SóProvas



Questões de Uma visão geral da célula


ID
259837
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A parede celular típica é uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteção, porém, ela é ausente em

Alternativas
Comentários
  • Uma das caracteristicas que aproximam os protozoários filogeneticamente dos animais é o fato de serem eucariones e a ausencia de parede celular.
    As Mycoplasmas, gênero peculiar de bactérias, são conhecidas por serem as menores bactérias  conhecidas (possuem apenas 10% do volume da E. coli)  e por não possuirem parede celular.





    fonte:
    Regula JT, Ueberle B, Boguth G, Görg A, Schnölzer M, Herrmann R, Frank R (November 2000). "Towards a two-dimensional proteome map of Mycoplasma pneumoniae".Electrophoresis 21 (17): 3765–80
  • A parede celular é uma estrutura externa à membrana plasmática, porém mais resistente e rígida do que esta última. A parede celular está presente em todo reino vegetal, na maioria das bactérias e nos fungos. Logo, está ausente nos animais, nos protozoários e em espécies de Mycoplasma, uma das menores bactérias conhecidas.


    Letra B correta. 


  • LETRA: B


ID
476302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

As células que produzem grandes quantidades de proteína para uso interno apresentam basofilia citoplasmática devido à presença de numerosos ribossomos ligados às membranas do retículo endoplasmático granular.

Alternativas
Comentários
  • neste tipo de célula, os ribossomos encontram-se preferencialmente "livres" no hialoplasma ou na forma de polissomos

  • Quando mergulhados diretamente no hialoplasma os ribossomos podem estar presos a uma fita de RNA; nesse caso, são chamados polissomos ou polirribossomos. Os polirribossomos do hialoplasma também são unidades produtoras de proteínas. As proteínas produzidas nos polissomos do hialoplasma geralmente permanecem no interior da célula. Já as proteínas feitas no retículo rugoso, à medida que estão sendo fabricadas, penetram no interior das cisternas por poros da membrana do retículo. Essas proteínas se destinam normalmente à exportação" e são mais tarde secretadas pela célula para serem usadas fora dela. (César e Sezar)

  • Basofilia citoplasmática

    Na basofilia citoplasmática, os neutrófilos apresentam citoplasma na cor azul ou acinzentada, que pode ser homogênea ou não, e que pode se manifestar também nas formas jovens. A basofilia citoplasmática dos neutrófilos dos animais é considerada equivalente às granulações tóxicas presentes nos eritrócitos dos seres humanos.

  • Ribossomos livres: encontram-se dispersos no citosol, e as proteínas produzidas por eles atuarão dentro do citosol;

    Ribossomos ligados: encontram-se presos ao  e ao , sendo que suas proteínas poderão ser inseridas em membranas para serem utilizadas por alguma organela ou então secretadas para o exterior da célula.

    Gabarito : E


ID
476305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

Em uma célula do pâncreas humano existem várias cópias do genoma mitocondrial.

Alternativas
Comentários
  • Em algumas células, há apenas algumas mitocôndrias, enquanto em outras há milhares. Geralmente, as células que precisam de mais energia para a função, tais como as do cérebro, coração e músculo esquelético possuem um número maior de mitocôndrias.


ID
644104
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.

Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.

Alternativas

ID
650353
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do

Alternativas
Comentários
  • Responsável pela digestão intracelular = Lissosomo.

    LETRA A

    APMBB


ID
650791
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do

Alternativas

ID
688222
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Organela formada por brotamento de vesículas do complexo golgiense, desempenha função heterofágica e autofágica, além de estar relacionada com doenças humanas, tais como silicose e artrite reumatóide. Referimo-nos, na descrição acima, ao:

Alternativas
Comentários
  • As organelas celulares membranosas parecidas com pequenas vesículas cheias de enzimas celulares são denominadas lisossomos. Essas organelas estão relacionadas à digestão intracelular e por isso diretamente ligadas à função heterofágica (digestão por fagocitose ou pinocitose) e autofágica (digestão de estruturas citoplasmáticas). A silicose está relacionada com a inalação de pó de sílica, que destrói a membrana dos lisossomos. Suas enzimas, então, destroem as células do pulmão, diminuindo a capacidade respiratória. Na artrite reumatoide há liberação dessas enzimas no espaço extracelular, causando danos às articulações.


    Letra C correta.


  • Lisossomos: heterofágica e autofágica

  • fico até meio dividido em concordar, mas o q vc falou tbm é verdade. É tipo q sentir o sentimento do examinador, sentir os delírios das mesmas dr#gas q ele usou. Pior q isso é importante às vezes, como nesse caso.

    Mas d qualquer forma, penso tbm q o examinador s@caneou quando disse "considerando-se a taxa de atratividade verificada pelo engenheiro"

  • Falou de autofagia ~> lisossomo.


ID
690523
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Constituída basicamente por um sistema de membranas, pelo citoplasma e pelo núcleo, a estrutura da célula eucariótica é resultado de um longo processo de evolução, onde as partes que a constituem adaptaram-se morfo-funcionalmente, gerando um todo harmonioso e complexo, capaz de auto-regulação. Relacione corretamente as informações abaixo sobre a estrutura celular e assinale a alternativa correta.

1) Responsável pelo armazenamento, modificação e transporte de substâncias para outras regiões da célula ou para o meio externo, além de originar lisossomos e, nos espermatozóides, o capuz acrossômico.

2) Tem por função atuar nos processos de digestão intracelular.

3) Complexa rede de bolsas e tubos membranosos, tem por função o transporte de substâncias pelo citoplasma, sendo também sede da síntese de fosfolipídios e, quando apresenta ribossomos aderidos a sua superfície externa, síntese de proteínas.

4) Formado por dupla membrana, sendo a externa lisa e a interna forma dobras para o interior da organela, constituindo um complexo sistema membranoso. É a sede do processo de fotossíntese.

5) Formada por duas camadas de fosfolipídios, nas quais encontram-se mergulhadas, total ou parcialmente, moléculas de proteínas. É uma estrutura dinâmica, fluida, que delimita a célula, permitindo seletivamente a entrada e/ou saída de substâncias.

A) Membrana plasmática
B) Complexo golgiense
C) Lisossomo
D) Retículo endoplasmático
E) Cloroplastos

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão é necessário reconhecer estruturas da célula e suas funções. A organela complexo de Golgi é a responsável pelo armazenamento, transformação e exportação de substâncias e proteínas (1-B). Quem atua nos processos de digestão celular são os lisossomos, organelas contendo enzimas (2-C). O retículo endoplasmático é formado por uma rede de bolsas e tubos que tem por função transportar substâncias pelo citoplasma e também é onde pode acontecer a síntese de proteínas (rugoso) ou lipídeos (liso) (3-D). A fotossíntese acontece nos cloroplastos, organelas com dupla membrana presentes nas células vegetais (4-E). A membrana plasmática das células é formada por uma bicamada lipídica, sendo fluida e dinâmica. A membrana tem a função de delimitar e proteger a célula, além de controlar a enteada e saída de substâncias (5-A).

    Letra A correta.


  • Galera essa aqui é muito simples, basta você saber pelo menos uma dessas afirmativas que já vai encontrar a alternativa correta.

    1) Responsável pelo armazenamento, modificação e transporte de substâncias para outras regiões da célula ou para o meio externo, além de originar lisossomos e, nos espermatozóides, o capuz acrossômico. ➠ Complexo golgiense

    2) Tem por função atuar nos processos de digestão intracelular. ➠ Lisossomo

    3) Complexa rede de bolsas e tubos membranosos, tem por função o transporte de substâncias pelo citoplasma, sendo também sede da síntese de fosfolipídios e, quando apresenta ribossomos aderidos a sua superfície externa, síntese de proteínas. ➠ Retículo endoplasmático

    4) Formado por dupla membrana, sendo a externa lisa e a interna forma dobras para o interior da organela, constituindo um complexo sistema membranoso. É a sede do processo de fotossíntese. ➠ Cloroplastos

    5) Formada por duas camadas de fosfolipídios, nas quais encontram-se mergulhadas, total ou parcialmente, moléculas de proteínas. É uma estrutura dinâmica, fluida, que delimita a célula, permitindo seletivamente a entrada e/ou saída de substâncias. ➠ Membrana plasmática

    Resposta Correta: Letra A


ID
690610
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Arquilino Pestana, professor de Biologia, após expor para seus alunos da 1ª série do ensino Médio o conteúdo referente a “Enzimas” – biocatalizadores de natureza protéica –, lhes propôs o seguinte questionamento: “Sabendo-se que os peroxissomos são organelas que contêm uma catalase – a peroxidase –, o que ocorrerá quando acrescentarmos aos recipientes abaixo, numerados de 1 a 3, peróxido de hidrogênio (H2O2 )?”

Recipiente 1: carne cozida a 80 ºC por 1,5 horas e recém cortada em pequenos pedaços.

Recipiente 2: carne descongelada e recém cortada em pequenos pedaços, após três dias de congelamento a –2 ºC.

Recipiente 3: Solanum tuberosum (batata) recém cortada em pequenos pedaços, tendo sido mantida todo tempo em temperatura de 32 ºC.

Podemos afirmar que:

I. No recipiente 1 não ocorrerá nenhuma alteração, pois as enzimas desnaturam em temperaturas superiores a 40 ºC.

II. Nos recipientes 1 e 2, nenhuma alteração será percebida, pois tanto temperaturas elevadas quanto baixas provocam inativação enzimática.

III. No recipiente 2 ocorrerá um “borbulhamento” na superfície da carne, em decorrência da ação da peroxidase, promovendo a quebra do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, visto que temperaturas baixas apenas inativam as enzimas, sendo este um fenômeno reversível.

IV. No recipiente 3 ocorrerá a seguinte reação: H2 O2 → H2 O + O, já que a 32 ºC a peroxidase está em seu ótimo de temperatura.

V. No recipiente 3 não ocorrerá qualquer tipo de reação, já que os peroxissomos são organelas típicas dos animais.

Assinale a alternativa cuja(s) assertiva(s) é(são) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • Ao cozinhar a carne a uma temperatura de 80°C é promovido a desnaturação das proteínas, que é a perda da sua estrutura tridimensional com consequente perda de função. Já temperaturas baixas apenas inativam proteínas e enzimas, inibindo sua atividade. Porém, esse é um processo reversível e a enzima pode retomar sua atividade em temperaturas adequadas. Logo, item I verdadeiro e II falso. No recipiente 2, então, ocorrerá reação, podendo ser observada através da formação de gás ou “borbolhas” na superfície da carne – item III verdadeiro. No recipiente 3, como temos uma batata (vegetal), não é possível que ocorra reação, afinal os peroxissomos são organelas presentes exclusivamente em animais. Item IV falso e V verdadeiro.

    Letra E correta.



ID
716224
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas, caracterizadas por suas propriedades morfológicas, bioquímicas e funcionais, e são consideradas as "usinas das células". Com relação às mitocôndrias é correto afirmar que

Alternativas

ID
719011
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana.
Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do

Alternativas
Comentários
  •  e)

    cloroplasto e mitocôndria.

  • Mitocondria e cloroplasto

    Em uma célula vegetal, além do núcleo, encontramos DNA no cloroplasto e na mitocôndria. Já na célula animal, além do núcleo, encontramos DNA apenas na mitocôndria.


ID
737014
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a organização celular procariótica, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As paredes celulares em bactérias são constituídas de celulose.

( ) Membranas em células procarióticas tem a mesma composição básica das membranas dos eucariotos.

( ) Bactérias aeróbicas e fotossintetizantes apresentam dobramentos da membrana plasmática associados a processos bioenergéticos.

( ) A compartimentalização de vias metabólicas específicas é uma característica das células procarióticas.

( ) Em bactérias, o DNA está associado a proteínas histônicas com vistas à compactação.

Alternativas
Comentários
  • I)As bacterias tem sua parede constituida de PEPTIDEOGLICANOS


ID
790837
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Componente celular que tem estrutura de sacos membranosos com partes internas pregueadas e função de liberar energia das moléculas dos alimentos e a transformar em ATP utilizável:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. Mitocôndrias

  • Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular.

  • GABARITO - E

    As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular e também pela produção de ATP.

    CAVEIRA!


ID
790843
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Partículas granulares compostas de RNA que sintetizam proteínas:

Alternativas
Comentários
  • a) ribossomos

     

    A função dos ribossomos é a síntese de proteínas. Para exercer essa função, precisam estar ligados a uma fita de RNA-m. Muitas vezes, vários ribossomos ligam-se a uma mesma molécula de RNA-m. O complexo formado pela molécula de RNA-m e pelos diversos ribossomos a ela associados recebe o nome de polissomo ou polirribossomo. No polissomo, todos os ribossomos percorrem a mesma fita de RNA-m e, assim, os peptídeos por eles produzidos serão idênticos, uma vez que terão a mesma sequência de aminoácidos.


ID
795727
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático. Quantos tipos de proteína, em um polissomo livre formado com oito ribossomos, serão sintetizados nos eucariotos?

Alternativas
Comentários
  • Como o "molde" é um só (o RNAm), apenas um tipo de proteína será formada. Polissomo nada mais é que vários ribossomos em série usando o mesmo RNAm, produzindo a mesma proteína várias vezes.

     

    Alternativa A

  • Pegadinha. O tipo de protéina é só um, a diferença é que serão produzidas várias - iguais-  de uma só vez.

  • As células realizam todas as operações fundamentais para a sobrevivência de um organismo. Dentre as organelas presentes no citoplasma de células procarióticas e eucarióticas estão os ribossomos, formados por proteínas e por um tipo de ácido nucleico, o RNA ribossômico, responsáveis pela síntese de proteínas. Os polissomos ou polirribossomos são formados quando vários ribossomos livres no citoplasma se ligam a uma molécula de RNAm, podendo sintetizar várias moléculas da proteína correspondente ao RNAm. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as opções:
    a) um. É formado apenas um tipo de proteína correspondente ao RNAm que foi ligado. Correta.
    b) dois. A proteína formada é apenas a correspondente ao RNA. Incorreta.
    c) quatro. A proteína formada é apenas a correspondente ao RNA. Incorreta.
    d) oito. O número de ribossomos não interfere na quantidade de proteínas sintetizadas. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
795922
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da síntese proteica, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A síntese proteica é um fenômeno relativamente rápido e muito complexo que ocorre em todas as células, e se desenvolve no interior das mesmas. Este processo tem duas fases: transcrição e a tradução.

    A transcricão é um processo de decodificação da mensagem contida num gene de DNA para uma fita de RNA(Figura 8)e é realizado por uma enzima chamada RNA polimerase. Pelo fato dos promotores (seqüências regulatórias dos genes) possuirem seqüências de nucleotídeos comuns (conservadas), esta enzima as reconhece e liga-se nelas, dando início à síntese da molécula de mRNA (transcrição),o que explica como a enzima RNA polimerase consegue reconhecer o lugar onde se ligar. A molécula de RNA que é produzida pode ser um mRNA(RNA mensageiro), um rRNA (RNA ribosomal) ou um tRNA(RNA transportador). Uma molécula de RNA mensageiro contém a informação para produzir proteínas.

    A tradução é o processo de síntese ou fabricação de proteínas (construção da cadeia de aminoácidos). Para a fabricação das proteínas é necessário que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molécula de mRNA(RNA mensageiro) para uma cadeia de aminoácidos. A decodificação está baseada em trincas de nucleotídeos, chamadas codons, que são usados para especificar o aminoácido. A correspondência entre uma trinca de nucleotídeos e um aminoácido é chamada de código genético (apresentada na Tabela 1). Combinando os 4 nucleotídeos em triplas obtém-se 64 combinações. Embora esse número seja superior aos 20 aminoácidos existentes, mais do que um codon pode representar um mesmo aminoácido. Dentre os codons possíveis, 3 não especificam aminoácidos, e referem-se a sinais de terminação da síntese de um cadeia de aminoácidos. Esses codons são chamados de codons de parada (stop codons). O código genético estabelece também um codon de início (start codon), pelo qual começa o processo de tradução do mRNA. Na maioria das proteínas o codon de início especifica o aminoácido metionina, que também está presente no interior das cadeias. Sumariamente, o processo de tradução é realizado da seguinte maneira: ao combinar-se com os ribossomos, o mRNA tem sua seqüência de codons lida, e para cada codon o respectivo tRNA é atraído até os ribossomos, e pela complementariedade de bases é feita a ligação entre o codon (do mRNA) e o anticodon (do tRNA), liberando o aminoácido carregado pelo tRNA que é então ligado à cadeia crescente do polipeptideo. Moléculas de tRNA ou RNA transportador (=transfer RNA) agem como adaptadores entre a seqüência codificante dos nucleotídeos do mRNA e o aminoácido que é codificado. Uma ponta dessa molécula carrega o aminoácido e uma outra ponta consiste de uma seqüência de três nucleotídeos conhecida como anticodon. A síntese da proteína é encerrada quando os ribossomos encontram um codon de parada no mRNA.
  • Gabarito C


ID
799216
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão são exigidos conhecimentos sobre as funções das organelas celulares. O retículo endoplasmático cuja função é sintetizar proteínas se relaciona com o complexo de Golgi porque este último recebe e armazena as proteínas produzidas no retículo. Além disso, o complexo também pode transformar, empacotar e excretar essas proteínas, dependendo de seu uso pelo organismo.

     Letra A correta.
  • O complexo de Golgi apresenta a função de receber proteínas sintetizadas do retículo endoplasmático, no sentido de ser capaz de empacotar e promover o processo de glicosilação. Por meio da efetivação destes processos, as proteínas são capazes de ser reconhecidas, além de estarem com a estrutura completa, evitando qualquer tipo de erro por causa de mal funcionamento.

ID
799456
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as funções do retículo endoplasmático liso em uma célula eucariótica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    Retículo Endoplasmático Liso - REL

    As células que possuem REL mais desenvolvido realizam intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação (ex.: hepatócito). As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume. Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1551/reticulo-endoplasmatico-liso-e-rugoso#ixzz29HjZIr00
  • O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas e interconectadas, que comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca). Foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude.

    O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ou ausência de ribossomos em sua superfície: rugoso ou liso, respectivamente.


ID
819508
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A apoptose é um processo necessário para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também quando há estímulos patológicos. Com base nas características morfológicas de uma célula morta por apoptose, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Apoptose: morte celular programada, aquela que ocorre de forma não acidental
    Ocorre com uma retração da célula que causa perda da aderência com a matriz extracelular e células vizinhas.
    As organelas celulares mantêm a sua morfologia, com exceção, em alguns casos, das mitocôndrias, que podem apresentar ruptura da membrana externa. 
    A cromatina sofre condensação e se concentra junto à membrana nuclear, que se mantem intacta.
    A membranan celular forma prolongamentos e o núcleo se desintegra em fragmentos envoltos pela membrana nuclear.
    Os prolongamentos da membrana celular aumentam de número e tamanho e rompem, originando estruturas contendo o conteúdo celular. Estas porções celulares envoltas pela membrana celular são denominadas corpos apoptóticos.
    Os corpos apoptóticos são rapidamente fagocitados por macrófagos e removidos sem causar um processo inflamatório.
    Essas alterações morfológicas obeservadas são consequencia de uma cascata de eventos moleculares e bioquímicos específicos e geneticamente regulados.
  • resposta foi anulada pela banca, assim eles disseram:

        '' A especificação no enunciado das características morfológicas da célula apoptótica invalida o
    gabarito oficial da questão, que se refere a uma alteração bioquímica da célula. Porém a
    alteração do gabarito para alternativa E, como sugerido por um candidato, também não se aplica,
    uma vez que a origem do envoltório dos corpos apoptóticos é membrana celular, e não envelope nuclear como apresentado na alternativa.''
  • Uma célula em processo de apoptose apresenta alterações morfológicas, bioquímicas e fisiológicas. Dentre as alterações morfológicas temos condensação e fragmentação da cromatina e encolhimento celular. Além disso, existe formação de bolhas citoplasmáticas que se fragmentam em corpos apoptóticos. As alterações na composição química da membrana plasmática são consideradas alterações bioquímicas, portanto não existe resposta, a questão foi ANULADA.


  • A apoptose é caracterizada pela perda da integridade celular, havendo condensação e segregação da cromatina, que passa a ocupar a margem nuclear contra o envelope nuclear, e a condensação do citoplasma. A condensação da cromatina e acompanhada por invaginação das membranas celular e nuclear e em seguida a ruptura do núcleo em fragmentos, que se tornam circundados por partes do envoltório nuclear. 

    Surgem então os corpos apoptóticos (ou vesículas apoptóticas), contendo parte do citoplasma e do núcleo, expressando marcadores de superfície, que permitem serem rapidamente reconhecidos e fagocitados por macrófagos ou outras células do sistema imune ou, ainda, por células adjacentes. 

        

  • d) A composição química da superfície celular é alterada.


ID
819544
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais possuem uma organela intracelular especializada chamada cloroplasto. Existem evidências de que essas estruturas são descendentes de bactérias fotossintetizantes. Além da fotossíntese, os cloroplastos atuam na célula vegetal:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Raven e colaboradores, em "Biologia Vegetal 7 ed.":

    "Os cloroplastos não são apenas sítios da fotossíntese, que na presença de luz e de dióxido de carbono produzem carboidratos, mas também estão envolvidos na síntese de aminoácidos e de ácidos graxos".
  • Os cloroplastos são organelas citoplasmáticas presentes nos vegetais, em algumas algas e responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese. Além da síntese de carboidratos, essas organelas também produzem ácidos graxos e nucleotídeos com as enzimas disponíveis em seu estroma. 


    Letra A correta.


  • Letra A

     Os cloroplastos também participam da síntese de aminoácidos e de ácidos graxos, além de capitarem a energia solar para o processo de fotossíntese.

  • Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese. Entretanto, eles também são responsáveis por outras importantes ações, como a síntese de aminoácidos, ácidos graxos e metabólitos secundários, além de servir como local de armazenamento temporário do amido quando a planta está realizando fotossíntese.

     

    http://biologianet.uol.com.br/biologia-celular/cloroplastos.htm


ID
851827
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Lynn Margulis, na sua Teoria Endossimbiótica, propôs que algumas organelas celulares das células eucarióticas tenham-se originado da associação simbiótica com células procarióticas.

Essas organelas são:

Alternativas
Comentários
  • "Há evidencias sugestivas de que as organelas envolvidas nas transformações energeticas, cloroplastos e mitocôndrias, derivam de bactérias que goram fagocitadas que escaparam dos mecanismos de digestão intracelular e se estabeleceram como simbiontes nas celulaseucariontes hospedeiras, criando um relacionamentos benéfico e que se tornou inrreversível com o passr dos anos".
    JUNQUEIRA E CARNEIRO. Biologia Celular e Molecular. pg.12 e 13
  • Segundo a teoria Endossimbiótica, algumas organelas membranosas dos eucariotos teriam se originado do englobamento de seres procariotos de vida livre. A mitocôndria teria se originado de um ser procarioto aeróbico e o cloroplasto (presente apenas nos vegetais) de um ser procarioto fotossintético. A partir disso, os organismo passaram a viver em simbiose, os procariotos recebendo proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia através dos processos respiratórios e de fotossíntese.


    Letra C correta.



ID
865597
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As organelas que estão distribuídas no citoplasma são fundamentais para o funcionamento e para a adaptação das células em suas funções. Tanto maratonistas (corredores de prova de longa distância) quanto insetos voadores, como as abelhas, que sustentam o batimento de suas asas durante muito tempo, possuem uma taxa metabólica elevada em suas células musculares.
As células musculares de maratonistas e de insetos voadores contêm grande quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D

    porque a organela responsável pela produção de energia (ATP) é a mitocôndria e como as células musculares necessitam de uma grande quantidade de energia, fica claro que elas estão em maior quantidade nas regiões musculares.


ID
1021495
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque a afirmativa incorreta sobre estruturas celulares.

Alternativas
Comentários
  • Os cloroplastos, vacúolos e parede celular são estruturas que podem estar presentes também em alguns protozoários e algas. Além disso, bactérias e fungos também apresentam parede celular, com a diferença de que a composição química da parede nos fungos é de quitina, nas bactérias compostas de peptidioglicano e nos vegetais de celulose. 

    Letra B correta.
  • Células procariontes também possuem parede celular. 


ID
1025341
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Numa célula animal, a seqüência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é:

Alternativas
Comentários
  • O complexo golgiense, a partir de suas vesículas, dará origem aos lisossomos. Estes digerem o composto orgânico que entra na célula até frações menores que serão encaminhadas para as mitocôndrias onde serão quebradas para originar ATP (energia).

  • Formulação horrível. Dá a entender que o alimento irá para o complexo golgiense...


ID
1057534
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:

Alternativas
Comentários
  • RE RUGOSO: auxilia na síntese de proteínas secretoras e outras proteínas dos ribossomos ligados; adiciona carboidratos ea glicoproteínas; produz nova membrana

  • Ribossomos associados --> produção de proteínas destinadas à exportação ou proteínas de membrana (ex. ribossomos do retículo endoplasmático)

    Ribossomos livres --> produção de proteínas destinadas ao uso no próprio citosol


ID
1096561
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013 foi atribuído conjuntamente a James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof por suas descobertas da maquinaria de regulação do tráfego de vesículas, um importante sistema de transporte em nossas células.

Dadas as afirmativas sobre o transporte vesicular,

I. Permite a secreção de diversas moléculas sintetizadas pela célula, por exemplo: hormônios, neurotransmissores e proteínas da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

II. Envolve a participação de retículo endoplasmático, responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e complexo de Golgi, responsável pelas modificações (glicosilação, sulfatação e fosfatação) em proteínas e lipídios.

III. O transporte das vesículas ocorre com o auxílio do citoesqueleto da célula, em que os microtúbulos citoplasmáticos são os envolvidos nesse processo.

verifica-se que está(ão) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • Letra E


ID
1146607
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,

Alternativas

ID
1173475
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os seguintes componentes celulares:

I. parede celular
II. membrana nuclear
III. membrana plasmática
IV. DNA

É correto afirmar que as células de

Alternativas
Comentários
  • Bactérias não possuem membrana nuclear pois são seres procariontes.


ID
1207741
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao sistema endomembranoso das células, é correto afirmar que constitui

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    sistema endomembranoso é composto por membranas diferentes, que estão suspensas no citoplasmadentro de uma célula eucariótica. Estas membranas dividem a célula em compartimentos funcionais e estruturais, ou organelas. Em eucariontes, as organelas do sistema endomembranoso incluem: o envoltório nuclearretículo endoplasmático, o complexo de Golgilisossomosvacúolosvesículas e a membrana celular. O sistema é definido com mais precisão como o conjunto de membranas que formam uma única unidade funcional e de desenvolvimento, quer ser conectados diretamente ou através de troca de material de transporte vesicular1 . É importante ressaltar, o sistema endomembranoso não inclui as membranas dasmitocôndrias e cloroplastos.

    Conforme o texto, existe alguns procariontes que possuem essa endomembrana, mas são raríssimos na natureza.

    Wikipédia, com adaptações.


ID
1235251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às estruturas, processos e funções dos constituintes celulares, julgue os itens subsequentes.

As vesículas transportadoras destinadas à superfície celular são oriundas do complexo de Golgi e descarregam seu conteúdo fora da célula mediante processo de fagocitose.

Alternativas
Comentários
  • As vesículas de transporte brotam a partir de regiões revestidas e especializadas da membrana. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vesiculas-transportadoras/vesiculas-transportadoras.php

    Boa parte das vesículas transportadoras do retículo endoplasmático rugoso (RER) são transportadas em direção ao complexo de Golgi, passando por sínteses modificadas e enviadas aos seus destinos finais.
    http://www.brasilescola.com/biologia/complexo-golgi.htm
  • O correto seria EXOCITOSE.

  • Resposta Errada

    As vesículas transportadoras destinadas à superfície celular são oriundas do complexo de Golgi e descarregam seu conteúdo fora da célula mediante processo de EXOCITOSE.

  • Errado! A fagocitose é um processo de interiorização de partículas. O que ocorre no caso do enunciado é a secreção celular, produção e liberação de substâncias úteis ao metabolismo.

    Gabarito: Errado


ID
1331491
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apoptose é um fenômeno conhecido também por morte celular programada, sendo morfologicamente distinta da necrose, pois ocorre individualmente. É um mecanismo rigidamente controlado por expressões genéticas que leva à produção de várias moléculas com atividades específicas que resultam em alterações celulares. Esse fenômeno possui um papel essencial na manutenção da homeostase tecidual.

Considerando as alterações morfológicas e bioquímicas desse processo, assinale a alternativa na qual NÃO se encontram as características desse fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Ruptura da membrana plasmática e liberação do conteúdo interno no meio extracelular.

    Diferente da necrose, na apoptose não existe liberação do conteúdo celular para o interstício e portanto não se observa inflamação ao redor da célula morta

  • Na apoptose, a célula morre em razão de um conjunto de mudanças coordenadas, portanto, é um processo ativo. Nessa situação, diversas alterações na célula possibilitam uma série de eventos moleculares e bioquímicos regulados geneticamente. Esse processo ocorre da seguinte maneira:


ID
1354285
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de organela celular que se reproduza porfissão binária e mantenha as características presentes em toda a linhagem materna.

Alternativas
Comentários
  •   A reprodução das mitocôndrias não ocorre em conseqüência de uma montagem espontânea dos componentes que as integram, mas sim pela divisão de mitocôndrias preexistentes.Para isso, duplicam o seu tamanho previamente. Esse processo se chama fissão binária a divisão das mitocôndrias ocorre durante todo o ciclo celular, tanto na interfase como na mitose.
      A mitocondria possui várias cópias de um mesmo DNA nuclear deve mencionar-se que as mitocôndrias de qualquer individuo são de origem materna, pois todas provem do ovócito fecundado.

  • São as miticôndrias que se reproduzem por fissão binária, esse processo se dá pela auto  duplicação da organela e ,assim,  gerando  outra.

    As mitocôndrias possuem DNA próprio e exclusivamente materno, herdado do ovócito.

    Letra C


ID
1397311
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ADN (ou DNA) mitocondrial apresenta apenas 16.569 pares de bases, formando 37 genes, e, além disso, contém a chamada alça D que não codifica nenhuma proteína, formando duas regiões variáveis (HV1 e HV2).

Sobre o ADN (ou DNA) mitocondrial, analise as afirmativas a seguir.

I. O ADN mitocondrial tem uma herança exclusivamente materna.

II. As mitocôndrias do espermatozóide, que eventualmente consigam entrar no óvulo, serão majoritariamente degradadas.

III. A presença de mais de um tipo de ADN mitocondrial no óvulo, a chamada heteroplasmia, impede o desenvolvimento normal do embrião.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    • "Na fecundação, o espermatozóide fornece para o zigoto o núcleo e o centríolo. As mitocôndrias dos espermatozóides desintegram-se no citoplasma do óvulo. Assim, todas as mitocôndrias do corpo do novo indivíduo são de origem materna."

    • Heteroplasmia
    "É dado o nome de heteroplasmia a existência de diferentes tipos de mtDNA em um indivíduo. É um fenômeno resultante de mutações que ocorrem durante a proliferação das células germinativas ou durante a replicação de células somáticas."

    Vamo que vamo !!! 

  • Segundo o item III:

    "A heteroplasmia é a presença de uma mistura de mais de um tipo de genoma mitocondrial ou genoma cloroplastidial em uma mesma célula. É um fenômeno que ocorre por acumulação de erros durante a replicação (perda de capacidade de revisão pela DNA polimerase) ou por danos causados devido aos radicais livres do ambiente oxidativo de toda a organela (principalmente as mitocôndrias). É passível de ser transmitido à descendência, caso ocorra em células gaméticas.

    É ainda na heteroplasmia que reside a explicação para a maioria das doenças mitocondriais."


    A presença de heteroplasmia pode complicar a interpretação de um perfil de mtDNA, entretanto pode ser considerado como potente indicador de relações de parentesco entre amostras genéticas, como elucidado no artigo  Coble e colaboradores (2009). «Mystery solved: the identification of the two missing Romanov children using DNA analysis»PLoS ONE4 (3): e4838. PMC 2652717PMID 19277206doi:10.1371/journal.pone.0004838


ID
1397314
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O conceito de que as células são compostas de membrana, citoplasma e núcleo é relativo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Há células com vários núcleos, como as células musculares esqueléticas mantidas em cultura.

II. Hemácias com núcleo, como as das aves, ou hemácias sem núcleo como as de mamíferos, vivem por 4 meses, cumprindo suas funções normalmente.

III. Pode-se retirar o núcleo de uma célula e mantê-la viva, indefinidamente

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    "Um músculo esquelético é um pacote de longas fibras. Cada uma delas é uma célula dotada de muitos núcleos, chamado miócitos multinucleados"


  • Durante o processo evolutivo, os mamíferos elevaram sua temperatura corporal e desenvolveram a capacidade de mantê-la relativamente constante (homeotermia). Esse aumento da temperatura corporal foi acompanhado de um incremento da taxa metabólica e de uma exigência maior no transporte de oxigênio (O2).

    Sendo o núcleo celular uma estrutura metabolicamente ativa, ele consome quantidades consideráveis de O2. Com a perda do núcleo, as hemácias dos mamíferos deixaram de utilizar oxigênio, tornando-se mais eficientes no transporte desse gás. As hemácias dos mamíferos, por não possuírem núcleo, não são rigorosamente células: portanto, o correto é dizer que elas 'duram', em vez de 'vivem', 120 dias.

    Ciência Hoje 171, maio 2001 

    Germán Arturo Bohórquez Mahecha, 

    Laboratório de Morfologia de Aves, 

    Universidade Federal de Minas Gerais.

    http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2001/171/o-leitor-pergunta-171/por-que-as-hemacias-dos-mamiferos-nao-tem-nucleo-e


ID
1397317
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os compartimentos e suas funções nas células eucarióticas, analise as afirmativas a seguir.

I. O centríolo é o responsável pela organização do fuso mitótico, em todos os eucariotos.

II. Os lisossomos são os responsáveis pela digestão celular em ambiente ácido nos eucariotos.

III. Os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas em eucariotos e procariotos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    I )   "Os centríolos  são estruturas citoplasmáticas existentes na maioria das células eucarióticas – animais, algas, protistas, briófitas e pteridófitas. No entanto, em alguns seres unicelulares, dos fungos  e da maioria das plantas com sementes – angiospermas e gimnospermas, caso dos pinheiros – estes pequenos cilindros não estão presentes."

    Obs:

    " Os lisossomos possuem cerca de 40 tipos de enzimas hidrolíticas, incluindo proteases, nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, fosfatases e sulfatases. Todas são hidrolases ácidas. Para uma ótima atividade, elas precisam ser ativadas por clivagem proteolítica e requerem um ambiente ácido"

  • Acho que a lógica da questão está no termo compartimento, o qual exclui os centríolos e que os mesmos não são encontrados em boa parte de células vegetais...

  • I. O centríolo é o responsável pela organização do fuso mitótico, em todos os eucariotos.

    Errado, não é em todos os eucariotos, por exemplo, não ocorre nas células vegetais.

    II. Os lisossomos são os responsáveis pela digestão celular em ambiente ácido nos eucariotos.

    Correto! 

    III. Os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas em eucariotos e procariotos.

    Correto! 

    Gabarito: D


ID
1406677
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a célula, unidade estrutural e funcional dos seres vivos, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Procariotos não possuem organelas com membrana.

  • " Vale ressaltar que todas as células, sem exceções, possuem ribossomos, isso quer dizer que tanto as células eucariontes (as que possuem a carioteca, uma membrana que faz a separação do material genético do citoplasma)  quanto as procariontes (as que não possuem  a carioteca), possuem ribossomos no seu citoplasma. No entanto o ribossomo eucariótico tem maior quantidade de proteínas e maior coeficiente de sedimentação do que os ribossomos procarióticos."

    Fonte: http://www.estudopratico.com.br/ribossomos-estrutura-e-funcoes/

    ALTERNATIVA C

  • A FCC não considera vírus como sendo ser vivo, eles possuem rna como fonte genética.


ID
1438828
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células do corpo humano apresentam alto grau de organização. Nas células humanas, o citoesqueleto é um arcabouço complexo de sustentação, formado por:

Alternativas
Comentários
  • GAB b

     

  • sim, tatiana, quando voce responde aparece o resultado logo abaixo da questão 

  • A) , os quais desempenham um papel importante na manutenção da estabilidade celular estrutural.

    B) microtúbulos, microfilamentos e filamentos de proteínas, os quais definem a forma da célula e permitem que a célula realize movimentos

    C) filamentos de actina, os quais permitem a síntese de proteínas de sustentação da estrutura celular

    D) microtúbulos , os quais permitem que a célula modifique seu formato de acordo com as condições do ambiente tecidual

    E) filamentos de actina G, desmossomos , os quais permitem a organização estrutural das organelas no citoplasma celular.

    Gabarito: B

  • O citoesqueleto é o conjunto de filamentos e finíssimos túbulos de proteínas presentes no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias.

  • olá todos, como e meu primeiro contato com a plataforma de estudo estou tendo dificuldade em , alguem pode da uma ajuda como posso entrar nas funçoes desejada

  • pena que não tem deslik. ... Cybele merecia. Obg Tatiana


ID
1438840
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os peroxissomos são organelas celulares presentes no citoplasma de células animais e vegetais.

É correto afirmar que, nas células humanas, essas organelas

Alternativas
Comentários
  • Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem. Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase. Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito23.php

  • Gabarito C- Completando : Entre outras funções, acredita-se que participem dos processos de desintoxicação da célula.

  • c) decompõem o peróxido de hidrogênio, realizam a oxidação de ácidos graxos e participam da síntese de compostos como o colesterol, sendo abundantes nas células do fígado e dos rins.

     

     

    Os peroxissomos são pequenas organelas membranosas, que contêm no seu interior enzimas oxidases, e estão presentes em células animais e vegetais. A principal função é oxidar os ácidos graxos para a síntese de colesterol e também para serem usados como matéria-prima na respiração celular. Estão presentes em grande quantidade nas células do rim e do fígado, onde neutralizam o efeito tóxico de substâncias como o álcool e também participam da produção de sais biliares. Nas reações de oxidação é produzido o peróxido de hidrogênio e por isso o nome da organela.

     

     

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/organelas-celulares/

  • muito bom este estudo.
  • O processo de decomposição do peróxido de hidrogênio ocorre devido a enzima catalase que é abundante nos peroxissomos. Gabarito letra C


ID
1438843
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Substâncias como o muco, que lubrifica as superfícies internas de tecidos do organismo humano, são processadas e secretadas pela seguinte organela celular citoplasmática:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D


    Aparelho de Golgi ou Complexo Golgiense:

    A denominação aparelho ou complexo de Golgi é uma homenagem ao citologista italiano Camilo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmática. Ao verificar que certas regiões com citoplasma celular se coravam por sais de ósmio de prata, Golgi imaginou que ali deveria existir algum tipo de estrutura, posteriormente confirmada pela microscopia eletrônica.

     

    Dictiossomos

    O aparelho de Golgi está presente em praticamente todas as células eucariontes, e consiste de bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo. Nas células animais, os dictiossomos geralmente se encontram reunidos em um único local, próximo ao núcleo. Nas células vegetais, geralmente há vários dictiossomos espalhados pelo citoplasma.

     

    Funções do aparelho de Golgi

    Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. É o que ocorre, por exemplo, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas células de diversos órgãos (estômago, intestino, pâncreas etc.). Outras substâncias, tais como o muco que lubrifica as superfícies internas do nosso corpo, também são processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi. Assim, o principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substâncias que atuam fora da célula, processo genericamente denominado secreção celular.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito19.php

  • O complexo de golgi armazena secreção, ribossomos sintetizam proteínas de montão.

  • A ORGANELA RESPONSÁVEL POR EMPACOTAR E ELIMINAR QUALQUER SUBSTÂNCIA(O QUE IRÁ DIFERENCIAR, É A QUAL ÓRGÃO PERTENCE A CÉLULA ONDE A ORGANELA ESTÁ INSERIDA), É O COMPLEXO DE GOLGI.

     

    FONTE:MOKKA

    GABARITO:D

  • o complexo de golgi é responsável pela formação dos lissossomos (fagocitose e autofagia) e do acrossomo dos espermatozoide,além disso o complexo de golgi modifica as enzimas do retículo endoplasmático.

  • GABARITO - D

    O complexo de golgi é responsável pelo armazenamento e secreção de substâncias, além de produzir lisossomos (responsáveis pela digestão celular) e também pela composição do "acrossomo".

    CAVEIRA!


ID
1440814
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O núcleo é considerado uma das principais estruturas de uma célula eucariótica. Nele estão contidos os cromossomos, que são formados por

Alternativas
Comentários
  • O controle metabólico exercido pelo DNA passa pela produção de proteínas específicas, inclusive das enzimas, que atuam como catalisadores.


    http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1236

  • LETRA (E)

     

    DNA cujo papel é controlar as atividades celulares

  • O Núcleo é formado pela Carioteca; Cariolinfa e Materiais Genéticos - DNA, Cromossomas, Cromatina;

    E)

     

  • o chute mais certeiro da minha vida ! kkk

  • Os cromossomos são formados por DNA e por proteínas. O DNA contém informação para manutenção, desenvolvimento e funcionamento de uma célula. 

    LETRA E

  • GABARITO - E

    O DNA se encontra bem no núcleo da célula, por isso ele tem tanta importância assim.

    CAVEIRA!


ID
1460422
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto III

            O primeiro caso de identificação criminal por meio de exames de DNA ocorreu em 1985, na Inglaterra. Num pequeno condado, rodeado de montanhas e com uma única estrada de acesso, uma mulher foi estuprada e assassinada. “Lá havia um geneticista, Alec Jeffreys, que colheu o esperma encontrado na vítima e fez o exame de DNA. Mais tarde houve outro crime similar. Novamente Jeffreys analisou o sêmen encontrado na vítima. Era do mesmo homem que cometera o primeiro crime”, conta José Maria Marlet, professor de medicina legal da USP. As autoridades locais forjaram uma campanha de doação de sangue cuja finalidade era identificar o agressor. Todos os habitantes foram doar sangue, mas nenhum deles possuía DNA igual ao do estuprador. “A polícia prosseguiu com as investigações e descobriu que havia um viajante no condado. Quando o sujeito voltou, foi convidado a doar sangue. Feito o teste de DNA no sangue colhido, Jeffreys concluiu que o código genético do viajante era o mesmo do estuprador” conta Marlet.

                                                                                                                                                                        Amabis e Martho, 1995.


Texto IV

O DNA mitocondrial (DNAmt) (DNA da organela mitocôndria) é de origem extranuclear, e seu genoma é encontrado em grande quantidade no citoplasma das células. Este tipo de DNA foi completamente sequenciado, e a região que possui variações de sequência é chamada de região de controle. Uma das características de interesse é que o seu caráter é monoclonal, e todo o DNAmt de um indivíduo apresenta a mesma sequência.

                                                                                                                                                                               Jobim et al., 2006.

Ainda considerando as informações do texto IV, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) a fosforilaçao oxidativa se dá na crista mitocondrial, ou seja, membrana interna.

    b) correta. 

    c) o aceptor final de eletrons é o O2. 

    d) O ciclo do acido citrico disponibiliza o gas carbonico para a atmosfera.

    e) O ciclo do acido citrico ocorre na MATRIZ mitocondrial.


ID
1466314
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na fagocitose, o fagossomo é uma estrutura que contém partículas sólidas capturadas no meio externo. Ao se fundir a uma bolsa membranosa, promove a digestão das partículas por meio da ação de enzimas. Essa estrutura tem origem no complexo Golgiense, estando presente em praticamente todas as células eucarióticas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mencionada.

Alternativas
Comentários
  • Lisossomos (português brasileiro) ou lisossomas (português europeu) citoplasmáticas são organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas,ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas, entre as quais se encontram proteases,nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, fosfatases, e sulfatases. Todas essas enzimas possuem atividade ótima em pH ácido (aproximadamente 5,0) o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo. Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do próprio sistema digestivo da célula, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas digestivas isoladas do citosol (essa função é exercida, aparentemente, pelos carboidratos que ficam associados à face interna da membrana), mas mesmo em caso de vazamento, essas enzimas terão sua ação inibida pelo pH citoplasmático (aproximadamente 7,2) causando dano reduzido à célula.

  • GAB-C


    Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. As enzimas são produzidas no RER e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas

  • GABARITO - C

    Os lisossomos são responsáveis pela digetão celular, e os mesmos são originados no Complexo Golgiense. Matou a questão já!

    CAVEIRA!


ID
1467574
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na fagocitose, o fagossomo é uma estrutura que contém partículas sólidas capturadas no meio externo. Ao se fundir a uma bolsa membranosa, promove a digestão das partículas por meio da ação de enzimas. Essa estrutura tem origem no complexo Golgiense, estando presente em praticamente todas as células eucarióticas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mencionada.

Alternativas
Comentários
  • Lisossomos (português brasileiro) ou lisossomas (português europeu) citoplasmáticas são organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas,ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas, entre as quais se encontram proteases,nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, fosfatases, e sulfatases. Todas essas enzimas possuem atividade ótima em pH ácido (aproximadamente 5,0) o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo. Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do próprio sistema digestivo da célula, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas digestivas isoladas do citosol (essa função é exercida, aparentemente, pelos carboidratos que ficam associados à face interna da membrana), mas mesmo em caso de vazamento, essas enzimas terão sua ação inibida pelo pH citoplasmático (aproximadamente 7,2) causando dano reduzido à célula.

  • PARA DECORAR LIZAR DE lise É = A DETONAR, MATAR OU DIGERIR  

  • b) lisossomo.

     

     

    Os lisossomos ( lise = quebra destruição, soma = corpo) são estruturas compostas por bolsas membranosas que contém diversos tipos de enzimas digestivas. São responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas, com partículas, formadas pela fagocitose e pinocitose, fundem-se aos lisossomos dando origem aos vacúolos digestivos, onde ocorrerá a digestão intracelular.

     

     

    FONTE: https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/citologia/aulas/fagocitose_e_pinocitose_lisossomos


ID
1473433
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São estruturas encontradas em vegetais:

Alternativas
Comentários
  • Tilacoides são membranas q ficam localizadas no interior dos cloroplastos, p qm n sabe....

    #APMBB


ID
1497562
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao observar uma célula marcada pela técnica de imunofluorescência, o biomédico percebe que ela está em interfase e que o componente marcado evidencia um filamento do citoesqueleto que apresenta distribuição radial. O principal componente desse filamento é a proteína?

Alternativas
Comentários
  • Os microtúbulos são formados por monômeros de alfa-beta-tubulina , e durante a divisão celular desempenham um papel importante na distribuição dos cromossomos entre a célula-mãe e as células filhas.

    O início da polimerização dos microtúbulos se dá nos centrossomos, onde se encontram anéis de gama-tubulina. A partir daí, os dímeros ligados à GTP são adicionados à extremidade + em direção à periferia da célula, e hidrolisam o GTP em GDP, o que torna a ligação entre eles mais fraca. Se a adição de novos dímeros alfa-beta-tubulina ocorre mais rápido que a hidrólise de GTP em GDP, o microtúbulo cresce, se o oposto ocorrer ele rapidamente se despolimeriza em direção à extremidade -.

    A limitação do crescimento dos microtúbulos se dá, principalmente, por meio de proteínas reguladoras, que se ligam à extremidade +.

  • Matamos a questão em “distribuição radial”, pois vimos que quem a detém são os microtúbulos, que por sua vez, são formados por tubulina.

    Gabarito: B


ID
1497568
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células podem sinalizar de forma autócrina, parácrina, e justácrina, também conhecida como sinalização dependente de contato. Dentre os efetores apontados a seguir, o que desencadeia uma sinalização justácrina é:

Alternativas

ID
1523752
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na comparação entre células procariontes e eucariontes, observa-se

Alternativas
Comentários
  • Nos eucarionte há sim parede celular, como por exemplo, em células vegetais.

    Letra C

  • Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.

     

    As células procariontes não apresentam também citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. A ausência de citoesqueleto impede a realização dos processos de endocitose e exocitose, uma vez que é essa rede que garante a movimentação das vesículas.

    Nas células procariontes, pode haver ainda uma parede celular rica em peptidoglicanos e a presença de fímbrias, pequenos prolongamentos filamentosos. A função das fímbrias é garantir a fixação da célula procarionte na célula hospedeira e ajudar no processo de conjugação.

     

    Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias.Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

     

    A principal diferença entre uma célula procarionte e eucarionte é o envoltório nuclear, presente apenas nas eucariontes. Essas últimas células também se diferenciam por apresentarem citoesqueleto e organelas celulares membranosas, além de não apresentarem plasmídeos nem fímbrias.

     

    Vale destacar que na célula procarionte não há a presença de organelas membranosas. Isso significa que não são encontradas estruturas como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexo golgiense e vacúolos.

  • Tem a ver com a grande quantidade membrana nas mitocondrias e no cloroplastos??

    Acertei essa questão, mas fiquei na dúvida.


ID
1523758
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os movimentos celulares necessários à diapedese e ao mimetismo envolvem a participação de

Alternativas

ID
1523761
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das formas de comunicação entre as células de mamíferos se dá por meio de

Alternativas

ID
1545796
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere aos componentes do citoesqueleto, uma complexa rede de proteínas que compõe o “esqueleto” celular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A CONTRAÇÃO MUSCULAR: A grande maioria dos animais possuem células nervosas e musculares. Em todos eles, o mecanismo de funcionamento dessas células é exatamente o mesmo. A coordenação interna do organismo e o seu relacionamento com o meio ambiente são funções exercidas pelo sistema nervoso. Ao sistema sensorial cabe a recepção das mensagens provenientes do meio ambiente. A resposta, muitas vezes representada por um movimento, é papel dos tecidos musculares.

    Os miofilamentos: ACTINA e MIOSINA: Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de 2 tipos: ACTINA e MIOSINA. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina.

    Ao microscópio eletrônico, a ACTINA aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a MIOSINA é representada por filamentos grossos. A interação da ACTINA com a MIOSINA é o grande evento desencadeador da contração muscular. A disposição regular dessas proteínas ao longo da fibra produz o padrão de faixas claras e escuras alternadas, típicas do músculo estriado.

    As unidades de ACTINA e MIOSINAque se repetem ao longo da miofibrila são chamadas, sarcômeros. As faixas mais externas dos sarcômeros, claras, são denominadas de banda I e contêm apenas filamentos de ACTINA. A faixa central mais escura é denominada banda A. As extremidades da banda A são formadas por filamentos de ACTINA e MIOSINAsobrepostos, enquanto a sua região mediana mais clara, denominada banda H, contém apenas miosina.

  • Gabarito: Letra B

     Filamentos de miosina são grossos( espessos)

    Filamentos de actina são finos


ID
1573480
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relacione as colunas:


I- retículo endoplasmático liso                       A- digestão celular

II- nucléolo                                                      B- síntese de lipídios

III- peroxissomo                                              C- degradação de H2O2

IV- vacúolo                                                      D- síntese de componentes do RNA ribossômico

V- lisossomo                                                    E- reservatório de substâncias


Assinale a sequência correta


Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    I- retículo endoplasmático liso                           B- síntese de lipídios   

    II- nucléolo                                                      D- síntese de componentes do RNA ribossômico                                                  

    III- peroxissomo                                              C- degradação de H2O2

    IV- vacúolo                                                      E- reservatório de substâncias                            

    V- lisossomo                                                    A- digestão celular                


ID
1573534
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Tay-Sachs é hereditária e está ligada ao mau funcionamento de uma organela celular dos neurônios. Essa deficiência provoca lesões graves e irreversíveis nessas células, determinando retardo mental e morte ainda na infância. Outro problema importante relacionado ao mau funcionamento desta organela é a artrite reumatoide, caracterizada pela inflamação das articulações. A organela celular em questão é o:

Alternativas
Comentários
  • Doença genética RARA, autossômica recessiva, mais comum em judeus (casamentos cosanguíneos)

    Alteração da enzima lisossomal: esfingoglicolipase

    Afeta a reciclagem das membranas, principalmente neurônios.

    Formam-se inúmeros corpos residuais ricos em esfingolipídeos de membranas, que obstaculam a célula e não podem ser digeridos.

     

  • LISOSSOMO

  • Gabarito D

    A doença de Tay-sachs é uma enfermidade causada pela disfunção dos isossomos, organelas responsáveis pela digestão celular. 

    Na doença de Tay-Sachs a mutação genética nos genes HEXA resulta que o organismo passa a não mais produzir uma enzima chamada Hexosaminidase-A (Hex-A). Sem esta enzima, uma substância gordurosa chamada GM2 gangliosídio cresce nas células nervosas do cérebro, provocando um mau funcionamento dessas células e finalmente a sua destruição.

    Fonte: site chromosome.com.br


ID
1573570
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No dia das mães, circulou nas redes sociais, uma montagem que continha a representação de uma organela citoplasmática e a seguinte afirmação: “Mãe, você me presenteou com algo que papai nunca poderia." Em relação a essa organela, qual é a sua função biológica.

Alternativas
Comentários
  • Essa organela citoplasmatica é a mitocondria que é responsável pela respiração celular.

  • Gabarito: Alternativa E

     

    A MITOCÔNDRIA é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.


    A sua função é vital para a célula, sem a qual há morte celular. O DNA mitocondrial não tem se modificado muito desde do seu princípio, além do descartar de DNA inutilizado, apesar do seu elevado índice de mutações (10 vezes maior que o DNA nuclear). O que acontece é que este DNA está apenas sujeito a modificações por mutação, dado não haver maneira do mesmo sofrer recombinação como acontece quando o DNA do espermatozoide entra no núcleo do óvulo, dando-se a recombinação quando metade do DNA de cada parente se junta, formando o ovo, ou zigoto.

     

    Como o que entra na célula sexual feminina vindo do pai é apenas o seu DNA nuclear, as mitocôndrias masculinas ficam de fora, logo não se dá recombinação do seu DNA. O resultado é recebermos o DNA mitocondrial da mãe, levando a poucas modificações deste ao longo dos tempos. Os antropologistas aproveitam estas propriedades para examinar, através do DNA mitocondrial, as relações de parentesco entre os grandes grupos de seres vivos. Esta situação mostra-nos o elevado poder da recombinação genética, visto que o DNA nuclear, sempre atrasado em relação ao mitocondrial que sofre 10 vezes mais mutações, ganha um enorme impulso de modificação na recombinação com outros DNAs.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitoc%C3%B4ndria

  • Excelente questão, bem diferente. Por mais questões assim.


ID
1573897
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos podem ser autótrofos e heterótrofos. Quanto a essas categorias, pode-se afirmar corretamente que APENAS os organismos,

Alternativas

ID
1573900
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao comparar a organização e o funcionamento de células eucarióticas com certas partes de uma cidade, é possível estabelecer analogias entre elas. Para isso, considere as duas listas abaixo.

I. mitocôndrias                                   a. ruas e avenidas

II. complexo golgiense                      b. correio

III. retículo endoplasmático               c. central elétrica produtora de energia
 

As analogias corretas, obtidas com a associação entre os itens das duas listas, são:

Alternativas
Comentários
  • I. mitocôndrias ➠  c. central elétrica produtora de energia

    somente sabendo que as mitocôndrias são responsáveis por gerar energia, mataria a questão.

    alternativa correta: letra E


ID
1605541
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assim como o crescimento corporal, o envelhecimento tem características diferentes nos variados grupos de organismos. Um fator que contribui para a incapacidade da manutenção da integridade das células e dos tecidos é o acúmulo de danos causados pelos radicais livres de oxigênio (RLO). No interior da célula, os RLO alteram fosfolipídeos e nucleotídeos, causando danos, respectivamente, às estruturas de

Alternativas

ID
1610059
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.


Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.

Alternativas
Comentários
  • Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA.

    Timidina é uma molécula que é formada quando uma timina é ligada a um anel de desoxirribose.

    Os ácidos nucleicos são as bases nitrogenadas, que podem ser de cinco tipos diferentes: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.

     

    DNA é encontrado no núcleo de uma célula (DNA nuclear) ou nas mitocôndrias (DNA mitocondrial).

     

    fonte:mundoeducacao.com.br

     

  • O DNA, pode ser encontrado no Núcleo ( DNA NUCLEAR) ; na Mitocondria ( DNA MITOCONDRIAL ) e no Cloroplasto , mas , provavelmente, foi injetado em um ''anima'' , então se descarte o cloroplasto.

    LETRA A

    APMBB


ID
1634512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à célula, sua composição e seus processos químicos, julgue o item a seguir. 


A carência de microtúbulos citoplasmáticos nas células produtoras de insulina é responsável pelo desenvolvimento de certo tipo de diabetes.

Alternativas
Comentários
  • Os mitrotúbulos são responsáveis pelos transportes de modo geral nas células, com a ausência dele fica impossível liberar a insulina para fora da célula.


ID
1645450
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um aminoácido radioativo foi fornecido a células que o utilizam para fabricar determinado produto de secreção. Após certo tempo, essas células apresentarão sinais de radioatividade principalmente

Alternativas
Comentários
  • O "determinado produto'' é o lisossomo, fabricado no complexo de Golgi.

    Mais especificamente, é o lisossomo PRIMÁRIO que é fabricado no complexo de Golgi.

    Logo, letra E.


ID
1704001
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:

Alternativas
Comentários
  • RE RUGOSO: auxilia na síntese de proteínas secretoras e outras proteínas dos ribossomos ligados; adiciona carboidratos ea glicoproteínas; produz nova membrana

  • a) retículo endoplasmático rugoso.

     

     

    O retículo endoplasmático rugoso, graças à presença dos ribossomos, é responsável por boa parte da produção de proteínas da célula. As proteínas fabricadas nos ribossomos do RER penetram nas bolsas e se deslocam em direção ao aparelho de Golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais co retículo endoplasmático liso.

     

     

    FONTE: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito17.php

  • questão repetida né qconcursos?

  • As proteínas formadas no RER são encaminhadas aos locais, são eles: formação de enzimas digestivas, composição das membranas plasmáticas e exportação para o exterior celular (via vesículas secretoras).

  • Uai sô


ID
1704451
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:

Alternativas
Comentários
  • RE RUGOSO: auxilia na síntese de proteínas secretoras e outras proteínas dos ribossomos ligados; adiciona carboidratos ea glicoproteínas; produz nova membrana

  • Ribossomos ligados a RER - síntese de proteínas para a inserção em membranas, empacotamente ou exportação da célula.

    Ribossomos livres no citosol - síntese de proteínas que atuam dentro do citosol.


ID
1704952
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As características listadas abaixo são usadas em taxonomia clássica de procariontes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Plasmídeos

    Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares de DNA bacteriano que atuam principalmente em funções adaptativas.

    Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal. Por esse motivo, em uma célula bacteriana, é possível encontrar várias cópias de plasmídeos.

    → Importância dos plasmídeos para as bactérias

    Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos. Existem ainda plasmídeos, chamados de plasmídeos de virulência, que aumentam a capacidade da bactéria de causar doença; plasmídeos que protegem contra substâncias que possam causar dano e aqueles que possibilitam a metabolização de vários substratos.

    Os plasmídeos também possuem uma região com genes que são responsáveis por funções como replicação, manutenção e transferência. Essa região é constante, mas as regiões relacionadas com adaptação são variáveis.

    → Classificação dos plasmídeos

    Existem várias formas de se classificar os plasmídeos, sendo a principal a divisão em dois grupos: conjugativos (ou conjuntivos) e não conjugativos (ou não conjuntivos). Denominam-se de conjugativos aqueles que fornecem à célula a capacidade de realizar a conjugação pela presença de um gene conhecido como tra-gene. Os não conjugativos são aqueles que não apresentam genes para a iniciação da conjugação.

    Os plasmídeos também podem ser classificados de acordo com a função desempenhada por eles:

    Plasmídeos de Fertilidade (F): Plasmídeos com a função de iniciar a conjugação;

    Plasmídeos de Resistência (R): Plasmídeos relacionados com a resistência a antibióticos;

    Plasmídeos de degradação: Plasmídeos que garantem à célula a capacidade de produzir enzimas degradativas;

    Plasmídeos de virulência: Garantem à célula a capacidade de causar doenças;

    Plasmídeos Col: Plasmídeos que possuem genes que determinam a síntese de inibidores (colicinas) de bactérias.

    → Utilização dos plasmídeos na Ciência

    Os plasmídeos são importantes para a Ciência, sendo utilizados na Biotecnologia, em uma técnica de DNA recombinante. Essa técnica isola genes de interesse para os seres humanos e insere-os em plasmídeos. Esse novo plasmídeo é inserido em uma bactéria, que, posteriormente, é clonada. O gene de interesse é então ativado, e a bactéria inicia a produção de proteína. A técnica de DNA recombinante é usada, por exemplo, para estudar determinados genes, para melhoramento de organismos e até mesmo para a produção de substâncias que possam ser utilizadas no tratamento de algumas doenças, como é o caso da produção de insulina.


ID
1705636
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à estrutura da célula procariótica, analise as afirmativas a seguir.

I. O peptideoglicano é um polímero cuja unidade básica é constituída por um dissacarídeo ligado a um polipeptídeo.

II. A membrana externa das bactérias Gram-negativas é uma bicamada simétrica composta por, pelo menos, dois tipos de lipídios.

III. O core polissacarídico conecta as regiões A, (hidrofílica), e O, (hidrofóbica), do lipopolissacarídeo.

Assinale:

Alternativas

ID
1715833
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras.

Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?

Alternativas
Comentários
  • Se os aminoácidos foram radioativados é só seguir o processo temporal que ocorre dentro das células após a síntese de proteínas:
    1°) TRANSPORTE das proteínas formadas com aminoácidos radioativos  (RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO)
    2°) ARMAZENAMENTO/EMPACOTAMENTO : Ocorre no (GOLGIOSSOMO)
    3°) EXCREÇÃO: Eliminação através de (VESÍCULAS SECRETORAS)

  • percebi a sequecia reticulo endoplasmatico, complexo de golgi e vesicula de secreção e nessa ordem deu letra c

  • ''A aplicação de aminoácidos marcados radioativamente em células secretoras de proteínas permite acompanhar essas moléculas desde sua síntese no retículo endoplasmático rugoso (5 min); o transporte e concentração no complexo golgiense (10 min) e sua embalagem em vesículas de secreção (15 min). O gráfico que mostra a evolução temporal e a localização das proteínas marcadas em uma célula secretora está relacionado na alternativa c. Resposta: C''

     

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2015/enem2015_1dia.pdf

     

  • Só saber a cronologia da proteínas (aminoácidos são sua forma antes da síntese). C.G armazena, o R.E. transporta e depois é eliminada.

  • Resolução - https://www.youtube.com/watch?v=gUXCmNn0aqk

  • A síntese proteica ocorre no RER onde tem ribossomos aderidos para tal processo, caracterizando o ínicio.

    Depois as proteínas são enviadas para o Complexo de Golgi para que ocorra a modificação (glicolisação) e o "empacotamento".

    Por fim, as vesículas secretoras formadas no "empacotamento" são transportadas para fora da célula quando há exocitose (atividade proteica extracelular).

  • A letra C

    o único gráfico que representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora NOS OUTROS gráficos nao ha evolução

  • Produz escreta empacota secreta

    RER - Lissosomo - Complexo Gogi - Vesicula secretora

  • Letra C

    O gráfico da alternativa C estar sendo o que apresenta mais evoluçao, mais mudança...

  • Letra C

    Proteínas secretadas pela célula são produzidas no RER, passam pelo complexo golgiense que as armazena, empacota e forma as vesículas de secreção e, depois, encaminha as proteínas ao meio extracelular.

  • Retículo endoplasmático rugoso: com ribossomos, sintetiza as proteínas.

    Complexo golgiense: empacota as proteínas.

    Vesículas de secreção: o nome já diz, é responsável pela secreção.

    Resumo das principais organelas: https://i.imgur.com/sSrSwEv.png

  • É só ver se as barrinhas batem em produção, armazenamento e secreção.


ID
1720681
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à estrutura da célula procariótica, analise as afirmativas a seguir.

I. O peptideoglicano é um polímero cuja unidade básica é constituída por um dissacarídeo ligado a um polipeptídeo.

II. A membrana externa das bactérias Gram-negativas é uma bicamada simétrica composta por, pelo menos, dois tipos de lipídios.

III. O core polissacarídico conecta as regiões A, (hidrofílica), e O, (hidrofóbica), do lipopolissacarídeo.

Assinale:

Alternativas

ID
1726474
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As várias membranas presentes em uma célula eucariótica diferem pois:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito -b)certas proteínas são únicas para a membrana plasmática enquanto outras são exclusivas das organelas celulares.

  • Membrana plasmática: formada por fosfolipideos, possui canais aquosos, proteínas integrais e superficiais que realizarão o transportes específicos de moléculas para dentro e fora da célula.

    Mitocôndria: possui as proteínas mitocondriais que são codificadas no núcleo da célula e importadas do citoplasma por translocases proteicas na membrana interna e externa da organela.

    RER: proteínas secretórias

     

  • Letra b resposta correta


ID
1726507
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma enzima que será secretada por uma célula passará por uma séria de organelas celulares antes de ser secretada. A ordem correta das organelas por onde esta enzima irá passar até seu destino final é:

Alternativas
Comentários
  • a enzima vem do reticulo rugoso, transportadas para o complexo de golgi, armazenadas no endossomo tardio, indo para lisossomo maduros.

  • GABARITO - D

    Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) - Síntese proteíca e transporte de substâncias.

    Complexo de Golgi ( "Correio" da célula) - Armazena, transporta e excreta substâncias da célula.

    Membrana Plasmática - É a "porta" de entrada e saída da célula (neste caso é a saída).

    Bons estudos, caveira!


ID
1726516
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as relações entre estrutura celular e sua respectiva função, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os microtúbulos dão forma para a célula, guiam o movimento das organelas e separam os cromossomos nas células em divisão.

  • GABARITO A 

    O citoesqueleto, é composto de três tipos principais de filamentos:

     

    1- Os filamentos mais finos são os filamentos de actina; eles são abundantes em todas as células eucarióticas, mas estão presentes em grande quantidade no interior das células musculares, onde servem como parte central da maquinaria responsável pela contração muscular.

     

    2- Os filamentos mais espessos no citosol são chamados de microtúbulos, porque têm a forma de diminutos tubos ocos. Eles se reorganizam em disposições espetaculares nas células em divisão, ajudando a puxar os cromossomos duplicados em direções opostas e distribuindo-os igualmente entre as duas células-filhas.

     

    3- De espessura intermediária, entre os filamentos de actina e os microtúbulos, estão os filamentos intermediários, que servem para reforçar a célula.

     

     

     

    Fonte: Bruce Alberts. Fundamentos de biologia Celular, 4ª edição, 2017.

     

     

    Bons estudos


ID
1729483
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as relações entre estrutura celular e sua respectiva função, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a

    Microtúbulos: Como função dos microtúbulos, temos: movimentar os cromossomos durante o processo de divisão celular, servir como “caminho” ou “esteira rolante” do deslocamento de determinados componentes das células, como as proteínas motoras (as quais carregam certas organelas dentro da célula).


ID
1729525
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre alguns dos principais compartimentos celulares de uma célula eucariótica assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : 

    c)O núcleo contém o genoma e é onde toda síntese de DNA e RNA acontece.

  • A transcrição consiste na síntese de RNA.  

    Transcrição

    A transcrição é um processo que resulta em uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA, que funciona como um molde.

    A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes. Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma. Já nos procariontes tal separação celular não existe, sendo os dois processos muito bem acoplados no espaço.

    Atenção: nos organismos eucariontes, a transcrição acontece no núcleo; nos procariontes, ocorre no citoplasma.

  • somente por ter na mitocondria

  • Alternativa C está incorreta pois nas mitocôndrias também ocorrem replicação e transcrição.

  • A mitocôndria apresenta seu próprio genoma, constituído de moléculas circulares de DNA que

    se replicam independente do núcleo.


ID
1729528
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os compartimentos celulares envolvidos na síntese de uma proteínas transmembrana. Assinale a alternativa que indica a seqüência correta de compartimentos intracelulares em que seria encontrada essa proteína, desde a sua síntese até o seu destino final na membrana plasmática.

Alternativas
Comentários
  • Os ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso geralmente estão envolvidos com a síntese de proteínas destinadas à inserção em membranas ou empacotamento e exportação. Depois de passar pelo RER, as proteínas vão até o complexo de Golgi,onde são modificadas e armazenadas e então enviados para outros destinos através de vesículas secretoras. Essas vesículas de transporte têm moléculas em suas membranas que reconhecem sítios de ancoragem na superfície de organelas específicas ou da membrana plasmática, onde finalmente chegam ao seu destino.


ID
1729534
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As proteínas podem mover-se de um compartimento intracelular a outro por: transporte controlado, transporte transmembrana ou transporte vesicular. Os sinais que dirigem o movimento de uma dada proteína através do sistema, e portanto, determinam sua localização eventual na célula, estão contidos em sua seqüência de aminoácidos. A viagem da proteína pela célula começa com sua síntese e termina quando o destino final é atingido. Sobre o tráfego de proteínas, dentro das células, entre os compartimentos celulares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A entrada e a saída de moléculas grandes do núcleo celular é altamente controlado pelos complexos de poros nucleares. Apesar de pequenas moléculas poderem entrar no núcleo sem regulação,[1] as macromoléculas como oARN e as proteínas requerem uma associação com carioferinas denominadas importinas para entrarem no núcleo e exportinas para sair.

    ALTERNATIVA A

  • A) O transporte de proteínas entre o núcleo e o citosol é do tipo CONTROLADO ou ATRAVÉS DE POROS

    B) O transporte de proteínas entre o citosol e o retículo endoplasmático é TRANSMEMBRANA

    OBS: O transporte do tipo transmembrana ocorre também entre o citosol e mitocôndrias/plastídeos e citosol e peroxissomos.

    C) O transporte de proteínas entre o retículo endoplasmático e o aparelho de Golgi é VESICULAR

    D)  transporte de proteínas entre o aparelho de Golgi e os lisossomos é VESICULAR


ID
1729537
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fagocitose é uma forma especial de endocitose na qual partículas grandes, como microrganismos e fragmentos celulares, são ingeridos por meio de grandes vesículas endocíticas denominadas fagossomos. A fagocitose, em protistas, é uma forma de alimentação: partículas grandes captadas por endossomos chegam ao citosol, para serem utilizadas como alimento. Entretanto, poucas células, em organismos multicelulares, são capazes de ingerir, eficientemente, partículas grandes. No intestino dos animais, por exemplo, partículas grandes de alimentos são quebradas no meio extracelular antes de serem importadas para as células. Para a maioria das espécies animais, a fagocitose é importante. Nesse caso, no entanto, a fagocitose tem outras finalidades fora a nutrição e é realizada por células especializadas. Sobre tais células, assinale a alternativa que indica o nome das mesmas em mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • O macrófago é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico.

    As principais características dos macrófagos são:

    - Célula de formato irregular

    - Citoplasma abundante

    - Presença de pseudópodes (locomoção e captura de presas ou deglutição de alimentos)

    A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.

    O neutrófilo representa um dos tipos de leucócitos, que também é envolvido na resposta inflamatória e no sistema imunológico. Assim como os macrófagos, os neutrófilos também apresentam capacidade de realizar fagocitose em locais de inflamação. Eles ingerem microrganismos e partículas estranhas. Os neutrófilos são elementos essenciais na fase inicial da resposta inflamatória. Após realizarem a fagocitose, os neutrófilos morrem por apoptose.

    Sobre as hemácias e os eusinófilos:

    As hemácias são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Exercem importante papel na oxigenação dos tecidos, sendo também responsáveis pela cor vermelha do sangue. As hemácias são produzidas (eritropoiese) na medula óssea e, após um período médio de 120 dias, ocorre a sua destruição, que é feita no fígado e baço. Apresentam como função principal o transporte do oxigênio obtido pelo sistema respiratório até as células do corpo. 

    Eosinófilos são granulócitos (leucócitos que contêm grânulos no citoplasma) derivados das mesmas células progenitoras que monócitos-macrófagos, neutrófilos e basófilos. São um componente do . São células de defesa e são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias.

    Ambas não realizam fagocitose.

    BONS ESTUDOS!


ID
1729540
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A capacidade das células eucarióticas de adotar uma variedade de formas e executar movimentos coordenados, depende de uma rede complexa de filamentos de proteínas filamentosas que se estendem por todo o citoplasma. Essa rede é chamada de citoesqueleto. Embora, ao contrário de um esqueleto ósseo, é uma estrutura altamente dinâmica que se reorganiza continuamente quando a célula altera a forma, se divide ou responde a estímulos do ambiente. As diferentes atividades do citoesqueleto dependem de diferentes tipos de filamentos protéicos. Assinale a alternativa que indica o nome desses filamentos.

Alternativas
Comentários
  • Microtubulos- Proteína Tubulina

    MicroFilamentos- Proteína Actina 

    Filamentos Intermediários- Proteína Queratina

     


ID
1729543
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os mecanismos de comunicação celular, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Algumas moléculas conseguem atravessar a membrana plasmática e se ligar a receptores específicos no interior da célula e, assim, desencadear reações. Como exemplo temos alguns hormônios de natureza lipídica.


ID
1729591
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As várias membranas presentes em uma célula eucariótica diferem pois:

Alternativas

ID
1729624
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma enzima que será secretada por uma célula passará por uma séria de organelas celulares antes de ser secretada. A ordem correta das organelas por onde esta enzima irá passar até seu destino final é:

Alternativas
Comentários
  • As proteínas secretadas(quando exercem função de anticorpo, enzima, hormônio ou proteína estrutural) são sintetizadas nos ribossomos associados ao retículo endoplasmático rugoso (RER). Para que essas proteínas cheguem até o meio extracelular existe uma elaborada via formada pelo RER, complexo de Golgi, vesículas de transporte e vesículas de secreção, como será abordado nas seções subsequentes.

  • Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.


ID
1729633
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as relações entre estrutura celular e sua respectiva função, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) Microtúbulos - contração muscular.

     

     

    Funções dos Microtúbulos: Formam o citoesqueleto em conjunto com os filamentos intermediários e microfilamentos de actina; Fazem parte da estrutura interna dos cílios e flagelos; Atuam na movimentação de organelas celulares; Participam no processo de transporte intracelular de substâncias, formando espécies de plataformas; Participam do processo de manutenção da estrutura celular; Atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular (mitose).

     

     

    FONTE: https://www.todabiologia.com/citologia/microtubulos.htm

  • Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos

    Nucléolo faz a produção de ribossomos


ID
1729951
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No tocante à organização e às estruturas citológicas, selecione a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1747426
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Glicocálice é formado basicamente por glicoproteínas e glicolipídios e está envolvido em importantes funções como a adesão e o reconhecimento celular. As organelas envolvidas na síntese desta estrutura celular são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • • Retículo endoplasmático liso:

    - Síntese de lipídios.

    • Retículo endoplasmático rugoso:

    - Síntese de proteínas.

    • Complexo de Golgi:

    - Síntese de Carboidratos

    (Glicocálix é um carboidrato)

    Conclusão: letra B

  • Todas as células possuem na sua superfície uma película, a membrana plasmática, que tem como funções manter separada do ambiente externo a estrutura organizada de matéria viva e controlar a entrada e saída de substâncias. Fixadas na parte externa da membrana das células animais há glicoproteínas (glicídios ligados a proteínas) e glicolipídios (glicídios ligados a lipídios), e o conjunto de glicoproteínas e glicolipídios forma o glicocálice, estrutura proveniente do Complexo de Golgi que protege a célula contra danos químicos e mecânicos, participa do reconhecimento de uma célula por outra e promove a adesão entre elas. Nas células, há organelas que desempenham funções específicas na célula: 
    - centríolos: participam da formação de cílios e flagelos.
    - ribossomos: realizam a síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos.
    - retículo endoplasmático liso: sintetizam diversos tipos de lipídios e enzimas de desintoxicação.
    - retículo endoplasmático rugoso: produz proteínas para enviar ao Complexo de Golgi.
    - complexo de Golgi: recebe proteínas e lipídios e secreta para outras organelas ou para fora da célula.
    - lisossomos: responsáveis pela digestão intracelular.
    - peroxissomas: iniciam a oxidação de lipídios e oxidam moléculas tóxicas.
    - mitocôndrias: responsáveis pela respiração celular.
    - vacúolos: responsáveis pela regulação osmótica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) Complexo de Golgi e Mitocôndria (responsável pela respiração celular). Incorreta.
    b) Retículo e Complexo de Golgi. Correta.
    c) Glicossomos (lipídios que se transformam em glicídios nos vegetais) e Lisossomos (responsável pela digestão intracelular). Incorreta.
    d) Retículo e Lisossomo (responsável pela digestão intracelular). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
1782529
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    São funções exclusivas do retículo endoplasmático liso:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

    FUNÇÕES DO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. No líquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substâncias se deslocam sem se misturar com o citosol.


    1. Produção de lipídios: Uma importante função de retículo endoplasmático liso é a produção de lipídios. A lecitina e o colesterol, por exemplo, os principais componentes lipídicos de todas as membranas celulares são produzidos no REL. Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são os hormônios esteróides, entre os quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais vertebrados.

    2. Desintoxicação: O retículo endoplasmático liso também participa dos processos de desintoxicação do organismo. Nas células do fígado, o REL, absorve substâncias tóxicas, modificando-as ou destruindo-as, de modo a não causarem danos ao organismo. É a atuação do retículo das células hepáticas que permite eliminar parte do álcool, medicamentos e outras substâncias potencialmente nocivas que ingerimos.

    3. Armazenamento de substâncias: Dentro das bolsas do REL também pode haver armazenamento de substâncias. Os vacúolos das células vegetais, por exemplo, são bolsas membranosas derivadas do retículo que crescem pelo acúmulo de soluções aquosas ali armazenadas.

    4. Produção de proteínas: O retículo endoplasmático rugoso - RER, graças à presença dos ribossomos, é responsável por boa parte da produção de proteínas da célula. As proteínas fabricadas nos ribossomos do RER penetram nas bolsas e se deslocam em direção ao aparelho de Golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais co retículo endoplasmático liso.

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito17.php


ID
1795690
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Representam os seres vivos Procariontes e Eucariontes, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • "Os fungos são seres bem diferentes dos outros grupos de seres vivos e por isso são classificados em um reino só seu, o reino Fungi. Apesar de existirem formas unicelulares como o levedo, os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos, formados por um emaranhado de filamentos, chamados de hifas."

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/os-fungos.htm

  • Procariontes,somente o Reino Monera.

  • Procariontes:

    não possuem núcleo

    DNA CIRCULAR

    ex:Bactérias

    Cianobactérias (algas azuis)

    Eucariontes:

    Possuem núcleo 

    DNA LINEAR

    eX:Animais,vegetais e protozoários.

  • b) bactérias e fungos.

     

     

    Monera - seres unicelulares e procariontes, autótrofos e heterótrofos. Exemplos: bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

     

    Fungi - seres unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Exemplos: fungos (cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos).


ID
1795696
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As organelas que são bolsas membranosas e contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas são denominadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D


    Estrutura e origem dos lisossomos: Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. As enzimas são produzidas no RER e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.
     

     A digestão intracelular: Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas formadas na fagocitose e na pinocitose, que contêm partículas capturadas no meio externo, fundem-se aos lisossomos, dando origem a bolsas maiores, onde a digestão ocorrerá.


    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito21.php

  • Errada- a) ribossomos. (Faz a sintese proteica)

    Errada b)centríolos.( participam do progresso de divisão celular.)

     Errada c)cloroplastos. (específicas de células vegetais, que possuem características semelhantes com as mitocôndrias como: membrana dupla, DNA próprio e origem endosimbionte.)

    Correta d)lisossomos. ( são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. As enzimas são produzidas no RER e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.)

  • lissossomos a digestão ocorre dentro da célula

    Fagocitose-absorção pelo meio externo

    Autofagia-células velhas absorvidas.

  • d) lisossomos.

     

     

    Os lisossomos são envolvidos apenas pela bicamada lipídica e no seu interior há enzimas digestivas. Sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).


ID
1845028
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I - É uma organela membranosa, responsável pela respiração celular.

II - É uma organela constituída por um sistema de canais membranosos, que pode ou não conter ribossomos aderidos.

III- É uma organela que contêm as substâncias necessárias à digestão celular.

IV - É uma organela formada por um conjunto de sáculos empilhados que formam vesículas de exportação.

Assinale a opção que nomeia as organelas I, II, III e IV, nessa ordem.

Alternativas
Comentários
  • As células realizam todas as operações fundamentais à sobrevivência de um organismo. As células procarióticas são primitivas, de estrutura simples sem núcleo separado e com o DNA solto no citoplasma. Apresentam apenas uma organela, o ribossomo. As células eucarióticas são mais complexas, possuem diversas organelas no citoplasma e material genético envolvido por membrana e separado em um núcleo. As organelas presentes no citoplasma são:
    - Ribossomos: responsáveis pela síntese de proteínas.
    - Complexo de Golgi: processamento, empacotamento e armazenamento de substâncias.
    - Mitocôndria: responsável pela respiração celular e possui DNA mitocondrial.
    - Retículo endoplasmático: estrutura de canais que se espalham pelo citoplasma.
    - Lisossomos: vesículas que realizam a digestão e limpeza celular. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    I - Mitocôndria: É uma organela membranosa, responsável pela respiração celular. 
    II - Retículo endoplasmático: É uma organela constituída por um sistema de canais membranosos, que pode ou não conter ribossomos aderidos.
    III - Lisossomo: É uma organela que contêm as substâncias necessárias à digestão celular.
    IV - Complexo de Golgi: É uma organela formada por um conjunto de sáculos empilhados que formam vesículas de exportação.
    Analisando as alternativas, a ordem correta das organelas é:
    a) Lisossomo, complexo golgiense, vacúolo digestivo e mitocôndria. Incorreta.
    b) Plasto, mitocôndria, vacúolo digestivo e Lisossomo. Incorreta.
    c) Mitocôndria, retículo endoplasmático, lisossomo e complexo golgiense. Correta.
    d) Complexo golgiense, plasto, retículo endoplasmático e centríolo. Incorreta.
    e) Plasto, retículo endoplasmático, centríolo e vacnolo digestivo. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letras C.


  • GAB C

    CFO PMAL 2021


ID
1846591
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das importantes funções do retículo endoplasmático é de transporte dentro da célula.


II. O retículo endoplasmático agranular participa da síntese de lipídios, inclusive os do grupo dos esteroides e do colesterol.   

III. O retículo endoplasmático granular tem função de modificar e eliminar secreções proteicas, cuja produção ocorre no retículo agranuloso.  

IV. Os lisossomos participam da destruição celular, em determinadas situações que sua membrana se rompe e as enzimas em seu interior passam para o citoplasma destruindo‐o.

V. O complexo golgiense tem função de oxidação de outras sustâncias orgânicas, em especial ácido graxo.  

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - Certo. A função principal do retículo endoplasmático rugoso (RER) é realizar a síntese proteica, além de participar do seu dobramento e transporte até outras partes da célula.

     

    II - Certo. O retículo endoplasmático liso (REL) não tem ribossomos associados e por isso tem aparência lisa, é responsável pela produção de lipídios que irão compor as membranas celulares.

     

    III - Errado. Função do Complexo de Golgi, suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no RER.

     

    IV - Certo. Os lisossomos são envolvidos apenas pela bicamada lipídica e no seu interior há enzimas digestivas. Sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos

     

    V - Errado. Os peroxissomas são organelas em formato de vesículas. Exercem função de oxidar substâncias orgânicas como os ácidos graxos, para a síntese de colesterol, também usado como matéria prima na respiração celular.

    fonte: portalsaofrancisco.com.br e todamateria.com.br


ID
1859104
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois pesquisadores alemães, Mathias Schleiden e Theodor Schwann formularam a Teoria Celular, segundo a qual:

I. Todos os seres vivos são constituídos por células;

II. A célula é uma espécie de “fábrica química” na qual se realizam todos os processos necessários à vida do organismo;

III. Cada célula deriva de uma outra pré-existente;

IV. As células são classificadas em dois tipos procarióticas e carióticas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    Proposta em meados do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann, a Teoria Celular estabelece que a célula é a unidade fundamental da vida, sendo assim, que tudo o que se considera vivo é composto e estruturado por células, seja por trilhões delas ou por uma apenas.

     

    A teoria celular se sustenta em três grandes pilares:

    1.  A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são compostos de células, ou seja, todas as reações do organismo dependem estritamente da atividade celular, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida, convertida, armazenada e aplicada.

    2.  As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula se origina apenas da reprodução de outras células, havendo assim, a transmissão de material genético.

    3. A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução.

     

    A célula foi descoberta em 1669, pelo cientista inglês Robert Hooke, ao observar um pedaço de cortiça num microscópio de duas lentes. Hooke conseguiu visualizar pequenas cavidades na cortiça, nomeando tais cavidades de células, o que, na realidade, eram uma espécie de “esqueleto das células”, uma vez que cortiças são formadas por células mortas.

     

    O único item incorreto é o IV ao falar em "células carióticas" o termo correto é eucariótica.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/teoria-celular/


ID
1859107
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a ausência da membrana nuclear nas células procarióticas, fazendo com que o DNA dessas células fique em contato direto com o citoplasma, em uma região denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

     

    O NUCLEOIDE (significa semelhante ao núcleo) é uma região de forma irregular dentro da célula de um procariota que contenha a totalidade ou a maior parte do material genético. Em contraste com o núcleo de uma célula eucariótica, ele não é rodeado por uma membrana nuclear. O genoma de organismos procarióticos encontra-se geralmente em forma circular, a parte de cadeia dupla do DNA, um dos quais pode existir múltiplas cópias em qualquer momento. O comprimento de um genoma varia amplamente, mas geralmente é de pelo menos alguns milhões de pares de bases.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nucleoide

  • !cuidado!

    A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a ausência da membrana nuclear (CARIOTECA ) nas células procarióticas, fazendo com que o DNA dessas células fique em contato direto com o citoplasma, em uma região denominada: Nucleóide

    Nucléolo = composto por RNA ribossômico


ID
1859140
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Local da célula onde ocorre grande parte das reações químicas, responsável pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior celular, é formado por uma mistura gelatinosa, estamos falando de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Parede Celular.

  • parede celular é um importante componente da célula vegetal, ela se localiza externamente à membrana plasmática e tem funções importantes para a célula, como de manutenção da forma celular, evitar ruptura da membrana plasmática, proteger a célula contra a entrada de patógenos, controlar também a entrada de água e outras substâncias dentro das células de forma seletiva e o transporte de substâncias entre células adjacentes, além de controlar também o crescimento celular.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Parede_celular

    O citoplasma, localizado entre a membrana e o núcleo, é formado por uma mistura gelatinosa. De modo geral, pode-se afirmar que o citoplasma é o local da célula onde ocorre grande parte das reações químicas, além de ser responsável pelo transporte e pelo armazenamento de substâncias no interior celular.

    https://professoraisadora.files.wordpress.com/2015/06/cc3a9lulas-16-06.pdf

    Portanto, resposta CITOPLASMA, letra C. Gabarito errado.

  • e por acaso a parede celular é uma "mistura gelatinosa"?

  • gente do céu não sabia que a parede celular era gelatinosa!!!

    Para mim isso é o citoplasma...

  • Meu Deus, PAREDE CELULAR GELATINOSA?

  • "responsável pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior celular"

    Tem como ser parede?? NUNCA!!!

  • Só pode ser banca Instituto Machado de Assis! Erro grotesco!!!!!

    Resposta: CITOPLASMA

  • Acalmou o coração ver os comentários, não fiquei indignada sozinha. Que erro!!

  • ALO PAULO GUEDES! Questão com gabarito errado!

  • Pode isso, Arnaldo?


ID
1912174
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir:


O que chamamos hoje de neurociência era algo bem distinto há mais de 100 anos. A estrutura microscópica do cérebro ainda era o principal objeto de debate, e muitos cientistas acreditavam em continuidade física das fibras nervosas e não na existência de células individualizadas.

Dois médicos interessados nesses detalhes, o italiano Camillo Golgi (1843-1926) e o espanhol Santiago Ramón y Cajal (1852-1934), trariam novos dados para o debate. Para Golgi, o cérebro era uma rede contínua e não dissociada de células e para Cajal, existia uma individualidade neuronal – a teoria do neurônio como célula independente.

Sabe-se hoje que ambos, de certa forma, acertaram: Cajal estava certo quanto à individualidade dos neurônios, mas em alguns organismos há uma espécie de continuidade física entre as células nervosas, as chamadas „junções comunicantes‟. 

(Fonte: CIÊNCIA HOJE, vol 50, no. 300, jan/fev 2013) 


Embora tenha sido laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1906 por seus trabalhos com o sistema nervoso, Golgi ficou para sempre associado à „organela‟ celular que descobriu – denominada, hoje, complexo de Golgi. Sobre as funções celulares associadas a esta organela, é correto afirmar que: 

Alternativas

ID
1912201
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir:


O inglês John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka dividiram em 2012 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por estudos que mostraram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para dar origem a qualquer tipo de tecido, descoberta que promete mudar os rumos de tratamentos de diversas doenças.

Até a descoberta de Gurdon, pensava-se que a especialização celular era um caminho de mão única, que as células desenvolvidas não poderiam retornar ao estágio imaturo em que são pluripotentes. O cientista mostrou que isso era possível em um experimento clássico em que substituiu o núcleo de um ovo de rã pelo núcleo de uma célula intestinal madura de outra rã. O ovo se desenvolveu normalmente e gerou um girino normal, clone do segundo sapo. Isso mostrou que o DNA de uma célula madura guarda a informação necessária para gerar todas as células de um organismo. A pesquisa, além de ser um marco no estudo das células-tronco, possibilitou, mais tarde, a clonagem de mamíferos.

(Fonte: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/press.html) 

A partir de uma abordagem contextualizada na organização e na fisiologia celular, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. A compartimentalização típica das células eucarióticas é uma exigência para o surgimento de células especializadas com divisão de trabalho e consequente eficiência metabólica.

II. A estrutura dinâmica das membranas biológicas está diretamente associada a processos de sinalização celular envolvidos em comunicação intra e intercelular.

III. Em células eucarióticas, os processos de transcrição e tradução da informação genética ocorrem simultaneamente e no mesmo espaço.

IV. Células reprogramadas se caracterizam por um conjunto permanente de proteínas que dispensa a ocorrência de atividade ribossômica.

Alternativas
Comentários
  • I-Correto

    II-Correto

    III- Errado. transcricao ocorre no nucleo e a traduca e a traducao ocorre no citoplasma.

    IV- Celulas reprogramadas sao geneticamente identicas a celulas somaticas, cabendo apenas modificação do pH do líquido no qual as células são cultivadas em laboratório.


ID
1912204
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir:


O inglês John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka dividiram em 2012 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por estudos que mostraram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para dar origem a qualquer tipo de tecido, descoberta que promete mudar os rumos de tratamentos de diversas doenças.

Até a descoberta de Gurdon, pensava-se que a especialização celular era um caminho de mão única, que as células desenvolvidas não poderiam retornar ao estágio imaturo em que são pluripotentes. O cientista mostrou que isso era possível em um experimento clássico em que substituiu o núcleo de um ovo de rã pelo núcleo de uma célula intestinal madura de outra rã. O ovo se desenvolveu normalmente e gerou um girino normal, clone do segundo sapo. Isso mostrou que o DNA de uma célula madura guarda a informação necessária para gerar todas as células de um organismo. A pesquisa, além de ser um marco no estudo das células-tronco, possibilitou, mais tarde, a clonagem de mamíferos.

(Fonte: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/press.html) 

Considerando as informações do texto, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. A reprogramação celular exige a inclusão de informações genéticas de diferentes tecidos em células especializadas.

II. Entre as repercussões dos estudos de Gurdon e Yamanaka, pode-se destacar a estratégia de obtenção de células-tronco sem a necessidade do uso de embriões.

III. Células pluripotentes, por definição, são aquelas que sofreram uma reversão genômica induzida ou de forma natural.

IV. A especialização celular evidencia a potencialidade de um genoma em expressar informações diversificadas em interações epigenéticas.

Alternativas

ID
1982077
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O retículo endoplasmático é uma rede de canais e sáculos intercomunicantes, que se apresenta de duas formas: liso, que não tem ribossomos e rugoso, com ribossomos presos à sua superfície. Esse último é abundante em células especializadas em secreção de proteínas, como:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • " Já o retículo endoplasmático liso caracteriza-se como túbulos anastomosados. Em algumas células, é possível observar um retículo endoplasmático liso amplamente desenvolvido, como é o caso, das células que secretam hormônios esteroides, células da glândula adrenal e células hepáticas." Portal da Educação

    "As células especializadas na secreção de proteínas apresentam RER abundante, como os fibroblastos secretores de colágeno, ou as células acinosas do pâncreas, que secretam enzimas digestivas. As cisternas do RER apresentam continuidade com a membrana externa de o envelope nuclear, e os polirribossomos de sua face externa conferem basofilia a este tipo de retículo, quando o tecido é submetido às técnicas de coloração para estudo em microscópio óptico. A principal função desta categoria é segregar as proteínas celulares destinadas à exportação das proteínas de uso intracelular. " Portal da Educação

  • Falou em secreção/síntese de proteínas?

    Pensa logo em ribossomos. Os ribossomos podem ser encontrados com o RE granuloso

    Quais das céls. são conhecidas pela sua alta atividade secretora?

    • Células do Pâncreas - secreta enzimas (proteínas) digestivas
    • Fibroblasto - Cél. secretora de colágeno
    • Plasmócitos - secreta anticorpos

    • As células caliciformes do intestino tbm são ricas em REG, já que secretam muco.

ID
1986577
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto ao padrão básico de organização, existem dois tipos de células: procarióticas (típicas de bactérias) e eucarióticas (formam todos os grupos de seres vivos, exceto as bactérias). A alternativa que descreve uma característica exclusiva das células procarióticas é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A
    Carioteca é o revestimento do núcleo, não o núcleo propriamente dito.

  • Ausência de carioteca, mas não ausência de núcleo. Gabarito A mas A de anormal. Que banca foi essa?

  • As hemácias são eucariontes anucleadas, o que tornaria o gabarito da questão equivocado, não?


ID
2024737
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo evolutivo, algumas organelas de células eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica encontrado nesses procariotos.

Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos:


1 - mitocôndrias

2 - aparelho golgiense

3 - lisossomas

4 - cloroplastos

5 - vesículas secretoras

6 - peroxissomas

Nas células das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de síntese proteica igual ao dos procariotos correspondem às de números:

Alternativas

ID
2101627
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Cipotânea - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de seres vivos eucariontes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c) Bactérias.

  • c) Bactérias.

     

     

    “Bactérias e cianófitas (algas cianofíceas) são procariontes. Os procariontes, nos anos mais recentes, foram desvinculados da natureza de animais e vegetais e classificados num reino especial só deles, que é o Reino Monera.” (SOARES, 1997, p.38)

  • GABARITO - C

    As bactérias são procarióticas, pois pertencem ao Reino Monera.

    CAVEIRA!


ID
2103226
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a germinação de sementes de milho, vários processos fisiológicos e bioquímicos permitem o desenvolvimento do embrião.

Na referida etapa do ciclo de vida do milho, assinale a alternativa que apresenta o processo que é IMPOSSÍVEL de ser realizado.

Alternativas
Comentários
  • Em síntese, tendo-se uma semente viável em repouso, por quiescência ou dormência, quando são satisfeitas uma série de condições externas (do ambiente) e internas (intrínsecas do indivíduo), ocorrerá o crescimento do embrião, o qual conduzirá à germinação. Por isso, do ponto de vista fisiológico, germinar é simplesmente sair do repouso e entrar em atividade metabólica.

    Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

    Fonte: https://www.ipef.br/tecsementes/germinacao.asp

  • Fotossíntese


ID
2116543
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis medindo aproximadamente de 0,2μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento. Existem teorias sobre a origem das mitocôndrias que discutem o provável surgimento dessas organelas nas células eucariontes durante a evolução. Supõe-se que, por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobactérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).

(Krukemberghe Fonseca, BRASIL ESCOLA. Em: http://www.brasilescola.com/biologia/mitocondrias.htm. Acessado em 2015.).

A respeito das mitocôndrias, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • o ciclo de krebs ocorre na matriz mitocondrial e a cadeia respiratória nas cristas mitocondrial

  • As mitocôndrias são organelas complexas presentes em células eucarióticas e são responsáveis pela respiração celular e pelo fornecimento de energia. As mitocôndrias são formadas por duas camadas lipoproteicas, uma externa, mais lisa e outra interna, com dobras, onde se encontram as cristas mitocondriais que realizam o processo de obtenção de energia através das enzimas respiratórias. A matriz mitocondrial é a substância que carrega o material genético em moléculas de DNA diferentes do existente no núcleo celular e onde se encontram os ribossomos que produzem as proteínas necessárias para a mitocôndria.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    a) são constituídas por duas membranas, MAS a mais interna é com pregas e a externa é lisa, formando as cristas mitocondriais que delimitam a matriz mitocondrial local onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular. Incorreta.
    b) a membrana interna é rica em enzimas respiratórias, e não a externa. Incorreta.
    c) o ciclo de Krebs ocorre nas cristas mitocondriais, mas a matriz mitocondrial é quem carrega o material genético e onde se encontram os ribossomos. Incorreta.
    d) o fato de esta organela possuir material genético próprio permite a ela capacidade de autoduplicar-se, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética; isso é percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular). Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2124115
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Essa organela participa dos processos de desintoxicação do organismo. Abundante nas células do fígado, absorve substâncias tóxicas, por exemplo, o álcool, modificando-as ou destruindo-as, de modo a não causarem danos ao organismo.
Das alternativas abaixo, assinale qual organela celular desempenha a função citada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra: A

  • Letra A.

    O Retículo Endoplasmático Liso participa dos processos de desintoxicação  de drogas e venenos.

  • Reticulo endoplamático liso-funçaõ de degradar substâncias como sedativos e álcool

  • Nas células do fígado, enzimas do retículo endoplasmático liso destroem substâncias nocivas, como álcool, os barbitúricos e outras drogas,


ID
2124157
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O complexo golgiense é uma organela membranosa presente em praticamente todas as células eucariontes. Sobre sua estrutura, função e relação com outras organelas celulares, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) O complexo golgiense apresenta uma face cis ou formativa que recebe proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático granuloso. Após modificações as substâncias são liberadas em vesículas que se desprendem da face trans do complexo golgiense.
( ) Nas espermátides, células da linhagem germinativa masculina, o complexo golgiense origina a porção intermediária do espermatozoide. Essa região é rica em mitocôndrias e produz energia para o batimento da cauda do espermatozoide.
( ) A face trans do complexo golgiense corresponde ao sítio de saída de substâncias para o interior do retículo endoplasmático liso. Esse retículo transportará os produtos do complexo golgiense para outras regiões celulares.
( ) Um exemplo de substância processada no complexo golgiense é a insulina produzida em células beta do pâncreas. A insulina é acumulada em vesículas no interior da célula e liberada mediante estímulo.
( ) O complexo golgiense é responsável pela formação dos lisossomos. Essas estruturas apresentam, em seu interior, enzimas que desempenham a função principal de digestão intracelular.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • Lipídios são provenientes do Retículo endoplasmático rugoso/granuloso? pode isso Arnaldo?

  • É preciso lembrar que o REL nada mais é que o REG sem ribossomos.Portando, pode exporta lipídeos também.

    Não confundir função principal com função exclusiva...

  • Cada pilha de Golgi possui uma face cis e uma face trans. A face cis corresponde à face de entrada das vesículas provenientes do retículo com proteínas e lipídeos a serem processados, enquanto a face trans corresponde à face de saída das vesículas, com destino à superfície celular ou a outros compartimentos. Ambas as faces estão associadas a compartimentos compostos de uma rede de estruturas tubulares e de cisternas: a rede cis de Golgi (CGN, Cis Golgi Network) e a rede trans de Golgi (TGN, Trans Golgi Network). Entre essas redes há uma série de cisternas que compõem a pilha, sendo que cada uma tem uma composição enzimática diferente e, portanto, funções diferentes.


ID
2156707
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de Krebs > só ocorre dentro de  Mitocôndria.

    (Respiração Celular)   Questão cobrou o básico do básico. 

  • O pesquisador deve analisar a mitocondria, pois é nela que serão produzidos s ATPs, que gerará energia para a celula atraves da respiração celular, em que uma das etapas é o ciclo de Krebs.
    Alternativa correta: B
  • Para atuar no ciclo de Krebs, esta nanopartícula deverá conter um peptídio sinal para a mitocôndria, organela onde este ciclo ocorre, mais especificamente na matriz mitocondrial.

     

    Fonte: Vestibular Uol

     

    Gabarito: B.

  • Creio que esta questão foi feita mais para pegar desatentos e leva-los a confundir respiração celular com síntese proteica.

  • Para atuar no ciclo de Krebs, esta nanopartícula deverá conter um peptídio sinal para a mitocôndria, organela onde este ciclo ocorre, mais específicamente na matriz mitocondrial.

     

    Resposta: B

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/OBMgRgdzyZI

  • os que erraram provavelmente podem ter confundido respiração celular com sintese proteica.

    a respiração celular onde se atrela o ciclo de krebs apenas ocorre na mitocondria

  • "ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs"

    Ciclo de Krebs: etapa aeróbia (processo com envolvimento do oxigênio) que ocorre no interior da organela celular conhecida como

  • O ciclo de Krebs ocorre dentro da mitocôndria, especificamente na matriz Mitocondrial...

    -Se ele quer bloquear o ciclo de Krebs, logo seu alvo sera a mitocôndria...

    Letra B

  • Ciclo de Krebs ~> Mitocôndria

  • Questao biologia numero 1 Enem: Resposta: Mitocondrias, questao biologia 2 Enem, resposta: Mitocondrias... Organela dos milagres? Resposta do Enem: Mitocondrias. (-_-)

  • "cortar o aporte energético e destruir essas células" mitocondria

  • Ciclo de Krebs, também conhecido como Ciclo dos Ácidos Tricarboxílicos e Ciclo do Ácido Cítrico, refere-se a uma série de reações anfibólica, ou seja, anabólica e catabólica, com objetivo de produzir energia para as células. Tal processo é realizado na matriz mitocondrial, isto é, dentro da MITOCÔNDRIA.

  • Por ser uma proteina bloqueadora do ciclo de krabs e ser em um procarionte, deve ser endereçado á MITOCONDRIA.

    Espero estar certa e ter conseguido passar o que eu entendi!