SóProvas


ID
592066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

Alternativas
Comentários
  • O termo pré-histórico, ainda é vgente apesar de novas descobertas, como uma sociedade que desconhecia a inscrita.

  • A pré- historia é conhecida como a época que não havia registros escritos, pois desconheciam a escrita.

    LETRA A

  •  O termo é definido como sendo o período anterior à existência de registros escritos.

    Considerando-se que a Pré-História abrange o período da história dos seres humanos em que a escrita ainda não havia sido concebida, sendo que este fato ocorreu por volta de 4000 aC, podemos verificar que a pré-história é o maior período da história da humanidade e, que numa escala temporal, abrange cerca de 95% do tempo total do surgimento dos primeiros hominídeos que se tem conhecimento, ou seja, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás.

    Críticas ao termo Pré-História: Segundo as palavras de Lucien Febvre: “A história faz-se, sem dúvida, com documentos escritos. Quando os há. Mas pode fazer-se, deve fazer-se, sem documentos escritos, se estes não existirem”. Portanto a afirmação de muitos historiadores de que a denominação “Pré-História” é equivocada, está corretíssima, visto não existir uma anterioridade à História, mas sim ao surgimento da escrita, além de que tudo o que existe, faz e tem uma história, independente dela ser registrada ou não.

  • resposta: A sim também pois naquela época não havia escrita e sendo descoberta só na Idade antiga

  • Gabarito: A

    Pré-História ou (pré)conceito?

    "Muitos historiadores denominam o período entre o surgimento da humanidade e o da escrita de Pré-História. A origem dessa denominação está associada a uma concepção de História que surgiu no século XIX. Segundo essa concepção, só é possível recuperar o passado pela análise de documentos escritos. Assim, a história de qualquer sociedade só começaria no momento em que houvesse o domínio da escrita; todo o tempo que antecede esse período seria considerado anterior à História, ou seja, Pré-História.

    Hoje, contudo, a maioria dos estudiosos já não aceita essa concepção da História. Longe de buscar uma verdade única, muitos historiadores argumentam que só é possível estudar versões dos acontecimentos passados. Para isso, tudo o que é produzido pelo ser humano - utensílios, ferramentas, obras de arte e até mesmo as crenças de um camponês que não conheceu a escrita - vale como fonte de informação.

    Assim, o termo Pré-História deixou de ser excludente, de significar um período da sociedade sem História, para denominar um momento do passado no qual grupos humanos dominaram o fogo, inventaram a roda, criaram a pintura rupestre, a agricultura e as primeiras formas de manifestação religiosa."

    Fonte: Toda a História: história geral e do Brasil (2009. p.09) 

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    Pré-história é um termo "não aceito por muitos", pois se refere à história das pessoas antigas que não tinham o domínio da escrita.