SóProvas


ID
1000282
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um outro modelo contingencial de motivação é o de expectância, que propõe que os resultados finais adquirem valência. Esse modelo enfatiza as diferenças individuais entre pessoas e situações. O nível de motivação de uma pessoa é contingente sob duas forças:

Alternativas
Comentários
  • TEORIA DA EXPECTATIVA – VICTOR H. VROOM

    A teoria da Expectativa analisa os mecanismos motivacionais apoiando-se em três conceitos:
    Expectância, a Instrumentalidade e a Valência assim descritas por Lévy-Leboyer (1994):

    Expectância:  é aquilo que um indivíduo acredita ser capaz de fazer, após empreender um esforço.
    Instrumentalidade:  se o trabalho executado representa claramente a possibilidade de se atingir um objetivo esperado.
    Valênciarepresenta a ligação entre objetivo a ser atingido e o valor que este objetivo tem para o indivíduo, ou seja, se ele é relevante, importante ou não.


    O modelo de Vroom, enfatiza as diferenças individuais entre as pessoas e as situações em que elas podem se encontrar, por esta razão o nível de motivação de uma pessoa é contingente sob duas forças que atuam simultaneamente: as diferenças individuais e a maneira de operacionaliza-las.

    Fonte: Teoria Geral da Administração, volume 1, Idalberto Chuavenato, 6 ed, revisada e atualizada, Rio de Janeiro, Elsevier: 2001, pag 424.
  • Gab E

    Esta teoria leva em consideração as diferenças pessoais, pois cada individuo tem uma habilidade especifica e e desejos e necessidades diferentes. E a motivação è um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.



  • Teoria da Expectância – Vroom

    De acordo com essa teoria, as pessoas consideram três fatores ao decidirem se devem exercer esforço em direção às ações:

    Expectativa (relação esforço-desempenho): que o indivíduo tem de poder obter cada resultado.

    Valência (relação recompensa-metas pessoais): valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa;

    Instrumentalidade (relação desempenho-recompensa):da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação.

    O modelo de Vroom enfatiza as diferenças individuais entre as pessoas e as situações em que elas podem se encontrar, por esta razão o nível de motivação de uma pessoa é contingente sob duas forças que atuam simultaneamente: as diferenças individuais e a maneira de operacionaliza-las.

  • Gab. E.

    As diferenças individuais e a maneira de operacionalizá-las - Teoria da expectância de Victor Vroom = Valência, Instrumentalidade e Expectativa.

    Esta teoria leva em consideração as diferenças pessoais, pois cada individuo tem uma habilidade especifica e e desejos e necessidades diferentes. E a motivação è um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.

  • VICTOR VROOM = EXPECTANCIA, INSTRUMENTALIDADE E VALÊNCIA

    ALDEFER = ESTIMA, RECONHECIMENTO, CRESCIMENTO