Na videolaparoscopia ginecológica, a pressão média (em mm de Hg) do pneumoperitôneo, durante o ato operatório, deve situar-se em torno de:
Na videolaparoscopia ginecológica, a pressão média (em mm de Hg) do pneumoperitôneo, durante o ato operatório, deve situar-se em torno de:
A melhor conduta terapêutica para a paciente com idade de 15 anos, que apresenta dismenorreia intensa e de caráter progressivo, desde a menarca aos 12 anos, é:
A artéria uterina nutre o útero no sentido lateral para medial, de seu revestimento seroso até o endométrio. Nessa sequência, suas ramificações são as artérias:
A propagação mais frequente de metástase do câncer do colo uterino é:
São considerados benefícios da anticoncepção hormonal os abaixo relacionados, EXCETO:
São considerados riscos da anticoncepção hormonal os abaixo relacionados, EXCETO:
Após o uso intensivo da pinça cauterizadora, durante um procedimento de histerectomia videolaparoscópica, considerou-se fortemente a possibilidade de acometimento do ureter pelo calor da energia gerada, próximo de sua inserção na bexiga. Diante dessa suspeita, e possuindo-se os recursos de um hospital de nível terciário, a melhor conduta é:
Durante um procedimento de cirurgia pélvica videolaparoscópica, suspeitou-se de punção do cólon sigmoide com a agulha de Veress. No entanto, a lesão não foi efetivamente visualizada durante a inspeção. Nesse caso, com a persistência da suspeita, a atitude mais prudente é a seguinte:
Mulher de 35 anos será submetida a cirurgia videolaparoscópica para tratamento de gravidez ectópica íntegra, já possuindo duas cesarianas e abdominoplastia prévia. Nesse caso, a conduta mais prudente para se fazer o pneumoperitôneo e a introdução dos trocateres é:
Mulher de 25 anos, obesa, diabética, apresenta lesão vulvoperineal eritematosa, pruriginosa, simétrica e delimitada. O diagnóstico mais provável é:
Paciente com 66 anos apresenta queixa de urgência urinária e noctúria. Dentre os exames complementares, a ultrassonografia pélvica apresenta útero e ovários involuídos, a mamografia tem classificação Birads 2 e a colpocitologia, inflamatório atrófico. Em uma primeira abordagem medicamentosa pode-se utilizar:
São consideradas complicações da videolaparoscopia as abaixo relacionadas, EXCETO:
Mulher de 27 anos, solteira, utiliza métodos anticoncepcionais de barreira. Seu exame colpocitológico revela moderada quantidade de PMN, presença de 50% de B. Doderlein e 50% de cocos, e algumas hifas. Diante desta citologia podese afirmar que se trata de:
Adolescente de 13 anos com menarca há três anos e desenvolvimento normal apresenta amenorreia há oito semanas. No primeiro momento, durante anamnese, relata ser virgem. A primeira hipótese diagnóstica é:
Menina com 13 anos e 6 meses é trazida ao consultório pela mãe preocupada com o desenvolvimento da filha e pelo fato de a adolescente ainda não ter menstruado. O exame físico do estadiamento puberal de Tanner é PP2 e M3. O diagnóstico mais provável é:
Menina virgem, 16 anos, se apresenta com queixa de dor intensa no baixo ventre de caráter cíclico, com intervalo entre quatro a seis semanas. Quando iniciou, aos 14 anos, a dor era quase imperceptível, mas vem progressivamente piorando. Revela que ainda não menstruou. O desenvolvimento físico, segundo Tanner, é PP5 e M4. A hipótese diagnóstica mais provável é:
O cisto da região vulvo-inguinal que pode se desenvolver na metade superior do grande lábio e também estender-se por uma distância variável ao longo do ligamento redondo é conhecido como cisto de:
A síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster- Hauser se caracteriza por agenesia:
Na síndrome de Meigs a presença de hidrotorax e ascite estão associadas a tumor:
A vagina compreende, aproximadamente, de 1 a 2,5 por cento dos cânceres genitais. São considerados tumores primários da vagina os abaixo relacionados, EXCETO:
Em cerca de 80% dos casos, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos de idade. Sequencialmente, os eventos mais observados no desenvolvimento e que conduzem à menarca são:
O tratamento da Puberdade Precoce de Origem Central com análogos GnRh visa à:
Paciente de 35 anos submetida a histerectomia queixou-se de cefaleia intensa no pós-operatório imediato, que a levou a um estado de coma profundo em poucas horas, vindo a falecer 12 horas após com o diagnóstico de hemorragia intracraniana. A hipótese diagnóstica é de aneurisma cerebral roto, a despeito de a mesma nunca ter relatado sintomas importantes e ter passado pela aprovação do risco cirúrgico previamente. A família recusa-se a permitir a necropsia e julga antecipadamente ter havido erro médico. Além disso, manifesta a clara intenção de processar o médico por negligência e imperícia. Diante destes fatos, a medida extrema que pode garantir a defesa do profissional é:
Mulher de 45 anos procura o pronto atendimento de ginecologia com queixas de perda de força muscular nos membros superior e inferior do lado esquerdo, além de parestesias (formigamentos e hipoestesia) ipsilateral. Diante deste quadro, o plantonista deve:
A instituição hospitalar é obrigada a manter o prontuário médico por:
Quando o Conselho Regional de Medicina toma uma resolução, o médico deve:
A responsabilidade civil de um ato médico que resultou em dano ao paciente se caracteriza pela:
Anticoncepcionais de baixa dosagem podem ser usados com segurança pela maioria das mulheres, EXCETO naquelas que apresentam:
Constituem fatores de risco para o câncer de endométrio os abaixo relacionados, EXCETO:
O efeito colateral mais comum da usuária do DIU de cobre é:
Em relação ao uso do Dispositivo Intrauterino (DIU), pode-se fazer a seguinte afirmação:
Em relação ao aparelho urogenital, o hipoestrogenismo pode ser causa comum de sinais e sintomas, EXCETO em:
Os seguintes medicamentos abaixo estão associados à osteoporose, EXCETO:
De acordo com a classificação de imagem do sistema Birads, a mamografia classe 0 representa:
A paciente submetida à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode apresentar mudanças em sua mamografia de controle. Destas, a mais comum é:
Em relação ao câncer de mama no ciclo grávido-puerperal, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:
No câncer de mama, o tratamento complementar com radioterapia segue alguns critérios para sua indicação, EXCETO:
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose são:
Em relação ao mioma uterino, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:
Quanto à epidemiologia do mioma uterino, é possível afirmar que: