SóProvas



Prova COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Médico


ID
3220450
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a Portaria Ministerial n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002, em seu capítulo I, que trata do Plano Estadual de Atendimento às Urgências e Emergências, a elaboração do referido plano deve estar baseada na proposta de estruturação das redes regionalizadas de atenção da NOAS 1/2002, segundo as seguintes atribuições/complexidade/distribuição:

I - Municípios que realizam apenas a atenção básica (PAB) devem se responsabilizar pelo acolhimento dos pacientes com quadros agudos de menor complexidade, principalmente aqueles já vinculados ao serviço.
II - Municípios satélite, que realizam a atenção básica ampliada (PABA), devem desempenhar a mesma função dos municípios PAB, além de contar com área física específica para observação de pacientes, até 8 horas.
III - Municípios polo regional, que realizam os procedimentos mais complexos da média complexidade, devem contar, além das estruturas já mencionadas acima, com Unidades Hospitalares de Referência Tipo II e III. Nesse nível, devem ser estruturadas as Centrais Reguladoras Regionais de Urgências, que vão ordenar os fluxos entre as micro- e macrorregiões, devendo o transporte inter-hospitalar ser garantido pelo Serviço de Atendimento Pré-hospitalar móvel da micro/macrorregião solicitante.
IV - Municípios polo estadual, que realizam procedimentos de alta complexidade, devem contar, além das estruturas já mencionadas acima, com Unidades Hospitalares de Referência Tipo III e devem, também, ter estruturadas as Centrais Estaduais de Regulação, que vão ordenar os fluxos estaduais ou inter-estaduais da alta complexidade.
V - Após a estruturação da rede assistencial acima mencionada, devido a grandes distâncias (como ao longo das estradas e em regiões muito carentes), salas ou bases de establização nessas localidades devem ser estruturadas com, no mínimo, o mesmo material e os medicamentos especificados para a atenção primária à saúde e devem contar com retaguarda ininterrupta de profissional treinado para o atendimento e a estabilização dos quadros de urgências mais frequentes.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • 5 - Municípios Pólo Regional, que realizam os demais procedimentos mais complexos da média complexidade (M3): devem contar, além das estruturas já mencionadas acima, com Unidades Hospitalares de Referência Tipo I e II, conforme especificações do Capítulo V – item I-B-a e I-B-b. Neste nível devem ser estruturadas as Centrais Reguladoras Regionais de Urgências, que vão ordenar os fluxos entre as micro e macro regiões, devendo o transporte inter-hospitalar ser garantido pelo Serviço de Atendimento Pré-hospitalar móvel da micro/macro região solicitante.  

    A afirmativa III diz "...Unidade Hospitais de Referência II e III..."

    Portanto gabarito correto: LETRA B


ID
3220453
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme a Portaria Ministerial n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002, em seu capítulo III, que trata do atendimento pré-hospitalar fixo, são atribuições das unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências:

I - Atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a Rede Básica e o Programa de Saúde da Família não estão ativos.
II - Desenvolver ações de saúde através do trabalho de equipe interdisciplinar, sempre que necessário, com o objetivo de acolher, intervir em sua condição clínica e referenciar para a rede básica de saúde, para a rede especializada ou para a internação hospitalar, proporcionando uma continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população usuária (beneficiando os pacientes agudos e não agudos e favorecendo, pela continuidade do acompanhamento, principalmente os pacientes com quadros crônico-degenerativos, com a prevenção de suas agudizações frequentes).
III - Ser entreposto de estabilização do paciente crítico para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.
IV - Quando necessário, ser transformada em unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência.
V - Ser observatório do sistema e da saúde da população, subsidiando a elaboração de estudos epidemiológicos e a construção de indicadores de saúde e de serviço que contribuam para a avaliação e o planejamento da atenção integral às urgências, bem como de todo o sistema de saúde.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Estas Unidades, integrantes do Sistema Estadual de Urgências e Emergências e de sua respectiva rede assistencial, devem estar aptas a prestar atendimento resolutivo aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados.

    São estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família e as Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências, com importante potencial de complacência da enorme demanda que hoje se dirige aos pronto socorros, além do papel ordenador dos fluxos da urgência. Assim, têm como principais missões:

    · Atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a rede básica e o Programa de Saúde da Família não estão ativos;

    · Descentralizar o atendimento de pacientes com quadros agudos de média complexidade;

    · Dar retaguarda às unidades básicas de saúde e de saúde da família;

    · Diminuir a sobrecarga dos hospitais de maior complexidade que hoje atendem esta demanda;

    · Ser entreposto de estabilização do paciente crítico para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.

    · Desenvolver ações de saúde através do trabalho de equipe interdisciplinar, sempre que necessário, com o objetivo de acolher, intervir em sua condição clínica e referenciar para a rede básica de saúde, para a rede especializada ou para internação hospitalar, proporcionando uma continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população usuária (beneficiando os pacientes agudos e não-agudos e favorecendo, pela continuidade do acompanhamento, principalmente os pacientes com quadros crônico-degenerativos, com a prevenção de suas agudizações freqüentes);

    · Articular-se com unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra-referência;

    · Ser observatório do sistema e da saúde da população, subsidiando a elaboração de estudos epidemiológicos e a construção de indicadores de saúde e de serviço que contribuam para a avaliação e planejamento da atenção integral às urgências, bem como de todo o sistema de saúde. 

  • A afirmativa IV traz: Quando necessário, ser transformada em unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência.

    O CORRETO SERIA:

    Articular-se com unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra-referência;

    Então, ela se articula com essas unidades e NÃO SÃO TRANSFORMADAS NELAS


ID
3220456
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme a Lei n.º 8080, de 19 de setembro de 1990, em seu capítulo III, que trata dos princípios e diretrizes, as ações, os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal e obedecem aos seguintes princípios:

I- Universalização.
II- Hierarquização.
III- Regionalização.
IV- Integralidade.
V- Descentralização.
VI- Participação social.
VII- Equidade.
VIII- Resolubilidade.
IX- Complementariedade.

Dos princípios citados acima, quais são considerados éticos/doutrinários?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Princípios éticos são três:

    Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

    Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

    ? Princípios organizativos:

    Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.

    Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função. Para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade.

    Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Um comentário de um determinado colega me ajudou muito: "os princípios doutrinários começam por vogais".


ID
3220459
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme a Portaria Ministerial n.º 1.600, de 7 de julho de 2011, em seu capítulo I, que trata das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, a Rede de Atenção às Urgências é constituída pelos seguintes componentes:

I- Promoção, prevenção e vigilância à saúde.
II- Atenção Básica em Saúde.
III- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências.
IV- Sala de estabilização.
V- Força Nacional de Saúde do SUS.
VI- Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e o conjunto de serviços de urgência 24 horas.
VII- Serviço hospitalar.
VIII- Atenção domiciliar.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • acho que seria contos.

  • Gabarito: A

    Rede de Atenção às Urgências e Emergências

    É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.

  •  componentes:

    I- Promoção, prevenção e vigilância à saúde. II- Atenção Básica em Saúde. III- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências. IV- Sala de estabilização. V- Força Nacional de Saúde do SUS. VI- Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e o conjunto de serviços de urgência 24 horas. VII- Serviço hospitalar. VIII- Atenção domiciliar.


ID
3220462
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um homem de 45 anos, que dirigia sem cinto de segurança, é atendido no pré-hospitalar. Acabou de ser retirado do veículo e ser imobilizado conforme protocolo. Foi realizada a avaliação primária completa e o paciente está hemodinamicamente estável. Durante a avaliação secundária, já no interior da viatura, identifica-se que ele apresenta paraplegia em nível T10. A avaliação neurológica revela também perda da sensibilidade para dor e temperatura com preservação da propriocepção e da vibração. Esses achados são condizentes com o diagnóstico de síndrome

Alternativas

ID
3220465
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Médico de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) é acionado para transporte inter-hospitalar de uma criança de 5 anos de idade, sexo feminino, vítima de acidente escorpiônico. Ao chegar ao hospital solicitante, o médico é informado de que se trata de uma unidade hospitalar tipo III e que a vaga da paciente foi regulada para hospital tipo I, referência em acidentes ofídicos e escorpiônicos. No hospital solicitante há soro anti-escorpiônico (SAEsc), a criança apresenta dor, eritema e parestesia no local da inoculação, associado à sudorese e náuseas; apresentou 2 (dois) episódios de vômitos, agitação, FC= 178 bpm e PA= 178 x 114 mmHg.

Com base no quadro clínico exposto acima, assinale a alternativa CORRETA, que classifica e propõe tratamento adequado:

Alternativas

ID
3220471
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Médico da USA é acionado para atendimento, na zona rural, a paciente do sexo masculino, 42 anos, vítima de picada de abelha há 25 minutos. Ao chegar ao local, o médico identifica que o paciente se encontra com esforço respiratório, sonolento e torporoso, queixando-se de dor abdominal intensa e náuseas. Apresentou 6 episódios de vômitos e diarreia. Possui os seguintes dados vitais: FC = 148 bpm; FR = 46 irpm; PA = 58 x 30 mmHg. Apresenta sibilos difusos, na auscuta pulmonar. Com base no quadro clínico exposto acima, qual a droga de escolha inicial que tem impacto direto na mortalidade, para o tratamento do caso em questão?

Alternativas

ID
3220474
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Médico da USA é acionado para atendimento a um paciente com franca insuficiência respiratória e foi indicado por ele intubação orotraqueal do paciente em questão. Durante a fase de preparo de materiais e drogas, é informado de que o paciente é portador de miastenia gravis. Qual droga é contraindicada nesse caso?

Alternativas

ID
3220477
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Médico da USA é acionado para atendimento a um paciente hiporresponsivo. O paciente apresenta nistagmo, fala arrastada, alteração cognitiva, labilidade emocional, hiporreflexia global, hipotensão e história de instabilidade postural. São encontradas próximas ao paciente 10 cartelas de comprimidos de fenobarbital. O médico decide por definir a via aérea do paciente e conduzi-lo ao hospital. Quanto ao antídoto para casos de intoxicação barbitúrica, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não existe antídoto para casos de intoxicação barbitúrica. Portanto, Gabarito LETRA E.

    Ao analisar as outras alternativas, temos que:

    • Não existe "anticorpo antibarbitúrico"
    • A N-acetilcisteína é antídoto para intoxicações por paracetamol.
    • O flumazenil é antídoto para intoxicações por benzodiazepínicos.
    • A naloxona é antídoto para intoxicações por opióides.


ID
3220510
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A partir da necessidade de dar continuidade ao processo de descentralização e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecido com a implementação da Norma Operacional Básica (NOB) – SUS 1/1996, de 5 de novembro de 1996, foi aprovada a Norma Operacional da Assistência a Saúde (NOAS) – SUS n.º 1/2002. Fundamentando-se na NOAS-SUS 1/2002, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

    a- A coordenação em âmbito NACIONAL é responsabilidade do Ministério da Saúde

    b- Os municípios que se habilitarem em GPAB-A terão responsabilidades e prerrogativas, de acordo com a NOAS

    d- A elaboração do PDR é competência da Secretaria Estadual de Saúde (sobre essa justificativa não tenho tanta certeza)

    e- O Conselho Nacional de saúde foi constituído antes de 1990. Neste ano ele apenas sofreu modificações para se adequar ao novo modelo de saúde.


ID
3220516
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria n.º 1.010, de 21 de maio de 2012, redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências. Para efeito dessa Portaria, considera-se:

Alternativas
Comentários
  • A) Incentivo: modalidade de repasse de recurso financeiro a ser utilizado tanto para investimento, quanto para custeio;

    B)  Os Municípios com população igual ou superior a 500.000 (quinhentos mil) habitantes que já possuem SAMU 192 poderão constituir por si só uma região, para fins de implantação de Central de Regulação das Urgências, desde que todos os Municípios do seu entorno já estejam cobertos por outra Central de Regulação das Urgências.

    C)  A qualificação da Central de Regulação das Urgências, das Bases Descentralizadas e das Unidades Móveis do SAMU 192 será válida por 2 (dois) anos, devendo ser renovada em novo processo de avaliação pela CGUE/DAE/SAS/MS

    D) A Portaria em questão não menciona os Conselhos de Saúde.

    E) GABARITO

    REFERÊNCIA: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1010_21_05_2012.html


ID
3220519
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Como instrumento de regulação do SUS, a NOB-SUS/1996, além de incluir as orientações operacionais propriamente ditas, explicita e dá consequência prática, em sua totalidade, aos princípios e às diretrizes do sistema, consubstanciados na Constituição Federal e nas Leis n.º 8.080/1990 e 8.142/1990, favorecendo, ainda, mudanças essenciais no modelo de atenção à saúde no Brasil.

A principal finalidade da NOB-SUS/1996 é:

Alternativas
Comentários
  • A presente Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a consequente redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS.


ID
3220522
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Atenção às Urgências, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.
( ) A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, imediatamente, em todo território nacional, independentemente dos critérios epidemiológicos e de densidade populacional.
( ) O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
( ) A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3220525
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a Portaria n.º 2048/GM, de 5 de dezembro de 2002, analise as seguintes proposições e a relação estabelecida entre elas.

I – O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuadas e disponíveis para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar o paciente dentro do sistema regional.
PORQUE
II – A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível, em termos de serviços de atenção de urgências.

A respeito dessas proposições, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3220528
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Rede de Atenção às Urgências no SUS, o componente que objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos, é:

Alternativas

ID
3220531
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A NOB-SUS 1/1993 estabelece normas e procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde. Essa norma, do Ministério da Saúde, tem como objetivo disciplinar o processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde na perspectiva de construção do SUS. Considerando esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) O estabelecimento dessa nova prática requer a existência e o funcionamento regular dos Conselhos de Saúde, paritários e deliberativos, como mecanismo privilegiado de participação restrito dos governos. (ERRADA)

    B) As bases descentralizadas devem seguir a estrutura física padronizada pelo Ministério da Saúde, incluída a padronização visual. (ERRADA)

    C) Com a Lei n.º 8.080/1990, fica regulamentado o SUS, estabelecido pela Constituição Federal de 1986, que agrega todos os serviços estatais − das esferas federal e estadual − e os serviços privados, e é responsabilizado pela concretização dos princípios constitucionais. (ERRADA)

    D) O Conselho Municipal de Saúde é instância permanente e deliberativa, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal de Saúde, com composição e atribuições previstas em lei estadual, observado o disposto na Lei n.º 8.080/1990. (ERRADA)

    E) O gerenciamento do processo de descentralização no SUS, de forma a atender aos pressupostos apresentados, tem como eixo a prática do planejamento integrado em cada esfera de governo e como foros de negociação e deliberação as Comissões Intergestores e os Conselhos de Saúde respectivamente, estruturando funcionalmente a articulação. (CERTA)


ID
3220534
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a Portaria GM/MS n.º 2048/2002, define-se ambulância como um veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos. Sobre a classificação das ambulâncias e sua tripulação, analise as afirmativas abaixo:

I - Veículo de intervenção rápida: veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.
II - Tipo C: ambulância de suporte avançado, destinada ao atendimento e ao transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, que conta com os equipamentos médicos necessários para essa função. Equipe: 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico.
III - Embarcações: a equipe deve ser composta de 2 ou 3 profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação, um médico e um enfermeiro somente em casos de suporte avançado de vida.
IV - Tipo F: veículo motorizado aquaviário destinado ao transporte por via marítima ou fluvial, equipado como indicado para as ambulâncias de Tipo A, B, ou D, dependendo do tipo de assistência a ser prestada.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
3220537
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria n.º 2026/2011 foi revogada pela Portaria n.º 1.010/2012, a qual dispõe, em seu art. 7.º, que o componente SAMU 192 é regionalizado, a fim de ampliar o acesso às populações dos municípios em todo o território nacional, através de diretrizes e parâmetros técnicos firmados pela portaria em questão. Entre os parâmetros técnicos, pode-se destacar o de:

Alternativas

ID
3220963
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria do Ministério da Saúde n.º 1600/2011 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no SUS. Tendo por base essa temática, analise as afirmativas abaixo.

I - O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
II - A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de integrar internamente os equipamentos de saúde, objetivando restringir o acesso dos usuários em situação de urgência e emergência ao profissional de saúde e à gestão.
III - A sala de estabilização é um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências.
IV - A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular e neonatal.

Sobre a Rede de Atenção às Urgências, estão CORRETAS as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • componentes das redes de atenção as urgências: sala de Estabilização UPA Hospital força nacional do SUS atenção domiciliar SAMU atenção básica Promoção, prevenção e vigilância