SóProvas



Prova UEM - 2017 - UEM - Biólogo


ID
2511658
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra b

  • Depois da desidratação da amostra com álcool em sequência de aumento de concentração (ex: 70; 80; 90 até 100) e secagem (estufa), cobre-se a amostra com ouro. 

  • Gabarito B.

    "Amostras isolantes tendem a acumular a carga elétrica do feixe primário e geram artefatos na imagem. Deste modo, torna-se necessário o recobrimento das amostras com ouro (processo de metalização) ou carbono (processo de evaporação), pois ambos os elementos possuem a capacidade de aterrá-las; o recobrimento com ouro ainda melhora o nível de emissão de elétrons secundários."

     

    "Sabemos bem que as amostras que são analisadas em um MEV devem ser condutoras ou recobertas com uma fina camada de Au ou C. Os elétrons devem chegar à amostra, produzir sinais para imagem e microanálise e então escoar para o terra do equipamento, ligado ao porta-amostras. Quando a amostra é isolante, o que ocorre é o carregamento eletrostático da superfície da amostra, que geralmente atrapalha a obtenção de boas imagens por causa distorções e áreas muito brilhantes nas imagens."


ID
2511661
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A imagem formada a partir do sinal captado na varredura eletrônica de uma superfície pode apresentar diferentes características, uma vez que a imagem resulta da amplificação de um sinal obtido de uma interação entre o feixe eletrônico e o material da amostra. Diferentes sinais podem ser emitidos pela amostra. Os tipos de sinais (elétrons) utilizados na formação de imagens por microscopia eletrônica de varredura são

Alternativas
Comentários
  • Resposta:  d)secundários e retroespalhados. 

     

    Detectores Coletam o sinal emitido pelos diferentes tipos de interações entre o feixe primário e a amostra (elétrons secundários ou retroespalhados, raios-X, elétrons Auger, etc) que ficam ligados a uma tela de visualização e um sistema de gravação de imagens. O detector pode ser um cintilador polarizado positivamente, acelerando os elétrons sobre a área reativa e, a partir desta, transmitindo um sinal através de um guia de luz e um fotomultiplicador aos amplificadores de sinal e aos processadores e, finalmente, para o tubo de raios catódicos.

  • À medida em que o feixe de eletrons primarios vai varrendo a amostra estes sinais vão sofrendo modificações de acordo com as variações da superficie.

    Os eletrons secundarios fornecem imagem de topografia da superficie da amostra e são os responsaveis pela obtenção das imagens em alta resolução.

    os eletrons retroespelhados fornecem imagem caracteristica de variação da composição da amostra.


ID
2511664
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um microscópio eletrônico de varredura (MEV) utiliza um feixe de elétrons para obter imagens, enquanto um microscópio óptico convencional utiliza fótons para esse propósito. O fato de o microscópio eletrônico usar um feixe de elétrons permite

Alternativas
Comentários
  • Resposta: 

    d) maior magnificação e maior resolução nas imagens obtidas. 

     

    Um microscópio eletrônico de varredura (MEV) utiliza um feixe de elétrons no lugar de fótons utilizados em um microscópio óptico convencional, o que permite solucionar o problema de resolução relacionado com a fonte de luz branca.

  • maior magnificação e maior resolução nas imagens obtidas através do uso de ondas de comprimento menor, pois quanto menor o comprimento de onda, maior a resolução alcançada pelo microscópio, sendo essa uma das limitações encontradas no microscópio ótico.


ID
2511667
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O microscópio eletrônico de varredura não pode fornecer informações sobre

Alternativas
Comentários
  • Resposta: 

     e) gases evaporados durante o processo de síntese da amostra.  


ID
2511670
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A aparência tridimensional das imagens obtidas em um microscópio eletrônico de varredura é resultado direto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: 

    b)da grande profundidade de campo. 

     

    "De Bloglie, em 1925, mostrou o dualismo onda-partícula e, por conseguinte, que o comprimento de onda de um elétron é função de sua energia (DE BLOGLIE, 1925). A energia pode ser comunicada a uma nova partícula carregada por meio de um campo elétrico acelerador. Assim, sob uma voltagem suficientemente grande, por exemplo, 50 10 kV, elétrons de comprimento de onda extremamente curto (λ=0,005Å) e, portanto, de poder de resolução potencialmente alto como uma fonte de iluminação, podem ser produzidos. Além disto, devido às suas cargas, os elétrons podem ser focalizados por campos eletrostáticos ou eletromagnéticos e, então, são capazes de formar imagens. Eles possuem, portanto, as características essenciais necessárias a um microscópio de alta resolução. Como resultado tem-se que os aparelhos modernos permitem aumentos de 300.000 vezes ou mais, para a maior parte de materiais sólidos, conservando a profundidade de campo compatível com a observação de superfícies rugosas"

     

    Fonte:http://www.pucrs.br/edipucrs/online/microscopia.pdf

  • A elevada profundidade de campo e a possibilidade de combinar a analise microestrututal com a microanalise quimica são fatores que em muito contribuem para o amplo uso desta técnica.


ID
2511673
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sinal gerado pelos elétrons retroespalhados é resultante das interações ocorridas mais para o interior da amostra e proveniente de uma região do volume de interação, abrangendo um diâmetro maior do que o diâmetro do feixe primário. A imagem gerada por esses elétrons fornece informações em relação

Alternativas
Comentários
  • os eletrons retroespelhados fornecem imagem caracteristica de variação da composição da amostra.


ID
2511676
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção da coluna óptico-eletrônica do microscópio eletrônico de varredura visa à produção de um pequeno feixe de elétrons de alta intensidade. Não faz parte da coluna

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Espelho_dicroico Espelho dicroico é um filtro de cores, usado para selecionar a luz que passa em uma pequena faixa de cores e refletir a luz de uma cor determinada. Em microscópios de fluorecência, espelhos dicroicos são usados como divisores de feixes para direcionar a luminosidade de uma frequência de excitação para a amostra.


ID
2511679
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dos parâmetros apresentados abaixo o que não influencia na resolução da imagem em um microscópio eletrônico de varredura é

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Os parâmetros que mais influenciam na resolução da imagem em um MEV são: a) tensão de aceleração dos elétrons; b) corrente da sonda: quanto maior a corrente, maior é o diâmetro do feixe; c) a distância de trabalho – que é a distância entre a amostra e a lente objetiva.

  • Quanto maior a tensão menor o comprimento de onda e assim maior a resolução alcançada.


ID
2511682
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A microanálise eletrônica consiste na medida de raios X característicos emitidos de uma região microscópica da amostra bombardeada pelo feixe de elétrons. Sobre isso, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A microanálise eletrônica consiste na medida de raios-X característicos emitidos de uma região microscópica da amostra bombardeada por um feixe de elétrons. As linhas de raios-X característicos são específicas do número atômico da amostra e, o seu comprimento de onda ou sua energia podem ser utilizados para identificar o elemento que está emitindo a radiação. Espectros de raios-X podem ser obtidos para todos os elementos da tabela periódica, com exceção do hidrogênio. Entretanto, a emissão dos primeiros dez elementos de baixo número atômico consiste de bandas na região de baixa energia onde as perdas por absorção na amostra são grandes. Assim, elementos como carbono, oxigênio e nitrogênio são freqüentemente determinados por estequiometria.


ID
2511685
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a preparação de materiais biológicos para observação no microscópio eletrônico de varredura, em modo normal de operação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. A imagem é sempre preta e branca.Para a obtenção de uma imagem colorida, recorre-se aos recursos de efeitos de imagens. 


ID
2528785
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta em relação à adoção.

Alternativas
Comentários
  • Letra A (Incorreta) -  Art. 40. O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    Letra B (Correta) - Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    Letra C (Incorreta) - Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

    Letra D (Incorreta) - Art. 42, §2º Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

    Letra E (Incorreta) - Art. 42, §3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

  • Já existe jurisprudência a respeito do Art. 42, §2° divulgado  no Informativo 500 do STJ (e cujo acórdão já foi publicado), é paradigmático. O STJ, concedendo interpretação a partir da proteção a incapazes e da idéia de solidariedade e socioafetividade, simplesmente afasta a vedação legal de adoção conjunta por irmãos (pelo ECA só podem adotar conjuntamente quem seja casado ou viva em união estável).

  • Segue a decisão que o colega Cássio mencionou:

    Segundo o Superior Tribunal de Justiça, é possível, no melhor interesse da criança, relativizar proibição do Estatuto da Criança e do Adolescente para permitir que dois irmãos adotem conjuntamente uma criança. No precedente, um casal de irmãos solteiros que viviam juntos passou a cuidar de criança órfã, com ela desenvolvendo relações de afeto. Nesse caso não se deve ficar restrito às fórmulas clássicas de família, reconhecendo-se outras configurações familiares estáveis. REsp 1.217.415-RS, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 19/6/2012. (Info 500).

    Todavia, devemos atentar para o comando da questão "De acordo com o Estatuto da Criança e do adolescente..."

    Bons estudos!!

  • Art. 40) O adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    Art. 41) A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    Art. 42) Podem adotar os maiores de 18 anos, independetemente do estado civil.

    Art. 42, 2º) Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou matenham união estável, comprovada a estabilidade da família. 

    Art. 42, 3º) O adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando.

  • Ola pessoal! GABARITO B 

    IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS?  O legislador ordinário foi bem atuante ao propor os impedimentos matrimoniais. Os impedimentos estão ligados aos casos de casamento entre irmãos, por exemplo, você adota um adolescente que passa a ser o seu filho e ter todos os direitos e etc, em um determinado tempo ele inicia um relacionamento com uma mulher, após breve periodo de relacionamento decidem se casar. Porem o pai do adotado descobre que a futura esposa do seu filho, é a sua irmã de sangue.. Que problemão.. :D 

    Deus abençõe. Instagram: @romulopotter segue la :)

  •  

     d)Para adoção conjunta, não é necessário que os adotantes sejam casados civilmente ou que mantenham união estável. 

     

    Na minha interpretação essa alternativa ficou meio confusa.observem:

     

    Artigo 42 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

     

    § 4º Os divorciados e os judicialmente separados poderão adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas, e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância da sociedade conjugal.

  • LEI Nº 8.069/1990

    a) no máximo 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes (Art. 40);

    c) podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil (Art. 42);

    d) é indispensável que sejam casados civilmente ou mantenham união estável (Art. 42, §2º);

    e) o adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando (Art. 42, §3º);

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B

  • A questão exige o conhecimento da adoção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a forma de colocação em família substituta mais “forte”/completa, ou seja, cria um laço jurídico definitivo e irrevogável entre a nova família e o infante, passando estes a serem pai/mãe e filho, sem qualquer distinção com o filho biológico.

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. A idade máxima do adotando deve ser de 18 anos, e não 16 anos, a não ser que ele já esteja sob guarda ou tutela da família substituta.

    Art. 40 ECA: o adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. A adoção atribui ao adotado a condição de filho para todas as situações, sem qualquer restrição, inclusive para os direitos sucessórios (que são recíprocos), salvo os impedimentos matrimoniais. Veja:

    Art. 41 ECA: a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. A idade mínima para adotar é de 18 anos, e não 21. Veja:

    Art. 42 ECA: podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.

    Cuidado: esse artigo sofreu alteração em 2009, em decorrência da redução da menoridade civil.

    Cuidado 2: o estado civil não é importante para a adoção unilateral. Já para a adoção bilateral (ou seja, do casal), é necessário que eles sejam casados civilmente ou vivam em união estável, de modo a comprovar a estabilidade familiar.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. Para a adoção conjunta é necessário, sim, que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável. Veja:

    Art. 42, §2º, ECA: para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

    ALTERNATIVA E: INCORRETA. A diferença mínima de idade entre o pai adotivo e o adotando deve ser de, pelo menos, 16 anos, e não 5. Veja o que dispõe o art. 42, §3º, do ECA:

    Art. 42, §3º, ECA: o adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando.

    Atenção: o STJ (informativo nº 658) tem posicionamento no sentido de que a diferença etária mínima de 16 anos entre o adotante e o adotado é requisito legal para adoção que pode ser flexibilizado à luz do princípio da socioafetividade.

    GABARITO: B


ID
2528788
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, como é considerada a função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D.

    A questão encontra resposta no art. 89 do ECA:

    Art. 89. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada

  • O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA é um órgão colegiado permanente de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Integra a estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

    Fonte: http://www.sdh.gov.br/sobre/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda

     

     

  • Cuidado para não confundir pois de acordo com o artigo 134 membro dos conselhos tutelares municipais e distritais esses sim serão remunerados

  • Artigo 89) A função de membro do COnselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • GABARITO: D

     

    Art. 89. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • d) CERTO (responde todas as demais)

    Art. 89 do ECA. A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

  • A questão exige o conhecimento literal do art. 89 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre a função de membro do Conselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Veja:

    Art. 89 ECA: a função de membro do Conselho Nacional e dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

    Apesar de a questão ter sido direta e literal, destaco o entendimento de Nucci: “ a integração da sociedade nos Conselhos não gera remuneração, pois faz parte de um direito-dever de cidadão. Porém, constitui, sem dúvida, atividade relevante, de interesse público. Para fins de consideração geral, inclusive concursos públicos, deve ter peso eficiente na classificação”.

    Fonte: Nucci, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: em busca da Constituição Federal das Crianças e dos Adolescentes. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014. Pág. 254.

    Gabarito: D