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Spooling: capacidade de processar algum job assim que este chega no sistema através da sobreposição de operações muito lentas (por exemplo, dispositivos de entrada e saída) com processamento
Fonte: https://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/0708/SO/rev.ppt
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O Spooling é útil porque os dispositivos acessam dados em diferentes velocidades, o buffer provê uma estação de espera onde o dado pode ficar armazenado enquanto o dispositivo mais lento fica carregando. O mais comum exemplo de spooling é o da primeira impressão.
Como a impressora é um periférico muito mais lento que o computador, este teria de ficar esperando a impressão terminar para, então, executar uma nova tarefa. Para resolver esse problema, a maioria das impressoras tem um buffer, ou seja, uma memória interna utilizada para armazenar temporariamente os dados que estão vindo do computador. Com isso, os dados são transferidos do computador para o buffer, liberando-o mais rapidamente. Quanto maior o bufferda impressora, mais cedo esta liberará o computador.
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Spooling - Lembrar de IMPRESSORAS! Permite desvincular o programa do dispositivo de impressão, impedindo que um programa reserve a impressora para uso exclusivo. Atualmente é implementada na maioria dos Sistemas Operacionais fazendo com que a UCP e os dispositivos de E/S sejam aproveitados de forma mais eficiente.
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Pipeline: realiza a execução de processos paralelamente a outros processo que não alocam o mesmo recurso.
Spooling: Espaço de armazenamento temporário, normalmente usado em arquivos de impressão para evitar o bloquei do equipamento por um só cliente (realiza uma fila de impressão temporária - FIFO)
Timesharing: Tempo Compartilhado - pode ser confundido com o Pipeline, porém é a capacidade que o timesharing possibilita a criação do pipiline.
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GABARITO B
Spooling: O uso de spool é uma maneira de lidar com dispositivos de E/S dedicados em um sistema de multiprogramação.
Pipeline: técnica que permite que CPUs executem mais de uma instrução ao mesmo tempo.
Timesharing (compartilhamento de tempo), uma variante da multiprogramação, na qual cada usuário tem um terminal on-line.
FONTE: Tanenbaum