SóProvas



Questões de Sistemas Operacionais


ID
234325
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na Plataforma Linux, o pacote utilizado para a interoperabilidade entre Linux Server e clientes baseados em Windows é o:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

     

    SAMBA é uma aplicação que utiliza o protocolo SMB (no Linux, os "server daemons" SMBD e NMBD) permitindo compatibilidade com redes que utilizam este protocolo, principalmente redes NetBios da Microsoft. Com o SAMBA é possível compartilhar diretórios, impressoras, acessar arquivos na rede exatamente como em redes Microsoft. Mas neste caso, seu servidor é um Linux rodando uma aplicação específica.
     

  • WINE - Emulador de executáveis Windows

    VMWARE - Máquina Virtual (pode instalar windows dentro da máquina virtual)

    KDE - Ambiente de trabalho Linux (versão do linux)

    XWNDOWS - Não existe

     

  • Questão fraca. Interoperabilidade em que?

    Se for em termos de aplicação, o WINE seria a resposta correta, pois implementa algumas API e possibilita rodar executáveis do Windows. Se for em termos de rede, ai seria o SAMBA, pois implementa o protocolo SMB/CIFS que o windows usa para compartilhamento de recursos de rede.

    A única dica é falar que o servidor é linux e o cliente é windows, dando a ideia de que o que se procura é algo do tipo "cliente-servidor". Mesmo assim, não se incomode caso erre essa questão antiga.


ID
1825759
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Sistema Operacional − SO é grande e complexo e deve ser construído para funcionar de maneira eficiente e ser de fácil atualização. Há diversas arquiteturas e estruturas de SOs. Sobre estas arquiteturas, é INCORRETO afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Arquitetura de SO Em camadas

     

    Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.

  • Letra C

     

    O erro dessa questão é bem sutil...

    Ficaria certo se no final da alternativa C tivesse "...de camadas de mais baixo nível."


    Na verdade uma camada inferior sempre presta um serviço à sua camada superior, sendo que a camada superior não sabe como o serviço é feito, apenas o solicita. De outra forma, as camadas superiores são as que usam funções e serviços das camadas inferiores.

     

     

  • Gabarito: C

    Fonte: Prof. Celso

    Na verdade, a literatura cita que a principal desvantagem é a perda de eficiência com o aumento das camadas.

    Assertiva errada. Então temos um dilema, aumentamos o número de camadas, ganhamos usabilidade, mas perdemos em eficiência. Mais camadas intermediárias, maior latência e overhead, e maior tempo para a requisição chegar ao recurso.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
1875076
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a interoperabilidade de sistemas operacionais, voltando-se principalmente para o compartilhamento de arquivos na rede local, é correto afirmar:

Alternativas