SóProvas



Prova CESPE - 2011 - SAEB-BA - Professor - História


ID
592066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

Alternativas
Comentários
  • O termo pré-histórico, ainda é vgente apesar de novas descobertas, como uma sociedade que desconhecia a inscrita.

  • A pré- historia é conhecida como a época que não havia registros escritos, pois desconheciam a escrita.

    LETRA A

  •  O termo é definido como sendo o período anterior à existência de registros escritos.

    Considerando-se que a Pré-História abrange o período da história dos seres humanos em que a escrita ainda não havia sido concebida, sendo que este fato ocorreu por volta de 4000 aC, podemos verificar que a pré-história é o maior período da história da humanidade e, que numa escala temporal, abrange cerca de 95% do tempo total do surgimento dos primeiros hominídeos que se tem conhecimento, ou seja, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás.

    Críticas ao termo Pré-História: Segundo as palavras de Lucien Febvre: “A história faz-se, sem dúvida, com documentos escritos. Quando os há. Mas pode fazer-se, deve fazer-se, sem documentos escritos, se estes não existirem”. Portanto a afirmação de muitos historiadores de que a denominação “Pré-História” é equivocada, está corretíssima, visto não existir uma anterioridade à História, mas sim ao surgimento da escrita, além de que tudo o que existe, faz e tem uma história, independente dela ser registrada ou não.

  • resposta: A sim também pois naquela época não havia escrita e sendo descoberta só na Idade antiga

  • Gabarito: A

    Pré-História ou (pré)conceito?

    "Muitos historiadores denominam o período entre o surgimento da humanidade e o da escrita de Pré-História. A origem dessa denominação está associada a uma concepção de História que surgiu no século XIX. Segundo essa concepção, só é possível recuperar o passado pela análise de documentos escritos. Assim, a história de qualquer sociedade só começaria no momento em que houvesse o domínio da escrita; todo o tempo que antecede esse período seria considerado anterior à História, ou seja, Pré-História.

    Hoje, contudo, a maioria dos estudiosos já não aceita essa concepção da História. Longe de buscar uma verdade única, muitos historiadores argumentam que só é possível estudar versões dos acontecimentos passados. Para isso, tudo o que é produzido pelo ser humano - utensílios, ferramentas, obras de arte e até mesmo as crenças de um camponês que não conheceu a escrita - vale como fonte de informação.

    Assim, o termo Pré-História deixou de ser excludente, de significar um período da sociedade sem História, para denominar um momento do passado no qual grupos humanos dominaram o fogo, inventaram a roda, criaram a pintura rupestre, a agricultura e as primeiras formas de manifestação religiosa."

    Fonte: Toda a História: história geral e do Brasil (2009. p.09) 

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    Pré-história é um termo "não aceito por muitos", pois se refere à história das pessoas antigas que não tinham o domínio da escrita.


ID
592072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Idade Média é um período cronológico, cujo nome decorre

Alternativas
Comentários
  • É a constante lógica do esteriótipo. Assim como "Indio" é uma definição externa ao povo que recebeu tal alcunha, ou pré-história não concorda com o fato de existir um povo vivendo (independente de sua organização social, manifestação cultural, ou mesmo tipo de registro deixado para as gerações posteriores) nenhum povo se autodenominaria meio alguma coisa. Mesmo nossa geração que filosoficamente ainda não sabe direito definir o seu tempo e percebe a gradual superação da modernidade, não se autointitularia ainda "meio alguma coisa". 

    Trata-se, portanto de um esteriotipo imposto por um pensamento posterior, o qual se apega e tenta recriar-se sobre a égide de um período "clássico" (daí inclusive o termo "Grécia clássica" como "modelo a ser imitado), opondo ao mesmo o período que outrora o suplantara na civilização ocidental, qual seja, a miscigenação latino-germânica. 

    Vale ressaltar que, pelo menos as opções A e B podem ser encontradas superficialmente como argumentos de época sem contudo e, como acertadamente expõe o autor da questão, serem corretas para definição do termo.

  • GABARITO RESPOSTA LETRA D

    d) do fato de esse período mediar dois outros momentos da História mais valorizados pela tradição política ocidental: o Império Romano e o Estado Moderno.

    Devagar e sempre... estude! Se for desistir, desista de desistir! Deus os abençoe!

  • GABARITO - D

    A Idade Média foi um período de transição entre a antiguidade e a modernidade, portanto seu nome tem correlação com o período em que a mesma ocorre.


ID
592087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime militar, instaurado no Brasil em 1964, afetou negativamente a cidadania, e, no que diz respeito aos direitos civis, proibiu

Alternativas
Comentários
  • LETRA ''C"

    Pois uma das grandes características dos regimes militares é a censura,ou seja, restringi-se a liberdade de expressão.



  • Eu caí nessa, mas analisando com mais calma é fácil achar a resposta certa.
    Acontece que o regime militar proibiu todas estas opções acima. 
    Daí que podemos traduzir a pergunta para: Qual das opções abaixo é direito civil?
    Agora ficou fácil né.
  • Todas estão corretas, porém direito civil é somente a alternativa D.

    A) DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

    B) No direito brasileiro, além do direito de voto em eleições (que compreende o direito de votar), também constituem direitos políticos o direito de voto em plebiscitos e referendos, o direito de iniciativa popular e o direito de organizar e participar de partidos políticos.

    C) Direitos civis são os privilégios e garantias que o direito internacional e principalmente as constituições nacionais dão a seus cidadãos. Os direitos civis agrupam as prerrogativas de liberdade individual, liberdade de palavra, pensamento e fé, liberdade de ir e vir, o direito à propriedade, o direito de contrair contratos válidos e o direito à justiça. Os tribunais são as instituições públicas por excelência para salvaguarda dos direitos civis.

    D) Art. 74 - O Presidente e Vice-Presidente da República serão eleitos, simultaneamente, entre os brasileiros maiores de trinta e cinco anos e no exercício dos direitos políticos, por sufrágio universal e voto direto e secreto.


  •  

    a livre organização sindical. -> DIREITO SOCIAL

     

     

    a criação de novos partidos políticos. -> DIREITO POLÍTICO

     

     

    a liberdade de expressão. -> DIREITO CIVIL (GABARITO)

     

     

    as eleições diretas para presidente da República. -> DIREITO POLÍTICO