SóProvas



Questões de E-business


ID
147439
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As empresas que implementam portais corporativos por meio dos quais estabelecem relacionamentos de negócios, com um certo nível de acoplamento eletrônico entre os seus sistemas de compras, vendas, logística, distribuição e outros, adotam uma forma de e-Business conhecida por

Alternativas
Comentários
  • B2B (Business to Business)
    São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras abaixo quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.

    B2C (Business to Consumer)
    É o comércio entre a empresa e o consumidor. Este é o mais comum. Um exemplo próximo é a http://loja.imasters.com.br, o iMasters SHOP ou a mais famosa Amazon.

    C2C (Consumer to Consumer)
    Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.

    B2G (Business to Governement)
    São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.

    B2E (Business-to-Employee)
    Normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Tem por objetivo de ser uma área central de relacionamento com a empresa. Através dele os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefício ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos...).

  • b2c englobam grande partes das lojas virtuais hoje em dia em varios segmentos.
    Um exemplo de b2c é o site www.sumata.com.br que é um sexshop online.
  • O que, no enunciado, evidencia que se trata de relacionamento Empresa-Empresa e não Empresa-Consumidor? Não entendi o porquê da resposta.
  • Também não percebi na questão o que evidencia que é um Business-to-Business

  • Também não percebi na questão o que evidencia que é um Business-to-Business.[2]

  • Faltou apenas a pertinencia temática. Não?

  • A chave dessa questão está na parte: "As EMPRESAS que implementam portais corporativos por meio dos quais ESTABELECEM RELACIONAMENTOS de negócios" Observe como está no plural. Estão falando apenas das empresas se relacionando, em nenhum momento mencionam consumidores(C) ou governo(G), portanto só podia ser Business2Business(B2B)

  • O comentário do colega Tiberio Rigon é pertinente. No entanto, a questão permanece dúbia. Estar no plural não a torna irrefutável no que diz respeito a interpretação do que está descrito.

    Caso tivéssemos, por exemplo, uma redação como (...) "por meio dos quais estabelecem" entre si "relacionamentos de negócios" (...), teríamos, naturalmente, um B2B representado. No entanto, da forma como está descrita, podemos interpretar como B2B, B2C, C2B, B2E ou E2B ou, ainda, qualquer combinação desses relacionamentos.

    No meu entendimento, caberia recurso sim, pois faltam elementos para torná-la uma questão objetiva.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof.  Marina Cordeiro

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Com o elevado nível de complexidade do mercado financeiro, startups B2B vêm ganhando espaço ao fornecerem soluções e infraestrutura para outras empresas. (CERTO)

    • As startups B2B são aquelas “business to business”, ou seja, o cliente da empresa é outra empresa. Dessa forma, como essas fintechs estão relacionadas à inovação e tecnologia, elas acabam atuando como uma ponte de apoio para outras empresas atuarem.

    ===

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Acerca das Startups, julgue o item a seguir:

    O modelo de negócio B2B2C quer dizer “business to business to consumer”, e indica que o cliente da empresa é, exclusivamente, outra empresa. (ERRADO)

    • O modelo B2B2C indica que a empresa buscará parcerias com outras empresas objetivando atender ao consumidor final.
    • OBS: No modelo B2B é que o cliente da empresa é outra empresa.

    ===

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Acerca das Startups, julgue o item a seguir:

    Dentre os modelos de negócios possíveis para uma startup, temos o B2C, que significa “business to consumer”, e indica que a empresa tem como clientes os consumidores finais. (CERTO)

    • O Business seria a empresa e o Consumer o consumidor final. Portanto a assertiva apresentou corretamente o modelo B2C.

    ===

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Acerca das Startups, julgue o item a seguir:

    Como características das startups, temos que elas possuem um produto ou serviço facilmente escalável e atuam em um ambiente de incerteza, principalmente relacionado à inovação. (CERTO)

    • Essas são duas das características que precisam constar para que a empresa seja considerada uma startup:
    • Produto escalável: Ou seja, capaz de aumentar o número de clientes de forma rápida e com condição de atendê-los;
    • Ambiente de incerteza: Relacionado à inovação e sem a garantia de retornos.

    ===

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Acerca das Startups, julgue o item a seguir:

    Uma das características das startups é que elas são empresas consolidadas e experientes no ramo de trabalho adotado. (ERRADO)

    • Apesar de não haver uma regra absoluta acerca da idade dessas empresas, o que sabemos é que se trata de empresas JOVENS no ramo apresentado.

    ===

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - ⏩⠀QUESTÕES INÉDITAS

    Acerca das Big techs, julgue o item a seguir:

    Em 2020 o Banco Central baniu as atividades do Whatsapp Pagamentos no território nacional, não sendo mais viável a utilização desse sistema atualmente. (ERRADO)

    • Nada de banir, o Banco Central SUSPENDEU essas atividades para permitir uma avaliação dos riscos relacionados.
    • Atualmente o serviço foi liberado e está operante.


ID
153973
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em suas estratégias de e-business, muitas empresas estão tornando o gerenciamento das inter-relações com outras empresas necessárias para a fabricação e venda de um produto como um objetivo altamente estratégico. Sistemas de software que atendem especificamente a essas inter-relações são conhecidos como softwares de

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, o SCM requer uma sincronização, uma integração, uma sinergia e dinamismo entre as diversas áreas e actividades internas e externas. Adaptar este modelo requer mudanças profundas nas práticas de gestão de uma empresa: - Quer internas - torna-se necessário quebrar as barreiras organizacionais, deixa de existir o conceito de departamento de compras, departamento de produção, departamento de logística, departamento comercial de forma isolada e individual, aqui, o resultado do conjunto é mais importante que o resultado das partes. Os gestores deverão estar preparados para sacrificar os seus objectivos funcionais individuais em benefício do conjunto”³ (Fleury, Paulo Fernando, 1999). - Quer externas - a montante, junto dos fornecedores e a jusante, junto dos clientes. Em resumo, os objectivos da adopção desta nova metodologia de gestão são: 1.Desenvolver equipas focadas nos clientes estratégicos; 2.Fornecer um ponto de contrato único para todos os clientes; 3.Captar, compilar e continuamente actualizar dados da procura; 4.Satisfazer e garantir a confiança do cliente, maximizando o valor percebido para o cliente, criando um diferencial com a concorrência (capacidade de resposta aos pedidos dos clientes, sem erros e dentro do prazo de entrega combinado, qualidade dos produtos e serviços, velocidade e qualidade na inovação de produtos); 5.Optimizar stocks: ter em armazém apenas o necessário para a satisfação das necessidades dos clientes. Estando o esquema de fluxo a jusante, interno e a montante planeado, implementado e controlado, é possível atingir este objectivo;

  • 6.Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado; 7.Racionalizar custos e aumentar a competitividade do produto: - Os stocks absorvem capital que poderia estar a ser investido em outros projectos; - Minimizar os custos financeiros, pelo uso de menos capital circulante - “50% do activo circulante da empresa frequentemente está sob a forma de stocks” (Alves, Alexandre da Silva; 2008; p 24); - Minimizar os custos operacionais, diminuindo desperdícios e evitando ao máximo actividades que não agregam valor ao produto, tais como esperas, armazenamentos, transportes, obsolescência (Alexandre da Silva; 2008; p 39). 8.Gerir relações de parceria com fornecedores para garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho e procurar o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos. Alguns números que comprovam os benefícios da adopção desta metodologia: “Sobre os benefícios tipicamente observados em projectos de SCM, são verificadas reduções de 5% a 40% nos níveis de inventário, de até 5% nas devoluções dos produtos, de 1% a 2% na obsolescência do produto e de 1% a 3% no custo variável de distribuição. Há aumento da taxa de atendimento de pedidos correctos de até 99% e o aumento nas vendas pela disponibilidade de produtos foi de até 25%, segundo números da empresa SAP”

  • Customer relationship management - Gestão de Relacionamento com o Cliente

    EAI (do inglês Enterprise Application Integration) é uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas


    ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

    O gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou gestão da cadeia de fornecimento em Portugal ou ainda a expressão inglesa também muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas.

    o Sistema de Informação Gerencial ( SIG ) é para auxiliar as empresas na tomada de decisões.

ID
158413
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

NÃO é um tipo de comércio eletrônico:

Alternativas
Comentários
  • B2B (Business to Business)
    São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B.

    É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras abaixo quando generalizada.

    Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.

    B2C (Business to Consumer)
    É o comércio entre a empresa e o consumidor. Este é o mais comum. Um exemplo próximo é a http://loja.imasters.com.br, o iMasters SHOP ou a mais famosa Amazon.

    C2C (Consumer to Consumer)
    Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.

    B2G (Business to Governement)
    São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.

    B2E (Business-to-Employee)
    Normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Tem por objetivo de ser uma área central de relacionamento com a empresa. Através dele os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefício ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos…).

  • Cabe recurso nesta questão em G2B, o correto seria B2G (Business to Governement)

  • A última que não existe: D2C

    Mas, realmente, cabe recurso para G2B

     


ID
3271339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O mundo experimenta há vinte anos uma nova forma de realização de atividades comerciais, por conta do surgimento da internet e das tecnologias a ela envolvidas. Nesse contexto, os sistemas de negócios eletrônicos, ou e-business, revolucionaram as barreiras físicas naturais até então existentes, mudando a forma pela qual as organizações devem pensar seus negócios, e como os sistemas de informação devem apoiá-los. Nesse cenário, é possível classificar os sistemas de e-business em função do seu grau de digitalização.

Assim, em uma empresa

Alternativas
Comentários
  • Qual a resposta correta?

  • GABARITO: LETRA E

    brick and mortar = empresa /comércio tradicional

    click and mortar = comércio físico + online

    pure play = apenas online

    fonte: https://prezi.com/dfdvs0tudqlm/brick-and-mortar-click-and-mortar-e-pure-play/


ID
3881575
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Laudon e Laudon (2014) definem que o conceito de negócios eletrônicos refere-se ao uso de tecnologia digital e da Internet para executar os principais processos de negócios em uma empresa. As tecnologias associadas ao ____________ também trouxeram mudanças similares no setor público. Governos em todos os níveis estão usando a tecnologia da Internet para prestar informações e serviços aos cidadãos, aos funcionários públicos e às empresas com as quais trabalham. O conceito de ____________ refere-se, portanto, à aplicação da Internet e das tecnologias de rede para digitalizar as relações entre governo e órgãos públicos e os cidadãos, empresas e outros braços do setor público.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas