SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Diagnóstico Bacteriológico


ID
1720678
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As atividades desenvolvidas em um laboratório de microbiologia expõem o trabalhador a uma variedade de riscos que estão associados aos materiais empregados e aos métodos utilizados. Visando minimizar ou eliminar os riscos, é essencial o estabelecimento de um programa de biossegurança para o laboratório. O laboratório, dependendo das atividades que desenvolve pode apresentar, em maior ou menor grau, quatro categorias de riscos. No processo de avaliação de risco para o trabalho com agentes biológicos, uma série de critérios deve ser considerada, sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Classificação de risco dos agentes biológicos / Ministério da Saúde. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006. 36 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos), em http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/classificacaoderiscodosagentesbiologicos.pdf.

    Página 11:

    Origem do agente biológico potencialmente patogênico

    Este dado está associado não só à origem do hospedeiro do agente biológico (humano ou animal, infectado ou não) mas também à localização geográfica (áreas endêmicas, etc.).


ID
1720681
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à estrutura da célula procariótica, analise as afirmativas a seguir.

I. O peptideoglicano é um polímero cuja unidade básica é constituída por um dissacarídeo ligado a um polipeptídeo.

II. A membrana externa das bactérias Gram-negativas é uma bicamada simétrica composta por, pelo menos, dois tipos de lipídios.

III. O core polissacarídico conecta as regiões A, (hidrofílica), e O, (hidrofóbica), do lipopolissacarídeo.

Assinale:

Alternativas

ID
1720684
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os laboratórios de microbiologia podem ser divididos em quatro categorias de acordo com os níveis de biossegurança. A classificação em cada um desses quatro diferentes níveis consiste da combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalação do laboratório. Cada combinação é adequada especificamente para as operações realizadas, vias de transmissões documentadas ou suspeitas de agentes infecciosos e funcionamento ou atividade do laboratório.

Sobre as principais características dos quatros níveis de biossegurança, analise as afirmativas abaixo.

I. Nos laboratório de nível 1 de biossegurança, as práticas, os equipamentos de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais. Em laboratório de nível 1, trabalha-se com cepas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doença em homens adultos e sadios, como o Bacillus subtilis.

II. Nos laboratórios de nível 2 de biossegurança, as práticas, os equipamentos, a planta e a construção das instalações são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios escola e outros laboratórios que trabalham com agentes biológicos que provocam infecções no homem e animais, cujo potencial de propagação na comunidade e disseminação no ambiente é limitado. Exemplos de microrganismos que podem ser manipulados em laboratório de nível 2 de biossegurança incluem Enterococcus spp., Brucella spp. e Escherichia coli O157:H7.

III. Nos laboratórios de nível 3 de biossegurança, as práticas, o equipamento de segurança, o planejamento e a construção das dependências são aplicáveis para laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratório escola, de pesquisa ou de produções. Enquanto os laboratórios de nível 4 de biossegurança são aplicáveis para trabalhos que envolva agentes exóticos que representam alto risco. Clostridium botulinum e Mycobacterium tuberculosis são exemplos de microrganismos manipulados em laboratórios de nível 3, enquanto que Bacillus anthracis é um exemplo de microrganismo manipulado em laboratório de nível 4 de biossegurança.

Assinale:

Alternativas

ID
1720687
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As subunidades e coenzimas para biossíntese podem se originar de um número relativamente pequeno de precursores, denominados metabólitos focais. São exemplos de metabólitos focais, exceto:

Alternativas

ID
1720690
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As cabines de segurança biológica (CSB) estão entre os mais comuns e eficazes dispositivos de contenção primária utilizados em laboratório que trabalham com agentes infecciosos. Existem três tipos gerais de CSB, designadas de classe I, classe II e classe III e que possuem características e aplicações distintas. Sobre as CSB utilizadas em laboratório de microbiologia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o gabarito, a resposta correta: letra E.

    Contudo, a CSB classe I é a forma mais simples de cabine, e é recomendada para trabalho com agente de risco biológico baixo e moderado. Entretanto, a classe de risco III apresenta um risco elevado para o indíviduo e baixo para a comunidade.

    Sendo assim, a letra E também estaria errada.


ID
1720693
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As vias Hexose-Monofosfato e Hexose-Difosfato são vias de oxidação da glicose referidas, respectivamente, como:

Alternativas

ID
1720696
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A análise das seqüências integrais de cromossomos bacterianos permitiu a constatação de que a maioria, se não todos, são estruturas em mosaico, compreendendo genes conservados além de múltiplas seqüências inseridas de diferentes origens. São exemplos dessas seqüências, exceto:

Alternativas

ID
1720699
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os mecanismos conhecidos de transferência de genes entre bactérias estão os listados a seguir, exceto:

Alternativas

ID
1720702
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Boas Práticas de Laboratório é um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos referentes à saúde e ao ambiente são planejados, realizados, monitorados, registrados, relatados e arquivados. Princípios das Boas Práticas de Laboratório são aplicáveis em estudos que dizem respeito a segurança de produtos relacionados à saúde humana, vegetal, animal e ao ambiente. Para correta implantação do sistema de qualidade é necessário a definição de uma unidade operacional, ou seja, o conjunto de instalações, de equipamentos e de pessoal para conduzir o estudo. Em relação à unidade operacional, analise as afirmativas abaixo.

I. Em estudos que envolvem várias unidades operacionais, a unidade principal é onde trabalha o diretor do estudo. Este é o principal responsável pela condução do estudo em toda a sua extensão, podendo delegar parte dessa responsabilidade a um pesquisador principal.

II. A unidade operacional sempre apresenta uma unidade de Garantia da Qualidade, a responsável pela garantia da aplicação dos princípios das Boas Práticas de Laboratório nos estudos conduzidos. Os principais instrumentos utilizados por essa unidade são: auditorias de estudo, inspeção de laboratório e auditoria de processo.

III. As auditorias de estudo são conduzidas para monitorar o estudo, enfatizando as etapas críticas do mesmo, enquanto as auditorias de processo são conduzidas para monitorar procedimentos ou processos de natureza repetitiva, nos quais as auditorias de estudo tornam-se inviáveis ou ineficientes. Essa última aplica-se apenas aos estudos de longa duração.

Assinale:

Alternativas

ID
1720705
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Com relação à estrutura, às funções e às características atribuídas ao LPS (lipopolissacarídeo) de bactérias Gramnegativas, analise as afirmativas abaixo.

I. A perda do antígeno O diminui a susceptibilidade à morte mediada pelo sistema complemento.

II. Atua como um mitógeno, estimulando a diferenciação e a multiplicação policlonal de células B, além da secreção de imunoglobulinas, como IgM e IgG.

III. Dois açúcares estão normalmente presentes no core polissacarídico, uma heptose e o ácido cetodeoxioctanóico (KDO).

Assinale:

Alternativas

ID
1720708
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Segundo as Boas Práticas de Laboratório, toda unidade operacional, deve ter uma unidade de Garantia da Qualidade, diretamente ligada ao gerente. Tal unidade assegura que os estudos serão realizados de acordo com os princípios das Boas Práticas de Laboratório. Sobre a Unidade de Garantia da Qualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1720711
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os sistemas de secreção conhecidos em bactérias com potencial para introduzir proteínas efetoras diretamente no citoplasma das células hospedeiras pertencem aos tipos:

Alternativas

ID
1720714
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Com relação aos mecanismos de ação das toxinas do tipo AB, analise as afirmativas abaixo.

I. A toxina diftérica catalisa a transferência de ADP-ribose do NAD para o fator de elongação 2 (EF-2), inibindo a síntese protéica.

II. A toxina Pertussis possui cinco subunidades B, das quais a subunidade S2 está envolvida na ligação a um receptor glicolipídico em células respiratórias ciliadas e a subunidade S3 se liga a glicolipídios em fagócitos.

III. A toxina colérica se liga ao receptor gangliosídeo GM1 na superfície dos enterócitos por meio das subunidades B e o fragmento A1, ativado pela redução da ponte dissulfeto da subunidade A, promove a ADP-ribosilação da proteína Gs.

Assinale:

Alternativas

ID
1720717
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A preservação a curto e a longo prazo de microrganismos para estudos futuros é uma tradição na microbiologia. As coleções de cultura de microrganismos são recursos valiosos para estudos sobre a diversidade e a evolução microbianas, investigações epidemiológicas, além de propostas educacionais. Existem vários métodos de preservação de microrganismos e um estoque efetivo é aquele capaz de manter um organismo viável, livre de contaminação e sem alterações fenotípicas ou genotípicas.

Sobre os métodos de preservação de bactérias em microbiologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1720720
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Um método de diagnóstico simples e rápido para identificação preliminar de bactérias é a microscopia. Sobre os métodos de microscopia para diagnósticos em bacteriologia, assinale a afirmativa que melhor correlaciona o método com o patógeno.

Alternativas

ID
1720723
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O agrupamento de genes que codificam proteínas com funções relacionadas constitui-se em uma unidade transcricional denominada:

Alternativas

ID
1720726
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Muitos testes microbiológicos requerem o isolamento de microrganismos viáveis. Isto significa que o espécime apropriado deve ser coletado, levado rapidamente ao laboratório em meio de transporte adequado e semeado em meios de cultura de forma a permitir o crescimento. Sobre os principais meios de isolamento bacteriano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No ágar MacConkey as colônias que fermentam lactose aparecem em vermelho devido à conversão ácida do indicador vermelho neutro.

    Em ágar EMB, as espécies que fermentam intensivamente a lactose mostram um brilho verde-metálico.

    Ágar Thayer-Martin meio seletivo utilizado p/ isolamento Neisseria, inibe a maioria das outras bactérias.

    Ágar XLD (xilose-lisina-desoxicolato): é um meio não só seletivo como de diferenciação e serve para diferenciar os fermentadores de lactose e produtores de H2S. Fermentadores de lactose como a E.coli torna o meio ácido e a coloração é amarela, já a Salmonela não fermenta lactose e o meio permanece vermelho, porém há produção de H2S.

    A agar Hektoen entérico contém sais biliares que funcionam como inibidores de bactérias Gram positivas, o tornando uma excelente opção para o isolamento de patógenos entéricos em amostras de fezes.


ID
1720729
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Em um laboratório de Bacteriologia, o processamento de espécimes clínicos inclui detecção de bactérias por
coloração e cultura, por ensaios imunológicos para detecção de antígenos e pelo uso de técnicas moleculares para identificação de seqüências específicas dos ácidos nucléicos. A coleta e o transporte do espécime clínico devem seguir alguns critérios, visto que estão diretamente relacionados com o sucesso no isolamento e na identificação do patógeno. Sobre a coleta e o transporte de tais espécimes, analise as afirmativas abaixo.

I. Amostras de líquido cefalorraquidiano, utilizadas como espécime clínico de escolha para identificação de agentes causadores de infecções de sistema nervoso central, devem ser coletadas em tubos secos estéreis e encaminhadas diretamente ao laboratório. Em alguns casos, pode-se manter a amostra sob refrigeração por, no máximo 30 minutos, antes do processamento de isolamento laboratorial.

II. Para diagnóstico laboratorial das infecções intestinais, as fezes podem ser mantidas em temperatura ambiente por até 24 horas, desde que tenham sido coletadas em meios de transporte, tais como o meio de Cary-Blair.

III. Amostras de hemocultura devem ser coletadas diretamente em garrafas específicas para cultura de sangue e podem ser mantidas por até 2 horas, sob refrigeração, antes do processamento inicial de isolamento do agente etiológico.

Assinale:

Alternativas

ID
1720732
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O laboratório de bacteriologia desempenha um importante papel no diagnóstico e no controle das doenças infecciosas. Os métodos diagnósticos em bacteriologia são variados, incluindo desde os microscópicos até a microbiologia molecular, passando por métodos fenotípicos e sorológicos.

Sobre os métodos de diagnóstico em bacteriologia, analise as afirmativas abaixo.

I. Dentre os métodos de microscopia após coloração com reagentes específicos, destaca-se o método de coloração de Gram, utilizado para a maioria das bactérias, e o método de coloração de Ziehl-Neelsen, utilizado especialmente no diagnóstico das infecções por Mycobacterium spp., Nocardia spp., Rhodococcus spp. e Mycoplasma spp..

II. Nos laboratórios de microbiologia, a cultura de microrganismos continua sendo o principal método diagnóstico. No entanto, muitos microrganismos não crescem nos meios de cultura in vitro e, dessa forma, os métodos sorológicos se tornaram uma boa alternativa diagnóstica. Um importante exemplo de diagnóstico sorológico para infecções bacterianas é a técnica de imunofluorescência utilizada para diagnóstico de infecções por Chlamydia trachomatis, conhecida como FTA-Abs.

III. Com os avanços da biologia molecular, muitas técnicas genotípicas são hoje utilizadas como ferramentas diagnósticas em bacteriologia. Enquanto a técnica de reação em cadeia da polimerase é amplamente empregada para detecção de microrganismos não cultiváveis, as técnicas de eletroforese em gel de campo pulsado e a análise do polimorfismo do comprimento do fragmento de restrição são mais utilizadas para a tipagem de cepas bacterianas.

Assinale:

Alternativas

ID
1720735
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Durante os estágios iniciais de um processo infeccioso, as bactérias precisam expressar adesinas permitindo a ligação às células do hospedeiro. Após essas etapas, a expressão de exotoxinas e fatores de evasão precisa ser regulada positivamente, com concomitante repressão dos fatores de colonização. A regulação da expressão de fatores de virulência pode ser controlada por diferentes mecanismos, por exemplo, sistemas de transdução de sinal de dois componentes. São exemplos desses sistemas, exceto:

Alternativas

ID
1720738
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Membros do gênero Listeria são bacilos Gram positivos regulares, não esporulados, anaeróbios facultativos e cujos estudos genéticos demonstram maior relação filogenética com o gênero Brochothrix (um microrganismo ambiental).

Com relação às principais características do gênero Listeria, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1720741
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Listeria monocytogenes é um patógeno intracelular facultativo, capaz de crescer em macrófagos, células epiteliais e cultivos de fibroblastos. Esse microrganismo pode ser isolado de vários locais do ambiente e de fezes de mamíferos, aves, peixes, insetos e outros animais, além do solo e matéria vegetal em decomposição. Sintomas de infecções por L. monocytogenes incluem meningite, encefalite e/ou sepse em adultos, além da espécie ser um importante agente de doença neonatal.

Em relação aos resultados de testes fenotípicos para diagnóstico laboratorial das infecções causadas por pela espécie, assinale a afirmativa que identifica corretamente os resultados dos testes.

Alternativas

ID
1720744
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A listeriose humana é uma doença esporádica, com picos de incidência no verão. Focos epidêmicos e casos esporádicos de listeriose podem estar associados ao consumo de leite contaminado, queijo fresco, carne mal cozida e vegetais crus não lavados. A prevalência em leite e laticínios recebe grande atenção devido aos primeiros surtos. Em relação à caracterização e ao isolamento de Listeria spp. em alimentos, analise as afirmativas abaixo.

I. Em alimentos congelados, os mesmos devem ser transportados congelados e descongelados imediatamente antes das análises.

II. Amostras de alimentos com suspeita de Listeria spp. devem ser semeadas inicialmente em caldos de enriquecimento, tais como o da Universidade de Vermont Modificado (UVM) a 30ºC por 24 horas.

III. Métodos rápidos, baseados em amplificação de DNA ou RNA, e métodos de imunoensaios espécie- ou gênero específicos foram desenvolvidos para acelerar a recuperação e a identificação de Listeria spp.. Entretanto, estes devem ser utilizados apenas para espécimes clínicos estéreis, não sendo recomendados para alimentos.

Assinale:

Alternativas

ID
1720747
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os métodos de coloração de Gram e Ziehl-Neelsen são os mais usados em bacteriologia clínica, podendo ser aplicados para caracterização e rastreamento da maioria das cepas de importância clínica. Em relação aos métodos e ao comportamento citomorfológico de bactérias, analise as afirmativas abaixo.

I. Na caracterização dos principais patógenos envolvidos em quadros de meningite, o método de coloração de Gram é de fundamental importância, visto que os principais agentes etiológicos apresentam diferenças na coloração, sendo Neisseria meningitidis diplococo Gram negativo, Streptococcus pneumoniae diplococo Gram positivo e Haemophilus influenzae cocobacilo Gram positivo.

II. Alguns erros podem acontecer quando se realiza a coloração pelo método de Gram, tais como a descoloração insuficiente com álcool-acetona, resultando na retenção do cristal violeta dificultando a observação de bactérias Gram negativas.

III. Esfregaços corados pelo método de Ziehl-Neelsen são úteis no diagnóstico bem como no acompanhamento da resposta do paciente ao tratamento. Usando a metodologia para acompanhamento, caso o número de microrganismos não diminua após o início da terapia, deve-se considerar a possibilidade de resistência aos fármacos.

Assinale:

Alternativas

ID
1720750
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Num laboratório de Bacteriologia Clínica especializado, muitos métodos diagnósticos são usados, envolvendo técnicas fenotípicas e genotípicas. Dentre as fenotípicas, as técnicas de microscopia são geralmente utilizadas com dois propósitos, a detecção e a identificação. Propriedades citomorfológicas, por exemplo, podem ser usadas na identificação preliminar da maioria das bactérias e na definitiva de muitos fungos e parasitas.

Em relação aos métodos microscópicos em diagnóstico microbiológico, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Errada: C

    Absorvem o ultravioleta de baixo comprimento de onda e emitem energia em um comprimento de onda maior.


ID
1720753
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

O “grupo Bacillus cereus” compreende um conjunto de espécies estreitamente relacionadas.

Assinale a alternativa que indica uma espécie que não faz parte do grupo.

Alternativas

ID
1720756
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Um dos primeiros passos no diagnóstico bacteriológico de espécimes clínicos é a avaliação microscópica. Dentre os métodos ligados à citomorfologia, podemos encontrar os métodos de exame direto e os métodos de microscopia após coloração dos espécimes clínicos com corantes químicos específicos.

Sobre métodos microscópicos em microbiologia clínica, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1720759
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre os mecanismos de ação inseticida das proteínas Cry produzidas por Bacillus thuringiensis, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresentam-se como pró-toxinas que necessitam ser ativadas por proteases para desencadear efeitos tóxicos.

II. A maioria é constituída por três domínios, sendo o domínio I responsável pela inserção na membrana e formação do poro e os domínios II e III envolvidos no reconhecimento e na ligação ao receptor.

III. Após a ingestão das inclusões de cristal, as proteínas são solubilizadas no ambiente ácido encontrado no mesêntero da maioria das larvas de insetos susceptíveis.

Assinale:

Alternativas

ID
1720762
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Os testes fenotípicos são úteis no diagnóstico da listeriose, no entanto, estreitas semelhanças bioquímicas e morfológicas são observadas entre Listeria monocytogenesoutras espécies de Listeria. Além disso, pelo fato de as manifestações clínicas iniciais da listeriose serem inespecíficas, um teste diagnóstico rápido, sensível e específico é necessário para o controle efetivo da doença.
Assim, a sorotipagem e a subtipagem são importantes na identificação e na investigação epidemiológica de surtos.

Sobre a sorotipagem e a subtipagem de espécies de Listeria, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1720765
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Diferentes critérios são utilizados para diagnóstico laboratorial da peste. Sobre os critérios, analise as afirmativas a seguir.

I. Se um isolado da cultura for lisado por um bacteriófago específico.

II. Se houver um aumento maior ou igual a duas vezes na titulação de anticorpos anti-antígeno F1 entre dois espécimes de soro distintos do paciente, obtidos nas fases aguda e convalescente da doença.

III. Se um único espécime de soro do paciente, sem exposição prévia ou sem histórico de vacinação contra peste, apresentar uma titulação de anticorpos antiantígeno F1 maior que 128.

Assinale:

Alternativas

ID
1720768
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Para identificação laboratorial de agentes etiológicos, podemos utilizar técnicas fenotípicas ou genotípicas, sendo as avaliações citomorfológicas consideradas o passo inicial de um fluxograma de identificação. Para avaliação das características morfológicas, devemos ficar atentos nas análises de morfologia celular como nas de morfologia colonial. Essa última, quando acompanhada de mudanças em meios de isolamento, reflete atividades metabólicas do microrganismo que podem auxiliar na identificação do mesmo.

Sobre os meios de isolamento utilizados na bacteriologia clínica e as possíveis características metabólicas observadas nos mesmos, analise as afirmativas a seguir.

I. O ágar MacConkey é um meio seletivo que inibe o crescimento de bactérias Gram positivas, além de indicador da fermentação de lactose, pois microrganismos fermentadores desse carboidrato produzem colônias vermelhas.

II. O ágar manitol salgado é um meio inibidor de bactérias Gram negativas e Gram positivas, exceto Staphylococcus spp.. Esse ágar também é meio indicador da fermentação de manitol, pois microrganismos fermentadores desse carboidrato formam colônias claras.

III. O ágar TCBS é um meio de cultura utilizado para Vibrio spp., pois apresenta inibidores que favorecem o isolamento desse microrganismo. Esse meio apresenta em sua composição citrato de sódio e sacarose. Assim, espécies fermentadoras do carboidrato formam colônias amarelas enquanto as que usam citrato se mostram azuis.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  •  Ágar MacConkey inibe o crescimento de bactérias gram-positivas, selecionando assim as bactérias gram-negativas; bactérias gram-negativas que são capazes de fermentar a lactose (um ingrediente do ágar MacConkey) produzem colônias rosas, enquanto aquelas incapazes de fermentar a lactose produzem colônias incolores. Assim, o ágar MacConkey diferencia as bactérias gram-negativas fermentadoras (LF) das não fermentadoras da lactose (NLF).

  • Ágar Sal Manitol MBiolog é um meio de cultura, muito usado para o isolamento de Staphylococcus aureus de amostras biológicas como urina, secreções, feridas e exudatos. Também usado na indústria alimentícia para o isolamento e identificação de estafilococos em líquidos e produtos lácteos, carnes e derivados, incluindo conservas e pescados.A degradação do manitol com a produção de ácido muda a cor do meio de rosado a amarelo. Devido ao seu alto conteúdo de cloreto de sódio, pode-se fazer uma inoculação maciça da amostra em estudo. Geralmente se incubadas as placas por mais ou menos 36 horas, aparecendo as colônias de estafilococos não-patogênicos de tamanho pequeno e rodeadas de uma zona vermelha. As colônias de Staphylococcus aureus fermentadores do manitol são maiores e rodeadas de uma zona amarela.


ID
1720771
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Embora a eletroforese em campo pulsado (Pulsed Field Gel Electrophoresis, PFGE) seja um importante método para investigações epidemiológicas, não existe um critério bem aceito para a interpretação dos perfis de fragmentação do DNA gerados pela técnica.

Sobre os critérios propostos por Tenover et al., em 1995, para interpretação desses resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser aplicado a um número limitado de amostras (≤ 30) em casos de suspeita de um surto de doença hospitalar.

II. Baseia-se na observação de eventos genéticos aleatórios em géis de agarose, como mutações pontuais e inserções ou deleções nas seqüências de DNA.

III. Uma amostra é considerada não relacionada ao surto, caso seu padrão de PFGE seja distinto do padrão do surto por alterações consistentes com três ou mais eventos genéticos independentes, ocasionando geralmente seis ou mais diferenças de fragmentos.

Assinale:

Alternativas

ID
1720774
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A família Enterobacteriaceae constitui o maior e mais heterogêneo grupo de bacilos Gram negativos de importância clínica importantes, com mais de 40 gêneros e 150 espécies e subespécies já descritos. Esses gêneros foram classificados com base, dentre outras, nas suas propriedades bioquímicas.

Sobre as características fisiológicas das enterobactérias que podem auxiliar na caracterização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As enterobactérias apresentam necessidades nutricionais simples, fermentam a glicose, reduzem nitrato, e são catalase e oxidase positivas. OXIDASE NEGATIVA

    b) Espécies do gênero Shigella são importantes agentes de infecções intestinais, dentre as características fisiológicas usadas na identificação destaca-se: motilidade positiva e descarboxilação dos aminoácidos lisina e ornitina negativas. SHIGELLA É MOTILIDADE NEGATIVA

    c)A sorotipagem do gênero Salmonella é um método de subtipagem baseado na caracterização imunológica de duas estruturas de superfície: antígeno O, que representa a porção externa do lipopolissacáride e antígeno Vi, que representa o polissacáride capsular presente em sorotipos específicos. A SALMONELA TEM 3 ESTRUTURAS (O: SOMÁTICO; H: FLAGELAR;Vi: CAPSULAR)

    d) A capacidade de liberar sulfeto de hidrogênio a partir de aminoácidos ou outros compostos contendo enxofre é uma importante característica na identificação de Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Citrobacter freundii e espécies de Serratia. A CAPACIDADE DE LIBERAR SULFETO DE HIDROGÊNIO É PROTEUS, SALMONELA E CITROBACTER.

    e) CORRETA

    GABARITO: LETRA E


ID
1720777
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae. Da mesma forma que manifestações clínicas da infecção por M. tuberculosis, manifestações clínicas da hanseníase dependem da resposta imune tardia (hiperssensibilidade do tipo IV) do paciente contra as bactérias.

Sobre o diagnóstico da hanseníase, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Verificar os sitios de coleta de Hans


ID
1720780
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

O gênero Leptospira é composto por bastonetes helicoidais, aeróbios obrigatórios e móveis. Classicamente, foi dividido em duas espécies: L. interrogans, com os patógenos humanos, e L. biflexa, com cepas saprófitas isoladas do ambiente. Leptospira é dividida em sorovares. A classificação fenotípica tem sido substituída gradualmente pela genotípica com, até o momento, 17 genoespécies compreendendo todos os sorovares do gênero.

Sobre o diagnóstico laboratorial da leptospirose, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitos centros clínicos, o principal método diagnóstico é a análise sorológica, com a técnica de microaglutinação em destaque como a metodologia de referência. Nessa técnica, o soro do paciente reage com suspensões antigênicas de diferentes sorovares de leptospiras e, após a incubação, a mistura antígeno-soro é avaliada microscopicamente e o título de anticorpos determinado.

II. Diferentes meios de cultura podem ser utilizados para o isolamento de Leptospira, como por exemplo, os meios de Fletcher, Tween 80-albumina sérica bovina e Ellinghausen-McCullough-Johnson-Harris. Em tais meios, a temperatura ótima de crescimento é de 35 a 37ºC.

III. O diagnóstico sorológico de leptospirose pode ser confirmado por meio de sorologia pareada. Nesse caso, uma diferença ≥ 4 nos títulos de anticorpos entre duas análises confirma o diagnóstico, independente do intervalo entre as amostras. Nos testes em apenas uma amostra, o CDC sugere títulos > 1:200 em paciente com doença clínica como evidência presuntiva de leptospirose. Além disso, a ocorrência de títulos extremamente elevados pode ser utilizada como marcador de infecção recente.

Assinale:

Alternativas

ID
1720783
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os bacilos Gram negativos não fermentadores não se enquadram em uma única família de gêneros bem caracterizados e uma localização taxonômica estável de muitos desses ainda não foi encontrada. Uma abordagem para o estudo do grupo consiste em classificá-los com base na presença ou na ausência de motilidade além do tipo de flagelo das cepas móveis.

Sobre espécies de bacilos Gram negativos não fermentadores móveis, assinale a afirmativa que apresenta apenas espécies com tais características.

Alternativas

ID
1720786
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Algumas técnicas bioquímicas diretas podem ser usadas em identificações preliminares diretamente a partir de colônias de bactérias selecionadas em meios de cultura.

Sobre os testes de ensaios direto que podem ser realizados em colônias isoladas em placas de cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. No teste da catalase, algumas gotas de peróxido de hidrogênio a 3% são colocadas diretamente sobre a colônia e a rápida efervescência indica produção de oxigênio molecular e um teste positivo. Esse teste é freqüentemente utilizado para diferenciar estafilococos (positivo) de estreptococos (negativo) ou Clostridium tertium (positivo) de Bacillus spp. (negativo).

II. No teste da citocromo oxidase, o diidrocloreto de ρ-fenilenodiamino, que substitui o oxigênio como aceptor artificial de elétrons, é usado. Na técnica direta, duas a três gotas do reagente são adicionadas nas colônias e a cor azul é indicativa da atividade de citocromo oxidase e de um teste positivo. O teste é útil para a classificação preliminar de Pseudomonas spp., Aeromonas spp. e Pasteurella spp. todas oxidase positivas.

III. O teste de indol se baseia na formação de um complexo vermelho. O complexo se forma quando o indol, um dos produtos da degradação metabólica do triptofano, reage com o grupo aldeído do ρ-dimetilaminobenzaldeído. Nos testes rápidos, tiras reativas impregnadas com o reagente ρ-dimetilaminobenzaldeído, representado pelos reativos de Kovacs ou Ehrlich, são usadas. Para esse teste, podemos utilizar cepas de Escherichia coli como controle negativo e cepas de Klebsiella pneumoniae como controle positivo.

Assinale:

Alternativas

ID
1720789
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Na metodologia de PCR em tempo real (Real Time - Polymerase Chain Reaction), o sistema de detecção que permite a medição da fluorescência em qualquer etapa do ciclo de amplificação emprega:

Alternativas
Comentários
  • A sonda TaqMan se liga a uma sequencia específica de uma das fitas do DNA que está sendo amlificado, por isso a fluorescência é detectada em qualquer fase da PCR.


ID
1720792
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os plasmídios de virulência pXO1 e pXO2, encontrados principalmente em Bacillus anthracis, carreiam genes responsáveis pela expressão de:

Alternativas

ID
1720798
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O padrão de migração em um gel de agarose característico de uma molécula de DNA, submetida aos campos elétricos de uma eletroforese em campo pulsado (Pulsed Field Gel Electrophoresis, PFGE), é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Pulsos elétricos de diferentes durações favorecem a reorientação de moléculas de DNA de diferentes tamanhos. A duração do tempo de pulso é o fator mais importante para determinação da faixa de tamanho de fragmentos a serem separados. A duração do pulso deverá possibilitar a reorientação e a migração do polímero para uma nova direção.

ID
1720801
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Em uma mistura de reação de PCR (Polymerase Chain Reaction), concentrações elevadas de desoxirribonucleotídeos trifosfatados (dNTPs) interferem no processo, pois:

Alternativas

ID
1720804
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A leptospirose clássica é uma doença bifásica, que consiste em uma fase septicêmica inicial e uma fase imunológica secundária. A gravidade da doença varia desde de infecção subclínica até doença sistêmica fatal. Nos casos mais graves, as duas fases surgem juntas e o intervalo assintomático pode não ser reconhecido.

Sobre o diagnóstico laboratorial da leptospirose, analise as afirmativas a seguir.

I. A Leptospira pode ser isolada de sangue, líquido cefalorraquidiano ou líquido peritoneal durante os 10 primeiros dias de doença. O sangue pode ser coletado em tubos contendo heparina, EDTA, citrato ou oxalato. No entanto, para diagnóstico pela técnica de PCR, o citrato não deve ser utilizado, pois atua como inibidor da reação em cadeia da polimerase.

II. No diagnóstico da leptospirose por isolamento em cultura, meios específicos tais como, de Fletcher e Korthof, devem ser usados. O período de incubação das amostras deve ser de até 6 semanas, nas quais as culturas devem se avaliadas semanalmente pela microscopia de campo escuro.

III. Dentre os espécimes clínicos para diagnóstico da leptospirose, sangue e líquido cefalorraquidiano podem ser utilizados durante a primeira semana de doença. Por outro lado, no estádio imunológico, os microrganismos desaparecem do sangue e do líquido cefalorraquidiano. Nesse estádio, o rim é um local privilegiado pois as leptospiras são excretadas na urina por até um mês.

Assinale:

Alternativas

ID
1720807
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mobilidade eletroforética das proteínas nas técnicas de SDS-PAGE (Sodium Dodecyl Sulfate–Polyacrylamide Gel Electrophoresis) e MLEE (Multilocus Enzyme Electrophoresis) são, primariamente, influenciadas por:

Alternativas

ID
1720810
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Sobre as características da eletroforese de isoenzimas (MLEE Multilocus Enzyme Electrophoresis), analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica representa um método de fingerprinting genético robusto.

II. Detecta polimorfismo em regiões codificantes e não codificantes de um gene.

III. Aproximadamente 15% das trocas de aminoácidos são detectadas na média em uma proteína.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO. O comentário mais curtido está errado. Trata-se de coautoria em crime culposo (e não dolo eventual).


ID
1720813
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As proteínas das famílias Cry e Cyt com atividade inseticida, produzidas por Bacillus thuringiensis, são denominadas:

Alternativas

ID
1720816
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A preservação de espécies de Bacillus é simples, caso esporos forem obtidos. Nesse caso, a melhor opção é refrigerar a cultura quando análises microscópicas mostrarem que a maioria das células esporulou, o que ocorre após alguns dias de cultivo. O meio de cultura mais indicado para esse fim é:

Alternativas

ID
1720819
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Yersinia pestis é um importante patógeno responsável por diferentes pandemias ao longo da história.

Tais pandemias têm sido associadas a biovares específicos, identificados com base nos seguintes testes fenotípicos:

Alternativas

ID
1720822
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Yersinia pestis possui uma série de fatores de virulência com propriedades anti-fagocíticas, dentre os quais não está:

Alternativas

ID
1720825
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a patogênese de Yersinia pestis, analise as afirmativas a seguir.

I. A peste pneumônica é a forma clínica mais grave da doença, com uma taxa de mortalidade de 100%, caso o paciente não receba tratamento em até 20 horas após o início dos sintomas.

II. O desenvolvimento da peste pneumônica é possível apenas pela inalação do bacilo.

III. A possível utilização de Y. pestis como arma biológica ou bioterrorismo reside na alta taxa de fatalidade da peste pneumônica, na possibilidade de rápida disseminação do bacilo, aliados a inexistência de uma vacina segura e efetiva contra esta forma clínica da doença.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Oi gente.

    A Yersinia pestis é uma bactéria em forma de bacilo gram-negativo que causa a peste bubônica, também conhecida como peste negra.

    A infecção de humanos pode se dar pela picada de pulgas (Xenopsylla cheopis) ou por intermédio de mordidas ou exposição a fluidos corporais de animais infectados, geralmente roedores.

    A forma mais grave da doença é conhecida como peste pneumônica, com mortalidade de ~100%.

    Portanto a II está incorreta.

    Gabarito D