SóProvas


ID
829390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 10897:2004 da ABNT estabelece os requisitos mínimos para projeto e instalação de chuveiros automáticos. Em relação aos tipos de sistemas de chuveiros automáticos, há um que utiliza esses chuveiros fixados a uma tubulação que contém ar, podendo ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área desses chuveiros automáticos. Tal sistema é o de

Alternativas
Comentários
  • 6.2.5.3.2 Os detectores e tubulações aéreas devem ser supervisionados automaticamente em sistemas com mais de 20chuveiros. Os sistemas de ação prévia sem bloqueio e com bloqueio duplo devem manter uma pressão mínima de ar desupervisão de 50 kPa.

  • 3.23 Tipos de Sistemas de Chuveiros Automáticos(nbr 10897/2004)


    3.23.1 Sistema Anti-congelamento. Sistema de chuveiros automáticos de tubulação molhada que utiliza chuveiros
    conectados a uma tubulação que contém uma solução anti-congelamento conectada a uma fonte de abastecimento de
    água. A solução anti-congelamento é descarregada, seguida de água, imediatamente após a abertura dos chuveiros
    automáticos pelo calor de um incêndio.


    3.23.2 Sistema Dilúvio. Sistema que utiliza chuveiros abertos, fixados a uma tubulação conectada a uma fonte de
    abastecimento de água através de uma válvula, que é aberta pela operação de um sistema de detecção instalado na
    mesma área dos chuveiros automáticos. Ao ser aberta a válvula, a água flui para dentro da tubulação e é descarregada por
    todos os chuveiros.

    3.23.4 Sistema Tipo Anel Fechado. Sistema de chuveiros no qual tubulações subgerais múltiplas são conectadas de modo
    a permitir que a água siga mais do que uma rota de escoamento até chegar a um chuveiro em operação. Neste sistema, os
    ramais não são conectados entre si, 
     

    3.23.6 Sistema de Tubo Molhado. Sistema de chuveiros automáticos, fixados a uma tubulação que contém água e
    conectada a uma fonte de abastecimento, de maneira que a água seja descarregada imediatamente pelos chuveiros
    automáticos quando abertos pelo calor de um incêndio.
     

    3.23.5 Sistema Tipo Ação-Prévia. Sistema que utiliza chuveiros automáticos, fixados a uma tubulação que contém ar, que
    pode ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros
    automáticos.

     

  • ABNT NBR 10897:2014 - Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos.

    3.20.1 ação prévia - sistema que utiliza chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contém ar, que pode ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

    3.20.2 anel fechado - sistema de chuveiros automáticos no qual tubulações subgerais múltiplas são conectadas de modo a permitir que a água siga mais do que uma rota de escoamento até chegar a um chuveiro em operação. Neste sistema, os ramais não são conectados entre si.

    3.20.3 dilúvio - sistema automático de chuveiros que utiliza chuveiros abertos acoplados a uma tubulação conectada a uma fonte de abastecimento de água por uma válvula de dilúvio. Esta válvula é aberta pela operação de um sistema de detecção instalado na mesma área dos chuveiros. Com a abertura da válvula ocorre a entrada de água na tubulação, sendo descarregada por todos os chuveiros simultaneamente.

    3.20.4 grelha - sistema de chuveiros automáticos no qual as tubulações subgerais são conectadas a ramais múltiplos. Um chuveiro em operação recebe água pelas duas extremidades do ramal, enquanto outros ramais auxiliam a transportar água entre as tubulações subgerais.

    3.20.5 sistema calculado por tabela - sistema de chuveiros automáticos cujos diâmetros de tubulação são selecionados em tabelas preparadas conforme a classificação da ocupação e no qual um dado número de chuveiros automáticos pode ser alimentado por diâmetros específicos de tubulação.

    3.20.6 sistema projetado por cálculo hidráulico - sistema de chuveiros automáticos no qual os diâmetros de tubulação são selecionados com base na perda de carga, de modo a fornecer a densidade de descarga de água necessária ou a pressão mínima de descarga ou vazão por chuveiro automático exigida, distribuída com um grau razoável de uniformidade sobre uma área específica.

    3.20.7 tubo molhado - sistema de chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contenha água e conectada a uma fonte de abastecimento, de maneira que a água seja descarregada imediatamente pelos chuveiros automáticos, quando abertos pelo calor de um incêndio.

    3.20.8 tubo seco - sistema de chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contenha ar ou nitrogênio sob pressão. A partir da abertura de um chuveiro, a pressão de água abre uma válvula, conhecida como válvula para sistema seco, deixando a água entrar na tubulação para controle do incêndio, sendo descarregada pelos chuveiros abertos.