SóProvas


ID
1000303
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma organização de grande porte, com operações muito diversificadas, o moderno enfoque da administração estratégica aplica-se a 4 níveis: estratégia corporativa, estratégia funcional, estratégia operativa e estratégia de

Alternativas
Comentários
  • Ramo baseia-se em informações sobre estrutura da empresa, linhas de produtos, compradores e seu comportamento, crescimento das empresas e do mercado.

    (Maximiano, p.138)

  • Ramo de Negócios. A questãoTrata da abrangência da estratégia.

  • Não encontrei 4 níveis, mas 3 níveis... com observação sobre a RAMIFICAÇÃO... Essa questão era para derrubar mesmo...

    NÍVEIS DE ESTRATÉGIAS

    Nas grandes corporações, com várias unidades de negócios, a estratégia deve ser formulada nos diferentes níveis da empresa:


    Corporação = Estratégia Corporativa
    Unidade de Negócio = Estratégia Competitiva
    Áreas Funcionais = Estratégia Operacional

    Níveis da Gestão Estratégica


    Os níveis de gestão estratégica referem-se às grandes empresas que são multiprodutoras, ou seja, que produzem diversos produtos e prestam uma variedade de serviços, ou são diversificadas e possuem diversos negócios situados até mesmo em RAMOS de diferentes de atividades. Essas empresas geralmente seguem a estrutura multidivisional.


    Um bom exemplo é a Johnson & Johnson que opera em mais de 90 países com aproximadamente 200 subsidiárias (JanssenCilag Farmacêutica, J&J do Brasil Industria e Comercio de produtos para saúde e J&J Industrial). Do ponto de vista estratégico, são considerados 3 níveis:

     

    Estratégia Corporativa – relacionada a J&J no mundo, que define em quais países e com quais negócios a corporação deve atuar.

     

    Estratégia Competitiva – relacionada a Janssen Cilag que possui um portfólio variado de medicamentos e tem que definirqual a melhor estratégia do negócio para atender seus diferentes segmentos de mercado.

     

    Estratégia Operacional – Janssen Cilag precisa definir suas estratégias funcionais, relacionadas ao marketing, logística, vendas e demais.

     

    Gestão Estratégica da Divisão (RAMOS):

    Empresas que possuem vários negócios, adotando a estratégia de diversificação. A divisão constitui a unidade entre os negócios e a administração central da empresa que responde pela gestão da empresa como um todo, ou seja, peloconjunto de todas as divisões.

    As divisões foram arranjos estruturais para que se administrassem negócios que foram se diversificando. Isso fez com que a maior parte das divisões se formasse agregando grupos de produtos. O produto foi a unidade básica que deu origem às divisões. A empresa pode estar envolvida em negócios: saboaria, óleos vegetais, processamento de carnes, tecidos, massas e biscoitos.

    O caso da Itausa S/A é um deles (Banco Itaú Unibanco e o Banco Itaú BBA). Além dessas empresas do ramo financeiro o grupo Itaú controla: Itautec, Duratex e Elekeiroz. Empresas do ramo de produção de hardware e software, eletrônicos de consumo, reflorestamento e produção de compensados de madeira e intermediários químicos de usoindustrial.

     

  • Nunca nem vi

    • Maximiano - Quatro níveis:

    1. ‒Estratégia corporativa
    2. ‒Estratégia funcional
    3. ‒Estratégia operativa (operacional)

    1. ‒Estratégia de ramo ou de unidade de negócios:
    • Uma empresa de um grupo de empresas, ou uma divisão de
    • uma grande corporação, que atua num ramo particular,
    • diferente dos ramos em que atuam as outras empresas ou
    • outras divisões.