1- A UC busca a instrução na memória e a coloca em um registrador.
2- Depois, decodifica a instrução e define a localização na memória;
3- transfere os dados da memória para os registradores e,
4- por fim, armazena o resultado da operação na memória ou em um registrador
A busca das instruções contidas em memória é realizada pela Unidade de Controle, e
o cálculo propriamente dito (decodificação, interpretação) das instruções é realizada pela Unidade Lógica e Aritmética, com o auxílio dos Registradores.
A velocidade de comunicação entre os componentes internos do processador (UC, ULA, registradores), e, ainda, a sua comunicação com a memória cache é medida em ciclos por segundo. Um ciclo por segundo é um Hertz, e esta é a unidade de medida de velocidade de um processador
Os processadores RISC – Reduced Instruction Set Computer trabalham com um conjunto muito pequeno de instruções. Como consequência, os programadores possuem mais trabalho para desenvolver os seus programas, pois precisam combinar as instruções simples para realizar tarefas complexas.
Os processadores CISC – Complex Instruction Set Computer, por sua vez, possuem um conjunto complexo de instruções guardado em seu interior. Como consequência, o trabalho do programador é facilitado, pois já existem instruções mais complexas para realizar algumas tarefas.
Na prática, os processadores modernos utilizam um “misto” de ambas as filosofias, o chamado RCISC. Os processadores considerados RISC utilizam algumas instruções complexas, bem como os processadores CISC utilizam algumas instruções reduzidas.
Os processadores comerciais da Intel e AMD são considerados CISC.
para poder se comunicar com a memória RAM, o processador se vale dessa palavra para apontar os endereços de memória.
Com uma palavra de 32 bits, operando em binário, implica em “enxergar” memórias de tamanho até 2³², ou seja, 4GB (Gigabytes) de RAM!
Com o avançar das configurações dos computadores, percebeu-se que manter a palavra de 32bits seria insustentável no longo prazo.
Por isso, surgiu a arquitetura x64, capaz de lidar com palavras de 64bits.
Além de resolver, por ora, o problema de memória [64 bits permitem trabalhar com até 16TB (Terabytes) de RAM, em tese]
Os registradores são memórias de altíssima velocidade, integradas ao processador, utilizadas para a realização interna de cálculos pela ULA. Sua quantidade e tamanho variam de acordo com cada processador.
A ordem de grandeza de um registrador está na casa dos bytes.
É um tipo de memória caríssimo e VOLÁTEIS.