Leia o texto a seguir.
“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação..." (Atos 17:24- 26).
A perícope acima refere-se a que atributo incomunicável da natureza de Deus?
Leia o texto a seguir.
“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberíam os livros que seriam escritos." (João 21:25).
Tomando por base o texto bíblico acima, Erickson (1997) afirma, em sua Introdução à Teologia Sistemática, que “todas as palavras e ações de Jesus eram palavras e ações de Deus, e que o Espírito foi, ao que parece, muito seletivo no que inspirou os autores bíblicos a registrar." Sendo assim, pode-se afirmar que João 21:25 alude a um caso de
Leia o texto a seguir.
“Todo homem é criado livre como Adão, tendo, portanto, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Cada alma é uma criação individual de Deus, não herdando, por isso, a contaminação do pecado de Adão. A universalidade do pecado no mundo é explicada pela fraqueza da carne humana e não pela corrupção da vontade humana pelo pecado. O homem não herda o pecado original de seu primeiro pai, embora os pecados das pessoas da geração passada enfraqueçam a carne da geração atual, razão porque os pecados são cometidos, a menos que as vontades individuais cooperem com Deus no processo de salvação. A vontade humana é üvre para cooperar com Deus na conquista da santidade e para poder usar os instrumentos da graça como a Bíblia, a razão e o exemplo de Cristo. Não existe o chamado pecado original." (CAIRNS, 1988).
A citação acima descreve as idéias, condenadas pelo Concilio de Éfeso, defendidas por que monge do período patrístico?
Leia o texto a seguir.
"Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: o trabalhador é digno do seu salário." (1ª Tm, 5:17 e 18)
Na perícope acima, há recomendações do apóstolo Paulo a Timóteo quanto aos líderes pastorais (no texto, chamados “presbíteros”). Nos dois versos seguintes, o apóstolo dá conselhos sobre como lidar em caso de denúncia contra presbítero e no caso daqueles que vivem no pecado. Assinale a opção que corretamente apresenta a orientação do apóstolo Paulo para ambos os casos, respectivamente.
Leia o texto a seguir.
“Eram chamados de ‘Filhos da leitura' (tradução do termo hebraico Benê Mikra) porque seu princípio fundamental era considerar a Escritura como uma autoridade única em matéria de fé. Isso significava, de um lado, uma desconsideração da tradição oral e da interpretação rabínica e, de outro, um estudo novo e cuidadoso do texto da Escritura. A fim de refutá-los, os rabinos empreenderam um estudo semelhante e o resultado desse conflito literário foi o texto Massorético.” (BERKHOF, 2013).
As características e fatos históricos descritos no texto acima se referem a que grupo da história dos princípios hermenêuticos entre os judeus?