SóProvas



Questões de A célula ao microscópio eletrônico


ID
259825
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Denominação do tipo de microscópio onde os elétrons que colidem com a superfície externa do espécime são captados por detectores e a sua imagem aparece no monitor, com poder de resolução de 0,02 µm:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C: O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliação (até 300.000 x) e resolução. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um caráter virtual, pois o que é visualizado no monitor do aparelho é a transcodificação da energia emitida pelos elétrons, ao contrário da radiação de luz a qual estamos habitualmente acostumados. O princípio de funcionamento do MEV consiste na emissão de feixes de elétrons por um filamento capilar de tungstênio (eletrodo negativo), mediante a aplicação de uma diferença de potencial que pode variar de 0,5 a 30 KV. Essa variação de voltagem permite a variação da aceleração dos elétrons, e também provoca o aquecimento do filamento. A parte positiva em relação ao filamento do microscópio (eletrodo positivo) atrai fortemente os elétrons gerados, resultando numa aceleração em direção ao eletrodo positivo. A correção do percurso dos feixes é realizada pelas lentes condensadoras que alinham os feixes em direção à abertura da objetiva. A objetiva ajusta o foco dos feixes de elétrons antes dos elétrons atingirem a amostra analisada.
  • Esta é a técnica de microscopia mais versátil hoje disponível no mercado, trata-se da microscopia eletrônica de varredura. A versatilidade do MEV se deve a diversidade de interações que ocorrem quando o feixe de elétrons atinge a amostra. Estas interações avaliadas por diferentes detectores fornecem informações como composição, topografia, cristalografia, potencial elétrico e campos magnéticos locais, entre outras.


    Alternativa correta: C



ID
1407706
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentemente dos musgos, as samambaias são plantas que apresentam:

Alternativas
Comentários
  • Os fetos, fetas, samambaias são PLANTAS VASCULARES que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas são formadas por um caule, normalmente um rizoma. As folhas, chamadas frondes neste grupo, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem, na sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samambaia

  • Plantas vasculares são aquelas que possuem vasos condutores de seiva como as pteridófita (ex:samambaia), gimnosperma(ex:pinheiros) e angiopermas (ex:Qualquer planta com frutos) Plantas avasculares não tem vasos condutores de seivas, únicas plantas que não tem são as briófitas (ex:Musgos)

ID
1634509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à célula, sua composição e seus processos químicos, julgue o item a seguir. 


O envoltório do núcleo é um componente visível tanto ao microscópio óptico quanto ao eletrônico. 


Alternativas
Comentários
  • "Somente depois do advento da microscopia eletrônica é que foi possível conhecer os componentes do envoltório nuclear. Então, o envoltório nuclear só é visualizado por microscopia eletrônica e quando é visto, podemos notar que ele é formado por duas membranas, uma membrana chamada de membrana externa e outra interna."

  • Apenas ao eletronico que possui resolução extremamente maior

  • somente o eletrônico.. ERRADO

    dica; quando a cespe coloca duas palavras fazendo uma pequena sitonia com ela, observe com atenção...


ID
1704493
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto no microscópio óptico as lentes são feitas de vidro, as do microscópio eletrônico são bobinas magnéticas. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. Essas lentes eletrónicas que criam um campo magnético ao redor do feixe de eletrons que incidem num ecrã fluorescente em que a amostra a estudar é visualizada..

  • Gabarito: C

    Como dito pelos colegas, as lentes do MET não são feitas de vidro. Elas são bobinas magnéticas (chamadas de lentes eletromagnéticas).


ID
1704499
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando um microscópio eletrônico com um poder de resolução ótimo para o sistema de lentes de 0,2 nm, o valor máximo de magnificação (aumento) que o operador deveria esperar é de:

Alternativas

ID
1729498
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Secções finas são efetivamente pedaços bidimensionais de tecidos e não transmitem a organização tridimensional dos componentes celulares. Apesar da terceira dimensão poder ser reconstruída, a partir de secções seriais, este é um processo lento e trabalhoso. Felizmente, existem formas mais diretas para se obter uma imagem tridimensional, em uma técnica que é usualmente mais utilizada para se estudar células intactas e tecidos do que organelas subcelulares, pois apenas características da superfície podem ser observadas. Essa técnica, no entanto, apresenta resolução um pouco mais baixa do que o microscópio eletrônico de transmissão. Assinale o tipo de microscópio capaz de gerar a imagem tridimensional mencionada acima.

Alternativas
Comentários
  • A grande diferença do microscópico de varredura em relação ao de transmissão é que o de varredura preocupa-se em mostrar essencialmente a parte externa e tridimensional da imagem.

  • Gabarito: D

    Existem tratamentos de imagens disponíveis para formar estruturas tridimensionais a partir dos resultados do MEV. Verifiquem na wikipedia americana para mais informações.

    Dá pra matar a questão pela frase: "Essa técnica, no entanto, apresenta resolução um pouco mais baixa do que o microscópio eletrônico de transmissão." S

    Sabemos que, em ordem de resolução, a classificação das microscopias é a seguinte: MO < MEV < MET. Se todas as outras opções além da D são tipos de microscopia óptica (que possuem resolução bem inferior por conta da limitação do comprimento de onda), a única opção restante é o MEV.

  • O meio termo (resolução) entre Ótico e Transmissão é o MEV


ID
1859119
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estruturas encontrados tanto em células procariotos como em eucarióticas, são formados por duas partes arredondadas, com tamanhas diferentes, são visíveis apenas ao microscópio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    As células produzem diversas substâncias necessárias ao organismo. Entre essas substâncias destacam-se as PROTEÍNAS. Os RIBOSSOMOS são organelas não membranosas, responsáveis pela produção (síntese) de proteínas nas células. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao retículo endoplasmático.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php

  • A única organela existente nas procariontes é o ribossomo.

    Gabarito C

  • Tá de sacanagem o Português das questões dessa banca IMA, no mínimo 4 erros básicos no enunciado! Que absurdo!

  • A questão se trata dos ribossomos, tão pequenos que não vimos a olho nu, formados por duas subunidades com tamanhos diferentes e encontradas tanto nas células animais quanto nas células vegetais.

    Gabarito: C


ID
2424130
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pequena dimensão das células e dos componentes da matriz extracelular faz com que a visualização dessas estruturas dependa do uso de microscópios. No entanto, é necessário que os espécimes biológicos sejam preparados adequadamente para tal finalidade. A respeito disso, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão "B" está incorreta pois, a hematoxilina comporta-se como um corante básico, ligando-se às estruturas basófilas dos tecidos. Corantes ácidos como a eosina, coram principalmente os componentes acidófilos dos tecidos como as mitocôndrias, os grânulos de secreções, proteínas citoplasmáticas e colágeno.

    Fonte: Livro Histologia Básica, Junqueira e Carneiro, 2004.

  • As cargas positivas da hematoxilina ligam-se a cargas negativas do tecido, como os grupos fosfato dos acidos nucleicos, o que faz com que o nucleo da célula fique corado em azul, violeta ou roxo. As cargas negativas da eosina ligam-se a cargas positivas do tecido, como radicais amino das proteinas básicas do citoplasma, tornando-o rosa ou avermelhado.


ID
2424133
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observando água de uma poça sob o microscópio, você percebe uma célula não familiar em forma de bastonete com cerca de 200 µm de comprimento. Dentre as alternativas abaixo, todos os procedimentos podem definir se a célula é eucarionte ou procarionte, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os ribossomos são as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Encontram-se livres do citoplasma tanto nas células eucariontes como nas procariontes. Nas eucariontes, eles também podem estar aderidos ao retículo endoplasmático

  • Tanto a célula eucarionte, quanto a procarionte apresentam ribossomos, então ao identificar essas organelas, não é possível distinguir, se é eucarionte ou procarionte. Letra A.


ID
2509345
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observe as assertivas abaixo.


Quando se deseja estudar a ultraestrutura interna de uma célula, como as organelas, usa-se:


I) um microscópio óptico.

II) um microscópio eletrônico de varredura.

III) um microscópio eletrônico de transmissão.


Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • b) III.

  • O MET analisa os cortes, o MEV as superficies, já o Ótico faz as vezes de uma ampliação de até 2 mil vezes (diferente dos eletronicos que ampliam até 900 mil vezes nos MEV's)


ID
2511658
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra b

  • Depois da desidratação da amostra com álcool em sequência de aumento de concentração (ex: 70; 80; 90 até 100) e secagem (estufa), cobre-se a amostra com ouro. 

  • Gabarito B.

    "Amostras isolantes tendem a acumular a carga elétrica do feixe primário e geram artefatos na imagem. Deste modo, torna-se necessário o recobrimento das amostras com ouro (processo de metalização) ou carbono (processo de evaporação), pois ambos os elementos possuem a capacidade de aterrá-las; o recobrimento com ouro ainda melhora o nível de emissão de elétrons secundários."

     

    "Sabemos bem que as amostras que são analisadas em um MEV devem ser condutoras ou recobertas com uma fina camada de Au ou C. Os elétrons devem chegar à amostra, produzir sinais para imagem e microanálise e então escoar para o terra do equipamento, ligado ao porta-amostras. Quando a amostra é isolante, o que ocorre é o carregamento eletrostático da superfície da amostra, que geralmente atrapalha a obtenção de boas imagens por causa distorções e áreas muito brilhantes nas imagens."


ID
2511661
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A imagem formada a partir do sinal captado na varredura eletrônica de uma superfície pode apresentar diferentes características, uma vez que a imagem resulta da amplificação de um sinal obtido de uma interação entre o feixe eletrônico e o material da amostra. Diferentes sinais podem ser emitidos pela amostra. Os tipos de sinais (elétrons) utilizados na formação de imagens por microscopia eletrônica de varredura são

Alternativas
Comentários
  • Resposta:  d)secundários e retroespalhados. 

     

    Detectores Coletam o sinal emitido pelos diferentes tipos de interações entre o feixe primário e a amostra (elétrons secundários ou retroespalhados, raios-X, elétrons Auger, etc) que ficam ligados a uma tela de visualização e um sistema de gravação de imagens. O detector pode ser um cintilador polarizado positivamente, acelerando os elétrons sobre a área reativa e, a partir desta, transmitindo um sinal através de um guia de luz e um fotomultiplicador aos amplificadores de sinal e aos processadores e, finalmente, para o tubo de raios catódicos.

  • À medida em que o feixe de eletrons primarios vai varrendo a amostra estes sinais vão sofrendo modificações de acordo com as variações da superficie.

    Os eletrons secundarios fornecem imagem de topografia da superficie da amostra e são os responsaveis pela obtenção das imagens em alta resolução.

    os eletrons retroespelhados fornecem imagem caracteristica de variação da composição da amostra.


ID
2511664
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um microscópio eletrônico de varredura (MEV) utiliza um feixe de elétrons para obter imagens, enquanto um microscópio óptico convencional utiliza fótons para esse propósito. O fato de o microscópio eletrônico usar um feixe de elétrons permite

Alternativas
Comentários
  • Resposta: 

    d) maior magnificação e maior resolução nas imagens obtidas. 

     

    Um microscópio eletrônico de varredura (MEV) utiliza um feixe de elétrons no lugar de fótons utilizados em um microscópio óptico convencional, o que permite solucionar o problema de resolução relacionado com a fonte de luz branca.

  • maior magnificação e maior resolução nas imagens obtidas através do uso de ondas de comprimento menor, pois quanto menor o comprimento de onda, maior a resolução alcançada pelo microscópio, sendo essa uma das limitações encontradas no microscópio ótico.


ID
2511667
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O microscópio eletrônico de varredura não pode fornecer informações sobre

Alternativas
Comentários
  • Resposta: 

     e) gases evaporados durante o processo de síntese da amostra.  


ID
2511670
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A aparência tridimensional das imagens obtidas em um microscópio eletrônico de varredura é resultado direto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: 

    b)da grande profundidade de campo. 

     

    "De Bloglie, em 1925, mostrou o dualismo onda-partícula e, por conseguinte, que o comprimento de onda de um elétron é função de sua energia (DE BLOGLIE, 1925). A energia pode ser comunicada a uma nova partícula carregada por meio de um campo elétrico acelerador. Assim, sob uma voltagem suficientemente grande, por exemplo, 50 10 kV, elétrons de comprimento de onda extremamente curto (λ=0,005Å) e, portanto, de poder de resolução potencialmente alto como uma fonte de iluminação, podem ser produzidos. Além disto, devido às suas cargas, os elétrons podem ser focalizados por campos eletrostáticos ou eletromagnéticos e, então, são capazes de formar imagens. Eles possuem, portanto, as características essenciais necessárias a um microscópio de alta resolução. Como resultado tem-se que os aparelhos modernos permitem aumentos de 300.000 vezes ou mais, para a maior parte de materiais sólidos, conservando a profundidade de campo compatível com a observação de superfícies rugosas"

     

    Fonte:http://www.pucrs.br/edipucrs/online/microscopia.pdf

  • A elevada profundidade de campo e a possibilidade de combinar a analise microestrututal com a microanalise quimica são fatores que em muito contribuem para o amplo uso desta técnica.


ID
2511673
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sinal gerado pelos elétrons retroespalhados é resultante das interações ocorridas mais para o interior da amostra e proveniente de uma região do volume de interação, abrangendo um diâmetro maior do que o diâmetro do feixe primário. A imagem gerada por esses elétrons fornece informações em relação

Alternativas
Comentários
  • os eletrons retroespelhados fornecem imagem caracteristica de variação da composição da amostra.


ID
2511676
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção da coluna óptico-eletrônica do microscópio eletrônico de varredura visa à produção de um pequeno feixe de elétrons de alta intensidade. Não faz parte da coluna

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Espelho_dicroico Espelho dicroico é um filtro de cores, usado para selecionar a luz que passa em uma pequena faixa de cores e refletir a luz de uma cor determinada. Em microscópios de fluorecência, espelhos dicroicos são usados como divisores de feixes para direcionar a luminosidade de uma frequência de excitação para a amostra.


ID
2511679
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dos parâmetros apresentados abaixo o que não influencia na resolução da imagem em um microscópio eletrônico de varredura é

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Os parâmetros que mais influenciam na resolução da imagem em um MEV são: a) tensão de aceleração dos elétrons; b) corrente da sonda: quanto maior a corrente, maior é o diâmetro do feixe; c) a distância de trabalho – que é a distância entre a amostra e a lente objetiva.

  • Quanto maior a tensão menor o comprimento de onda e assim maior a resolução alcançada.


ID
2511682
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A microanálise eletrônica consiste na medida de raios X característicos emitidos de uma região microscópica da amostra bombardeada pelo feixe de elétrons. Sobre isso, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A microanálise eletrônica consiste na medida de raios-X característicos emitidos de uma região microscópica da amostra bombardeada por um feixe de elétrons. As linhas de raios-X característicos são específicas do número atômico da amostra e, o seu comprimento de onda ou sua energia podem ser utilizados para identificar o elemento que está emitindo a radiação. Espectros de raios-X podem ser obtidos para todos os elementos da tabela periódica, com exceção do hidrogênio. Entretanto, a emissão dos primeiros dez elementos de baixo número atômico consiste de bandas na região de baixa energia onde as perdas por absorção na amostra são grandes. Assim, elementos como carbono, oxigênio e nitrogênio são freqüentemente determinados por estequiometria.


ID
2511685
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a preparação de materiais biológicos para observação no microscópio eletrônico de varredura, em modo normal de operação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. A imagem é sempre preta e branca.Para a obtenção de uma imagem colorida, recorre-se aos recursos de efeitos de imagens. 


ID
2751037
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Microscópios são excelentes ferramentas didáticas, principalmente para análise e observação da estrutura celular. A respeito da microscopia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    azul de metileno é um corante básico que reage com componentes ácidos das células e tecidos, os quais incluem grupos fosfatos, ácidos nucléicos, grupos sulfatos de glicosaminoglicanas e grupos carboxila das proteínas. Estruturas celulares que se coram com corantes básicos são denominadas basófilas. São exemplos: heterocromatina, nucléolo, RNA ribossômico, matriz extracelular da cartilagem. Cor: azul.

    Fonte: biomedicinapadrao (site)

  • Núcleo - basófilo (corantes azul de metileno, hematoxilina)

    Citoplasma - acidófilo ( corantes eosina, verde Janus)


ID
2835541
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Relacione, corretamente, os microscópios óptico e eletrônico, com suas respectivas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. 


Coluna I

1. Óptico

2. Eletrônico


Coluna II 

( ) Possui resolução de, aproximadamente, 0,2 µm.

( ) Possui resolução de, aproximadamente, 0,2 nm.

( ) Direciona os elétrons para uma tela fluorescente ou um filme fotográfico a fim de gerar uma imagem visível.

( ) Usa lentes de vidro e luz visível para formar uma imagem ampliada do objeto.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o menor objeto observável pelo olho humano possui 100 micrômetros e o microscópio óptico possui um limite de quase 0,2 micrômetros de resolução, os microscópios eletrônicos atingem limite de resolução de 0,2 nanômetros.


ID
2897800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de microscopia, julgue o item que se segue.


Embora o microscópio eletrônico de varredura apresente elevado grau de resolução, é recomendado que o exame de superfície das estruturas celulares seja realizado com o microscópio de transmissão, que tem a vantagem de fornecer imagens tridimensionais.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o Microscópio eletrônico de varredura é que fornece imagens tridimensionais e é indicado para o exame de superfície de estruturas celulares.

    "O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido à maneira com que as imagens são criadas, imagens de MEV têm uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra. Além de avaliar os aspectos topográficos, essa técnica também é útil para verificar a composição e outras características do material que compõem as amostras."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_eletr%C3%B4nico_de_varredura

  • Na verdade o Microscópio eletrônico de varredura é que fornece imagens tridimensionais e é indicado para o exame de superfície de estruturas celulares.

    "O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido à maneira com que as imagens são criadas, imagens de MEV têm uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra. Além de avaliar os aspectos topográficos, essa técnica também é útil para verificar a composição e outras características do material que compõem as amostras."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_eletr%C3%B4nico_de_varredura

  • Além do elevado grau de resolução do microscópio eletrônico de varredura (MEV), Este tipo de microscópio é utilizado para observar o que tem na superfície da célula, consegue enxergar o acúmulo de bactérias, o formato e como elas são.

    O microscópio de varredura é muito útil para o estudo de outras células, principalmente as da superfície e a maneira como a célula interage umas com as outras gerando assim, uma imagem tridimensional.

  • O emprego do microscópio eletrônico de transmissão (MET) é bastante difundido no estudo de materiais biológicos, pois ele permite definição de imagens intracelulares, permitindo estudos de morfologia celular e de aspectos gerais das organelas. 

    Enquanto o microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra.


ID
2897803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de microscopia, julgue o item que se segue.


O microscópio óptico, também chamado de microscópio de luz, possibilitou o descobrimento de células e a elaboração da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por células.

Alternativas
Comentários
  • Robert Hooke fez muitas observações e descreveu o que viu utilizando-se também de desenhos. Em 1665, publicou suas observações em um trabalho chamado "Micrographia". Nesse trabalho, entre outros desenhos, estão os que fez ao observar a cortiça, material que constitui a casca de certas árvores da Europa. Observando fatias muito finas de cortiça, Hooke descobriu que esse material tem densidade baixa por ser constituído de caixinhas microscópicas vazias. Cada caixinha, o cientista chamou de "cell", que significa cavidade, cela, em inglês. Essa denominação originou o nome célula - diminutivo de cela - em português.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/microscopia-a-descoberta-da-celula-e-a-teoria-celular.htm?cmpid=copiaecola

    tá aí...

  • Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), quem fez as primeiras observações de materiais biológicos. Os microscópios de Leeuwenhoek tinham apenas uma lente. Mesmo assim ele observou um material bem variado como os espermatozoides do sêmen de animais e os glóbulos vermelhos do sangue humano. Desse modo, ele descobriu a existência dos micro-organismos, que, na época, foram chamados genericamente de micróbios. Por ter apenas uma lente, o invento de Leeuwenhoek, é chamado de microscópio simples. Tomando conhecimento de sua existência, o inglês Robert Hooke (1635-1703) o aperfeiçoou e construiu um aparelho com duas lentes, que ficou conhecido como microscópio composto. o que permitiu observações ainda mais ampliadas do mundo dos micro-organismos.


ID
2929600
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos tipos de microscopia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MICROSCOPIA DE CONTRASTE DE FASE - um sistema de filtros (anéis de fase) interfere no trajeto da luz, criando um contraste de contorno claro e escuro em torno das estruturas celulares a partir de diferenças nesse trajeto

    MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE TRANSMISSÃO - capacidade do feixe de elétrons de atravessar a amostra

    MICOSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - feixe de elétrons percorre a superfície da amostra

    MICROSCOPIA CONFOCAL DE VARREDURA A LASER - o microscópio confocal possui além de uma fonte de luz visível, uma fonte de luz ultravioleta e uma fonte de raio laser; o feixe de laser incide sobre a amostra e um sistema de filtros e aberturas especiais captura sucessivamente a fluorescência emitida de vários planos

    MICROSCOPIA DE LUZ POLARIZADA - o microscópio petrográfico ou de luz polarizada é usado para identificar rochas ou minerais em lâminas delgadas

    OBS: As microscopias de contraste de fase, confocal e de luz polarizada são tipos de microscopia óptica


ID
3007315
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual é a técnica de microscopia adequada para contagem de células vivas de nanoplâncton?

Alternativas

ID
3200557
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um dos objetivos da ação da Vigilância Sanitária é eliminar os fatores de risco que interferem na qualidade dos alimentos, desde sua produção até o consumo, para garantir um consumo de alimento seguro e eliminar a morbi-mortalidade decorrente do uso de alimentos contaminados e inadequados.


II. O complexo de golgi executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o lisossomo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3241117
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células, as procariontes e as eucariontes. Sobre esses, analise as afirmativas abaixo.

I. As células procariontes não possuem os cromossomos separados por uma membrana. Por outro lado, as células eucariontes possuem um núcleo bem definido e os cromossomos delimitados por um envoltório nuclear.
II. O citoplasma das células eucariontes contém organelas como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e peroxissomos, e pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas lipídicas.
III. Nas células procariontes existem ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiro, constituindo polirribossomos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Procariontes: Dna circular livre no citoplasma; não possui histonas, não possui organelas membranosas; não condensação em cromossomos - observação na I -; ausência de citoesqueleto, ribossomos livres, não separação dos processos de replicação, tradução e transcrição; presença de plasmídeos; possuem flagelos (flagelina) e fímbrias.

  • Todos os seres vivos possuem ribossomos, logo, indivíduos procariontes tem ribossomos. Gabarito B


ID
3720865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de microscópios, que podem ser utilizados para diferentes tipos de aplicações. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. O Microscópio Eletrônico de Varredura permite obter imagens tridimensionais, sendo bastante utilizado para a observação da estrutura superficial de uma amostra.
II. O Microscópio Eletrônico de Transmissão tem poder de resolução bem maior que o do Microscópio Óptico e necessita que o material seja cortado em camadas ultrafinas para ser visualizado.
III. O Microscópio de Fluorescência se baseia na propriedade que algumas substâncias possuem de emitir fluorescência após absorverem energia ultravioleta.

Alternativas

ID
3734308
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Quaraí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A célula eucariótica é bem maior e mais complexa que a procariótica. Seu material genético é constituído por DNA associado a proteínas – formando os cromossomos – e está envolvido por uma membrana chamada carioteca. No citoplasma dos eucariontes, existe, além dos ribossomos, uma série de organelas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi (atualmente chamado de complexo golgiense), lisossomos, peroxissomos, entre outros. Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica corretamente a função do complexo golgiense.

Alternativas
Comentários
  • As principais funções do complexo golgiense são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ... - Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.

  • síntese de proteínas: ribossomos

    Formar cílios e flagelos, possibilitando a locomoção das células: centríolos

  • ➢ Bolsas achatadas.

    ➢ Produz açúcares e lisossomos, modifica e armazena proteínas e outras substâncias.


ID
5379613
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No século XVII, o microscópio utilizado por Robert Hooke para as primeiras observações de células caracterizava-se por apresentar duas lentes, a ocular e a objetiva, devidamente posicionadas em sequência. Tal característica permanece na maioria dos microscópios ópticos atuais.

Para se obter aumento de 100 vezes em um microscópio óptico comum, é necessário que as lentes ocular e objetiva possuam capacidade de ampliação de

Alternativas

ID
5458993
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Maior vírus conhecido é revelado por microscópio eletrônico na França.”
(Fonte: http://g1.globo.com - 11/10/2011)

A notócia acima traz um exemplo da importância que a microscopia eletrônica representa para os estudos e os avanços da ciência. Nesse contexto, uma bactéria ao ser visualizada por microscopia eletrônica, apresentaria uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As bactérias apresentam entre suas organelas: cápsula, membrana plasmática, ribossomos, parede celular, DNA, flagelo e pílus.

  • Dentre as organelas apresentadas a única que pode ser encontrada nas bactérias é o ribossomo que fica solto no citoplasma.

  • Procariotos não tem sistema de endomembramas

  • Questão possível de recurso, talvez? visto que alguns autores não consideram os ribossomos como organelas por não serem revestidos por membrana...


ID
5615473
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao utilizar um microscópio eletrônico para examinar amostras de tecido muscular humano em decomposição, um técnico observou a presença de células de diferentes tipos: células bacterianas, células fúngicas e fibras musculares.

A célula procariota, típica de bactérias, pôde ser diferenciada das células eucariotas pois ela NÃO apresenta:

Alternativas
Comentários
  • As células procariontes não possuem envoltório nuclear, consequentemente, é possível diferenciar essa célula das demais devido à ausência dessa estrutura.

    GAB D


ID
5637625
Banca
UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A microscopia eletrônica permite um estudo minucioso da ultraestrutura celular, devido ao seu alto poder de resolução, bastante superior aos dos microscópios ópticos. Esse tipo de microscopia utiliza feixes de elétrons ao invés de feixes de luz. Os dois principais tipos de microscópios eletrônicos são o de Transmissão (MET) e o de Varredura (MEV). Sobre esses equipamentos, é correto afirmar que:

Alternativas