- ID
- 259837
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Biologia
- Assuntos
A parede celular típica é uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteção, porém, ela é ausente em
A parede celular típica é uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteção, porém, ela é ausente em
Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.
As células que produzem grandes quantidades de proteína para uso interno apresentam basofilia citoplasmática devido à presença de numerosos ribossomos ligados às membranas do retículo endoplasmático granular.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.
Em uma célula do pâncreas humano existem várias cópias do genoma mitocondrial.
Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.
Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.
Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do
Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do
Organela formada por brotamento de vesículas do complexo golgiense, desempenha função heterofágica e autofágica, além de estar relacionada com doenças humanas, tais como silicose e artrite reumatóide. Referimo-nos, na descrição acima, ao:
Constituída basicamente por um sistema de membranas, pelo citoplasma e pelo núcleo, a estrutura da célula eucariótica é resultado de um longo processo de evolução, onde as partes que a constituem adaptaram-se morfo-funcionalmente, gerando um todo harmonioso e complexo, capaz de auto-regulação. Relacione corretamente as informações abaixo sobre a estrutura celular e assinale a alternativa correta.
1) Responsável pelo armazenamento, modificação e transporte de substâncias para outras regiões da célula ou para o meio externo, além de originar lisossomos e, nos espermatozóides, o capuz acrossômico.
2) Tem por função atuar nos processos de digestão intracelular.
3) Complexa rede de bolsas e tubos membranosos, tem por função o transporte de substâncias pelo citoplasma, sendo também sede da síntese de fosfolipídios e, quando apresenta ribossomos aderidos a sua superfície externa, síntese de proteínas.
4) Formado por dupla membrana, sendo a externa lisa e a interna forma dobras para o interior da organela, constituindo um complexo sistema membranoso. É a sede do processo de fotossíntese.
5) Formada por duas camadas de fosfolipídios, nas quais encontram-se mergulhadas, total ou parcialmente, moléculas de proteínas. É uma estrutura dinâmica, fluida, que delimita a célula, permitindo seletivamente a entrada e/ou saída de substâncias.
A) Membrana plasmática
B) Complexo golgiense
C) Lisossomo
D) Retículo endoplasmático
E) Cloroplastos
Arquilino Pestana, professor de Biologia, após expor para seus alunos da 1ª série do ensino Médio o conteúdo referente a “Enzimas” – biocatalizadores de natureza protéica –, lhes propôs o seguinte questionamento: “Sabendo-se que os peroxissomos são organelas que contêm uma catalase – a peroxidase –, o que ocorrerá quando acrescentarmos aos recipientes abaixo, numerados de 1 a 3, peróxido de hidrogênio (H2O2 )?”
Recipiente 1: carne cozida a 80 ºC por 1,5 horas e recém cortada em pequenos pedaços.
Recipiente 2: carne descongelada e recém cortada em pequenos pedaços, após três dias de congelamento a –2 ºC.
Recipiente 3: Solanum tuberosum (batata) recém cortada em pequenos pedaços, tendo sido mantida todo tempo em temperatura de 32 ºC.
Podemos afirmar que:
I. No recipiente 1 não ocorrerá nenhuma alteração, pois as enzimas desnaturam em temperaturas superiores a 40 ºC.
II. Nos recipientes 1 e 2, nenhuma alteração será percebida, pois tanto temperaturas elevadas quanto baixas provocam inativação enzimática.
III. No recipiente 2 ocorrerá um “borbulhamento” na superfície da carne, em decorrência da ação da peroxidase, promovendo a quebra do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, visto que temperaturas baixas apenas inativam as enzimas, sendo este um fenômeno reversível.
IV. No recipiente 3 ocorrerá a seguinte reação: H2 O2 → H2 O + O, já que a 32 ºC a peroxidase está em seu ótimo de temperatura.
V. No recipiente 3 não ocorrerá qualquer tipo de reação, já que os peroxissomos são organelas típicas dos animais.
Assinale a alternativa cuja(s) assertiva(s) é(são) correta(s).
As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas, caracterizadas por suas propriedades morfológicas, bioquímicas e funcionais, e são consideradas as "usinas das células". Com relação às mitocôndrias é correto afirmar que
Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana.
Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do
Sobre a organização celular procariótica, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As paredes celulares em bactérias são constituídas de celulose.
( ) Membranas em células procarióticas tem a mesma composição básica das membranas dos eucariotos.
( ) Bactérias aeróbicas e fotossintetizantes apresentam dobramentos da membrana plasmática associados a processos bioenergéticos.
( ) A compartimentalização de vias metabólicas específicas é uma característica das células procarióticas.
( ) Em bactérias, o DNA está associado a proteínas histônicas com vistas à compactação.
Componente celular que tem estrutura de sacos membranosos com partes internas pregueadas e função de liberar energia das moléculas dos alimentos e a transformar em ATP utilizável:
Partículas granulares compostas de RNA que sintetizam proteínas:
Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático. Quantos tipos de proteína, em um polissomo livre formado com oito ribossomos, serão sintetizados nos eucariotos?
A respeito da síntese proteica, assinale a alternativa correta:
O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi
Sobre as funções do retículo endoplasmático liso em uma célula eucariótica, é correto afirmar:
A apoptose é um processo necessário para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também quando há estímulos patológicos. Com base nas características morfológicas de uma célula morta por apoptose, pode-se afirmar:
Os vegetais possuem uma organela intracelular especializada chamada cloroplasto. Existem evidências de que essas estruturas são descendentes de bactérias fotossintetizantes. Além da fotossíntese, os cloroplastos atuam na célula vegetal:
Lynn Margulis, na sua Teoria Endossimbiótica, propôs que algumas organelas celulares das células eucarióticas tenham-se originado da associação simbiótica com células procarióticas.
Essas organelas são:
As organelas que estão distribuídas no citoplasma são fundamentais para o funcionamento e para a adaptação das células em suas funções. Tanto maratonistas (corredores de prova de longa distância) quanto insetos voadores, como as abelhas, que sustentam o batimento de suas asas durante muito tempo, possuem uma taxa metabólica elevada em suas células musculares.
As células musculares de maratonistas e de insetos voadores contêm grande quantidade de
Marque a afirmativa incorreta sobre estruturas celulares.
Numa célula animal, a seqüência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é:
Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:
O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013 foi atribuído conjuntamente a James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof por suas descobertas da maquinaria de regulação do tráfego de vesículas, um importante sistema de transporte em nossas células.
Dadas as afirmativas sobre o transporte vesicular,
I. Permite a secreção de diversas moléculas sintetizadas pela célula, por exemplo: hormônios, neurotransmissores e proteínas da matriz extracelular do tecido conjuntivo.
II. Envolve a participação de retículo endoplasmático, responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e complexo de Golgi, responsável pelas modificações (glicosilação, sulfatação e fosfatação) em proteínas e lipídios.
III. O transporte das vesículas ocorre com o auxílio do citoesqueleto da célula, em que os microtúbulos citoplasmáticos são os envolvidos nesse processo.
verifica-se que está(ão) correta(s).
A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
Considere os seguintes componentes celulares:
I. parede celular
II. membrana nuclear
III. membrana plasmática
IV. DNA
É correto afirmar que as células de
Com relação ao sistema endomembranoso das células, é correto afirmar que constitui
Com relação às estruturas, processos e funções dos constituintes celulares, julgue os itens subsequentes.
As vesículas transportadoras destinadas à superfície celular são oriundas do complexo de Golgi e descarregam seu conteúdo fora da célula mediante processo de fagocitose.
Apoptose é um fenômeno conhecido também por morte celular programada, sendo morfologicamente distinta da necrose, pois ocorre individualmente. É um mecanismo rigidamente controlado por expressões genéticas que leva à produção de várias moléculas com atividades específicas que resultam em alterações celulares. Esse fenômeno possui um papel essencial na manutenção da homeostase tecidual.
Considerando as alterações morfológicas e bioquímicas desse processo, assinale a alternativa na qual NÃO se encontram as características desse fenômeno.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de organela celular que se reproduza porfissão binária e mantenha as características presentes em toda a linhagem materna.
O ADN (ou DNA) mitocondrial apresenta apenas 16.569 pares de bases, formando 37 genes, e, além disso, contém a chamada alça D que não codifica nenhuma proteína, formando duas regiões variáveis (HV1 e HV2).
Sobre o ADN (ou DNA) mitocondrial, analise as afirmativas a seguir.
I. O ADN mitocondrial tem uma herança exclusivamente materna.
II. As mitocôndrias do espermatozóide, que eventualmente consigam entrar no óvulo, serão majoritariamente degradadas.
III. A presença de mais de um tipo de ADN mitocondrial no óvulo, a chamada heteroplasmia, impede o desenvolvimento normal do embrião.
Assinale:
O conceito de que as células são compostas de membrana, citoplasma e núcleo é relativo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Há células com vários núcleos, como as células musculares esqueléticas mantidas em cultura.
II. Hemácias com núcleo, como as das aves, ou hemácias sem núcleo como as de mamíferos, vivem por 4 meses, cumprindo suas funções normalmente.
III. Pode-se retirar o núcleo de uma célula e mantê-la viva, indefinidamente
Assinale:
Sobre os compartimentos e suas funções nas células eucarióticas, analise as afirmativas a seguir.
I. O centríolo é o responsável pela organização do fuso mitótico, em todos os eucariotos.
II. Os lisossomos são os responsáveis pela digestão celular em ambiente ácido nos eucariotos.
III. Os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas em eucariotos e procariotos.
Assinale:
Sobre a célula, unidade estrutural e funcional dos seres vivos, está correto afirmar que
As células do corpo humano apresentam alto grau de organização. Nas células humanas, o citoesqueleto é um arcabouço complexo de sustentação, formado por:
Os peroxissomos são organelas celulares presentes no citoplasma de células animais e vegetais.
É correto afirmar que, nas células humanas, essas organelas
Substâncias como o muco, que lubrifica as superfícies internas de tecidos do organismo humano, são processadas e secretadas pela seguinte organela celular citoplasmática:
O núcleo é considerado uma das principais estruturas de uma célula eucariótica. Nele estão contidos os cromossomos, que são formados por
Texto III
O primeiro caso de identificação criminal por meio de exames de DNA ocorreu em 1985, na Inglaterra. Num pequeno condado, rodeado de montanhas e com uma única estrada de acesso, uma mulher foi estuprada e assassinada. “Lá havia um geneticista, Alec Jeffreys, que colheu o esperma encontrado na vítima e fez o exame de DNA. Mais tarde houve outro crime similar. Novamente Jeffreys analisou o sêmen encontrado na vítima. Era do mesmo homem que cometera o primeiro crime”, conta José Maria Marlet, professor de medicina legal da USP. As autoridades locais forjaram uma campanha de doação de sangue cuja finalidade era identificar o agressor. Todos os habitantes foram doar sangue, mas nenhum deles possuía DNA igual ao do estuprador. “A polícia prosseguiu com as investigações e descobriu que havia um viajante no condado. Quando o sujeito voltou, foi convidado a doar sangue. Feito o teste de DNA no sangue colhido, Jeffreys concluiu que o código genético do viajante era o mesmo do estuprador” conta Marlet.
Amabis e Martho, 1995.
Texto IV
O DNA mitocondrial (DNAmt) (DNA da organela mitocôndria) é de origem extranuclear, e seu genoma é encontrado em grande quantidade no citoplasma das células. Este tipo de DNA foi completamente sequenciado, e a região que possui variações de sequência é chamada de região de controle. Uma das características de interesse é que o seu caráter é monoclonal, e todo o DNAmt de um indivíduo apresenta a mesma sequência.
Jobim et al., 2006.
Ainda considerando as informações do texto IV, assinale a alternativa correta.
Na fagocitose, o fagossomo é uma estrutura que contém partículas sólidas capturadas no meio externo. Ao se fundir a uma bolsa membranosa, promove a digestão das partículas por meio da ação de enzimas. Essa estrutura tem origem no complexo Golgiense, estando presente em praticamente todas as células eucarióticas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mencionada.
Na fagocitose, o fagossomo é uma estrutura que contém partículas sólidas capturadas no meio externo. Ao se fundir a uma bolsa membranosa, promove a digestão das partículas por meio da ação de enzimas. Essa estrutura tem origem no complexo Golgiense, estando presente em praticamente todas as células eucarióticas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mencionada.
São estruturas encontradas em vegetais:
Ao observar uma célula marcada pela técnica de imunofluorescência, o biomédico percebe que ela está em interfase e que o componente marcado evidencia um filamento do citoesqueleto que apresenta distribuição radial. O principal componente desse filamento é a proteína?
As células podem sinalizar de forma autócrina, parácrina, e justácrina, também conhecida como sinalização dependente de contato. Dentre os efetores apontados a seguir, o que desencadeia uma sinalização justácrina é:
Na comparação entre células procariontes e eucariontes, observa-se
Os movimentos celulares necessários à diapedese e ao mimetismo envolvem a participação de
Uma das formas de comunicação entre as células de mamíferos se dá por meio de
No que se refere aos componentes do citoesqueleto, uma complexa rede de proteínas que compõe o “esqueleto” celular, assinale a alternativa correta.
Relacione as colunas:
I- retículo endoplasmático liso A- digestão celular
II- nucléolo B- síntese de lipídios
III- peroxissomo C- degradação de H2O2
IV- vacúolo D- síntese de componentes do RNA ribossômico
V- lisossomo E- reservatório de substâncias
Assinale a sequência correta
A doença de Tay-Sachs é hereditária e está ligada ao mau funcionamento de uma organela celular dos neurônios. Essa deficiência provoca lesões graves e irreversíveis nessas células, determinando retardo mental e morte ainda na infância. Outro problema importante relacionado ao mau funcionamento desta organela é a artrite reumatoide, caracterizada pela inflamação das articulações. A organela celular em questão é o:
No dia das mães, circulou nas redes sociais, uma montagem que continha a representação de uma organela citoplasmática e a seguinte afirmação: “Mãe, você me presenteou com algo que papai nunca poderia." Em relação a essa organela, qual é a sua função biológica.
Assim como o crescimento corporal, o envelhecimento tem características diferentes nos variados grupos de organismos. Um fator que contribui para a incapacidade da manutenção da integridade das células e dos tecidos é o acúmulo de danos causados pelos radicais livres de oxigênio (RLO). No interior da célula, os RLO alteram fosfolipídeos e nucleotídeos, causando danos, respectivamente, às estruturas de
Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.
Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.
Com relação à célula, sua composição e seus processos químicos, julgue o item a seguir.
Um aminoácido radioativo foi fornecido a células que o utilizam para fabricar determinado produto de secreção. Após certo tempo, essas células apresentarão sinais de radioatividade principalmente
Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:
Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:
As características listadas abaixo são usadas em taxonomia clássica de procariontes, exceto:
Com relação à estrutura da célula procariótica, analise as
afirmativas a seguir.
I. O peptideoglicano é um polímero cuja unidade básica é
constituída por um dissacarídeo ligado a um polipeptídeo.
II. A membrana externa das bactérias Gram-negativas é
uma bicamada simétrica composta por, pelo menos, dois
tipos de lipídios.
III. O core polissacarídico conecta as regiões A, (hidrofílica),
e O, (hidrofóbica), do lipopolissacarídeo.
Assinale:
Muitos estudos de síntese e endereçamento de
proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente
para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de
sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram
muito empregados para estudo e caracterização de
células secretoras.
Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico
representa a evolução temporal da produção de proteínas
e sua localização em uma célula secretora?
As várias membranas presentes em uma célula eucariótica diferem pois:
Uma enzima que será secretada por uma célula passará por uma séria de organelas celulares antes de ser secretada. A ordem correta das organelas por onde esta enzima irá passar até seu destino final é:
Dentre as relações entre estrutura celular e sua respectiva função, assinale a alternativa incorreta.
No tocante à organização e às estruturas citológicas, selecione a afirmativa correta.
Representam os seres vivos Procariontes e Eucariontes, respectivamente:
Analise as afirmativas a seguir.
I - É uma organela membranosa, responsável pela respiração celular.
II - É uma organela constituída por um sistema de canais membranosos, que pode ou não conter ribossomos aderidos.
III- É uma organela que contêm as substâncias necessárias à digestão celular.
IV - É uma organela formada por um conjunto de sáculos empilhados que formam vesículas de exportação.
Assinale a opção que nomeia as organelas I, II, III e IV, nessa ordem.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das importantes funções do retículo endoplasmático é de transporte dentro da célula.
II. O retículo endoplasmático agranular participa da síntese de lipídios, inclusive os do grupo dos esteroides e do
colesterol.
III. O retículo endoplasmático granular tem função de modificar e eliminar secreções proteicas, cuja produção ocorre no
retículo agranuloso.
IV. Os lisossomos participam da destruição celular, em determinadas situações que sua membrana se rompe e as
enzimas em seu interior passam para o citoplasma destruindo‐o.
V. O complexo golgiense tem função de oxidação de outras sustâncias orgânicas, em especial ácido graxo.
Estão corretas apenas as afirmativas
Dois pesquisadores alemães, Mathias Schleiden e Theodor Schwann formularam a Teoria Celular, segundo a qual:
I. Todos os seres vivos são constituídos por células;
II. A célula é uma espécie de “fábrica química” na qual se realizam todos os processos necessários à vida do organismo;
III. Cada célula deriva de uma outra pré-existente;
IV. As células são classificadas em dois tipos procarióticas e carióticas.
Estão corretas as afirmativas:
A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a ausência da membrana nuclear nas células procarióticas, fazendo com que o DNA dessas células fique em contato direto com o citoplasma, em uma região denominada:
Local da célula onde ocorre grande parte das reações químicas, responsável pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior celular, é formado por uma mistura gelatinosa, estamos falando de:
Para responder o item, considere o texto a seguir:
O que chamamos hoje de neurociência era algo bem distinto há mais de 100 anos. A estrutura microscópica do cérebro ainda era o principal objeto de debate, e muitos cientistas acreditavam em continuidade física das fibras nervosas e não na existência de células individualizadas.
Dois médicos interessados nesses detalhes, o italiano Camillo Golgi (1843-1926) e o espanhol Santiago Ramón y Cajal (1852-1934), trariam novos dados para o debate. Para Golgi, o cérebro era uma rede contínua e não dissociada de células e para Cajal, existia uma individualidade neuronal – a teoria do neurônio como célula independente.
Sabe-se hoje que ambos, de certa forma, acertaram: Cajal estava certo quanto à individualidade dos neurônios, mas em alguns organismos há uma espécie de continuidade física entre as células nervosas, as chamadas „junções comunicantes‟.
(Fonte: CIÊNCIA HOJE, vol 50, no. 300, jan/fev 2013)
Embora tenha sido laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina
em 1906 por seus trabalhos com o sistema nervoso, Golgi ficou para sempre
associado à „organela‟ celular que descobriu – denominada, hoje, complexo
de Golgi. Sobre as funções celulares associadas a esta organela, é correto
afirmar que:
Para responder o item, considere o texto a seguir:
O inglês John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka dividiram em 2012 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por estudos que mostraram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para dar origem a qualquer tipo de tecido, descoberta que promete mudar os rumos de tratamentos de diversas doenças.
Até a descoberta de Gurdon, pensava-se que a especialização celular era um caminho de mão única, que as células desenvolvidas não poderiam retornar ao estágio imaturo em que são pluripotentes. O cientista mostrou que isso era possível em um experimento clássico em que substituiu o núcleo de um ovo de rã pelo núcleo de uma célula intestinal madura de outra rã. O ovo se desenvolveu normalmente e gerou um girino normal, clone do segundo sapo. Isso mostrou que o DNA de uma célula madura guarda a informação necessária para gerar todas as células de um organismo. A pesquisa, além de ser um marco no estudo das células-tronco, possibilitou, mais tarde, a clonagem de mamíferos.
(Fonte: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/press.html)
A partir de uma abordagem contextualizada na organização e na fisiologia celular, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. A compartimentalização típica das células eucarióticas é uma exigência para o surgimento de células especializadas com divisão de trabalho e consequente eficiência metabólica.
II. A estrutura dinâmica das membranas biológicas está diretamente associada a processos de sinalização celular envolvidos em comunicação intra e intercelular.
III. Em células eucarióticas, os processos de transcrição e tradução da informação genética ocorrem simultaneamente e no mesmo espaço.
IV. Células reprogramadas se caracterizam por um conjunto permanente de proteínas que dispensa a ocorrência de atividade ribossômica.
Para responder o item, considere o texto a seguir:
O inglês John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka dividiram em 2012 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por estudos que mostraram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para dar origem a qualquer tipo de tecido, descoberta que promete mudar os rumos de tratamentos de diversas doenças.
Até a descoberta de Gurdon, pensava-se que a especialização celular era um caminho de mão única, que as células desenvolvidas não poderiam retornar ao estágio imaturo em que são pluripotentes. O cientista mostrou que isso era possível em um experimento clássico em que substituiu o núcleo de um ovo de rã pelo núcleo de uma célula intestinal madura de outra rã. O ovo se desenvolveu normalmente e gerou um girino normal, clone do segundo sapo. Isso mostrou que o DNA de uma célula madura guarda a informação necessária para gerar todas as células de um organismo. A pesquisa, além de ser um marco no estudo das células-tronco, possibilitou, mais tarde, a clonagem de mamíferos.
(Fonte: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/press.html)
Considerando as informações do texto, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. A reprogramação celular exige a inclusão de informações genéticas de diferentes tecidos em células especializadas.
II. Entre as repercussões dos estudos de Gurdon e Yamanaka, pode-se destacar a estratégia de obtenção de células-tronco sem a necessidade do uso de embriões.
III. Células pluripotentes, por definição, são aquelas que sofreram uma reversão genômica induzida ou de forma natural.
IV. A especialização celular evidencia a potencialidade de um genoma em expressar informações diversificadas em interações epigenéticas.
Durante o processo evolutivo, algumas organelas de células eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica encontrado nesses procariotos.
Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos:
1 - mitocôndrias
2 - aparelho golgiense
3 - lisossomas
4 - cloroplastos
5 - vesículas secretoras
6 - peroxissomas
Nas células das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de síntese proteica
igual ao dos procariotos correspondem às de números:
São exemplos de seres vivos eucariontes, exceto:
Durante a germinação de sementes de milho, vários processos fisiológicos e bioquímicos permitem o desenvolvimento do embrião.
Na referida etapa do ciclo de vida do milho, assinale a alternativa que apresenta o processo que é IMPOSSÍVEL de ser realizado.
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis medindo aproximadamente de 0,2μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento. Existem teorias sobre a origem das mitocôndrias que discutem o provável surgimento dessas organelas nas células eucariontes durante a evolução. Supõe-se que, por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobactérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).
(Krukemberghe Fonseca, BRASIL ESCOLA. Em:
http://www.brasilescola.com/biologia/mitocondrias.htm.
Acessado em 2015.).
A respeito das mitocôndrias, pode-se afirmar
corretamente que
As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?