SóProvas



Questões de NBR 16577 (antiga NBR 14787) - Espaço Confinado - Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção


ID
661045
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

    Coeficiente de Freqüência (C. F.)

    Suponhamos duas fábricas; uma que chamaremos de A e outra de B. No ano passado, 10 trabalhadores se acidentaram na fábrica A e 20 na B. Qual das duas fábricas teve uma proporção mais alta de acidentados? A fábrica B? Mas suponhamos, que na fábrica A trabalhem 100 pessoas e na B um número duas vezes maior. Cada fábrica, portanto, teve o mesmo número de acidentados para cada 100 trabalhadores. Mas, suponhamos agora que a fábrica A trabalhe 40 horas por semana e a fábrica B 44 horas. Isso, nos faz concluir, que em termos de prevenção de acidentes, a B é melhor do que a A, já que cada operário trabalhando mais horas, a exposição ao risco é maior.

    Assim, com o objetivo de podermos fazer urna verdadeira comparação das lesões ocorridas na fábrica A e na fábrica B durante um mesmo período (ano passado) devemos levar em consideração o total de homens-horas trabalhadas (H.H.T.) em cada fábrica, no mesmo período. Isto se logra por meio do chamado coeficiente de freqüência. O coeficiente de freqüência (C. F.) expressa o número de acidentes com perda de tempo (a.c.p.t.) ocorridos em um milhão de horas-homens trabalhadas. Este é o número padrão adotado para possibilitar a comparação entre coeficientes de empresas que possuem diferentes números de empregados.

    A expressão do coeficiente de freqüência é:

    C. F. = _x_ x 106 
                  Y

    onde x: número de a.c.p.t.

    y: número de H.H.T.

  • Estatísticas De Acidentes Existem dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes no trabalho: o coeficiente de freqüência e o coeficiente de gravidade. Ambos os coeficientes são utilizados em todos os paises. 1 – coeficiente de freqüência(CF)- significa o número de acidentes com afastamentos ocorridos em cada um milhão de homem/hora trabalhada durante o período de tempo considerado. Esse período pode ser mensal ou anual. O cálculo do CF se baseia nas seguintes informações: ? número médio de empregados no período de tempo considerado. Envolve todo o pessoal da organização, isto e, de todas as áreas e níveis. Alem desse número total, as empresas utilizam também o cf para cada um de seus departamentos e seções. ? homens/horas trabalhadas, e a multiplicação do número médio de empregados pelo total de horas de trabalho do período considerado. São as horas em que os empregados estão sujeitos a acidentes no trabalho. A fórmula do CF é a seguinte: Número de acidentes com CF: afastamento *1.000.000 Número de homens/horas trabalhadas 2 – coeficiente de gravidade(CG): significa o número de dias perdidos e computados em cada milhão de homem/hora trabalhada durante o período de tempo considerado. O cálculo do cg se baseia nas seguintes informações: ? Números de dias perdidos por afastamento: e o total de dias nos quais os acidentados ficam incapacitados para o trabalho em conseqüência de acidentes com incapacidade temporária. ? Dias perdidos transportados: e o total dos dias perdidos por afastamentos durante o mês anterior ou meses anteriores, quando o cg abrange o período anual. ? Dias computados e debitados: e o total dos dias computados por redução da capacidade ou morte dos acidentados. A fórmula do cg e a seguinte: Número de dias perdidos + CG: números de dias computados*1.000.000 Número de homens/horas trabalhadas Em função do tipo de atividade e dos riscos de acidentes envolvidos, cada tipo de organização apresenta uma determinada tendência de cf e cg. Certas organizações apresentam elevado cf e elevado cg. Outras, um elevado cf acompanhado de baixo cg. Outras, inversamente, um baixo cf e elevado cg. Outras ainda, baixos coeficientes de freqüência e de gravidade.
  • Sobre as Estatísticas de Acidentes:

    A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu em 1947 dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes no trabalho:

    Coeficiente de Frequência (CF): Significa o número de acidentes com afastamento em cada um milhão de homens/hora trabalhadas, no período de tempo considerado que pode ser mensal ou anual.

    Coeficiente de Gravidade (CG): Significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/hora trabalhadas no período de tempo considerado.

    fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas pg 479
  • Marquei a B porque parecia a menos errada mas não concordo que sejam apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.

    A empresa deve se preocupar inclusive com acidentes que não tenham provocado lesão já que o fato de um acidente não ter provocado lesão pode ter sido até por um fator de sorte naquele evento específico e a sorte pode não ajudar caso o mesmo acidente volte a acontecer no futuro.

  • Classificacao errada - deveria estar em Segurança do Trabalho


ID
978751
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOBAHIA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 14787 — Espaço confinado,prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção — determina que:

Alternativas
Comentários
  • Dá pra responder pela NR 33.

    33.3.3.1 A Permissão de Entrada e Trabalho é válida somente para cada entrada.

    33.3.3.2 Nos estabelecimentos onde houver espaços confinados devem ser observadas, de forma complementar a

    presente NR, os seguintes atos normativos: NBR 14606 – Postos de Serviço – Entrada em Espaço Confinado; e

    NBR 14787 – Espaço Confinado – Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção, bem como suas

    alterações posteriores.


  • Aviso: a NBR 14787 foi cancelada em 2015 pela ABNT. 

  • Letra B

    A nova ABNT NBR 16577:2017 Versão Corrigida:2017 subistitui a NBR 14787


ID
1690213
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 14787 trata da prevenção de acidentes e procedimentos e medidas de proteção em espaço confinado. Sobre o assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 3.4 atmosfera pobre em oxigênio: Atmosfera contendo menos de 19,5% de oxigênio em volume,

    certo - Área classificada é aquela na qual uma atmosfera explosiva de gás está presente.

    3.2 inertização: Procedimento de segurança num espaço confinado que visa evitar uma atmosfera potencialmente explosiva através do deslocamento da mesma por um fluido inerte. Este procedimento produz uma atmosfera IPVS deficiente de oxigênio.

    3.1 abertura de linha: Alívio intencional de um tubo, linha ou duto que esteja transportando ou tenha transportado substâncias tóxicas, corrosivas ou inflamáveis, um gás inerte ou qualquer fluido em volume, pressão ou temperatura capaz de causar lesão.

    3.13 engolfamento/envolvimento: Condição em que uma substância sólida ou líquida, finamente dividida e flutuante na atmosfera, possa envolver uma pessoa e, no processo de inalação, possa causar inconsciência ou morte por asfixia.


ID
2989525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

            Um incêndio em uma garagem atingiu nove veículos. De acordo com a perícia, o fogo iniciou-se na cabine de um caminhão, cujo tanque de combustível derreteu e fez que o óleo diesel vazasse, propagando o fogo. Várias explosões ocorreram devido ao fato de que alguns tanques dos veículos estavam cheios. O corpo de bombeiros mobilizou cinco viaturas com água pressurizada e vinte homens para apagar o fogo durante duas horas. Os três empregados da garagem, que observaram o fogo desde o seu início, escaparam ilesos, apesar de terem informado que nunca haviam sido treinados a utilizar os extintores de incêndio.

Considerando o texto precedente e os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


As explosões foram provocadas pela violenta dilatação dos gases confinados nos tanques.

Alternativas
Comentários
  • vem a lei da física

    o espaço fechado se você o aquece, aumenta a pressão. Se vocÊ aumenta a pressão em um espaço limitado acontece a explosão. exemplo disso: panela de pressão.. sendo uma ação endotérmica de fora para dentro... veja que ele citou explosão, pois realmente acontece explosões pois a pressão só aumenta com o calor e o tanque está fechado, depois da explosão onde tem a ruptura do tanque e em seguida o vazamento do líquido temos o processo de incêndio, chamas.

  • Dilatação de gás? olha pode até ser ignorância minha mas nunca ouvi esse termo ser utilizado para gás.

  • A explosão não acontece por causa da dilatação do gás, mas pelo contato do líquido inflamável com o oxigênio (que não estava presente dentro do tanque).