SóProvas



Questões de RSS


ID
101893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, acerca da tecnologia rich site
summary (RSS).

A tecnologia RSS utiliza a linguagem HTML para que conteúdos de sítios e weblogs possam ser explorados por navegadores.

Alternativas
Comentários
  • RSS utiliza a linguagem XML, que significa "Extended Markup Language", uma linguagem genérica que pode ser usada de diferentes formas em diferentes plataformas. O uso mais comum do RSS é para a publicação de conteúdo que se atualiza constantemente, como blogs, noticiários e podcasts. Um documento RSS, também chamado de "feed", "webfeed" ou "channel" contém apenas um resumo do conteúdo de um site associado ou de uma fonte mais completa. RSS possibilita que pessoas se mantenham atualizadas com as notícias e artigos de seus sites preferidos de uma maneira automática, sem a necessidade do usuário visitar o site manualmente.O termo RSS é uma abreviatura em inglês, que teve vários significados durante o curso de seu desenvolvimento: Rich Site Summary (RSS 0.91)RDF Site Summary (RSS 1.0 and RSS 0.90)Really Simple Syndication (RSS 2.0)

ID
149467
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O padrão web RSS definido pela W3C

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS


ID
162901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, acerca de conceitos e tecnologias envolvidos em sistemas para Web.

I - Uma folha de estilo em CSS (versão 2.1) pode conter uma regra composta de um bloco de declaração seguido de zero ou mais seletores.

II - O RSS é um formato XML que permite a publicação de um item de informação e sua disponibilização a diversos programas, chamados agregadores.

III - As chamadas Rich Internet Applications usam tecnologias não proprietárias para construção de aplicações Web com maior interatividade.

IV - Um Web crawler é um programa que fornece uma interface gráfica amigável para visualização dos itens de informação publicados em uma fonte RSS.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O termo Aplicação de Internet Rica foi introduzido pela Macromedia em março de 2002, embora o seu conceito já tenha tido outras denominações anteriores, tais como:- Remote Scripting, pela Microsoft, em 1998 - X Internet, pela Forrester Research em Outubro de 2000 - Cliente (Web) Rico - Aplicação Web Rica.
    Web crawler é um programa de computador que navega pela World Wide Web de uma forma metódica e automatizada. Outros termos para Web crawlers são indexadores automáticos, bots, web spiders, Web robot, ou Web scutter. O processo que um web crawler executa é chamado de Web crawling ou spidering.
    Muitos sites, em particular os motores de busca, usam crawlers para manter uma base de dados atualizada. 

  • Eu discordo do item "III - As chamadas Rich Internet Applications usam tecnologias não proprietárias para construção de aplicações Web com maior interatividade. " como certo, pois ao meu ver, existem tecnologias proprietárias que implementam o conceito de RIA.
  • Também discordo do item III, pois as tecnologias mais utilizadas nos projetos RIA são proprietárias, tais como  Adobe (Flash, Flex e AIR) e Silverlight.
  • Foi exatamente o que eu fiz.
    De cara, coloquei o item III com errado. Pensei em "flash" que é tecnologia proprietária.

    Alguém sabe explicar este item?
  • Pessoal, vamos rever a alternativa III:

    III - As chamadas Rich Internet Applications usam tecnologias não proprietárias para construção de aplicações Web com maior interatividade.

    Acontece que ela afirma que RIA utilizam essas tecnologias não proprietárias. Porém, em nenhum momento, podemos inferir que RIA utilizam APENAS tecnologias não proprietárias, o que deixa também em aberto que elas também podem utilizar ferramentas proprietárias.

    Espero ter ajudado.

    Abraço!
  • sobre o erro da assertiva I

    Misael Ferreira na TIMasters:

    O problema foi afirmar que uma regra CSS dispõe de 0 ou mais
    seletores, quando no mínimo um é obrigatório, podendo haver quanto
    forem necessários. Leia este tutorial sobre CSS no Maujor:

    http://maujor.com/tutorial/sintaxetut.php



ID
271033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a portais corporativos e
recomendações de acessibilidade na Web.

Um feed RSS pode conter mais de uma notícia. Para cada notícia deve haver uma área item, na qual a área delimitada pela tag description contém um resumo da notícia ou o texto completo da notícia.

Alternativas
Comentários
  • O XML do RSS pode conter quantas tags <item> quanto desejar.
    Cada uma deverá conter uma tag <description> com o conteúdo alvo da transmissão.

    Fonte: http://www.rssboard.org/rss-specification
  • ESTRUTURA DO RSS:

    <rssversion=“2.0”>
      <channel>
      <title> ...... </title>
      <link> ...... </link>
      <description> ..... </description>
      ..... (category, image, language, pubDate, ttl, etc.)
      <item>
      <title> ...... </title>
      <link> ...... </link>
      <description> ..... </description>
      ..... (author, category, pubDate, source, etc.)
      </item>
      .....
      </channel>
    </rss>

ID
868372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a portais corporativos e RSS, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) Um portlet pode ser considerado um servlet, pois ambos possuem os mesmos objetivos e funcionalidades. A única diferença entre portlet servlet reside no fato de que os portlets são voltados exclusivamente para portais corporativos, enquanto os servlets atendem aplicações web em geral.
    A alternativa está errada, servlet é um componente do lado servidor que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de um aplicativo Web, enquanto Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Afirmar que um portlet pode ser considerado um servlet é um erro, até porque eles são definidos em JSR´s diferentes ( portlets são definidos na JSR-168 e a servlet na mais recente JSR-315 ). Não obstante, eles diferem no contêiner que os comporta, nas API´s , no ciclo de vida e na configuração.
    b) O método processAction da interface do portlet possui dois parâmetros, o ActionRequest e o ActionResponse. Este último provê acesso a informações tais como estado da janela, modo do portlet e contexto do portal.
    A alternativa está errada. O acesso as informações tais como o estado da janela, modo do portlet e contexto do portal são obtidas no parâmetro ActionRequest, respectivamente através dos métodos getWindowState() , getPortletMode() e getPortalContext() , todos métodos herdados de javax.portlet.PortletRequest()
    c) Desenvolvido em linguagem DHTML, RSS é um padrão que permite a intercomunicação entre portais geradores de informações e sítios receptores dessas informações.
    Alternativa errada, o RSS não é desenvolvido em linguagem DHTML, ele é sim um documento RDF ou XML formatado. A proposito, DHTML também não é uma linguagem, e sim uma união de tecnologias.
    d) Um portlet, que pode ser utilizado em um portal para gerenciar conteúdo dinâmico, é considerado um componente web escrito em linguagem Java.
    Alternativa correta de acordo com a JSR-168 e com a API do Portlet.
    “A portlet is a Java technology based web component, managed by a portlet container, that processes requests and generates dynamic content. Portlets provide a presentation layer to Information Systems.”
    e) Um portal corporativo web comumente provê personalização de sua interface, logon único (single logon) e diversas formas de apresentação do conteúdo, mas, por questão de segurança e confiabilidade, esse tipo de portal não pode agregar de forma alguma informações advindas de fontes externas à organização responsável pelo portal.
    Alternativa errada. É muito comum um Portlet ter como fonte de dados conteúdo externo, e a API da suporte a essa procura de conteúdo. Não obstante, a API Portlet também oferece mecanismos para garantir a segurança das informações.
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra D.
    Fontes :
    - JSR 315
    - JSR 168
    - http://portals.apache.org/pluto/portlet-2.0-apidocs/
  • O Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Um Portlet pode ser utilizado em qualquer portal, promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.

    A especificação JSR 168 surgiu com o intuito de criar um padrão para o desenvolvimento de "portlets" para portais baseados na plataforma Java. Na JSR 168, um Portlet é um componente para Web gerado por um contentor específico (portlet container) que processa um pedido e gera dinamicamente o conteúdo que será mostrado no cliente. São utilizados no contexto de um portal na camada de apresentação de um sistema de informação.


  • Definir portlet fixando a uma linguagem de programação me parece inadequado.

    Não foi citado "de acordo com JSR-168" portlet é...

    Dando uma olhada rápido no portal corporativo Liferay encontro dois links para portlets PHP e Ruby

    https://web.liferay.com/pt/community/wiki/-/wiki/Main/PHP+Portlets

    https://web.liferay.com/pt/community/wiki/-/wiki/Main/Developing+Ruby+Portlets+in+Liferay

     


ID
1064968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na construção de um RSS, o elemento que determina o tempo para que o canal seja recarregado de sua fonte é;

Alternativas
Comentários
  • Elemento                                                     Descrição

    Category ->              Opcional. Para definir um ou mais tipos de alimentos para animais pertence.

    Cloud ->                   Opcional. processo de registo, a fim de obter um feed atualizado imediatamente notar.

    Copyright ->             Opcional. Informar o material com direitos autorais.

    Description ->           Necessário. Descrição do canal.

    docs ->                     Opcional. Ele aponta para as actuais disposições da especificação do formato de URL do arquivo RSS usado.

    Generator ->            Opcional. Especifica o programa utilizado para gerar a alimentação.

    Image ->                   Opcional. Quando a polimerização torna um feed, exibir uma imagem.

    Idioma ->                  Opcional. Disposições da linguagem utilizada na preparação de alimentos para animais.

    LastBuildDate ->      Opcional. A definição do conteúdo do feed data da última modificação.

    Link ->                      Necessário. Ultra define o canal de ligação.

    ManagingEditor ->    Opcional. A definição de alimentação edita o endereço de e-mail.

    PubDate ->               Opcional. A definição de alimentos para o conteúdo da data de lançamento final.

    Avaliação ->              Opcional. alimentar a nível PICS.

    SkipDays ->               Opcional. Ignorando as disposições dos dias feed atualizado.

    SkipHours ->              Opcional. Ignorando as disposições das horas de alimentação atualizados.

    TextInput ->                Opcional. campos de entrada de texto que será exibido junto com a ração.

    Title ->                        Necessário. canal de cabeçalho personalizado.

    Ttl ->                           Opcional. Elemento que determina o tempo para que o canal seja recarregado de sua fonte

    WebMaster ->             Opcional. A definição do endereço de e-mail deste administrador da Web feed.


ID
1098010
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

RSS é um padrão de desenvolvimento XML usado em sites web que permite a seus responsáveis divulgarem novas notícias. Nessa técnica, o link da notícia, bem como o seu resumo são armazenados em um arquivo de extensão .xml (ou .rss, ou .rdf). De acordo com esse tema, assinale a alternativa que apresenta o nome desse arquivo de resumo.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O arquivo de resumo de RSS é um Feed RSS, acessível por um link específico.

  • " A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. [...] Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS "

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RSS

     


ID
1176013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes no que se refere aos conceitos de segurança no desenvolvimento de sistemas.

RSS (Really Simple Syndication), que consiste em um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, baseia-se em outros protocolos da camada de aplicação para negociação e transmissão de mensagens.

Alternativas
Comentários
  • SOAP (Simple Object Access Protocol, em português Protocolo Simples de Acesso a Objetos) é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. Ele se baseia na Linguagem de Marcação Extensível (XML) para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da Camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para negociação e transmissão de mensagens. SOAP pode formar a camada base de uma pilha de protocolos de web services, fornecendo um framework de mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOAP 

  • cai bonito nessa questão na prova
  • Complementando o comentário do colega André Luiz, o RSS não é um protocolo, mas sim um formato para entrega de conteúdo web que sofre mudanças regulares, como notícias, blogs etc.


ID
1309831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de sistemas de gestão de conteúdo, julgue o item seguinte.


O formato RSS especifica o conteúdo XML com vistas à publicação do conteúdo para que outros a consumam, por meio, por exemplo, de web services.

Alternativas
Comentários
  • "Um RSS Feed é um documento XML disponibilizado e atualizado regularmente por algum site, oferecendo conteúdo dinâmico que pode ser consumido por aplicações cliente.

    Um RSS Feed (documento XML) é formado por um

    <channel>, que é a fonte do conteúdo, e contém um <title> e <description>, que descrevem a fonte do conteúdo. Além disso, contém um ou mais elementos <item>, representando cada item do conteúdo (cada notícia, por exemplo). Cada item, por sua vez, pode ter um title, link e description. 

    Estrutura do documento:

    <rss version="2.0"> <channel> <title>RSS Feeds - by Codificando.net</title> <link>http://www.codificando.net</link> <description>by Rodrigo Pires</description> <image> <url> http://www.codificando.net/images/Topo_01.jpg</url> <title>Codificando.NET</title> <link>http://www.codificando.net</link> </image> <item> <title>Artigo sobre Consumação de RSS</title> <link>http://www.codificando.net</link> <description>Este artigo demonstra como consumir um RSS Feed (XML) através do ASP.NET.</description> <pubDate>Wed, 23 Mar 2005 16:38:55 GMT</pubDate> </item> <item> <title>Segundo artigo</title> <link>http://www.codificando.net</link> <description>Descrição do Segundo artigo.</description> <pubDate> Wed, 27 Mar 2005 14:32:22 GMT </pubDate> </item> </channel> </rss> " fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/656/consumindo-rss-no-aspnet.aspx

  • O formato RSS especifica o conteúdo XML com vistas à publicação do conteúdo para que outros a consumam, por meio, por exemplo, de web services.  CORRETO no meu arquivo contrato do service WSDL posso ter um endpoint para a interface ConsultaNoticiasBlog com o URL para o link do feed RSS.

     lembrando que o RSS eh apenas para mostrar noticias atualizadas; webservice pode ter como uma de suas operations de uma interface de service suprotadas por um RSS. o Webservice está por traz de um modelo arquitetura SOA que envolve processos de negocio


  • "O formato RSS especifica o conteúdo XML" não seria o contrário, galera?


ID
1379575
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O professor fala em sala de aula sobre um recurso desenvolvido em XML que permite a divulgação de notícias ou novidades de um site, portal ou mesmo de um blog. Ele está se referindo, tecnicamente, ao:

Alternativas
Comentários
  • A questão abaixo nos servirá de base:

     

    Q571259

    Noções de Informática

     Internet

    Ano: 2013

    Banca: FCC

    Órgão: MPE-SE

    Prova: Técnico - Manutenção e Suporte de Equipamentos de Informática e Softwares

     

    RSS é um

    a) protocolo de comunicação utilizado por alguns sites da intranet para transmitir conteúdo por meio de um canal seguro.

     

    b) formato de conteúdo disponibilizado por alguns sites da internet. É descrito utilizando a linguagem XML e geralmente é utilizado para exibir notícias.

     

    c) servidor de arquivos remotos que suplantou o antigo FTP, possibilitando a utilização de criptografia assimétrica em seu acesso.

     

    d) serviço de comunicação entre usuários e pode ser considerado uma evolução do antigo IRC.

     

    e) dos registros utilizados por servidores DNS, juntamente com os registros tipo A e CNAME.


ID
1523644
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Muitos portais corporativos permitem que seus usuários recebam informações sobre conteúdos recentemente atualizados. Uma das formas de transmitir esse tipo de informação é a utilização de feeds RSS. O usuário efetua inscrição no portal e utiliza um programa para leitura de feeds. O RSS pode ser encontrado na versões 1.0, sendo chamado de “RDF Site Summary”, e na versão 2.0, sob o nome de “Really Simple Syndication”. A linguagem utilizada para representação de dados em RSS 2.0 é:

Alternativas
Comentários
  • O RSS  utiliza o formato de conteúdo disponibilizado por alguns sites da internet. É descrito utilizando a linguagem XML e geralmente é utilizado para exibir notícias.

     

    Fonte: 

    Q571259

    Noções de Informática 

     Internet

    Ano: 2013

    Banca: FCC

    Órgão: MPE-SE

    Prova: Técnico - Manutenção e Suporte de Equipamentos de Informática e Softwares

  • Prezados,

    O RSS 2.0 é um dialeto escrito em XML.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.

    Fonte : https://validator.w3.org/feed/docs/rss2.html 

ID
1544296
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um documento Really Simple Syndication - RSS escrito no formato XML o elemento é usado para descrever o feed RSS e possui três elementos filhos obrigatórios que são:

Alternativas
Comentários

ID
1753078
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Using RSS is possible to distribute up-to-date web content from one website to thousands of other websites around the world. RSS

Alternativas
Comentários
  • os documentos em transações web SÃO DESCRITOS EM XML

  • b-

    With RSS it is possible to distribute up-to-date web content from one web site to thousands of other web sites around the world. Written in XML, RSS allows personalised views for different sites

    https://www.w3schools.com/xml/xml_rss.asp


ID
1820611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a RSS e Portlet.

O Portlet versão 2.0 oferece a possibilidade de reusar um cache mesmo após este estar expirado.


Alternativas

ID
1820614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a RSS e Portlet.

Em RSS, o uso do elemento < skipMinutes > permite determinar o tempo, em minutos, que o feed pode ser mantido em cache antes de ser atualizado.


Alternativas
Comentários
  • Não sei se existe esse skipMinutes. O que vi foi skipHours e skipDay, que dizem os momentos que o leitor pode pular.

    Fonte: http://cyber.law.harvard.edu/rss/rss.html


ID
1852396
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

RSS permite compartilhar conteúdo entre websites utilizando documentos XML. Nestes documentos, o elemento utilizado para descrever o RSS é o

Alternativas
Comentários
  • http://www.infowester.com/rss.php

  • Letra E

    RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.

     

  • Eis a estrutura de um RSS Channel.

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
    <rss version="2.0">

    <channel>
      <title>W3Schools Home Page</title>
      <link>https://www.w3schools.com</link>
      <description>Free web building tutorials</description>
      <item>
        <title>RSS Tutorial</title>
        <link>https://www.w3schools.com/xml/xml_rss.asp</link>
        <description>New RSS tutorial on W3Schools</description>
      </item>
      <item>
        <title>XML Tutorial</title>
        <link>https://www.w3schools.com/xml</link>
        <description>New XML tutorial on W3Schools</description>
      </item>
    </channel>

    </rss>


ID
2524879
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente elementos opcionais do elemento de um feed rss.

Alternativas
Comentários
  • Elemento                                                     Descrição

    Category ->              Opcional. Para definir um ou mais tipos de alimentos para animais pertence.

    Cloud ->                   Opcional. processo de registo, a fim de obter um feed atualizado imediatamente notar.

    Copyright ->             Opcional. Informar o material com direitos autorais.

    Description ->           Necessário. Descrição do canal.

    docs ->                     Opcional. Ele aponta para as actuais disposições da especificação do formato de URL do arquivo RSS usado.

    Generator ->            Opcional. Especifica o programa utilizado para gerar a alimentação.

    Image ->                   Opcional. Quando a polimerização torna um feed, exibir uma imagem.

    Idioma ->                  Opcional. Disposições da linguagem utilizada na preparação de alimentos para animais.

    LastBuildDate ->      Opcional. A definição do conteúdo do feed data da última modificação.

    Link ->                      Necessário. Ultra define o canal de ligação.

    ManagingEditor ->    Opcional. A definição de alimentação edita o endereço de e-mail.

    PubDate ->               Opcional. A definição de alimentos para o conteúdo da data de lançamento final.

    Avaliação ->              Opcional. alimentar a nível PICS.

    SkipDays ->               Opcional. Ignorando as disposições dos dias feed atualizado.

    SkipHours ->              Opcional. Ignorando as disposições das horas de alimentação atualizados.

    TextInput ->                Opcional. campos de entrada de texto que será exibido junto com a ração.

    Title ->                        Necessário. canal de cabeçalho personalizado.

    Ttl ->                           Opcional. Elemento que determina o tempo para que o canal seja recarregado de sua fonte

    WebMaster ->             Opcional. A definição do endereço de e-mail deste administrador da Web feed.