SóProvas


ID
661045
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

    Coeficiente de Freqüência (C. F.)

    Suponhamos duas fábricas; uma que chamaremos de A e outra de B. No ano passado, 10 trabalhadores se acidentaram na fábrica A e 20 na B. Qual das duas fábricas teve uma proporção mais alta de acidentados? A fábrica B? Mas suponhamos, que na fábrica A trabalhem 100 pessoas e na B um número duas vezes maior. Cada fábrica, portanto, teve o mesmo número de acidentados para cada 100 trabalhadores. Mas, suponhamos agora que a fábrica A trabalhe 40 horas por semana e a fábrica B 44 horas. Isso, nos faz concluir, que em termos de prevenção de acidentes, a B é melhor do que a A, já que cada operário trabalhando mais horas, a exposição ao risco é maior.

    Assim, com o objetivo de podermos fazer urna verdadeira comparação das lesões ocorridas na fábrica A e na fábrica B durante um mesmo período (ano passado) devemos levar em consideração o total de homens-horas trabalhadas (H.H.T.) em cada fábrica, no mesmo período. Isto se logra por meio do chamado coeficiente de freqüência. O coeficiente de freqüência (C. F.) expressa o número de acidentes com perda de tempo (a.c.p.t.) ocorridos em um milhão de horas-homens trabalhadas. Este é o número padrão adotado para possibilitar a comparação entre coeficientes de empresas que possuem diferentes números de empregados.

    A expressão do coeficiente de freqüência é:

    C. F. = _x_ x 106 
                  Y

    onde x: número de a.c.p.t.

    y: número de H.H.T.

  • Estatísticas De Acidentes Existem dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes no trabalho: o coeficiente de freqüência e o coeficiente de gravidade. Ambos os coeficientes são utilizados em todos os paises. 1 – coeficiente de freqüência(CF)- significa o número de acidentes com afastamentos ocorridos em cada um milhão de homem/hora trabalhada durante o período de tempo considerado. Esse período pode ser mensal ou anual. O cálculo do CF se baseia nas seguintes informações: ? número médio de empregados no período de tempo considerado. Envolve todo o pessoal da organização, isto e, de todas as áreas e níveis. Alem desse número total, as empresas utilizam também o cf para cada um de seus departamentos e seções. ? homens/horas trabalhadas, e a multiplicação do número médio de empregados pelo total de horas de trabalho do período considerado. São as horas em que os empregados estão sujeitos a acidentes no trabalho. A fórmula do CF é a seguinte: Número de acidentes com CF: afastamento *1.000.000 Número de homens/horas trabalhadas 2 – coeficiente de gravidade(CG): significa o número de dias perdidos e computados em cada milhão de homem/hora trabalhada durante o período de tempo considerado. O cálculo do cg se baseia nas seguintes informações: ? Números de dias perdidos por afastamento: e o total de dias nos quais os acidentados ficam incapacitados para o trabalho em conseqüência de acidentes com incapacidade temporária. ? Dias perdidos transportados: e o total dos dias perdidos por afastamentos durante o mês anterior ou meses anteriores, quando o cg abrange o período anual. ? Dias computados e debitados: e o total dos dias computados por redução da capacidade ou morte dos acidentados. A fórmula do cg e a seguinte: Número de dias perdidos + CG: números de dias computados*1.000.000 Número de homens/horas trabalhadas Em função do tipo de atividade e dos riscos de acidentes envolvidos, cada tipo de organização apresenta uma determinada tendência de cf e cg. Certas organizações apresentam elevado cf e elevado cg. Outras, um elevado cf acompanhado de baixo cg. Outras, inversamente, um baixo cf e elevado cg. Outras ainda, baixos coeficientes de freqüência e de gravidade.
  • Sobre as Estatísticas de Acidentes:

    A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu em 1947 dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes no trabalho:

    Coeficiente de Frequência (CF): Significa o número de acidentes com afastamento em cada um milhão de homens/hora trabalhadas, no período de tempo considerado que pode ser mensal ou anual.

    Coeficiente de Gravidade (CG): Significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/hora trabalhadas no período de tempo considerado.

    fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas pg 479
  • Marquei a B porque parecia a menos errada mas não concordo que sejam apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.

    A empresa deve se preocupar inclusive com acidentes que não tenham provocado lesão já que o fato de um acidente não ter provocado lesão pode ter sido até por um fator de sorte naquele evento específico e a sorte pode não ajudar caso o mesmo acidente volte a acontecer no futuro.

  • Classificacao errada - deveria estar em Segurança do Trabalho