.20.6 sistema projetado por cálculo hidráulico - sistema de chuveiros automáticos no qual os diâmetros de tubulação são selecionados com base na perda de carga, de modo a fornecer a densidade de descarga de água necessária ou a pressão mínima de descarga ou vazão por chuveiro automático exigida, distribuída com um grau razoável de uniformidade sobre uma área específica.

    3.20.7 tubo molhado - sistema de chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contenha água e conectada a uma fonte de abastecimento, de maneira que a água seja descarregada imediatamente pelos chuveiros automáticos, quando abertos pelo calor de um incêndio.

    3.20.8 tubo seco - sistema de chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contenha ar ou nitrogênio sob pressão. A partir da abertura de um chuveiro, a pressão de água abre uma válvula, conhecida como válvula para sistema seco, deixando a água entrar na tubulação para controle do incêndio, sendo descarregada pelos chuveiros abertos.


ID
862435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 10897:2006 (Proteção contra incêndio por chuveiros automáticos de água), o chuveiro que direciona 40% a 60% da água para o teto e que é instalado com o defletor pendente ou em pé é o do tipo

Alternativas
Comentários
  • gab c) estilo antigo

    5.1.1.2 Classificação dos chuveiros quanto à descarga da água Quanto à descarga da água, os chuveiros podem ser os seguintes:

    a) chuveiros modelos antigos: - chuveiros cujo defletor é desenhado para permitir que uma parte da água descarregada seja projetada para cima, contra o teto, e o restante, para baixo, tomando uma forma aproximadamente esférica;

    b) chuveiros-padrão (spray): - chuveiros cujo defletor é desenhado para permitir que a água descarregada seja projetada para baixo, com uma quantidade mínima, ou nenhuma, dirigida contra o teto. A descarga da água tomando uma forma hemisférica abaixo do plano do defletor é dirigida totalmente sobre o foco do incêndio;

    c) chuveiros laterais (sidewall): - chuveiros cujo defletor é desenhado para distribuir a água de maneira que quase a totalidade dela seja aspergida para frente e para os lados, em forma de um quarto de esfera, e uma pequena quantidade para trás contra a parede. São instalados ao longo das paredes de uma sala e junto ao teto. O seu emprego está limitado à proteção de ambientes relativamente estreitos, cuja largura não exceda o alcance que este tipo de chuveiro proporciona;

    d) chuveiros laterais de amplo alcance: - chuveiros cuja dimensão do defletor proporciona uma cobertura maior que os descritos na alínea

    c) chuveiros especiais:  chuveiros projetados especialmente para serem instalados embutidos ou rente ao forro falso, onde por motivos de estética os demais tipos de chuveiro não são recomendados. Este tipo de chuveiro somente é instalado na posição pendente.

  • so completando o comentário da colega, os chuveiros laterais devem ser instalados em zigzague, para pegar maior área possível.


ID
1147093
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 10897/1990 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático, todas as tubulações de sistemas novos, aparentes e/ou enterradas, são ensaiadas hidrostaticamente. As pressões dos ensaios hidrostáticos são medidas nos pontos mais baixos de cada instalação de chuveiros automáticos, ou no setor da rede enterrada que está sendo ensaiada. A pressão de ensaio deve seguir as seguintes recomendações:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 10897/2014 - ATUALIZADA

    Nunca inferior a 1380 kPa pelo período de 2 h ou a 350 kPa acima da pressão estática máxima de trabalho do sistema, quando esta exceder 1040 kPa.


ID
1147096
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme a NBR 10897/1990 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático, os sistemas de chuveiro automáticos se classificam em sistema de tubo molhado, sistema de tubo seco, sistema de ação prévia, sistema dilúvio e sistema combinado de tubo seco e ação prévia. De acordo com a norma, a definição correta para o sistema de ação prévia é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    3.2.3 Sistema de ação prévia


    Compreende uma rede de tubulação seca, contendo ar que pode ser ou não sob pressão, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos, como em um sistema convencional de tubo molhado. Na mesma área protegida pelo sistema de chuveiro, é instalado um sistema de detecção dos efeitos do calor, de operação muito mais sensível, ligado a uma válvula especial instalada na entrada da rede de tubulação. A atuação de quaisquer dos detectores, motivada por um princípio de incêndio, provoca automaticamente a abertura da válvula especial. Esta permite a entrada da água na rede, que é descarregada através dos chuveiros que forem ativados pelo fogo. A ação prévia do sistema de detecção faz soar simultânea e automaticamente um alarme de incêndio, antes que se processe a abertura de quaisquer dos chuveiros automáticos.

  • Ação prévia - chuveiros que contém ar, sob pressão ou não conjugado com sistema de detecção

    Tubo seco - chuveiros que contém ar ou nitrogênio sobre pressão 

    Tudo molhado - chuveiros que contém água, a qual é deflagrada quando acionada pelo sensor termosensível

    Dilúvio - chuveiros ficam sempre ABERTOS

    Anel fechado - tubulações subgerais múltiplas conectadas - água segue mais de uma rota (ramais não conectados entre si)

    Grelha - tubulações subgerais conectadas a ramais múltiplos - recebe água pelas duas extremidades

     

    Fonte: NBR 10897/2014

     


ID
2862532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O chuveiro (sprinkler) projetado para ser instalado em paredes e descarregar água em direção oposta à parede em que esteja instalado é denominado chuveiro 

Alternativas
Comentários
  • Em salas ou vãos, cujas larguras se situem entre 4,00 m e 9,00 m, inclusive, devem ser instalados chuveiros laterais (sidewall) ao longo de ambas as paredes opostas ou ao longo de ambos os lados do eixo de cada vão, levando-se em consideração as condições expressas em 5.5.7.1, com chuveiros laterais (sidewall) dispostos em forma de ziguezague, conforme a Figura 43.

    Essa figura pode ser encontrada na NBR 10897

    ou no meu Instagram: revisaoest