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Prova FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual


ID
3230533
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A linguagem clássica do cinema estabelecida a partir da experiência de diretores do cinema americano, tais como David W. Griffith e Charles Chaplin, convencionou chamar de “planos” os enquadramentos de câmera, conforme a especificidade de cada um, se mais aberto ou fechado. Marque dentre as opções abaixo a única que contém apenas as siglas de planos psicológicos.

Alternativas

ID
3230536
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Quando um diretor resolve qual câmera deve ficar em angulação baixa, apontada para cima, diante de um personagem importante, pode estar anunciando para o espectador que este personagem fará algo importante para a cena, sendo este ângulo uma exaltação da ação. A nomenclatura que corresponde ao ângulo de câmera baixa é:

Alternativas
Comentários
  • O enquadramento de um plano está diretamente relacionado com a posição da câmera, e o que será mostrado em tela. É através do enquadramento que vemos a posição dos atores, o cenário que compõe a cena, o ambiente, entre outras coisas.

    Plongée é uma palavra francesa, que significa “mergulho“. A ideia aqui é fazer um enquadramento de cima para baixo, como se a câmera estivesse mergulhando.

    Já o Contra-Plongée é justamente o oposto, ou seja, trata-se de um enquadramento onde vemos a cena de baixo para cima, como se a câmera estivesse deitada e apontada para cima.

    fonte: https://cinemacao.com/2020/03/25/be-a-ba-cinematografico-o-que-e-plongee-e-contra-plongee/


ID
3230539
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Aspect ratio é uma expressão que encontra correspondente em qual das opções abaixo?

Alternativas
Comentários
  • “Aspect Ratio” que na tradução correta se refere a proporção de tela tanto no cinema como na fotografia.

    é a proporção entre a largura e a altura de uma imagem. As relações de aspecto mais comuns usadas nas apresentações de filmes nos cinemas são; 1.85: 1 e 2,39: 1. No vídeo, mais respectivamente a TV, as proporções são: no formato SD (Standard Definition que já está em extinção) de 4: 3 (1,3 3: 1) e o formato de vídeo universal criado no século 20, para televisão de alta definição (HDTV) 16: 9 (1,7 7: 1). Existem outras proporções do aspecto ratio no cinema e no vídeo, mas são utilizados com pouca freqüência.

    Na câmera fotográfica, as proporções mais comuns são 4: 3, 3: 2 e, mais recentemente está sendo encontrado em câmeras fotográficas digitais além deste aspectos relacionados com o 35mm o aspect ratio 16: 9. Nas câmeras fotográficas digitais de grande e médio formatos, utilizam aspects ratios, 5: 3, 5: 4, e 1 : 1 (formato quadrado).

    fonte: https://blog.emania.com.br/aspect-ratio/


ID
3230542
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Marque, dentre as opções abaixo, a única que se refere apenas a lentes grande angulares.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B - 14mm, 18mm e 24mm

    Geralmente as grande angulares ficam entre 15 e 30mm de distância focal.


ID
3230545
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Marque, dentre as opções abaixo, a que expressa a definição correta sobre a resolução “1080i".

Alternativas

ID
3230548
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Blu-ray é um disco ótico gravável ou regravável, que suporta, no máximo:

Alternativas

ID
3230551
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Nos primórdios do cinema silencioso, filmava-se a 16 quadros por segundo (16 qps). Mas, a taxa de 24 qps logo se consolidou como sendo a que garantia maior naturalidade aos movimentos captados. Já a televisão, quando criada nos anos 40, adotou 30 frames por segundo como taxa. A estas taxas chama-se:

Alternativas

ID
3230554
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

No que se refere à exposição da lente à luz, ”quanto mais "degraus" entre o preto e o branco absolutos, maior é a latitude da imagem, quanto menos "degraus", menor é sua latitude”. Fonte: http://www.fazendovideo.com.br/infotec/latitude.ht ml

Compreende-se o significado de “latitude”, como:

Alternativas

ID
3230557
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A temperatura de cor pode ser medida pelo Kelvinômetro. Qual a medida correta dentre as discriminadas abaixo?

Alternativas

ID
3230560
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A função do balanço do branco da câmera tem como princípio informar a esta sobre a temperatura de cor do local onde acontece a captação de imagem. A maior parte das câmeras possui ajuste automático e manual. Os profissionais, em geral, ajustam o branco manualmente. Quando o branco não está bem ajustado, a imagem sofre efeitos indesejáveis, modificando o tom das cores e desvirtuando o que é visto pelos olhos do fotógrafo. Marque, dentre as opções abaixo, a que contém a informação correta sobre o processo de White balance (balanço do branco).

Alternativas

ID
3230563
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A luz pode se dispersar em diferentes direções, conforme o processo a que seja submetida, visto que, em geral, ela viaja em linha reta. Mas, os profissionais de iluminação costumam suavizar a "luz dura" através de um processo que faz a mesma atravessar um material translúcido chamado de filtro de gelatina, que atenua a luz. O processo pelo qual passa a luz quando é submetida a este filtro chama-se:

Alternativas

ID
3230566
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

“A iluminação de três pontos é uma técnica para dar profundidade a uma imagem” (p. 96, 2015. Livro “Fotografia, 50 conceitos e técnicas fundamentais explicados de forma clara e rápida”. Editor: Brian Dilg. Publifolha). A iluminação de três pontos consta das respectivas luzes e terminologias:

Alternativas
Comentários
  • A iluminação de 3 pontos é a base principal da iluminação de uma cena.É uma técnica básica de iluminação onde 3 fontes de luz são empregadas para iluminar uma pessoa ou objeto. Uma delas é a luz principal, e as outras duas são iluminações secundárias destinadas a modelar a imagem. O objetivo final é que a iluminação pareça o mais natural possível. O diferente posicionamento dessas luzes é que reforça, entre outras, a sensação de profundidade: a imagem deixa de parecer uniformemente iluminada (luz “chapada”) para ganhar volume. Uma delas é a luz principal (key light), e as outras duas são iluminações secundárias destinadas a modelar a imagem, a luz de preenchimento (fill light) e a contra-luz (backlight).

    fonte: https://blog.emania.com.br/


ID
3230569
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O ouvido humano tem capacidade de captar e discriminar sons entre os intervalos:

Alternativas

ID
3230572
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O “som direto é o som captado e registrado em sincronia com as imagens em uma realização audiovisual. O vínculo da captação simultânea entre som e imagem foi determinante para o desenvolvimento dos procedimentos de trabalho do som direto” (p. 121, 2018) Livro O som do filme, uma introdução. Org. Rodrigo Carreiro. Editora UFPR, 2018. Levando em conta o som direto do filme, marque a opção em que apenas os processos de captação do mesmo durante a filmagem estejam envolvidos.

Alternativas

ID
3230575
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O equipamento que efetua mixagens externas ao estúdio é conhecido como “mixer de campo”. Em geral, pode ser levado para o set de filmagem, por ser portátil e alimentado por bateria. Nele, quase sempre se pode reunir diferentes microfones, bem como alimentá-los de energia, sobretudo, se forem do tipo condensador. A Fonte de alimentação interna no mixer é conhecida como:

Alternativas

ID
3230578
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Quando ocorre em um filme de haver a simultaneidade entre imagem e trilha sonora, como, por exemplo, um personagem coloca um disco pra tocar uma música neste espaço, a trilha sonora é considerada como:

Alternativas

ID
3230581
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O sistema de captação sonora que costumamos chamar de “Boom”, não consta apenas de microfone e vara, mas de vários instrumentos que se complementam, a fim de possibilitar ao técnico de som captar o som direto em situações diversas. Marque abaixo a opção em que todos os ítens (não improvisados) estejam associados ao sistema “Boom".

Alternativas

ID
3230584
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Para o técnico de som, um grande desafio é o de captar um coral com um único microfone. Em geral, nem todas as vozes estão presentes na mesma intensidade, quando apenas um microfone é escolhido. Qual a solução de microfonação deve ser a mais adequada para captar o som de um coral, se estiver por cima de todos os músicos, levando em conta que se deseja captar o som como um todo, ou seja, não apenas em uma direção?

Alternativas

ID
3230587
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

“No método de trabalho do som direto, a captação e o registro da voz ocupam posição de destaque, tornando-se, no set, o principal foco de atenção do técnico de som.” (p. 174, 2018) Livro O som do filme, uma introdução. Org. Rodrigo Carreiro. Ed. UFPR, 2018.
Tanto no filme de ficção como no documentário, o apelo vocalcêntrico exige do técnico de som uma preocupação principal. No entanto, seu trabalho não se resume a captar a voz. Cabe ao profissional levar registros de som feitos no set, tais como:

Alternativas

ID
3230590
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A continuidade temporária e espacial entre planos consecutivos em uma cena diz respeito a que técnica de continuidade no cinema?

Alternativas
Comentários
  • Alternatica B

ID
3230593
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Poucas foram as artes no século XX que dependeram tanto das tecnologias digitais como o cinema e o vídeo. Se pensarmos na dependência das tecnologias ligadas à informática, esta ação cresce em importância. O computador está presente em vários processos de realização audiovisual, como, por exemplo, na Logagem, na edição, na aplicação de cenários e elementos visuais, na animação gráfica, entre outros.

Marque nas opções abaixo a que se refere completamente a processos ou profissionais apenas ligados ao computador, na realização audiovisual.

Alternativas

ID
3230596
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Fade é um signo de transição utilizado na montagem cinematográfica. É correto afirmar sobre os efeitos que podem causar no filme:

Alternativas

ID
3230599
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Uma excelente opção para quem não dispõe de uma ilha não linear de alta performance é editar no modo Proxi stream, em que:

Alternativas
Comentários
  • Sim, há marcas de subjetividade e argumentação.


ID
3230602
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

“Para que o agrupamento de planos sucessivos seja eficiente, é preciso manter um espaço de tela consistente. Em qualquer cena existe uma linha imaginária entre duas personagens”. A qual regra se refere esta definição dada por Jane Bardwell? (p. 77, 2013)

Alternativas
Comentários
  • https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-teoria-da-linha-de-dialogo/amp/

ID
3230605
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

"Os termos cena, plano e sequência são, às vezes, mal compreendidos. Cena define o lugar ou cenário em que ocorre a ação. Essa expressão é emprestada das produções teatrais, em que um ato pode ser dividido em várias cenas, cada uma delas situada em um local diferente. Uma cena pode consistir de um plano ou de uma série de planos representando um acontecimento contínuo” (p. 19, 2010) MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo: Summus Editorial, 2010.
Dentre os três termos, conforme a compreensão deste autor, quais são os mais pronunciados no set por quem “bate a claquete”, visto que se repete em função de erros dos atores?

Alternativas

ID
3230608
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Quando um diretor anuncia que uma cena Master será gravada, isto pressupõe:

Alternativas
Comentários
  • Alternatica C

ID
3230611
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Conforme compreendido por Jane Barnwell no clássico livro Fundamentos de produção cinematográfica, a angulação Plongée, ou seja, a câmera alta, “é posicionada acima da linha dos olhos apontando para baixo, olhando o sujeito de cima para baixo”. Dentre as opções abaixo, qual a que sugere o efeito causado pela angulação citada?

Alternativas

ID
3230614
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

"A cabeça de câmera se move para cima ou para baixo a partir de uma posição fixa no eixo vertical. Pode ser usado para revelar a altura de um prédio alto ou alguém prestar a pular do telhado do prédio” (p. 75, 2013). Esta definição dada por Jane Bardwell, corresponde a que movimento de câmera dentre os citados abaixo:

Alternativas
Comentários
  • Tilt: movimento de erguer ou baixar a câmera sobre seu próprio eixo, sempre no sentido vertical.

    Panorâmica: Gira a câmera sobre seu próprio eixo, em sentido horizontal, da esquerda para a direita e vice-versa.

    Dolly: a câmera se aproxima ou se distancia do objeto filmado.

    Truck ou travelling: quando a câmera anda paralelamente ao objeto filmado. a câmera “viaja”, isto é, desloca-se, na mão do operador, sobre um carrinho, sobre uma grua, em qualquer direção.

    Arco: câmera se move em volta do objeto formando um arco de 180º graus.

    Chicote: Câmara corre lateralmente durante a filmagem de uma determinada cena, deslocando rapidamente a imagem.

    Stedycam: Consiste de um sistema em que a é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmara flutua.

    fonte: https://www.michelibiek.com.br/2017/06/linguagem-cinematografica-movimentos-no.html


ID
3230617
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A qualidade da iluminação está relacionada diretamente à intensidade da luz no set de filmagem. As fontes luminosas pequenas e intensas de luz, produzidas por refletores, criam imagens nítidas e claras, mas com sombras escuras e bem definidas. A este tipo de luz, os fotógrafos chamam:

Alternativas

ID
3230620
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Sobre as fontes luminosas captadas em suporte digital, sabe-se que a cor da luz é impressa através da leitura do sensor para arranjos e combinações de três cores básicas (vermelho, verde e azul). A interseção entre as três cores produz qual cor?

Alternativas

ID
3230623
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Pela profundidade de campo se percebe que na área onde os objetos estão focados não ocorrem grandes desajustes de nitidez. Se diz que algo tem grande profundidade de campo quando há um largo espaço de nitidez entre objetos separados espacialmente. Os dois fatores que mais afetam a profundidade de campo são:

Alternativas

ID
3230626
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O estilo italiano de filmar no pós guerra ficou conhecido como Neo realismo, uma resposta da indústria italiana às limitações impostas pelo período. Essa forma quase documental de filmar celebrava a saída do estúdio para as ruas e o uso de não atores nas cenas, a fim de retratar a dureza de filmar em uma Itália destruída pela guerra. O estilo em questão faz clara opção por um tipo marcante de iluminação:

Alternativas

ID
3230629
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Segundo Erik Felinto*, “a hibridação de suportes e linguagens, bem como o convite a formas de participação cada vez mais intensas, atendem às demandas de uma cultura sequiosa por novas formas de experiência espectral (e sensorial). Isso aponta para uma situação na qual todo o corpo é convocado a experimentar sensações. A imagem por si só já não é suficiente:”(p. 419, 2006)* História do cinema mundial. Organizado por Fernando Mascarello.
Considerando as formas de experiências citadas pelo autor, marque a opção que contém um tipo de filme que as proporcionasse ao espectador.

Alternativas

ID
3230632
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O efeito de dia virar noite, chamado de Noite americana, possibilita ao fotógrafo captar imagens com luz solar em exteriores e transmitir que as imagens foram feitas à noite. Geralmente, ele fecha o diafragma ao máximo, escurecendo a cena, a fim de trabalhar com a mesma na pós-produção. Porém, quando há a necessidade de levar as imagens para a ilha no tom azulado da noite, ele pode:

Alternativas
Comentários
  • Tungstênio– Esta é a melhor opção para fotografar em ambientes iluminados com lâmpadas incandescentes. Por terem tons mais alaranjados do que a luz solar, a função Tungstênio corrige a imagem com luzes mais frias (de cor azul).

    fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/03/aprenda-a-ajustar-o-balanco-de-branco-da-camera-fotografica.html


ID
3230635
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O filtro de câmera utilizado para reduzir o efeito de reflexos em vidros e na água, chama-se:

Alternativas

ID
3230638
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

A aplicação do sistema de foco automático na câmera, em geral, não é bom, quando este:

Alternativas

ID
3230641
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Geralmente, quando um fotógrafo aponta a sua lente para uma luz pontual, como a do sol ou de refletor, podem surgir na imagem pontos de luz brancos, brilhantes ou coloridos, em forma de discos ou losangos. A imagem fica clara demais e as cores se tornam pálidas. Esse tipo de manifestação é, na verdade, um defeito ótico causado pela luz, ao passar pela extremidade da lente. Por ser do agrado de fotógrafos, alguns programas de edição de fotos incorporaram esse defeito como efeito. Que nome se dá a este defeito/ efeito?

Alternativas
Comentários
  • Flare (ou Lens Flare) é um defeito (aberração) ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa certas manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais.


ID
3230644
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

Preciso gravar uma cena em estúdio com fundo verde de Chroma Key. O ideal é:

Alternativas