SóProvas



Questões de Software livre


ID
135526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de software livre.

O conceito de software livre está restrito ao arquivo executável, já que o acesso ao código fonte não é permitido.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O código-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeiçoado pelo usuário, para necessidades próprias, e o resultado de aperfeiçoamentos desse software pode ser liberado e redistribuído para outros usuários, sem necessidade de permissão do fornecedor do código original.
  •  

    ERRADA

     

    os usuários possuem livre acesso ao codigo fonte do software  e faem alterações conforme as suas necessidades.

  • o conceito de Software livre (Free Software) é um software que pode ser distribuído livremente, possui uma licença de software livre que pode ser GPL e BSD, esse tipo de licenças combinadas garantem os direitos autorais do programador ou organização. Além disso é disponibilizado o seu código-fonte. O usuário tem permissão de copiar, estudar, modificar e redistribuir sem restrições.

    A Licença BSD (Berkeley Software Distribution): licença de software livre que garante às 4 liberdade ao usuário, mas é mais permissiva do que a GLP, pois permite utilizar o Código-Fonte em desenvolvimento de Software Proprietário. Ex: Google Chrome; Free BSD.


ID
136225
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo a Free Software Foundation, um software livre atende

Alternativas
Comentários
  • Essa eu tive que ir na menos errada.
    Segundo a wikipedia, software Livresoftware de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
  • Definição

    Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    * A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);

    * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

    * A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);

    * A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

  • Não concordo com o gabarito!!! Na minha humilde opinião está equivocado. FEESOFTWARE NÃO É UM SOFTWARE LIVRE, ELE É LIVRE DE PAGAMENTO!


ID
140368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de software livre e tipos de licença, julgue os itens subsequentes.

O software classificado como copyleft pode ser modificado e estendido, mas as versões daí resultantes perdem a condição de software livre.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: wikipedia

    O copyleft funciona como um termo adicional a uma licença. Por exemplo, uma licença livre visa garantir a quem receba uma cópia da obra licenciada as seguintes liberdades:

    • a liberdade para usar o trabalho,
    • a liberdade para estudar o trabalho,
    • a liberdade para copiar e compartilhar o trabalho com os outros,
    • a liberdade para modificar o trabalho e também para distribuir os trabalhos modificados e derivados.

    Porém essas liberdades por si não garantem que um redistribuidor ou autor de trabalho derivado da obra livre vá distribuí-lo com as mesmas liberdades. Para que haja esse requisito e a licença seja considerada copyleft, requer-se um termo adicional que garanta que o autor do trabalho derivado só possa distribuí-lo sob a mesma licença ou sob uma que seja equivalente.

    Além das restrições a respeito de cópias, as licenças copyleft também criam outros impedimentos. Dentre eles estão que os direitos sobre o trabalho não podem ser revogados e que o trabalho e suas derivações devem ser fornecidos de forma que facilite modificações futuras. No caso dos softwares, é necessário que o código fonte do software derivado seja fornecido junto com ele.

  • Gabarito Errado

    Copyleft, ou livre direito de cópia é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas. Ele difere assim do domínio público, que não apresenta tais exigências; enquanto o domínio público permite qualquer utilização de uma obra, o copyleft, tem, via de regra, a única exigência de se poder copiar e distribuir uma obra.O copyleft também não proíbe a venda da obra pelo autor, mas implica a liberdade de qualquer pessoa fazer a distribuição não comercial da obra.

    copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual. Seu nome se origina do trocadilho com o termo "copyright"; literalmente, copyleft pode ser traduzido como "esquerdo de cópia" ou "permitida a cópia".

    Richard Stallman foi um dos responsáveis pela popularização inicial do o termo copyleft, ao associá-lo, em 1988, à licença GPL. De acordo com Stallman, o termo foi-lhe sugerido pelo artista e programador Don Hopkins, que incluiu a expressão "Copyleft – all rights reversed" numa carta que lhe enviou. A frase é um trocadilho com expressão "Copyright – all rights reserved" usada para afirmar os direitos de autor.

    Uma obra, seja de software ou outros trabalhos livres, sob licença copyleft requer que suas modificações, ou extensões, sejam livres, passando adiante a liberdade de copiar e modificar novamente.

    Uma das razões mais fortes para os autores e criadores aplicarem copyleft a seus trabalhos é por esperarem criar as condições mais favoráveis para que mais pessoas se sintam livres para contribuir com melhoramentos e alterações a essa obra, num processo continuado.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual.

    Copyleft é a licença que o Linux usa.

    Questão Errada.

    Não perdem as condições de Software livre.


ID
283714
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com a Free Software Fundation, um programa de computador é considerado Software Livre quando atende aos quatro princípios de liberdade: (1) Liberdade para executar o programa, (2) Liberdade para estudar a lógica de programação, (3) Liberdade para redistribuir o programa e (4) Liberdade para modificar o programa. Com base nesses princípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra B está errada?

    Depois de alterar um software livre, a pessoa pode distribuir de outra forma que não seja gratuita?

  • Renato Dias, há distribuições Linux pagas no mercado. A exemplo, tem a distro RedHat, SO utilizado em servidores. Na verdade, o valor pago é referente ao suporte fornecido pelos desenvolvedores/área de TI.

     

    "Os objetivos do Software Livre e (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software,[3][4] estas liberdades são explicitamente concedidas e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre (Y)

  • GABARIDO D

     


ID
885079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.

A licença GNU (GNU's Not Unix) GPL (general public license) permite que usuários possam ter acesso ao código fonte do software e modificá-lo.

Alternativas
Comentários
  • GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livreidealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

    A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.

    Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

    2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
    3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
    4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
  • Gabarito: CERTO

    A Licença GNU GPL (Licença Pública Geral), oferece ao desenvolvedor a possibilidade de lançar seus respectivos sistemas de softwares de maneira a não vetar a cópia, utilização, alteração e distribuição por qualquer outro que deseje manipular tal sistema.

    Como qualquer licença de software ela também exige a execução dos termos dispostos, a fim de assegurar os direitos do autor ou desenvolvedor e do usuário final.

ID
1141411
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que não descreve um dos requisitos técnicos obrigatórios para a disponibilização de Software Público Brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • São 4 Requisitos Técnicos:

    - Existência de uma versão suficientemente estável e madura do software;

    - Existência de um manual de instalação;

    - fornecimento do código-fonte do software; e

    - fornecimento de todos os scripts necessários à correta instalação e utilização do software


ID
1521958
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir quanto às características do J-Query.

I É um software livre e aberto.
II Emprego e uso regido segundo licença conforme regras estabelecidas pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) e o GLP (Group License Public).
III Poderoso, mas limitado a programadores experientes de JavaScript.
IV Adota os poderosos seletores do CSS 3 para localizar elementos no Modelo de Objetos de Documentos (DOM).

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I É um software livre e aberto. (CORRETO: jQuery é uma biblioteca de código aberto).


    II Emprego e uso regido segundo licença conforme regras estabelecidas pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) e o GLP (Group License Public). (CORRETO: MIT, GNU v2)


    III Poderoso, mas limitado a programadores experientes de JavaScript. (ERRADO: programadores inexperientes, como eu, conseguem utilizar)


    IV Adota os poderosos seletores do CSS 3 para localiz0ar elementos no Modelo de Objetos de Documentos (DOM). (CORRETO: a lista completa pode ser obtida em: https://api.jquery.com/category/selectors/)


ID
2147326
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sistemas operacionais são componentes essenciais na infraestrutura de tecnologia da informação. Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de sistemas operacionais de software livre.

Alternativas
Comentários
  • Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian. Suporta muitos idiomas, incluindo a Língua Portuguesa.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint

     

     

     

    Ubuntu é um sistema operacional (português brasileiro) ou sistema operativo (português europeu) de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu

  • E por eliminação:

    A) Windows Server não é livre

    C) Windows Server não é livre

    D) OS X(agora, macOS) não é livre

    E) Windows 10 não é livre

    Sobra a B.

  • GABARITO: b) Ubuntu e Linux Mint.


ID
2167501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à administração de sistemas Windows, Unix e Linux.


Os termos software livre e software de código aberto são equivalentes e correspondem a uma categoria de software na qual a licença de uso é gratuita e o código-fonte é publicado livremente.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir 4 (quatro) tipos de liberdade aos usuários:

    1 – Executar o programa para qualquer propósito;
    2 – Estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades;
    3 - Redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários;
    4 – Modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie. Ex.: LINUX

     

    Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores. Ex.: navegador Firefox

     

     

     

    FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/4593/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto

  • Qual a diferença entre Software Livre e Software de Domínio Público?

  • Software Livre

    obs: para ser distribuído precisa de autorização.

    BSD: DIZ QUE PODE SER PROPRIETÁRIO (TÉCNICA COPYLEFT)

  • GABARITO: ERRADO

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.

    Os termos “software livre” e “código aberto” representam quase a mesma gama de programas. No entanto, eles dizem coisas profundamente diferentes sobre esses programas, com base em valores diferentes. O movimento do software livre faz campanha pela liberdade para os usuários da computação; é um movimento pela liberdade e pela justiça. Por outro lado, a ideia de código aberto valoriza principalmente a vantagem prática e não faz campanha por princípios. É por isso que não concordamos com o código aberto e não usamos esse termo.

  • Item ERRADO

    Os termos software livre e software de código aberto são equivalentes e correspondem a uma categoria de software na qual a licença de uso é gratuita e o código-fonte é publicado livremente.

    Essa é a regra, mas existe a exceçao que é a venda.

  • Um software Livre é um software o qual tem a liberdade de acesso ao código-fonte, porém, ele não é sinônimo de ser gratuito. O software de Domínio Público não está sujeitos aos copyrights (não tem licença) e "ninguém sabe quem o criou", exemplo de um software de domínio público são os vírus de computador (ninguém cria um vírus e sai dizendo ao mundo que criou né?).

    Fonte: Meus Resumos.


ID
2257918
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Da relação de softwares livres relacionados abaixo, identifique aqueles que são aplicados normalmente para monitoramento e diagnóstico de redes computacionais:

(1) Cacti

(2) Nagios

(3) PeerBlock

(4) Defraggler

Alternativas
Comentários
  • (3) PeerBlock   e   (4) Defraggler  São softwares para a saúde do disco rígido.


ID
2367415
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que esteja correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D.

     

    O programa com total liberdade para ser utilizado, copiado ou redistribuído é o software livre. Com essa informação, eliminamos as alternativas A e B, ficando apenas com C e D. 

     

    A diferença entre as alternativas C e D é apenas se a licença é GPL ou BSD. A GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. Já BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas operacionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do Unix). Apesar dela ter sido criada para os sistemas BSD, atualmente vários outros sistemas são distribuídos sob esta licença. Sendo assim, no caso apresentado a licença é GPL. 

  • GPL é um exemplo de licença copyleft, o que significa que o software deve ser redistribuído com licença igual ou equivalente ao original.

  • A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. Como resultado os códigos BSD podem ser utilizados em projetos livres com outras licenças como  (GPL) ou softwares proprietários como pilha  do  e o . Licenças estilo GPL são chamadas de licenças  enquanto as licenças estilo BSD são chamadas de licenças permissivas.


ID
2757379
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os softwares aplicativos são produtos destinados a diversas aplicações nos computadores. As principais categorias são Software Proprietário, Software Livre e Software Comercial. Nessas categorias, a distribuição é feita de diversas formas.

Assinale a alternativa que contém a correta classificação e distribuição do software aplicativo "LibreOffice".

Alternativas
Comentários
  • O LibreOffice é Software livre. Dado sua origem no OpenOffice.org, o LibreOffice é licenciado sob a licença LGPLv3 (a menos de onde for indicado), oferecendo liberdades e responsabilidades essenciais.

    Fonte: https://pt-br.libreoffice.org/sobre-nos/licencas/

      

    LibreOffice is Free and Open Source Software. Development is open to new talent and new ideas, and our software is tested and used daily by a large and devoted user community.

    Fonte: https://www.libreoffice.org/


ID
2791147
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Concernente a software livre, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Consoante menciona Richard Stallman, 'pai' do software livre,  o software livre nos proporciona:

    - a liberdade de executar um programa, seja qual for o propósito;

    - a liberdade de modificar um programa para adaptá-lo às suas necessidades e, para que isso ocorra, você deve ter acesso ao código-fonte;

    - a liberdade de redistribuir cópias, gratuitamente ou mediante uma taxa;

    - a liberdade de distribuir versões modificadas do programa e, nesse caso, toda a comunidade poderá beneficiar-se dos aperfeiçoamentos.

     

    O erro na alternativa A, gabarito da questão:

    a) Ao acessar o código fonte de um software livre, um programador poderá modificar esse software, mas não poderá distribuir cópias da versão modificada a outros indivíduos.

  • Prezados, gabarito letra A. Lembrem-se do Android ou do Linux. Suas versões são modificadas e distribuidas ao sabor daqueles que possuem o código fonte dos softwares.

    Bons estudos.


ID
3760801
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor representa a seguinte definição: “Caracteriza-se por ter o código aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do software para estudar ou modificar, adequando às suas necessidades. É de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo”.

Alternativas
Comentários
  • Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Sua definição é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto GNU.

    Shareware é um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários, seja em um formato limitado ou como uma avaliação, que expira após um determinado número de dias.

    FREEWARE é um software gratuito ou qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

    TRIAL - Uma licença de software Trial é o teste de um produto ou serviço por um período de tempo determinado pela empresa que disponibilizou a licença. Utilizada normalmente para validações completas, para testar um sistema completo e julgar se o produto atende as necessidades do usuário


ID
3878242
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Software livre refere-se à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a alguns tipos de liberdade, para os usuários do software. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às liberdades de um software livre.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa cobrar um valor sobre a licença de utilização para cada exemplar do programa, onde o mesmo não terá possibilidades de modificações para possíveis melhorias.

  • Liberdade 0: A liberdade de execução do programa para qualquer finalidade;

    Liberdade 1: A liberdade de estudar e entender como o programa funciona, além de poder adaptá-lo de acordo com as suas necessidades. Para isso, o acesso ao código-fonte do software faz-se necessário;

    Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias com o intuito de ajudar outras pessoas;

    Liberdade 3: A liberdade de distribuir cópias alteradas a outras pessoas. Isso permite que as demais pessoas tenham acesso ao software em sua versão melhorada, se beneficiando de suas mudanças.

    Fonte: canaltech


ID
3878245
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual das alternativas a seguir é considerada como um software livre?

Alternativas
Comentários
  • GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial. (Wikipédia)


ID
5314345
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O conceito que está diretamente associado ao termo software livre é:

Alternativas

ID
5498524
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que não define uma das características de Software Livre. 

Alternativas
Comentários
  • Software livre ou freeware são softwares onde o usuário tem liberdade de alterar, executar e melhorar o código, podendo atribuir preço ou não sobre essas modificações.

    Ex.: GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox

  • software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor.