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Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Ervália - MG - Bioquímico


ID
2975464
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                           Condenado a ser livre

[...]

Em linhas gerais, a concepção sartreana da liberdade se assentava no pressuposto de que o ser humano é a única criatura para quem a existência (existir) é anterior à essência (ser). Quer dizer: o nosso destino não é predeterminado pela natureza – muito menos, ele assinala, pela “inteligência divina”. “O que significa dizer que a existência precede a essência?”, pergunta. “Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. […]

O homem é não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência.” (Não, a psicanálise não orna muito bem com esse tipo de pensamento).

O ser humano, frisa Sartre, define-se pelo que faz, pelo que ele projetar ser, por suas escolhas. Daí em diante, é preciso falar em consequências – tanto dessa ideia basilar quanto da própria liberdade avassaladora que ela anuncia. Em primeiro lugar, ela incorre no fato de que cada um de nós é total e integralmente responsável não apenas por nossos atos, mas também por aquilo que somos. O que se desdobra em outras e mais profundas consequências.

Tudo é permitido

Em um mundo sem Deus e sem natureza humana, o homem é plenamente responsável não apenas por si, mas também por todos os homens. “Não há dos nossos atos”, diz Sartre, “um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser.”

[...]

FREITAS, Almir. Revista Bravo. Disponível em: <http://bravo.vc/seasons/s05e01> . Acesso em: 21 ago. 2018 [Fragmento adaptado].

De acordo com a leitura do texto, é possível afirmar:


I. Sartre acreditava que a liberdade é uma espécie de imposição aos homens.

II. Ao definir o que ser, o homem projeta uma imagem do que ele define como ideal para a sociedade.

III. Sartre não creditava a Deus a essência individual dos homens.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ------> vamos justificar cada assertiva, de acordo com o texto:

    I. Sartre acreditava que a liberdade é uma espécie de imposição aos homens. -----> Em linhas gerais, a concepção sartreana da liberdade se assentava no pressuposto de que o ser humano é a única criatura para quem a existência (existir) é anterior à essência (ser). -----> ou seja, antes do HOMEM existir a liberdade já é inerente a ele (imposta).

    II. Ao definir o que ser, o homem projeta uma imagem do que ele define como ideal para a sociedade. -----> Em um mundo sem Deus e sem natureza humana, o homem é plenamente responsável não apenas por si, mas também por todos os homens.  -----> todos os homens (ou seja, responsável por toda a sociedade).

    III. Sartre não creditava a Deus a essência individual dos homens. ------> Em um mundo sem Deus e sem natureza humana, o homem é plenamente responsável não apenas por si, mas também por todos os homens. 

    Força, guerreiros(as)!!

  • Só não entendi mto bem o item II Ao definir o que ser, o homem projeta uma imagem do que ele define como ideal para a sociedade. >>>>> Essa palavra "ideal" ficou mto pesada p o texto! Não achei essa interpretação coerente... :/

  • II. Ao definir o que ser, o homem projeta uma imagem do que ele define como ideal para a sociedade.

    Alane Sousa, referente ao item II, tive o seguinte raciocínio:

    “Não há dos nossos atos”, diz Sartre, “um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser [projeção], não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem [ideal] como julgamos que deve ser [para a sociedade].”