SóProvas


ID
1000273
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mudança organizacional é um conjunto de alterações interdependentes e que se interpenetram intimamente. A tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho representam

Alternativas
Comentários
  • A mudança organizacional significa a absorção de uma nova idéia ou novo comportamento por uma organização. A administração da mudança começa com a análise das forças exógenas ( exigências da economia globalizada, da tecnologia, consumidore, concorrentes,etc) e das forças endógenas ( como decisõese atividades internas, demandas de novos processos e tecnologias, novos produtos ou serviços, exigências dos empregados e sindicatos, etc.) que criam a necessidade de mudança na organização.As forças externas e internas são transferidas para necessidades percebidasna organização.

    Fonte: Chiavenato, TGA, 2000, pag 292
  • Alternativa E.
    Chiavenato (1999) conceitua mudança organizacional como um processo de mudança que começa com o aparecimento de forças exógenas ou endógenas à organização:
    -As forças exógenas provêm do ambiente.
    - As forças endógenas que criam necessidade de mudança provêm da tensão organizacional.

    “A mudança organizacional é um conjunto de alterações interdependentes e que se interpenetram intimamente, a saber:”

    Toda mudança significa alteração, e no caso de uma organização significa a absorção de uma nova ideia, de uma nova postura, ou ainda de um novo comportamento pela organização.

    A administração da mudança começa com a análise das forças exógenas. É bom lembrar que são as forças que partem do ambiente (a partir das novas exigências da economia globalizada, da tecnologia, dos consumidores, dos concorrentes etc.). Observemos que toda organização está inserida num contexto maior, não apenas na sua realidade diária, mas sim num contexto social, ou seja, no mundo.

    Já as forças endógenas provocam mudanças em virtude da necessidade criada. Exemplo: as decisões e atividades internas, as demandas de novos processos e tecnologias, de novos produtos ou serviços, as exigências dos colaboradores e sindicatos, que acabam por criar uma necessidade de mudança na organização.
    Fonte:http://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/22188
  • en·dó·ge·no
    (endo- + -geno)

    adjetivo

    1. Que tem origem no interior.

    2. [Botânica]  Que cresce para dentro.


    "endógenas", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/end%C3%B3genas [consultado em 17-06-2015].