-
Ninguém estuda fotografia aqui não ? Kkkk
-
Quando temos o aumento do iso (sensibilidiade do filme) geralmente pretendemos evitar o efeito do ruído.
Esse efeito é ocasionado quando se aumenta o tempo de exposição à luz (o obturador fica mais tempo aberto) e o sensor recebe mais luz
Por isso eh uma técnica relativamente comum é "subir o ISO'' com isso temos mais sensibilidade a luz e não aumentamos o tempo de exposição
Segue uma outra questão da vunesp
Em uma fotografia noturna, num ambiente de pouca luz, em que não há a possibilidade de se utilizar qualquer iluminação adicional, uma das opções para uma exposição satisfatória é a de aumentar a sensibilidade do sensor. A elevação do número ISO a um nível considerado alto pode gerar o seguinte resultado na imagem:
Resposta:
letra e) ruído, principalmente nas áreas de baixa iluminação.
Atte
-
Comentário parcialmente errado do nosso amigo Juliano.
A questão que ele comenta esta correta, contudo o aumento do ISO proporciona exatamente o aumento do ruído que não tem relação com o tempo de exposição. Por isso, se a intenção é diminuir o ruído da imagem, o ideal é trabalhar com um iso menor.
Agora sobre a questão, três são as principais maneiras de aumentar a captação de luz:
1 - Aumentando a abertura do diafragma (como consequência teria a diminuição da profundidade de campo)
2 - Aumentando o tempo de exposição, diminuindo a velocidade de abertura do obturador (consequência: possibilidade de foto borrada)
3 - Aumentando a sensibilidade do ISO (consequência: o possível aumento do ruído)
Logo a resposta é a letra B, pois se a objetiva é pouco luminosa, faz-se necessário aumentar a captação de luz e, sem mexer no tempo exposição, nos resta aumentar a sensibilidade do ISO.
-
Muito interessante!!
A luz é nos fornece intensidade e movimento e clareza (foco).
Se temos muita luz, não é necessário se preocupar com o foco (profundidade de campo), nem movimento (tempo do obturador), pois podemos fechar o diafragma para barrar a entrada de luz e fica fácil obter foco
Se temos muito movimento e muita luz, devemos nos preocupar com o obturador (imagem poderia ficar borrada se houver muita exposição), Se tiver pouca luz e movimento, a intensidade ficará em xeque (aumenta-se o ISO, com consequente ruído, pois não se pode aumentar o tempo do obturador por conta do movimento)
Com pouca e luz e imagem parada, podermos manter o ISO relativamente baixo e aumentar o tempo de exposição. Porém teremos que trabalhar com o tamanho do diafragma e isso influi na profundidade de campo.
-
A) pretende-se evitar o registro de ruídos na imagem. ERRADO, quanto maior o ISO, mais ruídos causa na imagem.
B) a objetiva é pouco luminosa e não se pretende elevar o tempo de exposição. CORRETO, com uma lente com baixa luminosidade, é preciso aumentar o tempo que o obturador ficará aberto para captar a luz.
C) a objetiva é pouco luminosa e não se pretende diminuir o tempo de exposição. ERRADO, contrário da letra B.
D) há excesso de luz no ambiente para a exposição pretendida. ERRADO, se há muita luz no ambiente, não há necessidade de aumentar o ISO.
E) a objetiva é bastante luminosa, mas a ausência de filtros nos leva à elevação do valor da ISO. ERRADO, se há muita luz na lente, ou seja, sua abertura é maior, não tem porquê aumentar o ISO.