SóProvas



Questões de Java ME


ID
144928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os seguintes itens em relação às tecnologias de mercado para o desenvolvimento de aplicações.

Destacam-se entre as APIs para o desenvolvimento e a execução de aplicações para a plataforma JME: CLDC; CDC e MIDP, sendo que o desenvolvimento de MIDLets para dispositivos móveis de baixo desempenho, como celulares e pequenos PDAs, usualmente emprega as APIs CLDC e MIDP. Por outro lado, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos embarcados com maior padrão de desempenho e consumo de energia, como SetTopboxes e PDAs de alto padrão, emprega a API CDC. As aplicações tipicamente desenvolvidas nessa última API são chamadas de XLets.

Alternativas

ID
610507
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo colocando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas. A linguagem JAVA se divide nas seguintes edições:

( ) J2SE (Java 2 Standard Edition) - tecnologia Java para computadores pessoais, notebooks e arquiteturas com poder de processamento e memória consideráveis.

( ) J2EE (Java 2 Enterprise Edition) - tecnologia Java para aplicações corporativas que podem estar na internet ou não.

( ) J2ME (Java 2 Micro Edition) - tecnologia Java para dispositivos móveis com limitações de memória ou processamento.

( ) J2FE (Java 2 Full Edition) - tecnologia Java para aplicações em computadores de grande porte (mainframe).

A seqüência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Obs.: Sabendo a primeira e a última ou as duas últimas é suficiente para se chegar à resposta certa.
  • No site da Oracle não consta nada sobre J2FE (Java 2 Full Edition), isso não existe!
  • No mainframe vc consegue rodar a J2SE e J2EE. Para isto basta saber que no mainframe eh possível subir maquinas virtuais linux.

    Portanto nao faria sentido desenvolver uma versao do java para  mainframe. De qualquer maneira, as ultimas versoes do z/OS conseguem rodar Java nativamente.

  • Vi que a questão é de 2006, mas alguém sabe donde veio esse " com poder de processamento e memória consideráveis. "?

    Acabei marcando B por eliminação, mas esse consideráveis é totalmente vago; Isso tá na documentação da Oracle?

     

     

  • Quis dizer q se n tiver processamento e memoria boa n roda

  • J2FE ! Forçou a barra.kkkk

  • b-

    J2SE (Java 2 Standard Edition) - tecnologia Java para computadores pessoais, notebooks e arquiteturas com poder de processamento e memória consideráveis. ok

    J2EE (Java 2 Enterprise Edition) - tecnologia Java para aplicações corporativas que podem estar na internet ou não. ok

    J2ME (Java 2 Micro Edition) - tecnologia Java para dispositivos móveis com limitações de memória ou processamento. ok

    java full edition ???


ID
726940
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise:

I. O Java refere-se tanto a uma linguagem de programação quanto a uma plataforma;

II. O Java SE (Standard Edition) é formalmente chamado de J2SE;

III. O J2EE é a edição corporativa do Java. Esta versão inclui o Java Standard Edition além de outras tecnologias como javamail, servlets, JSF e Enterprise Java Beans.

IV. O Java possui uma versão para dispositivos móveis chamada J2ME (Micro Edition).

São verdadeiras as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Fato que chama a atenção nessa questão é que uma prova aplicada em 2012 utilize como definição do Java corporativo o antigo nome J2EE que foi descontinuado em 2006. Isso pode confundir, pois o candidato pode acreditar ser uma pegadinha a utilização do nome antigo.
  • Concordo com o Rafael.

    Esta questão deveria ser anulada porque trata de uma terminologia não mais a adotada tanto pela linguagem quanto pela plataforma java à época da aplicação da prova. Para esclarecer,  J2EE e J2SE referem-se à terminologia adotada pela Sun Microsistems, até então, detentora dos direitos de marca do Java para as versões 1.2, 1.3, 1.4 e 5.0 do java e prevaleceram no periodo compreendido entre 08/12/1998 e 11/12/2006, época do lançamento da versão 6.0 do Java. A partir da versão 6.0 até o presente momento, a terminologia adotada passou ser: Java SE (Standard Edition), Java EE (Enterprise Edition) e Java ME (Micro Edition) e a época da aplicação da prova a versão corrente do Java era a 7 e para efeito didático, a versão 5.0 a última a usar a terminologia J(x)SE, teve seu ciclo de vida encerrado oficialmente em 10/2009.


    Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Java_version_history


  • Analise das opções:

    a) O Java refere-se tanto a uma linguagem de programação quanto a uma plataforma; (Correto - Plataforma Java é o nome dado ao ambiente computacional, ou plataforma, criada pela empresa Sun Microsystems e vendida para a Oracle depois de alguns anos. A plataforma permite desenvolver aplicativos utilizando qualquer uma das linguagens criadas para a plataforma Java, sendo a linguagem padrão a que leva seu próprio nome: Linguagem Java )

    b) O Java SE (Standard Edition) é formalmente chamado de J2SE; (Correto - É a base da plataforma; inclui o ambiente de execução e as bibliotecas comuns)

    c) O J2EE é a edição corporativa do Java. Esta versão inclui o Java Standard Edition além de outras tecnologias como javamail, servlets, JSF e Enterprise Java Beans. (Correto - A plataforma Java EE (J2EE) inclui toda a funcionalidade existente na plataforma Java SE mais todas as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento e execução de aplicações em um ambiente corporativo)
    d) O Java possui uma versão para dispositivos móveis chamada J2ME (Micro Edition).  (Correto - A edição para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e embarcados)


ID
900898
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Java Message Service (JMS) é uma tecnologia voltada para o envio e processamento de mensagens na qual o

Alternativas
Comentários
  • Modelo ponto a ponto

    No modelo ponto a ponto, ou por filas, um "produtor" (producer) envia mensagens para uma fila e um "consumidor" (consumer) as lê. Neste caso, o produtor conhece o destino da mensagem e a envia diretamente para a fila do consumidor. Este modelo é caracterizado pelo seguinte:

    apenas um consumidor irá ler a mensagem;

    não é necessário que o produtor esteja em execução no momento em que o consumidor lê a mensagem, assim como não é necessário que o consumidor esteja em execução no momento que o produtor envia a mensagem;

    quando lê uma mensagem com sucesso o consumidor envia um aviso (acknowledged) para o produtor.

    Modelo publish/subscribe

    Este modelo suporta a publicação de mensagens para um determinado tópico de mensagens (message topic). O(s) "assinante(s)" (subscriber) podem registrar interesse em receber ("em assinar") mensagens de um tópico. Neste modelo, nem o "publicador" (publisher) ou o "assinante" sabem um do outro. As características deste modelo são:

    múltiplos consumidores podem ler a mensagem;

    existe uma dependência temporal entre os publicadores e assinantes de um tópico. Um publicador deve criar uma "assinatura" (subscription) para que os assinantes possam receber mensagens. O assinante do tópico deve estar em execução continuamente para receber as mensagens.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/JMS

  • Gabarito A

    Fui pela lógica, ponto a ponto será recebido até um único consumidor.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
946990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito das tecnologias JSE, JME e JEE.

RMI (remote method invocation) é o protocolo de programação que, utilizando WAP (wireless application protocol), permite a construção de interface homem-máquina em dispositivos móveis.

Alternativas
Comentários
  • O RMI (Remote Method Invocation) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java. É uma das abordagens da plataforma Java para prover as funcionalidades de uma plataforma de objetos distribuídos. Esse sistema de objetos distribuídos faz parte do núcleo básico de Java desde a versão JDK 1.1, com sua API sendo especificada através do pacote java.rmi e seus subpacotes1 .


    Através da utilização da arquitetura RMI, é possível que um objeto ativo em uma máquina virtual Java possa interagir com objetos de outras máquinas virtuais Java, independentemente da localização dessas máquinas virtuais.

    A API RMI fornece ferramentas para que seja possível ao programador desenvolver uma aplicação sem se preocupar com detalhes de comunicação entre os diversos possíveis elementos (hosts) de um sistema.

  • bahhhhhhh
    absotulamente nada haver

    RMI - chamada remota entre objetos Java

ID
946996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito das tecnologias JSE, JME e JEE.

A herança — um princípio de orientação a objetos que permite que classes compartilhem atributos e métodos — é utilizada para reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos.

Alternativas
Comentários
  • Herança é um princípio de orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de "heranças". Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. O conceito de herança de várias classes é conhecido como herança múltipla.

    Fonte: Wikipedia, me parece que a questão foi retirada de lá. (rs)

    Bons estudos!
  • Também fiquei com medo da questão por causa de especializar atributos. Mas to fazendo vista grossa pra estes detalhes. O problema a saber quando não posso fazer isso. Praticamente, to tentando adivinhar o que o examinador estava cobrando com a questão!
  • Especializar operações, tudo bem. Mas especializar atributos é demais. Herdar um atributo do tipo int não tem como mudar.
  • "especializar operações ou atributos."

    Acho que o elaborador quis mencionar que em subclasses é possível customizar um método, ou seja, fazer tudo aquilo que a superclasse faz com algumas novas funcionalidades. Quanto aos atributos, entendo que as subclasses teriam atributos específicos para elas. Por exemplo: a classe Pessoa não teria os atributos CPF e CNPJ, que estariam nas subclasses PF (CPF) e PJ (CNPJ). 

    Não vejo erro nesta questão.

  • c-

    it is possible to inherit attributes and methods from one class to another. We group the "inheritance concept" into two categories:

    - subclass (child) - the class that inherits from another class

    -superclass (parent) - the class being inherited from

    https://www.w3schools.com/java/java_inheritance.asp

  • Cespe fazendo questões pelo Wikipedia.. kkkkkkkkkkk

    Um simples Ctrl C Ctrl V

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Heran%C3%A7a_(programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_objetos)#:~:text=Heran%C3%A7a%20%C3%A9%20um%20princ%C3%ADpio%20de,%C3%A9%20conhecido%20como%20heran%C3%A7a%20m%C3%BAltipla.


ID
984760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência às tecnologias Java SE (JSE), Java ME (JME) e Java EE (JEE), julgue os itens subsecutivos.


O JME foi criado para trabalhar com ambientes de programação multiprocessados em ambientes distribuídos.

Alternativas
Comentários
  • Micro Edition - recursos escassos.

  • Resposta: E

    O JME tem foco em hardwares com poucos recursos, como celulares, mas está caindo em desuso depois da proliferação de smartphones Android, que utilizam outra forma de desenvolvimento.

  • Foi desenvolvido para sistemas embarcados.

  • RESOLUÇÃO:

    O modelo JME foi desenvolvido para sistemas embarcados, celulares, eletrodomésticos e etc.

    Resposta: Errado


ID
2608027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir.


A JME oferece um ambiente robusto e flexível para aplicativos executados em dispositivos móveis e integrados cuja capacidade de memória, de vídeo e de processamento são limitados, tais como set-top boxes e reprodutores de discos blu-ray.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Certo.

     

    Java Platform, Micro Edition (Java ME) oferece um ambiente robusto e flexível para aplicativos executados em dispositivos móveis e integrados: celulares, set-top boxes, reprodutores de discos Blu-ray, dispositivos de mídia digital, módulos M2M, impressoras etc.

     

    A tecnologia Java ME foi originalmente criada para lidar com as restrições associadas à criação de aplicativos para pequenos dispositivos. Para essa finalidade, a Oracle definiu o básico para a tecnologia Java ME para acomodar esse ambiente limitado e possibilitar a criação de aplicativos Java executados em dispositivos pequenos com memória, vídeo e capacidade de processamento limitados. 

     


ID
2608033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir.


O padrão Strategy possui benefícios como: clarificar algoritmos ao diminuir ou remover uma lógica condicional; simplificar uma classe ao mover variações de um algoritmo para uma hierarquia; habilitar um algoritmo para ser substituído por outro em tempo de execução; permitir que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizem.

Alternativas
Comentários
  • Strategy (Família de Algoritmo)

    Encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis. O Strategy permite que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizam.

     

     

    Certo

     

     

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/padroes_de_projetos-png--3

     

     

  • Segundo o sítio DevMedia.com.br um dos grandes problemas das organizações empresariais é o excesso de lógica condicional (if .. else..if.. else if....) nas estruturas de softwares corporativos.

    Lógicas condicionais tendem a crescer em complexidade por causa do número crescente de restrições a serem tratadas nos programas tornando-os mais difíceis de se manter com o passar do tempo.

    Senão vejamos o exemplo (disponível em: https://medium.com/collabcode/strategy-padr%C3%B5es-de-projeto-em-java-43889a3afc5a)

    public class CalculadaDeImpostos{

    public double calcular(String imposto, double valor) {

    if (imposto.equals("ICMS")) return valor * 0.10;

    else if (imposto.equals("IPI")) return valor * 0.20;

    else if (imposto.equals("NOVO IMPOSTO")) return valor * 0.50;

    return valor;

    }

    }

    Com a aplicação do Padrão Strategy no código acima ficaria:

    public interface Imposto{

    double calcular();

    }

    public class ICMS implements Imposto

    private double valor;

    // construtor da classe ICMS, implementa a interface Imposto

    public ICMS(double valor) { this.valor = valor; }

    // sobrescreve o método << calcular() >> defino na interface Imposto.

    @Override

    public double calcular() { return this.valor * 0.10; }

    }

    Dessa forma, todos os outros impostos seriam criados como classes Java, ao invés de vários IFs e ELSEs.

    Uma das vantagens é reutilizar código; a mesma classe só mudaria o nome da classe (ICMA -> IPI), por exemplo e o cálculo no outro imposto, no caso valor * 0.20. Outras vantagens seria quando fosse preciso criar um novo imposto, bastava copiar uma das classes e recalcular o valor do imposto.

    // Agora, então, a classe abaixo passa a interface "imposto" como parâmetro, assim, todas as classes que implementem a // interface Imposto hedaram o método calcular(), implicitamente.

    public class CalculadoraDeImposto {

    public double calcular(Imposto imposto) { return imposto.calcular(); }

    }

    Não hora de executar as classes acima:

    public class TesteCalculadora {

    public static void main(String [] args){

    CalculadoraDeImposto calculadora = new CalculadoraDeImposto();

    ICMS icms = new ICMS(100.0);

    IPI ipi = new IPI(100.0);

    System.out.println(calculadora.calcular(icms));

    System.out.println(calculadora.calcular(ipi));

    }

    }

    Assim, se amanhã surgir um novo imposto basta criar a classe correspondente ao imposto (copia e cola dos outros impostos já calculados) tudo ainda continua a funcionar, sem prejuízo do que já foi feito antes.


ID
3563707
Banca
AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2009
Disciplina
Programação
Assuntos

Correlacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

 
I. JSE 
 
II. JME 
 
III. JEE 
 
(  ) Ambiente de desenvolvimento voltada para redes, internet, intranets e afins. 

(  ) Ambiente de desenvolvimento para dispositivos móveis ou portáteis. 

(  ) Ambiente de desenvolvimento voltado a PCs e servidores. 

Alternativas

ID
3723037
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JDK inclui um software denominado depurador, o qual permite monitorar a execução dos seus aplicativos para que seja possível localizar e remover erros de lógica. Sobre o depurador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Informações úteis para responder a questão:

    Erros de sintaxe impedem a compilação do código, uma vez que será avaliado se o conjunto de palavras está correto, se pertencem a linguagem corrente, se falta o famoso o clássico ponto e vírgula (depende da linguagem). Assim, sabemos que a letra E está errada. Vamos para a próxima informação...

    Erros lógicos ou semânticos não impedem a compilação, já que, sintaticamente, está escrito correto. Esse erro consiste na escrita de uma lógica objetivando um dado resultado, no entanto, o resultado obtido é diferente do esperado. Trocando em miúdos, quer dizer que: se você escreveu seu código assim, 2 * 5 + 1, esperando obter o valor 10, bom meu amigo, a lógica implementada está errada. Você pode compilar seu código 1.001 vez, o depurador vai te apresentar o mesmo resultado se você não dá aquela esmiuçada no código. Ele não irá apresentar erro algum. Assim, eliminamos a B e C.

    A letra D é errada e apresenta uma ideia oposta. É possível depurar pequenos trechos do código, pode-se inserir pontos de interrupção (breakpoints). Veja que é quase, senão bem oposta a letra A que é o gabarito da questão.

    GABARITO: A